• Nenhum resultado encontrado

Lucas e Allan Patrick serão titulares contra o Mirassol

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lucas e Allan Patrick serão titulares contra o Mirassol"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

Lucas e Allan Patrick serão

titulares contra o Mirassol

No treino desta quinta pela manhã no CT Colorado, o time titular do USC começou com duas mudanças. O zagueiro Lucas e o meia Allan Patrick pintaram como novidades na escalação inicial. Após os treinamentos, o técnico Wantuil confirmou ao UP/REPLAY que ambos iniciam jogando contra o Mirassol, no amistoso de sábado.

“O Lucas não começou um jogo ainda, então vai começar. E o Allan já começou, mas fora de posição, no último jogo de 2016,

(2)

quando deu aquela virose, o Teixeira estava machucado e não tínhamos nenhum volante, e ele se saiu muito bem. Agora vamos vê-lo na posição dele, é mais um jogador para pensar ao lado do Jouberth, o time ganha na criação, no chute de média distância, na bola parada. O jogador de perna esquerda que melhor bate na bola é o Allan Patrick”, destaca o treinador. O meia vem treinando com um gesso no braço, mas vai tirar no sábado e colocar apenas uma proteção.

O zagueiro Lucas aguardava a chance de iniciar uma partida. “Vinha trabalhando para, quando surgir a oportunidade, segurar da melhor maneira. Ele (Wantuil) está testando todos os zagueiros, todas as formas de jogar, e agora chegou a oportunidade pra mim”.

A chegada de mais um zagueiro (Francis) ao Uberaba não incomoda Lucas. “O técnico dá a oportunidade para quem está melhor. Chegando mais um é bem-vindo para reforçar nossa defesa. É trabalhar e quem estiver melhor vai jogar”.

O jogo contra o Mirassol é o sétimo amistoso da pré-temporada e pode ser o último antes do Mineiro Módulo II. “Agora começam os campeonatos e fica difícil conseguir adversários do nível dos que já tivemos”, comenta Wantuil.

(3)

Acru pronta para as corridas

de 2017

A Associação dos Corredores de Rua de Uberaba iniciou o ano a todo vapor. Mais de 40 atletas da Acru participaram da 35ª Volta ao Cristo, em Poços de Caldas, no último domingo. A p r o v a t e m p e r c u r s o d e 1 6 quilômetros com trajeto de asfalto e terra.

O presidente da associação, Vitor Costa, diz que o calendário de corridas do ano ainda está sendo definido, mas a Acru deve participar de 15 a 20 eventos em 2017. “Temos oito ou nove eventos em Uberaba e os que vamos disputar fora, como o Circuito Caixa em Uberlândia e a 10k Tribuna em Santos”.

(4)

Uberaba, marcado para 26 de março, nas modalidades corrida e ciclismo. A prova será realizada nas trilhas perto do IFTM, com corrida de 5,8 km e, para os ciclistas, será dividida nas categorias iniciantes (16,5 km) e elite (33 km).

Com dois anos e meio de existência, a Associação dos Corredores de Rua tem mais de 100 associados. Qualquer pessoa interessada em participar pode se cadastrar no site acru.com.br. A mensalidade cobrada é de R$ 10. “É um valor simbólico, investido nas corridas, nas quais oferecemos água e fruta em nossas tendas de apoio. A Acru é uma entidade sem fins lucrativos. Nosso objetivo é apoiar a organização das corridas e dar apoio, orientação aos corredores. Recebemos qualquer pessoa, de qualquer idade ou classe social. Nossa diretoria tem advogados, educadores físicos, personal-trainers, ou seja, uma variedade de profissionais prontos a orientar os atletas”, explica o presidente.

Classificação

Na Volta ao Cristo, na classificação geral, a uberabense Grazielle Pedroso ficou em 8º lugar no naipe feminino, com o tempo de 1h10min59s. A campeã foi a queniana Esther Kakuri, em 1h01min04s. No masculino, o vencedor foi o etíope Getu Mideksa, com a marca de 54min38s.

Não faltaram uberabenses completando a prova. Destaque para José da Rocha Alves, o primeiro colocado na categoria Veterano E (60 a 64 anos) masculino, com o tempo de 1h11min57s; e para Janaína Pessato Jerônimo, segunda colocada na categoria Veterano D (55 a 59 anos) feminino, cruzando a linha de chegada em 1h40min25s.

(5)

Challenge

No mesmo dia da Volta ao Cristo, a c o n t e c e u e m U b e r a b a o “Challenge”, reunindo mais de 70 pessoas. Promovido pela Personal Run, o desafio uniu no domingo pela manhã um circuito funcional e uma corrida de 5 km. “Foi um c i r c u i t o e s p e c í f i c o p a r a

aprimorar as técnicas de corrida, e uma corrida sem competição, com cada participante tentando melhorar a própria marca”, explica o organizador do evento, Alessandro Rocha.

A Personal Run já promovia circuitos do tipo, mas, agora, lançou o “Challenge”, para motivar os treinos e marcar presença no calendário esportivo. Serão mais cinco edições esse ano, a próxima já marcada para 12 de março.

(6)

Juventude goleia, lidera

sozinho e fica perto do

acesso

Reta final no Amador Módulo C. Neste domingo, rolou a terceira das cinco rodadas do hexagonal decisivo, que apontará os dois times que subirão para a Segunda Divisão. O Juventude goleou e lidera isolado. Costa Teles e Boca ficaram no empate. O Flamengo venceu a primeira.

No Abadia, o Juventude detonou o desmantelado Capelinha, ganhando por 5 x 0, com gols de Jonathan e João, no primeiro tempo, e Baiano, Juninho e Lucas, no segundo. O Juve lidera com 9 pontos, ficando muito perto do acesso; o Lobo Guará vai pra última colocação, com um ponto e nenhum gol marcado nessa

(7)

fase.

Perto dali, no Valdirão, teve “jogo de seis pontos” entre Costa Teles e Boca Junior. No fim, tudo igual: 1 x 1. O Costa Teles segue no G-2, com sete pontos; o Boca vem logo atrás, com quatro.

No Romualdão, o Flamengo saiu do zero e enfim venceu a primeira, goleando o Parque São Geraldo por 4 x 1. Léo, Victor, Tchelinho e Douglas fizeram os gols do Fla, agora com três pontos na tabela; Giovan marcou para o PSG, que permanece com um ponto.

Faça as contas

Confira os jogos que restam no hexagonal final. Os dois melhores times sobem para o Módulo B e decidem o título da Terceirona.

4ª rodada

Juventude x Flamengo PSG x Costa Teles

Capelinha x Boca Junior

5ª rodada

Boca Junior x PSG

Costa Teles x Juventude Flamengo x Capelinha

(8)
(9)

Com eleição marcada, Nacional

pode ficar sem presidente

As eleições no Nacional Futebol Clube, para o novo mandato da diretoria executiva e do conselho deliberativo, estão marcadas para esta sexta-feira (27), às 19h, na sede do clube, mas podem não acontecer por falta de candidato.

O atual presidente, Márcio José da Silva, que seria candidato à reeleição, pode desistir. Em conversa com o UP/REPLAY, Márcio revela que teme ter que adquirir dívidas de gestões passadas. Não seria o clube, e sim a pessoa que herdaria os débitos. Se ninguém assumir o cargo, o Nacional ficaria sem presidente.

“Uma ação de prestação de contas de outras gestões, coisa antiga, veio ‘aflorar’ agora e quem entrar como presidente vai ter que responder. Estou temeroso, porque isso poderia até comprometer meu patrimônio. Não está descartado que eu seja candidato, mas estou esperando um parecer de meu advogado,

(10)

para ver até onde vai minha responsabilidade, e se pode haver um recurso que não me traga problemas”, detalha o cartola.

Outro candidato

Durante a semana, foi ventilada a entrada de outra chapa na eleição, encabeçada pelo candidato Nenzinho. Até hoje pela manhã, Nenzinho ainda pretendia disputar o cargo de presidente, mas ele descartou mais tarde, conforme relatou ao

UP/REPLAY à noite.

“Ficou muito em cima da hora a papelada. Agora quem entrar vai ter que se virar. Essa ação aí é da época do Abocater, do Zé Humberto (ex-presidentes do clube), o advogado entrou contra o Nacional ao invés de contra as pessoas. Eu fui um dos que assinei, com o Cabaça e o Toniquinho. Agora vamos ver o que vai acontecer amanhã, se alguém vai querer assumir. Quem está lá quer fazer tudo sozinho, escondido. Quando é para correr atrás de dinheiro, eles procuram o Nenzinho, mas outros que gostam de aparecer”.

(11)

Independente e Bonsucesso

ficam no empate

Independente e Bonsucesso abriram os trabalhos das semifinais do Campeonato Amador Módulo A, neste domingo, no Uberabão. Com vinte minutos de atraso do horário previsto, as duas equipes entraram em campo para uma partida disputada. No fim, deu empate: 1 x 1.

O Bonsucesso descia bastante ao ataque com Juninho Ratinho, a partir de lançamentos ou falhas da saída de jogo do Independente. E foi em uma dessas escapadas que o craque do Bonsuça foi derrubado dentro da área, pênalti marcado e convertido pelo próprio.

Após o gol, o jogo ficou amarrado, com poucas chances. No final do primeiro tempo, o apagado ataque do IAC deu as caras e, após entrada na área, Eliu foi derrubado, para o juiz marcar penalidade máxima, que ele mesmo guardou. Era o empate. No início do segundo tempo, o zagueiro Guilherme, do time do bairro Estados Unidos, levou o segundo amarelo e acabou expulso. O Colorado partiu com tudo para cima, mas parou na raçuda defesa azul, que conseguiu segurar o empate até o fim, deixando a disputa por uma vaga na final em aberto para o próximo domingo.

INDEPENDENTE: 1 Abdala, 2 Carlinho, 3 Guilherme, 4 Marcelo e 6

Redondo (21 Paulo Victor); 5 Elton, 7 Lester (15 Bruno), 9 Saldanha e 10 Eliu (20 Everton); 21 Catinga (8 Pedro Paulo) e 11 Bala (23 Giovani). Técnico: Márcio

BONSUCESSO: 1 Gustavo, 2 Pelé, 3 Willian, 4 Luciano e 6 Daniel

(32 Alexandre); 5 Diego, 11 Gustavo Piau (20 Alisson) e 8 Felipe (7 Tiago); 15 Juninho Ratinho, 9 Lucas e 10 Juninho Alencar (21 Cesinha). Técnico: Lúcio Vaz

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)

Carlinhos do Independente,

ou,

se

preferirem,

“Carrapicho’

Nascido e criado no bairro Estados Unidos, Carlos Alberto Lemes, o “Carrapicho”, também é conhecido por alguns como Carlinhos do Independente.

Ligado ao futebol desde a infância, ainda menino jogava bola com seus amigos na rua, antes de fazerem de uma área abandonada um campinho de futebol. “Indo para o conjunto Frei Eugênio, no final da rua Henrique Dias, tinha uns terrenos vagos, aí juntaram a molecada toda e limpamos todo o terreno. Fizemos um campinho ali, onde jogamos por muito tempo”, conta. Tempos depois, Carlinhos deixou o campinho de bairro para tornar-se jogador do Independente Atlético Clube, no fim dos anos 60 e começo de 70. Mas foi como treinador do Independente que ele teve destaque no Tremendão. Já no começo dos anos 80, um diretor do Independente Atlético Clube, o Miltinho Brahma, o convidou para ser técnico das categorias de base do Independente. “Nos brincávamos no campinho Carlos Gomes, atrás do colégio Quintiliano Jardim, à tarde. Um dia, esse senhor (Miltinho Brahma), nos viu jogando nesse campinho e me fez o convite para ser treinador da categoria de base do Independente. Ai eu fui lá pra conhecer como era, e acabei

(24)

ficando por 22 anos”, diz ele.

Carlinhos comandou as equipes do infantil e juvenil, trabalhando com garotos entre 12 a 16 anos de idade.

Treinador na base

Carlinhos conta que foram 22 anos à frente da base no Independente, de 1980 até 2002. Nesse período, ele conquistou aproximadamente vinte títulos com a garotada. Em sua memória, o ex-treinador guarda o pentacampeonato conquistado pela equipe do Juvenil, da Liga Uberabense, pelos idos anos 80 e a Taça Uberaba, com a participação de muitos times de outros estados do país, como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Também ficaram marcados em suas lembranças, vários bons atletas que passaram por seu comando. Os goleiros Lambão, Edélcio (cabo Edélcio), João Paulo; o lateral Jarbas; os zagueiros Anízio Cury e Edmundo; os meio-campistas Claudinei Dias (Tim) e Ruyter, além do centroavante Ailton (Sapinho) e os irmãos gêmeos Almir Misson (ponta direita) e Benito Misson (goleiro).

O ex-treinador divide o mérito dos bons times formados com companheiros de longa data, como Ronaldo Fonseca, Célio Fonseca, José Marques Borges, Dr. Erlei Dias de Oliveira e Roberto Carlos Fernandes, que contribuíram para o sucesso de Carlinhos à frente da categoria de base.

O apelido

Também conhecido no meio futebolístico como Carrapicho, Carlinhos conta como surgiu o apelido. “Fomos convidados para fazer um jogo lá na Ponte do Golfo, na beira do rio Uberaba, em uma fazenda. Naquela época eu estava jogando como lateral direito. O time do fazendeiro tinha um ponta esquerdo que corria muito, mas eu corria muito também. O técnico do time deles chamou atenção do jogador deles, pois ele não me driblou

(25)

nenhuma vez, foi aí que o jogador disse que eu não largava do pé dele. Falou que eu parecia um carrapicho, que não desgrudava dele”, conta sorridente. Depois do ocorrido, todos começaram a chamá-lo de Carrapicho.

Carlinhos hoje

Depois de uma vida inteira se dedicando ao futebol, como jogador amador e como treinador de categoria de base, Carlinhos se desligou em 2002, após sofrer um derrame que paralisou todo o lado esquerdo de seu corpo, aposentando-se com o benefício de auxílio doença. Além de jogador, Carlinhos também exerceu a profissão de mecânico.

Após a morte dos pais, Carlinhos morou sozinha em casa, até acontecer um fato marcante em sua vida. “Um dia de noite, os caras me assaltaram lá em casa. Roubaram tudo, me machucaram, me bateram. Do fogão, geladeira… levaram tudo que era meu”, conta.

Depois do assalto, Carrapicho morou por quase três anos com o seu irmão mais novo, Lauro Augusto, e sua cunhada. Em meados de 2009, Carrapicho foi morar no Lar de Acolhimento ao Idoso Lição de Vida, onde permanece até hoje.

“Gostar eu não gosto, ficamos muito presos aqui. Saio só quando a minha prima, Vera Lúcia, vem me visitar e me leva pra passear nos domingos de manhã, e voltamos à tarde” conta. As visitas não são muito frequentes por parte da família. Os irmãos, Lauro e Laura Lemes – moradora de Ribeirão Preto – o visitam raramente.

Além da mágoa com a família, Carrapicho se ressente com os antigos companheiros. “Fico mais chateado com esse pessoal, os dirigentes do Independente que não me fazem uma visita. Depois de tanto tempo juntos, o muito que fizemos juntos, nem para saber de mim e ajudar”, relata.

(26)

futebol, quando jogava e treinava os times.

Uberaba pronto para enfrentar

o Batatais

O Uberaba Sport Club faz mais um amistoso neste sábado, o sexto na pré-temporada para o Mineiro Módulo II. O Zebu recebe o Batatais no Uberabão, às 17h. Nesta sexta, aconteceu o último treino da semana, no CT Colorado. O técnico Wantuil Rodrigues já tem definida a equipe que começa jogando contra o time paulista.

(27)

Paulinho, como havia indicado o treino de quinta-feira. O goleiro Gilson e o lateral Cleuber voltam ao time titular, que, então, fica assim: Gilson; Baroni, Ulisses, Lucena, Cleuber; Paulo Henrique, Leandro Teixeira, Jouberth, Hércules; Skilo e Rodrigo Dias.

Mais uma vez, Wantuil vai promover várias substituições durante a partida. Para ele, as mudanças na equipe que inicia o jogo não são “novidades”.

“Não chamo de novidade, estamos neste período das definições de titularidade, então vamos colocando todas as formações possíveis”, explana.

Em busca de um zagueiro

A procura por um zagueiro continua e reforço para o setor pode chegar ao Colorado na próxima semana. O Uberaba tem para a zaga Ulisses, Ricardo Lucena e Lucas, além do garoto da base, Lucão, que está machucado e, nos treinos, vem sendo substituído pelo meia Alan Patrick, no improviso.

Segundo o treinador alvirrubro, o gerente Marcelo Gerolamo vem fazendo contatos para acertar com mais um defensor, que pode ser anunciado na próxima segunda ou terça-feira. O perfil já foi definido pelo técnico. “Gosto de zagueiro rápido, de boa altura, mas rápido, que saiba sair jogando, não gosto do zagueiro rebatedor”, declara.

O meia Patchelli e o atacante Simon ainda passam por testes no USC. Steve também foi avaliado, mas acabou dispensado. “O Patchelli está se saindo melhor, é um meia jovem, insinuante, que bate bem com as duas pernas. O Simon também estamos observando e vamos definir em conjunto com a comissão técnica”, explica Wantuil.

(28)

Hexagonal

da

Terceirona

começa com briga e vitórias

de Juve e Costa Teles

Feriado foi de bola rolando pelo Módulo C do Campeonato Amador. Teve início nesta quarta-feira o h e x a g o n a l d e c i s i v o d a Terceirona. Juventude e Costa T e l e s l a r g a r a m n a f r e n t e , estreando com vitória nessa etapa.

Uma partida terminou empatada. No Talarico, Parque São Geraldo e Capelinha ficaram no 0 a 0. Resultado que mostra que os erros prevaleceram: os dois times perderam gols “na cara”.

(29)

No Romualdão, o Costa Teles bateu o Flamengo por 2 x 1, resolvendo as coisas logo no começo do jogo, com dois gols em dois minutos. De volta ao time, o atacante Jadilson abriu o placar, de cabeça, no escanteio, tocando consciente longe do alcance do goleiro. Na saída de bola, Adãozinho ampliou, colocando no canto. O Fla descontou com Victor, e ficou nisso. No campo do Atlético, o Juventude venceu o Boca Junior por 2 x 0, e o time derrotado saiu reclamando da arbitragem. Maykon, no primeiro tempo, e Gouveia, no segundo, fizeram os gols do Juve. O Boca teve gol anulado, mandou bicicleta na trave, mas não conseguiu sequer diminuir.

No fim, teve confusão, pontapé, empurra-empurra e um cartão vermelho pra cada lado.

Regulamento

No hexagonal, as seis equipes jogam entre si em turno único, e, ao final da fase, as duas mais bem colocadas não só se classificam para a final, como sobem para o Módulo B.

O mata-mata foi abolido esse ano porque, nos últimos campeonatos, nessas fases “mais tensas” aconteciam muitas brigas. O sistema de pontos corridos adotado é uma tentativa de diminuir episódios do tipo.

Feminino

O Amador Feminino, que seria realizado com somente quatro clubes, foi cancelado. O motivo é que um dos times não teria entregado a tempo as carteirinhas das atletas.

(30)

Campeão brasileiro é reforço

no ataque do Uberaba

Paulo Henrique do Pilar Silva, conhecido com Paulinho, um dos reforços do Uberaba Sport, tem 20 anos, é natural de Nova Lima, e vinha atuando pelo Botafogo de Ribeirão Preto, clube que é dono de seu passe até o fim de 2017. Paulinho joga como atacante, e suas características são de habilidade, velocidade e finalização de fora da área.

(31)

O atleta tem cinco gols marcados como profissional e tem um título de campeão brasileiro da Série D, em 2015, pelo Botafogo-SP. Paulinho é um jogador destro. A sua negociação com o Colorado veio através do convite do diretor de futebol Eder, que procurou os diretores do Bota e em seguida mostrou o projeto do Uberaba para o atacante, que gostou do que viu, sobre o centenário e a ascensão que o clube alvirrubro almeja chegar no Campeonato Mineiro e Brasileiro.

Paulinho passou por Villa Nova e Botafogo até chegar nesse fim de ano no USC. Começou a carreira no Atlético-MG, com 12 anos, e foi para o Villa Nova em 2013. Foi contratado pelo Botafogo em 2015. O empréstimo com o Colorado vai até o fim do Mineiro Módulo II de 2017.

“Minha expectativa é muito boa. O time é mesclado, com jogadores jovens e experientes. Tem tudo para dar certo a equipe. A visibilidade que a diretoria quer para o clube fez minha cabeça para vestir a camisa do Uberaba”, comenta Paulinho.

(32)

Chitão fecha com o Santa

Marta

O Santa Marta segue montando o elenco para a disputa do Amador Módulo B. Elenco recheado de jogadores de renome. Nesta sexta, o clube tricolor fechou com o atacante Chitão. Além do reforço, a equipe anunciou a renovação com o zagueiro Balta. Com passagens por Uberaba e

N a c i o n a l n o f u t e b o l profissional, Chitão foi campeão d o M ó d u l o A d o A m a d o r p e l o P e i r ó p o l i s n o ú l t i m o a n o , inclusive fazendo gol na decisão contra o Bonsucesso. Ele avisa que o Coelho vem forte para conquistar o título.

“Estão montando um excelente elenco, com certeza vieram não só para brigar para subir e sim para ser campeão”, afirma Chitão, que acertou a transferência com o dirigente e amigo Thiago Mariscal. Defender a tradicional agremiação será uma honra, diz o atleta. “O Santa Marta é um time de camisa e tem que disputar o Módulo A, a torcida merece, o bairro merece, e também as pessoas que estão batalhando para que isso aconteça”.

No próximo domingo, a equipe faz um amistoso com o Vila Militar, às 10h, no campo do Ipiranga. A comissão técnica está definida: Márcio Souza, ex-Independente, eleito o melhor técnico do Amador de 2016 na Seleção REPLAY, comanda o time, tendo como auxiliar Sussu, ex-Barcelona.

Referências

Documentos relacionados

A instituição, que se limitava a operações corporativas e de banco de investimentos, investiu US$2 bilhões em 1998 para adquirir, no segundo semestre de 1998, os bancos Real e

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

Observou-se uma redução na velocidade curvilínea, na integridade de membrana pelo método de eosina-nigrosina e no potencial mitocondrial apenas no grupo filtrado, entre os tempos

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

Parágrafo 1º - A FICT 2017 é uma feira afiliada à Feira de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECIT) organizada pelo CECIERJ, órgão da Secretaria de