• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS EPÓXI/FIBRA DE VIDRO PARA APLICAÇÃO EM TEMPERATURAS CRIOGÊNICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS EPÓXI/FIBRA DE VIDRO PARA APLICAÇÃO EM TEMPERATURAS CRIOGÊNICAS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ESTUDO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS EPÓXI/FIBRA DE VIDRO PARA APLICAÇÃO EM TEMPERATURAS

CRIOGÊNICAS

Juliana P. Castro, Catarina C. Daldosso, Carlos Y. Shigue e Carlos A. Baldan†

Departamento de Engenharia de Materiais, FAENQUIL, Lorena – SP †

Departamento de Engenharia Elétrica, UNESP, Campus de Guaratinguetá, SP

RESUMO

Os compósitos epóxi/fibra de vidro vêm sendo empregado como material estrutural para uso em temperaturas criogênicas devido à sua elevada resistência mecânica e baixa condutividade térmica. As resinas epóxi utilizadas na impregnação de enrolamentos de fios supercondutores sofrem transição dútil-frágil em temperaturas criogênicas, sendo que as resinas rígidas na temperatura ambiente, por apresentar baixa resistência ao choque térmico, requerem o emprego de fibra de vidro como reforço contra o choque térmico, enquanto que as resinas flexíveis e semi-rígidas apresentam boa resistência ao choque térmico. No presente trabalho, foi avaliado o comportamento mecânico de compósitos epóxi/fibra de vidro empregando formulações de resina epóxi rígida, semi-rígida e flexível como matriz. Os materiais empregados foram resinas epóxi à base de bisfenol A e à base de bisfenol-F, com endurecedores à base de anidrido (formulação rígida e semi-rígida) e à base de amina alifática (formulação flexível), reforçado com tecido de fibra de vidro tipo S. Os ensaios mecânicos de flexão em três pontos foram realizados em temperatura ambiente e a 77 K. Os resultados dos ensaios de fratura das amostras contendo resina de formulações rígidas foram analisadas aplicando-se a distribuição estatística de Weibull e análise da superfície de fratura, com o objetivo de verificar a ocorrência de diferentes mecanismos de fratura nos compósitos com matriz rígida.

(2)

ABSTRACT

Epoxy-matrix composites have been used as reinforcement and structural materials for use at cryogenic temperatures due to their mechanical strength and low thermal conductivity. At cryogenic temperatures, well below the glass transition temperature, epoxy resins suffer ductile-fragile transition displaying a Young’s modulus higher than at room temprature. Depending upon the resin formulation, significant differences were observed in terms of thermal shock resistance and room temperature Young’s moduli: rigid formulations exhibit low thermal shock resistance and high Young’s moduli, whereas semi-rigid and flexible formulations present good thermal shock resistance and moderate to low room temperature Young’s modulus. The resin rigidity is determined by the type of resin and hardener used to formulate the epoxy resin: DGEBA or DGEBF resins with anhydride hardener produce rigid and semi-rigid formulations; aliphatic amine can produce flexible formulations regardless the epoxy resin used. We have evaluated the mechanical properties of epoxy/fiber-glass fabric composites using different epoxy resin formulations in order to evaluate their effects on the low temperature properties. A statistical distribution analysis based on the Weibull distribution was done to observe the occurence of different fracture mechanisms at low temperature range. The specimen is tested under three-point flexural bending at room temperature and liquid nitrogen temperature and their properties were compared to the commercial G-10 sample.

Keywords: FRP composite, mechanical strength, cryogenic temperatures, superconducting magnets, impregnation.

1. INTRODUÇÃO.

A aplicação de compósitos de epóxi/fibra de vidro em baixas temperaturas vêm sendo feita na confecção de suportes mecânicos para sustentação de vasos criogênicos isolados a vácuo, nos quais baixa condutividade térmica é um importante requisito, visando reduzir a carga térmica sobre o fluído criogênico que esses equipamentos

(3)

contém. Outra aplicação em temperaturas criogênicas é no reforço mecânico de bobinas supercondutoras, nas quais o enrolamento é constituído por fio ou cabo supercondutor enrolado sobre uma camada de tecido de fibra de vidro ou de compósito do tipo G-10 e posteriormente impregnado com resina epóxi à vácuo [1][2]. Neste caso, embora seja desejada uma condutividade térmica elevada, o requisito principal é o isolamento elétrico, para o qual os compósitos epóxi/fibra de vidro apresentam desempenho superior aos compósitos epóxi/fibra de carbono, embora estes apresentem condutividade térmica e resistência mecânica mais elevada do que aqueles.

Diversas formulações de resina epóxi têm sido estudadas, porém até o momento aquelas que tem sido utilizadas com sucesso são as formulações baseadas no éter diglicidil de bisfenol A (DGEBA) endurecidas com anidrido ftálico ácido [3][4]. Este tipo de formulação de resina epóxi produz uma resina rígida na temperatura ambiente com elevado módulo de elasticidade, porém com baixa resistência ao choque térmico. Outra característica deste tipo de resina é a sua elevada viscosidade na temperatura ambiente (> 1000 cP). A resina epóxi trabalhando em temperaturas criogênicas, bem abaixo da temperatura de transição vítrea Tg, sofre transição dútil-frágil. Com a finalidade de reforçar a resina epóxi e torná-la resistente ao choque térmico, têm-se adicionado tecido de fibra de vidro, de modo a formar um compósito com a resina epóxi resistente ao choque térmico. Uma outra formulação de resina epóxi, baseada no éter diglicidil de bisfenol F (DGEBF) e no endurecedor à base de amina alifática, extremamente flexível à temperatura ambiente e rígida à 77 K, possui elevada resistência ao choque térmico, porém, apresenta baixa resistência mecânica à temperatura ambiente e elevada contração térmica [5].

A Fig. 1 mostra um corte transversal de uma bobina de teste de enrolamento impregnado, no qual visualiza-se algumas camadas do condutor de cobre intercalado com tecido de fibra de vidro e epóxi. Nas camadas externas pode-se observar duas camadas de arame de aço inoxidável recoberto por cadarço de fibra de vidro impregnado, que atuam como reforço na camada mais externa do enrolamento.

(4)

Fig. 1 - Vista em corte de um modelo de enrolamento impregnado com resina epóxi e reforçado com tecido de fibra de vidro.

Com o objetivo de se avaliar diferentes formulações de resina epóxi reforçadas com fibra de vidro, foram realizados ensaios mecânicos de compósitos de epóxi/fibra de vidro e estudada a distribuição estatística de Weibull para os espécimes produzidos com resinas epóxi rígidas e comparados com espécimes obtidos de laminados de epóxi/fibra de vidro comerciais.

2. MATERIAIS E MÉTODOS.

Os materiais utilizados na confecção dos corpos de prova foram os seguintes: • Resinas epóxi: GY285 (DGEBF), DER354 (DGEBF), DER732 (DGEBA) e MY790

(DGEBA). As resinas GY285 e MY740 são produzidas pela Ciba e as resinas DER354 e DER732 pela Dow.

• Endurecedores: HY906 (anidrido), D400 (amina) e HY1102 (anidrido). Os endurecedores HY906 e HY1102 são produzidos pela Ciba e o endurecedor D400 pela Huntsmann.

• Aceleradores XB2687 e DY062 de fabricação Ciba.

• Tecido de fibra de vidro Texiglass WR-180/100, gramatura 180 g/m2 [6]. • Compósito G-10 Norplex [7].

(5)

A composição e esquema de tratamento térmico para cura das formulações de resina epóxi estão mostradas na Tabela 1.

Num molde de aço, foram acomodadas 25 camadas de tecido de fibra de vidro, previamente tratada a 700oC para remoção do “sizer”, aplicando-se a resina epóxi em excesso sobre cada camada de tecido. O material é tampado com uma placa metálica parafusada e aplicada uma compressão, que remove o excesso de resina. O conjunto é tratado em estufa para cura da resina epóxi seguindo o esquema de tratamento térmico de cada formulação de resina, conforme apresenta a Tabela 1. Após a cura, o espécime foi desmoldado e cortado em barras de 10 mm de largura numa retífica com disco diamantado. A massa específica dos compósitos obtido é de 1,75 g/cm3, determinado gravimetricamente e a fração volumétrica de tecido de fibra de vidro é de 50%.

As amostras de resina epóxi curadas foram submetidas ao teste de choque térmico, que consiste em mergulhá-las em nitrogênio líquido e posteriormente, deixá-las retornar gradativamente a temperatura ambiente.

TABELA 1 - Formulações das resinas epóxi utilizadas como matriz dos compósitos de epóxi/fibra de vidro.

Formulação Resina Endurecedor Acelerador Composição (partes peso) Condições de cura 1 GY285 HY906 XB2687 100:90:1 12h/80oC + 5h/110oC + 16h/125oC 2 DER354/ DER732 D400 − 50:50:51,4 8h/80oC + 8h/125oC

3 MY790 HY1102 DY062 100:90:0,1 12h/80oC +

5h/110oC + 16h/125oC

Os ensaios mecânicos de flexão foram realizados pelo método de três pontos [8] numa máquina universal de ensaio MTS 802.3, à temperatura ambiente e em nitrogênio

(6)

líquido (77 K). Como referência, foi realizado o ensaio para amostras de laminado G-10 comercial da Norplex.

O exame da superfície de fratura foi realizada por microscopia eletrônica de varredura de elétrons secundários num microscópio Leo-Zeiss modelo 1450VP.

Os resultados dos ensaios de flexão foram analisados pela distribuição de Weibull [9], de acordo com a relação:

            σ σ − σ − − = m u f f exp P 0 1 (1)

na qual Pf é a probabilidade de falha, σf a tensão de fratura e σu, σ0 e m são constantes, sendo que σu é o limite inferior de tensão na qual a probabilidade de falha vai a zero. A constante σ0 é um fator normalizante que não está relacionado com nenhuma propriedade física mensurável. O parâmetro m é o módulo de Weibull e descreve a largura da distribuição, sendo um importante parâmetro de projeto na estimativa da probabilidade de falha quando o espécime estiver sujeito a tensões inferiores ao valor médio da distribuição.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO.

A Tabela 2 apresenta um resumo das características térmicas e mecânicas para as diferentes formulações de resina epóxi estudadas. A formulação 1 produz uma resina semi-rígida na temperatura ambiente, da qual podemos observar uma temperatura de transição vítrea intermediária entre a formulação 2 flexível e a formulação 3 rígida. Conforme pode-se observar da composição das formulações estudadas, o comportamento mecânico à temperatura ambiente é determinado pelo endurecedor utilizado na formulação da mistura. Mesmo no caso da formulação 2, que se trata de uma blenda equimolar de DGEBA e DGEBF, o endurecedor à base de anidrido ftálico ácido possui um peso molecular superior ao anidrido utilizado como endurecedor da formulação 3, acarretando em menor rigidez da estrutura polimérica formada. Hartwig

(7)

explicou o maior ou menor grau de rigidez do polímero formado em termos do maior grau de reticulação que endurecedores à base de anidrido produzem. Endurecedores com peso molecular mais elevado produzem reticulado com maior distância entre as cadeias poliméricas formadas durante o estágio inicial de reação. Essa maior distância entre as cadeias lineares confere maior flexibilidade à resina. No caso de endurecedor à base de amina alifática D-400 para qualquer tipo de resina epóxi produz um polímero com alto grau de flexibilidade.

TABELA 2 – Temperatura de transição vítrea Tg e rigidez da resina de acordo com a avaliação de Tg e das propriedades mecânicas à temperatura ambiente.

Formulação Tg (oC) Tipo

1 77 semi-rígida

2 35 flexível

3 120 rígida

A Tabela 3 apresenta as características mecânicas dos ensaios de tração e flexão para dez amostras de resina epóxi (formulação 3), do tecido de fibra de vidro e do compósito epóxi/fibra de vidro à temperatura ambiente e em nitrogênio líquido. Os resultados da resina e do compósito foram obtidos de ensaios de flexão, enquanto que o resultado do tecido de fibra de vidro foi obtido à partir de ensaios de tração. Observa-se que o módulo de elasticidade do compósito e do tecido variam pouco no intervalo de temperatura considerado, enquanto que a tensão limite de flexão σr aumenta com o abaixamento da temperatura por causa do aumento da resistência da resina epóxi. Como a matriz polimérica apresenta coeficiente de contração térmica superior ao do tecido de fibra de vidro, ela está sob compressão com o abaixamento de temperatura e essa compressão causada pela matriz é a responsável pelo aumento da resistência ao choque térmico de resina epóxi rígida reforçada com fibra de vidro. Segundo Gordon [10], a interface entre a matriz e o reforço é responsável pelo aumento da resistência mecânica por causa da mudança de direção de propagação da trinca, que iniciando-se na matriz, prossegue até encontrar o filamento de fibra de vidro. Como a resistência interfacial é inferior à da matriz, a trinca propaga-se ao longo da interface matriz-fibra.

(8)

TABELA 3 Propriedades mecânicas da resina epóxi rígida, do tecido de fibra de vidro e do compósito epóxi/fibra de vidro a 300 K e 77 K.

Material E (GPa) σr (MPa)

300 K 77 K 300 K 77 K

Resina epóxi 1,33±0,01 2,47±0,01 36±3 70±1

Tecido de fibra 12,7±1,7 13,7±2,0 275±10 –

Compósito 20,0±0,9 22,1±2,2 264±16 433±35

A Fig. 2 apresenta as curvas de ensaio de flexão até ruptura para várias amostras de compósito produzidas com a resina de formulação rígida (No 3) à 77 K. Observa-se um comportamento elástico em toda a faixa de deformação, característico de materiais que sofrem fratura frágil. Algumas curvas apresentam descontinuidade causada pela delaminação do compósito. 0.000 0.005 0.010 0.015 0.020 0 100 200 300 400 500 S ( M Pa) r (mm/mm)

Fig. 2 - Curvas de tensão S versus deformação r para o ensaio de flexão dos compósitos epóxi/fibra de vidro à 77 K.

(9)

A Tabela 4 apresenta o módulo de elasticidade para flexão de todas as formulações de resina estudadas, juntamente com o módulo de elasticidade com o reforço de fibra de vidro e para a amostra de G-10 comercial. Para os resultados apenas das resinas, verifica-se uma variação no módulo de elasticidade com a temperatura maior nas formulações flexível e semi-rígida. Observa-se também que, independentemente da formulação empregada, os compósitos à 77 K apresentam pouca diferença no módulo de elasticidade. O compósito G-10 é produzido utilizando-se resina epóxi endurecida com anidrido, de modo que a matriz é rígida à temperatura ambiente. Pode-se observar que os resultados do compósito de formulação 3 e o compósito G-10 são semelhantes tanto na temperatura ambiente quanto em 77 K.

TABELA 4 - Módulo de elasticidade a flexão para diferentes formulações de resina epóxi pura e para o compósito, medido à 300 K e 77 K

Módulo de elasticidade (GPa)

Resina epóxi Compósito

Formulação 300 K 77 K 300 K 77 K

1 3,0 5,4 16,6 20,7

2 < 0,2 6,3 1,5 21,8

3 1,3 2,5 20,0 22,1

G-10 − − 17,5 23,8

A Fig. 3 apresenta a micrografia da superfície de fratura da amostra de compósito com matriz rígida, ensaiada em 77 K. A projeção dos filamentos de fibra para fora da matriz polimérica evidencia a separação entre o filamento e a matriz na ruptura. Tanto a superfície da matriz quanto a superfície dos filamentos apresentam formato característico de fratura frágil.

(10)

Fig. 3 Micrografia do corpo de prova em vista transversal da superfície fraturada.

Para análise estatística de fratura frágil, a distribuição de Weibull fornece informações sobre a probabilidade de ocorrência de falhas em função da tensão de ruptura. O módulo de Weibull é calculado a partir do ajuste linear do gráfico da Fig. 4 substituindo o coeficiente angular e o termo independente do ajuste linear pelos coeficientes da equação (2). 0 1 1 = σ σ       − + + log m log m n N N log log r (2)

Calculando, vem que: m = 12,1 e σ0 = 480 MPa. O módulo de Weibull calculado apresenta uma distribuição estreita, indicando a predominância de um único mecanismo de fratura do material.

(11)

2,56 2,60 2,64 2,68 2,72 -1,6 -1,2 -0,8 -0,4 0,0 0,4 Ajuste: Y = A + B*X Parâmetro Valor Erro A -32.3 1.3 B 12.1 0.5 r = 0,992 ---log 10 log 10 (N+1)/(N+1-n) log10σr

Fig. 4 Gráfico log[log(1/1-Pf)] versus log σr calculado para 20 corpos de prova.

4. CONCLUSÃO.

Os ensaios mostraram que as resinas rígidas somente resistem ao choque térmico quando reforçadas com fibra de vidro. A resina flexível apesar de apresentar boa resistência ao choque apresenta baixa resistência mecânica à temperatura ambiente. Em todas as formulações, ocorreu transição dútil-frágil fazendo com que os resultados dos ensaios em 77 K apresentassem elevados valores do módulo de elasticidade com pequena variação entre sí. Como os resultados em temperaturas criogênicas não apresentam diferenças significativas no modo de fratura e nas propriedades mecânicas, os critérios para escolha da formulação de resina mais adequada devem levar em conta outros fatores, como a resistência mecânica em temperatura ambiente, a viscosidade da resina, o grau de adesão à superfícies e a resistência ao choque térmico da resina não-reforçada.

(12)

AGRADECIMENTOS

À Ciba Specialty Polymers e à Dow Química pelas amostras de resina epóxi fornecidas e ao técnico Francisco P. Reis pelos ensaios mecânicos realizados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] KASEN, M.B., “Cryogenic applications of composite technology in the USA”, in: CLARK, A.F. e REED, R.P. (ed.), Nonmetallic materials and composites at low temperatures, New York: Plenum Press, 1979, p.317.

[2] HARTWIG, G., “Low temperature properties of potting and structural materials for superconducting magnets”, IEEE Trans Magn. v.11, n.2, p.536-539, 1975.

[3] EVANS, D.; MORGAN, J.T.; STAPLETON, G.B., “Epoxy resins for superconducting magnet encapsulation”, Technical report RHEL/251, Rutherford High Energy Laboratory, 1972.

[4] TUPPER, M. L.; MUNSHI, N. A., “Tailoring of insulation and adhesives for superconducting magnets and devices”, IEEE Trans. Appl. Supercon., v.9, p.216-219, 1999.

[5] BALDAN, C.A.; SHIGUE, C.Y.; RUPPERT FILHO, E., “Development of a new epoxy resin for superconducting magnet impregnation”, IEEE Trans. Appl. Supercond. v.10, n.1, p.1347-1349, 2000.

[6] Catálogo Tecidos de fibra de vidro, Texiglass, Louveira – SP, 1999.

[7] Norplex Industrial and Composite Laminates, ILNorplex, Inc., Postville, Iowa, EUA, 1994.

(13)

[8] ASTM D 790M-84 Standard test methods for flexural properties of unreinforced and reinforced plastics and electrical insulating materials, ASTM, Philadelphia PA, 1984.

[9] CREYKE, W.E.C.; SAINSBURY, I.E.J.; MORRELL, R. Design with non-ductile materials, London: Applied Science Publishers, 1982.

[10] GORDON, J.E. The new science of strong materials, London: Penguin Books, 1991.

Referências

Documentos relacionados

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Dispõe tal MP que o poder concedente, por meio de órgão ou entidade da Administração Pública federal, será responsável pela realização do serviço público de energia elétrica

Às dispu- tas entre estados são suscetíveis de serem solucionadas por acordos que só deveriam ser decididas pela guerra, instituição que HEGEL considerava ao mesmo tempo

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Despite seeds germinated more rapidly at temperatures of 30 and 35 °C, there were no big variations between treatments in the germination index, due to great germination

A MINUSMA realizou, en- tão, missões de avaliação de proteção nas áreas mais propícias a confrontos entre as forças armadas e os grupos separatistas, e focou em mecanismos

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

In response to vaccine, Curraleiro Pé-duro showed greater ability to respond specifically to BCG, generating resistance profile (Th1), evidenced by greater number of antigen