• Nenhum resultado encontrado

POXCOLOR TINTA SOLV. Manual de Orientação para Manutenção Preventiva e Corretiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POXCOLOR TINTA SOLV. Manual de Orientação para Manutenção Preventiva e Corretiva"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

POXCOLOR TINTA SOLV

Manual de Orientação para Manutenção Preventiva e Corretiva

Prefácio

O sistema de revestimentos da linha POXCOLOR foi desenvolvido com a mais nobre linha de resinas Epóxidicas, levando assim a um alto desempenho físico e químico.

Para a perfeita conservação de suas características alguns cuidados deverão ser seguidos, para tal, a Polipiso do Brasil desenvolveu este Manual de Manutenção, Limpeza e Conservação, visando orientar aos usuários, para facilitar o seu dia-a-dia e principalmente preservar as condições ideais, mantendo a qualidade e aumentando a vida útil do revestimento.

Este manual descreve e recomendam os modos operantes e procedimentos que visam à limpeza, medidas preventiva e corretiva, recomendados pela Polipiso do Brasil.

(2)

2

Sumário:

Apresentação ... 01

Orientação aos Usuários ... 02

Tipos de agressões

1. Agressões mecânicas ... 03 2. Agressões químicas ... 03 3. Agressões térmicas ... 03 4. Agressões ambientais ... 04

Medidas preventivas

1. Projeto

1.1. – Prevenções contra vazamento ... 05

1.2. – Prevenções mecânicas localizadas ... 05

1.3. – Prevenções contra sujidade ... 05

2. Obra 2.1. – Proteção do revestimento pós-execução ... 05

2.2. – Limpeza ... 06

2.3. – Tratamento Superficial ... 06

3. Pós-Obra 3.1. – Limpeza imediata localizada ... 06

3.2. – Limpeza Diária ... 06

3.3. – Limpeza Periódica 3.3.1. – Limpeza Quinzenal ... 06

(3)

3

Medidas Corretivas

1. Localizadas 1.1 – Recomposição ... 07 2. Generalizada 2.1 – Recomposição ... 07 2.2 – Revitalização ... 07

Equipamentos utilizados na Manutenção Preventiva

1. Lavadora de piso automática ... 08

2. Varredoura automática ... 08

Recomendações ... 09

(4)

4

Apresentação

Este manual é dirigido a você que adquiriu ou aplicou o sistema POXCOLOR TINTA

SOLV. Com este material e a literatura técnica, você conhecerá melhor o produto, o local revestido e informações necessárias à prevenção e identificação de problemas de pequena e grande intensidade.

Serão fornecidos subsídios para a execução de pequenos reparos e saber a hora certa de pedir ajuda e orientação técnica especializada.

Antes de iniciar a leitura do manual verifique o sumário, para ter conhecimento sobre o conteúdo de cada item, tornando mais fácil e mais produtivo o seu manuseio.

O Sistema de Limpeza e Conservação de Pisos da POLIPISO DO BRASIL prolonga a vida útil do revestimento exponencialmente.

Finalmente, se após a leitura ainda persistirem dúvidas, contate o Departamento Técnico da empresa aplicadora ou da Polipiso do Brasil, onde encontrará orientação de um profissional.

(5)

5

Orientações aos Usuários

Optar por um sistema de revestimento da Polipiso do Brasil, é um processo de modernização que não se encerra com a instalação do revestimento. É importante implantar uma cultura de manutenção e preservação para os usuários.

Este conceito deve ser amplamente divulgado onde a limpeza, conservação e a correta utilização do sistema de revestimento seja conhecido em todos os níveis da empresa através de um trabalho informativo para que os usuários compreendam os benefícios e cuidados necessários para maior durabilidade do mesmo.

Neste manual o usuário irá aprender a conhecer os tipos de agressões que podem ocorrer sobre o revestimento e os danos que poderão a vir a acontecer, quais os procedimentos a serem tomados tanto para uma manutenção preventiva como corretiva.

(6)

6

TIPOS DE AGRESSÕES

1. Agressões mecânicas:

Existem diversos tipos de agressões mecânicas sendo impossível descrevê-las em sua totalidade, para tal, segue uma lista abaixo das mais comuns:

✓ Quedas de ferramentas e ou objetos pontiagudos que possam vir a provocar danos no revestimento, tais como furos, fissuras ou esmagamento.

✓ Arraste de equipamentos e outros que possam provocar riscos ou sulcos no revestimento.

✓ Equipamentos rodantes não adequados ou utilizados inadequadamente.

✓ Acúmulos de resíduos que promovem e aceleram o desgaste prematuro da superfície aplicada, tais como cavacos e produtos altamente abrasivos.

Obs.: É importantíssimo o treinamento e a conscientização dos usuários de empilhadeiras e palleteiras, quanto ao seu manuseio e cuidados específicos tais como: não arrastar o garfo da empilhadeira, não arrastar pallets, observar o estado físico do pallets quanto a pregos ou parafusos que possam a vir a ferir o piso, limpeza imediata de vazamentos de óleos, graxas dentre outros resíduos químicos, etc.

(7)

7

2. Agressões químicas:

Este sistema de revestimento é projetado para suportar eventuais agressões promovidas por derramamentos de produtos químicos mais comuns, desde que seja feito uma imediata neutralização e ou uma remoção deste, através de lavagem com água em abundância e produto de limpeza específico, seguindo as recomendações do fabricante do produto químico derramado.

A não limpeza do produto derramado poderá ocasionar problemas de manchas e até degradação parcial ou total da película exposta ao derramamento.

Consulte a literatura técnica para verificar a resistência química a determinadas substâncias.

3. Agressões térmicas:

Este sistema de revestimento foi projetado para suportar a exposições térmicas constantes ou intermitentes inferiores às recomendadas em literatura.

4. Agressões ambientais:

Este tipo de revestimento exposto a raios UV apresentará um amarelamento prematuro e calcinação, levando ao colapso do revestimento.

(8)

8

MEDIDAS PREVENTIVAS

1. Projeto:

São ações que deverão ser tomadas antevendo uma possível patologia ou com o intuito de aumentar a vida útil do revestimento, levando este a uma melhor relação custo x benefício.

1.1 – Prevenção contra vazamentos:

Áreas sujeitas a vazamentos de líquidos corrosivos deverão ser previstas em projeto, tomando as devidas precauções tais como: barreiras de contenção, ralos, canaletas e outros dispositivos de capitação destes fluidos.

1.2 – Prevenção contra ações mecânicas:

Áreas com incidência de queda de equipamentos que poderão vir a danificar o revestimento deverão ser revestidas com tapetes de borracha ou placas metálicas com capacidade de absorção de tensões pontuais.

Para equipamentos rodantes é importante que o mesmo tenha rodas macias de borrachas ou materiais sintéticos similares e nunca por rodas metálicas.

O sistema aplicado não foi desenvolvido para agressões de arraste brusco de objetos metálicos ou pontiagudos.

1.3 – Prevenção contra sujidades:

Cerca de 80% da sujidade de um pavimento é trazida do ambiente externo para o interno, tais como: pedriscos, cavacos, areia, produtos químicos, etc.. Para tal sugerimos a utilização de capachos nas entradas tal como limpeza simples diária, através de vassouramento manual ou varredoura mecânica.

(9)

9

2. Obra:

2.1. – Proteção do revestimento pós-execução:

Caso o ambiente onde o piso será instalado estiver em construção ou reforma, o revestimento deverá ser protegido por manta tipo TNT, plástico poli-bolha, gesso ou papelão.

2.2. – Limpeza:

Lavar área utilizando Masterlimp S1000 (para utilização correta vide literatura) com o auxílio de lavadoras automáticas que lavam e sugam a sujeira através de um aspirador acoplado e deixam a superfície seca ou processos equivalentes.

Obs.: A lavadora mecânica deve ser utilizada com escova ou disco de baixa ou média abrasividade.

2.3. – Tratamento superficial:

Aplicação localizada ou generalizada de uma camada de proteção química de um material com resistência ao agente ou camada de sacrifício para ações mecânica.

Aconselhamos a aplicação de um selador/verniz da linha Poliseal podendo este ser acrílico, epóxi ou poliuretano, ou ainda, aplicação de cera industrial tipo Masterbril ACR.

(10)

10

3. Pós-obra:

3.1. – Limpeza imediata localizada:

Imediata – Proceder à remoção imediata de substâncias corrosivas (ácidos ou bases) ou partículas abrasivas.

3.2. – Limpeza diária:

Diário - Proceder à remoção de partículas soltas na superfície, podendo esta ser através de vassouras, MOP (pó) ou varredoura mecanizada.

3.3. – Limpeza periódica: 3.3.1 – Quinzenal:

Limpar o piso com Masterlimp S1000 (para utilização correta vide literatura), com o auxílio de lavadoras automáticas que lavam e sugam a sujeira através de um aspirador acoplado ou processo equivalente.

3.3.2. – Trimestral:

Lavar a área utilizando Masterlimp CH40 (para utilização correta vide literatura) com o auxílio de lavadoras automáticas, que lavam e sugam a sujeira através de um aspirador acoplado, ou processo equivalente, com posterior aplicação de Cera Masterbril ACR.

(11)

11

MEDIDAS CORRETIVAS

Ações que deverão ser executadas por empresas especializadas.

1. Localizadas:

Para situações localizadas verificar o agente causador, para posterior diagnóstico. Podendo este ser por ações: químicas, mecânicas pontuais (queda de equipamentos), randômicas (intensidade, empuxo, ou flexão).

1.1 – Recomposição:

Ação Corretiva – Reaplicação localizada de uma nova camada de POXCOLOR TINTA

SOLV.

2. Generalizada:

Verificar o agente causador, para posterior diagnóstico. Podendo este ser por ações: químicas, randômicas (intensidade) ou pelo final da vida útil do pavimento.

2.1. – Recomposição:

Ação Corretiva:

• Reaplicação do sistema POXCOLOR TINTA SOLV. • Aplicação de um novo sistema da Linha POXCOLOR.

2.2. – Revitalização:

Lavar a área utilizando Masterlimp CH40 (para utilização correta vide literatura) com o auxílio de lavadoras automáticas que lavam e sugam a sujeira através de um aspirador acoplado, dotadas com disco de alta abrasividade ou processo equivalente, com posterior aplicação de um selador/verniz da linha Poliseal podendo este ser de base epóxi ou poliuretano.

(12)

12

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

1. Lavadora de piso automática

(13)

13

RECOMENDAÇÕES

✓ Em caso de limpeza com lavadora Automática e/ou enceradeira industrial, conheça a função/aplicação dos discos de limpeza Scoth Brite ou similar. Nunca utilizar produtos abrasivos ou escovas de dureza elevada, pois agridem a camada de brilho do piso. ✓ Na hipótese de utilização de máquinas lavadoras, deve-se usar detergentes neutros com

baixo nível espumante.

✓ As enceradeiras industriais, quando aplicadas juntamente com um produto químico, também fazem o serviço de limpeza. É necessário que haja uma rotação adequada, aliada a correta utilização do disco na enceradeira. Com características e abrasividade diferentes, a escolha do disco varia de acordo com o tipo de sujeira a ser removida. ✓ A frequência da limpeza e conservação depende da intensidade de tráfego no local. ✓ A limpeza regular é mais econômica e eficiente que uma limpeza profunda e esporádica. ✓ Não utilizar solventes e derivados de petróleo na limpeza do piso.

✓ Não utilize máquinas de hidrojateamento para limpeza, esta pode degradar o revestimento devido a sua pressão localizada.

A realização imediata dos reparos a fim de evitar a propagação dos danos e consequente comprometimento do sistema de revestimento

(14)

14

CONCLUSÃO

A boa manutenção de um revestimento traz benefícios intangíveis ao usuário, tanto do ponto de vista improdutivo de uma indústria quanto financeiro levando-se em conta a diminuição da vida útil do pavimento.

Não deixe seu revestimento entrar em colapso para efetuar qualquer tipo de manutenção, pois quanto maior for à patologia, maior será sua gravidade e consequentemente o transtorno da recuperação será muito mais intenso.

Referências

Documentos relacionados

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Isto é consequência di- recta do facto de à quebra espontânea de uma simetria discreta estar sempre associado um modo de Higgs com massa (caso a simetria quebrada fosse contínua, o

Considerando a baixa densidade da espécie na Praia do Itararé em São Vicente quando comparada com a densidade registrada na Praia do José Menino em Santos, sem

Com o estudo anterior (AMARAL, 2009) sobre a evolução da infografia no meio, surgiram dúvidas a respeito de alguns exemplos pesquisados. Percebemos que a fronteira

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)