• Nenhum resultado encontrado

Quais informações eu posso encontrar no relatório do meu CPF?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quais informações eu posso encontrar no relatório do meu CPF?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O que é o VIVO ALERTA CPF?

“VIVO ALERTA CPF” é o serviço de monitoramento de CPF que envia alertas através de SMS para seu celular quando:

• Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian; • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian;

• Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian; • E ainda envia dicas de como se prevenir contra fraudes de identidade;

Como funciona o VIVO ALERTA CPF?

Após assinar o serviço, você receberá um SMS contendo o resumo da situação do seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian. Neste resumo você já fica sabendo se possui alguma anotação negativa em seu nome.

Também, logo após a ativação do serviço você receberá por SMS uma senha inicial para acessar o site www.vivo.com.br/vivoalertacpf e visualizar os detalhes do relatório do seu CPF a qualquer momento.

Seu CPF será monitorado e te avisaremos através de alertas por SMS sempre que houver uma ocorrência.

Com o “VIVO ALERTA CPF” você receberá ainda, quinzenalmente, dicas de como se prevenir contra fraudes de identidade.

Quais informações eu posso encontrar no relatório do meu CPF?

Você poderá visualizar os detalhes das anotações negativas contidas nas bases de dados da Serasa Experian como:

• Pendências financeiras • Cheques sem fundos • Protestos

• Ações Judiciais

• Participação em falência • Dívidas vencidas Você saberá ainda:

• Histórico de aviso de consulta

• Empresas que poderão negativar seu nome • Negativações já regularizadas e evitadas

• Documentos perdidos/ roubados que você registrou na base da Serasa Experian

Como faço pra acessar o relatório do meu CPF?

Acesse o site: www.vivo.com.br/vivoalertacpf, na página principal digite o Login (número do seu CPF) e sua senha inicial de 08 dígitos que foi enviada para o seu celular via SMS.

Após o primeiro acesso você deverá trocar a senha inicial por uma senha pessoal e intransferível.

Esqueci minha senha como faço para recuperá-la?

Acesse o site:www.vivo.com.br/vivoalertacpf, na página principal clique no link “esqueci minha senha”.

Preencha o número do telefone que contratou o serviço (com DDD) Uma nova senha de 04 dígitos será enviada para o seu celular via SMS.

(2)

Eu posso acessar o relatório do meu CPF sempre que eu quiser?

Sim, basta você estar em dia com a sua assinatura e poderá visualizar o último relatório do seu CPF no momento em que desejar.

Para isso basta acessar o site www.vivo.com.br/vivoalertacpf e digitar o Login (número do seu CPF) e a sua senha pessoal.

O que significa cada tipo de anotação negativa que constam em meu nome?

Pendências Financeiras: São contas não pagas que entraram na base de dados da Serasa Experian enviadas pelo credor. Antes de ocorrer a negativação devido a esta ocorrência, você será comunicado antecipadamente por carta, via correio, na qual será identificada a instituição ou empresa onde foi gerada a dívida. Com o aviso da carta você terá um prazo para regularizar a dívida evitando assim que a negativação ocorra efetivamente nas bases de dados da Serasa Experian.

Cheque sem fundos: Se você emitir um cheque sem fundos e este for devolvido duas vezes pelo Banco, esta ocorrência passará a fazer parte do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central. Este dado será repassado para a Serasa Experian que o disponibilizará às empresas e instituições que concedem crédito, na maioria dos casos por meio de vendas a prazo. Protesto: Se, por qualquer motivo, você deixar de pagar uma dívida assumida, a empresa poderá protestar o título em cartório. Este fato será comunicado pelo Cartório de Protestos à Serasa Experian, que armazenará a informação em seu banco de dados e a disponibilizará às empresas e instituições que concedem crédito.

Ação Judicial: Se você for réu em uma ação distribuída que se refere à execução de dívida ou de busca e apreensão de bens ou, ainda, se for pedida a falência de uma empresa na qual você tenha participação societária, a informação será repassada pelo Fórum ao banco de dados da Serasa Experian, que a disponibilizará às empresas e instituições que concedem crédito.

Participação em falência: Se você tem participação em uma empresa e a mesma decreta falência, é emitida uma anotação em seu CPF. Falência é um processo de execução coletiva em que todos os bens do falido (empresa comercial decretada sem condições de pagar suas dívidas) são arrecadados para uma venda judicial forçada com a distribuição proporcional entre os credores/fornecedores/funcionários/impostos.

Dívida Vencida: É a anotação de dívidas vencidas e não pagas provenientes de instituição financeira ou empresas em geral que concedem crédito ou vendem a prazo.

O que é o alerta quando alguém consulta meu nome?

Sempre que alguém consultar seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian, nós enviaremos um SMS com o alerta da consulta.

Consultaram meu CPF e recebi um alerta de consulta. Isso significa que fui

vítima de fraude?

Não. Existem diversos motivos pelos quais algumas empresas efetuam consultas ao seu CPF de forma legal.

Veja alguns motivos em que o seu CPF pode estar sendo consultado de forma legal:

• Você está fazendo uma renovação de seguro de casa, carro, vida etc. A empresa seguradora pode verificar qual é a sua situação financeira;

• Empresas que estão lhe fornecendo crédito e desejam saber qual a situação do seu CPF;

• Empresas que estão lhe vendendo produtos de forma parcelada ou com pagamento de cheques e desejam saber seu histórico de pagamento;

(3)

• Empresas que veem você como um possível futuro cliente (prospect) para determinados produtos ou serviços.

Caso você desconheça alguma ação como as exemplificadas acima, que justifique uma consulta a seu CPF, entre em contato com a empresa que consultou seu CPF e solicite informações sobre o motivo desta consulta. Com uma simples consulta na internet você encontra o telefone de contato, endereço e ramo de atividade da empresa.

Isso não significa que a empresa que está consultando o seu CPF está tentando utilizá-lo de forma indevida.

Lembrando que detalhes sobre o motivo destas consultas são de conhecimento da própria empresa que efetuou estas consultas.

Recebi um SMS informando que uma empresa está prestes a me negativar, o

que significa?

É o aviso de que o seu nome poderá entrar para o cadastro de inadimplentes da Serasa Experian, caso a pendência não seja regularizada no prazo estipulado. Quando as empresas cadastram alguma pendência financeira, você será avisado por carta e terá um prazo para regularizar. No caso da não regularização, a empresa não dará baixa e a pendência ficará registrada e disponível para consultas do mercado. Quando a pendência é regularizada no prazo e a empresa dá a baixa o CPF não entra para o cadastro de inadimplentes.

Recebi um SMS informando que eu regularizei uma dívida e por isso não fui

negativado, o que significa?

São as pendências que foram regularizadas no prazo e evitaram que seu nome ficasse inadimplente na base da Serasa Experian

Consta no meu relatório uma anotação de cheque sem fundos. O que devo

fazer?

Procure a agência bancária que solicitou a inclusão do seu cheque no CCF consultando o banco no qual você tem conta e solicite o número, valor e data do cheque. Regularize o débito com a

instituição ou pessoa a qual você emitiu o cheque para recuperá-lo. Retorne à agência bancária que incluiu seu cheque no CCF e siga as suas orientações para concluir a regularização.

Lembrando que mais detalhes sobre a anotação de cheques sem fundo você deve procurar o banco no qual você tem conta.

Consta no meu relatório uma pendência financeira. O que devo fazer?

Procure a empresa que o negativou, regularize o débito e aguarde que a própria empresa fará a baixa da negativação.

Lembrando que mais detalhes sobre a anotação de pendência financeira você deve procurar empresa que incluiu esta pendência. Com uma simples consulta na internet você encontra o telefone de contato, endereço e ramo de atividade da empresa.

Como faço para regularizar minha situação tendo ações judiciais contra mim?

Procure o fórum distribuidor onde consta a ação para obter o número, o valor e os dados da pessoa ou da empresa que o processou e regularize a situação. Caso já tenha havido acordo entre as partes ou tenha se dado a extinção da ação, solicite uma certidão. A certidão original ou o documento comprobatório deve ser entregue à Serasa Experian. Pelo correio, envie para: Rua Antônio Carlos, 434 - Cerqueira César - São Paulo. Cep: 01309-010 / SP. Além da certidão, são

(4)

aceitos o impresso da consulta realizada no site do Tribunal de Justiça ou qualquer outro documento que informe a extinção da ação.

Lembrando que mais detalhes sobre a anotação de ações judiciais você deve procurar fórum onde consta a ação.

Como resolvo protestos contra mim?

Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite uma certidão para obter os dados da instituição que o protestou. Regularize o débito e peça uma carta assinada com firma reconhecida como comprovante de quitação da dívida. Retorne ao cartório onde consta o registro do protesto e solicite o cancelamento, apresentando o comprovante de quitação da dívida. O próprio cartório solicitará a baixa do protesto à Serasa Experian. Você deve apenas aguardar.

Como faço para localizar os cartórios?

Você poderá localizar os cartórios acessando o site: http://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/index.html

Como regularizar pendências financeiras com empresas que fecharam?

Você deve procurar a Junta Comercial da sua cidade e solicitar uma certidão de breve relato, para que se confirme o "encerramento das atividades" da empresa. Depois efetue o depósito referente ao valor da dívida em juízo (por meio de uma ação de consignação em pagamento) de acordo com o art. 890 do código de processo civil. Você deverá solicitar a emissão de um ofício ou mandado para que a Serasa Experian exclua a pendência do seu cadastro (CPF ou CNPJ). Se for um cheque sem fundos, você poderá também procurar o Banco do Brasil para tentar a regularização a situação. Lembrando que mais detalhes sobre as empresas que fecharam você deve procurar a Junta Comercial da sua cidade.

Como faço para regularizar minhas dívidas quando não encontro a empresa para

qual eu devo?

Se for um cheque sem fundo: procure orientação de um advogado ou do Juizado Especial Cível, eles analisarão o caso para orientá-lo. Se for uma dívida: você pode depositar o valor em juízo, por meio de uma ação de consignação em pagamento, com o auxílio de um advogado. Se for um protesto: você deve solicitar o cancelamento do protesto, por meio de um ofício judicial ao cartório, e depositar o valor da dívida e dos juros em juízo, para conseguir a quitação da dívida e o

cancelamento do protesto.

Se eu deixar de pagar uma dívida, por quanto tempo ela constará em meu

cadastro?

A informação sobre o não pagamento de uma dívida poderá permanecer no banco de dados da Serasa Experian por até 5 anos contados da data de vencimento, caso não haja regularização da pendência antes desse prazo. Depois desse período, a informação não estará mais no seu relatório. Atenção: isso não significa que a dívida tenha sido resolvida, uma vez que o credor pode continuar a ter o direito de cobrá-la.

Quanto tempo demora para meu nome sair do cadastro de inadimplentes da

Serasa Experian depois de pagar?

(5)

Lembrando que é de responsabilidade do credor solicitar a baixa da dívida. Para solicitações de baixa de dívida procure pelo credor.

Consta uma pendência irregular no meu nome. O que devo fazer?

A responsabilidade pelo cancelamento de registros é do credor. Se você identificou uma pendência irregular procure pelo credor para solicitar a correção necessária. Para isto você deverá apresentar documentos que comprovem a irregularidade.

Posso contratar este serviço em nome de um terceiro?

Não. O VIVO ALERTA CPF é um serviço pessoal e não pode ser contratado em nome de um terceiro.

Qual é o prazo para o registro de uma dívida em meu nome sair do cadastro da

Serasa Experian?

O registro de uma dívida ou pendência financeira fica no banco de dados da Serasa Experian por cinco anos, de acordo com a Súmula 323 do Superior Tribunal de Justiça. Após cinco anos, a anotação é excluída automaticamente.

Deixarei de ser monitorado por falta de crédito ou não pagamento da minha

conta?

Sim. O VIVO ALERTA CPF é um serviço de assinatura semanal ou mensal, logo, se na renovação da mensalidade não houver o pagamento do serviço você deixará de ser monitorado até que recarregue os créditos ou regularize o pagamento da sua fatura.

Como faço para contratar o serviço VIVO ALERTA CPF?

Para ativar o Vivo Alerta CPF, envie a palavra CPF para o número 7728 e siga as instruções de contratação. É importante que você tenha em mãos o número do seu CPF, nome completo e data de nascimento, pois essas informações são solicitadas no momento em que estiver contratando o serviço.

Como faço para cancelar o serviço VIVO ALERTA CPF?

Para cancelar o serviço, envie a palavra SAIR ou CANCELAR para o número 7728. O serviço continuará ativo na sua linha até o final do período contratado, e após o término será cancelado automaticamente.

Referências

Documentos relacionados

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

- o aluno deve estar atento à adequada utilização dos materiais e reagentes disponíveis em cada aula prática para evitar desperdícios e deve cuidar adequadamente dos

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

O Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) conduz o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

A conformação no estado líquido permite a obtenção da peça com a forma final enquanto que a conformação no estado sólido necessita de mais etapas para se obter a peça