• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – DIELMAR-Sociedade Industrial de Confecções (Alcains)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – DIELMAR-Sociedade Industrial de Confecções (Alcains)"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)
(2)

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Instituto Politécnico da Guarda

R E L A T Ó R I O D E E S T Á G I O

GONÇALO OLIVEIRA BENTO

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO EM COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA

(3)

I

Ficha de Identificação

Discente: Gonçalo Oliveira Bento Número da matrícula: 5008979

Escola de ensino: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Instituição: Instituto Politécnico da Guarda

Curso: Comunicação Multimédia

Orientadora: Professora Maria de Fátima Bartolomeu Cruz Gonçalves

Entidade onde se realizou o estágio: DIELMAR

Morada da entidade: Alcains, R. do Chafariz Velho, 6005-999 Castelo Branco

Website da entidade: www.dielmar.pt E-mail da entidade: geral@dielmar.pt

Telefone da entidade: +351 272 900 900 Supervisor do estágio: Ana Paula Rafael Grau académico: Licenciada em Direito

Duração do estágio curricular: três meses Início do estágio curricular: 1 de julho de 2019

(4)

II

AGRADECIMENTOS

Começo por agradecer ao Instituto Politécnico da Guarda que foi a minha segunda casa ao longo destes três anos e que sempre dispôs das melhores condições possíveis para o meu sucesso como aluno. Com especial destaque para todos os professores que me acompanharam ao longo deste percurso e me transmitiram valores que levo para a vida, em especial à Prof.ª Doutora Fátima Gonçalves que me aconselhou da melhor maneira desde a primeira aula e que se disponibilizou, de imediato, como minha orientadora para este importante passo como estagiário após meu pedido.

Um obrigado também à DIELMAR por me ter acolhido e concedido a oportunidade de estagiar com eles, um agradecimento especial à minha supervisora Ana Paula Rafael que sempre tentou passar-me valores e lições de vida, à Taiane Araújo e Inês Flores que estagiaram juntamente comigo no departamento de design gráfico e me deixaram sempre bastante confortável e contagiado com o seu bom humor, à Sílvia Jacinto do departamento de marketing que foi das pessoas mais incríveis que conheci e que sempre se dispôs a ajudar os outros desde o primeiro dia e, por fim, à Catarina Guerreiro, aluna também do IPG que todos os dias vinha com um sorriso na cara e fazia todos partilharem da mesma boa energia.

E, sem dúvida, agradecer à minha família e amigos por todo o apoio, não apenas nestes três anos, mas durante todo o meu percurso, em especial aos meus pais e ao meu irmão por todos os esforços e ensinamentos em prol do meu sucesso e felicidade.

(5)

III

RESUMO

Este relatório tem como finalidade expor todo o trabalho realizado ao longo de três meses de estágio, unidade curricular do curso de Comunicação Multimédia. Dividido em dois capítulos líderes, a empresa (DIELMAR), e o trabalho desenvolvido.

Esta oportunidade surgiu para uma posição no departamento de design gráfico no qual foram desenvolvidos vários produtos gráficos, animação, fotografia, edição de fotografia, etc., o que permitiu por realmente em prática toda a aprendizagem durante a licenciatura.

O primeiro capítulo (respetivamente), fala de toda a história e presença da entidade acolhedora “DIELMAR”, que nasceu em 1965 e que se situa em Alcains (Castelo Branco), desde sempre 100% portuguesa e que é reconhecida pela sua qualidade de excelência nos seus produtos e tecidos.

Já no segundo capítulo é todo o processo de trabalho que foi realizado ao longo deste período, desde a adaptação à concretização. A perspetiva da comunicação esteve sempre presente em todos os trabalhos e foi algo vital para conseguir passar a ideia pretendida pelos meios gráficos, este surgiu por meios de brainstormings, guiões, slogans, etc. Foi também feito um grande trabalho fotográfico ao longo do percurso, fotografia de modelos, produtos e empresa. Surgindo com estas anteriores a edição gráfica que foi a maior fatia de trabalho onde foi tratado desde retoque e edição de fotografia, um dos motivos pode ser visto na campanha

suit up to professional success onde foi feito todo o tratamento visual do modelo da campanha.

Além de retoque de imagens foi também produzido muito conteúdo gráfico tanto para nível interno como externo, tais como convites para desfiles, campanhas de reciclagem (interno), um pequeno livro que para além de todo o trabalho gráfico também requereu muito trabalho a nível impresso. Outra área que acabou por também fazer parte de todo este trabalho foi a animação, com a criação de imagens animadas para as redes sociais para promover produtos da empresa. Além de todas estas áreas abrangidas foi também um enorme aprendizado em termos menos digitais onde não tinha tanta experiência, como impressões, técnicas de corte e exposição.

O estágio teve uma duração de três meses, sendo iniciado no dia um de julho e terminado no dia um de outubro de 2019.

(6)

IV

ÍNDICE GERAL

Ficha de Identificação ... I Agradecimentos ... II Resumo ... III Índice de Figuras ... VI Lista de Acrónimos e Siglas ... VII

Introdução ... 1

CAPÍTULO I – A EMPRESA: DIELMAR ... 1

1.1 DIELMAR ... 2

1.2 Estrutura Corporativa ... 2

1.3 Identidade Visual da Empresa ... 4

1.3.1 Marca ... 5

1.3.2 Logótipo ... 5

1.4 Análise SWOT ... 6

CAPÍTULO II – ESTÁGIO CURRICULAR ... 8

2.1 Objetivos ... 9

2.2 Plano de Estágio ... 10

2.3 Cronograma ... 11

2.4 Atividades e Projetos ... 12

2.4.1 Espaço e Equipa ... 13

2.4.2 Convite Colombia Moda ... 13

2.4.3 Livro do Noivo ... 14

2.4.4 Planta Remodelação Gabinete ... 15

2.4.5 Sessão de Fotografias ... 16

2.4.6 Gif Fim-de-Semana Verão ... 18

2.4.7 Campanha Reciclagem ... 19

2.4.8 Filmagens NOS, behind the scenes ... 20

2.4.9 Campanha Suit Up to Professional Success ... 21

(7)

V 2.4.11 Convite modtissimo ... 24 Reflexão Final ... 25 Bibliografia ... 26 Anexos Apêndices

(8)

VI

ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1 – Parte da estrutura corporativa da DIELMAR ... 3

Figura 2 – Logótipo DIELMAR ... 5

Figura 3 – Análise SWOT ... 7

Figura 4 – Cronograma Estágio ... 11

Figura 5 - Convite Colombia Moda ... 14

Figura 6 - Livro do Noivo ... 15

Figura 7 - Planta Gabinete ... 16

Figura 8 - Fotografia Stock Service ... 17

Figura 9 - Gif Verão ... 18

Figura 10 - Campanha Reciclagem ... 19

Figura 11 - Filmagens NOS ... 20

Figura 12 - Campanha Suit Up to Professional Success ... 21

Figura 13 - Vinil Suit Up to Professional Success ... 22

Figura 14 - Lombada Dossiers ... 23

(9)

VII

LISTA DE ACRÓNIMOS E SIGLAS

DG Design Gráfico

MK Marketing

2D Duas Dimensões

GIF Graphics Interchange Format

(10)

1

INTRODUÇÃO

A realização deste relatório é fundamental para fazer uma apreciação global de todo o meu percurso não só ao longo do estágio curricular, mas ao longo destes três anos de aprendizagem. O objetivo principal deste relatório é de apresentar todo o meu trabalho realizado ao longo do estágio e avaliar o meu desempenho.

O interesse para estagiar com a DIELMAR surge maioritariamente devido ao seu renome, outro fator que captou a minha atenção foi estarem à procura de profissionais especificamente para um departamento de design gráfico, algo que raramente encontrava e visto que design gráfico era a minha área de eleição fiquei de imediato com interesse. A minha decisão final vem com a presença de um colaborador da DIELMAR durante uma aula do curso onde falou um pouco sobre a empresa e o interesse de ter alunos do Instituto Politécnico da Guarda a trabalhar com eles.

Inicialmente antes de começar a desempenhar funções foi preenchido o plano de estágio (Anexo I) no qual estão presentes as funções esperadas a desempenhar.

Ao longo do estágio foi possível pôr em prática todo o meu aprendizado e ainda obter conhecimentos tanto a nível de equipamento, software, impressão como a nível pessoal e aprender a estar envolvido num meio tão profissional.

O relatório será dividido em dois capítulos. O capítulo I abordará a empresa, a sua história, a sua estrutura corporativa, de quantos departamentos dispõe, como funciona a sua identidade visual, a sua missão, valores e uma análise pessoal sobre a mesma. O Capítulo II será uma abordagem a todo o trabalho desenvolvido, como surgiu, como foi realizado e dificuldades.

Para obter alguma síntese e respostas apresentadas neste trabalho, utilizei maioritariamente como fonte de pesquisa livros e artigos.

(11)

CAPÍTULO I

DIELMAR

(12)

2

Este capítulo é extremamente importante pois apresenta toda a história e características da empresa acolhedora, que se teve em conta para a realização de todos os trabalhos para seguir sempre os traços da marca que já estão bem assentes tanto a nível interno como para o público.

1.1 DIELMAR

A DIELMAR apresenta um percurso muito interessante e podemos observar a sua evolução ao longo deste período, sendo criada por um pequeno grupo de quatro pessoas até à sua grande expansão atual onde centenas de pessoas se encontram a trabalhar, este é apenas um dos exemplos do seu crescimento.

A DIELMAR foi fundada em 1965 como uma empresa 100% portuguesa direcionada para a confeção de vestuário masculino num segmento médio/alto. Formada em Alcains por quatro alfaiates que curiosamente deram origem ao nome “DIELMAR”, proveniente das iniciais dos sócios fundadores: Dias, Hélder, Mateus e Ramiro.

Devido ao seu grande sucesso, logo após cinco anos, os responsáveis da empresa decidiram construir novas instalações. Toda a unidade fabril foi transferida para o Largo do Chafariz Velho, onde se mantém em funcionamento até hoje.

É em 1975 que surge novamente um ponto marcantes da empresa, onde devido às convulsões no mercado interno, a DIELMAR decide apostar na exportação, primeiro para França seguido de Espanha, Estados Unidos e Canadá. Um ponto interessante é de hoje em dia as exportações representarem cerca de 62% no total de vendas e em 2001 a “marca e indústria aliam-se com a criação da marca DIELMAR. É nesse ano que aparece a sua rede de lojas, com a primeira loja a ser inaugurada no Amoreiras Shopping Center em Lisboa” (DIELMAR, 2010, s/p).

É realmente uma história de sucesso em Portugal e uma referência, sem dúvida, e ainda hoje se continua a destacar e com o objetivo de fazer mais história.

1.2 Estrutura Corporativa

Não é por acaso que a DIELMAR é uma empresa gigante e de renome. Por trás de todo o sucesso está uma grande equipa, dividida em vários departamentos para obter os melhores resultados, esta divisão pode ser observada no Anexo II.

(13)

3

Andrade & Amboni (2009, p. 87) dizem que a “estrutura organizacional é um mecanismo que auxilia as pessoas dentro da organização a caminharem em busca do objetivo institucional”, isto é um facto, uma organização competente e que deseje sucesso precisa de uma estrutura corporativa bem definida e profissional, um exemplo disso é a estrutura corporativa da DIELMAR que foi pensada para o sucesso e possui vários departamentos especializados para conseguir obter o melhor desempenho.

Ao contrário do que é usual hoje em dia, o processo de recrutamento inicial era muito simplificado, desde que as pessoas estivessem dispostas a trabalhar, eram aceites. Este processo é citado em documentos internos da empresa (DIELMAR, 2010, s/p) “numa época em que não existiam contratos de trabalho, o processo de recrutamento era simplificado. Apenas se perguntava quem é que queria trabalhar e aparecia “uma mão cheia” de pessoas. A DIELMAR absorveu as costureiras que trabalhavam na alfaiataria do Mateus. Passado meio ano trouxeram as costureiras da oficina do pai do Sr. Hélder e do Sr. Ramiro que, entretanto, também fechou”.

Daychouw (2007, p. 29) refere que um organograma “é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Os organogramas mostram como estão dispostos os órgãos ou setores, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre eles”. Na Figura 1 está representado uma pequena parte do organograma da estrutura corporativa da DIELMAR e tal como Daychouw diz, este mostra como estão dispostos os setores, a hierarquia e as relações de comunicação existentes.

Figura 1 - Parte da estrutura corporativa da DIELMAR

(14)

4

A DIELMAR encontra-se dividida em três grandes espaços, sendo estes trabalho, formação e lazer. O espaço de trabalho é o maior e está presente por três pisos, o resto chão onde está presente a receção que recebe clientes, reencaminha mensagens, fornece informações, gabinetes comerciais, de compras, produção e planeamento. O espaço da equipa de estilismo com o qual estive em contacto algumas vezes, o departamento de recursos humanos e um gabinete médico. No primeiro andar está a maior parte administrava, o departamento financeiro, departamento de sistemas de informação que além de todo o trabalho de desenvolvimento fornecem também suporte aos outros gabinetes quando necessário, o departamento de logística, departamento comercial que é responsável pela venda dos produtos ou serviços da empresa e por fim a seção mais criativa, o departamento de design gráfico e marketing. Ainda nos espaços de trabalho, no segundo piso encontra-se o gabinete de apoio logístico onde se encontram alguns produtos que por vezes necessitámos de fotografar para produção de conteúdo

O segundo espaço é de formação, este encontra-se todo no primeiro andar e é formado por três salas de reuniões, uma sala de formação e o show-room que por vezes também é usado para reuniões ou fotografia de produtos devido à sua ótima luz e espaço.

Por último, mas não menos importante, o espaço de lazer. Este é constituído por refeitório, área bastante grande e com cantina. Balneários que todo os funcionários podem utilizar à vontade e uma sala de ginástica que pode ser usada para relaxar.

1.3 Identidade Visual da Empresa

Figueiredo e Nassar (1995, p. 24) dizem, que uma “boa comunicação empresarial é condição primária para uma boa imagem institucional da empresa”. A identidade visual de uma empresa é a sua cara no fundo. É a primeira impressão que um possível cliente tem sobre a mesma e esta pode gerar uma compra. A DIELMAR é um excelente exemplo do sucesso e do poder de uma boa identidade visual. De facto, a maioria das pessoas consegue associar o nome DIELMAR devido à sua identidade visual, isto foi algo que senti muito ao longo do estágio. Por vezes ficava muito bloqueado em termos criativos para não fugir às normas da identidade visual, mas é desta forma que se pode ter uma identidade visual de sucesso e foi uma ótima experiência que obtive com isto.

(15)

5

1.3.1 Marca

A ideia pela criação do nome DIELMAR é uma técnica utilizada regularmente já desde há muito tempo, mas é verdade e é por isso mesmo que continua a ser usada nos dias de hoje, apesar de parecer uma técnica simples e sem um processo criativo muito elaborado, é algo que resulta e tem um significado forte. Afinal de contas, as iniciais dos nomes dos fundadores representam todo um momento, local e identidades, representa verdadeiramente o nascimento de uma marca onde as pessoas/identidades têm um papel indispensável.

Tavares (2003, p. 87) refere que a “marca virou um ativo valioso e objeto de desejo; passou a ser considerada um diferencial nas transações envolvendo fusões e aquisições pelo mundo afora” e a DIELMAR é um exemplo disso. Existem muitos novos consumidores que por exemplo, apostam na DIELMAR devido ao seu nome, à sua marca. Eu senti esse poder de marca após saber que ia praticar um estágio com eles e bastantes conhecidos meus apesar de não vestirem DIELMAR recomendavam e só tinham boas palavras sobre a mesma.

1.3.2 Logótipo

Wheeler (2008, p. 10) afirma “a humanidade sempre usou símbolos [...] uma simples forma pode engatilhar instantaneamente a lembrança e despertar emoções”.

O logótipo é no fundo a cara da empresa e de todos os envolvidos, requer desta forma um rigor e qualidade, especialmente para uma empresa enquadrada numa gama de qualidade média/alta.

Figura 2 – Logótipo DIELMAR

Fonte: DIELMAR

Não existe muita informação disponível sobre o desenvolvimento do atual logótipo devido a ser um projeto externo. Podemos ainda assim considerar que alguns detalhes como o dourado são usados para enaltecer o sucesso, luxo, qualidade e prestígio dos produtos e marca. Uma curiosidade interessante é que antigamente era acompanhado de um símbolo, o qual foi deixado para trás, passando a ser só utilizado o nome da marca.

(16)

6

1.4 Visão, missão e valores

A visão, missão e valores de uma empresa são indispensáveis para o seu sucesso. No meu ponto de vista uma empresa que não faz uso destas características não passa de um nome vazio. É de extrema importância definir estes atributos e segui-los fielmente. A visão trata-se da perspetiva onde quer e pode chegar, algo real, possível de alcançar. Os seus valores são as suas crenças e atitudes, o que defendem e apoiam.

Carneiro (2009, p. 132) afirma que algumas “empresas ficam mais do que satisfeitas com uma declaração de Propósitos forte e bem redigida, e não mais se preocupam em expressar Visão, Missão e Valores” e tenho de concordar com esta afirmação, parece que hoje em dia estas pessoas focam-se mais nas aparências e em redigir textos bonitos, mas no fim de contas não passa disso mesmo, aparências e óticas para iludir o público, quando na realidade têm visões e valores bastante distintos.

Os valores da DIELMAR passam por garantir um serviço de excelência e qualidade, pois acreditam que o consumidor merece o melhor da entidade em que confiam, agir com integridade e confiança promovendo a confiança dos seus colaboradores, clientes e parceiros e estimular a inovação mantendo sempre o espírito tradicional. Com isto apercebemo-nos que o principal interesse da DIELMAR gira à volta da felicidade e agrado do consumidor.

Pesquisando em documentos internos encontrei este pequeno excerto sobre a visão da empresa “ser reconhecida internacionalmente como uma empresa de excelência no sector de confeção de vestuário masculino, com notoriedade global, mantendo uma imagem de credibilidade e competência” (DIELMAR, 2010, s/p), que são objetivos que foram alcançados e tal como falei sobre a visão ser uma perspetiva real que se possa alcançar, aqui está um ótimo exemplo de uma visão bem sucedida.

Nestes mesmos documentos, encontrei também a sua missão, que passa por querer ser uma referência internacional proporcionando aos clientes, qualidade, design e inovação. Por manter a elevada qualidade dos produtos e serviços e exceder as expectativas dos clientes, assegurar a continuidade na inovação e desenvolvimento de produtos e maximizar o valor da marca e torno aos acionistas. Estes são objetivos que têm de ser cumpridos diariamente e que me encanto ao ver que têm sido cumpridos até ao presente.

(17)

7

A análise SWOT é uma forma de identificar a situação em que uma empresa se encontra e de certa forma conseguir direcionar o seu futuro. Este nome vem de Strenghts (forças/pontos fortes), Weaknesses (fraquezas/pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Hindle (2004, p. 30), refere que “o processo de elaboração de uma matriz SWOT, começa normalmente por uma listagem dos diferentes factores endógenos (Forças, Fraquezas), e dos diferentes factores exógenos (Oportunidades e Ameaças), podendo ser atribuída a cada Força, Fraqueza, Oportunidade ou Ameaça uma pontuação conforme a sua importância ou grau de gravidade”.

Figura 3 – Análise SWOT

Fonte: Edição própria

Após trabalhar durante estes três meses com a DIELMAR, vejo a empresa numa posição muito boa no mercado, as suas forças tais como anos de mercado são sem dúvida um fator de destaque que torna a firma única. Algo com que posso associar isto muito facilmente foi desde início, mesmo antes de ser aceite como estagiário, todos os comentários que ouvi sobre esta fora sempre muito positivos, e até das pessoas que apesar de não terem muito

(18)

8

contacto com a indústria conheciam o nome por boas razões. Das poucas fraquezas que notei ao longo deste tempo foi mesmo a nível de presença nas redes sociais, uma vez que hoje em dia é indispensável para adquirir clientes, gerar presença etc... Mas também sei que é um ponto em que a empresa pretende apostar mais e tenho a certeza que vão apostar e que os seus frutos surgirão num curto espaço de tempo. Este ponto que destaquei nas fraquezas, aparece também no fundo como uma oportunidade de crescer e melhorar.

A DIELMAR é destacada, sem dúvida, pelas suas “forças”. Estas características são o que marcam a marca e o que trazem a maioria dos seus clientes, tais como os seus anos de mercado que são um marco enorme e dão um outro prestígio ao seu nome. Este ponto só é possível devido aos outros pontos como produtos de excelência e o elevado número de departamentos especializados. A nível de fraquezas tenho a destacar a pouca presença na

social media, algo que foi percetível ao longo do estágio, mas que é algo que a empresa

também tem planos para apostar e melhorar, o que acaba por se tornar numa oportunidade para o crescimento da empresa. Em termos de ameaças são valores que não podem ser controlados pela empresa e que depende do público e da sua competição.

Algumas curiosidades interessantes que me foram contadas são que inicialmente para arranjar os tecidos e terylenes iam diretamente aos fabricantes da indústria nacional, nomeadamente à Covilhã, Tortosendo, Castanheira da Pêra, Manteigas, Portalegre, etc. e que para iniciar as primeiras vendas decidiram que tinham que percorrer o país em busca de clientes, dividindo Hélder e Dias o país em dois, iniciando assim as suas viagens.

(19)

8

CAPÍTULO II

(20)

9

O segundo capítulo é destinado à apresentação de todo o trabalho realizado ao longo destes três meses de estágio definidos no plano de estágio assente pela entidade e cronograma de trabalho. Será também abordado os processos de adaptação e dificuldades encontradas.

O primeiro mês de estágio foi maioritariamente um período de adaptação às ideias de trabalho, ao ritmo, conhecer os colegas de trabalho, etc. Logo no primeiro dia foi uma experiência bastante boa, pois, ao conhecer as instalações e os meus futuros colegas de trabalho do meu departamento, foi-me dado logo um dossier do manual de normas gráficas da DIELMAR. Foi bastante interessante e deu para perceber de imediato o quanto profissional era. A adaptação correu bastante bem, melhor do que esperava na verdade. Estava um pouco receoso ao início de não me adaptar bem à equipa de trabalho e assim os três meses de estágio serem complicados. Felizmente, todo o grupo foi bastante acolhedor e mostrou-se disponível para me ajudar sempre que necessário desde o primeiro minuto. Na minha opinião a relação da equipa é essencial, não só para um nível pessoal e de conforto, mas também em termos de trabalho e conteúdo produzido.

A única dificuldade que tive inicialmente foi mesmo conseguir adaptar-me à imagem da DIELMAR na realização de conteúdos, visto que a sua imagem já está bastante assente tanto a nível interno como externo e opta normalmente pela simplicidade. Esta dificuldade vem da minha experiência passada que sempre trabalhei maioritariamente com marcas de raiz que ainda não tinham uma imagem tão definida ou então com marcas que tinham estilos muito mais agressivos e desportivos e onde estava habituado a ter mais alguma liberdade gráfica e não tanto seguir sempre a mesma linha.

2.1 Objetivos

O objetivo primordial do estágio, para mim como estagiário, foi, sem dúvida, conseguir ter sucesso com os meus materiais gráficos desenvolvidos para uma entidade real e no mercado de trabalho. Depois de todo o aprendizado ao longo do meu percurso académico este seria o primeiro grande desafio como profissional da área. Além do objetivo de produzir conteúdo notável, teve de existir obviamente o objetivo de manter uma boa relação com todo o grupo de trabalho e envolvidos na empresa, pois é desta forma que além de se manter um ambiente saudável e ter a oportunidade de conhecer novas pessoas e profissionais, se aumenta

(21)

10

também o nível de produção de toda a equipa. Algo que acaba por surgir com estes mesmos objetivos é o adquirir de mais conhecimentos que era também sem dúvida algo que queria com este estágio, aprender mais, não só a nível profissional e técnico, mas obviamente também a nível empresarial e pessoal.

2.2 Plano de Estágio

O plano de estágio existe para definir uma lista de tarefas a executar ao longo do estágio, baseado nas minhas competências e que fosse ao encontro do necessitado por parte da DIELMAR. Este plano foi, então, elaborado inicialmente, e foi assinado pelo estagiário e supervisor como confirmação de ser um plano válido e que fosse ao encontro das minhas competências. A lista de tarefas foi a seguinte:

• desenvolvimento gráfico de campanhas e materiais de comunicação para as lojas DIELMAR.

• desenvolvimento gráfico para suportes digitais e impressos. • recolha e tratamento de imagens/vídeos.

• desenvolvimento de design de comunicação interna e externa (branding, economato de conteúdo, flyers e cartazes, apresentações, documentos institucionais, etc)

• produção e edição de conteúdos online (website e redes sociais).

Olhando agora para o plano de estágio, vejo que todas as tarefas propostas foram realizadas e que a área predominante foi o design gráfico, o qual é bastante positivo visto que era a minha área de eleição.

(22)

11

2.3 Cronograma

Um cronograma permite-nos ter noção das tarefas que desempenhamos ao longo de um certo tempo e da sua duração. Este pode ser utilizado inicialmente como guia para concretizar um plano dentro do tempo definido ou após a realização do mesmo para avaliar a sua

performance. Desta forma desenvolvi um cronograma dividido em três meses (total de

duração do estágio) com as principais funções desempenhadas o qual pode ser observado na figura 4.

Figura 4 – Cronograma Estágio

Fonte: Edição própria

Avaliando o cronograma, pode observar-se que o primeiro mês foi iniciado com investigação e captação de fotografia/vídeo, a tarefa de investigação foi necessária principalmente para conhecer as normas gráficas da empresa como as suas regras básicas de imagem. Simultaneamente participei na fotografia de material para o stock service, algo que aconteceu duas vezes durante esse mês. A edição de fotografia surge após a sua captação devido a normalmente ser necessário o retoque nas fotografias para serem usadas em outros produtos gráficos. A maioria do mês foi preenchido com design gráfico em projetos como o

(23)

12

convite para o stand da Colombia Moda, produção de uma planta 2d para a mudança de um gabinete, etc.

No segundo mês, podemos notar algumas diferenças, começando de forma idêntica com investigação, porque precisávamos de gerar novo conteúdo criativo para a social media e foi então feito uma pesquisa sobre tendências e possíveis propostas. Após decisão do produto final pretendido, partimos para a captação de fotografia dos produtos que seriam necessários na utilização do gif de verão, no fim da fotografia, esta foi tratada em edição. É aqui que surge mais uma competência adquirida na licenciatura, animação. O design gráfico foi sempre corrente em relação à animação porque ambos eram necessários em conjunto.

Chegando ao último mês é aqui que surge um novo projeto (reciclagem) o que solicita investigação sobre o tema para criação de conteúdo. É um mês semelhante aos outros em termos de tarefas, além do projeto de reciclagem existe novamente fotografia para stock

service, nasce a campanha suit up to professional success, são renovadas as lombadas de

dossiers, novo convite etc.

De destacar também durante este tempo duas principais reuniões com vários departamentos envolvidos que permitiram reunir bastante conhecimento.

O design gráfico foi a tarefa mais presente ao longo dos três meses de uma forma muito regular, o que é um ponto bastante positivo visto estar a estagiar no departamento de design gráfico e o objetivo seria desempenhar funções dentro dessa área.

2.4 Atividades e Projetos

Foram desempenhas várias tarefas ao longo deste tempo, de destacar entre elas o design gráfico, captação de fotografia/vídeo e edição, animação, etc. Existem outras tarefas não tão destacadas, como por exemplo a nível de impressões e alguns trabalhos manuais para exposições nas quais eu não tinha qualquer experiência que foram sem dúvida uma mais valia a adquirir. Sendo um departamento de design gráfico, foi esta a área que consumiu a maior parte do tempo de trabalho, algo extremamente positivo.

Muitas das atividades foram realizadas em conjunto dentro do departamento de DG mas também com departamentos de áreas diferentes como MK. Estes trabalhos de equipa

(24)

13

foram sem dúvida dos fatores que mais me fizeram crescer como profissional e a nível pessoal, desde a interação, entreajuda, partilha de conhecimentos, etc.

2.4.1 Espaço e Equipa

Esta empresa tem um espaço e equipa de dimensões enormes, então acabou por ser um processo decorrente conhecer ambos de forma mais extensa.

No meu primeiro dia, foram-me apresentado as principais divisões da fábrica e fui encaminhado para conhecer os espaços, de confessar que devido ao seu tamanho demorou alguns dias até me adaptar e começar a conhecer melhor o espaço em si. No fim de conhecer a maioria dos outros departamentos, fui apresentado no gabinete onde iria trabalhar com um membro do departamento de DG e MK os quais estaria em constante contacto ao longo deste tempo. Foi um começo muito agradável onde fui muito bem recebido e posto à vontade desde início. Este foi um dos principais motivos para o sucesso do estágio.

Ao longo deste período, fui começando a conhecer mais membros de outros departamentos, tanto quando necessário para trabalhos como em momentos de lazer. Infelizmente, não foi possível estar em contacto com todos os trabalhadores, mas isto seria algo “impossível” devido às dimensões da equipa e ao curto espaço de tempo aqui presente.

2.4.2 Convite Colombia Moda

Recebemos no departamento de design gráfico o pedido para a realização de um modelo de convite para o Colombia Moda onde a DIELMAR estaria presente com um stand e, desta forma, surge o primeiro desafio (Figura 5).

(25)

14 Figura 5 - Convite Colombia Moda

Fonte: Realização própria

O objetivo desta campanha foi de convidar clientes e parceiros da DIELMAR ao seu stand no evento da Colombia Moda. Após ser aceite, foi utilizado como divulgação via email e

social media (Apêndice I).

2.4.3 Livro do Noivo

O projeto mais longo desenvolvido durante este período tratou-se de um livro de instruções e dicas para o noivo, um brinde que seria entregue na aquisição do fato (Figura 6).

Na verdade, foi um excelente exercício a nível profissional, foi necessário a utilização de várias técnicas de design de comunicação. Este trabalho envolveu desde edição de fotografia, criação de materiais gráficos, paginação, testes de impressão, brainstorming com o departamento de marketing, revisões e reuniões etc.

(26)

15 Figura 6 - Livro do Noivo

Fonte: Realização própria

O produto final contou com 26 páginas em tamanho A5 e foi finalizado na reta final do período de estágio, tendo também tido uma maior duração devido ao seu nível de prioridade e a manifestação de outros projetos mais prioritários e imediatos (Apêndice II).

2.4.4 Planta Remodelação Gabinete

Este foi um projeto muito interessante devido ao desafio que foi. Existiu a necessidade de fazer uma remodelação em um gabinete e foi pedido ao DG se seria possível fazer uma planta 2D com vista de cima do espaço para então se poder remodelar. Inicialmente foi um pouco “assustador” devido a não ter qualquer experiência com materiais arquitétonicos, mas, por fim, depois de realizado com sucesso vi um aprendizado bastante útil e enriquecedor (Figura 7).

(27)

16 Figura 7 - Planta Gabinete

Fonte: Realização própria

Com bastante pesquisa e indicações surge o produto final acima registado, realizado com uma escala um por dez, utilizando os cm como medida base. Este foi um trabalho a nível interno (Apêndice III).

2.4.5 Sessão de Fotografias

Este foi um trabalho corrente ao logo do estágio, fotografia de produtos para o stock

service. Este foi um trabalho que muitas das vezes tinha várias pessoas ou departamentos

envolvidos, como, por exemplo, o departamento de design gráfico, marketing e estilismo. Abaixo se encontram alguns exemplos das centenas de fotografias a produtos ao longo deste tempo, muitas delas que foram utilizadas para a criação de outro conteúdo gráfico apresentados neste relatório (Figura 8).

(28)

17 Figura 8 - Fotografia Stock Service

Fonte: Realização própria

Estas fotografias são todas pré-produção, existe sempre um processo de edição para utilização em campanhas e outros. Tenho a destacar este trabalho devido à interação entre departamentos, sem dúvida uma mais valia (Apêndice IV).

(29)

18

2.4.6 Gif Fim-de-Semana Verão

Trabalho cooperativo para campanha de redes sociais, uma vez mais com vários elementos do gabinete de design gráfico, desde a ideia, escolha dos acessórios, fotografia individual, animação, planeamento, etc.

A ideia surgiu maioritariamente do departamento de marketing, e pretendia ser uma forma de mostrar mais presença nas redes sociais e também de apresentar alguns produtos da marca de uma forma menos comum e interativa para o público. Após definição do planeamento, partimos para a escolha dos produtos onde houve interação de várias pessoas para manter uma coerência estilística. Depois de termos os produtos definidos tivemos de fazer fotografia individual dos mesmos as quais tratámos mais tarde em pós-produção, Figura 9.

Figura 9 - Gif Verão

(30)

19

No fim de toda a animação e produto finalizado, este foi lançado nas redes sociais nomeadamente no instagram https://www.instagram.com/dielmar1965/.Foi um trabalho muito positivo e que fica marcado pelo feedback nos posts das redes sociais (Apêndice IX).

2.4.7 Campanha Reciclagem

Esta campanha foi realizada a nível interno com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores a reciclar e tornar o mundo melhor. A maioria do público alvo seria pessoas com mais idade e devido a isso utilizámos algumas estratégias de comunicação para que sentissem mais a mensagem, como, por exemplo, referirmos o futuro dos seus filhos (Figura 10).

Figura 10 - Campanha Reciclagem

(31)

20

Este trabalho passou por pesquisa, desenvolvimento gráfico e de comunicação, impressão e disposição em pontos chave. Em suma posso ver este trabalho como mais um sucesso e que apresentou melhoriais significativas a nível de reciclagem dentro da empresa (Apêndice V).

2.4.8 Filmagens NOS, behind the scenes

A DIELMAR foi convidada a participar de uma campanha para a NOS e com isso foi-nos pedido para captar algum conteúdo behind the scenes. Esta foi uma atividade bastante favorável, apesar de em trabalho, tive a oportunidade de observar algumas técnicas de filmagem por parte da equipa da NOS, foi bastante interessante ver uma equipa profissional destas a trabalhar, desde filmagens, fotografia, maquilhagem, uma pessoa especializada para tratar dos direitos de imagem das pessoas que apareciam em filmagens, etc (Figura 11).

Figura 11 - Filmagens NOS

Fonte: Realização própria

Por fim acabou por se obter bastante conteúdo, locais de filmagem e entrevistas, maquilhagem, pequenos vídeos e outros. Este conteúdo ficou guardado a nível interno para registo.

(32)

21

2.4.9 Campanha Suit Up to Professional Success

Esta campanha foi bastante interessante, porque além do habitual de usar um modelo contratado, foi decidido arriscar e usar um integrante da empresa. Foi visto potencial nele e com isso partimos para o projeto.

Outros membros de design gráfico e marketing trataram do photo shoot do modelo para a campanha enquanto eu já trabalhava na base do produto. Após photo shot realizado, foi-me entregue o material em bruto e passei à edição desse conteúdo, desde recorte a correção de cor, sobrancelhas etc. Com tudo encaminhado foi só encaixar todo o material na base que já tinha e assim surgiu o produto final que pode ser visto na Figura 12.

Figura 12 - Campanha Suit Up to Professional Success

Fonte: Realização própria

Foi muito gratificante após a aceitação do produto, porque, houve bastantes elogios a nível interno e foi um sucesso, tanto para o modelo como para o produto final.

Dentro desta campanha, foi anda realizado um vinil (Figura 13) para a apresentação em montra nas lojas DIELMAR.

(33)

22 Figura 13 - Vinil Suit Up to Professional Success

Fonte: Conteúdo próprio

Este foi realizado dentro das medidas indicadas e adaptado ao seu lugar de disposição (Apêndice VI).

2.4.10 Lombada Dossiers

Novamente um trabalho a nível interno, para o departamento da comercial. Existia um grande número de dossiers importantes os quais não estavam muito bem organizados e era difícil de encontrar visualmente. Além disto devido a muitos já serem antigos, já se começavam a desfazer. Com isto foi pedido ao gabinete de design gráfico a criação de umas lombadas simples e com um material forte que pudesse suportar o peso de todo o conteúdo dentro (Figura 14).

(34)

23 Figura 14 - Lombada Dossiers

Fonte: Conteúdo próprio

Após alguns testes decidimos utilizar uma espécie de cartolina bastante forte para a impressão de cor castanha, onde o produto gráfico foi feito a pensar nesse fundo. Decidimos também usar uns cordões bastante fortes para ajudar a suportar todo o peso, estes eram utilizados em alguns produtos e davam também um aspeto visual muito agradável. O produto em si apresentava o nome da estação e o seu número, assim como também específicas cores para cada estação, para facilitar a sua interpretação (Apêndice VIII).

(35)

24

2.4.11 Convite modtissimo

Um dos últimos trabalhos antes do término do estágio foi este convite para o modtissimo. Agora que vejo, é, de facto, algo engraçado, ter começado o estágio com um convite e terminando também com um convite (Figura 15).

Figura 15 - Convite modtissimo

Fonte: Realização própria

Foi um pouco complicado inicialmente para concretizar este convite, pois foi-nos entregue um convite base por parte da organização onde podíamos personalizar um pouco a nível próprio, mas sem fugir à sua imagem, mas visto que não tínhamos acesso ao seu ficheiro de edição, foi preciso algum esforço para conseguir adaptar tudo e sem estragar conteúdo. No fim de contas acabou por ser conseguido e foi mais um trabalho com sucesso (Apêndice VII).

(36)

25

REFLEXÃO FINAL

Hoje vejo todo o meu percurso ao longo da licenciatura com outros olhos. Por vezes sentia que certos ensinamentos não seriam necessários ou úteis para o futuro, mas com esta experiência no mercado de trabalho apercebi-me que todos os conhecimentos transmitidos pelos professores tinham a sua razão e foram sem dúvida a principal causa para o meu sucesso nesta etapa. De momento sinto-me ainda mais motivado para aprender cada vez mais e melhorar tanto a nível profissional como pessoal.

Agora com todo o trabalho apresentado é chegada a altura de fazer uma reflexão sobre este percurso. Consigo olhar para trás e ver este trajeto cumprido com sucesso, todo o esforço ao longo da licenciatura para adquirir conhecimentos para me tornar um profissional capaz na área foram recompensados durante este estágio.

Os primeiros dias de estágio foram um pouco mais “assustadores”, um mundo completamente diferente, mas felizmente, sem dúvida também muito devido à equipa que trabalhou comigo. A adaptação foi bastante rápida e adaptei-me com ligeira facilidade ao ritmo de trabalho. Olhando para todo o trabalho feito e críticas positivas dentro da empresa vejo pessoalmente toda esta experiência com sucesso, sendo capaz de produzir conteúdo da minha área de estudo com qualidade e no tempo pretendido.

As principais dificuldades que encontrei durante este período foram numa reta inicial, como por exemplo conseguir adaptar-me à imagem “base” já formada da DIELMAR, o que não me permitia por vezes ser tão criativo e conseguir também adaptar-me ao ritmo de trabalho e tempos de entrega. Ao longo do estágio além de fazer só o meu trabalho, fui também mostrando-me interessado e apresentando algumas propostas que achava uma mais valia para a empresa, tais como gerar maior conteúdo para as redes sociais.

Posto isto, olhando para o futuro, tenho como principal objetivo melhorar as minhas técnicas como designer para conseguir cumprir os objetivos que me sejam propostos, continuar a estudar e não congelar o aprendizado.

Ainda assim, após esta experiência, tenho a certeza de que agora posso dizer que estou apto para trabalhar como profissional nesta área.

(37)

26

Bilbiografia

Andrade, R. & Amboni, N. (2009). Estratégias de Gestão. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda.

Carneiro, A. (2009). Guia de Sobrevivência na Selva Empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda.

Daychouw, M. (2007). 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport.

Dielmar (2010). Documento interno DIELMAR. Alcains: DIELMAR.

Figueiredo, R. & Nassar, P. (1995). O que é Comunicação Empresarial. São Paulo: Brasiliense.

Hindle, T. (2004). Guia de ideias e técnicas de gestão. Lisboa: Editorial Caminho.

Tavares, F. (2003). Gestão da Marca: Estratégia e marketing. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais Ltda.

(38)
(39)

Lista de anexos

Anexos disponíveis em suporte digital (CD-R)

Anexo I - Plano de Estágio Anexo II – Organograma

(40)
(41)
(42)

Lista de apêndices

Anexos disponíveis em suporte digital (CD-R)

Apêndice I – Convite Colombia Moda Apêndice II – Livro do Noivo

Apêndice III – Planta Gabinete Apêndice IV - Fotografias

Apêndice V – Projeto Reciclagem

Apêndice VI – Suit Up to Professional Success Apêndice VII – Convite Modtissimo

Apêndice VIII - Lombadas Apêndice IX – Gif Verão

Referências

Documentos relacionados

Cada cultura compõe-se de subculturas que fornece identificação e socialização mais específicas para seus membros. Entre as subculturas estão as nacionalidades,

A presente invenção se refere a um processo catalítico de hidrogenação/hidrogenólise de glicerol ou glicerina a compostos oxigenados e hidrocarbonetos contendo de

Entretanto, caso a corrente de saída do compartimento de regeneração alcalina seja parcialmente reciclada para sua entrada, pode-se operar o processo próximo da

Hence, the aim of the present study was to inves- tigate the efficacy and safety of the modified Yamane technique with sutureless transconjunctival intrascleral intraocular

Atua como osmorregulador, confere termotolerâncla • onzimas durante choqua térmico, coniserva 6rglos para transplant~, mant6m a atividade de enzimas por longos

Nessa seção serão descritos as características dos polos de cada dimensão, como os próprios alunos que ao conhecer seu estilo de aprendizagem podem se auto ajudar, segundo Giorgetti

cdefghedibjhkhlmgbjdngopb bbbbbqorhsltudbgsbegvegooudbgonlwhlkbhmxgeolbybjhkhlmgbjdngob cdefghedpbzbjlxelob{b|}j~ib€‚pb bƒ„bnpb{bhkpb

Effect of the antibiotic florfenicol on the relative abundance of ARGs (A) and MGEs (B) of the gut bacterial community of Piaractus mesopotamicus before, during and after