• Nenhum resultado encontrado

Análise bibliométrica das publicações sobre controladoria e contabilidade gerencial nos Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e no Congresso da (ANPCONT) no período de 2007 e 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise bibliométrica das publicações sobre controladoria e contabilidade gerencial nos Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e no Congresso da (ANPCONT) no período de 2007 e 2014"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)0. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. PETRUCIA DE MEDEIROS DANTAS. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE GERENCIAL NOS CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE E NO CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ANPCONT) NO PERÍODO DE 2007 E 2014.. CAMPINA GRANDE – PB 2015.

(2) 1. PETRUCIA DE MEDEIROS DANTAS. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE GERENCIAL NOS CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE E NO CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ANPCONT) NO PERÍODO DE 2007 E 2014.. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresentado ao Departamento do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis.. ORIENTADORA: Profª. MsC. LÚCIA SILVA ALBUQUERQUE. CAMPINA GRANDE – PB 2015.

(3) 2.

(4) 3.

(5) 4. RESUMO. DANTAS, Petrucia de Medeiros. Análise Bibliométrica das Publicações sobre Controladoria e Contabilidade Gerencial nos Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e no Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) no período de 2007 e 2014. 2015. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2015.. O presente estudo tem como objetivo Investigar as características bibliométricas das Publicações da área temática Controladoria e Contabilidade Gerencial nos Congressos USP de Controladoria e Contabilidade e no Congresso da Associação Nacional dos Programas de PósGraduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) no período de 2007 e 2014. Trata-se de uma pesquisa exploratória quanto ao objetivo e bibliográfica em relação aos procedimentos técnicos. A seleção dos artigos pesquisados, esteve centrada em estabelecer quantos artigos de Controladoria e Contabilidade Gerencial foram publicados nos anos mencionados, diferenciando-os pelo título, resumo e palavras-chave. Na análise dos resultados verificou-se a quantidade de artigos relativos à temática controladoria e contabilidade gerencial, o que vem sendo publicado nos congressos mencionados por ano e sua totalidade. Outro ponto pesquisado foi a quantidade de autores mais prolíficos, com destaque no congresso ANPCONT, AGUIAR com (5) e SOUZA (4) publicações, já no Congresso USP, BEUREN possui (4) publicações no universo da amostra. Os resultados encontrados demonstram que: o Congresso ANPCONT, apesar de ter uma menor quantidade de artigos publicados (591 artigos), possui maior índice de publicações na temática abordada com 33,16% (196 artigos) e o Congresso USP apresenta 800 artigos, porém em uma margem menor de 25,25% (202 artigos). Analisando os anos com maior quantidade de publicações, o congresso USP se destaca com 47,91% em Controladoria e 38,46% em Contabilidade Gerencial. Contudo analisando de forma generalizada o congresso USP teve maior publicação na área Contabilidade Gerencial 51,68% (154) e o Congresso ANPCONT uma maior representatividade ao tema Controladoria 52% (52). Palavras-chave: Controladoria. Contabilidade Gerencial. Bibliometria.. 1 INTRODUÇÃO Um bom gerenciamento de uma entidade prevê o futuro da empresa em relação ao longo prazo. De uma forma genérica o gerenciamento consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Isto é crucial para o sucesso da organização e a responsabilidade deste planejamento combina, sobretudo, nos gestores de topo, dado o nível de decisões que necessitam tomar. Assumir o papel de decisão de uma empresa, não é tão simples como se imagina, nem tão ilusório que não se possa alcançar. É necessário organizar, distribuir e segmentar as tarefas e atribuições corretas para cada profissional. Quando se trata das ciências envolvidas.

(6) 5. no departamento de controladoria, há predomínio da contabilidade, porém, como explica Mosimann e Fisch (1999) esta é formada por um conjunto de princípios oriundos da administração, economia, psicologia e estatística. Nos últimos anos, é notável a inserção da controladoria no ambiente coorporativo, assim como também no meio acadêmico, passando a envolver conhecimentos de diversas áreas administrativas e econômicas interligadas a área contábil. (MELO et al, 2013). A temática controladoria vem sendo demonstrada e debatida em importantes congressos do país, como o Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), os eventos da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), em particular o Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD), o Congresso de Controladoria e Finanças da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e o destaque para o Congresso Brasileiro de Custos (CBC) (RIBEIRO et al, 2011). Cabe destacar que a pesquisa na área da contabilidade gerencial busca também estabelecer essa conexão entre as produções científicas e suas aplicabilidades no ambiente das empresas, servindo como apoio a tomada de decisão no ambiente organizacional. Com isso, a bibliometria tem sido utilizada como uma das ferramentas para atender a necessidade de padronização na análise da literatura (BLONKOSKI, 2013). O conhecimento científico busca esclarecer como e por que os fenômenos ocorrem na tentativa de evidenciar os fatos que estão correlacionados. Como produto desse conhecimento científico surge a produção científica. No Brasil, esse produto é fruto de trabalhos realizados nos cursos de pós-graduação promovidos pelas instituições de ensino superior. São esses estudos que procuram demonstrar os vários temas que se relacionem ao conhecimento, destacando-se principalmente os temas emergentes (CARDOSO et al, 2005, p.5). Com isso desperta-se um interesse sobre a pesquisa definitiva em Controladoria e Contabilidade Gerencial, na tentativa de contribuir para o meio acadêmico por se tratar de um tema de “evolução contábil”, atribuindo aos profissionais da área subdividirem e especificar seus conhecimentos. Diante do exposto, o presente estudo foi realizado como uma forma de verificar as publicações e diferenças entre Controladoria e Contabilidade Gerencial nos congressos USP e ANPCONT apresentando o seguinte problema: O que se tem publicado sobre Controladoria e Contabilidade Gerencial nos Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e no Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT), no período entre os anos 2007 e 2014?.

(7) 6. Considerando o problema do estudo proposto, o objetivo geral desse estudo é: investigar as características bibliométricas das Publicações da área temática Controladoria e Contabilidade Gerencial nos Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e no Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) no período de 2007 e 2014. Os objetivos específicos foram a) Demonstrar a distribuição dos artigos encontrados por eventos selecionados; b) Identificar a evolução dos Artigos publicados anualmente nos Congressos USP e ANPCONT na área temática Controladoria e Contabilidade Gerencial e autores que mais publicaram. Na próxima seção é feita uma breve revisão entre os conceitos e atribuições sobre Controladoria, Contabilidade Gerencial e Bibliometria. Em seguida, são apresentados os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa. Na sequência são expostos os dados coletados na pesquisa, bem como os seus respectivos resultados e as considerações finais. 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. 2.1 CONTROLADORIA: CONCEITO E ATRIBUIÇÕES. A Controladoria baseia-se em ideias e conhecimentos multidisciplinares sendo autor de bases teóricas e conceituais necessárias para modelação, edificação e comunicação relativos á gestão econômica, que forneçam corretamente direções que auxiliem a gestores a tomarem as melhores decisões. (CATELLI, 2001). Responsável pelo conjunto administrativo da pratica contábil que controla todos os aspectos transitórios em passado, presente e futuro, que possa estabelecer, desenvolver, empregar e controlar todo instrumental da área contábil dentro das empresas, atendendo todas as suas necessidades econômicas, administrativas e social. (PADOVEZE, 2012). A controladoria tem em sua função desenvolver além da parte contábil, um amplo conhecimento em diversas áreas atribuindo soluções e direcionamento aos gestores para um bom funcionamento das organizações. Para Oliveira e Ponte (2006) a incumbência da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando seu melhor resultado econômico. Dar apoio ao processo de gestão, conduzindo direcionamento por: Planejamento, Coordenação, Acompanhamento, Avaliação, Informação e Motivação para o processo de gestão. (BORINELLI, 2006)..

(8) 7. Almeida et al. (2001) salienta que as funções da controladoria estão interligadas ao conjunto de objetivos diretamente relacionados com a missão da empresa e destaca as seguintes atribuições: Quadro 1 – Atribuições da Controladoria Atribuições Subsidiar o processo de gestão Elaborar a avaliação de desempenho Apoiar a avaliação de resultado Gerenciar os sistemas de informação Atender aos agentes do mercado. Especificações. Ajudar o processo de gestão dando suporte e apoio para projeções e simulações sobre eventos econômicos que possam afetar as decisões dos gestores. Elaborar a avaliação de desempenho: a controladoria elabora a análise de desempenho de todas as áreas, dos gestores, da empresa e da própria área. Elaborar a análise de resultado econômico dos produtos e serviços e monitorar e orientar o processo de estabelecimento de padrões. Realizar a padronização e harmonização das diversas informações econômicas transmitidas aos gestores. Através da interação com o meio externo, analisar e mensurar o impacto das legislações no resultado econômico da empresa e apoiar os gestores no atendimento aos diversos agentes do mercado. Fonte: Adaptado de Almeida et al (2001). Sendo assim a Controladoria tem como funções básicas o planejar, avaliar, controlar as atividades e gerar informação. Neste contexto, os profissionais de Controladoria realizam essas funções dentro do organograma da organização, inserindo-se em cargos administrativos, contábeis e financeiros, que assumem responsabilidades de acordo com o porte das organizações.. A tendência atual das empresas, principalmente as de grande porte, de descontinuar o uso de sistemas de informações internos separados, para adotar sistemas integrados, decorre em parte do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade. O processo de convergência contábil trouxe a necessidade da controladoria às empresas associarem as informações fornecidas pela contabilidade financeira e pela contabilidade gerencial (DANI; BEUREN, 2013). 2.2 CONTABILIDADE GERENCIAL: CONCEITO E ATRIBUIÇÕES. A Contabilidade Gerencial, por meio de informações mais precisas e atualizadas, permite a elaboração de relatórios gerenciais, análise de dados, interpretação e comunicação de informações tornando-as uma ferramenta a satisfazer aos objetivos organizacionais projetando uma vida útil que auxiliará o gestor em suas funções de analisar e controlar as perspectivas e realidade de sua Empresa por meios de decisão, mensuração e informação precisa. O processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações financeiras utilizadas pela administração para avaliar e controlar.

(9) 8. dentro de uma organização para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos (PADOVEZE, 2000). Essa área da contabilidade constitui-se de uma parte do sistema contábil que se dedica ao fornecimento de informações para os usuários internos da entidade (HANSEN; MOWEN, 1997). A Contabilidade Gerencial tenta ser abrangente e concisa simultaneamente, ajustandose com frequência para se adaptar às mudanças tecnológicas, mudanças nas necessidades dos gestores e novas abordagens das outras áreas funcionais dos negócios (LOUDERBACK et al., 2000). FREZZATI et al (2007) destaca alguns conceitos /objetivos da Contabilidade Gerencial na visão de vários autores, que possuem conformidade entre eles. Quadro 2 - Conceitos e Objetivos da contabilidade gerencial Autores. Conceito/objetivo sobre Contabilidade Gerencial. Anderson, Needles e Cadwell (1989). Processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação da informação financeira usada pelos gestores para planejamento, avaliação e controle. A informação financeira possibilita aos gestores, de um lado, o uso apropriado de recursos, de outro lado, a prestação de contas (accountability) decorrente desse uso. Prover informações para dar apoio às necessidades dos gestores internos da organização Fornecer informações úteis para os gestores, que são pessoas que estão dentro da organização. Identificar, coletar, mensurar, classificar, e reportar informações que são úteis para os gestores no planejamento, controle e processo decisório Medir e reportar as informações financeiras e não-financeiras que ajudam os gestores a tomar decisões, para atingir os objetivos da organização Processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais. Fonte: Adaptado por Frezati 2007. Louderback et al. (2000) Anthony e Welsch (1981) Hansen e Mowen (1997). Horngren, Foster e Datar (2000). Horngren, Sundem e Stratton (2004). Com a contabilidade gerencial é possível gerar informações contábeis para o processo de planejamento, execução e controle de suas atividades, além da avaliação de desempenho para os gestores das organizações. (PADOVEZE, 2012). No presente momento, o mercado está em constante transformação, o que faz com que as organizações busquem ferramentas para complementar a contabilidade financeira afim de uma melhor tomada de decisão. Portanto, buscando melhorar o desempenho organizacional e acompanhar a mudança constante do mercado, as organizações inserem em seus cenários as práticas desenvolvidas pela contabilidade gerencial (BLONKOSKI, 2013). Contabilidade Gerencial é o processo de produzir informação operacional e financeira para funcionários e administradores. O processo deve ser direcionado pelas necessidades.

(10) 9. informacionais dos indivíduos internos da empresa e deve orientar suas decisões operacionais e de investimentos (ATKINSON et al, 2000). Seguindo o mesmo raciocínio sobre gerenciamento contábil, pode-se utilizar como forma de precaução e ou intervenção aos possíveis fatos e operações que podem ocorrer ou ocorreram nos processos decisivos da Empresa objetivando cada segmento e suas características. Quadro 3 - Características da Contabilidade Gerencial Tópicos. Características da Contabilidade Gerencial. Público-alvo Objetivo. Interno: funcionários, gerentes e executivos. Informar para tomada de decisões internas feitas por empregados, gestores e executivos: feedback e controle do desempenho das operações. Corrente; orientada para o futuro. Sem regras estabelecidas: sistemas e informações determinadas por gerentes para encontro de necessidades estratégicas e operacionais. Financeiras mais medidas operacionais e físicas sobre processos, tecnologias, fornecedores, clientes e competidores. Subjetiva e de juízos; válidas, relevantes, acuradas.. Temporalidade Restrições Tipo de Informação Natureza Informação Escopo. da. Desagregado, de informação à ações e decisões locais Fonte: Adaptado de Atkinson et al. (2000).. A contabilidade gerencial mede e relata informações financeiras e não financeiras que ajudam os administradores a tomarem decisões, para alcançar os objetivos de uma organização. Os administradores usam essas informações para escolher, comunicar e implementar a estratégia. Utilizam-nas também, para coordenar o projeto do produto, a produção e as decisões de comercialização. Isso significa que a contabilidade gerencial se baseia em relatórios internos (HORNGREN; DATAR; FOSTER, 2004).. 2.3 BIBLIOMETRIA O conhecimento gerado pelas produções científicas acrescenta um inigualável valor a diferentes áreas, já que dão um suporte cada vez maior para a criação e disseminação de avanços, acarretando o desenvolvimento científico-social (OLIVEIRA, 2002; MENDONÇA NETO et al., 2005). Os teóricos da bibliometria desenvolveram “Leis” que orientam a análise da produção científica. De acordo com Chen; Chong e Tong (1994), as principais leis de distribuição bibliométrica são: Lotka, Zipf e Bradford. Vanti (2002), definem cada uma dessas leis:1) Lei de Lotka ou Lei do Quadrado Inverso, busca medir a produtividade dos autores, utiliza um.

(11) 10. modelo de distribuição tamanho-frequência dos diferentes autores de um determinado grupo de textos; 2) Lei de Zipf ou Lei do Mínimo Esforço, consiste em mensurar a frequência de ocorrência das palavras nos textos, gerando uma lista ordenada de termos de uma disciplina ou assunto; 3) Lei de Bradford ou Lei de Dispersão, proporciona a medição da produtividade dos periódicos, estabelecendo o núcleo e as áreas de dispersão sobre um assunto em um mesmo conjunto de periódicos. A análise dos indicadores bibliométricos ocorre por meio da análise estatística, uma vez que a partir dela é possível quantificar a produção científica e técnica, através da análise de indicadores bibliométricos que tratem sobre o tamanho, crescimento e distribuição da bibliografia científica (livros, revistas, patentes e outros), no intuito de melhorar as atividades de informação, documentação e comunicação científica (SAES, 2000). Nesse sentido, a bibliometria é uma ferramenta utilizada para medir a produção científica, de modo a permitir a realização de um levantamento das atividades científicas, nos mais diversos campos do conhecimento. Araújo, (2006, p. 12) afirma que essa ferramenta pode ser usada como “técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico”. Logo a utilização da mesma como ferramenta estatística no processo de investigação cientifica, justifica-se pela contribuição para o entendimento da produção do conhecimento na área da Contabilidade, através dos dados levantados a respeito das citações, referências, dentre outros. Nesse sentido, a realização de estudos bibliométricos agrega valor às pesquisas, devido a utilização da estatística que com base nas leis e princípios que tentam quantificar, descrevendo autores, citações, produtividade de periódicos, frequência de palavras dentre outros aspectos (LEITE FILHO, PAULO JUNIOR e SIQUEIRA, 2007).. 3 METODOLOGIA Essa pesquisa apresenta característica exploratória quanto aos objetivos diferenciandose do levantamento de campo porque busca informações e dados disponíveis em publicações – livros, teses e artigos de origem nacional, e na internet, realizados por outros pesquisadores. Este tipo de pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. A grande maioria dessas pesquisas envolve: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que.

(12) 11. tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e (c) análise de exemplos que estimulem a compreensão (GIL, 2007). Quanto aos procedimentos técnicos foi realizada uma pesquisa Bibliográfica. (FONSECA, 2002, p. 32). A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. O universo da pesquisa compreendeu trabalhos socializados em congressos científicos brasileiros nacionais da área de Contabilidade. O critério de escolha dos congressos estudados foi baseado na expressiva representatividade destes eventos no cenário nacional em âmbito da pesquisa científica em Contabilidade. Delimitou-se como amostra da pesquisa as publicações integrantes dos seguintes congressos: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e o Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) no período de 2007 a 2014.. 3.1 PROCEDIMENTO DA COLETA DE DADOS.. Para responder o problema da pesquisa e o objetivo geral fora feita uma seleção por área temática nos congressos USP e ANPCONT nos anos de 2007 a 2014, esse período foi escolhido para se ter uma mesma base de dados para os dois congressos, devido ao primeiro congresso do ANPCONT acontecer no ano de 2007. Entre um total de 800 artigos publicados no Congresso USP, 202 (50,75% das publicações) foram publicados na área Controladoria e Contabilidade Gerencial, já no Congresso ANPCONT contatou-se 591 artigos em sua totalidade sendo 196 (49,25% dessa totalidade) artigos publicados na área temática abordada. Conforme tabela 01. Tabela 1 – Quantidade de Trabalhos Divulgados Anualmente e por área temática: Controladoria e Contabilidade Gerencial EVENTO/ Produção Científica. USP. 2007. 2008. 2009. 2010. 2011. 2012. 2013. 2014. TOTAL. TG TA TG TA TG TA TG TA TG TA TG TA TG TA TG TA. TG. TA. 120 40. 84. 21. 68. 24 101 29 104 27 106 24. 134 29. 800. 202. 18. 48. 18. 0. 28. 28 100 28 100 27. 591. 196. 1391. 398. ANPCONT 49. 80. 23. 95. 26. 96. 54. 8. Legenda: TG – Total geral publicados anualmente; TA –Total geral publicados na área temática Controladoria e Contabilidade Gerencial Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2015).

(13) 12. Através do sistema de busca do software Acrobat Reader®, A seleção dos artigos objeto de estudo, esteve centrada em estabelecer quantos artigos de Controladoria e Contabilidade Gerencial fora publicados nos anos mencionados, diferindo-os pelo título, resumo e palavras-chave. Como limitação da pesquisa encontrou-se erros no site do Congresso ANPCONT nos anos de 2008 e 2009 onde não foi possível realizar a coleta de dados por problemas técnicos no site do congresso para esses anos.. 3.2 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE. Considerando a coleta foi inicialmente realizada por meio do levantamento das linhas temáticas dos eventos, e em seguida extraída para análise, apenas aquelas inerentes a área temática Controladoria e Contabilidade Gerencial buscou-se identificar quantos artigos estão dentro do Universo Controladoria e quantos estão associados a Contabilidade Gerencial, diante dos dados coletados onde a princípio foram selecionados os artigos pela área temática, separada por ano, totalizando uma amostra de 398 artigos. Em seguida buscou-se dentro os resumos as palavras-chaves que constassem os termos: gerenciamento, controller, planejamento, estratégia, mensuração, Balanço Scorecard, controladoria, contabilidade gerencial, missão e gestão. Não sendo essa classificação ainda satisfatória para determinar de qual área seria aquele artigo, fora revisto e Título do artigo e resumo quando necessário a sua classificação.. 4 APRESENTAÇÃO E ANALISE DOS RESULTADOS. A análise dos resultados está seccionada nas seguintes etapas: distribuição dos artigos por evento e área (controladoria e Contabilidade Gerencial), Evolução dos Artigos publicados anualmente nos Congressos USP e ANPCONT, Total de artigos publicados comparados entre Controladoria e Contabilidade Gerencial e autores mais prolíficos. A primeira análise contida na Tabela 2 consiste em demonstrar como as produções científicas, relativas à área temática Controladoria e Contabilidade Gerencial, estão distribuídas nos eventos USP e ANPCONT no período de 2007 a 2014..

(14) 13. Tabela 2 – Distribuição dos indicadores bibliométricos. EVENTO/ Produção Científica USP. C. CG. C. CG. C. CG. C. CG. C. CG. C. CG. 13. ANPCONT. 6. 27 12. 1 4. 20 14. 4 10. 20 18. 1 2. 28 21. 8 9. 19 17. 7 8. 17 4 20 3. 2007. 2008. 2009. 2010. 2011. 2012. 2013 C. 2014. TOTAL. CG. C. CG. C. CG. 4 25. 10 10. 19 17. 48 52. 154 144. Total Geral 202 196. 100. 298. 398. Legenda: C – Controladoria; CG – Contabilidade Gerencial Fonte: Pesquisa realizada pelo autor. (2015). Conforme demonstra, a Tabela 2 a maior produtividade de artigos científicos com o tema Controladoria no Congresso USP fora os anos de 2007 com 27,08% (13 artigos) e 2014 com 20,83% (10 artigos) do total (48 artigos) da produção científica coletada. No Congresso ANPCONT para a temática Controladoria destaca-se os anos de 2009 e 2014 com 38,46% (10 artigos em cada ano). Observando o tema Contabilidade Gerencial os anos que representaram maior significância para o Congresso USP foram os anos de 2010 com 18,18% (28 artigos), 2007 com 17,53 (27 artigos). No Congresso ANPCONT destaca-se os anos 2013 com 17,36% (25 artigos) e 2010 com 14,58% (21 artigos). Comparando os anos com maior quantidade de publicações temos 47,91% de Controladoria para o Congresso USP contra 38,46% para o congresso ANPCONT. Na temática Contabilidade Gerencial temos 35,71% para o congresso USP 31,94 % para o Congresso ANPCONT. Observa-se que analisando os anos de maiores publicações o congresso USP se destaca em maior quantidade de artigos publicados. Observa-se um total de 100 (25,13%) artigos para a temática Controladoria e 298 (74,87%), artigos para a temática Contabilidade Gerencial na visão e dados coletados do autor. Verificou-se através do gráfico 1, a evolução de quantidade de artigos publicados anualmente, houve um declínio na curva em relação ao número de publicações em se tratando das pesquisadas no Congresso USP, onde no início da coleta de dados no ano de 2007 constatou-se um total de 40 publicações, ano que ocorreu o ápice de estudos nas áreas, seguido de uma aparente constância entre os anos de 2008 (21), 2009(24), 2010(29), 2011(27) e 2012 (24) respectivamente. No ano de 2013 houve mais uma queda de estudos (8), onde nesse intervalo apareceu a menor quantidade de publicações no período pesquisado. No ano de 2014(29) surge um aumento na curva em relação ao ano anterior gerando uma crescente na linha de tendência da pesquisa. Utilizando o mesmo gráfico para analisar o Congresso ANPCONT percebe-se uma maior constância em publicações para os anos 2007 e 2008 (18 cada), elevando a linha de.

(15) 14. tendência no ano 2009(28), oscilando a linha nos anos de 2010(23) e 2011(26), inclinando de forma ascendente nos anos 2012 e 2013 (28 cada),com uma aparente constância em 2014(27). Gráfico 1 - Evolução dos Artigos publicados anualmente nos Congressos USP e ANPCONT. Fonte: Pesquisa realizada pelo autor. (2015). Considerando ainda o objetivo e problemática da pesquisa foram separados os artigos publicados na área temática fazendo um comparativo em linha cronológica pelas temáticas e congressos (gráfico 2). Analisando a linha amarela (Controladoria ANPCONT) e azul (Controladoria USP), observa-se uma maior relevância de publicações pelo temática Controladoria ANPCONT totalizando 52 publicações contra 48 no Controladoria USP. Contudo nas linhas vermelha (Gerencial USP) e verde (Gerencial ANPCONT) pode-se destacar o Gerencial USP uma maior evolução de publicações mesmo havendo um declínio nos anos de 2008 e 2013, totalizando 154 (Gerencial USP) e 144 (Gerencial ANPCONT)..

(16) 15. Gráfico 2 - Total de artigos publicados comparativo entre Controladoria * Contabilidade Gerencial.. Fonte: Pesquisa realizada pelo autor (2015).. A fim de estimar o grau de relevância dos autores, a análise ocorreu através da quantidade de publicações de artigos dentro do portfólio bibliográfico selecionado. Na tabela 03 estão demonstrados os 30 autores com maior destaque em relação à quantidade de artigos publicados sobre o tema de pesquisa do portfólio bibliográfico. No entanto, em um total de 293 autores no agrupamento bibliográfico, existe uma quantidade de 221 autores que tem seu nome relacionado em apenas 01 artigo publicado. Tabela 3 – Relação de Autores mais Prolíficos Congresso ANPCONT / USP Congresso ANPCONT Nº de Publicações Congresso USP AGUIAR, Braga 5 BEUREN, Maria SOUZA, Antônio 4 OYADOMARI, Tiomatsu SANT’ANNA, Bispo 3 SOUZA, Antônio MARQUEZA, Figueira 3 DIEHI, Alberto FREZATTI, Fabio 3 LAVARDA, Facin WANDERLEY, Araújo 2 JUNIOR, Carvalho SOUZA, Artur 2 FREZATTI, Fabio RICHARTZ, Fernando 2 FILHO, Milani REZENDE, José 2 VARELA, Siqueira OYADOMARI, Tiomatsu 2 SANTOS, Toledo NASCIMENTO, Sabrina 2 NASCIMENTO, Moreira MATOS, Santos 2 HOFER, Elza LUNKES, João 2 TARIFA, Resquetti COSTA, Freitas 2 SOUZA, Artur BEUREN, Maria 2 ALMEIDA, Mendes 2 Fonte: Pesquisa realizada pelo autor (2015). Nº de Publicações 4 3 3 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2. A Tabela 3 ratifica que os autores que tiveram maior relevância no conjunto bibliográfico, foram AGUIAR com 05 artigos no Congresso ANPCONT, em seguida SOUZA.

(17) 16. com 04 artigos e BEUREN com 04 artigos no Congresso USP, seguindo de OYADOMARI e SOUZA, pelo Congresso USP e SANT’ANNA, MARQUEZA, FREZATTI com 03 artigos cada. Salienta-se que estes autores correspondem a 9,55 % da amostra total de publicações por autor.. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. Este trabalho teve como objetivo investigar as características bibliométricas das publicações da área temática Controladoria e Contabilidade Gerencial nos Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e no Congresso da Associação Nacional dos Programas de PósGraduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) no período de 2007 a 2014. No ano de 2007, o congresso USP obteve o maior índice de publicações para a temática controladoria com 13 artigos e o seu menor indicador em 2008 e 2010 com apenas um artigo em cada. Na mesma temática o congresso ANPCONT teve seu ápice nos de 2009 e 2014 com 10 publicações cada. Já na área Contabilidade Gerencial o congresso USP teve seu cume de artigos no ano de 2010 e o seu mínimo em 2013 com 4 publicações. No ANPCONT os valores máximo e mínimo foram 25 e 12 nos anos de 2013 e 2007 respectivamente. Verificou-se na pesquisa que apesar do Congresso USP ter uma maior quantidade de artigos publicados e ser mais histórico que o Congresso ANPCONT, equipara-se os estudos onde o congresso ANPCONT se mostrou em sua totalidade, uma quantidade semelhante ao Congresso USP. Foi desmembrada a quantidade de artigos nas áreas pesquisadas, através de uma linha de tendência a evolução das publicações anualmente. Percebe-se que no congresso ANPCONT as publicações mantiveram uma leve homogeneidade durante o período estudado, variando as publicações entre 18 e 28 no seu quantitativo. Ao analisar o congresso USP, a linha de tendência apresentou uma variância entre 8 a 40 artigo, mostrando uma discrepância em relação a quantidade de publicações. Em se tratando da comparação entre controladoria e contabilidade gerencial, no ANPCONT a temática controladoria manteve mais publicações do que o congresso USP em sua totalidade. E na área contabilidade gerencial o congresso USP mantem maior quantidade de artigos publicados. Do total da amostra de autores (293) catalogados no estudo, 221autores tiveram apenas uma publicação e 30 autores se evidenciaram no que se refere a quantidade artigos publicados na contagem de 2 a 5 estudos..

(18) 17. As principais limitações encontradas no presente estudo foram, inicialmente, as bases de dados dos referidos sites dos periódicos que estavam incompletas em alguns anos e não dispuseram de todos os dados pesquisados: como nomes de autores, onde utilizou-se para verificar o montante de artigos publicados por autor, contribuindo a consolidar o número de artigos da amostra. A pesquisa visou contribuir para a formação acadêmica no que diz respeito ao estudo bibliométrico, evidenciando sua importância durante o período de 8(oito) anos em uma mesma base de anos. Fica a sugestão para novas pesquisas bibliométricas abordando outras áreas temáticas além da escolhida e uma expansão de periódicos, utilizando de maiores detalhes em palavraschaves relacionadas ao tema e comparar a relevância de uma área e outra por área temática.. ABSTRACT This study aims to investigate the bibliometric characteristics of the subject area Publications Accounting and Managerial Accounting at USP Controllership and Accounting Congress and the Congress of the National Association of Graduate Programs in Accounting (ANPCONT) between 2007 and 2014 . This is an exploratory research about the purpose and literature in relation to technical procedures. The selection of researched articles, was focused on establishing how many Controllership and Management Accounting articles were published in the years mentioned, differentiating them by title, abstract and keywords. In analyzing the results verified the amount of articles on the subject controlling and management accounting, which has been published in the congresses mentioned a year and its entirety. Another point studied was the amount of the most prolific authors, especially in ANPCONT Congress, with AGUIAR (5) and SOUZA (4) publications, already in Congress USP has BEUREN (4) publications on the sample universe. The results show that: the ANPCONT Congress, despite having a smaller number of published articles (591 items), has a higher index of publications dealt with the issue 33.16% (196 items) and USP Congress 800 presents articles, but at a lower margin of 25.25% (202 articles). Analyzing the years with the highest number of publications, the USP Congress stands out with 47.91% and 38.46% in Accounting in Management Accounting. However analyzing generalized forms the USP Congress had greater publication in Managerial Accounting area 51.68% (154) and the Congress ANPCONT greater representation to the topic Controlling 52% (52). Keywords: Comptroller. Management Accounting. Bibliometrics..

(19) 18. REFERÊNCIAS ALMEIDA, L. B. de et al. Controladoria. In: Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. Armando Catelli (coordenador). São Paulo: Atlas, 2001. Disponivel em:< file:///C:/Users/Valber%20Maia/Downloads/Tesemarcioborinelli.pdf>. Acesso em: 28 abril 2015. ANPCONT - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Site Oficial. Disponível em: < http://www.ANPCONT.org.br/congressosANPCONT >. Acesso em: 1 Maio 2015. ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Em Questão. Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan. / jun. 2006. ATKINSON, Anthony A et al. Contabilidade Gerencial. Tradução de André Olímpio Mosselman Du Chenoy Castro. Revisão Técnica de Rubens Fama. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. BLONKOSKI, Paula Renata. Contabilidade Gerencial: Análise Bibliométrica e Sistêmica da Literatura Científica. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Paraná, 2013. CARDOSO, Ricardo Lopes et al. Pesquisa Científica em Contabilidade entre 1990 e 2003. Revista Administração de Empresas – RAE, v, 43, junho, 2005. CATELLI, Armando (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001. CHEN, Y.; CHONG, P. P.; TONG, M. Y. The Simon-Yule Approach to Bibliometric Modeling. Information Processing & Management. v. 30, n. 4, p. 535-56, 1994. DANI, Andréia Carpes ; BEUREN, Ilse Maria . Nível de Integração dos Sistemas de Contabilidade Financeira e Gerencial Com o Processo de Convergência Contábil e a Efetividade da Controladoria. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade – REPEC. Brasilia,v.8,n 3, art. 4, p.289-308. Disponivel em: <file:///C:/Users/Valber%20Maia/Downloads/Dani_Beuren_2014_Nivel-de-integracao-dossistem_32587.pdf>. Acesso em: 12 Maio 2015. FIPECAFI. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Site Oficial. Disponível em: < http://www.congressousp.fipecafi.org/anais_congresso.aspx >. Acesso em: 1 Maio 2015. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FREZATTI, Fabio. Diferenciações entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial: uma pesquisa empírica a partir de pesquisadores de vários países 1, 2 e 3. (Estudos apostilados). Disponível em: < file:///C:/Users/Valber%20Maia/Downloads/frezati%202007%20artigo%20gerencial%20(1).p df >. Acesso em: 5 Maio 2015. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007..

(20) 19. Hansen, D. R.; Mowen, Maryanne M.. Cost management. 2nd. edition, Cincinnati, Ohio: South-Western College Publications, 1997 HORNGREN, Charles TDATAR, Srikant M.; FOSTER, George. Fundamentos de contabilidade de custos. In: Contabilidade de custos: uma abordagem gerencial. Tradução Robert Brian Taylor; revisão técnica / Arthur Ridolfo Neto, Antonieta E. Magalhães Oliveira, Fábio Gallo Garcia. V.1, 11 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade Gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998. LEITE FILHO, G. A.; PAULO JR, J.; SIQUEIRA, R. L. Revista Contabilidade & Finanças USP: uma análise bibliométrica de 1999 a 2006. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABI-LIDADE, 7., 2007, São Paulo. Anais... São Paulo/SP: EAC FEA-USP, 2007. Disponivel em: < http://www.revista.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/article/viewFile/81/68> acesso em:28 Abril 2015. LOUDERBACK, J.G.; HOLMEN, J.; DOMINIAK, G.. Managerial accounting. 9th edition, Cincinnati: South-Western College Publ, 2000. MELO, D. L. S. et al. Controladoria: Um estudo bibliométrico dos artigos publicados em periódicos avaliados pela CAPES. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 5, p. 66-82, 2013. Disponível em: < http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/rcc/article/viewFile/31269/21744 >. Acesso em: 20 Abr 2015. MOSIMANN, Clara P.; FISCH, Silvio. Controladoria: seu papel na administração das empresas. São Paulo: Atlas, 1999. OLIVEIRA, Liliam Rodrigues de; PONTE, Vera Maria Rodrigues. O Papel da Controladoria nos Fundos de Pensão. Fortaleza: RCC – Revista Contemporânea de Contabilidade, 2006. Disponível em :< https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/879>. Acesso em 03 Abril 2015 PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Estratégia e Operacional: Conceitos, estrutura, aplicação. 3. Rev atual. – São Paulo: Thomson Learning, 2012. ______. Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2012. ______. Contabilidade Gerencial. Um enfoque em sistema de informação contábil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000. RAUPP, Fabiano Maury; MARTINS, Samuel João; BEUREN, Ilse Maria. Utilização de controles de gestão nas maiores indústrias catarinenses. Revista Contabilidade & Finanças On-line version. ISSN 1808-057X. Rev. contab. finanç. vol.17 n.40 São Paulo Jan. / Apr 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151970772006000100009&script=sci_arttext >. Acesso em: 23 Maio 2015. Cxza\ AZ.

(21) 20. RIBEIRO, S. P. et al. Estudo bibliométrico em controladoria no congresso brasileiro de custos no período de 2004 a 2010. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 18, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABCUSTOS, 2011. RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica. Paracambi: FAETEC/IST Paracambi, 2015. Disponível em: < http://unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodologia_cientifica.pdf >. Acesso em: 27 Maio 2015. SAES, S. G. Estudo bibliométrico das publicações em economia da saúde no Brasil, 1989-1998. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Serviços de Saúde) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, 2000. VANTI, N. Da Bibliometria à Webometria: uma Exploração Conceitual dos Mecanismos Utilizados para Medir o Registro da Informação e a Difusão do Conhecimento. Ciência da Informação. Brasília. v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago, 2002..

(22)

Referências

Documentos relacionados

Modelo de elevação digital da área de estudo em tons de cinza (a) e em cores (b), sendo possível constatar que os rios Padauari e Carabinani fluem em sentido oposto ao

Campus Oferta de Vaga Turno Inscri¸ c˜ ao Nome Classifica¸ c˜ ao Lista Escore.

O Projeto consiste no desenvolvimento do jogo “Do início ao Fim do mundo 2” para dispositivos mobile com sistemas operacionais Android bem como Windows Phone e

(Berkeley, AN, Questão 46). Berkeley assume que o cálculo infinitesimal é um caso da aplicação da álgebra a um objeto particular, a saber: ideias percebidas. Com isso, é possível

A importância do conhecimento da dinâmica existente em um riser de produção de petróleo e a medição do movimento de um modelo reduzido, levou ao desenvolvimento de um método para

Observou-se o sentido do cuidado da dor nas práticas da saúde coletiva em três categorias analíticas: a dor no contexto de vida, a linguagem no cuidado da pessoa em dor, e a

La Valorización del medio ambiente, enten- dido como la menor contaminación, cuidado a los animales y del ecosistema, pero también vinculado a un cambio de actitud de las perso- nas

We found that plots with higher bamboo dominance have lower tree density and higher basal area of dead trees, whereas those plots have higher functional and taxonomic