• Nenhum resultado encontrado

CURSO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL SUAS ALTERAÇÕES E POLÊMICAS (Turma 1/2016)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL SUAS ALTERAÇÕES E POLÊMICAS (Turma 1/2016)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CURSO NOVO CÓDIGO DE

PROCESSO CIVIL – SUAS

ALTERAÇÕES E POLÊMICAS

(Turma 1/2016)

TUTOR e CONTEUDISTA

DANIEL DE MACEDO ALVES PEREIRA Defensor Público Federal

(2)

PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS ... 2 2. EMENTA ... 2 3. OBJETIVO... 2 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ... 3 5. CRONOGRAMA ... 4 6. METODOLOGIA ... 4 7. PROPOSTA AVALIATIVA ... 5

(3)

Período de duração do curso: A turma 01/2016 do curso “Novo Código de Processo Civil – suas alterações e polêmicas” deverá ser executada no período de 29/02/2016 a 08/04/2016, na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Carga horária: A carga horária total do curso será de 50 (cinquenta) horas-aula, de forma que a carga horária semanal sugerida será de 10 (dez) horas-aula e a diária será de 02 (duas) horas-aula.

Público-alvo: O curso terá como público alvo os Defensores Públicos Federais. Conteudista e tutor responsável: O curso terá como conteudista e tutor o Defensor Público Federal Daniel de Macedo Alves Pereira, que tem os seguintes títulos: Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, Defensor Público Federal, Membro do Fórum Permanente de Processualistas Civis, Professor da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro – EMERJ, do Ibmec, da Universidade Cândido Mendes, da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – AMPERJ, da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - FEMPERJ, da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado - FESUDEPERJ em nível de pós-graduação e nos Cursos ÊNFASE e Fórum.

2. EMENTA

Direitos fundamentais processuais; Cooperação Jurídica Internacional - Competência Interna; Pluralidade de Partes; Atos Processuais; Defensoria Pública; Do Procedimento Comum; Sentença; Coisa Julgada; Tutela Provisória; Ação Rescisória; Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas; Teoria Geral dos Recursos; Dos Recursos em Espécies; Possíveis Implicações no Procedimento dos Juizados Especiais Federais e sua Relevância para os Ofícios Previdenciários e Cíveis; e Influência do novo CPC nos Instrumentos de defesa Coletiva de Direitos Difusos, Coletivos em Sentido Estrito e Individuais Homogêneos.

3. OBJETIVO

Geral: Capacitar os Defensores Públicos Federais para conhecerem a nova legislação (Lei nº 13.105/15 – Novo CPC) e a sua interface com outras leis de natureza material, processual ou híbrida.

(4)

1 - Utilizar as normas principiológicas e regras positivadas na Lei nº 13.105/15, com suas alterações e supressões no campo normativo;

2 - Identificar os posicionamentos doutrinários objeto de positivação no novo código de processo civil;

3 - Destacar os posicionamentos do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal que foram objeto de positivação e superação na nova lei, sejam eles contidos ou não em súmulas daquelas Cortes.

4 - Relatar os enunciados do Fórum Permanente dos Processualistas Civis. 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso será dividido em quatro unidades, conforme discriminado a seguir:

UNIDADE I – Da Teoria Geral do Processo:

Influência Constitucional Sobre o Direito Processual Civil; Inserção Principiológica e sua Densificação na novel legislação; Dos Limites à Jurisdição Nacional; Da Cooperação Internacional; Da Competência Interna; Do Litisconsórcio; Da Intervenção de Terceiros; Dos Poderes do Juiz, Da Defensoria Pública; Dos Atos Processuais.

UNIDADE II – Do Processo de Conhecimento:

Processo e Procedimento; A Unidade Procedimental e o Princípio da Adaptabilidade; Petição Inicial; Indeferimento Da Petição Inicial; Audiência de Conciliação e de Mediação; Reações e Inércia do Réu; Providências Preliminares; Julgamento Conforme o Estado do Processo; Extinção do Processo por Proibição ou Por Desnecessidade de Análise Do Mérito; Julgamento Antecipado do Mérito; Julgamento Antecipado Parcial do Mérito; Saneamento e Organização do Processo, Sentença e Coisa Julgada

UNIDADE III – Da Execução:

Liquidação de sentença, Competência executiva, Do cumprimento provisório da sentença, Do cumprimento de sentença que imponha obrigação de pagar quantia certa, obrigação de fazer ou não fazer e dar coisa certa ou incerta;

UNIDADE IV – Do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas e Meios de Impugnação à Decisão Judicial:

Ação Rescisória; Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, Teoria Geral Dos Recursos. Dos Recursos em espécie. Apelação; Agravo de Instrumento; Agravo Interno;

(5)

Representativo de Controvérsia, Recurso Ordinário Constitucional e Embargos de Divergência em Recurso Especial e em Recurso Extraordinário. Repercussão Da Novel Legislação na Tutela Coletiva de Direitos e no Âmbito do Juizado Especial.

5. CRONOGRAMA

ATIVIDADE DURAÇÃO PERÍODO

Ambientação: apresentação dos

participantes e tutor 1 hora-aula 29/02/2016

Unidade I 8 horas-aula 01 a 7/03/2016

Unidade II 12 horas-aula 8 a 17/03/2016

Unidade III 17 horas-aula 18 a 29/03/2016

Unidade IV 12 horas-aula 30/03 a 08/04/2016

Avaliação Final – (Prazo para

entrega) --- 30/03 a 08/04/2016

6. METODOLOGIA

O curso será realizado na plataforma Moodle disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESDPU, onde serão disponibilizados o conteúdo e as atividades avaliativas.

O conteúdo do curso será distribuído em quatro unidades. Para cada unidade serão disponibilizados um texto e uma vídeo aula, além de material complementar.

Para cada unidade será aberto um fórum de discussão, visando a articulação entre teoria e prática, com vistas à construção do conhecimento de maneira colaborativa, de forma que o modelo de aprendizagem a ser utilizado ao longo do curso será participativo, sócio construtivista.

O professor/tutor atuará como um facilitador do processo de aprendizagem, participando da construção coletiva do conhecimento, juntamente com os alunos que evidenciarão as situações-problema do cotidiano profissional. Participações qualitativas e quantitativas serão avaliadas e pontuadas no decorrer do processo, de forma que no decorrer do curso será adotada a avaliação formativa. Ao final do curso deverá ocorrer uma avaliação somativa, quando os participantes deverão apresentar um paper individual, cujo tema será definido pelo professor/tutor, que disponibilizará na plataforma o tema estimulador, no início da unidade II.

(6)

Fórum de Apresentação: deverá ser uado pelos alunos se apresentarem no dia da abertura do curso e compartilharem suas expectativas em relação ao curso.

Fórum de Notícias: será utilizado pela equipe de apoio durante a execução do curso para divulgação de avisos e informações inerentes ao curso.

Fórum de Discussão: onde o professor/tutor, no papel de facilitador, estimulará o debate aluno-aluno, professor-aluno e aluno-professor, a respeito do conteúdo disponibilizado no curso, relacionando suas experiências profissionais, relativas à prática jurídica, todos contribuindo efetivamente para a construção coletiva do conhecimento.

Biblioteca: será o espaço da plataforma onde estarão disponíveis o conteúdo do curso a ser trabalhado, em formato PDF, além do material complementar.

Avaliação de Reação: deverá ser disponibilizada aos alunos até o final do curso e servirá para aferir a opinião e/ou satisfação dos alunos sobre os diversos aspectos da ação educacional, além de aperfeiçoar as futuras ações educacionais.

7. PROPOSTA AVALIATIVA

No decorrer do curso deverão ocorrer as seguintes atividades, cujas pontuações relacionamos no quadro abaixo:

Unidades Atividades Pontos

Ambientação Apresentar-se no fórum Atividade não pontuada

Unidade I Participar do Fórum de discussão da Unidade I

Até 10 pontos

Unidade II Participar do Fórum de discussão da Unidade II

Até 10 pontos

Unidade III Participar do Fórum de discussão da Unidade III

Até 10 pontos

Unidade IV Participar do Fórum de discussão da Unidade IV

(7)

Encerramento Responder à Avaliação de Reação Atividade não pontuada

Durante o curso, o professor/tutor deverá apoiar, estimular, ratificar ou retificar as postagens realizadas pelos alunos no Fórum de Discussão e, em seguida, avaliá-las até o encerramento do período de vigência de cada fórum.

Os alunos deverão ficar atentos aos prazos de abertura e encerramento dos fóruns, às orientações postadas no Fórum de Notícias, e à data de entrega da Atividade Final.

7.1 Critérios de avaliação 7.1.1. Fórum de Discussão

Na avaliação do Fórum de Discussão, o professor/tutor deverá observar os seguintes critérios:

a) A quantidade de participações de cada aluno e a qualidade das contribuições; b) A qualidade das participações, uma vez que não será suficiente para alcançar a pontuação que os alunos venham a “curtir” os comentários dos demais participantes, devendo o aluno participar ativamente com comentários aos temas tratados no fórum;

7.1.2. Atividade Final

A atividade final consistirá na elaboração de um paper a respeito de um tema pré-definido pelo professor/tutor, que disponibilizará na plataforma o tema estimulador, no início da unidade II.

O paper ou posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua elaboração consiste na discussão e divulgação de ideias e argumentos resultados de pesquisas científicas, relacionadas a assuntos pertinentes a uma área de estudo.

O paper deverá conter o mínimo de 2 (duas) e máximo de 4 (quatro) laudas, com introdução, desenvolvimento (dividido, se for o caso, em tópicos) e conclusão.

(8)

O paper deverá trazer citações doutrinárias e jurisprudenciais, obedecendo a seguinte formatação:

 fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5;  texto mínimo de 2 (duas) e máximo de 4 (quatro) páginas;  margens: 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita);

parágrafos justificados;

 folha de rosto com o nome do participante, título do trabalho e curso;  formato do arquivo em Word;

 redação de acordo com as normas e padrões da língua portuguesa, da ABNT e com terminologias jurídicas.

8. APROVAÇÃO E REQUISITO PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO

Os alunos do curso Novo Código de Processo Civil deverão obter, no mínimo 70% de aproveitamento no curso para serem aprovados e receberem o certificado.

O certificado será disponibilizado na plataforma, após a conclusão das avaliações pelo professor/tutor.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho é resultante de uma pesquisa desenvolvida dentro do ambiente virtual de aprendizagem da Plataforma Moodle do curso de Gestão Escolar do Programa

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Além da descrição do fluxo do processo referente ao cesto container, a relação do maquinário, número de funcionários, assim como o processo de transformação realizado

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

E se o gato às vezes ainda se metia a correr atrás dos ratos, era apenas por divertimento; porque absolutamente não mais precisava de ratos para matar a fome.... No conto o Gato

A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, por meio do Despacho nº 2.913 de 18 de setembro de 2012, deu provimento parcial às solicitações constantes da Proposta de

No que respeita aos riscos naturais, nomeadamente ao recuo da linha de costa, no sector Sado-Sines identificam-se duas áreas com “baixo risco de erosão”, uma talhada