• Nenhum resultado encontrado

ivan lima nunes de viveiros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ivan lima nunes de viveiros"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

SÃO PAULO

PROPOSTA DE POSICIONAMENTO DA MARCA SISTUR VIAGENS

COMO AGÊNCIA DE VIAGENS DE TURISMO E LAZER

Ivan Lima Nunes de Viveiros

São Paulo

2010

(2)

PROPOSTA DE POSICIONAMENTO DA MARCA SISTUR VIAGENS

COMO AGÊNCIA DE VIAGENS DE TURISMO E LAZER

(3)

SUMÁRIO

1- Introdução...4

2- Localização...4

3- Análise da Empresa...5

4- Clientes...6

5- Definição do Segmento de Mercado...9

6- Ações do Ministério do Turismo...12

7- Estratégia de Divulgação...13

8- Análise Swot...16

9- Posicionamento de Marca...17

10- Plano de Ação e Prazos...20

11- Criação da Campanha...22

12-Investimento...31

13-Considerações Finais...34

(4)

1- Introdução

Este trabalho tem como objetivo propor um posicionamento de marca a Sistur Viagens no segmento agência de viagens de turismo e lazer.

O primeiro contato com a agência foi realizado em janeiro de 2009, em visita ao Shopping Santana. Ao observar a agência, notou-se que havia potencial a ser desenvolvido. Então, conversando com a agente de viagens e proprietária da agência, Carolina Miranda, que apontou a necessidade de melhor divulgação e visibilidade da agência, para que atraísse um número maior de clientes, especialmente em época de baixa temporada. No entanto, salientou que não havia um departamento de marketing disponível na agência para realizar o trabalho.

Aliando a necessidade apontada pela agente com o objetivo de desenvolver um trabalho mercadológico no segmento de turismo, foi criada uma proposta de trabalho sendo o reposicionamento da marca da agência, aliado a um plano de divulgação que poderia ser desenvolvido e oferecido futuramente.

2- Localização

A Sistur Viagens é uma agência de pequeno porte localizada no Shopping Santana, local extremamente privilegiado por estar em uma região valorizada como polo comercial da zona norte de São Paulo. Seu endereço é rua Voluntários da Pátria, 2.182, segundo piso, nº 65, em frente à praça de alimentação do shopping. A agência possui cerca de 500 clientes cadastrados, sendo a maioria residente em bairros próximos, como Mandaqui, Tucuruvi, Parada Inglesa e Jardim São Paulo, embora haja clientes de outras regiões, cidades e até mesmo estados.

(5)

3- Análise da empresa

A Sistur Viagens busca se distinguir de seus concorrentes optando pela diferenciação no atendimento. Um dos objetivos da Sistur Viagens é ampliar o cadastro de clientes e posteriormente aumentar seu fluxo de vendas.

A empresa não contrata nenhum tipo de divulgação, embora já a tenha feito no espaço do jornal Metrô News, que possui tiragem diária de 120 mil exemplares, distribuídos nas estações de metrô de São Paulo. Seu trabalho também foi divulgado na revista Viagem e Turismo, que possui tiragem mensal de 90 mil exemplares. Ambas as divulgações foram feitas por intermédio de operadoras turísticas que anunciam roteiros turísticos como exmeplo a operadora Tia Augusta. Operadoras neste caso selecionam agências de viagem para divulgação de contato e localização. Nesse tipo de divulgação a agência ganha o espaço e não paga nada por ele. De acordo com Carolina Miranda, agente de viagens e proprietária, a agência não teve aumento de vendas com as propagandas gratuitas, e acredita que o volume de suas vendas ocorre por conta da fidelização e indicação dos atuais clientes.

A Sistur Viagens possui material promocional de seus fornecedores, como panfletos, distribuídos aos clientes e visitantes da agência, para que seu produto seja exposto e vendido pelas agências ao cliente final.

Uma prática de acordo com bons resultados e agrada aos clientes é a chamada pós-venda, em que os atendentes entram em contato quando o cliente retorna de sua viagem, além de datas especiais como aniversário, por exemplo. Nessa prática, a agência se promove e faz com que o cliente se sinta especial e importante, vindo a se lembrar da empresa quando necessitar de outros serviços turísticos. Isso gera a fidelização.

Além de não realizar nenhum tipo de divulgação ou ações de marketing, a Sistur Viagens não possui um departamento de relações públicas.

A empresa tem como objetivo comercializar produtos e serviços de viagens e atender as expectativas dos clientes com pacotes turísticos, passagens aéreas

(6)

nacionais e internacionais, seguro viagens, reservas de hotéis, cruzeiros marítimos e locações de automóveis.

4- Clientes

Com o intuito de conhecer o cliente e aplicar uma estratégia adequada, a agência aplicou uma pesquisa com seus clientes, que será utilizada para determinar a estratégias de comunicação.

A pesquisa foi formulada pela agente de viagens e proprietária, Carolina Miranda, que identificou o patrimônio da empresa e seu modo de administrá-la, bem como o atendimento e seu contexto no mercado. Aproveitando a necessidade de descobrir informações junto ao seu cliente e criar meios de oferecer um serviço que atenda da melhor suas necessidades. Esse fator foi apontado como necessário para a maior participação no mercado. Contando com uma amostra de 100 clientes, a pesquisa foi elaborada em outubro de 2009 e aplicada no mês seguinte.

Tabela 1. Faixa etária.

Faixa Etária Número de entrevistados %

16 a 25 anos 10 10 26 a 35 anos 16 16 36 a 45 anos 17 17 46 a 55 anos 15 15 56 a 65 anos 19 19 Mais de 66 anos 23 23 Total 100 100

(7)

Gráfico 1. Faixa etária.

Conforme a pesquisa, há uma demanda maior de clientes com idade superior a 56 anos, sendo que 42% dos consumidores são da chamada terceira idade consumidora.

De acordo com o Estatuto do idoso (2003), estão nessa categoria apenas pessoas acima de 60 anos. Entretanto, em termos mercadológicos, podemos definir que o turista de terceira idade é o consumidor acima de 55 anos, visto que as leis trabalhistas brasileiras disponibilizam a esses indivíduos a possibilidade de se aposentarem já nessa idade.

Tabela 2. Faixa de renda

Faixa de Renda Numero de entrevistados % 0 a 4 salários mínimos 1 1 5 a 8 salários mínimos 36 36 9 a 12 salários mínimos 38 38 13 a 16 salários mínimos 20 20 17 a 20 salários mínimos 5 5 mais de 20 salários mínimos 0 0

Total 100 100

(8)

Gráfico 2. Faixa de Renda

De acordo com os dados, temos a maioria de clientes na classe C na faixa de 5 a 12 salários mínimos. Isso corresponde a aproximadamente 74% do total de vendas da agência.

Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as classes sociais são enquadradas de acordo com a renda das famílias.

Abaixo a distribuição das classes:

Classe A – Renda acima de 30 salários mínimos. Classe B – Renda entre 15 e 30 salários mínimos. Classe C – Renda entre 6 e 15 salários mínimos. Classe D – Renda de 2 a 6 salários mínimos. Classe E – Renda de até 2 salários mínimos. Fonte: IBGE

(9)

Gráfico 3.Destinos mais procurados.

A Sistur Viagens comercializa cerca de 32% de suas viagens ao litoral nordestino, seguido de 19% para viagens internacionais, 17% para a Região Sudeste, 19% para a Região Sul e 13% para cruzeiros marítimos.

5- Definição do segmento de mercado

Considerando que a pesquisa da Agência Sistur apresentou um percentual considerável de clientes na chamada terceira idade, buscaremos focar este nicho de mercado, utilizando as formas mais adequadas de divulgação do serviço.

Inicialmente, temos que identificar os hábitos de consumo e as preferências desse público além de melhor preparação dos agentes para um atendimento especializado. Atualmente a população vive mais e de forma saudável. Hoje, é comum vermos homens e mulheres de terceira idade desempenhando com maior vigor e responsabilidade as atividades familiares e profissionais, com grande destaque nas questões sociais e econômicas.

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, a faixa etária composta por pessoas de terceira idade é a que mais cresce no Brasil, e este público tem aumentado de forma gradativa e considerável o consumo de produtos de bens e serviços; ressalta-se que 80% deste grupo recebe aposentadorias e pensões, foi constatado que mudanças no perfil de compra e no maior acesso à comunicação tornam o consumidor mais

(10)

exigente e, ao mesmo tempo, mais flexível, o que permite a inserção de novos conceitos e novas ideias.

De acordo com outra pesquisa, realizada pela Custom Research Brasil (GFK Brasil), a terceira idade tem um poder de consumo acima da média nacional; para o diretor do instituto e responsável pela pesquisa, Marcello Guerra, o estudo contraria o estereótipo de que o idoso é dependente financeiramente e não possui poder de decisão.

O mercado vê este crescimento e tem se preparado em diversos segmentos para atender a demanda; filas preferenciais em bancos, pacotes turísticos especializados, produtos cosméticos e aumento de opções de entretenimento para a terceira idade são sinais de que o mercado está mudando sua visão em relação a esse público. Não se pode descartar o aumento do poder de compra das classes emergentes nos últimos anos e seu impacto na economia brasileira; em matéria no site IG Economia, o varejo e os bancos miram as classes C e D, visando esse aumento do poder de compra, que mostra efeitos no mercado e, por consequência, a criação de produtos para esse nicho, que inclui também a terceira idade.

Para mostrar os hábitos da terceira idade os institutos de pesquisa Data Folha, Provar e IBGE informam abaixo que:

 20% associam as compras como atividade de lazer.

 70% não compram por impulso e evitam compras aos finais de semana.

 72% saem de casa todos os dias.

 O potencial de consumo da terceira idade é de R$ 7,5 bilhões.

 Estão em maior número nas classes A e B do que a média nacional.

Outra característica desse segmento da população é a maior preocupação com a saúde, como a busca de atividades físicas e melhor alimentação, o que repercute

(11)

em melhores condições física e psicológica. No entanto, podemos entender que há perfis diferentes e gostos por atividades diferentes nesse mesmo público.

O consumidor de terceira idade é diferenciado e deve ser tratado como tal; no entanto, não devemos utilizar uma imagem que o mostre como ultrapassado ou limitado, bem como paradigmas que ressaltem diferenças em relação ao público mais jovem; ao invés disso, devemos buscar a melhor imagem para os produtos que atendam melhor suas expectativas, de acordo com seus anseios, respeitando a particularidade de cada cliente.

Por meio de pesquisas e números consolidados, o mercado está mudando seu modo de encarar esse tipo de consumidor, já que, além de em muitas vezes assumir a responsabilidade pela família, o idoso pode também ser considerado formador de opinião. Por essas razões o idoso não deve ser rotulado.

A idade não ressalta limitações humanas, e sim uma enorme experiência, maior conhecimento e exigência com o mercado, adquirida ao longo dos anos; sendo a viagem algo muito significativo na vida de uma pessoa, deve ser trabalhada de forma minuciosa para a completa satisfação do cliente.

Abaixo algumas das opções mais procuradas no mercado turístico nacional pelo público da “melhor idade”, de acordo com dados coletados pelo Portal IG:

Caldas Novas (GO), Fortaleza (CE), Natal (RN), Cidades históricas (MG), águas de Lindóia (SP), Serras Gaúchas (RS), Serra Negra (SP), Socorro (SP), Holambra (SP), Bonito (MS) e Portugal.

Esses destinos servem apenas como referência de aceitação do público-alvo, já que existem inúmeras opções turísticas no Brasil e no mundo.

(12)

6- Ações do Ministério do Turismo

Viaja Mais Melhor Idade

O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo e tem por finalidade:

 estimular brasileiros acima de 60 anos a viajarem pelo país na baixa ocupação;

 ofertar pacotes com descontos exclusivos incluindo meios de hospedagem como parte do programa;

 organizar pacotes customizados;

 oferecer descontos especiais;

 expandir o turismo interno na baixa temporada.

O programa Viaja Mais Melhor Idade oferece exclusividade para melhor idade, como desconto de 50% em hotéis; no site temos tarifa-balcão com o mesmo desconto para hotéis cadastrados no programa.

No site http://www.viajamais.com.br/viajamais/produtos há também a oferta de pacotes de operadoras para destinos nacionais.

Os pacotes podem ser comercializados por qualquer agência. Há pacotes customizados e o programa viaja mais oferece curso de capacitação gratuito para viabilizar um maior conhecimento aos agentes para comercialização de pacotes a este nicho de mercado.

(13)

 Pacotes básicos: com várias saídas, origens e destinos ao longo do ano, que incluem pensão completa e outros diversos detalhes, tudo voltado para deixar quem tem mais de 60 anos à vontade. São pacotes que segue a mesma risca dos pacotes especiais, porém incluem meia pensão e nem todos têm saídas com grandes grupos de idosos.

 Pacotes especiais: são os pacotes customizados com atividades e destinos especiais que os tornam únicos. Seguem a mesma risca dos pacotes básicos, porém incluem pensão completa, guia especializado e mais de dois passeios. Este tipo de pacote normalmente tem saídas e origens pré-determinadas. Podemos definir que o Viaja Mais Melhor Idade é uma ação de marketing do Ministério do Turismo para aumentar a demanda na baixa temporada.

Através de consulta com Debora Dias, agente de viagens da maior operadora do país, a CVC Viagens e Turismo, fomos informados que não há uma quantidade considerável de produtos com tanta especificidade para que se possa considerá-los específicos à terceira idade; no entanto, o atendimento a esse público necessita de alguns critérios e conceitos que devem ser inseridos no momento da venda, para que se possa proporcionar maior conforto, segurança e o atendimento de suas expectativas. O seguro viagem é um serviço solicitado com frequência pelos clientes da terceira idade; no entanto, dificilmente é incluído no valor do pacote.

7- Estratégia de Divulgação

Inicialmente devemos buscar os meios de divulgação mais adequados para atingir o público pesquisado além de identificarmos possíveis melhorias visuais e no atendimento do ponto de venda.

(14)

Tabela 4. Forma de conhecimento da agência. Forma de conhecimento da agência Número de entrevistados % Internet 12 12 Jornal 3 3 Folder 5 5 Fachada 35 35 Indicação de amigos / parentes 45 45 Total 100 100

Fonte: Sistur Viagens

Tabela 4. Forma de conhecimento da agência.

O gráfico mostra que, a visibilidade da agência, acompanhada da indicação pessoal, somam 80% de sua divulgação.

Um fator positivo para a Sistur Viagens é o índice de satisfação do cliente em relação ao atendimento.

(15)

Tabela 5. Avaliação dos clientes quanto à qualidade no atendimento. Avaliação do atendimento Nº de entrevistados % Ruim 0 0 Regular 1 1 Bom 37 37 Ótimo 62 62 Total 100 100

Fonte: Sistur Viagens (2009)

Gráfico 5. Avaliação dos clientes quanto à qualidade no atendimento.

A agência tem como característica um ambiente agradável, e um ótimo atendimento efetuado em seu ponto de venda, sendo um ponto forte no estabelecimento.

(16)

8- Análise SWOT

Abaixo uma Análise Swot da Agência, com definições de pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Segundo Kotler (2000, p. 98) “a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada analise SWOT (dos termos stregths, weakness, oportunities e threats)”

Pontos Fortes

 Excelente localização na zona norte, no bairro de Santana;

 Única agência de turismo no shopping;

 Atendimento qualificado;

 Variedade de produtos e serviços;

 Parcerias com as principais operadoras turísticas.

Pontos Fracos

 Falta de visibilidade dentro do shopping;

 Carência de investimento em divulgação;

 Ambiente pequeno e com pouca exposição dos serviços oferecidos;

 Shopping não abre aos domingos.

Ameaças

 Grande concorrência de agências de lazer na região do shopping;

(17)

 Mercado sensível à economia.

Oportunidades

 Aumento da demanda por viagens;

 Ascensão da classe C;

 Políticas governamentais que incentivam maior fluxo de viagens na baixa temporada;

 Grande fluxo de vendas em períodos de férias e feriados.

9- Posicionamento da Marca

Imagem da marca: como é percebida hoje.

A agência Sistur não possui foco na marca e a define como “agência de viagens” de maneira genérica, e utiliza as cores da operadora CVC a qual tem destaque em sua fachada conforme foto abaixo.

Identidade: de como a marca seja percebida.

De acordo com os dados revelados sobre a importância do nicho terceira idade, considera-se para efeito de estudo que a agência deveria desenvolver o segmento de lazer com foco e ações nesse público.

Sugerimos que a campanha de divulgação da Agência Sistur concentre-se em algumas mídias:

a) Utilização do box de vidro externo do shopping para expor cartaz de divulgação da agência e de suas principais promoções;

(18)

Box de vidro localizado na parte externa do Shopping, na Rua Gabriel Piza.

b) Utilização de displays no ponto de venda, com a finalidade de expor e promover o os produtos de forma mais enfática.

c) Panfletagem feita por promotores em locais estratégicos da região em que se situa a agência Sistur:

 Parque Horto Florestal;

 Entrada do Shopping Santana;

 Supermercados da região, como o Pastorinho e o Bergamini.

Os locais definidos são estratégicos para a campanha regional, independentemente de o cliente conhecer ou não a agência ou sua localização; a idéia é estimular maior visitação à agência, aproveitando o ponto forte de o shopping ter uma localização privilegiada e ser fluxo de inúmeras pessoas que passam pelo bairro.

d) Take-one, que é uma espécie de folder sem dobra, para serem distribuídos nas mesas da agência para informações promocionais ao cliente.

e) Uma das estratégias da Sistur é buscar parcerias e acordos com diferentes segmentos turísticos, com a finalidade de oferecer prêmios e sorteios aos clientes, ações em que a marca do fornecedor fica em evidência. Uma possibilidade é seu produto ser sorteado ao cliente final. Exemplo desta campanha é o contato com a rede Plaza Inn de hotéis.

e) Envio de mala-direta, pois possibilita maior seletividade do mercado-alvo. O remetente pode escolher o perfil que deseja atingir comprando um mailing de empresas especializadas nesse tipo de divulgação.

f) Utilizar a mesma imagem criada pela empresa para nova atualização no site, tornando-o mais dinâmico e mostrando mais opções de interatividade com o cliente. Para o início da divulgação é necessária a contratação de duas promotoras.

(19)

A estratégia é possuir abrangência regional, tendo em vista um investimento focado no bairro de Santana, polo comercial da região, e estabelecimentos comerciais de bairros próximos.

A logomarca da Sistur Viagens terá destaque em todas as peças de divulgação e no site, o intuito é criar uma identidade única a marca. O conceito criativo é mostrar que a Sistur Viagens é uma agência especializada e que o cliente tem as melhores opções de viagens devido ao comprometimento da agência em oferecer serviços turísticos dentro de suas expectativas.

Objetivos da divulgação:

 Criar identificação do cliente com a empresa.

 Focar o público acima de 55 anos.

 Aumentar a demanda na baixa temporada.

 Apelo emocional na divulgação.

 Criar a imagem de credibilidade e confiança do cliente.

 Mostrar um serviço diferenciado em consultoria de viagens e criar a imagem de que a Sistur é a melhor opção no segmento de viagens no segmento de terceira idade.

(20)

10- Plano de ação e prazos

Inicialmente, haverá panfletagem em uma das entradas do shopping, em mesa de acrílico com promotora, uniformizada nas cores azul e verde, que informará aos clientes sobre os produtos, promoções, vantagens e a localização da loja. A promotora não abordará os clientes, pois haverá uma ação promocional, em que o cliente que efetuar um cadastro concorrerá a um final de semana em Campos do Jordão na baixa temporada com direito acompanhante; depois no final será sorteada uma viagem para Ilha Bela com hospedagem na mesma rede de hotéis. O intuito é ampliar o banco de dados de clientes da agência, porém com enfoque no público-alvo desta ação. Posteriormente entraremos em contato com os clientes para oferecer produtos e serviços da agência.

Verificamos com a coordenadora de vendas da rede Plaza Inn, Elaine Canto, a viabilidade de o hotel nos conceder 2 cortesias para apartamentos duplos de 2 hotéis da rede, em baixa temporada, com o intuito de as utilizarmos no sorteio da ação promocional da agência. Oferecemos a proposta de divulgar a imagem do hotel nos panfletos de divulgação e cartazes da ação promocional feitos pela agência. A coordenadora nos confirmou a possibilidade e considerou ser de interesse do hotel expor sua marca em agências de viagem por esse meio, pois há uma “troca” fornecedor-vendedor final, que traz benefícios para ambos.

Cronograma a) Panfletagem:

CRONOGRAMA 2010 Agosto Setembro Outubro

Semanas - divulgação PDV 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4

segunda á sabado - Shopping x x x x x x x x x x x x

sábado e domingo (Horto) (manhã) x x x

sábado e domingo (Supermercado A) x x x x x x

(21)

Acima, estão assinalados os locais onde serão feitas as ações de divulgação semanais da agência Sistur, enquanto no shopping haverá durante todo o mês. Nos supermercados e no Horto Florestal serão alternados semanalmente no período matutino.

A ação promocional se iniciará dia 2 de agosto segunda feira no Shopping Santana e terá seu término com o último sorteio dia 23 de outubro.

Ação no Horto Floresta começa apenas em meados de setembro. Supermercado A Pastorinho e Supermercado B Bergamini.

Haverá 2 promotoras sendo uma no shopping das 10 às 19hs e outra que irá trabalhar apenas aos sábados e domingos meio período das 08:30 às 13:30hs nas localidades pré determinadas.

b) Mala-direta:

Será enviada pela empresa que realiza impressão e envio. Serão 10000 impressos enviados, no início de setembro, ao público-alvo na zona norte de São Paulo.

c) Box de Vidro:

Será alugado durante três meses. A vitrine externa do shopping será alterada quinzenalmente para a divulgação de diferentes produtos da agência.

d) Fachada da agência:

Será alterada, com as cores, nova logomarca e um cartaz divulgando a campanha, além de material promocional pronto para ser distribuído aos clientes no início de agosto, quando o ponto de venda estará disponível.

(22)

12- Criação da Campanha

Conceito Criativo

A campanha da Sistur Viagens reunirá a divulgação de inúmeros destinos turísticos com foco na baixa temporada. A ideia é mostrar a Sistur como a melhor opção de compra para o consumidor de terceira idade, por isso todas as peças reforçarão essa imagem; retornaremos com a cor verde tradicional da empresa, acrescentando o azul de plano de fundo com grafia suave e de fácil leitura.

“Sistur Sua Melhor Viagem” - Conceito da agência.

“Sistur Sua Melhor Idade” - Conceito para divulgação ao público-alvo de terceira idade.

Sistur logomarca:

(23)

Cartaz da loja e do estande na entrada do shopping com a primeira ação promocional, uma viagem para Campos do Jordão:

(24)

Peça para o box de vidro que será trocada quinzenalmente e informará os destinos em destaque:

(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)

13- Investimento

Abaixo previsão de valores para o investimento nesta ação. Impresso Digital – Copiadora, Gráfica e Sinalização.

Cupom Panfleto - 15.000 unidades = R$ 840,00. Peça Take One - 5000 unidades = R$ 420,00. Cupom - 5000 unidades = R$ 360,00.

Cartaz pequeno para o Estande - 4 unidades R$ 300,00.

Cartaz promocional grande, para o Box de Vidro – 4 unidades R$ 1224,00.

Empresa: Doron Central de Compras Gráficas e Envios de Mala Direta. Impressão – Mala Direta 15.000 unidades R$ 1920,00

Envio mala direta 15.000 unidades R$ 450,00. Total R$ 2370,00.

Pontos de Divulgação:

Shopping Santana, Rua Voluntários da Pátria 2182.

Estande na porta principal do Shopping por três meses valor total R$ 2700,00. Box de vidro externo na Lateral do Shopping por três meses R$ 600,00.

Parque Horto Florestal, Rua do Horto nº 931.

Valor estimado pela administradora do parque Ana Lúcia por 6 dias nas semanas pré determinadas no valor de R$ 720,00 reais. Neste local teremos disponíveis toda infraestrutura do estande no Espaço Vida, ambiente de exposições do Horto Florestal, atualmente esta ocorrendo a Feira das Orquídeas.

Não distribuiremos panfletos aos clientes, apenas o cartão de contato da agência em papel reciclável.

(32)

Supermercado Bergamini – Avenida Doutor Francisco Ranieri, 834. Lauzane Paulista.

De acordo com contato de Vanderlei Nogueira, gerente desta unidade Bergamini, produtos comercializados no supermercado não são cobrados espaços para degustação ou exposição do produto, no caso de um produto externo que é a divulgação de uma agência de viagens o valor é determinado pela avaliação da imobiliária. O valor médio estipulado pela imobiliária Contil que cuida do espaço do supermercado é de 80 reais somando as diárias temos o valor final de R$ 960,00 por todo período.

Supermercado Pastorinho – Rua Conselheiro Moreira de Barros, 240. Santana. De acordo com Jucileide Maia responsável pela gerência do Supermercado Pastorinho este valor varia de acordo com o dia e o tempo da ação, como nossa ação é de poucos dias o valor cobrado para o estande ficar ao lado da entrada do supermercado é de 65 reais a diária, negociamos este valor devido à promotora permacer no local apenas 5 horas, totalizando R$ 780,00 por todo período.

Promotoras ( valor de referência consultado no site www.catho.com.br)

2 promotoras temporárias sendo:

1 - vaga para atuar no shopping de segunda a sábado das 10 às 19hs com 1 hora de intervalo. Salário R$ 713,00 reais + R$ 200,00 de ajuda de custo. Total R$ 2739,00.

1 – vaga para trabalhar aos finais de semana, período de 5 horas aos sábados e domingos. Salário dia R$ 50,00. Total R$ 1200,00 3 meses.

Uniforme das promotoras de divulgação: Empresa Maria Haus – Uniformes

Blusinha Baby look R$ 20,00 Calça R$ 25,00

Boné R$ 10,00

Total R$ 55,00 – 4 unidades, 2 por promotora R$ 220,00. Empresa: Mídia Marketing Solutions

(33)

Mesa de acrílico básica com imagem frontal impressa em alta resolução 2 Unidades R$ 900,00

Prêmiação da Agência

Hotéis em Campos do Jordão e Ilha Bela gratuitos – traslado incluso. Receptivo irá receber hóspedes em Ilha Bela para embarque na balsa. Transporte:

Ônibus – Saídas de São Paulo, terminal Tietê: Para Campos do Jordão, empresa Pássaro Marrom. Ida R$ 33,80 / Volta R$ 32,15

Para Ilha Bela, empresa Litorânea

Ida R$ 42,70 / Volta R$ 41,35 = total de transporte R$ 150,00.

Total estimado para o custo de implementação desta ação durante todo período é de R$ 16.483,00 reais.

Tabela:

MEIO/MATERIAL UTILIZADO VALORES

IMPRESSOS R$ 3.144,00 MALA DIRETA R$ 2.370,00 ESTANDE SHOPPING R$ 2.700,00 BOX DE VIDRO EXTERNO R$ 600,00 HORTO FLORESTAL R$ 720,00 BERGAMINI R$ 960,00 SUPERMERCADO PASTORINHO R$ 780,00 PROMOTORAS R$ 3.939,00 UNIFORMES R$ 220,00 MESA ACRÍLICO R$ 900,00 TRANSPORTE/ONIBUS R$ 150,00 TOTAL R$ 16.483,00

(34)

14- Considerações Finais

Durante o estudo e a proposta de trabalho com a agência Sistur Viagens, foi constatado por meio das informações coletadas com o cliente a possibilidade de segmentar o mercado da agência, focando a ação promocional na terceira idade. A finalidade desta proposta de trabalho não é apenas distribuir panfletos ou vender viagens e sim criar um vínculo maior entre o cliente e a empresa, visto que viajar é um bem imaterial, que estimula as pessoas viverem estes momentos em suas vidas, independentemente de época.

A partir disso, foi desenvolvido o projeto, que mostra - de forma objetiva e por meio de imagens - os destinos, o prazer e a tranquilidade de viajar na baixa temporada. Com um trabalho sem apelos que garantissem os melhores preços e prestações, mostrou-se que a Sistur Viagens está preparada para oferecer a qualquer faixa etária o melhor serviço. Afinal, a Sistur Viagens é a “sua melhor viagem”.

(35)

15- Referências Bibliográficas

a) Bibliograficas:

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10º Ed. São Paulo: Pratice Hall, 2000. Revista Turismo em Números – Ano 7 ed 68/2008.

Guia de Meios de Hospedagem 2010 – Viaja Mais Melhor Idade.

VIAJA MAIS MELHOR IDADE Disponível em: <http://www.viajamais.com.br/viajamais> Acesso em: 02 maio 2010.

PORTAL DO ENVELHECIMENTO Disponível em: http://www.portaldoenvelhecimento.net/acervo/artieop/Geral/artigo28.htm > Acesso em 02 maio 2010.

IG NOTICIAS ULTIMO SEGUNDO Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/12/01/ibge+expectativa+de+vida+no+brasil+che ga+aos+728+anos+9188230.html > Acesso em 02 maio 2010.

MUNDO MARKETING Disponível em:

<http://www.mundodomarketing.com.br/10,13177,terceira-idade-muda-habitos-de-consumo.htm > Acesso em 02 mai.2010.

VAI BRASIL VIAJA MAIS MELHOR IDADE Disponível em:

<http://www.vaibrasil.com.br/pacotes_melhor_idade_destinos_mapa.asp> - Acesso em 08 maio 2010.

EMPREENDEDOR Disponível em: <http://www.empreendedor.com.br/noticias/idosos-representam-17-do-poder-de-compra-do-pa%C3%ADs-aponta-pesquisa> Acesso em 09 maio 2010.

FOLHA UOL Disponível em:

<http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u316255.shtml> Acesso em 09 maio 2010

GFK CUSTOM RESERACH BRASIL Disponível em: <http://www.gfkcustomresearchbrasil.com/index.pt.html > acessado em 02 maio 2010.

IG ECONOMIA Disponível em:

<http://economia.ig.com.br/mercados/financeiro/como+varejo+bancos+miram+classes+c+e +d+em+2010/n1237554302504.html> Acesso em 02 maio 2010.

(36)

<http://www.cvc.com.br/site/_processoCompra/detalhes_destino.jsf?action=ProcessoComp raDetalhesDestino.init&codigoDestinoBase=122&codigoDestinoTuristico=2>acessado em 21 mar. 2010.

VISUAL TURISMO Disponível em: <http://www.visualturismo.com.br/roteiros/roteiros.aspx> Acesso em 02 maio 2010.

HOTEL PLAZA INN Disponível em: <http://reservas.plazainn.com.br/meu-login.aspx> Acesso em 11 maio 2010.

TROVIT EMPREGOS Disponível em: <http://empregos.trovitbrasil.com.br/vagas-promotora-vendas> Acesso em 30 maio 2010.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Outro aspecto interessante desse levantamento é o fato de que a tipificação dos pronomes foi se desenvolvendo ao longo do tempo: em Moraes Silva (1806), não há menção a tipos

[r]

constante de adsorção independe do tipo do nanotubo. 2) Tanto a energia de interação quanto a constante de adsorção dependem diretamente do raio dos nanotubos. O aumento no

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria Acadêmica Setor de Pesquisa 3 - Identificar os padrões morfológicos e espaciais de uso e ocupação

Por outro lado, a linha de maior Integração Global (1,24) e maior Integração Local (4,05) da modelagem axial é o trecho da Avenida Paraguassú localizada no 1º

O crescimento da população e muitas vezes a falta de planejamento de algumas cidades têm como conseqüência a segregação sócio-espacial. Nota-se que em áreas que possuem

In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS (6: 2002: Santa Cruz do Sul).. BARROSO, Véra Lúcia