• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Fevereiro 2018 Parte 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Fevereiro 2018 Parte 1"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Fevereiro 2018 Parte 1

Para nós, os que estudamos a Palavra e as profecias do Altíssimo, encontramos nas promessas da restauração do reino a Israel, na terra (território) que YHWH prometeu dar a Abraão, a Isaac, a Jacob e à sua descendência, por possessão perpétua, um dos temas mais apaixonantes que merece reflexão. Porque é também este estudo, reflexão…e entendimento das promessas do Altíssimo Elohim que reforça a nossa fé, e nos ensina a ser pacientes até que esses eventos venham a ser uma realidade. Isto é o que O Alto e Sublime nos recomenda: sermos pacientes, aguardando a vinda gloriosa do Rei Eterno. Assim, este estudo irá centrar-se no que O Eterno nos vem transmitindo desde há milénios através dos Seus profetas e, em particular, no que Ele nos diz em Isaías1 51. Estas são promessas que se irão concretizar no reino milenar de Yeshua, O Rei vindouro, quando Ele fizer regressar as 12 tribos de Jacob/Israel ao território que prometeu aos patriarcas, mas cuja promessa ainda não foi concretizada devido à rebeldia da nação de Israel. Foram as suas numerosas desobediências à vontade de YHWH que retardaram, até hoje, o cumprimento das Suas promessas. Mas O Eterno tem um tempo para tudo. Por isso, o Dia do Senhor está agora mais perto do que nunca. E, com Ele virão os dias de glória para a terra prometida aos antigos.

É evidente que os inimigos da pequena nação de Israel que hoje ocupam o território entre o grande Rio Eufrates, o Mar Mediterrâneo e o Rio do Egipto (Génesis 15:18; Deuteronómio 11:24; Josué 1:3-4) irão dali desaparecer para que YHWH cumpra, naquele território, as Suas promessas, pois tudo é Dele: Salmo 24:1.

(2)

E de duas coisas podemos ter a certeza: 1) tudo se cumprirá no tempo que Ele determinou e 2) as Suas promessas não falharão…porque a boca de YHWH o disse. A imagem que inserimos no topo deste estudo é uma representação do que a Palavra nos relata como sendo os limites do futuro território de Israel, durante o reino milenar do Rei Yeshua, embora haja outros estudos que chegam a desenhar uma extensão superior à que está acima representada no desenho. Mas não nos vamos ocupar desse tema.

Tal território parecerá pequeno para albergar todos os que regressarão das nações, tal será a dimensão do êxodo futuro, ao ponto que a própria terra parece dizer: “De onde me

vieram todos estes?” – Isaías 11:10-13; 49:17-23; Ezequiel 36:24-25; 37:15-28;

Jeremias 23:7-8; 31:8; Zacarias 10:6-10. Sim, o retorno das duas casas de Jacob/Israel é uma promessa segura que em breve terá o seu cumprimento.

Então, estudemos o capítulo 51 do livro de Isaías para que nos deslumbremos com o que O Eterno ali nos promete, socorrendo-nos também do que outros textos sagrados nos apontam para reforço do que aquele servo nos deixou escrito.

Isaías 51:1-2 – “Ouvi-me, vós os que seguis a justiça [a Lei/Torá], os que buscais a YHWH. Olhai para a rocha de onde fostes cortados, e para a caverna do poço de onde fostes cavados. Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei”.

Estas são palavras do Altíssimo, que nos revelam que Ele não buscou um povo numeroso para O servir e ser Sua propriedade peculiar, como nos é dito em Êxodo 19:5, mas que, a partir de um só homem, chamou a sua descendência para Lhe ser povo santo, zeloso de boas obras, conforme à Lei/Torá do Altíssimo.

Sim, Ele chamou para Si um homem que já em seu coração/na sua mente, buscava servir ao Deus Único em justiça e em verdade, i.e. nas Suas leis, como nos é confirmado por YHWH em Génesis 26:5. Sim, é O Todo-Poderoso que conhece os corações/as mentes dos seres humanos e sabe, de antemão (devido à Sua presciência), quais são os que O buscam com sinceridade. A estes Ele preserva, dá vida, dá sabedoria e dá-lhes promessas de vida eterna através do Cordeiro que Ele enviou, Yeshua HaMashiach, O Rei vindouro, Aquele que virá com todo o poder e glória do Pai (Mateus 16:27; Marcos 8:38; 13:26; Daniel 7:14), para reinar durante mil anos sobre todas as nações da Terra, juntamente com os Seus santos.

E as promessas de restauração da grande nação de Israel são uma constante em todas as palavras dos Seus profetas. Continuando em Isaías 51 lemos:

Isaías 51:3 – “Porque YHWH consolará a Sião; consolará a todos os seus

lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim de YHWH; gozo e alegria se achará nela, acção de graças, e voz de melodia”.

(3)

Ao esquadrinharmos o território futuro que está prometido a Israel, vemos que os actuais desertos e solidão daquilo que hoje é chamado de Síria e Iraque serão transformados em lindas paisagens como o do Jardim de YHWH (Éden). Não duvidemos!

Estas são palavras de restauração da terra que tem estado assolada (por ter sido e ainda estar ocupada por povos ímpios ao longo de milénios), mas que virá a sofrer uma transformação completa. Podemos entender que O Rei vindouro, em toda a Sua glória e poder, fará destas terras assoladas um autêntico jardim. E a pequena amostra do que ali está prometido podemos já hoje ver na paisagem da actual terra de Israel: onde antes eram desertos, existem pomares de árvores de fruto, olivais, etc. Será uma terra de bênçãos e maravilhas que proporcionará um gozo inefável a todos os que ali viverem. Se acrescentarmos a estas maravilhosas transformações que a terra irá sofrer, uma atitude de agradecimento ao Elohim Eterno, que ocupará o Seu trono em Sião, terra onde não se fará mal nem dano algum, terra de abundância e de paz, onde até a natureza dos animais ferozes será transformada, ficamos com uma visão do que poderia ter sido o gozo da humanidade desde o princípio da criação se não tivesse cedido ao pecado (a Satanás).

Sim, o povo do Altíssimo regressará então, em grande número, dos quatro cantos da Terra e a nova terra de Israel parecerá pequena para albergar tantos filhos seus. Sim, YHWH consolará então o Seu povo (Isaías 12:1; 40:1-2) e fará maravilhas à sua vista e à vista dos outros povos da Terra.

Isaías 49:13 – “Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes, estalai com

júbilo, porque YHWH consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecerá”.

Muitas têm sido as misericórdias do Altíssimo para com aqueles que O amam. Ele não é homem para Se esquecer das Suas promessas eternas que passam pela restauração do filho pródigo (a Casa de Efraim/Israel/Samaria – as 10 tribos “perdidas” do Reino do Norte) a quem Ele espalhou entre as nações, com castigo severo, às mãos dos exércitos da Assíria em 722 a.C. Sim, Efraim/Israel virá dos quatro cantos da Terra. Virão chorando, cegos, coxos, grávidas, etc., com dez homens agarrando as franjas dos vestidos de um Judeu, dizendo-lhe que quererão ir com ele porque ouviram que O Eterno está com Judá: Zacarias 8:23 (estes 10 homens apontam para as “10 tribos perdidas da Casa de Efraim/Israel que foram espalhados pelas nações), e virão à terra que YHWH prometeu a Abraão e a toda a sua descendência – Isaías 61:1-3; 43:20. Esta profecia começou por ser cumprida na primeira vinda de Yeshua HaMashiach com “O Servo sofredor”, e será concluída na Sua segunda vinda, como Rei Eterno.

Desde há cerca de 2.800 anos a terra de Samaria transformou-se num deserto pedregoso após perder o povo que YHWH ali havia colocado…e assim se mantém até hoje. Assim se manterá até que O Rei Yeshua venha para restaurar todas as coisas e reabilitar aquela terra, transformando os seus desertos em autêntico Jardim do Éden, conforme à Sua Palavra. Depois do castigo virá a reabilitação: Jeremias 12:7-17. Hoje porém, Samaria está desolada e nua.

(4)

Também a Casa de Judá passou por grandes castigos no passado: Jerusalém foi destruída pelos Caldeus como castigo do Todo-Poderoso, para depois ser reabilitada. Após os Caldeus, também os exércitos de Roma destruíram a cidade e o Templo no ano 70 d.C. A sua reabilitação veio em Maio de 1948 quando a nação de Judá foi reinstituída no concerto internacional (apesar da oposição e das sucessivas guerras dos países árabes). Mas a Palavra do Eterno é soberana, pois ela há muito apontava para o regresso de Judá e reabilitação daquela terra, como podemos ler em Jeremias 32:26-44.

A manifestação da promessa de YHWH virá a ser uma realidade no reino milenar de Yeshua, O Rei vindouro, quando Ele os trouxer dos quatro cantos do mundo para habitarem em segurança e em paz a terra que foi prometida aos pais:

Jeremias 33:6-9 – “Eis que eu trarei a ela [Jerusalém] saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade [Lei/Torá, cf. a

Salmo 119:142]. E removerei o cativeiro de Judá e o cativeiro de Israel [as “10

tribos perdidas” da Casa de Efraim], e os edificarei como ao princípio. E os

purificarei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas maldades, com que pecaram e transgrediram contra mim; e este lugar me servirá de nome, de gozo, de louvor, e de glória, entre todas as nações da terra, que ouvirem todo o bem que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem, e por causa de toda a paz que eu lhe dou”.

Sim, Jerusalém será a glória das nações, o local onde O Rei Yeshua terá o Seu trono: Isaías 66:10-14 – “Regozijai-vos com Jerusalém, e alegrai-vos por ela, vós

todos os que a amais; enchei-vos por ela de alegria, todos os que por ela pranteastes; para que mameis, e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória. Porque assim diz YHWH: Eis que estenderei sobre ela a paz como um rio, e a glória dos gentios como um ribeiro que transborda; então mamareis, ao colo vos trarão, e sobre os joelhos vos afagarão. Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. E vós vereis e alegrar-se-á o vosso coração, e os vossos ossos reverdecerão como a erva tenra; então a mão de YHWH será notória aos seus servos, e ele se indignará contra os seus inimigos”.

Sim, toda a terra da antiga Israel esteve (e ainda o está em parte) desolada e nua devido à rebeldia do povo escolhido. Desde o momento em que o povo que O Eterno ali havia colocado pela Sua vontade foi expulso, a terra ficou desolada e nua, pedregosa, estéril, como sentindo a ausência do povo que YHWH havia escolhido para habitar a “terra que mana leite e mel”. Ela só virá a ser a terra luxuriante que YHWH promete quando Ele fizer regressar a descendência das Casas de Efraim/Israel e de Judá e as tornar numa só nação para não mais serem separadas: Ezequiel 37:15-28.

Todos os que estudam a Palavra deverão saber que Yeshua HaMashiach (a Salvação de YAH; YAH na carne – cf. a João cap. 1, O Elohim vindouro) está no centro de toda a profecia bíblica.

(5)

Senão vejamos quão excelso é Este Criador e Salvador que nos foi previamente anunciado nas Escrituras e nos profetas, como, por exemplo, o que Dele nos é dito:

 Porque Dele e para Ele são todas as coisas – Romanos 11:36; 1.Coríntios 8:6; Hebreus 2:10

 Porque por Ele foram criadas todas as coisas, tanto as visíveis como as invisíveis, e Ele tem a preeminência em tudo e sobre tudo e todos – João 1:3; Colossenses 1:16-18; Hebreus 1:2, 10

 Sendo nosso precursor, Ele é O Único que subiu aos céus até hoje (João 3:13; Efésios 4:10), e é, já hoje, e eternamente, O Sumo-Sacerdote pela Ordem de Melquisedeque – Hebreus 6:20; 8:1, sendo, também, O Primeiro entre muitos que hão-de herdar o reino celestial por Ele.

 Ele é Aquele Verbo divino, Criador e Sustentador que deu a Lei/Torá a Israel no Monte Sinai João 14:15 e que estava na coluna de fogo e na nuvem quando Israel foi resgatado do Egipto – 1.Coríntios 10:1-4

 Este mesmo Verbo divino (A Palavra) veio até nós em carne, fez-Se homem e sofreu como um homem para nos resgatar do pecado. Este é Aquele por Quem e para Quem foram criadas todas as coisas que existem – Salmo 102:25-27

 Ele é O Único que desceu dos céus e voltou para os céus, pois sempre teve a primazia em todas as coisas – Salmo 110:1; João 3:13; Hebreus 9:24

 Ele é, desde a Sua subida aos céus, O nosso Advogado junto do Pai – Romanos 8:34; Efésios 1:20; Hebreus 1:3; 1.João 2:1

 Este é Aquele que está sentado à direita do trono excelso do Pai (Elohim YHWH) e ao Qual todas as forças celestiais Se Lhe sujeitaram, excepto Aquele que Lhe sujeitou todas as coisas, O Pai – Marcos 16:19; 1.Pedro 3:22; Hebreus 10:12; Efésios 1:20; 1:Coríntios 15:27

 Por isso mesmo, quem não dá honra ao Filho, não honra O Pai – João 5:23

 Ele é O que vem para julgar a Terra e para derramar a ira do Elohim Todo-Poderoso sobre todos os ímpios – Actos 17:31, julgamento que a Palavra nos refere, muitas vezes, como o tempo da ira do Cordeiro, em que destruirá os que destroem a terra – Apocalipse 11:18

 Ele é Aquele que virá montado num cavalo branco para julgar com justiça e zelo os povos e nações, conforme nos é apontado em Apocalipse 19:11; Salmo 46:9

 Ele é a Lei/Torá viva e pela Sua divindade, recebeu adoração de homens e de anjos – Marcos 5:22; Mateus 4:11

 Ele é O Caminho, A Verdade e A Vida, e ninguém vai ao Pai senão por Ele – João 14:6, tudo sinónimos da santa e eterna Lei/Torá

 Ele é O Braço Forte de YHWH que libertou a Israel da escravidão – 1.Coríntios 10:4

 Ele é Aquele que, na condição de Verbo divino, fundou a Terra e criou todas as coisas e que descreve a Sua obra ao Seu servo: Job cap. 38

De Mim testificam as Escrituras, diz Yeshua HaMashiach – João 5:39

 Ele é Israel – Isaías 49:1-3

 Ele é O Cordeiro que tira o pecado do mundo – João 1:29

(6)

Portanto, não sendo uma lista exaustiva das características divinas Deste Elohim Criador, Sustentador e Salvador (Isaías 54:5), é Nele que devemos colocar toda a nossa confiança, pois é Nele que está “O Espírito de profecia” – Apocalipse 19:10. E Dele já havia sido há muito anunciado:

Isaías 9:6-7 – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o

principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de David e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça [i.e. com a

Sua Lei/Torá], desde agora e para sempre; o zelo de YHWH dos Exércitos fará

isto”.

Ora, quando Este Rei Se sentar no Seu trono em Sião/Jerusalém, toda a Terra rejubilará com a Sua presença. Ele mesmo anuncia que “não se fará mal nem dano algum no

monte da Minha santidade” no decurso do Seu reino milenar, pois todo o mundo voltará

a ser restaurado (o 7º milénio, do qual o 7º dia da semana, o Sábado, é uma figura deste reino vindouro). Ele governará então as nações com paz, equidade e justiça, i.e. com a Sua Lei/Torá. E haverá gozo e grande abundância de tudo o que é bom, pois a terra responderá com ampla generosidade (ao contrário do que hoje acontece sob o governo dos homens e de Satanás). Nos Seus dias haverá paz abundante entre todos os povos da Terra – Salmo 72:7; Isaías 2:4 quando os povos forem regidos pela santa Lei/Torá.

A Palavra abunda em descrições do que serão estes dias sob o governo do Rei Yeshua e dos Seus santos, como reis e sacerdotes. Dizem-nos os Seus profetas:

Isaías 11:5-9 – “E a justiça [i.e. a Sua Lei/Torá] será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento de YHWH [da Sua Lei/Torá], como as águas cobrem o mar”.

E quanto às promessas para Jerusalém e para a futura terra de Israel (as duas casas de Jacob já reunidas, Efraim/Israel e Judá, cf. à profecia de Ezequiel 37:15-28), diz O Eterno: Isaías 65:19-25 – “E exultarei em Jerusalém [Mateus 25:31-32], e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.

(7)

Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita de YHWH, e os seus descendentes estarão com eles. E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz YHWH”.

Tudo isto é um breve retrato do que será a glória futura da terra de Israel. Muitos outros profetas nos falam também destes dias vindouros, gloriosos, como, por exemplo:

Miqueias 4:1-4 – “Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa de

YHWH será estabelecido no cume dos montes [em Sião/Jerusalém], e se elevará sobre os outeiros [as nações da Terra], e a ele afluirão os povos. E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte de YHWH, e casa do Deus de Jacob, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas [a Sua Lei/Torá]; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de YHWH. E julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca de YHWH dos Exércitos o disse”.

Esta é uma imagem do reino vindouro de Yeshua, O Rei, O Deus de toda a Terra. Esta é uma imagem do que o mundo poderia ter sido ao longo dos últimos 6.000 anos se o homem se tivesse voltado para O Elohim YHWH e não se tivesse deixado enganar pelo adversário das almas… como ainda hoje sucede. Eis o que o salmista há muito vem anunciando: o julgamento do Elohim Todo-Poderoso:

Salmo 96:13; 98:9 – “Ante a face de YHWH, porque vem, porque vem a julgar a

terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade [a Sua Lei/Torá]. Perante a face de YHWH, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e o povo com equidade”.

Guardemos estas promessas nos nossos corações e creiamos nas Suas palavras, pois virão a ser uma realidade. Por tudo o que lemos, fica-nos a certeza que a glória futura da “Terra Prometida” será estendida a todos os povos e nações da Terra durante o reino milenar de Yeshua, O Rei vindouro. Diz-nos ainda o profeta:

Jeremias 23:6 – “Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e

este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: YHWH JUSTIÇA NOSSA”.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na Tua vinda gloriosa.

Referências

Documentos relacionados

O não reconhecimento social da sexualidade juvenil tem efeitos sobre o grau de proteção contraceptiva que os jovens estabelecem; assim, a assunção da sexualidade juvenil como legítima

Três aspectos do estudo serão discutidos: as dificuldades de adesão à norma contraceptiva, a descoberta tardia da gravidez e a tomada de decisão – aborto ou reprodução –

A fim de melhorar a navegação do robô e para maximizar a eficiência, Piranha acrescentou o Sistema GYRO. Localizado no cérebro eletrônico do robô, o sistema GYRO tem uma

A troca dos pragmatistas, deixando a encarnação em alguma coisa maior do que o meramente humano, ou a filiação a tal coisa, e passando para a idéia de expansão da justiça social e

O corpo do motor pode ficar quente durante o funcionamento. Podem ocorrer queimaduras. Abrir as válvulas de cunha na tubagem de alimentação e na tubagem de pressão. ▶ A

106 A admissão de estudantes aos Cursos de Graduação, por meio de transferência escolar voluntária de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para a UFPB, para curso idêntico

Para iniciar um ciclo de degelo manual, pressione a tecla UP/ DEGELO quando não estiver no modo de programação e mantenha-a pressionada durante 5 segundos após

Se utilizar este código para comprar conteúdo DivX VOD e reproduzi-lo neste aparelho, você não poderá mais reproduzir nenhum outro conteúdo comprado usando o código anterior.. •