• Nenhum resultado encontrado

ATIVADORES DE AQUAPORINAS: COSMETOLOGIA NA HIDRATAÇÃO DA PELE ENVELHECIDA. Liliane Tascheck 1, Neiva Lubi 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVADORES DE AQUAPORINAS: COSMETOLOGIA NA HIDRATAÇÃO DA PELE ENVELHECIDA. Liliane Tascheck 1, Neiva Lubi 2"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 ATIVADORES DE AQUAPORINAS: COSMETOLOGIA NA HIDRATAÇÃO DA

PELE ENVELHECIDA. Liliane Tascheck1, Neiva Lubi 2

1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

2 Farmacêutica, Prof. Msc. Universidade Tuiuti do Paraná

Endereço para correspondência: Liliane Tascheck, liliane_ta@yahoo.com.br

RESUMO: as alterações na pele são decorrentes de processos de envelhecimento como o

intrínseco que é o processo natural e o extrínseco decorrente das exposições externas. A pele com o envelhecimento perde a elastina, colágeno, aparecendo às rugas suaves e profundas e o ressecamento deixando a mesma com um aspecto áspero e sem brilho. A hidratação da pele deve ser rotineira para que possa devolver à água a camada mais superficial e assim deixando mais macia, com elasticidade e brilho. Este artigo tem como objetivo principal compreender como as aquaporinas atuam na pele e podem amenizar o envelhecimento cutâneo. O método utilizado foi à revisão bibliográfica. As aquaporinas são canais proteicos responsáveis pelo transporte de água intracelular, contribuindo no processo de envelhecimento cutâneo, amenizam a perda da água na pele assim tornando indispensável para manter uma pele mais jovem e hidratada por mais tempo.

__________________________________________________________________________

Palavras-chave: Envelhecimento, Aquaporinas, Hidratação.

__________________________________________________________________________

ABSTRACT: The skin changes are due to aging processes intrinsic as the natural process

and extrinsic resulting from external exposure. The skin loses with aging elastin collagen appearing wrinkles deep and smooth, also the dryness leaving the same with a rough and dull appearance. Hydration of the skin should be routine so that water it can return to the surface layer and thus leaving more soft with elasticity and shine. This article has main objetive understand how aquaporins act on the skin and can soften the skin aging. The method used was the literature review and studies with scientific evidence. The aquaporins are protein channels responsible by transport of intracellular water that contribute to the skin aging process in the function the cell,and decrease the water loss on the skin thus making it essential to maintain a more youthful hydrated skin.

__________________________________________________________________________

Keywords: Aging, Aquaporins, Hydration.

(2)

2 INTRODUÇÃO

O envelhecimento é um processo natural que ocorre desde que nascemos, porém fica mais evidente após a terceira idade. A qualidade do envelhecimento está relacionada diretamente com a qualidade de vida a qual o organismo foi submetido, podendo ser decorrente do efeito da radiação ultravioleta sobre a pele durante toda a vida ou do desgaste natural do organismo, causado pelo passar dos anos, sem a interferência de agentes externos (GUIRRO, 2004).

O envelhecimento cutâneo faz parte da evolução biológica natural verificada através de alterações fisiológicas entre elas, a deficiência na hidratação (VAZIN, 2008).

Os sinais do envelhecimento são consequências do processo fisiológico de declínio das funções do tecido conjuntivo, no qual o colágeno vai tornando-se mais rígido, diminuição da elastina e também das glicosaminoglicanas, associada a uma redução da água, que por sua vez, diminui a adesão, migração, desenvolvimento e diferenciação celular (SADICK, 2002).

A água é essencial para manter a saúde do corpo e da pele, eliminando as toxinas, conservando a saúde das células e ajudando a pele manter hidratada (GERSON, 2011).

A descoberta dos canais de água também chamados de aquaporinas 3 encontrados na membrana plasmática, são proteínas responsáveis pelo fluxo da água na pele, facilitando sua passagem e deixando a camada córnea macia e suave (FERREIRA, 2014; FERNÁNDEZ-LLAMA, 1996).

Com o passar da idade a expressão da aquaporina 3 é reduzida, sendo necessário normalizar o seu metabolismo de produção para obter um fluxo equilibrado de água da derme para epiderme. Os novos cosméticos foram desenvolvidos para realizar a hidratação do estrato córneo, possibilitando a recomposição da camada e a estimulação das aquaporinas 3 deixando a pele mais hidratada (RIBEIRO, 2010, BAUMANN, 2004).

O objetivo desse trabalho foi compreender como as aquaporinas atuam no na pele e podem contribuir para amenizar o envelhecimento cutâneo.

(3)

3 Envelhecimento

Com o passar dos anos o organismo humano sofre transformações e envelhece. A causa pode ser por fatores intrínsecos, também conhecido como envelhecimento cronológico, que é o envelhecimento natural do ser humano, em que verifica-se a perda das suas funções e diminuição da renovação celular. Outro processo é o fator extrínseco ou envelhecimento precoce, verificado através das agressões externas sofridas pelo organismo, como radiação solar em excesso, consumo de bebidas alcoólicas, fumo e poluição (REBELLO, 2005).

Histologicamente observa-se um achatamento da junção dermoepidérmica, reduzindo a coesão entre as células, ocorrendo um alargamento dos espaços intracelulares, uma diminuição do número dos melanócitos ativos bem como do número das células de Langherans, que são responsáveis pela imunidade celular. Na camada da derme, há diminuição da espessura e fragmentação das fibras elásticas, que consistem basicamente de elastina e microfibrilas, sendo a elastina, seu maior componente (BATISTELA et al.,2007).

Ainda que o envelhecimento seja uma consequência do decorrer do tempo, além deste fator preponderante, mesmo sendo secundários, podem acelerar ou retardar o processo de envelhecimento. Entre os que aceleram, destacam-se os radicais livres, e como atenuadores, os antioxidantes (ESTEVES, 1994).

Antioxidantes são substâncias que, quando presente em pequenas concentrações, retardam ou inibe de forma significativa a oxidação e são responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células (DOLINSKY, 2009).

Segundo Scotti e Velasco (2003), há várias teorias para compreender o processo do envelhecimento, que abordam pontos em comum sobre os danos resultantes do avanço da idade, mas a principal é a dos radicais livres.

Esses radicais livres atacam os queratinócitos da epiderme, além de degradar os fibroblastos da derme, lesam as cadeias de DNA, proteínas, carboidratos, lipídeos e as membranas celulares na parte mais profunda da epiderme, podem também causar câncer (BUCHIL, 2002).

(4)

4 A produção de radicais livres é controlada nos seres vivos por diversos compostos antioxidantes, os quais podem ter origem endógena, ou serem provenientes da dieta alimentar (vitaminas E e C, polifenóis e carotenóides) eles agem estabilizando ou desativando os radicais livres antes mesmo que eles ataquem os alvos biológicos nas células (SOUSA et al.,2007).

Hidratação cutânea

Grande parte das células do corpo humano é constituída, por cinco substâncias básicas, água, proteínas, carboidratos, lipídios e íons, sendo que a primeira está presente em maior concentração em torno de 70 a 80% (GUYTON 1988).

Os ganhos de água pelo organismo podem ser exógenos ou endógenos, os exógenos são obtidos através da ingestão, infusão intravenosa ou catabolismo dos alimentos e as endógenas são de forma livre das células e água da oxidação celular (MIKAL, 1976).

A epiderme se desidrata por causa da modificação da camada córnea, a membrana dos corneócitos fica alterada e não retém mais os componentes do fator de hidratação natural e a derme empobrece em macromoléculas hidratáveis como o ácido hialurônico (HERNANDEZ, 1999).

A presença da água na camada córnea é de fundamental importância para a manutenção de suas propriedades físicas de flexibilidade e elasticidade. A função protetora depende da integridade e do estado de hidratação da camada córnea (MARTINS et al, 2006).

O estrato córneo não está em contato direto com o meio ambiente externo é coberto por uma película formada por substâncias de diferentes origens como os produtos da queratinização epidérmica (células córneas – queratina), que formam a matriz proteica; produtos de secreção das glândulas (sebo e suor) que caracterizam a porção hidrolipídica; e micro-organismos constituintes da flora cutânea. Esses componentes dão origem a emulsão cutânea. A emulsão cutânea é do tipo água em óleo, composta por uma fase aquosa e uma fase lipídica. A porção aquosa é formada por suor e substâncias hidrossolúveis que compõem o fator natural de hidratação (PEREIRA, 2013).

(5)

5 O aumento da hidratação da pele pode ser obtido com o uso de produtos tópicos, que atuam através de três mecanismos principais como; a oclusão promovida por ingredientes lipídicos, também chamados de emolientes, não deixando escapar seu conteúdo hídrico. A umectação, por aplicação de substancias higroscópica que retém água na pele (ex: Glicerina). A hidratação ativa: oferecida por ingredientes intracelulares com capacidade higroscópica (MARTINS et al, 2006).

Aquaporinas

As aquaporinas são canais proteicos que formam poros encontrados na membrana plasmática das células dos mamíferos. Tem função exclusiva de monitorar a entrada e saída de água da célula por todo o corpo e órgãos (FERNÁNDEZ-LLAMA, 1996).

A aquaporina-3, AQP3 ou aquagliceroproteína é uma proteína transmembranar encontrada na pele, principalmente nos queratinócitos suprabasais e basais (RIBEIRO, 2010).

Estas proteínas contêm um simples poro, seletivo para a água, que permite a rápida passagem desta molécula pela membrana por difusão facilitada. Cada aquaporina permite a entrada de 3x109 moléculas de água por segundo. Sem estas proteínas, apenas uma pequena fração dessas moléculas de água se difundiria através da mesma área da membrana celular em um segundo (FERREIRA, 2014).

Existem várias famílias de aquaporinas espalhadas pelo nosso corpo, a que atua na pele humana é denominada aquaporina 3 ou AQP3. São expressas nos queratinócitos epidermais, e estão envolvidas na manutenção da hidratação cutânea(PUPO, 2012).

. Essas proteínas têm uma diminuição gradativa nas células córneas, em exposição ao sol e no envelhecimento, até seu total desaparecimento. Esta redução tem sugerido ser responsável pela diminuição da hidratação da camada córnea e a homeostasia cutânea. É permeável à água e ao glicerol (RIBEIRO, 2010).

A não-expressão dos canais de AQP3 na pele levam a uma redução da hidratação do estrato córneo e da elasticidade da pele, assim como a um retardo no processo de recuperação da barreira cutânea (HARA; VERKAMANN, 2005).

(6)

6 Aquaporinas X Cosméticos

A indústria de cosméticos desenvolve continuamente novos produtos para melhorar a aparência da pele, a eficácia dos mesmos aumenta à medida que o conhecimento da biologia da pele também expandiu. O objetivo dos tratamentos com cosméticos avançados é de ajudar a pele a funcionar em sua capacidade máxima, uma renovação das células combinada com nutrientes podem desacelerar o envelhecimento cutâneo (GERSON, 2011).

A expressão das AQP3 é reduzida com o envelhecimento, portanto é necessário normalizar o seu metabolismo de produção para obter um fluxo equilibrado de água da derme para epiderme, obtendo assim uma pele mais hidratada, macia e flexível (BIOTEC, 2010).

O Hidratante Amiporine®, ativo reestruturante vegetal purificado da Romã, restaura o fluxo de água na pele, estimulando as aquaporinas (AQP3), prevenindo assim o envelhecimento cutâneo (SENAC, 2009).

O extrato concentrado de Piptadenia colubrina (angico-branco), uma planta nativa das florestas tropicais da América do Sul, e padronizadas em polissacarídeos totais, ativo hidratante conhecido como o Aquasense®, induz a expressão gênica das proteínas e capaz estimular os canais de AQP3. Desta forma, ele proporciona a reparação e/ou manutenção da barreira cutânea e uma hidratação imediata e prolongada (FRAGON, 2014).

Outro ativo usado nos cosméticos é obtido do extrato de amores perfeitos silvestre age nos dois mecanismos de controle da água no estrato córneo, melhora o fluxo de água da derme para a epiderme, ao estimular a síntese de AQP 3 e aumenta a fixação de água na pele favorecendo a síntese do ácido Hialurônico e seu receptor de membrana (SENAC, 2009).

METODOLOGIA

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com publicações entre os anos de 1976 a 2014, por meio de livros e dos sites para consulta de seus acervos de dados como Lilacs, Medline, PubMed e Scielo.

(7)

7 DISCUSSÃO

A água apresenta uma grande importância no funcionamento dos tecidos. Com o envelhecimento, há uma redução de 20% a 30% da água corporal total e 8% a 10% do volume plasmático. A redução é maior no conteúdo intracelular (MORAES, 2008).

A redução do conteúdo hídrico da pele prejudica a função da barreira, torna a pele mais fina, áspera, sem elasticidade e assim inúmeras patologias podem se desenvolver (VANZIN, 2008).

Com o avanço da idade a expressão da aquaporina-3 é reduzida, portanto é necessário normalizar o seu metabolismo de produção para obter um fluxo equilibrado e água da derme para epiderme, obtendo assim uma pele mais hidratada, macia e flexível (BIOTEC, 2010).

Estudos realizados em ratos demonstraram que a deficiência de AQP-3 provoca redução da hidratação do estrato córneo, além de apresentar redução da elasticidade, da biossíntese do estrato córneo e retardar a cicatrização. Além disso, verificaram que apesar da alta umidade ou do aumento da oclusão da pele, não houve aumento da hidratação nos animais com deficiência da AQP-3. Assim, os animais com deficiência de AQP-3 apresentam redução no transporte de glicerol da derme para a epiderme através dos certinócitos basais (PUPO, 2012)

Foi realizado um estudo com o produto Aquasense® e o mesmo mostrou um aumento de 3,5x na expressão gênica das AQP3, o que favorece a distribuição homogênea de água nas camadas mais superficiais da pele, bem como um aumento da hidratação do estrato córneo (FRAGON, 2014).

A maioria dos compostos hidratantes disponíveis no mercado hidrata a superfície córnea e saem com facilidade no momento da limpeza. Uma nova estratégia mercadológica verificada na hidratação foi desenvolver ativos que aumentam a expressão e estimulem as aquaporinas, assim amenizam o processo de envelhecimento cutâneo.

(8)

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os profissionais de Estética e Imagem Pessoal apresentam um papel muito importante e fundamental na prevenção, manutenção e recuperação da pele, através do amplo conhecimento adquirido no curso.

Evitar a exposição excessiva ao sol faz parte da prevenção ao envelhecimento cutâneo é a arma mais eficaz ao combate do câncer de pele, o uso do filtro solar é insubstituível neste aspecto e deve ser utilizado desde a infância.

Os estudos mostraram a importância das aquaporinas para bom funcionamento da pele e no processo de envelhecimento cutâneo, o uso de ativos sintéticos ou similares aos da pele utilizados em novas formulações cosméticas prometem estimular esses canais de água e assim fazer com que a hidratação não seja apenas momentânea, mas mantendo-se por um longo tempo, deixando a pele com uma aparência mais jovem e assim contribuindo para a proteção e recuperação da barreira cutânea.

Nos dias de hoje as pessoas estão buscando uma aparência cada vez mais jovial, por isso devem sempre ter bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável, esses fatores amenizam as marcas do tempo, e são hábitos fundamentais para a prevenção do envelhecimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BATISTELA, M.A.,CHORILLI, M.L.,G.R., Abordagens no estudo do envelhecimento cutâneo em diferentes etnias, Rev. Bras. Farm., 88(2), 2007. BAUMANN, L.,Dermatologia Cosmética, Princípios e Prática. Editora Revinter, 2004.

BIOTEC Dermocosméticos – Hidratação em todos os níveis, cinco passos em direção a uma hidratação inteligente. – Revista Especializada na tecnologia da beleza cosmética. Ano 02,nº 05, 2010. Disponível em: http://www.biotecdermo.com. br/pdf/Revista%20Biotec%2005.pdf , acessado em: 24 de Agosto de 2014.

BUCHIL, L.,Radicais livres e antioxidantes. Cosmetics e Toiletries, v.14 (2): p. 54-57, 2002.

DOLINSKY, M., Nutrição funcional. São Paulo: Roca, 2009.

ESTEVE, M.M., Envelhecimento Cutâneo. Cosmetic&Toiletries, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 46-50, mar./abr.1994.

(9)

9 FERNANDÉZ-LLAMA, P.; BOTEY, A. Aquaporinas: canales proteicos de membrana para el água. Med Clin. Barcelona, disponível em: <http://www.angelfire.com/linux/medicina/documentos/Aquaporinas.pdf>.Acesso em: 20 de agosto de 2014.

FERREIRA, S., Aquaporinas - Revista de Ciência Elementar, Rev.2 - Vol 02, 2014

FRAGON, Material Técnico Aquasense, Disponível em: < http://cdn.fagron.com. br/doc_prod/docs_1/doc_78.pdf> , acessado em: 24 de Setembro de 2014.

GERSON, J., Fundamentos de Estética 3 - Ciências da pele, São Paulo , Editora Cengage Learning, 2011.

GUIRRO, E.C; GUIRRO R., Fisioterapia Dermato - Funcional: Fundamentos, Recursos, Patologias. Ed. Manoele, Barueri-São Paulo, 2004.

GUYTON, A.C.M.D. Fisiologia humana. [Tradução Charles Alfred Esberard] – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 1988.

HARA C; VERKMAN M. Aquaporin-3 functions as a glycerol transporter in mammalian skin, Biol Cell. 2005 Jul;97(7):479-86.

HERNANDEZ, M.; MERCIER-FRESNEL, M. M.,. Manual de cosmetologia. 3. ed. Revinter, Rio de Janeiro, 1999.

MARTINS, T.; GOUVEIA,L. F.; RIBEIRO, H. M., Formulações Tópicas para Peles Xeróticas. - Cosmetics e Toiletries, v. 18 p.68, 2006.

MIKAL, S., Homeostase no homem: Fluidos, Eletrólitos, Proteínas e Minerais em Clínica Médica, ed. Edart, São Paulo 1976 p. 18.

MORAES, E. N. Princípios básicos de geriatria e gerontologia. Brasília: Coopmed, 2008.

PANDOLFO, M. L. M., O Processo de Envelhecimento. Personalité, v. 14, n. 71, p.102-114, mar./abr.2011.

PEREIRA, M.F.L., Recursos Técnicos em Estética. Vol. 1 Difusão Editora, São Caetano do Sul, SP, 2013.

PRUNIÉRA, M., Manual de cosmetologia dermatológica.Ed. Andrei, São Paulo,1994.

PUPO, M., Aquaporinas – Bases Científicas e Regulação da Hidratação Cutânea, Disponível em: < http://www.mauriciopupo.com/wp/?p=75>. Acessado em: 16 de Agosto de 2014.

(10)

10 RIBEIRO, C. J., Cosmetologia Aplicada a Dermoestética. 2 ed. 2010.

SADICK, N.S.,A Structural Approach to Nonablative Rejuvenation. Cosmetic Dermatology, v.15 (12): p. 39-43, 2002.

VANZIN, S.B.; CAMARGO,C.P., Entendendo cosmecêuticos, diagnóstico e tratamento, Ed. Santos, São Paulo, 2008.

SCOTTI, L.; VELASCO, M. V. R.; Envelhecimento cutâneo à luz da cosmetologia. São Paulo: Tecnopress, 2003.

SENAC; Aquaporinas – 3º Geração de Hidratantes 2009. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/49391753/SENAC-OUT-2009-AQUAPORINAS, acessado em: 21 de Setembro de 2014.

SOUSA, C. M. M; Fenóis totais e atividade antioxidante de cinco plantas medicinais. Química Nova, São Paulo, v.30, n.2, p.351-355, jul. 2007.

WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica, 3º edição, Vol. 1, Ed. Atheneu,São Paulo, 2000.

Referências

Documentos relacionados

versity; Dewajtis 5, 01-815 Warszawa, Poland; a.syryt@uksw.edu.pl Abstract: The terms “university”, “teaching” and “research” are closely related. The reason for the

Contém a representação apresentada ao Conselho de Decanos sobre as condições que devem ser observadas para o exercício de Vice Conservador da Universidade, de modo a

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),