• Nenhum resultado encontrado

checkinews 003 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "checkinews 003 2007"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)003 ) n checkinfo. SNIFF, SNIFF… ESTRATÉGIAS PRÁTICAS ÚTEIS PARA QUEM “SNIFA”. )o. PORQUE NEM TODOS OS “RISCOS” TÊM O MESMO RISCO…. ) p checkinout. ALERTA: pCPP EM PASTILHAS! EM PORTUGAL CHECK-IN É NOTÍCIA: NOSSO VERÃO DOCUMENTADO NOS MEDIA ESTAMOS NO MY SPACE – WELCOME ABOARD OPINANÇO: JÁ CONHECESTE O CHECK-IN EM FESTAS OU NA NET? ENTÃO DÁ A TUA OPINIÃO!. ) q checkinpress. TESTES DE DROGA NA ESTRADA “CLUB DRUGS: TOMORROW MEDICINES?” – O QUE SE SABE SOBRE OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DE DROGAS “RECREATIVAS” MARIJUANA PODE REDUZIR CANCRO PULMUNAR… …MAS AGRAVAR DOENÇA PULMUNAR OBSTRUTIVA CRÓNICA MARIJUANA MÉDICA – RICK DOBLIN (MAPS) NA HEALTH RADIO NOVA CAMPANHA CONTRA A SIDA. )r. LSD SERÁ USADO EM TERAPIA PARA DEPRESSÃO, NA SUIÇA KETAMINA - POSSÍVEL ANTIDEPRESSIVO CIENTISTAS ESTUDAM A POSSIBILIDADE “CULTURAS JUVENIS E NOVOS USOS DE DROGAS EM MEIO FESTIVO” – O TRANCE PSICADÉLICO COMO ANALISADOR ALBERT HOFMANN: O MAIOR GÉNIO VIVO, DIZ SONDAGEM. ) s checkinside. LIVRO: “HISTÓRIA ELEMENTAR DAS DROGAS” & “HISTORIA GENERAL DE LAS DROGAS”, ANTONIO ESCOHOTADO FILME: “REQUIEM FOR A DREAM”, DARREN ARONFSKY DOCUMENTÁRIO: “THE HUMAN BODY”, ROBERT WISTON. checkinet. ) WWW.MAPS.ORG Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies Supporting Psychedelic and Medical Marijuana Research since 1986. ) WWW.NEOTANTRA.COM. (“Expandindo consciência” – tudo sobre sexo tântrico). CHECKINEWS®03-Novembro2007. ) checkinfo n >>.

(2) checkinfo. n. «« VOLTAR. (. SNIFF, SNIFF… Como acontece… As substâncias quando inaladas são absorvidas pelas mucosas do nariz e passam directamente para a corrente sanguínea. As mucosas da cavidade oral e nasal são envolvidas por uma fina membrana ricamente vascularizada, o que contribui para uma rápida absorção. Logo que absorvida, a substância vai para a circulação sanguínea, dirigindo-se directamente para o cérebro, só depois chegando ao fígado, onde é metabolizada. Se ingerida por via oral, a mesma substância, antes de entrar na circulação sanguínea passa pelo fígado, onde uma quantidade substancial pode ser metabolizada… Por isso, pela via respiratória os efeitos de uma substância são sempre mais intensos que pela via oral.. Se vais snifar… 1- Prepara bem as linhas Ö Desfaz muito bem a substância. E lembra-te que as substâncias podem não estar na forma de apresentação própria para a via nasal. Cristais e pastas são mais agressivos! Por isso: • No caso dos cristais, deves desfazer várias vezes para triturar o mais possível; • As pastas devem ser aquecidas para perderem humidade e poderem ser snifadas. Para reduzir a humidade durante o armazenamento podes usar sílica gel. Vê link.( Ö Evita os plásticos. O melhor é usar uma placa ou um espelho de vidro como superfície. As capas de cd ou superfícies de outros materiais à base de plásticos podem libertar micro partículas durante a preparação, que se poderão alojar nos pulmões. Com um copo ou outro objecto de vidro podes desfazer a substância sem correres os riscos do plástico (como acontece com os cartões de plástico).. ) continua . . . checkinfo o >>.

(3) checkinfo. o. «« VOLTAR. (. 2 - Atenção: Tubo pessoal e intransmissível! “Se já partilhamos a Coca/Speed/Keta/MD, a casa/carro/festa e o momento… …para quê partilhar o tubo!?” Ö Usa o teu tubo e não o partilhes. Partilhar o tubo pode ser uma forma de partilhar desde constipações ou gripes, a hepatites, tuberculose ou outras doenças; pela simples troca de fluidos nasais ou, no caso da Hepatite C e VIH, se houver ruptura de vasos sanguíneos (o que por vezes não é perceptível). Informação sobre Hepatite B ( e sobre ) Hepatite C nestes links. Como tubo, o dinheiro até pode estar mais à mão, mas certamente não é a opção mais higiénica.. 3 - Antes de o fazeres, só + uma coisa: Ö Alterna a narina. Sempre tens duas!. 4 - Depois da festa acabar: Ö Lava a narina bem, com água morna de preferência salgada para diminuir o risco de irritação e lesão da fossa nasal ou mesmo a perfuração do septo nasal. Ö Após dares andamento à narina deves lubrificar e nutrir o nariz. Para o efeito, nada melhor do que um óleo natural, baseado em vitamina E. Para a aplicação usa um tecido próprio para limpeza nasal (ex: kleenex) ou um cotonete. Para mais informação sobre os cuidados a ter antes, durante e após uma noite “de sniff”, segue este link.(. ) checkinout p >>. CHECK-IN WebSite CHECK-IN FORUM. CHECK-IN mySpace CHECK-IN youTube PARA SUBSCREVER/DEIXAR DE RECEBER CHECKINEWS® ENVIA E-MAIL PARA CHECK-IN@APDES.NET QUALQUER QUESTÃO, DÚVIDA OU SUGESTÃO, CONTACTA-NOS.. (.

(4) checkinout. p. «« VOLTAR. (. ALERTA! pCPP encontrado em pastilhas, em Portugal Foram analisadas duas pastilhas em Portugal contendo uma clorofenilpiperazina, mais propriamente pCPP (1,4-cloropiperazina), uma substância muito aparentada com o mCPP (1,3-cloropiperazina). Ambas têm aparecido em pastilhas de suposto Ecstasy na Europa, desde o ano passado. Vê alerta neste link.( Estas substâncias são bem diferentes do Ecstasy ou das Anfetaminas em geral. Pouca informação existe ainda sobre esta classe de piperazinas e sobre a sua interacção com outras substâncias. Vê link sobre mCPP.( Consumidores acidentais referem efeitos mais psicadélicos e menos empáticos que MDMA, além de dores de cabeça, problemas de estômago e vómitos, ressacas fortes e longas, além de pânico, aumentado por se saber ter consumido algo bem diferente do que esperava. Ambas as pastilhas analisadas tinham o logótipo “tubarão branco”, curiosamente o mesmo de uma outra pastilha analisada no ano anterior, e que continha a mesma substância. Porém o logótipo não é garantia… Esta informação foi possível através das análises laboratoriais que o CHECK-IN possibilita, de modo gratuito e anónimo, em algumas festas a que vai. Para mais informação sobre este serviço, segue este link.( De referir ainda que uma das pastilhas continha (com 80% de certeza) Escopalina (vê link(), uma substância altamente alucinogénica, presente em plantas como a Datura.. CHECK-IN é notícia! O CHECK-IN esteve este Verão em diversas festas e festivais, entre os quais Paredes de Coura, Anti-Pop, Aviz a Rasgar, Freedom,… A propósito de um dos festivais em que estivemos, Paredes de Coura, fomos motivo de notícia. Se não viste, ainda estás a tempo… Para veres o artigo do jornal Público, segue este link: “Antes de fazer uma “viagem”, faça o seu Check-in” ( Também fomos noticiados na televisão. Para veres a reportagem da SIC sobre o mesmo festival, com destaque para o CHECK-IN, segue este link.(. CHECK-IN @ www.myspace.com/check__in O CHECK-IN está no MySpace. Visita-nos em www.myspace.com/check__in ( (duplo $ underscore) Adiciona-nos!. Já contactaste com o CHECK-IN em festas ou na net? Se já, então a tua opinião acerca o CHECK-IN é muito importante! Se quiseres preencher o Opinanço, segue este link.( Agradecemos antecipadamente & e esperamos que as opiniões sinceras nos ajudem a melhorar. E claro que podes sempre expressar a tua opinião por e-mail para check-in@apdes.net. (. ) checkinpress q >>.

(5) checkinpress. q. «« VOLTAR. (. TESTES DE DROGA NA ESTRADA Os novos testes de despistagem pela saliva do consumo de substâncias psicoactivas já se encontram à disposição das brigadas de trânsito. Os testes despistam o consumo de Cannabis e derivados, Anfetaminas e derivados tais como o Ecstasy, Cocaína e derivados e Opiáceos. As Benzodiezepinas (tranquilizantes) também são detectadas mas estão a ser ignoradas pelas autoridades. Para mais informação sobre o teste segue este link, com as recomendações que as autoridades têm para pôr em prática os testes.( Para mais informação sobre o aparelho em uso, segue este link.( Segundo o produtor do aparelho, este detecta qualquer das substâncias desde que consumida até 48-72 horas; excepto a Cannabis, detectada a partir da primeira hora a seguir ao consumo e até 14 horas depois.. *. Clica na imagem para ver Manual de uso do OratectIII. Recentemente a Brigada de Trânsito deu ordens para restringir a aplicação do teste, após mil testes feitos e poucas dezenas de positivos. Vê link.( “CLUB DRUGS: TOMORROW'S MEDICINES?” Potencial benefício terapêutico das drogas “recreativas” As substâncias psicadélicas têm sido novamente tema de investigação como já não havia há décadas, havendo diferentes estudos a serem realizados com MDMA, Marijuana, Psilocibina, Ketamina, GHB entre outras e a que se juntará o LSD (como noticiado abaixo). Segue este link para um artigo intitulado "Altered Perceptions: Good Outcomes from 'Club Drugs'", da American Medical News, que recapitula potenciais benefícios de cada uma dessas substâncias. * MARIJUANA PODE TRAVAR CANCRO PULMUNAR… Cerca de um ano após um estudo da Universidade da Califórnia Los Angeles ter ido no mesmo sentido (ver checkinews002(), investigadores da Universidade de Harvard concluíram que o THC (princípio activo da Cannabis) impede o crescimento e difusão de cancros do pulmão em cerca de metade. Segue o link para esta notícia no Science Daily.( …MAS PODE AGRAVAR DOENÇA OBSTRUTIVA PULMUNAR CRÓNICA Um estudo da Universidade de Vancover sugere que fumadores de Marijuana e Tabaco em conjunto possam ter mais um terço de probabilidade de desenvolver doença obstrutiva pulmonar crónica que fumadores apenas de Tabaco. Segue o link para a notícia no Science Daily.( MEDICAL MARIJUANA @ HEALTH RADIO Em recente entrevista para a Health Rádio, Rick Doblin, presidente do MAPS (Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies), fez uma exaustiva revisão dos potenciais benefícios terapêuticos da Marijuana e não só. Segue este link para ouvires a entrevista na Health Rádio (Play).( (Inclui intervalos publicitários que podes passar à frente). ) checkinpress r >>.

(6) checkinpress. r. «« VOLTAR. (. NOVA CAMPANHA CONTRA A SIDA Corta o momento? Tira o prazer? É desconfortável? É difícil de colocar? Reduz a sensibilidade?. ) Vê neste link o Clip da nova campanha, que começou dia 1 de Outubro.. LSD VAI SER USADO TERAPÊUTICAMENTE PARA ANSIEDADE Doentes com ansiedade crónica vão ser sujeitos a psicoterapia com auxílio de LSD, na Suiça. Agora aprovado, este estudo experimental deverá começar ainda este ano. Vê detalhes neste link.( Neste projecto também participa o MAPS (Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies) que entretanto estuda a aplicação terapêutica de LSD e Psilocibina para casos de enxaquecas crónicas, tendo em conta as conclusões do estudo referido na checkinews002.(. KETAMINA PODE TER FUTURO COMO ANTIDEPRESSOR Cientistas procuram um antidepressivo e recentemente a Ketamina tem sido alvo de atenção e estudo com esse propósito, nomeadamente na procura dos efeitos da Ketamina nos neurotransmissores. Segue o link para o artigo do Los Angeles Times acerca do assunto. (. “CULTURAS JUVENIS E NOVOS USOS DE DROGAS EM MEIO FESTIVO” – O TRANCE PSICADÉLICO COMO ANALISADOR É o título do livro de M. Carmo Carvalho, recentemente lançado e que visa retratar o consumo de substâncias no Trance Psicadélico. Da Editora Campo das Letras, vê link.( “Este livro diferencia-se de outras publicações na área do fenómeno-droga por encerrar "(…) um olhar sobre a utilização de psicoactivos que não andou em busca do seu lado problemático, mas da sua expressão natural nos contextos privilegiados pelos seus actores.” (Prefácio). ALBERT HOFMANN, O MAIOR GÉNIO VIVO – SEGUNDO SONDAGEM As sondagens valem o que valem. Esta representa os votos de 4 mil ingleses, que elegeram 10 génios vivos, com o químico suíço a ficar em 1º lugar, a par do britânico Timothy Berners-Lee, criador da World Wide Web. Neste link, o top dos génios, no Telegraph.( Albert Hofmann, que descobriu o LSD, completou recentemente 101 anos de vida. O seu livro “LSD – My Problem Child” está acessível neste link. (. ) checkinside s >>.

(7) checkinside. s. «« VOLTAR. (. sugestão de livro:. “HISTÓRIA ELEMENTAR DAS DROGAS” & “HISTORIA GENERAL DE LAS DROGAS” ANTONIO ESCOHOTADO. História Elementar das Drogas (Editora Antígona, vê link() percorre de forma documentada a história do uso humano de substâncias psicoactivas, desde os primórdios conhecidos à actualidade. “Historia General de las Drogas” é uma exaustiva obra que aborda aspectos históricos, culturais, mitológicos, antropológicos, sociológicos, políticos, químicos e médicos, permitindo uma visão multidisciplinar sobre a história do consumo de substâncias psicoactivas. Inclui um manual de uso e consumo que já tinha sido publicado como “Para una fenomenologia de las drogas” (1992), enriquecida com o saber experiencial do escritor acerca dos efeitos e modos de consumo de inúmeras drogas “de energia”, “de paz” e “de viagem”.. ) Neste link, a “História General de las Drogas”, em castelhano. “É ao foro interno de cada um que incumbe decidir se o remédio é adequado à doença, pior do que ela ou porventura origem da própria doença. O génio dos gregos baptizou as drogas com um termo (phármakon) que significa ao mesmo tempo remédio e veneno, pois é dependendo do conhecimento, da ocasião e do indivíduo que um se transforma no outro. É do ser humano, e de modo nenhum das drogas, que depende o remediarem ou estragarem. Tal como existiram sempre, em toda a parte, e – a julgar pelos dias de hoje – amanhã haverá mais do que ontem, a alternativa não é um mundo com ou sem elas. A alternativa é instruir sobre o seu emprego correcto ou demonizá-lo indiscriminadamente: semear o conhecimento ou semear a ignorância.” (História Elementar das Drogas). sugestão de filme:. “REQUIEM FOR A DREAM” DARREN ARONFSKY (2000) Com Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly, Marlon Wayans… Baseado no romance “Requiem for a Dream”, de Hubert Selby (1968) Este filme retrata como os sonhos se podem tornar ilusões, ilustrado pela vida de quatro personagens que caminham paralelamente para o abismo… Quando o consumo se torna problema e vício, o sonho pode ficar mais distante. Harry, a namorada e um amigo consomem cocaína e heroína. Já os vícios da mãe são a televisão e as anfetaminas, que lhe são receitadas para emagrecimento. Um filme que mostra que os problemas não dependem da legalidade do que se faz mas sim do controlo que se tem sobre as suas vidas. ) Link para trailer do filme ) Mais informação no ibdm Nota: em português o filme foi traduzido para “A vida não é um sonho”.. sugestão de documentário:. “THE HUMAN BODY” “The incredible journey from Birth to Death”. (BBC). ROBERT WINSTON (2001) The Human Body é uma série documental que, ao longo de 7 episódios, nos mostra o funcionamento do corpo humano desde o embrião até à última sinapse. Através de tecnologia de ponta, Robert Winston, guia-nos pelos recantos mais sombrios e fascinantes do corpo humano, mostrando-nos, tal como ele é, o estranho (e ao mesmo tempo tão familiar) mundo que está para além (ou aquém) da pele. Talvez um bom ponto de partida para a exploração do nosso próprio corpo e certamente para um melhor conhecimento de como ele é.. ) Segue este link para mais info e Vídeo Clips de excertos do documentário..

(8)

Referências

Documentos relacionados

O nosso objetivo foi trazer poesia para o texto acadêmico costurando, com pedacinhos de crônicas do livro Se eu pudesse viver minha vida novamente, uma narrativa que

Os resultados demonstraram que a principal fase responsável pela resistência de aderência entre a argamassa e o bloco cerâmico é a etringita, através

• O autor faz algumas críticas aos tipos de anotações feitas na correcção do trabalho de um aluno, quando se adopta uma atitude formativa, e salienta algumas características que

Segunda edição 2008 Súcubo Productions ISBN 978­1­4357­1645­2 Informação: Súcubo Productions PO Box 926344 Houston. TX 77292

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

O bairro Montese, localizado no município de Belém- PA, está integralmente inserido na bacia de drenagem denominada Tucunduba, pelo qual desde meados da década de 70 vem sofrendo

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

Tópicos de Didática: Prática educativa, Pedagogia e Didática; Didática e democratização do ensino; Teoria da Ins- trução e do Ensino; O processo de ensino na escola; O processo