• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO LAYOUT EM UMA EMPRESA DE CHAPEAÇÃO E PINTURA AUTOMOTIVA NA CIDADE DE CASCAVEL - PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO LAYOUT EM UMA EMPRESA DE CHAPEAÇÃO E PINTURA AUTOMOTIVA NA CIDADE DE CASCAVEL - PR"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO LAYOUT EM UMA EMPRESA DE

CHAPEAÇÃO E PINTURA AUTOMOTIVA NA CIDADE DE

CASCAVEL - PR

Área Temática: Administração Modalidade: Relato técnico

Alexsandro Galdino Virgilio (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) Sgt.alex.eb@gmail.com

Ligía Fiedler (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) Ligia.fiedler@unioeste.br

Paulo Sérgio Kopak (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) Paulokopak@hotmail.com

Rafael Fernando Freitas (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) Freitas.rafaelfernando@gmail.com

Wesley de Oliveira Santos (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) Wesleyoliveirasantos1@hotmail.com

Resumo

Este relato técnico tem por objetivo elaborar uma proposta de adequação do layout de uma empresa que atua no segmento de chapeação e pintura automotiva localizada no municipio de Cascavel – Paraná. O layout das organizações é um fator importante para a competitividade no setor em que estasatuam, a distribuição dos maquinários e equipamentos, das funções e operações, visa planejar de forma mais organizada o espaço produtivo e/ou operacional.O objetivoprincipal deste relato é a elaboração de uma proposta de adequação e melhoria do espaço físico da empresa por meio de um layout mais adequado às suas necessidades.Os aspectos metodológicos foram definidos por meio de entrevista não estruturada com um dos sócios proprietários da empresa, além de observação assistemática por parte dos pesquisadores, buscandolevantar informações sobre os processos da empresa, estrutura física e serviços prestados. Os dados demonstraram que há necessidade de adequação do layout atual da empresa, portanto a proposta aqui apresentada é bastante relevante, pois possibilita que a empresa se torne mais competitiva.

Palavras chave: Competitividade, Layout, Empresa de chapeação e pintura.

1 Introdução

No competitivo mundo empresarial, soluções criativas e funcionais vão além de um ambiente bonito e agradável. Encontrar a medida certa entre a disposição e distribuição dos meios de produção e produtos, com o espaço disponível, traz inúmeros benefícios.

(2)

Desde uma loja de calçados até uma fábrica de automóveis, o layout é crucial para o sucesso do empreendimento. Através da organização planejada do espaço, equipamentos ou produtos, será possível determinar a melhor operacionalidade do negócio e até mesmo o seu sucesso ou fracasso.

A utilização de um layout adequado nas operações resulta na melhoria da sinergia entre as funções, tendo um ponto forte junto aos clientes, com um ambiente organizado, produtivo e com qualidade na execução.

No presente relato esboça o layout atual da empresa localizada na cidade de Cascavel – Paraná, que opera no segmento de chapeação e pintura automotiva, com serviços de polimentos e espelhamentos, preparação de veículos, pintura em geral.

Este relato apresenta-se estruturado em (cinco) seções, iniciando pela introdução. Seção dois define a fundamentação teórica utilizada neste relato, a seção três apresenta o contexto do problema, a quarta seção destaca a apresentação e análise das contribuições. Por fim, a última seção discorre sobre as considerações referentes as melhorias apontadas e ampliações sugeridas e também, considerações para desenvolvimentos e aplicações futuras.

2 Fundamentação teórica

O layout é a forma que os recursos de produção são distribuídos em uma empresa. Esta disposição tem um papel fundamental nos processos da mesma, visto que, se bem montado, permitirá um caminho correto da primeira a última operação (CHIAVENATO, 2005).

Entende-se que a redução dos desperdícios é vital para o sucesso das organizações e a revisão de layout é uma das formas de melhorar processos e reduzir custos. O objetivo é estrategicamente melhorar o fluxo produtivo, resultando assim em aumento de produtividade (ANDRADE et al., 2012).

Percebe-se que o layout tem muitas implicações práticas e estratégicas dentro de uma organização, podendo citar: maximização da satisfação do cliente, facilitação do fluxo de materiais e informações, aumento da utilização eficiente dos recursos produtivos, redução de riscos para os trabalhadores, aumento do ânimo dos funcionários, dentre outras implicações (KRAJEWSKI et al., 2009).

Layout pode ser definido como planejamento e integração dos meios que concorrem para a produção obter a mais eficiente e econômica inter-relação entre máquinas, mão-de-obra e movimentação de materiais dentro de um espaço disponível (MOURA, 2005, p.118).

Segundo Slack (2002), os layouts podem ser classificados como:

a) Layout por processo: cada unidade de trabalho tem seus equipamentos específicos,

maior flexibilidade de produtos/serviços, o controle do fluxo das operações é facilitado, alto estoque e fila de clientes, o espaço produtivo é ciclico, ou seja, cada função é pré-estabelecida para realização;

(3)

b) Layout por produto: é o caso da linha de montagem, os equipamentos estão organizados para que os produtos passem de forma contínua e ágil pelo arranjo físico. Comum em produções contínuas. Baixa variedade e alto volume;

c) Layout posicional: é o exemplo da construção de um navio ou de um shopping

center, onde o produto está num único local e vai sendo processado sem sair do lugar. Ali equipes montam seus "canteiros" de obra;

d) Layout celular: arranjo que mescla características do arranjo de processos com

arranjo por produtos. As unidades/processos estão bem definidas no arranjo, porém em alguns espaços são criadas pequenas células que contém todos os equipamentos necessários para um determinado produto. Assim ganha-se mais velocidade naquele produto, dentre os vários outros, pois este possui maior volume.

Segundo Neumann e Scalice (2015), o layout de uma empresa é a análise de seu arranjo fisíco, verifica-se os recursos direncionado ao produto ou serviço, os processos envolvidos, e as decisões a serem tomadas juntamente com os fluxos de materiais utilizados.

O layout por processo foi escolhido de acordo com as funções que estão pré-estabelecidas na empresa, aonde cada unidade executora tem todo seu maquinário e produtos para estar finalizando o serviço.

Abaixo segue a tabela 1, expõe as vantangens e desvantagens da utilização do layout por processo.

VANTAGENS DESVANTAGENS

- Alta flexibilidade de mix de produto/serviço; - Relativamente robusto em caso de interrupção de etapas; - Supervisão de equipamentos e instalações relativamente

fácil.

- Osciosidade na realização das operações;

- Baixa utilização dos recuros; -Altos estoques e fila de

atendimento ao cliente

Tabela 1 – Esboça a vantagem e desvantagem do layout por processo

Fonte: Adaptado de Slack (2002)

A tabela 1 exemplifica as vantagens e desvantagens na aplicação de um layout por processo. Inicia pela alta flexibilidade de mix de produto/serviço, é relativamente robusto em casos de interrupção de etapas, e por fim, a supervisão de equipamentos e instalações são de fácil controle.

Para tanto, as desvantagens são a osciosidade na realização das operações, baixa utilização de recursos, altos estoques e fila de atendimento ao cliente, e por fim, o fluxo de materiais e serviços são relativamente complexo.

(4)

Segundo Silva (2009, p.42) o layout por processo foi a primeira teoria lógica para disposição de maquinários, e esta sendo utilizada em todo o país.

O layout por processo vista atender necessidade para transformar recursos em operações, por meio deste processo de acordo com as necessidade de cada produto ou serviço. (SLACK et al., 2007, p.204).

3 Contexto da situação problema

O contexto da situação problema foi estudado por meio de uma entrevista não estruturada com um dos sócios proprietários da empresa de chapeação e pintura, bem como, uma observação assistemática por parte dos pesquisadores para conhecer todas as operações e processos da empresa. Bem como dados área total da empresa para poder realizar o desenho com as medições exatas, documentações e registros dos processos administrativos, entrada e saída de veículos, estocagem, movimentação dos sócios em suas atividades, e também foi realizado um mapeamento do que estava sendo realizado nos veículos, onde eles estavam alocados, ao pré-serviço e pós-serviço.

A empresa citada, denominada “Chapeação e Pintura”, localiza-se no município de Cascavel (PR), foi fundada no ano de 1993. Atualmente conta com três sócios. A sua operacionalidade é realizada por função específica de cada sócio, onde um deles faz o papel de chapeador e preparador, outro sócioé responsável pela pintura somente e, por último, outro sócio encarrega-se do polimento/espelhamento e acabamento dos veículos para entrega aos clientes.

Entre os anos de 1995 e 2015, a empresa aumentou sua operacionalidade e espaço físico, deixando de ser uma “empresa de fundo de quintal”, com área de apenas 90 m², passando a atuar de maneira consolidada com uma área de 360 m². A estrutura é antiga, contendo uma estufa de 40m² para pintura dos veículos, além de um espaço com 80 m² coberto que é utilizado na preparação e polimento dos veículos. Não existe organização e controle do que é feito e qual veículo está sendo trabalhado.

Possui um espaço de preparação de tinta para pintura dos veículos na estufa, e a estrutura física não conta com sanitários, que proporcionaria maior conforto aos clientes e funcionários. Esses últimos utilizam a residência dos sócios, situada ao lado da empresa. Além disso, a empresa não dispõe de fichas de entrada e saída dos veículos, tampouco controle de caixa.

O fator crítico mais evidente na empresa refere-se à organização das funções estabelecidas pelos sócios e ao seu layout atual. Não há controle da chegada e saída, preparação, polimento e acabamento dos veículos, a empresa conta apenas com um controle da estufa, que está sendo utilizada para duas funções: preparação das tintas e pintura dos veículos. A figura 1 mostra como o layout atual da empresa se configura.

(5)

Figura 1- Layout atual

Fonte: Elaborado pelos autores (2016)

A figura 1 exibe o layout atual da empresa, ilustrando o espaço total da área utilizada, a disposição dos carros de maneira desordenada, reforçando a ausência desanitários, almoxarifado (onde também seriam preparadas as tintas) e um escritório para atendimento ao cliente.

A figura 2 exibe a disposição dos tipos de serviço a serem realizado nos veículos.

Figura 2 – Layout atual e disposição dos serviços a serem realizados

Fonte: Elaborado pelos autores (2016)

Na figura 2 observa-se que a organização das funções a serem realizadas nos veículos não obedece a nenhum critério lógico, gerando um ambiente totalmente confuso e desconexo, onde veículos prontos encontram-se em meio aos veículos em processo de preparação e pintura, contribuindo para o aumento do risco de pulverização (ar com micropartículas) nos veículos acabados, provocando retrabalhos.

(6)

Em consequência ao layout da empresa, ressalta-se os problemas de ineficiência operacional, aumento do número de retrabalhos, dificuldade no manuseio dos equipamentos, prejuízo no fluxo dos funcionários e clientes, causando perda de competitividade.

Não menos importante, o ambiente de trabalho da empresa possui características que promovem uma série de consequências negativas, algumas delas citadas anteriormente. Como causa identificou-se a iluminação precária, gerando um ambiente escuro e desconfortável, sujeiras e resíduos oriundos do processo de trabalho e odor desagradável devido ao uso de tintas e solventes que fazem parte da execução dos serviços.

4 Apresentação e análise das contribuições

Como forma de ampliar a produtividade através da melhoria no processo de trabalho da chapeação, este relato propõe a implantação de um Layout por processo.

Além disso, sugere-se aos sócios proprietários reformas que deveriam ser feitas para maximização da produtividade, diminuição dos custos e causando impacto positivo na percepção dos clientes. Para tanto, cita-se: ampliação da empresa por meio da construção de um local reservado ao almoxarifado (onde deverão ser preparados e estocados as tintas, lixas e produtos para polimentos);construção de banheiro para melhor atendimento aos clientes, e, por fim, a construção de um escritório para atender melhor aos clientes e fornecedores.

A Figura 3 apresenta as modificações apontadas para melhorias, a partir da implantação do layout por processo.

Figura 3 – Layout proposto

Fonte: Elaborado pelos autores (2016)

O layout proposto, exibido da Figura 3, deixa claro o objetivo e processo da empresa. Após a implantação do layout por processo, o entendimento dos funcionários para sua aplicação será facilitado, ajudando primordialmente na qualidade da execução das funções individuais.

(7)

Atende às necessidades do cliente após a construção de sanitários, além de conforto com o advento do escritório, que também pode servir como sala de espera para aguardar o trabalho ser feito em seu respectivo veículo.

A empresa contaria com um ciclo de funções, conforme ilustrado na Figura 4.

Figura 4 – Layout proposto conforme disposição dos serviços a serem realizados

Fonte: Elaborado pelos autores (2016)

Nessa demonstração, observa-se o layout por processo, no qual as tarefas são executadas de maneira mais ordenada. Os veículos recentes, aqueles que chegam para fazer algum tipo de serviço, encontram-se na entrada do espaço livre da empresa, não ocupando espaços internos indevidamente. Os veículos em preparação vêm logo à frente da estufa, ficando à disposição para pintura. Os veículos passam para o polimento e acabamento de forma cíclica e, por fim, eles ficam prontos no local mais afastado da estufa de pintura, reduzindo o risco da pulverização dos veículos acabados antes da entrega ao cliente.

Além da modificação do layout, a construção de um espaço reservado ao estoque de tintas e materiais deixa o ambiente menos poluído e mais organizado. A contribuição desse espaço é ainda maior, pois os resíduos podem ser abrigados nessa sala provisoriamente antes do descarte correto. Os materiais que mais influenciam no odor desagradável do ambiente também devem ser armazenados nesse local. O cheiro de tinta e solvente não pode ser completamente eliminado somente com a construção dessa sala, pois os materiais são usados nos processos. Porém, para diminuição dos efeitos nocivos desses produtos químicos, propõe-se a implantação de EPIs específicos e regulamentados aos sócios que participam dos processos.

Os sanitários contribuem para o bem-estar de clientes e funcionários, conforme explanado anteriormente, e a criação de um escritório permite a execução centralizada das tarefas administrativas da empresa, além de disponibilizar um espaço agradável e seguro junto aos clientes que esperam a prestação dos serviços.

Em complemento às mudanças propostas, a disposição das lâmpadas deve ser averiguada, proporcionando um ambiente melhor iluminado que contribua para a

(8)

produtividade e bem-estar das pessoas.

O investimento na implantação do layout proposto permitirá à empresa desfrutar de um diferencial de organização competitiva, minimizando o tempo de execução dos processos e do retrabalho, reduzindo os custos devido à perda de tempo, facilitando a integração das funções e aumento da sua produtividade, propiciando aumento da qualidade.

5 Considerações finais

Conforme tratado neste relato, fica evidente a diferença após a reformulação do layout de uma empresa, onde as melhorias causam grande impacto na organização. Desde melhorias na operacionalidade, passando pelo aos clientes e funcionários, a reformulação e alocação correta dos recursos produtivos que é um ponto principal na atual estrutura da empresa.

O fator qualidade não pode ser deixado de lado, pois esse aumenta após a reformulação do layout, tendo-se em vista que os processos serão realizados de forma racional e bem distribuídos, evitando, por exemplo, que um veículo recém pintado ou polido tenha contato com outros em processo que estão sendo executados, prevenindo manchas ou ineficiência no trabalho já realizado.

Portanto, a escolha do layout por processo é o mais adequado, sendo primordial a sua aplicação na empresa. Contudo, as melhorias apontadas são de utilização total do espaço produtivo, direcionando e utilizando as funções adequadamente para obtenção de resultados a curto e longo prazo, tendo como relevância uma maior competitividade no setor automotivo.

Contudo, este presente estudo foi desenvolvido para analisar os tipos de layout e suas caracteristicas, e a relevância dos problemas com o layout atual, entre as vantagens e desvantagens para a impantação apresentada pelos autores do layout por processo, para reformulação total da empresa estudada.

Referências

ANDRADE, Mayara et al.Identificação do layout adequado em uma empresa de tecnologia eletrônica. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, Niterói, RJ, v.7, n. 1, p.3-7, março, 2012.

Aplicativo para realização de projetos. Disponível em: http://www.sweethome3d.com/. Acesso em: 10 set.2016. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. São Paulo: Atlas, 2005.

KRAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de Produção e Operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MOURA, R. A. Sistemas e Técnicas de Movimentação e Armazenagem de Materiais. 5 ed. rev. São Paulo: IMAM, 2005 (Série Manual de Logística, v. 1).

NEUMANN, Clóvis; SCALICE, Régis Kovacs.Projeto de layout. In:. Projeto de fábrica e layout. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015

Slack et al. Administração da Produção. Capítulo 7. São Paulo: Atlas. 2002 SLACK, N. et al. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

(9)

SILVA, A. L da. Desenvolvimento de um modelo de análise e projeto de layout industrial, em ambientes de alta variedade de peças, orientado para produção enxuta. 2009. 244f. Tese (Doutorado – Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Área de Concentração em Processos e Gestão de Operações) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

TOTAL QUALIDADE. Layout - Os tipos mais comuns de arranjo físico de organizações. Disponível em: <http://www.totalqualidade.com.br/2012/01/layout-os-tipos-de-arranjo-fisico-de.html>. Acesso em: 12 set. 2016.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

[…] História, missão, funções e atividades da instituição produtora/acu- muladora; meios de produção dos documentos; histórico da formação e acumulação do

In order to increase the shelf life and maintain the quality and stability of the biological compounds with antioxidant activity present in Castilla blackberry fruits, a

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá