• Nenhum resultado encontrado

DESCRITIVO TÉCNICO. Chiller Alta Eficiência com Compressor Parafuso e Condensação a Ar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESCRITIVO TÉCNICO. Chiller Alta Eficiência com Compressor Parafuso e Condensação a Ar"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Chiller

Chiller Alta Eficiência com Compressor Parafuso

e Condensação a Ar

RCU_SAZHE

(2)
(3)

DESCRITIVO DO CHILLER ALTA EFICIÊNCIA COM COMPRESSOR PARAFUSO

E CONDENSAÇÃO A AR RCU-SAZHE.

Este documento cancela e substitui outros Descritivos referentes a linha de produto RCU_SAZHE.

As especificações deste documento estão sujeitas a mudanças sem prévio aviso, para possibilitar a Johnson Controls - Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda trazer as mais recentes inovações para seus Clientes.

1. APRESENTAÇÃO:

2. CARACTERÍSTICAS:

A linha de Chiller RCU_SAZHE com condensação a ar tem como características:

o COP de até 3,21 Kw/Kw. o IPLV de até 15,5 BTU/h.W.

o Válvula de expansão eletrônica; novo ventilador acionado por motor de corrente contínua com inverter. o Controle microprocessado com nova IHM com display LCD alfa numérico Touch Screen.

o Baixo nível de ruído. o Baixo nível de vibração.

o Novo projeto do condensador com a utilização de tubos de 7mm. o Compressores parafuso de alta eficiência e confiabilidade.

o Evaporador Shell and Tube com interligação com rede hidráulica simples e de baixo custo.

Faixa de capacidade: 120 TR a 420 TR (417,8 kW a 1458,0 kW) (359,337 kcal/h a 1.253.980 kcal/h)

Fluído refrigerante:

R-407C (HFC32, 23%, HFC125, 25% E HFC134a, 52%; Ecológico, não agride a camada de ozônio, HFC Hidrofluorcarbono: Potencial de destruição da camada de ozônio= 0)

Tensão de alimentação:

Força: 380 V – 50/60 Hz e 440 V – 60 Hz

Comando: 220 V 50/60 Hz

Temp. de saída de água

gelada: Padrão: 5 a 15°C Especial: -10 a 5°C (termoacumulação)

Temp. de entrada do ar no

condensador: 5 a 40°C Opcional: -5 a 40°C

Sistema de controle capacidade:

Display Touch Screen e compressores com controle linear, ajuste preciso à carga térmica requerida pelo sistema

(4)

3. FAMÍLIA DE PRODUTOS:

6 CICLOS

CAPACIDADE NOMINAL (TR) 120 140 180 210 240 280 300 350 420

R-407C

Nº DE MÓDULOS 1 2

2 CICLOS 3 CICLOS 4 CICLOS 5 CICLOS

4. CODIFICAÇÃO DO EQUIPAMENTO:

5. ÁREA DE INSTALAÇÃO:

Nº Ciclos Capacidade Área de Instalação (m²) (TR) 2 120, 140 10,5 3 180, 210 15,6 4 240, 280 21,2 5 300, 350 26,3 6 420 31,4

(5)

6. ESTRUTURA:

Os Chillers de 2 a 3 ciclos (120 a 210 TR´s), são montados em uma base única em chapa de aço, tratado contra corrosão, com pintura eletrostática a base de poliéster na cor Bege curada em estufa com espessura mínima de camada de 50µm. Possui quadro elétrico com proteção contra chuva e poeira que abriga os componentes elétricos de força e o comando microprocessado.

Os Chillers de 4 a 6 ciclos (240 a 420 TR´s), são formados por duas estruturas semelhantes as descritas acima, que devem ser interligadas elétrica e hidráulicamente no campo facilitando o transporte e manuseio até o local da instalação.

7. CIRCUITO DE REFRIGERAÇÃO:

Os Chillers são fornecidos com carga completa de refrigerante e óleo lubrificante. Os ciclos são dotados de válvulas de expansão eletrônicas, válvulas de serviço (tipo esfera) na linha de líquido, válvulas de segurança, plug-fusível, transmissores de pressão e de temperatura, filtros de linha e juntas de inspeção em cada circuito.

8. EVAPORADORES:

O evaporador é do tipo Shell & Tube de expansão seca construído com carcaça de aço e tubos de cobre ranhurados internamente de alta eficiência térmica. Possuem baixa perda de carga no lado da água e são projetados para operar com pressões de até 10,5kgf/cm .

Revestido em fábrica com material isolante do tipo auto-extinguível com uma espessura de 19 mm, o evaporador possui entrada e saída de água gelada únicas para Chillers com 2 e 3 ciclos e 2 entradas e 2 saídas de água para Chiller com 4 a 6 ciclos que devem ser interligadas em campo.

9. CONDENSADORES E VENTILADORES:

Cada ciclo do condensador é formado por um módulo com 4 serpentinas, constituídos de tubos de cobre Ø7mm, mecanicamente expandidos em aletas de alumínio corrugadas e com tratamento superfícial GOLD COATED, de alta resistência à corrosão.

Como opcional há a possibilidade de tratamento especial contra corrosão do aletado, e tubulação com tintas e vernizes especiais.

O fluxo do ar é do tipo corrente cruzada, feita por 6 ventiladores por ciclo, cujo projeto concede ao Chiller um baixo

nível de ruído.

Os ventiladores são do tipo axial de alta eficiência e possui baixo ruído, construídos em material termoplástico resistente a intempéries, de fabricação HITACHI. O acoplamento é direto ao motor que possui grau de proteção IP-43W (totalmente fechado).

Os motores são alimentados por corrente contínua e trabalham em regime de rotação variável o que permite otimizar a tiragem do ar em qualquer situação de temperatura de ar externo.

(6)

10. COMPRESSORES:

Os compressores são do tipo parafuso, semi-herméticos, de acionamento direto por um motor de dois pólos, seis terminais, com controle linear de capacidade de 15% a 100%. Seu modelo construtivo em dupla carcaça e possuindo rolamentos triplos, absorvem melhor a carga axial dos parafusos, diminuem sensivelmente o nível de ruído e a transmissão de vibrações a estrutura e tubulações.

O compressor e o separador de óleo “Tipo Ciclone” estão agrupados em um conjunto compacto, o que dispensa resfriador de óleo. Possui ainda, visores de nível no carter, filtro de sucção, resistências de aquecimento de óleo.

Os enrolamentos do motor do compressor são resfriados pelo próprio refrigerante e apropriadamente isolados para operar com o R-407C (ecológico), sendo protegidos contra alta temperatura pôr um termostato de segurança interno ao enrolamento do motor, garantindo longos intervalos de OVERHAUL (parada para troca dos rolamentos, gaxetas, anéis e óleo lubrificante).

A lubrificação interna do compressor se faz através da diferença de pressão existente entre o lado de alta e baixa, dispensando o uso de bomba de óleo, mesmo em regime de operação de 24 horas.

Por estas características, temos um compressor de altíssimo grau de confiabilidade.

11. ECONOMIZERS:

Trocador de calor de placas brazado. Este dispositivo equipa alguns de nossos modelos, conferindo um sensível aumento na eficiência térmica do sistema.

Seu funcionamento consiste em reduzir a temperatura de líquido na entrada da válvula de expansão do evaporador através da expansão de parte desse líquido dentro do “economizer” com uma válvula de expansão em fluxo contrário ao líquido que o mesmo capta na saída do condensador. Após a evaporação do fluído, o mesmo é devolvido ao compressor.

(7)

12. VÁLVULA DE EXPANSÃO:

Estas unidades são equipadas com válvula de expansão eletrônica, promovendo um sofisticado controle do superaquecimento em todas as condições de operação. Estas associadas ao sistema de controle do compressor parafuso HITACHI proporcionam ao conjunto um considerável aumento de eficiência em cargas parciais.

13. TUBULAÇÕES DE REFRIGERANTE:

Fabricadas em tubos de cobre, estão dimensionadas e projetadas adequadamente de forma a contribuir para uma perfeita performance do compressor e permitir o retorno do óleo para o carter do compressor.

14. QUADRO ELÉTRICO:

Construído em chapa de aço galvanizada pintada na cor do Chiller, portas com fechos rotativos para regulagem da pressão de fechamento e vedação interna em espuma de maneira a se evitar penetração de água, tampa de acesso aos controles de operação diária.

Conta ainda com os seguintes itens:

· Sistema de partida estrela-triângulo (contatores, temporizadores através de programa)

· Controlador Microprocessado (dedicado) que executa todas as funções necessárias à operação proteção do Chiller

· Ponto único de alimentação do circuito de força para Chillers até 3 ciclos e duplo para acima de 4 ciclos. · Bornes para interligações externas

15. CONTROLE DE CAPACIDADE:

O controle de capacidade do compressor é linear, realizado por um microprocessador dedicado que atua sobre uma válvula deslizante do compressor, monitorando as temperaturas de entrada e saída da água através de termistores.

Vantagens:

Controle eficiente e facilmente adaptável à carga térmica do sistema;

Diferentemente dos sistemas step ou parcial step o Chiller se mantém ligado por mais tempo em cargas mínimas.

(8)

15.1. Operação do controle de capacidade:

U1

U2

N1

DO

Legenda:

U1 = Condição de carregamento rápido U2 = Condição de carregamento lento

Do = Condição de descarregamento N1 = Estágio Fixo (zona neutra com válvula deslizante

parada) ——— = Temperatura de saída de água gelada

——— = Temperatura de entrada da água gelada TEAG = Temperatura de entrada da água no evaporador

(TEAG) set = Temperatura de entrada de água no instante de parada do compressor

TSAG = Temperatura de saída da água do evaporador Tset point = Ajuste de temperatura de saída de água gelada (set - point)

a) O microprocessador monitora a temperatura de saída de água gelada no evaporador a intervalos de tempos pré-estabelecidos. Ao ligar o Chiller a temperatura estará na faixa U1 com TEAG=TSAG (condição inicial) e o compressor com capacidade mínima. Para se levar a TSAG para Tset point , o compressor é "carregado" rapidamente.

b) Ao se atingir a faixa U2, ele diminui a velocidade, passando para Zona de carregamento lento. c) Estando na faixa N1, zona de estabilização a válvula deslizante permanece parada.

d) Quando TSAG chega na faixa DO, o compressor começa a ser "descarregado" lentamente. Se o TSAG chegar ao limite mínimo da faixa DO, o compressor é desligado e o microprocessador passa a monitorar TEAG, armazenando o valor da TEAG, no momento do desligamento (TEAG set).

e) Quando a TEAG sofre um acréscimo de ΔT (padrão = 2ºC) em relação ao TEAG set, o compressor é religado e carregado lentamente, reiniciando-se novamente o ciclo na zona U2.

OBS 1: A temperatura de saída considerada para controle é a média das temperaturas de saída de cada evaporador, sempre que o Chiller possuir mais de um evaporador.

(9)

OBS 2: O sensor de temperatura de retorno está instalado na entrada de água do evaporador para qualquer modelo. OBS 3: O microprocessador poderá a qualquer momento, mudar de faixa de operação para cima ou para baixo, dependendo da variação da carga térmica.

OBS 4: Os Chillers que possuem 2 módulos necessitam que os sensores de temperatura de saída de água sejam instalados em campo na junção do barrilete que interliga os evaporadores.

Existe ainda a opção de controle estendido de controle de capacidade onde parte dos compressores é desligada para permitir que o Chiller possa trabalhar com carga mínima.

16. CONTROLADOR MICROPROCESSADO:

16.1. O controlador microprocessado (tipo dedicado) utilizado nos nossos Chillers é formado pelos seguintes componentes:

· IHM com Display LCD Touch Screen

· CPU

· Módulos de entradas e saídas por compressor · Módulos de controle dos ventiladores, inverter

· Módulos de controle das válvulas de expansão eletrônicas · Fonte de Alimentação do microprocessador e transdutores · Instrumentação (sensores de pressão e temperatura) · Software de programação

16.2. Principais características do controlador:

· Acesso direto pelo Display Touch Screen a todas funções do Chiller · Night Shift – Modo de operação noturna

· Controle linear de capacidade

· Modo econômico de operação – 2º Set Poit de ajuste automático · Operações padrão pré definidas possíveis:

§Condição normal

§Termo acumulação de água §Termo acumulação de gelo · Diagnóstico de alarmes · Histórico de alarmes

· Outras configurações ajustáveis a perfil de cada instalação · Faixa mínima de controle de capacidade até 4,5% do total

16.3. Durante a operação do Chiller, o microprocessador monitora os pontos abaixo e faz o controle, atuando quando necessário:

· Liga / desliga o Chiller

· Auto check das placas de controle · Partida sequencial dos compressores · Superaquecimento

· Sub-resfriamento

· Carregamento e descarregamento do compressor · Tempo de alivio na partida

(10)

· Temperatura de entrada e saída da água gelada · Temperatura média de saída da água

· Temperatura de saída da água por ciclo · Temperatura de entrada do ar no condensador · Temperatura de sucção do fluído refrigerante por ciclo · Temperatura da descarga do fluído no compressor por ciclo · Pressão de alta e baixa do fluído refrigerante por ciclo

· Controle de condensação através da temperatura do ar externo e da pressão de descarga · Controla o superaquecimento pela temperatura de sucção

· Controla e monitora a demanda dos compressores através do sensor de corrente instalado em todos os ciclos · Proteção contra inversão de fase / falta de fase

· Saída digital para ligar bomba

· Entradas digitais (intertravamento com bombas e flow switch) · Entrada digital (contato seco) para Liga/Desliga remoto · Horas trabalhadas do compressor (por ciclo)

· Reversão na ordem de partida dos compressores (menor número de horas em operação parte primeiro) · Chave para comutar entre operação Local e Remota

· Inibe operação dos ventiladores de um ciclo (manutenção) · Inibe funcionamento do compressor (para manutenção)

16.4. Alarmes

· Desarme anticongelamento na saída de água no evaporador · Falta de fluxo (vazão de água)

· Baixa pressão do fluído na sucção do compressor · Baixa temperatura de sucção

· Baixa temperatura do fluído refrigerante na entrada do evaporador (R-407C) · Alta pressão do fluído na sucção do compressor

· Sobrecarga de corrente do compressor · Alta temperatura de descarga do compressor · Alta temperatura na bobina do compressor · Alarme de inversão de fase / falta de fase · Falha nos sensores de temperatura/pressão · Alarme de bomba inoperante

· Histórico de alarme (10 últimos alarmes)

· Sobrecarga nos motores dos ventiladores (por ciclo) · Sobrecarga no compressor (por ciclo)

· Baixo diferencial de pressão (PA/PB) · Operação incorreta do operador · Queda momentânea de tensão

· Mudança de operação local/remoto com Chiller em funcionamento · Falha operação da válvula de expansão eletrônica

(11)

16.5. O operador pode efetuar as seguintes leituras/ajustes no Chiller:

a) Display do controlador · Liga / desliga o Chiller

· Leitura das pressões e temperaturas

· Status de operação (ligado / desligado / alarme)

· Status de funcionamento do controle de capacidade (carregando / zona neutra / descarregando) · Histórico de alarmes (últimos 10 alarmes ocorridos)

· Diagnóstico de alarmes

· Posição de abertura das válvulas de expansão · Frequência dos motores dos ventiladores · Posição dos ajustes das dip switches de controle b) Placa de ajustes

· Configurações conforme as necessidades da instalação · Alteração do set point de temperatura de saída de água gelada · Alteração do set point do limitador de demanda

· Colocação do compressor em manutenção · Opção de funcionamento local / remoto · Operação forçada da bomba de água gelada

16.6. Proteções:

a) Componentes / interligações

· Relé contra sobrecarga de corrente do compressor · Fusível de potência para proteção do motor do ventilador · Termostato interno do compressor

· Sensor de descarga (controle contra alta temperatura do fluído refrigerante) · Sensor anticongelamento na saída de água de cada evaporador

· Sensor anticongelamento na saída de água

· Sensor de temperatura de sucção dos compressores · Sensores de temperatura da linha de líquido

· Sensor de pressão para controle e segurança contra baixa pressão do fluído refrigerante · Sensor de pressão para controle e segurança contra alta pressão do fluído refrigerante · Pressostato eletromecânico contra alta pressão do fluído refrigerante

· Termostato de controle contra alta temperatura do óleo (by pass de líquido) · Plug fusível para proteção do condensador contra alta temperatura de trabalho · Válvula de segurança para alívio de pressão excessiva no ciclo de refrigeração · Fusível de comando

· Falta de fluxo de água nos evaporadores · Intertravamento da bomba de água gelada

(12)

b) Software:

· Operação incorreta pelo operador (alteração das funções do microprocessador com o Chiller em operação, ex:Chiller funcionando no modo Local e se alterado para o modo Remoto resulta em alarme)

· Contra inversão de fase / falta de fase nos compressores · Queda momentânea da tensão

· Anti-reciclagem do compressor · Baixa / alta temperatura de sucção · Baixo diferencial de pressão (PA / PB) · Falha nos sensores de pressão / temperatura

· Controle de partida / operação do compressor em baixa pressão

17. AUTOMAÇÃO:

(13)

Para controlar de 1 até o máximo de 8 Chillers por controlador pode ser fornecido um controlador que agrega todas as funções dos Chillers em um único painel que pode ser instalado em uma sala de controle central. O controle e monitoração se tornam fáceis e rápidos e sem os elevados custos de um gerenciador central do tipo supervisório quando este não se fizer necessário.

Este controlador possui as seguintes características: - Display de cristal líquido,

- Controle de até 8 Chillers de diferentes capacidades com possibilidade de expansão para até 8 controles e 64 Chillers em uma mesma rede,

- Funções de controle (individualizado ou por grupo de Chillers): o Run / Stop,

o Ajuste de set point de temperatura,

o On / Off diferencial de temperatura de entrada e saída de água, o Auto check control.

- Funções de monitoração (individualizado ou por grupo de Chillers): o Run / Stop,

o Modo de operação,

o Temperatura de set point ajustada, o Alarme,

o Código de alarme, o Histórico de alarmes. - Timer para programação horária:

Timer para programação horária:

o Programação semanal com 3 programações por dia,

o Função holiday (permite cancelar o funcionamento em feriados), o Habilita total ou parcialmente o Chiller ou grupo de Chillers.

- Conexão com cabo de sinal com comprimento máximo entre a central station e o último Chiller de 1000m, - Opção de controle local / remoto ou timer.

17.2. Comunicação com Supervisórios:

No caso de comunicação a um gerenciador central (central predial, ou sistema de automação predial), esta poderá efetuar as seguintes intervenções no Chiller (item especial):

· Para controle:

- Ligar/Desligar

- Controle de demanda externo (4 a 20 mA)

- Ajustar set-point da água gelada (temperatura de saída) (4 a 20mA) · Monitoração:

- Temperatura de entrada de água gelada no barrilete - Temperatura de saída de água gelada no barrilete - Pressão de alta no compressor

- Pressão de baixa no compressor

- Demanda equivalente (valor aproximado) - Horas de funcionamento do compressor - Indicação de alarme geral por ciclo - Status de operação do compressor · Sistema de comunicação com supervisórios:

- Protocolo de comunicação (especial): § Modbus – RTU

§ Modbus – TCP/IP § Bacnet – MS/TP

(14)

17.3. Sistema de Automação Predial (configuração tipo): SISTEMA DE GERENCIAMENTO PREDIAL ELEVADORES SEGURANÇA INCÊNDIO ENERGIA ELÉTRICA / ILUMINAÇÃO AR CONDICIONADO PACKAGE FAN COIL CHILLER MODBUS-RTU / OUTROS MODBUS-RTU / OUTROS

(15)

18. ITENS STANDARD, OPCIONAIS E ESPECIAIS :

STANDARD OPCIONAL ESPECIAL OBSERVAÇÃO

Válvula de serviço sucção ¡ Válvula de expansão eletrônica ¡ Circuitos independentes ¡ Filtro Secador / Visor líquido / Válvula de esfera L. Líquido e Retenção na descarga ¡ Ventilador de baixo ruído ¡ Compressor com isolação acústica ¡ Controle de rotação nos ventiladores (Night Shift) ¡ Duto na descarga do ventilador ¡

Grades no condensador l

Proteção anti-corrosão c/ verniz especial ¤ Display LCD TOUCH SCREEN multi função ¡

Motor do ventilador com inverter ¡

Automação BACNET-MS/TP ¤

Automação MODBUS-RTU ¤

Automação Ethernet TCP/IP ¤

Banco de capacitores ¤

Central Station CSC-5S l Até 8 Chillers

Central Station CSC-5S + PSC 5T l Até 8 Chillers com programador horário Fusíveis de proteção por circuito ¡

Disjuntor por circuito / Chave seccionadora ¤ Informar nível de curto circuito da instalação Soft starter / Disjuntor por circ. / Chave seccionadora ¤ Informar nível de curto circuito da instalação Transformador de comando ¡ Entrada 220/380/440V > Saída 220V Chave seletora Local / Remoto ¡

Alarmes individualizados com histórico ¡ Ver lista no Catálogo Técnico Check Alarm - Grava parâmetros no instante da falha ¡

Contador de horas de operção por circuito ¡ No display compressores e ventiladores Sensores de pressão e temperatura com indicação no

display ¡

Controle de operação da bomba d' água no Chiller ¡ Contato para liga / desliga bomba d'água Contato sem tensão para indicação remota ¡ Alarme ON - Chiller ON - Bomba ligada Controle Liga / Desliga com sinal 24VDC ¡ Contínuo ou por pulso

Controle contra falta momentânea de energia ¡ Até 2s com retorno automático Controle de condensação ¡

Controle de temperatura padrão ¡ 5 a 15ºC Resfriador ?t 10ºc (Termoacumalçao de ÁGUA) ¤

Baixa temperatura de saída da solução (Low 1) ¤ 0 ~ 4ºC

Baixa temperatura de saída da solução (Low 2) ¤ -1 a 5ºC com Duplo Set Point Baixa temperatura de saída da solução (Low 3) ¤ -5 a 10ºC com Duplo Set Point Pressão de trabalho 10,5kgf/cm2 ¡

NR-13 ¤

Proteção mecânica com chapa de alumínio ¤

Data Book ¤

Teste presencial l

Customização conforme especificação ¤ Análise prévia é necessária

Evaporador

Outros

ESPECIFICAÇÃO LINHA SAMURAI SAZHE

Proteção do Condensador Controle de Emissão de Ruído Ciclo de Refrigeração Sistema de Controle e Automação Controle de Temperatura da Água

(16)
(17)
(18)

HDTP-RCUAR001

Emissão: Fev/2018 Rev.:00

Rio de Janeiro - RJ

Rua Joaquim Palmares, Nº 40 - 1° andar, Ala A Bairro Estácio

Centro Empresarial Sul America Torre Sul CEP 20260-080

Tel.: (0xx21) 3906-5900 Fax: (0xx21) 3906-5850

Manaus - AM

Av. Dr. Theomario Pinto da Costa, Nº 811 Bairro Chapada

CEP 69050-055

Brasília - DF

SRTVS - Quadra 701 - 1° andar Bairro Asa Sul

Edifício Palácio da Imprensa Recife - PE

Avenida Caxangá, Nº 3432 - 2° Andar Bairro Cordeiro

CEP 50731-000 Tel.: (0xx81) 3414-9888 Fax: (0xx81) 3414-9854 São Paulo - SP

Rua Werner Von Siemens, 111 - 12° andar, Bairro Lapa de Baixo

Centro Empresarial E-bussiness Park CEP 05069-900

Tel.: (0xx11) 3475-6700 Fax: (0xx11) 3834-3192

Canoas - RS

Rua Aurora, 377 - 6° andar, Bairro Vila Rosa

CEP 92020-510 Tel.: (0xx51) 2102-6200 Fax: (0xx51) 2102-6248

Referências

Documentos relacionados

Será contratado o candidato aprovado na Área como especificado no item 2.3 do presente Edital e havendo necessidade no período de vigência desse Processo

Além disso, as diferenças entre as gramáticas materna e de língua estrangeira são sensíveis ao fato de que a primeira língua é configuracionalmente

'u languido sospirar (pág. Lausberg observa a propósito da gradatio que “esta faz que a amplificação apareça, não como um meio estilístico, que depressa se

•  Para as mulheres com próteses valvares mecânicas é sugerido o uso de heparina em dose terapêutica (clássica ou de baixo peso molecular) por toda gestação ou até a

Inguanzo (2016) teve o objetivo de analisar a situação das mulheres nas esferas políticas em países da Ásia, levando em conta o impacto dos fatores

Sumita, que também é diretor-científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e um dos organizadores de uma recente publicação sobre o

Este panorama levou estudantes de licenciatura em Física a propor uma alternativa de inserção de atividades experimentais no ensino de Física em Campina Grande através de

 Analisar os gêneros jornalísticos na imprensa nacional, sob a ótica do global e do local, refletindo sobre a produção jornalística na atualidade a partir do