• Nenhum resultado encontrado

Alternativas e proposições para uma experimentação sonora na arte contemporânea portuguesa pós 25 de Abril

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alternativas e proposições para uma experimentação sonora na arte contemporânea portuguesa pós 25 de Abril"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

APÊNDICE I:

Descrição do trabalho prático

Não era minha intenção no início deste mestrado incluir o computador pessoal como ferramenta de trabalho, ou pelo menos como alicerce exploratório – havia uma vontade de entender e usar o som como matéria prima, incluir novas tecnologias electrónicas e digitais, mas nunca ter o computador como ponto de partida. À medida que os estudos avançavam e alguns problemas encontravam solução num ambiente computacional, os papéis inverteram-se e tornou-se mais do que óbvio que, ao contrário das minhas deliberações iniciais, a direcção a tomar seria mesmo no sentido das ferramentas digitais. A decisão final de desenvolver um trabalho a partir do computador prendeu-se com o facto de ter tido na componente lectiva deste mestrado um Seminário Artístico sobre o software Max/MSP1.

I.1 . Objectivos

O ponto de partida para este trabalho, além do já mencionado desejo de usar o som como matéria prima, começa também pela necessidade de complementar algumas características técnicas das ferramentas analógicas usadas no início deste trabalho (ex: Akai MPC1000 – Sampler).

                                                                                                                         

1 A história por detrás deste programa pode ser consultada no seguinte endereço:

http://cycling74.com/support/faq_max4/ - Transcrevendo a informação disponível no endereço anterior, destaco dois pontos que julgo fundamentais: “The main difference between Max/MSP and these programs (Csound, SuperCollider) is ease and immediacy of use. We think Max/MSP is easier to learn than text-based programs because it offers immediate feedback and because it can be easier to conceptualize a signal processing algorithm in a graphical form than as text.”; “Max/MSP is not an audio editing program. It does all its processing in real time, and when you use it, you build a dynamic process–an instrument if you will–whereas an audio editing program is designed to make a static recording stored on your hard disk. You can certainly use the two together, taking hard-disk audio files and using them as source material for an Max/MSP real-time process, or interacting with an Max/MSP process and recording it, then processing the result further in an audio editing program.”

(2)

Assim, a ideia condutora partiu das seguintes premissas: − reconhecimento e gravação automática do som.

− fragmentação do som gravado e reordenação das diferentes partes em tempo real.

− manipulação das características temporais (velocidade de reprodução). − manipulação das característivas acústicas como a reverberação e o delay. − interacção entre os vários aparelhos electrónicos.

O resultado final, ou pelo menos o requisito mínimo, deveria proporcionar um ambiente de trabalho optimizado, de forma a que pudesse ser usado por terceiros e que fosse aplicável tanto em estúdio como ao vivo.

I.2 . Características técnicas

É fundamental sublinhar que, tendo em conta a complexidade programática de algumas das características destas ferramentas, não está ainda ao meu alcance o domínio dos “objectos”, funções e “equações” que permitem por exemplo dividir um som gravado em oito partes iguais. Para isso foi necessário o apoio de um especialista (neste caso o professor Carlos Caires). Julgo também importante mencionar dois factores que ajudaram na evolução deste projecto: a) os sistemas de ajuda (tutorials), disponíveis no Max/MSP, capazes de dar resposta aos problemas técnicos que vão surgindo; b) a troca de informação feita através de fóruns na internet, incentivados pelos criadores do respectivo software, proporcionando dessa forma aos utilizadores, diferentes soluções para o problema (relembro que este foi um dos factores propostos por Manning quanto à evolução das ferramentas digitais).

Retomando o último parágrafo e como se pode ver na imagem 1, uma das preocupações com este trabalho foi torná-lo o mais visual possível, incentivando dessa forma a exploração por parte do utilizador. Através de sucessivas referências gráficas o utilizador pode estabelecer comunicação entre as diferentes ferramentas, sejam elas digitais ou analógicas.

(3)

Imagem 1. Arpeggiator

A primeira ferramenta, ou instrumento (ao qual chamei Arpeggiator), iniciado ainda durante o seminário artístico, encontra-se, nesta fase, num ponto capaz de responder às premissas por mim colocadas e apresenta as seguintes características técnicas (consultar imagens no Anexo I):

− reconhecer a entrada sonora e gravação automática em dois canais (imagem A).

− reprodução automática do som gravado a partir de oito fragmentos iguais (imagem B).

− canais de reprodução com saídas e controle de intensidade sonora independentes (imagem C).

− manipulação das características temporais (velocidade de reprodução) ( imagem D).

− manipulação das característivas acústicas como a reverberação e o delay (imagem E).

− controlar cada um dos aspectos do som gravado gravado, anulando ou adicionando os respectivos factores durante a reprodução (R – reverb; T – transposição; D - delay) (imagem F).

− reordenar em tempo real as diferentes partes (oito), que constituem os sons gravados nos dois canais (nesta fase em simultâneo) (imagem G1 – reprodução contínua e integral dos sons gravados; imagem G2 – reprodução contínua do quinto fragmento; imagem G3 – reprodução contínua dos sons gravados sendo apenas audível o quinto fragmento).

− aplicar uma função que permite moldar as características ADSR (Attack, Decay, Sustain, Release), de cada um dos fragmentos (imagem – H).

− aplicar a transposição com a possibilidade de audição simultânea com o som original (opção independente de reverb e delay) (imagem - I).

(4)

imagem J2 – escolha do fragmento a partir de onde terá início a gravação). − activação da função MIDI de modo a que seja possível modificar cada um

dos parâmetros a partir de uma ferramenta externa (imagem K).

− função que permite substituir, guardar, apagar os sons usados (imagem L).

Como complemento e com o objectivo de enriquecer o leque sonoro, reformulei alguns instrumentos a partir de trabalhos desenvolvidos nas aulas de seminário. Em conjunto com o Arpeggiator permitem explorar outras interacções com os controladores externos adicionando resultados sonoros muitas vezes imprevisíveis - as características base destas ferramentas foram transferidas a partir da primeira.

A segunda ferramenta, ou instrumento, ao qual intitulei de Droner (imagem 2), apresenta basicamente as mesmas características desenvolvidas no primeiro instrumento. Ao manipular o tempo de repetição da área gravada percebi que, ao diminuir o valor do “tempo” e adicionando uma reverberação, o resultado obtido é um efeito harmónico contínuo (denominado em linguagem musical como drone).

Imagem 2 . Droner

− reconhecimento e gravação automática (um canal). − selecção manual da área a editar.

− aplicar uma função que permite moldar as características ADSR (Attack, Decay, Sustain, Release), de cada um dos fragmentos.

− aplicar a transposição (neste caso sem possibilidade de audição simultânea com o som original).

− manipulação das características temporais (tempo de repetição).

(5)

adicionando os respectivos factores durante a reprodução (reverb; delay – no caso deste instrumento esta função foi canalizada para a ferramenta de apoio representada na imagem 4).

− activação da função MIDI de modo a que seja possível modificar cada um dos parâmetros a partir de uma ferramenta externa.

− função que permite substituir, guardar, apagar os sons usados.

A terceira ferramenta, ou instrumento, é um sintetizador que transforma uma mensagem MIDI em frequência com a possibilidade de alterar os valores de ADSR. Podemos ver na imagem 3 que as características são muito semelhantes às dos instrumentos anteriores mas sem a capacidade de gravação. Para este trabalho são usados dois destes instrumentos permitindo dessa forma uma gestão mais abrangente de sons. É possível aplicar efeitos acústicos como a reverberação e o delay havendo igualmente a opção de anular ou adicionar esses efeitos ao som original.

Imagem 3 . Synth

De maneira a facilitar a gestão dos resultados sonoros obtidos no mesmo espaço de trabalho, desenvolvi uma ferramenta exterior a cada um dos instrumentos representados anteriormente. Todos os sons debitados pelo Arpeggiator, pelo Droner, e pelos Synth A e AA, são redireccionados para uma plataforma de mistura que permite também receber o som externo através de dois canais. Convém salientar que as características do Mixer (imagem 4), resultam das necessidades surgidas durante a evolução deste trabalho e é aplicável apenas a esta estrutura.

(6)

Imagem 4 . Mixer

Características do Mixer:

− controlar cada um dos efeitos obtidos a partir do Droner, anulando ou adicionando os respectivos factores durante a reprodução (D – delay; R – reverberação; S – som original).

− seis canais que controlam a intensidade sonora do Arpeggiator, do Droner, do Delay (do Droner), da reverberação (do Droner), do Synth A e AA, e do som geral (master).

− dois canais de entrada (C1 e C2), com controle de volume independente e aplicação de efeitos sonoros em simultâneo (Delay, Reverb).

− activação da função MIDI de modo a que seja possível modificar cada um dos parâmetros (efeitos e intensidade sonora), a partir de uma ferramenta externa.

I.3 Aplicações

Vimos nos objectivos deste trabalho prático que as suas aplicações possíveis são duas: em estúdio e ao vivo. Neste momento as diferentes ferramentas estão aptas para ser usadas na minha exploração faltando no entanto uma optimização de forma a que possam ser mais apelativas a terceiros. Voltando ao artigo de Manning, damos conta que até agora os programas evoluiram paralelamente de duas formas distintas: aqueles que ofereciam aos utilizadores uma base de dados com a livraria pré-definida (sons; instrumentos virtuais; efeitos); os que permitiam ao utilizador programar de raiz todas as propriedades a editar. Como resposta a esse avanço paralelo e contrariando a ideia de especialização que muitos programas de produção musical impõem, surgiu o Max for

(7)

Live, programa que permite conciliar o ambiente de programação do MaxMSP com o ambiente de produção pré-definido do Ableton Live2. De uma forma muito simples, trata-se de uma oportunidade única que cada um dos criadores tem em personalizar, recriar ou apenas suprimir as faltas de um programa sem que na realidade deixe de o usar em detrimento de outro. Basicamente, estamos a falar de uma matriosca digital sendo o Live o invólucro que alberga o MaxMSP, cada um deles alberga característics próprias que se conjugam entre si.

Para que comunicação entre ambos seja bem sucedida são necessários alguns pré-requisitos programáticos. A adaptação já feita prende-se com as medidas gráficas dos dispositivos que não devem ultrapassar a altura de 169 pixels (medida estabelecida pelo Live). Depois de feitas todas as readaptações será então possível explorar algumas destas ferramentas num ambiente que pode complementar as suas capacidades sem que ponha em causa todo o trabalho inicial.

                                                                                                                         

2 Mais do que ferramenta de produção, o Live surgiu em 2001 como uma ferramenta performativa. A sua maiordiferença relativamente a outros programas está no facto de ter sido criado por músicos com o objectivo específico de ser usado ao vivo. Um dos mais reconhecidos representantes que criou o programa Ableton Live foi o músico alemão Robert Henke com discos editados na sua etiqueta

(8)

IMAGENS APÊNDICE I

Imagem A. Entrada sonora e gravação automática em dois canais.

Imagem B. Reprodução automática do som gravado a partir de oito fragmentos iguais.

Imagem C. Canais de reprodução com saídas e controle de intensidade sonora independentes.

Imagem D. Manipulação das características temporais (velocidade de reprodução).

(9)

Imagem F. Controle de cada um dos aspectos do som gravado gravado, anulando ou adicionando os respectivos factores durante a reprodução (R – reverb; T – transposição;

D - delay).

Imagem G1. Reprodução contínua e integral dos sons gravados.

Imagem G2. Reprodução contínua do quinto fragmento.

Imagem G3. Reprodução contínua dos sons gravados sendo apenas audível o quinto fragmento.

Imagem H. Função que permite moldar as características ADSR (Attack, Decay, Sustain, Release), de cada um dos fragmentos.

(10)

Imagem I. Aplicar a transposição com a possibilidade de audição simultânea com o som original (opção independente de reverb e delay).

Imagem J1. Opção de nova gravação em tempo real a partir dos 0.00 segundos.

Imagem J2. Nova gravação em tempo real com escolha do fragmento a partir de onde terá início a gravação.

Imagem K. Activação da função MIDI de modo a que seja possível modificar cada um dos parâmetros a partir de uma ferramenta externa.

(11)

Referências

Documentos relacionados

3.PRÓPRIOS: recursos próprios do gestor de saúde que deveriam ter sido aplicados no PAM anterior e que por algum motivo não foram ( não considerar os valores já

Com o cabo de áudio estéreo fornecido, conecte a saída do bloco de percussão TP70 a uma saída Input adequada no módulo de bateria DTX.. Nesse momento, verifique se a extremidade

ou a imagem das cidades, optamos pelo caminho mais inusual que foi o da leitura do museu pelo viés da arquitetura, e procurando entender esse novo papel que desempenha na

As três velhas conversaram por largo tempo, não porque muitas coisas se tivessem a dizer a respeito do que se acabava de passar, porém porque a comadre, remontando ao mais

A fama do bravo Poti, irmão de Jacaúna, subiu das ribeiras do mar às alturas da serra; rara é a cabana onde já não rugiu contra ele o grito de vingança, porque em quase todas o

Ele bem sabia que, se dissesse a nhanhã que havia feito essa despesa extra-orçamentária, não teria a sua aprovação; mas que querem, - o pobre rapaz era um desses maridos submissos,

Quando abri os olhos, desvariados de angústia, o barão estava ajoelhado aos meus pés e dizia: ‘Eu não sou, há muito, teu marido porque não posso sê-lo, porque nunca te disse

E considerando que hoje é o dia do trabalhador – e todos temos muito trabalho pela frente no combate à pobreza e desigualdades sociais – faço votos de bom trabalho