• Nenhum resultado encontrado

PROJETO - LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-PRÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO - LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-PRÁTICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Registro 401204 Revisão 12/12/2013 Status Ativo Título

LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-PRÁTICA

Data de início

01/03/2012

Previsão de término

30/12/2014

Data da última aprovação pelo Órgão Competente

20/09/2011

Órgão Competente

Câmara Departamental

CARACTERIZAÇÃO

Ano em que se iniciou a ação

2011

Unidade

Escola de Belas Artes

Departamento

Depto Fotografia, Teatro e Cinema

Programa vinculado

SEM VÍNCULO

Principal Área Temática de Extensão

Educação

Área Temática de Extensão Afim

NÃO POSSUI

Linha de Extensão

Formação de Professores (Formação Docente)

Grande Área do Conhecimento

Lingüistica, Letras e Artes

Palavras-chave

Linguagem Corporal, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, formação docente.

DESCRIÇÃO

(2)

No Brasil, temos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (1996), que apresenta duas importantes inovações: a) a incorporação da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica; b) o ensino obrigatório da Arte, entre elas a Dança, como conteúdo a ser desenvolvido na Educação Básica. A primeira inovação, que diz respeito à incorporação da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, demanda por parte dos governantes brasileiros, um grande esforço na implementação, oferta e garantia de qualidade da educação para crianças de 0 até 6 anos. Neste novo contexto, a Secretaria Municipal de Educação SMED, em 2009, apresenta o documento das Proposições Curriculares para a Educação Infantil na Rede Municipal de Educação e Creches Conveniadas. O documento define as sete linguagens do processo de inserção da criança no mundo: oral, escrita, matemática, digital, corporal, musical e arte visual como eixos desta proposta e que tornam-se conteúdos de sala de aula.

Como um dos fundamentos da Linguagem Corporal nas proposições, temos o conceito de cognição corporificada (embodied cognition), a partir do qual, a cognição ocorre quando o corpo interage com os mundos físico e cultural e deve ser estudada em termos das interações dinâmicas entre pessoas e seu meio. A linguagem e o pensamento emergem a partir de padrões recorrentes de atividade corporificada que abriga o comportamento inteligente em ação. Não devemos supor que a cognição seja puramente interna, simbólica, computacional e desencarnada, mas buscar os vários modos como linguagem e pensamento estão intrinsecamente modelados pela ação corporificada (GIBBS, 2006). Sendo assim, a educação se vê perante um grande desafio, passando a ser necessário um processo de mudanças estruturais, conceituais e práticas para que se entenda o corpo como uma forma de inteligência, ou seja, mente corporificada. Vale a pena ressaltar que a Linguagem Corporal é a primeira linguagem que a criança que chega as UMEIs, é como se comunica, se expressa e aprende. Portanto, as instituições de educação infantil necessitam desenvolver e utilizar propostas pedagógicas que incorporem o corpo e a cognição de maneira indissociável, no contexto do cuidar e educar para que consigam alcançar um desenvolvimento integral.

Quanto à segunda inovação apresentada pela LDB (1996), temos o ensino obrigatório da Arte, entre elas a Dança, como conteúdo a ser desenvolvido na Educação Básica, que inicia um processo de mudança ganhando expressão nas propostas políticas e acadêmicas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem da dança. Como efeito cascata destas transformações, temos a implementação de novos cursos de Licenciatura em Dança fortalecida pelo Programa REUNI, que enriqueceu as justificativas do pertencimento da dança ao meio escolar. Entre eles destacamos o Curso de Licenciatura em Dança EBA/UFMG em 2010 cuja formação oferecida se pauta na discussão e possibilidade da inserção do ensino dança como área de conhecimento da Escola Pública, buscando identificar a sua estrutura e funcionamento, enquanto componente curricular a partir da atuação de seus licenciandos, com o objetivo de oferecer-lhes a possibilidade de desenvolver habilidades concretas por meio da aplicação de conhecimentos apreendidos na academia. Portanto, a participação do curso em projetos de extensão com foco na Educação Básica são possibilidades concretas de espaços que ofereçam aos nossos docentes e licenciandos a possibilidade de desenvolver ações por meio da aplicação de conhecimentos aprendidos no cursocontribuindo com as Escolas Públicas enquanto agentes que divulgam nesses espaços especificidades do ensino de Dança nos eixos: praticas corporais, experiências criativas e apreciação estética. Nesse sentido, justifica-se desenvolver um projeto com a Linguagem Corporal numa perspectiva artístico-educativa contribuindo para o pleno desenvolvimento cognitivo, emocional, social e estético da criança.

Objetivos gerais

Produzir material didático com ênfase nos procedimentos pedagógicos que possam ser utilizados no trabalho com a Linguagem Corporal na Educação Infantil.

Objetivos específicos

- Elaborar procedimentos pedagógicos para as oficinas de Linguagem Corporal; - Propor material didático para oficinas de Linguagem Corporal;

- Oferecer formação em serviço para o trabalho com a Linguagem Corporal aos educadores e as crianças das UMEIs de forma integrada.

(3)

3

A partir de experiências de formação de professores na graduação, pós-graduação, extensão e atualmente como professora do curso de Licenciatura em Dança da EBA/UFMG além de assessora na Rede Municipal de Belo Horizonte tanto na elaboração das Proposições curriculares da Educação Infantil, percebo que a grande maioria dos profissionais sente dificuldade na elaboração e desenvolvimento de propostas pedagógicas visando a criança em seu processo de construção do conhecimento e da Linguagem Corporal nos estágios iniciais do desenvolvimento, isto é, o que ensinar, para que ensinar e como ensinar.

Neste contexto, pretende-se a partir deste projeto composto por professor e alunos do Curso de Graduação de Licenciatura em Dança da EBA/UFMG e vinculado ao Laboratório de Estudos do Gesto e Cognição (GESTOLab) da EBA/UFMG, a continuidade de um trabalho experimental embasado em estudos e pesquisas que já apresentam contribuições muito significativas no que diz respeito a relação entre cognição e corporeidade, busca responder alguns questionamentos: Qual a importância da Linguagem Corporal na educação infantil? Como a Linguagem Corporal vem sendo trabalhada na rotina diária das creches? Quais materiais podem ser utilizados no trabalho com a Linguagem Corporal?

Para tanto, o projeto será desenvolvido a partir: - revisão bibliográfica;

- elaboração de atividades ao longo projeto para serem desenvolvidas com os educadores e as crianças da UMEI;

- pesquisa de materiais didáticos que tornem concreta a ação e o diálogo com os estudos de Laban (1990), Vianna (1990), Marques (2001) e as Proposições Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte; - desenvolvimento de atividades com os materiais pesquisados que visam o trabalho intencional da Linguagem Corporal a partir de ações corporais estéticas;

- Atualização constante do Blog do projeto.

Forma de avaliação da ação de Extensão

- Toda a equipe do projeto participará de reuniões semanais para avaliação e planejamento, além de visitas da coordenação a UMEI para monitorar e avaliar o andamento das oficinas.

- Registro de todo o processo através de fotografias e gravações em vídeo das oficinas, portfólios com o registro do planejamento das oficinas e a produção das crianças.

- Apreciação das oficinas pelos educadores e alunos das UMEIs.

- Conclusão do projeto: elaboração de relatórios (parcial e final) pelas bolsistas.

- Elaboração de material para divulgação do projeto e apresentação na semana da extensão UFMG.

Site

www.eba.ufmg.br

Origem do público-alvo

Externo

Caracterização do público-alvo

Gestor, professores, educadores, crianças e comunidade das UMEIs.

Captação por edital de fomento

Não

Articulado com política pública

Sim

ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE Plano de atividades

A partir do projeto desenvolvido na UMEI Alaíde Lisboa em 2013, a ação do projeto se estenderá a outras UMEIs da Rede Municipal a fim de validar a proposta pedagógica do projeto a partir das etapas descritas abaixo:

- Atualização constante do Blog do projeto;

- Preparação das oficinas pedagógicas de formação dos educadores e gestores da UMEI; - Elaboração de material didático para o trabalho com a Linguagem Corporal;

- Participação de reuniões periódicas de estudo do GESTOLab;

- Desenvolvimento de atividades com as crianças pequenas das UMEIs com a participação do corpo docente da escola; - Conclusão do projeto: elaboração de relatórios (parcial e final).

Plano de acompanhamento e orientação

- Revisão bibliográfica;

- Realizar levantamento da demanda de práticas pedagógicas para a linguagem corporal por meio de questionários; - Acompanhamento na elaboração de material didático para o trabalho com a Linguagem Corporal e na preparação das atividades para as crianças pequenas;

- Participação da coordenação nas atividades desenvolvidas nas UMEIs;

- Apresentação dos resultados parciais e finais em reuniões periódicas de estudo do GESTOLab; - Conclusão do projeto: elaboração de relatórios (parcial e final).

(4)

- Reuniões semanais de avaliação e planejamento;

- Visitas da coordenação aos locais de atuação para monitorar e avaliar o andamento das oficinas e a relação estabelecida com o público atendido.

- Elaboração de relatórios (parciais e finais).

- Apresentação e discussão dos resultados finais no contexto do GESTOLab.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS Infra-estrutura física

Para as oficinas, serão utilizados sala de aula e sala de reuniões das UMEIs.

Vínculo com Ensino

Sim

Vínculo com Pesquisa

Sim

Público estimado

1.000

INFORMAÇÕES ADICIONAIS Informações adicionais

Ao final de 2014, pretende-se elaborar uma publicação com os resultados do projeto.

EQUIPE

Participação Nome Telefone E-mail Unidade Departamento/

Curso/Setor Período Coordenador A N A C R I S T I N A C A R V A L H O P E R E I R A anacriscpereira@ufmg .br anacriscpereira@ufmg .br Escola de B e l a s A r t e s D e p t o F o t o g r a f i a , Teatro e Cinema a -PARCERIAS

CNPJ Nome Caracterização Tipo

ABRANGÊNCIAS

Nome Estado Município CEP Detalhes

Varias Umeis de Belo Horizonte

Minas Gerais Belo Horizonte U M E I G r a n j a d e

F r e i t a s

Minas Gerais Belo Horizonte R. São Vicente, Nº

371, Granja de Freitas UMEI Alaíde Lisboa Minas Gerais Belo Horizonte 31.270-901 A v . A n t o n i o C a r l o s

6 6 2 7 Belo Horizonte Minas Gerais Belo Horizonte

Secretaria Municipal de Educação/Gerência de C o o r d e n a ç ã o d a E d u c a ç ã o I n f a n t i l -G E C E D I

Minas Gerais Belo Horizonte 30.330-240 Rua Carangola nº 288 -8º andar Bairro Santo Antônio

AÇÕES VINCULADAS

Tipo Registro Título da Ação de Extensão Status da

Ação RESULTADOS ESPECÍFICOS Público atingido 2110 RESULTADOS GERAIS Data Resultados

04/11/2011 Curso Linguagem Corporal na Educação Infantil

Foi um curso de formação para equipes de acompanhamento da regional de Educação Infantil

15/10/2012 24/05 (5 educadores e 40 crianças) - 10ª Semana de Ação Mundial e 3ª Semana Mundial do Brincar. Programa de Artes Cênicas Ações Formativas, NEPEI -UFMG, Fórum Mineiro de Ed. Infantil.

(5)

5

surge como produto das ações do Projeto o Blog da Linguagem Corporal na Educação Infantil como um canal permanente de comunicação que permite a troca das experiências dos educadores no que diz respeito às práticas com a Linguagem Corporal. Também é utilizado como meio de divulgação e registro das atividades desenvolvidas pelo Projeto. O lançamento do Blog aconteceu no dia 23 de setembro de 2012 no XIII Seminário Infância na Ciranda da Educação. Na próxima etapa do projeto será necessário a otimização e gerenciamento do Blog que funciona como uma ferramenta didática.

15/10/2012 25/09 (20 educadoras 01 acompanhante da SMED) - Oficina Linguagem Corporal: Dança no Dia Nacional da Educação Infantil (Semana da Educação Infantil) Local: EBA/UFMG. Secretaria Municipal de Educação. 15/10/2012 14/06 a 30/11 (21 educadores e 59 crianças pequenas) - Residência Corporal - UMEI Alaíde Lisboa

15/10/2012 23/05 (41 professores e alunos) - Semana da Pedagogia Educação Infantil Mesa redonda: Preposições do Município para a Educação Infantil. Centro Universitário Uni-BH.

15/10/2012 3, 10, 17, 24/ 09 (26 educadoras, 02 coordenadoras, 220 crianças pequenas) - Residência Corporal. UMEI Vila Conceição.

15/10/2012 26/04 (260 educadores) - Encontro Centralizado de Coordenações Pedagógicas As linguagens musical e corporal no documento Proposições Curriculares da Educação Infantil. Local: Auditório Paulo Freira da Secretaria Municipal de Educação/ Gerência de Coordenação da Educação Infantil

30/09/2013 Participação na Semana Internacional da Educação Infantil. Entre os dias 25 a 30 de agosto a Secretaria Municipal de Educação comemorou com diversas atividades a Semana Nacional da Educação Infantil, entre elas programou - se uma oficina do Projeto de Extensão Linguagem Corporal no dia 29 (quinta-feira) na Escola de Belas Artes no Campus Pampulha da UFMG. Confira mais informações acessando: http://portalpbh.pbh.gov.br.

30/09/2013 Participação da coordenação e estagiárias no projeto no Curso Educação infantil, Infâncias e Arte, realizado a partir da parceria EBA/FAE/MEC entre os meses de março/2013 a junho/2013 aconteceu na Escola de Belas Artes da UFMG o Curso Educação Infantil, Infâncias e Arte.

11/12/2013 Durante todo o ano de 2013, considerando a defasagem de uma ação dedicada às crianças de 0 a 3 anos, que efetive o uso intencional da Linguagem Corporal na Educação Infantil, o projeto, a partir de uma abordagem exploratória atuou na UMEI Alaíde Lisboa com público-alvo de 20 crianças, 05 professoras e 04 ajudantes/acompanhantes. Além da formação continuada para a equipe pedagógica o projeto desenvolve pesquisa de materiais didáticos que tornem concreta essa ação e seu diálogo com os estudos de Rudolf Laban e as Proposições Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte - seus quatro aspectos corporais: ações corporais cotidianas, comunicativas, psicomotoras e estéticas.

11/12/2013 05/12/2013 - Gerência de Coordenação da Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação (SMED/GECEDI) promoveu o Colóquio Educando a Cidade para Educar. Neste evento estavam resente profissionais da Educação Infantil, monitores dos espaços culturais da cidade entre outros profissionais para discutir as possibilidades de inserção da criança pequena nos espaços culturais da cidade. A coordenadora do Projeto linguagem corporal proferiu a palestra "Educação Infantil, Infâncias e Arte. Estavam presentes mais de 150 pessoas.

11/12/2013 Durante o ano de 2013 o Blog do "Projeto Linguagem Corporal da Educação Infantil" permaneceu como um canal permanente de comunicação e troca de experiências com o uso intencional/didático, sendo constantemente atualizado com atividades e acessado e teve no total de 3.938 visualizações da pagina (3518 - Brasil, 162 - Estados Unidos, 126 - Russia, 61 - Alemanha, 35 - Portugual, 20 - Ucrânia, 11 - Coreia do Sul, 06 - França, 05 - Venezuela e 04 - Reino Unido).

11/12/2013 Participação do Projeto Linguagem Corporal da Educação Infantil no XVI Encontro de Extensão da UFMG nos dias 21 a 25 de outubro integrando o evento UFMG Conhecimento e Cultura 2013 com o objetivo de propiciar um espaço de troca de saberes e experiências e promover a socialização interna e externa. O projeto participou com a apresentação do poster: "Residência Corporal: Dança para Bebês nas Unidades Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte".

PRODUÇÕES

Tipo Título Data

Publicaçã o Identificação Artigo D a n ç a n a E d u c a ç ã o I n f a n t i l : L i n g u a g e m C o r p o r a l c o m o experiência artístico-educativa a partir das Proposições Curriculares d a R e d e M u n i c i p a l d e B e l o H o r i z o n t e

11/03/2012 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESCOBRIR A D A N Ç A / D E S C O B R I N D O A T R A V É S D A D A N Ç A .

Universidade Técnica de Lisboa e Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança. Lisboa/ Portugal

Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico

A Linguagem Corporal no Currículo da Educação Infantil: o corpo que transita entre o cuidar e o educar

01/11/2012 XXI CONFAEB. UNESP/ Instituto de Arte São Paulo/ Brasil.

(6)

Educação Infantil. do programa Circuito UFMG da TV UFMG Educativa sobre nosso Projeto Linguagem Corporal na Educação Infantil. A matéria destaca a Residência Corporal, uma de nossas ações extensionistas, que atualmente conta com a participação das turmas Palavra Cantada e Girolim da UMEI Alaíde Lisboa localizada no campus Pampulha.

Matéria jornalística O corpo ensina e aprende 10/12/2012 PEREIRA, A. C. C., RIDOLFI, N. S. Jornal Boletim, UFMG, Nº 1.803 - ano 39.

Matéria jornalística Aprendendo sobre a arte 06/06/2013 Pereira, A. C. e Siqueira, J. Jornal Pampulha (p. 3 e 4)

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

A significância dos efeitos genéticos aditivos e dos efeitos da interação, envolvendo os qua- tro testes de progênies foi avaliada pela análise de LTR, que foi significativa para