• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS JOGO REGIONAIS DO IDOSO-JORI NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E SOCIALIZAÇÃO DOS IDOSOS.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: SERVIÇO SOCIAL SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): JESSICA FÁTIMA DE SOUZA, FRANCYELLE KAYANE TOMASINI DE OLIVEIRA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): PRISCILA SALES PICOLI ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): NILZA PINHEIRO DOS SANTOS COLABORADOR(ES):

(2)

AVALIAÇÃO DA IMPORTANCIA DOS JOGO REGIONAIS DO IDOSO-JORI NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E SOCIALIZAÇÃO DOS IDOSOS.

RESUMO

A população idosa vem crescendo devido à evolução da ciência, que possibilita um envelhecimento saudável, sendo assim, a participação dos idosos em programas de exercícios físicos melhora as condições físicas e funções motoras do idoso. O Jogos Regionais do Idoso-JORI tem por objetivo proporcionar a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação de situações de isolamento social. Visando avaliar concepção dos idosos sobre sua participação nas competições e como está pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida assim como os motivos que levaram os idosos a participarem dos jogos, e como sua participação possibilitou maior socialização. Com a pesquisa pudemos constatar que quanto a participação do JORI, 100% dos idosos entrevistados são do sexo masculino e sente-se satisfeito com sua vida; estão na faixa etária de 60 a 65 anos de idade e de 66 a 70 anos; 60,00% dos idosos tiveram conhecimento do JORI através de amigos, 40,00% participam dos Jogos de 1 á 3 anos ou de 4 á 7 anos; 37,14% avaliam o JORI como Bom e 31,43% como ótimo, 65,71% avalia sua participação como Boa. Esses dados nos demonstram que todos os idosos estão satisfeitos com sua vida e realizam alguma atividade no seu tempo livre, acarretando assim na melhoria da saúde e qualidade de vida tendo o JORI estimulado a realização de atividades físicas.

.

Palavras chaves: Envelhecimento. Qualidade de vida. Socialização.

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, o processo de envelhecimento são objetos de pesquisas, elaboração de produtos especiais só para a população idosa, criação de programas especiais em todas as áreas comerciais e, cada dia mais na medicina busca-se maneiras de encontrar a fórmula da longevidade.

Os idosos de antigamente viviam em sua maioria nas zonas rurais, em um contexto árduo de trabalhos com as terras, seus exercícios eram de capinagem e colheitas, longas caminhadas, nadar em rios, pescar, dentre outras atividades, atividades estas saudáveis e naturais, porém a população de antigamente não tinham uma vida tão longa como vemos nos dias atuais, além da qualidade de vida que não eram tão plena como encontramos hoje.

Nos dias atuais nos deparamos com uma grande parcela da população ociosa, vaidosa e ativa devido à realização de atividades físicas, colaborando para que os idosos se desenvolvam e vivam mais. Os avanços tecnológicos, avanços médicos, aumento de profissionais e modalidades da saúde e a socialização são alguns fatores que colaboram para o aumento da longevidade dos idosos.

(3)

OBJETIVOS

-Verificar o perfil dos idosos cadastrados e/ou participantes do JORI (Jogos Regionais do Idoso), no ano de 2016 em um município do interior de São Paulo.

-Avaliar os motivos que levaram os idosos a participarem dos jogos, e como sua participação possibilitou maior socialização.

-Verificar a concepção dos idosos sobre sua participação nas competições JORI- Jogos Regionais do Idoso e como está pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

ASPECTOS METODOLÓGICOS

Para essa pesquisa utilizamos uma amostra não probabilística aleatória composta por 35 idosos correspondendo a uma amostra de 53,84%, de um universo de 65 idosos do sexo masculino participantes do JORI em um município de médio porte, no ano de 2016. Para a coleta de dados utilizamos um formulário contendo perguntas abertas e fechadas, aplicados através de visita domiciliar previamente agendados. Todos os entrevistados receberam o termo de consentimento livre e esclarecido.

DESENVOLVIMENTO

O envelhecimento é um fenômeno [….] caracterizado como um processo

dinâmico, progressivo e irreversível, ligados intimamente a fatores biológicos, psíquicos e sociais (BRITO E LITVOC, 2004).

Segundo o autor cada pessoa passa por um processo de envelhecimento natural, onde se apresenta como um fator social, levando a reflexão que a velhice vai além de um processo físico biológico, mas também social.

A qualidade de vida é uma noção eminentemente humana, que vem sendo aproximada ao grau de satisfação encontrada na vida familiar, social, amorosa e ambiental. O termo abrange muitos significados, e na velhice tem sido definida como a percepção de bem-estar de uma pessoa, a avaliação do quanto realizou daquilo que idealiza como importante para sua vida.

(4)

Para uma qualidade de vida melhor é sugerido que se realizem a pratica de exercícios físicos, podendo assim combater o sedentarismo, e contribuindo de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso, seja na vertente saúde, como nas capacidades funcionais. A frequência com que são realizadas as atividades físicas também influencia na melhora da qualidade de vida.

A participação dos idosos em programas de exercícios físicos consegue reverter ou retardar a perda das funções, independente de quando uma pessoa se torna fisicamente mais ativa. Quando uma pessoa está inserida em um programa de exercícios físicos, ela se torna ativa e usufrui de todos os benefícios advindos da prática esportiva e ainda minimiza os impactos e prejuízos que o envelhecimento pode causar.

MATSUDO et al., 2000; NELSON et al., 2007, afirmam que os principais benefícios à saúde são advindos da prática regular de atividade física, referem-se aos aspectos antropométricos, metabólicos, cognitivos e psicossociais. Os efeitos antropométricos apontados pelos autores são o controle ou diminuição da gordura corpora; a manutenção ou incremento da massa muscular, força muscular e da densidade óssea e melhora da flexibilidade..

Podemos compreender que a realização de atividades físicas regular visa a promoção da saúde, à prevenção de doenças e a ampliação do convívio social, permitindo a ampla socialização, já que isso influência na disposição do idoso para a realização das atividades, sendo que uma vida ativa é baseada também na comunicação e no entretenimento podendo vir a reduzir a carência afetiva e emocional, sendo arcabouços para a conquistas de um envelhecimento bem-sucedido, permitindo uma maior perspectiva de vida. Já para pessoas idosas sedentárias o processo de envelhecimento tende a ser diferente, tendo os mesmos grandes chances de desenvolverem doenças crônicas, doença mental e redução da aptidão funcional, trazendo como consequência a perda da capacidade funcional.

O governo do Estado juntamente com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde, realizam anualmente o JORI

(5)

(Jogos Regionais do Idoso), tendo também o apoio do município anfitrião. Toda organização e regulamento do evento “JORI”, é feito em São Paulo, organizados e realizados pelas Secretarias mencionadas acima.

Outro objetivo do evento é tirar o idoso de casa para praticar algum esporte, além de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar das pessoas idosas, promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas, conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos dos municípios do Estado de São Paulo.

A pratica de atividade física é de grande importância na socialização e interação social do idoso, para que o mesmo possa ter uma saúde e qualidade de vida melhor, resultando assim na prolongação de sua vida.

O JORI é de grande importância para que essa melhoria de qualidade de vida ocorra, assim como a socialização e interação dos idosos

RESULTADOS

A seguir apresentaremos uma análise dos resultados obtidos a partir da presente pesquisa, demonstrados através de gráficos que facilitam a visualização dos resultados coletados.

Gráfico 1- Dados referentes ao sexo e idade, tempo de residência no município, escolaridade e estado civil, número de filhos, número de membro e quem são, infraestrutura, atual situação econômica em comparação a quando se tinha 50 anos e fonte de renda.

(6)

Fonte: Pesquisa realizada junto aos participantes do JORI em abril de 2016.

Verificamos que 100% dos idosos são do sexo masculino, destes 37,14% tem de 60 a 65 anos de idade e 25,71% tem de 66 a 70 anos, 65,71% residem no município a um período igual ou superior há 51 anos, 74,29% são casados, destes 20% possuem o ensino fundamental I e 22,86% ensino superior completo, 54,29% tem de 1 a 2 filhos, 57,14% das famílias são compostas de 1 a 2 membros, destes 37,14% são compostos pelo entrevistado e esposa, 100% das residências possuem infraestrutura. Quanto a atual situação econômica 39,02% referem estar melhor do que quando se tinha 50 anos de idade, destes 26,83% referem que sua renda provém da aposentadoria, 36,59% referem que sua atual situação econômica está pior em comparação à quando se tinha 50 anos de idade, destes 26,83% referem que sua renda provém da aposentadoria.

A maioria dos idosos são do sexo masculino, até por que foram escolhidos enquanto objeto de nosso estudo, estão na terceira idade, ou seja de 60 a70 anos de idade, casados, cujas famílias são composta de apenas 2 membros, não ocorrendo predominância no grau de escolaridade, residem em boas condições e qualidade da moradia, e apesar se sentirem-se, acreditam que era melhor quando ainda não tinha atingido a terceira idade.

Gráfico 2- Dados referentes ao sentimento em relação a vida, procura de médico, condição de saúde, condição de saúde resultante das atividades físicas, saúde em comparação a outros idosos, saúde nos últimos 05 anos e realização de atividades no tempo livre.

(7)

Fonte: Pesquisa realizada junto aos participantes do JORI em abril de 2016.

Verificamos que 100,00% dos idosos sentem-se satisfeito com sua vida; 74,29% não vai ao médico regularmente; 51,43% referem estar com ótima saúde, destes 48,57% referem que sua atual condição de saúde é resultante das atividades físicas; 68,57 estão com a saúde melhor em comparação a outros idosos, destes 51,43% a saúde permanece a mesma coisa que nos últimos 05 anos; 100,00% realizam atividades no tempo livre. Esses dados nos demonstram que todos os idosos estão satisfeitos com sua vida e realizam alguma atividade no seu tempo livre, acarretando assim na melhoria da saúde e qualidade de vida.

Sentem-se- satisfeito com vida que possuem, não necessitam de frequência médica frequente, pois declaram possuir boa saúde, referindo que isso se deve a pratica de atividade física.

Gráfico 3- Dados referentes às atividades que são capazes de realizarem sozinhos, se necessitam de ajuda para realizarem atividades de vida diária (AVD) e quem ajuda, satisfação relacionamento com os amigos, tempo de ocupação e ocupação maior parte da vida.

(8)

Fonte: Pesquisa realizada junto aos participantes do JORI em abril de 2016.

Constatamos que 97,14% dos idosos é capaz de sair de casa sozinho utilizando um transporte público; 97,14% sair de casa dirigindo seu próprio carro; 51,43% necessita de ajuda para Atividade de Vida Diária, destes 34,29 recebem ajuda da esposa; 100,00% sente-se satisfeito com o relacionamento que tem com os amigos; 31,58% trabalharam durante 21 a 40 anos, destes 15,79% trabalharam no comércio, 36,84% trabalharam durante 41 a 60 anos, destes 15,79% trabalharam também no comércio; 42,86% possuem renda familiar de 1 a 2 salários mínimos, 28,57% de 3 a 4 salários mínimos, destes 34,28% trabalham atualmente.

Constatamos que os idoso possui independência quanto a mobilidade, saindo sozinho, bem como utilizando o transporte coletivo ou mesmo na direção de seu veiculo, mas mesmo assim a maioria necessita de ajuda para as atividades da vida diária com relação a limpeza da casa e preparo da refeição, recebendo ajuda da esposa.

Os idosos sentem-se satisfeito com o relacionamento que tem com os amigos, trabalharam a maior parte de suas vidas, e como todo aposentado a renda é razoável, pois como as atividades realizadas não exigiam formação escolar.

(9)

GRÁFICO 4- Quanto ao conhecimento do JORI, Tempo de participação, atividade que pratica e motivação da escolha da atividade, benefícios da participação, periodicidade da pratica das atividades, dificuldade de praticar, participação do cônjuge.

Fonte: Pesquisa realizada junto aos participantes do JORI em abril de 2016.

Analisamos neste gráfico que 60,00% dos idosos tiveram conhecimento do JORI através de amigos, 40,00% participam dos Jogos de 1 á 3 anos e respectivamente de 4 á 7 anos. As atividades mais realizadas por eles são os jogos de tabuleiro com 23,81% e vôlei adaptado com 21,43%, 71,43% relatam ter feito a escolha da atividade por gostar, 27,59% relatam mais disposição e 25,86% ampliação de amizades. 74,29% praticam a atividade mais que 3 vezes por semana, 85,71 não enfrentam dificuldades, e 80,00% o cônjuge não pratica.

Os idosos tiveram conhecimento do JORI através de amigos, e participam dos Jogos há vários anos, e as atividades mais realizadas por eles são os jogos de tabuleiro vôlei adaptado relatam ter feito a escolha da atividade por gostar dessa pratica, não enfrentando dificuldades.

GRÁFICO 5- Quanto a realização de outras atividades, avaliação do JORI, avaliação de sua participação, motivação de sua participação.

Conhecimento do JORI Tempo de participação Atividade que pratica Motivo da escolha Benefícios da participação Periodicidade Dificuldades para praticar Cônjuge pratica

(10)

Fonte: Pesquisa realizada junto aos participantes do JORI em abril de 2016.

Constatamos que 60,00% dos entrevistados realizam outras atividades, 37,14 avaliam o JORI como Bom e 31,43% avaliam como ótimo, 65,71% avalia sua participação como Boa. 34,29% relata participar dos jogos por gostar e 28,57 participam pelas amizades que conquistou.

Com relação a avaliação, a maioria valiam como bom ou ótimo, os jogos e sua participação, e quanto aos motivos, foi por conquistar mais amigos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pratica de atividade física é de grande importância na socialização e interação social do idoso, para que o mesmo possa ter uma saúde e qualidade de vida melhor, resultando assim na prolongação de sua vida.

O JORI é de grande importância para que essa melhoria de qualidade de vida ocorra, assim como a socialização e interação dos idosos, pois tem como objetivo principal proporcionar aos idosos a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação.

Realização de outras atividades Avaliação do JORI Avaliação de sua participação Motivo de participação

(11)

Fontes Consultadas

BLUMER. Marli. VIANA, Helena. JORI - Jogos Regionais do Idoso: uma análise da agressividade de competidores in: EFDesportes.com, Revista Digital Buenos Aires, Año 16, n° 160, Septiembre de 2011. Http://www.efdeportes. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd160/idoso-agressividade-de-competidores.htm.

Acessado em 11 jul 2016

FECHINE. Basílio, TROMPIERI. Nicolino. O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos in: Revista Cientifica Internacional. ISSN: 1679 9844 Edição 20, volume 1, artigo nº 7, Janeiro/Março 2012 D.O.I: http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/2007. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/196-455-1-SM.pdf. Acesso em 09 jul 2016

Jogos Regionais do Idoso –JORI in: Fundo Social de Solidariedade do Estado de

São Paulo. Disponível em: http://www.fundosocial.sp.gov.br/portal. php/programas-projetos_idoso. Acesso em 09 jul 2016

MATSUDO. Sandra. et al., Envelhecimento, atividade física e saúde in: BIS, Bol.

Inst. Saúde (Impr.) n.47 São Paulo abr. 2009. Disponível em:

http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-18122009000200020&lng=es&nrm=iso. Acesso em 16 jul 2016

O idoso de ontem e o idoso de hoje in: Ever Green cuidando do bem estar de toda sua família. Disponível em: http://www.evergreen. com.br/dica_ texto.php? did=16. Acesso em 16 jul 2016

OLIVEIRA. Aldalan C. de. et al., Qualidade de vida em idosos que praticam atividade

física – uma revisão sistemática in: REV. BRAS. GERIATR. GERONTOL., RIO DE

JANEIRO, 2010; 13(2):301-312. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ rbgg/v13n2/ a14v13n2.pdf. Acesso em 30 jul 2016

OLIVEIRA. Aldalan C. de. et al., Qualidade de vida em idosos que praticam atividade física – uma revisão sistemática in: REV. BRAS. GERIATR. GERONTOL., RIO DE JANEIRO, 2010; 13(2):301-312 disponível em http://www.scielo.br/pdf/ rbgg/v13n2/ a14v13n2. pdf. Acesso em 30 jul 2016

SÃO PAULO. Jogos Regionais do Idoso (JORI) Disponivel em

http://www.fundosocial. sp.gov.br/portal.php/programas-projetos_idoso. Acesso em 30 de julho 2016

Referências

Documentos relacionados

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

A universidade como instituição voltada à formação das novas gerações deve estar comprometida com os valores fundamentais da contemporaneidade, como a ética, a

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco