• Nenhum resultado encontrado

Monições para a Celebração do Domingo de Páscoa A 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Monições para a Celebração do Domingo de Páscoa A 2011"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Monições para a Celebração do Domingo de Páscoa A 2011

Cântico de Entrada

Saudação Inicial

Monição de Entrada: P- O Senhor ressuscitou verdadeiramente! Não é uma ilusão da saudade! É a ressurreição do Senhor! O Senhor ressuscitou verdadeiramente! Não é o velho amigo, de volta a casa! É o Homem novo, Cristo, Ressuscitado, que participa da glória do Pai e para Ele nos atrai! O Senhor ressuscitou verdadeiramente! Não é uma ideia, um sonho, uma fantasia! É uma pessoa, o Crucificado, que, na realidade, está vivo e vive para sempre! Vamos aclamá-lo cantando. E sempre que o coro repetir o refrão do cântico de entrada, nós levantaremos o cajado, como já de seguida vos é sugerido:

(em vez de diácono 1 ou 2, pode ser 1 ou 2 leitores)

Diácono: Ressuscitou o Bom Pastor que deu a Vida por nós!

P- Ressuscitado, Jesus não é mais um corpo morto na Cruz! É um corpo glorificado!

Diácono: Levantai o vosso cajado!

Refrão: O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia…

Diácono: Ressuscitou o Bom Pastor que deu a Vida por nós!

P- Ressuscitado, Jesus não está mais sujeito à lei da morte. Venceu-a no seu próprio campo! E entrou na vastidão da vida, por Deus exaltado.

(2)

Diácono: Levantai o vosso cajado!

Refrão: O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia…

Diácono: Ressuscitou o Bom Pastor que deu a Vida por nós!

P- Ressuscitado, Jesus não é um sobrevivente. É princípio de uma nova criação, fermento de um mundo novo, por Ele levedado!

Diácono: Levantai o vosso cajado!

Refrão: O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia…

Diácono: Ressuscitou o Bom Pastor que deu a Vida por nós!

P- Ressuscitado, Jesus não é um fantasma, nem um cadáver reanimado! É o Filho de Deus, pelo Espírito vivificado.

Diácono: Levantai o vosso cajado!

Refrão: O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia…

Diácono: Ressuscitou o Bom Pastor que deu a Vida por nós! Ressuscitado, Jesus não dá um passo atrás, mas um passo à frente. Não recupera a vida perdida. Conquista a vida nova! É um Deus ao Homem dado.

Diácono: Levantai o vosso cajado!

(3)

Aspersão: P- Com esta certeza, que vem da fé, ilumina a nossa esperança e anima a caridade, nós celebramos, em comunhão, a Páscoa do Senhor. A água derramada sobre nós seja como o orvalho da manhã de Páscoa, que nos reconduz, às fontes do Baptismo, onde morremos com Cristo e renascemos com Ele, para uma vida nova.

Aspersão da água e cântico baptismal

Hino do Glória Hino do Glória Oração Colecta LITURGIA DA PALAVRA • Act.10,34.37-43; • Salmo Responsorial • I Cor.5,6b-8 (2ª opção)

Aclamação ao Evangelho: Salmo Aleluiático! – incensação

(4)

Homilia no Domingo de Páscoa A 2011

«Ressuscitei e eis-me para sempre contigo! Puseste sobre mim a Tua Mão. A Tua sabedoria foi admirável!

Aleluia. Aleluia»!

1. Assim nos soa e ressoa, desde os tempos mais antigos, o primeiro canto da Liturgia, neste dia de Páscoa! Podemos ler nestas palavras tiradas do salmo 139, a palavra primeira de Jesus, dirigida ao Pai, depois da sua volta da noite da morte, ao mundo dos vivos. A mão do Pai sustentou-O, também nessa noite, e assim Ele pôde levantar-se, ressuscitar! Jesus Ressuscitado é alguém que, por virtude de Deus, se liberta da morte, para uma vida diversa, inteiramente nova: sai para a vastidão de Deus e é a partir dela, que se manifestará aos discípulos e amigos! Podemos intuir, a partir desta tão bela palavra do salmo, um diálogo íntimo, com Jesus a dizer amorosamente ao Pai: “Viajei até ao abismo da morte, e trouxe a luz; e agora ressuscitei e permaneço para sempre, seguro pelas Tuas mãos”!

2. A ressurreição é um acontecimento, que se desenrola no segredo de Deus, e, portanto, permanece oculta aos nossos olhos! Mas ela deixa um rasto na história. As mulheres e os discípulos, em estado de maravilha permanente, dão testemunho do que viram e continuam a ver: o sepulcro está aberto, mas não vazio; está cheio de sinais de vida! E os sinais e as mensagens mostram uma presença nova, que são chamados a descobrir! A ressurreição de Cristo é, para eles, um acontecimento inesperado, inusitado, frente ao qual precisam de tempo para se orientar. «Nem nos sonhos da história, nem nos seus, ousaram pensar

(5)

tão clara madrugada», jamais esperaram ver assim «Cristo ressurgir em íntima alvorada, naquela manhã florida, anunciada» (cf. pagela pascal)! Mas, pensai comigo: sem a força impetuosa de um tal acontecimento, que ninguém tinha idealizado, e que ultrapassa toda a imaginação, como compreenderíamos a audácia e a novidade do anúncio da ressurreição, por parte das mulheres e dos discípulos?!...

3. Mas – caríssimos irmãos e irmãs - esta mesma palavra vitoriosa do Ressuscitado ao Pai torna-se também uma palavra de esperança e de confiança, que o Senhor dirige a cada um de nós: “Ressuscitei e estou para sempre contigo. A minha mão te mantém! Onde quer que possas cair, cairás em minhas mãos”.

De facto, com a ressurreição de Cristo, foi inaugurada uma dimensão nova, uma nova forma de ser; dá-se uma “mutação nuclear” da própria existência, que nos toca agora a todos e cria, para todos nós um novo âmbito da vida: o estar com Deus! Por isso, o Ressuscitado pode dizer-nos: «Eu sou o Bom Pastor: dou-te a vida eterna, e não hás-de morrer jamais; nem ninguém te arrancará da Minha mão.Tu és o que de mais precioso o Pai me deu e vales mais que tudo; e ninguém Te pode arrancar da mão do Pai.Porque Eu e o Pai somos Um» (cf.Jo.10,28)»!

4. A Páscoa é, por isso, a grande festa da confiança! Agora sabemos em que mãos estamos! Não estamos sós! Não caminhamos perdidos e sem meta. A Vida é muito mais que esta nossa vida! E esta nossa vida não é mais do que «começar» a viver verdadeiramente outra Vida! Um dia, tudo o que aqui não pôde ser, tudo o que ficou a meio, tudo o que foi arruinado pela doença, pelo fracasso ou pelo desamor, encontrará em Deus, na ressurreição, a sua plena realização!

(6)

Esta é a nova esperança que surge da Páscoa de Cristo e ressurge como confiança inabalável na vida dos cristãos: Ressuscitou o Bom Pastor, «Aquele que, mesmo na morte, me acompanha e com o seu bastão e o seu cajado me conforta, de modo que não devo temer nenhum mal» (Bento XVI, Spe Salvi, 6).

5. Irmãos e irmãs: Esta é a grande alegria da Páscoa, a esfuziante maravilha, que não podemos calar: Na ressurreição de Jesus, o amor revelou-se mais forte do que o mal e a morte! Viver desta confiança, não é perder a lucidez perante o drama do sofrimento, do desemprego, da precariedade de vidas e das incertezas do futuro, como se deixássemos de ver a realidade nua crua, deste tempo de crise, da pessoa e dos seus valores, em primeiro lugar.

Mas «quem compreende a Páscoa não desespera» (D. Bonheffer)! Pelo contrário, a confiança pascal, na vitória final do amor sobre o mal e a morte, faz-nos sofrer e compartilhar, ainda com mais profundidade, as agruras e amarguras do próximo. Porque levamos dentro de nós a alegria incontida da ressurreição, é que podemos viver com maior generosidade, pois sabemos que o amor tudo vence! Por isso, só lutando por vencer o mal e recriar um mundo novo, com a força inerme do amor, é que celebraremos a festa da Páscoa com «os pães ázimos da pureza e da verdade» (I Cor.5,8)!

Desejo a todos e a cada um de vós, uma Santa Páscoa, na confiança e na alegria,

de quem vê e de quem crê!

Ressuscitou o Bom Pastor que deu a Vida por nós! Aleluia. Aleluia!

(7)

Credo – dialogado entre Leitor, Presidente e Assembleia

Monitor: Vamos agora professar a nossa fé em Cristo Ressuscitado. Tanto quanto pudermos, vamos acender as velas, que trazemos no nosso cajado! E ao dizer, «sim, creio no ressuscitado», levantamos mais alto o nosso cajado.

Leitor 1 (ou monitor)

Eu creio em Jesus vivo e Ressuscitado!

Ele atravessou, como nós e por nós, o vale da morte! Mas, pela sua ressurreição, tornou-Se Fonte de Vida para toda a Humanidade!

P – Credes vós, com toda a Igreja e como ela, que ao terceiro dia, Deus Pai ressuscitou a Jesus Cristo, Seu Filho, de entre os mortos?

Assembleia: levanta o cajado e diz: Sim, creio no Ressuscitado!

Leitor 2 (ou monitor)

Eu creio que Jesus Ressuscitado tem a força de ressuscitar e potenciar o que há de bom dentro de nós e de aniquilar e vencer todo o mal que destrói a nossa vida!

(8)

P – Credes em Jesus Cristo, o Homem Novo, que nos libertou do pecado e da morte?

Assembleia: levanta o cajado e diz: Sim, creio no Ressuscitado!

Leitor 3 (ou Monitor)

Eu creio que Jesus vive hoje e aqui e continua vivo em todo o ser humano! Nem a injustiça, nem o sofrimento,

nem a opressão, nem a morte, têm a última palavra. A última palavra tem-na Cristo Ressuscitado, Senhor da Vida e da Morte!

P – Credes que Ele está vivo e presente, no seio do mundo, na vida da Igreja e no coração de cada um?

Assembleia: levanta o cajado e diz: Sim, creio no Ressuscitado!

(9)

Oração dos Fiéis – Dia de Páscoa 2011

P- Neste dia santíssimo da Ressurreição do Senhor, em que o Espírito nos faz homens novos, oremos ao Pai para que a alegria da Páscoa se estenda ao mundo inteiro, dizendo, com fé:

R. Pela Ressurreição do vosso Filho, ouvi-nos, Senhor.

1. Pela Santa Igreja,

para que se apresse a levar a alegre notícia da ressurreição a todos os que procuram o sentido completo da vida! Oremos.

2. Pelos que responsáveis no governo do povos: para que saibam construir, nas justiça e na caridade, a confiança das novas gerações, num futuro melhor. Oremos.

3. Pelos que têm dificuldade

em ler os sinais da presença do Ressuscitado: para que se deixem tocar pela fé,

que lentamente os tornará capazes de ver! Oremos irmãos.

4. Por todos nós aqui presentes,

Para que saibamos viver e propor a fé na ressurreição, na liberdade, que concede e suscita amor.

Oremos irmãos.

P- Deus santo, Deus da vida, Deus Salvador, que na Ressurreição do vosso Filho destes ao mundo a vitória sobre a morte, fazei-nos viver ressuscitados com Ele, deixando-nos conduzir pelo seu Espírito. Por Cristo, nosso Senhor.

(10)

LITURGIA EUCARÍSTICA Cântico de Ofertório Ofertório normal Oração sobre as Oblatas Prefácio Pascal (cantado) Santo

Oração Eucarística III

Aclamação: Mistério da Fé, para a salvação do mundo! Por Cristo, com Cristo… R: Àmen (3 x): cantado

Ritos da Comunhão Pai-Nosso Embolismo Rito da Paz

Fracção do Pão (Cantar «Cordeiro de Deus») Cântico da comunhão

Cântico de Acção de Graças Oração depois da Comunhão

RITOS DE CONCLUSÃO

Antes da BÊNÇÃO E DESPEDIDA, o Monitor faz a seguinte advertência: A Páscoa, que celebrámos intensamente, neste tríduo pascal, e culminou nesta soleníssima vigília, prolonga-se agora, por 50 dias. Vivamo-los, reanimando a nossa esperança. Lembramos ainda:

(11)

1) De segunda a sexta, Missas apenas na 2ª e na Quarta; 2) Próximo sábado, Catequese e Missa com Catequese;

3) Bilhetes do sorteio das festas da Senhora da Hora, em distribuição.

Vamos agora receber a bênção, à qual responderemos em três momentos diferentes “Ámen». Depois, a nossa resposta, à despedida tem o entusiasmo próprio da Páscoa que celebramos. Diremos “Graças a Deus. Aleluia. Aleluia”. Inclinai-vos, agora, para a Bênção:

Bênção Final (Missal, 557: Vigília Pascal e Dia de Páscoa)

Despedida: (Missal, 324: cf. música)

Diácono: Ide em Paz e o Senhor vos acompanhe. Aleluia. Aleluia.

Resposta: Graças a Deus. Aleluia. Aleluia.

(12)

Esta é a manhã florida, anunciada pelos profetas, íntimos de Deus;

nem nos sonhos da história, nem nos seus, ousaram pensar tão clara madrugada: Esta é a manhã florida, anunciada!

No útero da terra, silenciosa, amada Cristo germinou, nasceu uma outra vez; do Pai e do Espírito em comunhão, os três, Cristo ressurgiu em íntima alvorada: Esta é a manhã florida, anunciada!

O soldado que ali estava de guarda Ajoelhou dobrado pela luz;

Em aflição cega, a alma em Cruz,

De coração vencido, arremessou a espada: Esta é a manhã florida, anunciada!

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O retardo de grupo é definido nas unidades de tempo, tipicamente os nanossegundos (ns). Em um sistema, em uma rede, ou em um componente sem o retardo de grupo, todas as frequências

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

do prazo de abertura do procedimento concursal, o qual se fixa em 15 dias úteis após publicação deste Aviso. Pode um/a candidato/a, com fundamento na impossibilidade ou

a) Culturas com maiores demandas por água tiveram a maior parte de seu cultivo irrigado com tecnologias de maior eficiência. b) Eventos hidrológicos mais secos tiveram a pouca