• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE – UNICENTRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

REINALDO AFONSO MAYER

GUARAPUAVA 2013

(2)

REINALDO AFONSO MAYER

RESULTADOS E EXPECTATIVAS DE UM PLANO DE INOVAÇÃO E CAPACITAÇÃO COM RECURSOS GRATUITOS ONLINE PARA O PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA

Projeto de pesquisa apresentado ao professor PAULO GUILHERMETI, docente da disciplina de Metodologia Científica II, do Curso de Especialização em Mídias na Educação, UNICENTRO.

Orientador: Prof(a): a definir.

GUARAPUAVA 2013

(3)

Sumário 1. TÍTULO: ... 4 2. INTRODUÇÃO ... 4 3. OBJETIVOS ... 5 4. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS... 6 5. PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS ... 11 6. CRONOGRAMA PROVÁVEL: ... 11 7. REFERÊNCIAS ... 12

(4)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE – UNICENTRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

1. TÍTULO:

RESULTADOS E EXPECTATIVAS DE UM PLANO DE INOVAÇÃO E CAPACITAÇÃO COM RECURSOS GRATUITOS ONLINE PARA O PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA

2. INTRODUÇÃO

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do NUTEAD – Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância, ofereceu á comunidade ponta-grossense um curso denominado Plano Inovador de Capacitação, que foi organizado por um grupo de professores formadores e tutores da Instituição.

Com o objetivo inicial de destacar recursos de EAD, foi ofertado para professores do UEPG e para professores da rede pública de ensino, vinculados

ao CAIC1, CAAR2, PDE3 e CEEBJA4.

Algumas propostas pedagógicas práticas foram desenvolvidas na forma de disciplinas com características inovadoras na integração de conteúdos, contando com o apoio de tecnologias comunicativas e socializadoras.

1 Centro de Atenção Integral A Criança e Ao Adolescente, onde funciona a escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – Educação Infantil e Ensino Fundamental, desde 1993. Caracteriza-se como uma escola de período integral.

2 Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, vinculado á UEPG.

3 Programa de Desenvolvimento Educacional O objetivo do PDE é proporcionar aos professores da rede pública estadual subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, e que resultem em redimensionamento de sua prática. Funciona em Ponta Grossa no Campus UEPG.

4 Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos, com educação diferenciada para ovens, adultos e idosos que têm interesse em concluir seus estudos.

(5)

A programação foi desenvolvida em 5 semanas e contou com atividades

presenciais e à distância, via plataforma Moodle5 do Ambiente Virtual do

NUTEAD/UEPG. Ele foi desenvolvido de 20 de setembro a 25 de outubro de 2013 com 52 horas de duração, das quais 12 horas foram de encontros presenciais e 40 horas foram com disciplinas virtuais previamente selecionadas.

O evento, pelos bons resultados obtidos, já faz parte do calendário do NUTEAD/UEPG para o ano de 2014, nos dois semestres.

Com o propósito de alavancar mudanças educativas possíveis com ações tecnológicas simples e criativas, o curso possibilitou integrar conteúdos e contextos através de ações inovadoras com o uso de mídias disponíveis e emergentes.

Duas disciplinas – Aprendizagem Inovadora com Mídias e Uso de recursos gratuitos e aplicativos integradores na educação - utilizaram recursos gratuitos online para materializar uma ideia e socializar atividades integradoras sobre um tema ou área de estudo.

A intenção desse projeto é analisar os resultados da participação desses docentes nos fóruns das duas disciplinas e nas tarefas enviadas, que foi motivadora e revelaram resultados gratificantes que alimentam expectativas animadoras para o uso gradativo dessas ferramentas de forma participativa na Escola Pública.

3. OBJETIVOS GERAL:

Refletir sobre os resultados das tarefas inovadoras feitas com o uso das mídias disponíveis e dos recursos gratuitos online, dos professores da Escola Pública vinculados ao PIC-NUTEAD da UEPG, com o fim de determinar expectativas de disseminação gradativas desses recursos no ambiente da Escola Pública.

5 MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

(6)

ESPECÍFICOS:

 Analisar os resultados da participação docente nos fóruns das duas disciplinas, com relação a expectativas e limitações no uso dos recursos gratuitos online.

 Analisar as tarefas educativas enviadas e a relação destas com o dia-a-dia na escola dos docentes.

 Estabelecer expectativas, dificuldades e limitações do uso dos recursos online utilizados no ambiente escolar, com base nos resultados enumerados.

4. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Os muitos recursos gratuitos disponibilizados online são, de fato, motivadores e podem fazer com que alunos e professores possam se aproximar da tecnologia em seus laboratórios, apenas com um único imperativo, que é o de ter a Internet disponibilizada para o acesso inicial. As tecnologias nos ajudam quando temos qualquer proposta que facilite a mudança de postura dos educandos, que desperte maior interesse na aprendizagem e que ofereça um resultado visível e com indiscutível valor pedagógico.

Com tecnologias simples, podemos vivenciar processos participativos de compartilhamento, nas ações de ensinar e o aprender, onde prevalece a comunicação mais aberta, a motivação constante e a integração entre grupos com o mesmo interesse. Ao explorar as possibilidades de uma prática baseada em descobertas, com as possibilidades complementares de uma boa comunicação visual, o educador experimenta uma estratégia de ensino-aprendizagem que pode contribuir para a sua formação reflexiva e também evolutiva para os seus educandos.

Por isso, é importante reconhecer que alunos ou professores podem aprender, usando tais alternativas, uma vez que dominar as habilidades relacionadas a computadores e demais artefatos eletrônicos se tornam

(7)

preponderantes para todos, nas atividades do dia-a-dia e absolutamente necessárias ao exercício consciente da cidadania.

As ações de capacitação digital realizadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) são concretizadas pelo interesse institucional, através de projetos e cursos com responsabilidades de coordenadores, professores e acadêmicos da instituição. Com o primordial interesse de planejar e trabalhar o contexto, combinando características cognitivas, respeitando limitações iniciais, para definir de que forma um professor ou aluno pode participar, aprender e aplicar no ensino novas ferramentas tecnológicas.

Em especial, destaca-se o PIC, ou “Plano Inovador de Capacitação”, um curso organizado e oferecido no segundo semestre de 2013, com propostas pedagógicas práticas para desenvolver características inovadoras na integração de conteúdos, com apoio de tecnologias comunicativas e socializadoras. De fato,

é um processo gratificante de produção conjunta, com professores selecionados e vinculados ao NUTEAD/UEPG, que trabalham continuamente para desenvolver novas formas de ensinar e aprender com tecnologias. Ele tem como público-alvo professores da Instituição que trabalham no ensino à distância e professores da rede pública, com interessantes atualizações pedagógicas. Todos os responsáveis pelo programa, que também participam desta importante etapa da Especialização, aos poucos se alinham dentro de uma expectativa de evolução crescente nas tarefas institucionais relacionadas com EAD e agora tem a oportunidade de criar e expandir estratégias que visem a atualização do professor da escola pública, com recursos EAD, considerando o apoio de conceitos e exemplos definidos no programa da Instituição denominado PAFC, que ocorre de forma contínua para professores e tutores de EAD, na UEPG, desde 2011. Nas atividades do curso, todos se revezam na função de professores formadores, tutores ou suporte técnico, com diversas atividades previstas, que se destinam a extrair de cada participante inscrito a sua crítica, interesse e avaliação sobre um processo educacional diferenciado. O curso, com ações, nas “salas de aula virtuais”, bem integradas, são parte de um amplo projeto político-pedagógico, de indiscutível valor social, do NUTEAD/UEPG, que já trabalha continuamente diversas metodologias tecnológicas para docentes envolvidos com EAD. Ele se configura como uma expansão possível do trabalho educativo e relevante da UEPG, junto aos educadores das escolas públicas de Ponta Grossa e região. (observação destacada deste autor)

Quando recursos tecnológicos são disponibilizados por uma Instituição, seja com seus Núcleos ou Departamentos, para difundir ideias atuais e compromissadas com a educação pública, grupos de interesse como esse, que compartilham

(8)

capacidades, podem produzir outros resultados igualmente significativos. São iniciativas assim que possibilitam avaliar os muitos processos complexos, com o fim de torna-los mais simples sob o ponto de vista educacional. Se forem apoiados por uma gestão integrada, comprovam que construções conjuntas e relações benéficas com o apoio da tecnologia são possíveis.

Dentro deste contexto, foi possível um diferente planejamento didático e

metodológico para tarefas práticas com recursos gratuitos online, aproveitando

materiais e métodos desenvolvidos por este autor, por influência dos PAFC6 2011,

2012 e 2013, relatadas em outras comunicações de igual importância nos anos anteriores, pela presença de outros fatos importantes:

...o ensino à distância na Instituição passou a fazer parte de uma evolução educacional natural, dentro de um contexto social considerado, por permitir uma formação diferenciada, com novas formas de conhecimento, atualização tecnológica e aprendizado constante. Em ambos os processos, o uso da tecnologia permite reflexão, aprimoramento intelectual e evolução social. (MAYER, 2011, p.1 )

O interesse pelo uso de recursos educacionais gratuitos disponíveis online se justifica por permitir evolução tecnológica, construção compartilhada e motivadora. Também agrega a participação ativa dos usuários com pouca vivência anterior com computadores e programas. As aplicações, denominadas ferramentas complementares, podem enriquecer um tema ou assunto, através de um tratamento diferenciado, com a utilização de recursos gratuitos disponíveis nas mídias online.

Quando aplicados, produzem efeitos ou animações, valorizando os hipertextos publicados, trazendo facilidades de visualização, sejam com setas ou botões, e outras especiais movimentações ou ampliações. Qualquer conteúdo, quando apresentado com estes interessantes recursos, mostra, além da curiosidade natural, um agradável resultado final, num ambiente compartilhado e repleto de novidades.

6 Plano Anual de Formação Continuada em EAD, do NUTEAD/UEPG (Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a

(9)

Abaixo, estão descritas as disciplinas referenciadas no PIC 2013, que fazem parte do folheto divulgado, que utilizaram recursos online gratuitos, sob a responsabilidade desse professor formador:

Aprendizagem inovadora com mídias, com dez horas online e contempla esta ementa: condições ideais para a aprendizagem inovadora. Ambientes e recursos tecnológicos para comunicação e expressão criativa. Ações educativas e inovadoras com características inclusivas e compartilhadas. A outra se denomina Uso de recursos gratuitos e aplicativos integradores na educação, também com dez horas e a ementa: a busca do conhecimento e as tecnologias. Princípios de investigação, reflexão e ação participativa. Recursos gratuitos para a construção de aplicativos integradores.

Também há interessantes conclusões que já foram apresentadas por este autor anteriormente sobre o uso inicial de ferramentas online:

... os ambientes gratuitos “GoogleDocs7 ” e “Blogger8 ”, destinados ao

domínio crescente dos recursos das ferramentas, em menor número, mas satisfatórias... o contato com as facilidades dispostas nestes ambientes, com as novidades na fácil inserção de imagens e vídeos... tornaram os alunos mais comunicativos dentro de determinados assuntos, utilizando os conceitos desta nova realidade, facilitando o desenvolvimento no ambiente tecnológico para a produção de textos, com as contribuições dos amigos presentes. (MAYER, 2012, p. 2)

De uma forma geral, são inúmeras as contribuições gratuitas ou recursos abertos importantes, para discutir um tema, com independência de programas e dispositivos de armazenamento locais, permitem interessantes reflexões sobre suas postagens, que podem ser construídas sem nenhum conhecimento mais profundo de técnicas computacionais. Eles, conforme se pôde comprovar, abriram oportunidades para se criar e compartilhar novos conhecimentos, com benefícios numerosos, entre os quais citamos alguns:

Buscar, guardar ou comunicar informações; oferecer recursos de interesse disponíveis na Internet, organizados e se possível comentados; expressar conhecimentos, opiniões e emoções por meio de distintas linguagens; elaborar novos conteúdos, gerar formas distintas de transmitir, organizar ou reformular; investigar, analisar, buscar soluções; desenvolver e sintetizar conteúdos; plantar questões, situações-problema, casos práticos; escrever pelo prazer de escrever; ler diferentes tipos de textos. (MULLER, 2013, p. 6):

7O “Google Docs” é um pacote de aplicativos gratuitos disponível na Internet, pelo Google, com o recurso da edição do

mesmo documento por mais de um usuário e salvamento em servidores da Internet, sem usar o armazenamento local.

8 O site “Blogger” foi um dos primeiros a disponibilizar ferramentas gratuitas dedicadas à publicação de blogs e é

conhecido por popularizar o formato. Com os recursos, o usuário poder criar posts para o blog e publicar, disponibilizando imediatamente para todos.

(10)

Através de práticas simples, com utilização dos recursos gratuitos online, é possível estabelecer, através de tutoriais explicativos, ideias iniciais sobre um determinado tema ou assunto. As correções e outras contribuições visuais são importantes para integrar os participantes em torno de objetivos comuns, como os sites gratuitos especiais que oferecem a possibilidade de dar um formato diferenciado aos documentos para sua inserção nos Blogs, com recursos de compartilhamento e de explicações adicionais sobre a sua finalidade:

Os mais conhecidos são o YOU TUBE9, o ISSUU10 e o SLIDESHARE11,

pois são fáceis de utilizar e fornecem um interessante complemento. Podemos exemplificar o trabalho com recursos que possibilitam complementar ou entender um conceito textual apresentado, podendo também auxiliar graficamente uma explicação ou uma proposição. Os mais comuns são os portais que possibilitam uma história em quadrinhos, para ilustrar um conteúdo, como o PIXTON; os que possibilitam a criação de animações ou Gifs, como o PICASION; os que permitem a visualização de painéis ou banners, como o FLASHVORTEX. Ainda há um destaque especial para aplicativos que podem ser baixados12 da Internet para produzir ou modificar imagens,

como o INKSCAPE, que cria desenhos e manipula imagens e o GIMP, que faz transformações e efeitos em imagens e fotos.(MAYER, 2012, p.4)

Atualmente, há duas possibilidades animadoras que se apresentam em função das facilidades da tecnologia: a de incrementar de forma positiva qualquer produção pessoal e a possibilidade de se ampliar o conhecimento sobre novas metodologias e estratégias, pois se difunde com mais intensidade o compartilhamento gratuito de informações e recursos pela WEB.

Este fato permite a qualquer pessoa revisitar práticas de outros que têm o mesmo interesse ou preocupação e há também o despertar pela pesquisa de inúmeras outras produções ou experimentações que podem indicar novos procedimentos criativos, com o fim de superar algumas limitações no uso das ferramentas tecnológicas.

9Publica e compartilha vídeos digitais de importância educacional, com imagem e movimento explicativo. 10 Produz transformações em um documento PDF para que seja exibido como um livro que pode ser

folheado.

11 Mostra um documento ou apresentação com barras de rolagem, para facilitar a leitura.

12 O termo é normalmente usado para substituir outro, denominado DOWNLOAD e significa trazer de um

endereço da Internet um arquivo, que pode ser um documento ou um programa, para armazenar no disco do computador.

(11)

Concluindo, podemos, com esse trabalho, estabelecer parâmetros para um diálogo diferenciado que envolve o educador em sua escola, pois os recursos online gratuitos e sua aplicação se tornam boas iniciativas.

Para que iniciativas desse tipo possam ter sucesso, é imprescindível que haja a inserção nos objetivos de programas de formação de questões ligadas à ampliação do letramento digital e que se garantam formas de consecução desses objetivos. Mais do que ampliar sua inserção no mundo digital, a longo prazo, essas ações precisam garantir a formação do professor para a transformação das práticas pedagógicas, na direção do que hoje apontam algumas teorias educacionais e psicológicas. (BARBOSA, J.P, pag.180)

5. PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS

A pesquisa, feita de forma exploratória nas plataformas das disciplinas consideradas vai proporcionar familiaridade com os resultados objetivos e as intenções veladas dos docentes, para tornar um pouco mais explícita a integração com os recursos e as expectativas de uso no ambiente escolar. Serão também analisadas as entrevistas, dispostas ao final de cada disciplina, para determinar outros encaminhamentos possíveis ou recomendações.

6. CRONOGRAMA PROVÁVEL:

Ano 2014

Meses Fev Mar Abr Mai Jun

Orientações iniciais. X

Pesquisa nas Plataformas e seleção dos depoimentos nos fóruns das tarefas.

X X

Pesquisa das tarefas educacionais nos

ambientes gratuitos e resultados. X X X

Estabelecer primeiras impressões educacionais com apoio de referenciais teóricos.

X X

Estabelecer conclusões e expectativas

com apoio de referenciais teóricos. X X

(12)

7. REFERÊNCIAS INICIAIS

BARBOSA, J.P. Outras mídias e linguagem na escola. In: Práticas de leitura e escrita.Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). Brasília : Ministério da Educação, 2006. Pag. 174-179.

MAYER, R.A. Aspectos de inclusão digital e permanência no ensino à distância. Artigo apresentado no 9º CONEX-UEPG. 2011. Disponível em: http://www.uepg.br/proex/conex/9/anais/9conex_anais/48.pdf. Acesso em: 14 abr. 2013.

MAYER, R.A. Inclusão tecnológica através de construção compartilhada na internet. Artigo apresentado no 10º CONEX. 2012.Disponível em: http://www.uepg.br/proex/anais/trabalhos/177.pdf. Acesso em: 12 abr. 2013. MULLER, CC. Recursos multimídia na educação. Caderno de apoio da disciplina no PAFC 2013. NUTEAD/UEPG, 2013.

RIBEIRO, A. E. Kd o professor? Tb foi navegar. In: ARAÚJO, J. C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.Formação de educadores a distância Via Internet. São Paulo: Avercamp, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Cada diagrama da UML analisa o sistema, ou parte dele, sob uma determina ótica, é como se o sistema fosse modelado em camadas, sendo que alguns diagramas enfocam o sistema

Assim foi organizado um cronograma de estudos e intervenções na escola que perpassavam temáticas voltadas para a história e os significados da infância da criança

Diante do exposto, entende-se que um conceito para áreas verdes urbanas deve considerar que elas sejam uma categoria de espaço livre urbano composta por vegetação

Desta forma a ASPP/PSP, sabendo que há ainda um importante caminho a percorrer, tem feito vários alertas a nível nacional, com a organização até de vários

Por julgar de essencial importância compreender qual a função e atribuição que o design desempenha no setor moveleiro nacional e entender como são desenvolvidos seus produtos, o

Visto que as crianças dessa faixa etária têm o direito de participar ativamente de todas as atividades que venham contribuir para o seu desenvolvimento, incluindo nesse processo,

A sistemática institucional para a avaliação da aprendizagem considera a participação do estudante na construção do próprio saber e nas atividades acadêmicas programadas para

Depois disso com o advento de governos mais conservadores, sobretudo depois de 2019 com o governo atual, o próprio presidente Bolsonaro encerrou o processo de