• Nenhum resultado encontrado

Texto I OS SUPER-HERÓIS. Toquinho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Texto I OS SUPER-HERÓIS. Toquinho"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 27 / 07 / 2016

QiD 5 – 6º ANO – PARTE 2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Texto I

OS SUPER-HERÓIS

Toquinho

Nós somos os super-heróis. Defendemos nossa nação.

Vivemos nos gibis, nas telas dos cines, Nos filmes de televisão.

Levamos bandidos, cruéis e malvados Ladrões pra dormir na prisão

Nós somos os super-heróis. Lutamos contra quem vier: Baixinhos, gordinhos, gigantes,

Vilões maquiavélicos, homem ou mulher. Mas temos momentos na vida

Em que somos pessoas como outras quaisquer. Eu sou o Homem-Aranha

E vou lhes contar um pequeno segredo: Se esqueço da rede subindo num prédio, Eu fico morrendo de medo.

Eu sou o detetive Batman

E ontem à tarde perdi minha agulha. Caiu um botão da minha capa e eu Não pude de noite fazer a patrulha. Eu sou o leal Super-Homem

E hoje cedinho, antes de ir pro batente Estava com sono e passei sem querer Criptonita na escova de dente.

Eu sou o conhecido Hulk

E vou revelar um segredo contido: No carnaval na avenida vou me fantasiar De abacate batido.

Eu sou a Mulher-Maravilha

E super-mulher que se preza não mente: Eu fui dar um beijo no meu namorado E quebrei seus dentinhos da frente.

Disponível em: <http://letras.mus.br/toquinho/87345/ >. Acesso em: 16/05/16.

Vocabulário

- maquiavélico: ardiloso, astuto.

1. (1,0) O texto I mostra várias situações comuns que são vividas pelos super-heróis. Após relê-lo atentamente, COPIE um verso que demonstre que um herói vivenciou um sentimento experimentado por todos os seres humanos.

(2)

QiD 5 – 6º ANO – PARTE 2 – LÍNGUA PORTUGUESA

2. (1,0) Nas duas primeiras estrofes, o pronome pessoal (“nós”) é diferente daquele que inicia as demais (“eu”). De acordo com a leitura do texto I, EXPLIQUE por que ocorre essa alteração.

OBSERVE os seguintes versos presentes na sexta estrofe do texto I e RESPONDA às questões 3 e 4.

3. (1,0) DESTAQUE a locução verbal presente no trecho e INDIQUE em que forma nominal está o verbo principal da locução destacada.

4. (1,0) SUBSTITUA a locução verbal destacada na questão 3 pela verbo único correspondente. 5. (1,0) LEIA os seguintes versos presente na quarta estrofe do texto I.

Eu sou o detetive Batman E ontem à tarde perdi minha agulha.

Os verbos assinalados no trecho representam fatos concretos, reais, certos e estão flexionados no mesmo modo verbal. INFORME que modo verbal é esse.

TEXTO II

A HISTÓRIA DO TUCANO ENCANTADO

Um dia, Nanaí estava na coleta de castanha e procurando alguma caça, que estava sumida da região. E nem fruta existia por ali. Ele e a família já estavam passando fome.

De repente, naquela caminhada, apanhando uma castanha aqui, outra ali, e pensando pelo menos em matar um macaco para o almoço, Nanaí viu na sua frente um tucano. Não era um tucano comum, embora tivesse as cores e o bicão de um, mas um tucano gigante, quase da altura de Nanaí. Ele se assustou e pensou que ia ser comido pela ave.

Depois reparou que o tucano trazia, debaixo de uma asa, um monte de frutas, cupuaçu, jaca, cachos de açaí, e derrubou algumas no chão. Abriu o bicão e disse em língua kamaiurá:

— Nanaí, isso é pra sua família, pros curumins não passarem fome.

Ele ficou morto de contente. Encheu a sua tamacuera e foi-se embora. Quando chegou em casa, carregado, a mulher perguntou:

— Onde arranjou tanta fruta gostosa e madura, Nanaí?

— Encontrei num lugar, onde todas as árvores estão carregadas. A gente nunca mais vai passar fome.

A mulher ficou satisfeita, tirou logo os caroços de alguns gomos da jaca, para cozinhar e fazer um bom pirão para o curumim menor, o Tatuiá, que estava muito magrinho.

No dia seguinte, Nanaí foi ao mesmo lugar onde tinha aparecido o tucano gigante. Ficou por ali, invocado com aquilo: onde o tucano achava tanta fruta, se tudo estava seco, as árvores em muda, os pássaros sumidos?

De repente, o tucano apareceu e lhe deu mais frutas. Então, Nanaí cometeu um erro, ele queria descobrir o mistério do tucano gigante. Fez que ia de volta para casa, com a sua tamacuera cheia e se escondeu atrás de um tronco.

O tucano não voava, de tão pesado, e saiu caminhando, meio torto, assim como um papagaio. Nanaí foi seguindo o seu rastro, de longe, seguindo e pensando: “Ele deve ter um grande depósito de frutas por aqui...” Mais adiante, depois de um caminho estreito, o tucano entrou numa caverna. Nanaí esperou, pensando: “É ali o esconderijo dele”.

Quando o tucano saiu para um novo passeio ou para fazer o que quer que fosse no seu mundo encantado, Nanaí entrou na gruta. E lá estava, bem no fundo, aquele montão de tudo quanto era fruta. Tudo conservado e fresquinho e exalando o cheiro bom da natureza nova.

Eu sou o conhecido Hulk E vou revelar um segredo contido

(3)

QiD 5 – 6º ANO – PARTE 2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Aí, Nanaí cometeu o seu segundo erro. Ficou de olho grande, egoísta, e resolveu pegar todas as frutas só para ele. Correu em casa e trouxe mais outra cesta, além de encher a barriga, quase nem podendo respirar.

De repente, o tucano apareceu na gruta. Olhou sério para Nanaí, abriu aquele bico enorme e o pegou pelas pernas. Como todo tucano come jogando para o ar sua comida, antes de cair bem na sua goela, foi o que ele fez com Nanaí, que foi engolido pelo tucano encantado.

Kaíto tomou um susto com aquela revelação do velho Taimã. Arregalou os olhos, quis dizer qualquer coisa e não conseguiu.

— Você teve pena do Nanaí, está certo, Kaíto − comentou o velho. – Mas, como disse, com coisa encantada ninguém mexe, principalmente se a pessoa age de má fé. A gente tem que respeitar o mistério. Não adianta querer modificar o que não se conhece. Nanaí foi curioso demais e trapaceiro. E não respeitou os segredos mais fundos da floresta. Como falei, tudo que existe é a ponta de um mistério.

BRASIL, Assis. Os desafios de Kaíto. São Paulo: Editora do Brasil, 1985, p. 19-20.

Vocabulário

1. cupuaçu: fruto doce e comestível, originário da Amazônia, muito usado em compotas e outros doces. 2. açaí: fruto muito apreciado no Norte do país, com o qual se fazem diferentes preparos.

3. curumim: criança pequena. 4. tamacuera: cesto.

5. invocado: cismado. 6. exalar: lançar odores.

7. ficar de olho grande: olhar com avidez para o objeto desejado; cobiçar. 6. (1,0) CITE os protagonistas da história do tucano encantado.

7. (1,0) O texto II conta uma história dentro de outra história. DETERMINE quem narra a história do tucano encantado.

8. O enredo de uma narrativa é composto por várias partes. A respeito da história do tucano encantado, faça o que se pede:

a) (0,5) MENCIONE o fato que rompe o equilíbrio inicial da narrativa. b) (0,5) DIGA, com suas palavras, o que acontece no clímax da narrativa.

9. O texto II apresenta muitas características da língua falada, como frases curtas, formas reduzidas (“pros”), elementos de ligação simplificados (“aí”), entre outras.

a) (0,5) RETIRE do texto II uma frase que contenha gíria.

b) (0,5) EXPLIQUE por que o texto II, apesar de ser escrito, apresenta características da língua falada. 10. A gente tem que respeitar o mistério. (texto II)

a) (0,5) O trecho destacado do texto II traz uma expressão que sugere tratamento informal entre as personagens. INDIQUE qual é essa expressão.

b) (0,5) Fazendo as adaptações necessárias, REESCREVA o trecho, substituindo a expressão destacada em 10-a por um pronome pessoal mais adequado à variedade padrão da língua portuguesa falada no Brasil.

(4)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 27 / 07 / 2016

QiD 5 – 6º ANO – PARTE 2 – LÍNGUA PORTUGUESA

GABARITO 1. (1,0) “Eu fico morrendo de medo”.

2. (1,0) A alteração ocorre porque, nas duas primeiras estrofes, os heróis assumem uma visão em

conjunto, como um grupo. Nas outras estrofes, cada um fala sozinho.

3. (0,5) vou revelar / (0,5) infinitivo. 4. (1,0) revelarei.

5. (1,0) Modo indicativo. 6. (1,0) Nanaí e o tucano.

Obs: Não considerar se o aluno relacionar, além de Nanaí e tucano, os demais personagens, como a mulher e o filho.

7. (0,5) Taimã (ou o velho Taimã).

Obs: Aceitar também se o aluno se referir ao personagem como o avô do menino, um índio velho, uma espécie de cacique ou sábio de uma tribo.

8.

a) (0,5) Nanaí encontra um tucano encantado.

b) (0,5) Nanaí é engolido (devorado, abocanhado) pelo tucano.

Obs: Aceitar também: O tucano aparece e pega Nanaí pelas pernas.

9.

a) (0,5) Considerar as seguintes passagens: “um monte de frutas”; “aquele montão de tudo quanto era fruta”; “ficou de olho grande”; “ficou por ali, invocado com aquilo”.

Obs: Não aceitar “Abriu o bicão” porque o grau do substantivo indica, de fato, o tamanho do bico.

b) (0,5) O aluno deve, ao menos, tangenciar a seguinte ideia: porque o autor quer deixar claro que está reproduzindo um relato oral, ou seja, quis representar o modo como o velho conta, ser fiel ao seu jeito de contar a história. Enfim, o autor quis representar pela escrita uma situação em que foi usada a língua oral.

10.

a) (0,5) A gente.

b) (0,5) Nós temos que respeitar o mistério.

(5)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 27 / 07 / 2016

QiD 5 – 6º ANO – PARTE 2 – INGLÊS

WHAT DO THESE PEOPLE LIKE DOING?

WRITE COMPLETE SENTENCES ON YOUR ANSWER SHEET.

1. (1,0) William likes _______________________ on the weekends.

2. (1,0) Sharon likes _______________________ with her friends.

3. (1,0) Tom doesn’t like _________________ books in Italian. He prefers books in English.

4. (1,0) My brother and I like _______________________ basketball.

5. (1,0) I like ___________________ cartoons on TV.

6. (1,0) The baby likes ____________________ to pop music.

7. (1,0) We like ___________________ to the movies on Saturdays.

8. (1,0) My dad likes _______________ computer games very much.

9. (1,0) He likes _________________ to school in the morning.

(6)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 27 / 07 / 2016

QiD 5 – 6º ANO – PARTE 2 – INGLÊS

GABARITO

1. William likes _____SWIMMING___ OU TO SWIM_ on the weekends.

2. Sharon likes ____SHOPPING___OU TO SHOP_ with her friends.

3. Tom doesn’t like _____READING___OU TO READ__ books in Italian. He prefers books in English.

4. My brother and I like ______PLAYING____OU TO PLAY_ basketball.

5. I like ____WATCHING___OU TO WATCH_ cartoons on TV.

6. The baby likes ____LISTENING___OU TO LISTEN to pop music.

7. We like _____GOING_____OU TO GO to the movies on Saturdays.

8. My dad likes ____PLAYING__OU TO PLAY _ computer games very much.

9. He likes _____GOING___OU TO GO to school in the morning.

10. Anthony likes ____DOING___OU TO DO __ his homework after school.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos acerca das características morfofuncionais e da aplicação de técnicas semiológicas em

Mostra todos os Orçamentos e Pedidos: Código, Status, Valor, Vendedor, etc e dependendo do Status do Orçamento, clicando no botão ao lado direito “Ações”, é possível:

O Histórico do Método Científico. In: Metodologia Científica. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência,

Taxas de Juro de Emissão e Colocação de Obrigações do Tesouro. Banco de

Garantir ao aluno conhecimentos para interpretação das solicitações mecânicas dos materiais em elementos de máquinas, bem como os conceitos para dimensionamento desses

Com base nas disposições contidas no artigo 8°, inciso IV da Constituição Federal, no artigo 513, alínea &#34;e&#34; da CL T - Consolidação das Leis do Trabalho, os

Os valores encontrados na primeira coleta realizada 5 dias após o término do tratamento do Grupo Controle e do Grupo Teste foram significativamente inferiores aos valores

O estudo foi do tipo transversal descritivo e realizado em Fortaleza, Ceará, Brasil, com pacientes adultos atendidos no Hospital de referência para o tratamento