Seja bem vindo à Soluções Mais Assistência & Benefícios e parabéns por esta importante escolha de proteger o seu bem.

31 

Texto

(1)
(2)

Seja bem vindo à Soluções Mais Assistência & Benefícios e parabéns por esta importante escolha de proteger o seu bem.

Temos a satisfação de tê-lo conosco e apresentaremos benefícios exclusivos para que você usufrua ainda mais de tudo aquilo que podemos oferecer.

Nosso objetivo é facilitar a sua vida para que você possa aproveitar mais do que realmente é importante: sua família e bem estar. Com isso criamos este docu-mento para que você possa conferir os diretos e as obrigações do associado. É importante que você leia com atenção cada um dos itens, pois, neles estão as cláusulas que regem a proteção do seu bem.

A partir de agora você poderá aproveitar ao máximo os nossos serviços e bene-fícios visando uma parceria longa.

E para facilitar o seu dia a dia, a Soluções Mais disponibiliza um serviço de aten-dimento, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto feriados), através dele você poderá:

i. Obter informações;

ii. Enviar críticas, elogios ou sugestões; iii. Solicitar o envio de segunda via de boleto; iv. Informar eventos;

v. Entre outros.

Soluções Mais Assistência & Benefícios Telefone: 0800 580 0845

E-mail: contato@solucoesbeneficios.com.br www.solucoesbeneficios.com.br

Agradecemos a sua confiança.

(3)

APRESENTAÇÃO

A Soluções Mais Assistência & Benefícios, que doravante passa a se

denom-inar simplesmente de Soluções Mais, associação sem fins lucrativos inscrita no CNPJ sob o nº 12.473.624/0001-05, com sede na Rua Velho Campos, nº 586, – SALA 01 – 02 e 03 – Centro - Macaé/RJ – CEP 27910-210, regida em consonância com seu Estatuto, vem expor suas finalidades e descrever os benefícios dos programas assistências oferecidos aos seus Associados através do presente regulamento criado por sua diretoria executiva.

O Regulamento da Soluções Mais Assistência & Benefícios foi aprovado em

Assembleia Geral, com finalidade de proporcionar aos seus Associados, através de convênios, os benefícios como gestão de frotas e PPA - PROGRAMA DE PROTEÇÃO AUTOMOTIVA – onde os veículos automotores estarão protegidos contra: i. Roubo; ii. Furto; iii. Incêndio; iv. Colisão; v. Fenômenos da Natureza.

Assistência 24 horas com direito a: i. Reboque;

ii. Troca de Pneus; iii. Pane Seca; iv. Táxi;

v. Guarda do Veículo;

vi. Transporte para Retirada do Veículo; vii. Chaveiro;

viii. Registro no Cadastro CNVR; ix. Retorno ao Domicílio;

x. Hospedagem;

xi. Transmissão de Mensagens;

xii. Remoção Hospitalar em Caso de Acidentes; xiii. Envio de Acompanhantes em Caso de Acidentes; xiv. Traslado de Corpos em Caso de Falecimento.

(4)

Além disso oferecemos serviços de: i. Proteção de Kit Gás;

ii. Proteção de Vidros;

iii. Acidentes Pessoais por Passageiros – APP.

Tudo pelo sistema mutualista de rateio. Desta forma, todos os Associados da

Soluções Mais Assistência & Benefícios arcam entre si, com os gastos decorrentes

dos casos acima, buscando sempre a integração sócia comunitária dos Associados.

PROCEDIMENTOS BÁSICOS

NO CASO DE ACIDENTE

• Havendo vítimas ou feridos, providencie socorro imediatamente (SAMU ou COR-PO DE BOMBEIROS), telefones Samu 192 e Corpo de Bombeiros 193;

• Faça imediatamente o Boletim de Ocorrência, telefones 190 Polícia Militar; 191 Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal 194 e Polícia Civil 197.

• Anote todos os dados referentes à localização do acidente - nome da rua, altura, bairro e pontos de referência;

• Tome todos os cuidados para proteger o veículo, evitando o agravamento dos danos;

• Se for necessário fazer a remoção do veículo, entre em contato com a assistên-cia 24 horas para solicitar esse serviço através dos telefones: 0800 770 2000; • O veículo poderá ser levado para uma de nossas Oficinas Referenciadas, onde receberá a garantia do conserto, ou para uma oficina de sua escolha, sendo que, neste caso, o reparo e divergências de valores serão de sua inteira responsabili-dade;

• Nunca inicie os reparos do veículo sem a prévia autorização da Soluções Mais Assistência & Benefícios;

• Procure o departamento de eventos da Soluções Mais Assistência & Benefícios, em horário comercial, para a comunicação do evento através do telefone: 0800 580 0845;

• Lembre-se: É necessário enviar à Soluções Mais Assistência & Benefícios o

avi-so de evento, juntamente com toda a documentação básica, elencada na cláusula 11, fundamentais para abertura do evento;

• Somente após toda documentação necessária ser entregue à Soluções Mais Assistência & Benefícios, a mesma iniciará o processo de liquidação do evento.

(5)

COM ENVOLVIMENTO DE TERCEIROS

• Anote todos os dados do outro veículo e do proprietário/condutor; • Se possível, anote dados de testemunhas;

• Mesmo que a responsabilidade pelo evento seja sua, não faça nenhum acordo com o(s) terceiro(s) envolvido(s) sem o prévio consentimento da Soluções Mais Assistência & Benefícios;

• Se você for responsável pelo acidente, peça para que o terceiro entre em conta-to com a Soluções Mais Assistência & Benefícios, informando nome e placa do

veículo associado, para que possamos encaminhá-lo para o atendimento;

• Lembre-se: É necessário enviar à Soluções Mais Assistência & Benefícios o aviso de evento, juntamente com toda a documentação básica, elencada na cláusula 11, fundamentais para abertura do evento.

Obs: O terceiro só será atendido se o associado for legalmente o responsável pelo

acidente.

NO CASO DE ROUBO OU FURTO

• Não deixe para depois. Anote, imediatamente, o local, a hora e a data do evento; • Ligue para a Polícia Militar ou Civil e denuncie o ROUBO ou o FURTO. O telefone da Polícia Militar em todo o Brasil é o 190;

• Providencie, imediatamente, a entrega da chave reserva do veículo à soluções mais;

• Procure de imediato a delegacia mais próxima e registre a ocorrência fazendo um R.O, BRAT, BAT, BOAT, DAT, EDAT ou E-BRAT. Informe no boletim sobre docu-mentos pessoais do condutor e do veículo (caso tenham sido roubados ou furta-dos). Isso é muito importante para a sua segurança;

• Caso o veículo tenha sido recuperado, tenha o original e a cópia do Termo de Entrega do Veículo;

• Procure o departamento de eventos da Soluções Mais Assistência & Benefícios,

em horário comercial, para a comunicação do evento. Entre em contato através do telefone: 0800 580 0845;

• Lembre-se: É necessário enviar à Soluções Mais Assistência & Benefícios o aviso de evento, juntamente com toda a documentação básica, elencada na cláusula 11, fundamentais para abertura do evento;

• Somente após a entrega de toda documentação necessária na Soluções Mais As-sistência & Benefícios, a mesma iniciará o processo de liquidação do evento.

(6)

MANUAL DO USUÁRIO/REGULAMENTO DA PROTEÇÃO VEICULAR

1. DOS OBJETIVOS DA SOLUÇÕES MAIS ASSISTÊNCIA & BENEFÍCIOS

1.1 - Soluções Mais Assistência & Benefícios é uma Associação civil sem fins

lucra-tivos, político-partidário ou religioso com duração por prazo indeterminado e ilimi-tado número de Associados. Tem abrangência no âmbito nacional, com personali-dade jurídica distinta dos seus Associados, não respondendo estes pelas obrigações assumidas por aquela. É dotada de personalidade jurídica, constituída na forma de Associação conforme estabelecido no Código Civil Brasileiro, art.53, ou seja, união de pessoas que se organizem para fins não econômicos, não devendo ser confun-dida em nenhuma hipótese com sociedades empresárias mercantis (seguradoras). 1.2 – A prática do associativismo é amparada pela CRFB (CONSTITUIÇÃO DA REPÚ-BLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988) no artigo 5º incisos XVII - é plena a liberda-de liberda-de associação para fins lícitos, vedada a liberda-de caráter paramilitar; XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento; XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado; XX – ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer Associado; XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para represen-tar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.

1.3 – Soluções Mais Assistência & Benefícios tem como objetivo primordial

am-parar, proteger e beneficiar seus associados de eventuais danos ocorridos em seus veículos, através da repartição entre os associados de eventuais prejuízos materiais sofridos nestes bens causados por furto, roubo, colisão, incêndio e o serviço assis-tência 24 horas de acordo com as normas estabelecidas neste regulamento.

2. DOS ASSOCIADOS

Para se tornar um associado da Soluções Mais Assistência & Benefícios o veículo

não poderá ter mais de 20 (vinte) anos de uso em caso de marcas nacionais e im-portados, contando a partir da data de fabricação. Além disso o associado deverá pagar a taxa de adesão.

2.1 - Para se tornar associado da Soluções Mais Assistência & Benefícios o preten-dente deverá preencher o termo de adesão junto à associação acompanhado da cópia dos seguintes documentos:

2.1.1 - RG

2.1.2 - Carteira Nacional de Habilitação;

(7)

2.1.4 - Nota fiscal do revendedor ou fabricante, se tratando de veículos (0 Km); 2.1.5 - Comprovante de residência;

2.1.6 - Indicação de um sócio efetivo da Soluções Mais Assistência & Benefícios,

quando necessário;

2.1.7 – Laudo de vistoria assinado por um representante autorizado da Soluções Mais Assistência & Benefícios.

2.1.7 - Contrato social ou Estatuto Social, caso o veículo esteja em nome pessoa jurídica; 2.2 - O período mínimo de associação dos membros da Soluções Mais Assistência & Benefícios é de 90(noventa) dias a partir do ingresso no corpo social, o associado

poderá usufruir dos benefícios de repartição de prejuízos materiais conferido pela Associação (perda total ou parcial, incêndio, furto ou roubo) após 24h úteis da data de cadastro, porém, sua exclusão, ficará condicionada também, a quitação de todas as suas obrigações junto a Soluções Mais Assistência & Benefícios até a data de

sua efetiva saída. Na hipótese do associado receber da Soluções Mais Assistência & Benefícios, quaisquer valores referente à Indenização Integral (perda total ou

par-cial, incêndio, furto ou roubo e gestão de frota ou qualquer outro beneficio desfru-tado pelo associado), gerará o direito da associação de deduzir da indenização a ser pagar, o valor referente a 12(doze) mensalidades a partir da data do efetivo reem-bolso, se o associado pertencer ao corpo social há menos de 12(doze) meses, e, no caso da permanência ter prazo igual ou superior a 12(doze) meses, serão deduzidos 06(seis) parcelas(ou mensalidades) com média das 03(três) últimas mensalidades pagas pelo associado. Em nenhuma hipótese, o associado que se retirar do quadro de associados, terá direito a ressarcimento de valores, uma vez que as contribuições mensais são utilizadas para cobrir os custos da repartição mensal dos prejuízos sofridos pelos demais associados e custos de funcionamento da própria associação. 2.3 - O associado que se desligar do corpo social por motivos pessoais, antes de ter completado o período mínimo de permanência nos quadros da associação, desde que cumpridas todas as suas obrigações em relação à Soluções Mais Assistência & Benefícios, pagará uma multa correspondente ao valor da média da repartição de

Prejuízos dos últimos 03(três) meses, multiplicada pelo número de vezes faltantes para o término de seu período mínimo de associação.

2.4 - Caso o veículo cadastrado se envolver em mais de 02(dois) acidentes de trân-sito no período de 12(doze) meses, em que seja comprovada sua culpa/dolo, haverá incidência de multa correspondente a 02(duas) vezes o valor da cota participação do associado, conforme a CLÁUSULA-6.1.13 deste regulamento, sob pena do asso-ciado ser excluído dos benefícios concedidos pela associação.

2.4.1 Caso o veículo cadastrado se envolva em um evento dentro do prazo de 90 (noventa) dias será cobrado 02(duas) vezes o valor da cota de participação.

2.4.2 Caso o veículo cadastrado se envolva em um evento dentro do prazo de 05(cinco) dias o evento será considerado negado automaticamente, independente

(8)

de pagamento para terceiro ou do veículo cadastrado.

2.5 - Será cobrado de todos os associados, através de boleto bancário ou outra forma que venha a ser estabelecida pela Direção Executiva, uma mensalidade, por veículo cadastrado junto a Soluções Mais Assistência & Benefícios, a título de

des-pesas administrativas em geral e demais custos da associação relativos à sua manutenção. Obs: Não será aceito, em hipótese alguma, depósito bancário como forma de paga-mento.

2.5.1 - Os valores relativos ao rateio dos eventuais prejuízos, citados na CLÁUSU-LA-1.3, serão cobrados, mensalmente, juntamente com a taxa de administração, que terão vencimento, a escolha do associado, todo dia 10(dez), 20(vinte) ou 30(trin-ta) do mês subsequente, podendo tal mensalidade ser paga sem a cobrança de juros ou multa até o próximo dia útil após o vencimento, caso a respectiva data do vencimento não seja dia útil, conforme cláusula 6.4.1.

2.5.2 - O associado que atrasar o pagamento de suas obrigações por 05 (cinco) dias, além de estar desprotegido, terá que ter seu veículo cadastrado submetido à uma nova vistoria, sob pena de não o fazendo, não fazer jus aos benefícios do Programa de Proteção no caso de ocorrência de acidente ou evento passível de indenização durante o período de atraso no pagamento.

2.5.3 - Caso seja solicitado a sua exclusão dos quadros de associados, o associado ficará obrigado à quitação de 03(três) boletos integrais emitidos dentro do mês vi-gente, junto a Soluções Mais Assistência & Benefícios, sob pena não fazendo, serem tomadas providências para a Cobrança Judicial com a inclusão do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito (SERASA e SPC), não tendo ainda direito a qualquer ressarcimento de valores já pagos quando de seu desligamento.

2.6 - A exclusão do associado do corpo social da Associação obedecerá ao disposto no art. 6º do Estatuto Social da Soluções Mais Assistência & Benefícios, cabendo a

decisão à Diretoria Executiva, garantindo sempre a ampla defesa.

2.7 - Todo associado deverá contribuir com um valor a título de taxa única de ade-são quando da sua incluade-são nos quadros da associação, para custeio do cadastro e inspeção do veículo cadastrado e a ser protegido, com o valor determinado pela regional de adesão do associado, não tendo direito a ressarcimento em caso de desligamento da associação. O pagamento do valor da taxa de adesão será a vista.

3. CANCELAMENTO/DESLIGAMENTO

3.1- O associado que desejar se desligar da Soluções Mais Assistência & Benefícios, deverá entrar em com a central de atendimento através dos telefones (22) 2772 1704 ou 0800 580 0845.

Caso o associado tenha débitos com a associação, este deverá em primeiro lugar quitá-los para então realizar o cancelamento, uma vez que a solicitação só será concluída mediante o preenchimento do formulário de cancelamento e a quitação dos débitos em aberto. O

(9)

associado tem um período mínimo de permanência na associação de 90(noventa) dias e, caso o mesmo queira se desligar da associação antes desse prazo, terá que arcar com o valor referente ao período remanescente. Caso ocorra do associado solicitar o referido can-celamento antes do dia 20(vinte) de cada mês não se fará necessário que o mesmo efetue o pagamento do boleto do próximo mês que se encontrar em aberto.

3.2- No caso de venda do veículo cadastrado, o associado deverá solicitar e assinar imediatamente o termo de cancelamento. Não havendo o cancelamento, fica o as-sociado responsável pelo pagamento dos valores que por ventura foram devidos até a comunicação da venda, ressaltando-se que em hipótese alguma terá qualquer cobertura junto à Soluções Mais Assistência & Benefícios.

3.3 – Caso exista dispositivo de segurança instalado no veículo, o associado deverá solicitar e assinar imediatamente o termo de cancelamento. Após a tratativa, um responsável entrará em contato para retirada do equipamento com o prazo estabe-lecido de 05(cinco) dias úteis. Caso haja embaraço ou obstáculo por parte do asso-ciado quanto a retirada do equipamento, será cobrada uma multa referente ao valor de mercado do equipamento de segurança rastreador, uma vez que o mesmo é adquirido junto à empresa terceirizada que o instalou através do sistema de como-dato, não pertencendo o mesmo ao associado ou a associação, ficando estabelecido, portanto, que o valor pago na adesão não equivale à aquisição do mesmo, devendo este ser devolvido imediatamente após o cancelamento, sob pena de propositura de medida judiciais cabíveis a espécie, tanto de natureza cível e/ou criminal previstos na legislação em vigor, podendo ainda o associado ter seu nome negativado junto os órgãos de proteção ao credito (SPC E SERASA), até a efetiva retirada do equipa-mento ou pagaequipa-mento da multa correspondente.

3.4 – O associado que estiver em processo de evento, não poderá cancelar sua pro-teção e será necessário estar adimplente até o dia da sua indenização.

4. DOS BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELA SOLUÇÕES MAIS ASSISTÊNCIA & BENEFÍCIOS

4.1 - É oferecido o serviço de assistência 24 horas ao veículo cadastrado na Soluções Mais Assistência & Benefícios, abrangendo os benefícios, todo território nacional, con-forme descrito abaixo:

• Reboque após Pane e/ou Eventos: O veículo cadastrado na Soluções Mais Assistência & Benefícios, será transportado para o endereço indicado pelo associado em plena se-gurança, o percurso passa a ser kilometragem 1.000 (hum mil), no caso do associado estar dia para com os pagamentos das mensalidade e contribuições devidas, sendo que, no caso do associado encontrar-se em atraso com os referidos pagamento, o limite de km de reboque passa a ser de 300 km ou seja 300(trezentos) km contando a partida do ponto de partida do Reboquista. No caso do socorro exceder o limite disponibilizado pela Soluções Mais Assistência & Benefícios, o valor referente ao referido excedente, deverá ser pago no ato do término do serviço pelo associado. O associado tem direito

(10)

de usufruir até 24(vinte e quatro) guinchos anuais sendo 02(dois) mensais e não cumu-lativos.

OBS: O associado ao requerer o segundo reboque para cada evento terá direito a um

so-corro de percurso de até 150(cento e cinquenta) km, independente da data de pagamento. Em caso de colisão o associado tem direito a quilometragem ilimitada para trans-porte do veículo para oficina para reparo.

• Avaliação Mecânica e/ou Elétrica: O veículo cadastrado na Soluções Mais Assistên-cia & Benefícios, estando em dia com as suas obrigações, terá direito a até 12(doze) atendimentos anuais, sem acúmulo por não utilização, sendo que este benefício cobre somente o diagnostico em caso de pane no veículo, não se confundindo o mesmo com conserto do veículo.

• Chaveiro: O veículo cadastrado na Soluções Mais Assistência & Benefícios,

estan-do em dia com as suas obrigações terá direito a até 12(estan-doze) atendimentos anuais, sem acúmulo por não utilização, sendo que este benefício cobre apenas a abertura das portas, não cobrindo o custo com a confecção de chaves, tendo ainda um limite de até 300(trezentos) km contando a partir do ponto de partida do chaveiro. • Pane Seca: Socorro até o posto mais próximo num limite de até 06(seis) atendi-mentos por ano, sem acúmulo por não utilização.

• Troca de Pneus: O veículo cadastrado na Soluções Mais Assistência & Benefícios, estando em dia com as suas obrigações, terá direito de até 12(doze) atendimentos anuais, sem acúmulo por não utilização.

Obs.: A associação não disponibiliza pneus, apenas efetua a troca dos pneus do car-ro cadastrado e pcar-rotegido, sendo que este benefício tem um limite máximo de até 300(trezentos) km contados a partir do ponto de partida do prestador.

• Taxi Emergencial: Benefício disponibilizado em casos de roubo, furto, incêndio e colisão, sendo que o reembolso do referido benefício será de até R$ 100,00(cem reais), sendo de até 12(doze) ocorrências anuais, sem acúmulo por não utilização, o qual será pago em até 15 (quinze) dias úteis, mediante apresentação da nota fiscal respectiva. Em caso de pane, o associado gozará do referido benefício se estiver fora da Região Metropolitana de sua residência.

• Hospedagem: O veículo cadastrado na Soluções Mais Assistência & Benefícios,

estando em dia com as suas obrigações, terá direito a este benefício em casos de roubo, furto, colisão, incêndio e/ou pane, sendo de até 12(doze) ocorrências anuais, sem acúmulo por não utilização e o mesmo deverá estar fora da Região Metro-politana de sua residência, sendo que o valor do referido reembolso será de até R$ 100,00(cem reais) os quais serão pagos em até 15(quinze) dias úteis, mediante apresentação da nota fiscal respectiva.

• Proteção a Veículos Automotores de Terceiros: Em caso de acidentes com ter-ceiros em que o associado seja o responsável pelo acidente a associação cobrirá os prejuízos sofridos pelo carro do terceiro até o limite de R$ 30.000,00(trinta mil

(11)

reais) para danos materiais (somente ao veículo envolvido no acidente), mediante o pagamento da respectiva cota de participação específica para tal benefício, confor-me tabela vigente.

OBS: No caso dos danos provocados no veículo do terceiro envolvido serem

supe-riores ao valor limite de R$ 30.000,00(trinta mil reais), serão de responsabilidade exclusiva do associado o pagamento dos valores que extrapolarem tal limite, caso em que não terá direito a qualquer indenização ou direito de regresso em face da associação.

• Proteção para Vidros: Tal benefício, opcional, com direito de até 02(duas) trocas anuais, não sendo cumulativo por não utilização, tem prazo de carência de 30(trinta) dias após pagamento da primeira mensalidade e para utilização do mesmo o asso-ciado deve estar em dia com as suas obrigações, salientando que os retrovisores não inclusos nesse benefício. O benefício funciona na seguinte forma: em caso de ocorrência de evento que danifique os vidros do veículo, a Associação terá uma cota de coparticipação 70% (setenta por cento) e o associado arcará com valor corres-pondente a 30% (trinta por cento) do custo dos reparos dos vidros danificados no primeiro evento e, no segundo evento, a cota de participação do associado passará para 60% devendo ser efetuado o respectivo pagamento no ato da prestação de serviço. Em qualquer caso, o valor máximo da troca do vidro que a Associação vai arcar não poderá ultrapassar o valor limite de R$1.000,00 (Hum mil reais).

OBS: No caso da adesão a proteção de vidros deverá ser realizada uma vistoria de aceitação, e a cobertura só estará vigente após 30(trinta) dias do pagamento da pri-meira mensalidade relativa ao benefício, sendo que o valor de tal benefício cobrado de conforme tabela apresentada pelo representante credenciado da Soluções Mais Assistência & Benefícios.

• Carro reserva: Esse benefício possui carência de 90(Noventa) dias a contar do pagamento da primeira mensalidade e o associado deve estar em dia com as suas obrigações para com sua associação. O valor máximo para reembolso no caso des-se benefício des-será de R$ 420,00(quatrocentos e Vinte reais), com período máximo de utilização de 7(sete) dias e somente em casos de evento de furto e roubo ou perda total e indenização integral. Em qualquer caso o reembolso é calculado tendo como base o valor de locação de um carro popular e será efetuado em até 30(trinta) dias úteis contados do requerimento, mediante a apresentação da nota fiscal respectiva. • Fenômenos da Natureza: Quedas de árvores. Chuvas de granizo, submersão por inundação ou alagamento.

Parágrafo primeiro: Se o veículo estiver estacionado em local proibido e ocorrer a queda da árvore não será coberto pelo benefício.

Parágrafo segundo: Submersão e inundação somente para veículos estacionados, não estando coberto em casos de negligência ou imprudência do condutor.

(12)

Associa-ção aderiu à maior tendência no mercado em nosso segmento com o benefício da PROTEÇÃO PARA KIT GÁS. A Soluções Mais Assistência & Benefícios somente se

responsabilizará pelo kit gás nos casos de furto, roubo e se, o associado estiver com inspeção anual em dia, e a cobertura será de até 70% do valor de nota fiscal, que deverá ser apresentada quando da abertura do processo de evento acompanhada dos seguintes documentos:

- Original da primeira via da nota fiscal de compra da peça ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas;

- Original da primeira via da nota fiscal do serviço de instalação ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas;

- Original da segunda via da nota fiscal do serviço de inspeção, emitida pelo Orga-nismo

de Inspeção Credenciado apenas para inclusão do combustível Gás Natural Veicular (GNV), sendo também permitida a apresentação do original da terceira via da nota fiscal.

- CSV- Certificado de Segurança Veicular.

5. OBJETOS DOS BENEFÍCIOS DA SOLUÇÕES MAIS ASSISTÊNCIA & BENEFÍCIOS

5.1 - O veículo objeto da proteção referida na CLÁUSULA 1.3 deverá ser previa-mente cadastrado junto a Soluções Mais Assistência & Benefícios, através de um

termo de adesão e de vistoria prévia, arquivando-se fotos de todos os veículos e de todos os documentos exigidos na CLÁUSULA 2.1.

5.2 - O veículo cadastrado junto a Soluções Mais Assistência & Benefícios não

poderá ser protegido por outra associação, cooperativa ou seguradora além da So-luções Mais Assistência & Benefícios e seus parceiros, sob pena do o associado per-der seus direitos em relação aos benefícios oferecidos e ser excluído de seu corpo social, exceto para os casos dos benefícios outros oferecidos pela Soluções Mais Assistência & Benefícios

5.3 - A data de fabricação máxima para o cadastro dos veículos ficará sob crivo da Diretoria Executiva da Soluções Mais Assistência & Benefícios não podendo esta ser superior a 20(vinte) anos para veículos nacionais e 15(quinze) anos para veículos importados.

5.4 - O valor máximo do veículo cadastrado na Soluções Mais Assistência & Benefícios

será determinado em regimento interno pela Diretoria Executiva podendo este ser alterado sob crivo da mesma. Para os veículos cadastrados junto à Associação, este valor será periodicamente revisto pela Diretoria Executiva, observando o valor de mercado dos veículos objetivos dos benefícios da Associação.

5.5. – Para concretizar o pagamento informado no item 3.5, serão obedecidos os seguintes critérios, conforme simulação abaixo:

(13)

5.5.1 – Entrega dos documentos requeridos pela associação para abertura de processo de evento no prazo legal, sob pena de perda do benefício e negativa de proteção; 5.5.2 – Caso o veículo objeto de furto ou roubo seja recuperado no período com-preendido entre 30(trinta) dias de busca ou no prazo de 60(sessenta) dias para sin-dicância, entrega de documentação e indenização, ou seja constatado que houve remarcação ou adulteração no chassi após o roubo ou furto, também ensejará a perda do benefício por motivo de descaracterização do veículo, sendo assim ca-racterizado como perda parcial, caso em que o veículo terá o direito ao reparo dos danos sofridos para consequente devolução ao associado.

5.6 - Em caso de perda parcial do veículo em razão de acidente, após a aprovação da diretoria, o conserto será concretizado em até 120(cento e vinte) dias corridos a contar da data da entrada do veículo na oficina credenciada conforme o enten-dimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, salvo complexidade do conserto ou dificuldade de aquisição de peças que estejam indisponíveis nas autorizadas do Município do Rio de Janeiro e/ou Macaé e adjacências, salientando que o não pa-gamento da cota de participação antecipada, não autoriza a liberação do serviço. OBS: A associação renuncia ao direito ao recebimento de lucro cessante decorrente de qualquer tipo de evento em aberto, seja oriundo de culpa do associado ou terceiro. 5.7 – Soluções Mais Assistência & Benefícios realizará avaliação do valor de mercado

do veículo e legalidade de sua procedência, sendo este de inteira responsabilidade do associado.

Parágrafo Único: O valor do veículo para efeito de adesão e indenização de benefícios

obje-to da associação, obedecerá ao preço de mercado de veículos conforme Tabela FIPE.

5.8 – Veículos com necessidade de Instalação de Rastreador e outro tipo de Equipamen- to/Dispositivo de Segurança, somente estarão protegidos contra Roubo ou Furto após a instalação do mesmo, com prazo máximo de instalação de 5(cinco) dias úteis a contar a partir da data de assinatura do termo de adesão.

Obs: Dispositivos de segurança (rastreador e/ou bloqueador) deverão ser instalados obrigatoriamente pela Soluções Mais Assistência & Benefícios, em todos os automóveis independente do valor da tabela FIPE, e em todas as categorias. de independente de ano e valor, caminhões em todas as categorias. Independente de ano e valor.

5.8.1 - O rastreador/localizador e demais equipamentos referidos no item anterior ci-tado, serão instalados em caráter de comodato ou de outra forma, conforme critérios estabelecidos. No caso deste ser instalado em caráter de comodato, o associado se torna fiel depositário do mesmo, e na hipótese de retirar o veículo da Soluções Mais Assistência & Benefícios, deverá devolvê-lo imediatamente à empresa credenciada pro-prietária do equipamento, sob pena de pagamento de multa correspondente ao valor do equipamento novo.

5.8.2 - Uma vez instalado o rastreador/localizador, ou outro equipamento/dispositivo de segurança, o associado que retirá-lo do veículo sem prévia e expressa autorização da

(14)

Soluções Mais Assistência & Benefícios, terá automaticamente a sua proteção

sus-pensa ou cancelada, além de ter de pagar a empresa proprietária do equipamento o valor de mercado do mesmo, quando o equipamento não for de sua propriedade. 5.8.3 - Caso ocorra evento de Roubo/Furto em veículo que não estiver com o ras-treador instalado em local indicado pela associação, não terá o associado direito a cobertura de roubo ou furto, conforme item 5.8 do presente regulamento.

5.9 - Caso o veículo a ser indenizado, por motivo de perda total, roubo ou furto, for procedente de Leilão, ou já tenha sido objeto de indenização por alguma outra enti-dade, seja esta pública ou privada, terá o mesmo uma desvalorização de 30%(trinta por cento) na Tabela FIPE.

6. DOS VEÍCULOS E OBJETOS QUE NÃO GOZARÃO DOS BENEFÍCIOS DA SOLU-ÇÕES MAIS ASSISTÊNCIA & BENEFÍCIOS

6.1 - Não serão cadastrados os veículos que apresentarem as seguintes características: • Veículos de competição (alto desempenho);

• Veículos com queixa de furto/roubo, busca e apreensão e/ou qualquer tipo de im-pedimento ou restrição judicial;

• Veículos com numeração de motor ou chassi raspado, ilegível, adulterada ou ausente; • Veículos impossibilitados de coletas de números de chassi e motor;

• Veículos OFF ROAD (utilizados para trilha);

• Veículos rebaixados com molas cortadas ou com altura inferior a 10 (dez) centimentros; • Veículos restritos após vistoria, de acordo a Tabela Parâmetros para Aceitação de Veículos da Soluções Mais Assistência & Benefícios.

• Veículos restritos após vistoria e motocicletas acima de 300cc somente Furto e Roubo; • Veículos restritos após vistoria e motocicletas sem proteção para terceiros; 6.1.1 - Veículos sem aceitação a partir da vistoria:

• Veículos que são utilizados para transportar gás de cozinha (BUTANO) têm suas entradas restritas nos dois regulamentos;

• Veículos com excesso de som têm suas entradas restritas nos dois regulamentos; • Veículos que apresentar o motor trocado, adulterado, ausente, etc.

• Tarjeta da placa ou lacre rompido (município diferente do CRLV). Os dois regulamentos regem de forma iguais “qualquer uso em desacordo com seu licenciamento”;

• Luz do air bag acesa: veículo com entrada restrita.

Obs.: Qualquer um desses casos acima já chegam com a informação de recusados na vistoria prévia.

• Tem permissão de entrada o veículo que apresentar a marcação do chassi em pelo menos um(01) vidro;

• Tem permissão de entrada o veículo que apresentar apenas 01(um) pneu em mal estado; • Etiqueta adesiva: mesmo que o veículo não apresente qualquer item deste, tem sua entrada permitida na base de associados;

(15)

• GNV: Aceitação para os veículos que possuírem a informação deste item no CRLV atualizada;

• Tem permissão de entrada o veículo que apresentar chassi com pontos de ferru-gem, desde que seja possível a leitura do mesmo;

• Manômetro: permitido entrada do veículo mesmo que esse equipamento esteja quebrado;

• Tem permissão de entrada o veículo que apresentar rodas maiores que a original. Vale ressaltar que esse acessório não gozará dos benefícios da Soluções Mais Assis-tência & Benefícios.

6.2 - Veículos utilizados a serviços especiais, tais como: • Carro de Bombeiro;

• Veículos de Polícia; • Vigilância, Segurança; • Batedor/escolta (de valores); • Carro Forte;

• Coleta de Lixo (caminhões de lixo) e/ou de entulho (caminhões de entulho); • Veículo Bar (inclusive as Towner’s);

• Oficina Volante; • Hospital Volante; • Ambulância;

• Veículo de Reportagem;

• Veículo com plataforma elevatória para manutenção de rede elétrica; • Varredora Mecânica;

• Trio Elétrico; • Veículos Outdoor; • Veículos de Funerária.

6.3 - Veículos com os seguintes usos:

• Qualquer uso em desacordo com o seu licenciamento;

• Transporte de carga perigosa (armamento, munições, pólvora, fogos de artifícios, explosivos inflamáveis e materiais tóxicos);

• Transporte de Cana (Caminhões Canavieiros); • Transporte de bebidas em geral;

• Utilizados para competição;

• Utilizados para transporte ou segurança de valores; • Veículos destinados à exposição (fins publicitários); • Transporte de cigarros/fumos;

• Transporte de equipamento de informática/equipamentos eletrônicos; • Transporte de Medicamentos;

• Utilizados como Guincho/Cegonheiro; • Transporte de munha de carvão;

(16)

• Transporte de gás de cozinha (GLP).

6.4 - Veículos com as seguintes características:

• Sem licença para trânsito no país. No caso de veículos de propriedade de Embaixa-das, deve ser apresentado o Certificado de Registro de Veículo Diplomático emitido pelo Ministério das Relações Exteriores;

• Sem assistência técnica no país;

• Turbinados ou com carburação especial, exceto os originais de fábrica e os veícu-los de carga (Pick-up’s pesadas e caminhões);

• Em mal estado de conservação (estado geral de veículo); • Com chapa de veículo de fabricante ou experiência;

• Transformados sem a cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) comprovando a regularização pelo DETRAN;

• Com lacre de placa rompido; • Emplacados fora do Brasil; • Tunados (Tunning);

• Sem estepe.

7. ACEITAÇÃO E VIGÊNCIA DE PROTEÇÃO DO(S) VEÍCULO(S)

7.1 – Caso o veículo seja alterado da sua forma original após a adesão, ou até mes-mo esteja dentro da cláusula 4.1, a cobertura será apenas nos itens de fábrica, obedecendo ao preço de mercado (tabela FIPE).

7.2 – Haverá aceitação para veículos da seguinte forma: • CPF/CGC do proprietário diferente CPF/CGC do DUT; • CRLV desatualizado (Exercício anterior);

• CRLV desatualizado (mais de um exercício); • CRLV em nome de locadora;

• CRLV / DUT em nome de terceiros (Exceto Seguradora); • DUT desatualizado;

• Gravação do chassi correto em pelo menos um vidro; • Licença de outro município;

• Motor com numeração obstruída por componentes originais; • Motor com troca de combustível regularizado no DUT; • Motor retificado;

• Manômetro quebrado;

• Apenas 01(um) pneu em mal estado; • Possui no mínimo uma etiqueta ETA;

• Potência ou modelo do motor alterados com documentação regularizada; • Não apresentação de RG pelo responsável pela vistoria prévia;

• Veículo a injeção eletrônica com combustível alterado (com motor original); • Veículo de importação independente;

(17)

• Veículo com filtro de ar esportivo;

• Veículo com Kit Gás (Informação atualizada no CRLV); • Veículo com placa vermelha;

• Veículo com uso anterior como táxi; • Veículo de categoria Aluguel ou Frete;

• Veículo destinado ao transporte de passageiros (Vans, Micro-ônibus, etc.); • Veículo importado;

• Veículo plotado/adesivado; • Veículo sem data de cinto; • Veículo utilizado para Test Drive;

• Veículos destinados a transporte de produtos alimentícios; • Veículo de auto escola (Categoria aprendizagem).

7.3 - A proteção do veículo cadastrado será a partir da aceitação da vistoria prévia do mesmo, indicado na ficha de adesão do associado da Soluções Mais Assistência & Benefícios respeitando o Parágrafo Único desta cláusula.

Parágrafo Único - A vistoria prévia apenas será realizada após o pagamento da Taxa Única de Adesão, portanto, se torna indispensável à apresentação da 1ª via quitada no ato da vistoria. Caso o veículo seja recusado após a vistoria, caso esteja em desacordo com os parâmetros constantes nas cláusulas anteriores, o mesmo permanecerá como PENDENTE até ser regularizada a situação perante a vistoria no prazo máximo de 30(trinta) dias, ressaltando que o pagamento da taxa de ade-são não refere-se à mensalidade, NÃO gerando, portanto, direito aos benefícios da

Soluções Mais Assistência & Benefícios, caso em que o valor pago a título de Taxa

Única da Adesão não será reembolsada.

7.4 Em qualquer hipótese e em qualquer tempo poderá a Diretoria da Soluções Mais Assistência & Benefícios, solicitar a exclusão de qualquer dos associados ao

julgar que o mesmo não age em favor dos interesses coletivos dos associados ou da associação, ou viole qualquer uma das normas estatutárias ou regulamentares da associação, ou seja, causando prejuízos descabidos, assegurado em qualquer caso o direito à ampla defesa e contraditória.

7.5 – Para veículos rebaixados somente serão aceitos mediante as seguintes regras: • Observação de veículo rebaixado no documento do veículo;

• Suspensão ar, fixa ou rosca.

• Certificado do Inmetro para as suspensões;

• Veículo com altura superior a 10 (dez) centímetros; • A lataria do veículo não pode tampar parte do pneu.

7.6 – Soluções Mais Assistência & Benefícios, através de sua Diretoria, se

res-guarda no direito de aceitar ou não, qualquer que seja o veículo, sendo proprietário associado ou não.

(18)

8. DA REPARTIÃÇÃO DOS PREJUÍZOS SOFRIDOS NOS VEÍCULOS

8.1 - Dos prejuízos que serão repartidos entre os associados:

8.1.1 - Eventos, entendido como danos materiais causado ao veículo por colisão, capotamento, abalroamento, queda, acidente durante transporte por meio apro-priado, exceto queda de objetos externos sobre o veículo, granizo (somente veículo em movimento), submersão por inundação ou alagamento de água doce (somente veículo em movimento);

8.1.2 - Incêndio, desde que não seja provocado pelo associado. Estará nula a prote-ção, caso o equipamento de combustível (Kit-gás) tenha sido instalado sem a cer-tificação do INMETRO e demais órgãos competentes exigidos por lei, desde que o incêndio não seja provocado pelo Kit-Gás;

8.1.3 - Roubo ou furto qualificado;

8.1.4 - Não estando cobertos, mesmo que fazendo parte do veículo no momento da vistoria, acessórios como: Equipamentos de som, imagem (TV, DVD, tela LCD, Minitelevisor), insulfil-me. Também não estarão cobertos blindagem nem a recolocação da mesma.

8.1.5 – No caso de reparo em veículos equipados com air bag, caso este equipa-mento seja acionado no acidente, o mesmo será substituído, sendo o volante e/ou demais peças que receptam o equipamento.

8.1.6 - A repartição dos prejuízos supracitados será feita pelo rateio do valor cor-respondente entre os associados, obedecendo ao índice de rateio do veículo, es-pecificado em tabela anexa e se dará na forma de indenização, de acordo com o estabelecido nas cláusulas seguintes.

8.1.7 - Haverá indenização integral do valor de 100%(cem por cento), do veículo, de acordo com a prescrição da TABELA FIPE ou outra que venha a substituí-la, quando o

montagem para a reparação do bem ultrapassar 75%(setenta e cinco por cento) do valor do veículo na data do aviso do evento danoso, deduzida a parcela do associado. 8.1.8 – Para os veículos remarcados e para táxi o reembolso será de 75%(setenta e cinco por cento) do valor da tabela FIPE.

8.1.9 - Para todo e qualquer valor avaliado na TABELA FIPE, citado neste regulamento,

terá como base o ANO FABRICAÇÃO do veículo no mês do ressarcimento.

8.1.10 - Em caso de automóveis novos (´´0´´Km), a indenização corresponderá ao valor da nota fiscal se estiver dentro do prazo de 03(três) meses da compra, e após este pe-ríodo, será de acordo com tabela FIPE do dia da indenização, podendo a Associação em acordo com o associado reembolsá-lo com o veículo na mesma marca, modelo e ano (conforme as especificações do veículo).

8.1.11 - Caberá à Diretoria Executiva a escolha de indenizar integralmente o valor do veícu-lo, (caso a reparação do bem ultrapasse 75%(setenta e cinco por cento) do valor do veículo ou de promover o conserto do mesmo em caso de danos parciais, sempre observando o melhor interesse econômico para a Associação .

(19)

apresenta-ção de TODOS os documentos, comprovantes requeridos pela Soluções Mais Assistência & Benefícios e somente se o associado estiver com suas mensalidades em dia.

8.1.13 - Caberá à Diretoria Executiva, em caso de indenização integral, a escolha de in-denizar integralmente ou negociar o valor do equipamento ou até promover o conserto do mesmo em caso de danos parciais, sempre observando o melhor interesse econô-mico para a Associação.

8.1.14 - Caso o equipamento seja alienado e/ou financiado e haja saldo devedor, a So-luções Mais Assistência & Benefícios pagará o valor correspondente diretamente à fi-nanceira e, havendo saldo remanescente ao associado. Caso o débito junto à fifi-nanceira seja superior ao valor da indenização de acordo com a tabela FIPE, este somente será

efetuado após o associado saldar junta à financeira a diferença a maior, de modo que ficará por conta da Soluções Mais Assistência & Benefícios somente o teto máximo da FIPE, liberando assim o gravame. Nenhum pagamento será efetuado havendo

pendên-cia junto à financeira, ou de documentação e o prazo definido desse manual de regula-mento, passará a fluir partir de sanada toda e qualquer pendência.

8.1.15 - Quando o veículo sofrer danos materiais parciais a indenização será feita com base nos custos das partes, peças e materiais a substituir, bem como mão-de-obra ne-cessária para reparação ou substituição. A Soluções Mais Assistência & Benefícios,

providenciará o conserto do automóvel danificado, em oficina previamente credencia-da, com recibo ou nota fiscal do serviço.

Parágrafo Único: A Soluções Mais Assistência & Benefícios encaminhará para

concessionária autorizada, somente os veículos que estiverem dentro do prazo de garantia de fábrica (com até 90 dias após a emissão na nota fiscal, sabendo que legalmente isto não afetara a garantia do veículo) e com as revisões em dia. Em qualquer outra hipótese os veículos serão reparados nas oficinas credenciadas pela

Soluções Mais Assistência & Benefícios.

8.1.16 O reparo do veículo do associado e/ou terceiro deverá ser feito obrigato-riamente em oficina credenciada. Caso o associado deseje o reparo do veículo em oficina de sua indicação, esta, assim como o próprio associado, terão de ficar em acordo com os seguintes itens:

A. Caso o reparo na oficina não seja realizado conforme o esperado, a Soluções Mais Assistência & Benefícios estará isenta de qualquer responsabilidade;

B. A oficina terá de faturar os serviços prestados à Soluções Mais Assistência & Benefícios,

sendo assim, no dia em que o veículo for entregue ao associado, a oficina emitirá nota fiscal com vencimentos para 30(trinta) , 60(sessenta) e 90 (noventa) dias;

C. A oficina deve estar ativa com suas obrigações fiscais e emitir notas fiscais de mercadoria e serviço;

D. O serviço somente será realizado mediante vistoria realizada pela Soluções Mais Assistência & Benefícios, sendo que esta vistoria fará a regulagem do serviço, onde

(20)

específica e o pagamento de cota de participação de valor pré-estabelecido na clau-sula 8.1.19 deste regulamento, dando assim inicio a recuperação do veiculo; E. O prazo informado no orçamento da regulagem somente iniciará após a autorização da associação e após o associado disponibilizar o veículo para reparo, sendo de inteira responsabilidade do associado e/ou terceiro disponibilizar o veículo para vistoria. 8.1.17 O associado deverá realizar o pagamento da sua mensalidade durante todo período em que o veículo permanecer em oficina ou em processo de reembolso integral, sob pena de se tornar inativado, sujeito então a cobranças e, sendo caso de perda parcial o serviço permanecerá parado até a regularização do débito.

8.1.18 - A reparação dos danos citados no item anterior será feita com a reposição de peças originais, para os veículos que estiverem cobertos pela garantia do fabricante e, para os demais, as peças danificadas serão substituídas por peças de confiabilidade e procedência, desde que não comprometam a segurança e a utilização do veículo. 8.1.19 - Na hipótese da divisão dos prejuízos ocasionados por colisão (perda parcial), o associado ou proprietário estando na condição de vítima, participará dos custos da cota de participação obrigatória, conforme tabela abaixo. Em caso de recuperação de roubo e furto, o veículo com danos materiais (colisão), deverá efetuar o pagamento da cota de participação, a partir do recebimento dos devidos orçamentos e valores de reparos. O não pagamento da cota antecipada, não autoriza a liberação do serviço.

OBS. Quando da entrada do veículo na oficina e aprovação do orçamento de reparo,

será de responsabilidade do associado o pagamento à Soluções Mais Assistência & Benefícios da cota de participação obrigatória devida, por meio de boleto com

pra-zo de até 30 (trinta) dias e somente após o referido serviço será executado passan-do a fluir a partir daí o prazo para realização passan-dos reparos, nas seguintes situações: CATEGORIA / FIPE - VALOR MÍNIMO PASSEIO até R$ 10.000,00 - 6% R$ 1.200,00 PASSEIO de 10.000,01 até R$ 20.000,00 - 6% R$ 1.600,00 PASSEIO de 20.000,01 até R$ 170.000,00 - 6% R$ 1.800,00 PASSEIO IMPORTADO - 6% R$ 3.000,00 PASSEIOS BLINDADOS - 8% R$ 3.800,00 UTILITÁRIOS de 0.000,01 até R$ 20.000,00 - 8% R$ 2.500,00 UTILITÁRIOS de 20.000,01 até R$ 170.000,00 - 8% R$ 2.500,00 DIESEL LEVE até R$ 170.000,00 - 8% R$ 2.500,00 DIESEL LEVE IMPORTADO - 8% R$ 3.500,00 DIESEL PESADO NAC. OU IMPORTADO - 8% R$ 4.800,00 AGREGADO - 8% R$ 1.500.00 8.1.20 - No caso de indenização integral ou de substituição de peças, os materiais remanescentes (peças ou veículos danificados) pertencerão a Soluções Mais Assistência & Benefícios.

(21)

Paragrafo único - Veículos motocicletas acima de 300CC, em caso de perda total, será

descontado no ato da indenização o valor de 20% sobe o valor da tabela FIPE.

8.1.21- O serviço de reboque é disponibilizado para os casos de colisões/acidentes ou por pane mecânica, elétrica, seca ou ainda desgaste natural que impossibilitarem o deslocamento do veí-culo cadastrado na associação. Nesse caso, o reboque do veíveí-culo será disponibilizado desde que o associado o solicite ao atendimento da Soluções Mais Assistência & Benefícios através dos

telefones disponibilizados aos associados, sendo que fica vetado o acionamento por parte do associado diretamente ao prestador de serviço, apenas em caso de necessidade extrema poderá a Soluções Mais Assistência & Benefícios autorizar o acionamento por parte do

associado e, em seguida, ressarci-lo do valor utilizado para tal fim, com prazo máximo de 15(quinze) dias após o requerimento do reembolso apresentando a nota fiscal respectiva. 8.1.22 – No caso do associado abrir mão do reparo do seu veículo e querer o reparo apenas para o terceiro envolvido no evento o valor da Cota de Participação sempre prevalecerá o valor da tabela FIPE do veículo de maior valor.

Obs.: Terceiros não tem direito à reboque.

8.2 - Dos prejuízos que não serão repartidos entre os Associados:

8.2.1 - Não serão objetos dos benefícios da Soluções Mais Assistência & Benefícios

os seguintes prejuízos:

8.2.1.1 - Responsabilidade civil facultativa, danos materiais, pessoais, corporais, es-téticos e morais a terceiros e aos ocupantes dos veículos;

8.2.1.2 - Eventos danosos decorrentes da inobservância das leis e legislação de trân-sito em vigor, como dirigir sem possuir carteira de habilitação ou estar com a mesma suspensa ou vencida há mais de 5(cinco) dias, ou ainda, não ter habilitação adequada conforme categoria do veículo, utilizar inadequadamente o veículo com relação a lota-ções de passageiros, dimensão, peso e acondicionamento de carga transportada, danos ocasionados pelo associado, seus prepostos, representantes ou empregados;

8.2.1.3 - Danos causados por guerra, revolução e ocorrências semelhantes, ou seja, contin-gências que atinjam de forma maciça a população regional ou nacional;

8.2.1.4 - Os acessórios e ou alterações da forma original que fizerem parte do veículo; 8.2.1.5 - Ato reconhecidamente perigoso que não seja motivado por necessidade justificada; 8.2.1.6 - Despesas decorrente de qualquer tipo de remoção ou deslocamento de veículo da-nificado (reboque) que não sejam autorizadas pela diretoria da Soluções Mais Assistência & Benefícios.

8.2.1.7 - Veículos em que seus documentos ou depoimentos, seja comprovado algum tipo de fraude ou uso de má-fé que possa trazer prejuízo a associação ou a seus associados;

Parágrafo Único: A Soluções Mais Assistência & Benefícios reserva o direito de

contratar investigação especializada quando lhe convier para levantamento de irre-gularidades quanto à veracidade dos fatos ocorridos em eventos;

8.2.1.8 - Danos ocorridos aos vidros do veículo decorrente de impacto direto de objetos, sejam em trânsito ou estacionamento, exceto o veículo que possua o plano de proteção para vidros.

(22)

8.2.1.9 - Não serão repartidos entre associados qualquer evento ou prejuízo que não seja decorrente de colisão, roubo, furto, ou incêndio, tais como vandalismo e/ ou utilização do veículo com imprudência ou em desacordo as normas de trânsito e inclusive desrespeito a sinalização de trânsito;

8.2.1.10 - Carga Transportada perdida ou saqueada em eventos ou remoção; 8.2.1.11 - Danos decorrentes de atos ilícitos cometidos pelo Associado, seus depen-dentes, representantes ou prepostos;

8.2.1.12 - Reparos do veículo à revelia, isto é, sem a autorização da Soluções Mais Assistência & Benefícios.

8.2.1.13 - Atos praticados em estado de insanidade mental e/ou sobe efeito de bebidas alcoólicas e/ou substâncias tóxicas ou alucinógenas. Também não terá co-bertura para o associado que se envolver em evento e, estando sob suspeita de embriaguez, se recuse a realizar exames de etilômetro ou de sangue, ou qualquer outro exame médico que avalie o uso ou os efeitos das substâncias acima citadas. 8.2.1.14 – Perdas ou danos ocorridos quando em trânsito por estradas ou caminhos impedidos e inadequados, não abertos ao tráfego ou de areais fofas, movediças ou qualquer outro terreno que contrarie normas de utilização do fabricante.

8.2.1.15 – Danos ocorridos com o veículo fora do território nacional.

8.2.1.16 – Perdas e danos ocorridos durante ocorridos durante a participação do veículo em competições, apostas, e provas de velocidade, inclusive treinos prepara-tórios, sejam legalizados ou clandestinos.

8.3 - Das condições para utilização dos benefícios oferecidos pela Soluções Mais Assistência & Benefícios.

8.3.1 - Para poder usufruir dos benefícios oferecidos pela Soluções Mais Assistência & Benefícios o associado deverá está rigorosamente em dia com todas as suas obri-gações perante a Associação, principalmente quanto ao pagamento das mensalida-des e do valor devido a título de rateio para ressarcimento de prejuízos sofridos por algum dos associados, além de cumprir as demais obrigações estabelecidas neste regulamento e no estatuto social.

8.4 - Do pagamento e da regularização da inadimplentes:

8.4.1 - O valor do rateio do primeiro mês do associado será apurado até o dia 25 (vinte e cinco) do corrente mês e enviado juntamente com a taxa administrativa para o associado realizar o pagamento até os dias 10(dez), 20(vinte) ou 30(trinta) do mês subsequente, ficando descoberto se o pagamento estiver em atraso. Caso não receba o boleto até o quinto dia útil de cada mês, o associado deverá solicitá-lo obrigatoriamente à Soluções Mais Assistência & Benefícios.

Parágrafo Único: Todos os recebimentos da Soluções Mais Assistência & Benefícios

serão através de cobranças bancárias.

8.4.2 - Caso o associado não efetue o pagamento do boleto até o dia do vencimen-to terá perda dos direivencimen-tos de qualquer proteção e benefícios, após a referida davencimen-to,

(23)

o associado ficará sujeito ao pagamento de multa estipulada pela Diretoria com acréscimo de juros de mora ao dia, mais o custo do boleto bancário, devendo solici-tar a emissão de segunda via do boleto à Soluções Mais Assistência & Benefícios e

ainda deverá ser feita obrigatoriamente uma nova vistoria em caso de atraso igual ou superior a 05(cinco) dias no veículo em questão, sendo esta sem custo para o associado, e nesse caso, o veículo o mesmo só estará protegido após a 00:00 horas do dia seguinte a realização da nova vistoria e pagamento do boleto em atraso. 8.4.3 – O fato do associado não receber o boleto para pagamento não justifica even-tual atraso no pagamento do mesmo, uma vez que a 2ª via do mesmo poderá ser retirada diretamente no site da associação, Central de Relacionamento, e-mail, via Whatsapp, podendo o mesmo ser solicitado a qualquer momento em uma das uni-dades de atendimento da Associação, ou através do site www.solucoesbeneficios. com.br, utilizando o link boleto bancário ou entrar em contato com a nossa base ad-ministrativa pelos telefones (22) 2772 -1704 ou 0800 580 0845 e solicitar a emis-são da segunda via do carnê.

8.4.4 - O associado perderá o direito a qualquer proteção e benefício por todo o período em que estiver inadimplente (Obrigação financeira para com a associação). 8.4.5 - Até a sua efetiva regularização de pagamento, o associado que permanecer inadimplente por um período igual ou superior a 60(sessenta) dias será automati-camente excluído dos quadros de associado da associação e o valor devido por este será objeto de rateio no mês subsequente entre os demais associados.

8.4.6 - É também obrigação do associado o custo do boleto bancário, valor este que será enviado juntamente com a cobrança do mês subsequente.

8.5 – Em caso de indenização integral, serão deduzidas, no dia do ressarcimento, as multas de trânsito não pagas, IPVA atrasado, inspeção do GNV atrasado (caso pos-sua), entre outros impostos que incidirem sobre o veículo indenizado e os valores mínimos de permanência.

9. DO RATEIO DOS PREJUÍZOS SOFRIDOS PELO ASSOCIADO

9.1 - O Ressarcimento do valor do dano gerado no veículo do associado poderá ser feito de uma só vez ou parcelado, através de substituição de bens e carta de crédito de acordo com as condições econômicas da associação e a critério da Diretoria Executiva. 9.2 - O ressarcimento dos prejuízos sofridos pelos associados, somente ocorrerá depois de esgotadas às possibilidades de recebimento dos respectivos valores do terceiro causador do dano.

9.3 - O associado contribuirá com sua cota-parte para o ressarcimento previsto no item anterior, através de boleto a ser enviado até o dia 10(dez) de cada mês. 9.4 - A indenização poderá ser paga através de cheque nominal e cruzado e ainda atra-vés de TED – Transferência Eletrônica Disponível diretamente na conta do associado, no caso de bens materiais ou através de reparação de danos, ou ainda, na reposição do

(24)

bem por outro da mesma espécie e tipo, conforme acordado entre as partes.

9.5 - No caso de sub-rogação da direitos, o associado somente fará jus ao recebimento do valor devido pelo ressarcimento de danos em seu veículo após apresentar o CRV do veículo devidamente preenchido em favor da Soluções Mais Assistência & Benefícios e com firma reconhecida por autenticidade, acompanhado de instrumento público de procuração. 9.6 - O rateio das despesas será apurado, conforme aos respectivos índices deter-minados em anexo e correspondentes ao valor de cada veículo.

9.7 - O associado que se envolver em acidente, ficando constatado que o mesmo não seja o culpado e causador do mesmo, ensejará o direito da Soluções Mais As-sistência & Benefícios tentar junto ao terceiro o ressarcimento num prazo de até

25(vinte e cinco) dias para, somente após e não sendo obtido êxito nesse ressarci-mento, providenciar o conserto do veículo do associado. Sendo assim, o associado terá que outorgar uma procuração à diretoria da Soluções Mais Assistência & Benefícios,

para que a mesma possa providenciar a cobrança junto ao terceiro.

9.8 - O associado não poderá, em nenhuma hipótese, conciliar junto ao terceiro, acordo referente ao valor da participação obrigatória ou do prejuízo causado em caso de já ter recebido da Soluções Mais Assistência & Benefícios o benefício

referente ao prejuízo.

Obs.: Veículos cadastrados na tabela de diesel leve, caso queira optar pela cobertu-ra de terceiros, ao dar entcobertu-rada ao processo de evento, será necessário o pagamento da cota de participação referente ao seu veículo, mais a cota de participação do terceiro de acordo com o valor da FIPE de cada veículo.

9.9 - Cada associado terá seu veículo em uma classe de rateio discriminada em tabela anexa e regulamento interno segundo a avaliação junto à vistoria prévia do veículo obedecendo paralelamente a TABELA FIPE.

10. OBRIGAÇÕES DO ASSOCIADO

10.1 - Agir com lealdade e boa-fé com os demais associados e associação, sempre zelando pelo seu regular funcionamento e buscando alcançar os fins institucionais.

10.2 - Cumprir todas as normas estabelecidas neste Regulamento, bem como outras a serem expedi-das formalmente pela Diretoria Executiva, preencher o aviso de sinistro da Soluções Mais Assistência & Benefícios a fim de auxiliar a recuperação e ou localização do bem, descrevendo minuciosamente

os fatos e ou ocorrências quando for o caso de roubo ou furto.

10.3 - Pagar em dia os valores das mensalidades devidas, além de contribuir no prazo e na forma es-tabelecida pela Diretoria Executiva em relação ao rateio de prejuízos causados por danos aos veículos dos associados.

10.4 - No caso de venda do veículo cadastrado ou da desistência dos benefícios oferecidos pela Solu-ções Mais Assistência & Benefícios , o associado deverá solicitar e assinar imediatamente o termo de

cancelamento de cadastro de seu veículo. Não havendo o cancelamento, fica o associado responsável pelo pagamento dos valores que porventura forem devidos.

(25)

10.5 - Manter o veículo em bom estado de conservação.

10.6 - Dar imediatamente conhecimento a Soluções Mais Assistência & Benefícios caso haja:

• Mudança de domicílio;

• Alteração na forma de utilização do veículo; • Transferência de propriedade;

• Alteração das características do veículo.

10.7- O associado deve tomar as providências ao seu alcance para proteger o veículo acidentado e evitar a agravação dos prejuízos.

10.8 - Empenhar todos os esforços para ser ressarcido de prejuízos causados por terceiros.

10.9 - Informar as autoridades policiais em caso de acidente, desaparecimento, roubo ou furto do veículo associado no momento do evento.

10.10 - Avisar imediatamente a Soluções Mais Assistência & Benefícios ou em até 24 horas no caso

de qualquer acidente com veículo, incluindo furto ou roubo, relatando completa e minuciosamente o fato, mencionando o dia, hora, circunstância do acidente, nome, endereço, e carteira de habilitação de quem conduzia o veículo, nome, endereço, testemunhas e providências de ordem policiais tomadas. 10.11 - Todo boletim de ocorrência e/ou registro de ocorrência (cópias) deverá ser arquivado na As-sociação, sendo de responsabilidade do associado providenciar a entrega do mesmo bem como a documentação necessária a abertura do evento e recebimento de reembolso, no prazo máximo de 30(trinta) dias da data do evento ocorrido, sob pena de perda do direito ao benefício da proteção do veículo.

10.12 – Instalação do equipamento de Rastreamento dentro do prazo de 05(cinco) dias úteis, prazo este a ser contado a partir da data de filiação do associado.

10.13 – Obedecer os prazos previstos neste regulamento, tanto para o pagamento das mensalidades, quanto para as comunicações e envio de documentos, sob pena de não receber o valor de proteção do veículo em caso de evento.

10.14 - Aguardar a autorização da Soluções Mais Assistência & Benefícios para iniciar a reparação

de quaisquer danos no veículo em caso de evento.

10.15 – Para início dos reparos é obrigatório que o associado disponibilize o veículo para vistoria de constatação do evento e libere o veículo para conserto.

10.16 – O associado deverá ficar à disposição da associação para exames ou diligências com o intuito de elucidar o acidente e suas consequências.

10.17 - Disponibilizar o seu veículo para vistoria de constatação no caso do associado querer somente acionar a proteção para terceiros.

NOTA: Caso o associado não cumpra as obrigações acima, em caso de evento, a Soluções Mais Assistência & Benefícios não oferecerá a cobertura.

10.18 – Será cobrado de todos os associados, através de boleto bancário ou por outra forma que venha a ser estabelecida pela Direção Executiva a cota de participação, por veículo em situação de eventos, a título de despesas em casos de eventos em que não aconteça a indenização integral. 10.19 – Em nenhuma hipótese o associado deverá pagar o valor da cota de participação para a oficina credenciada ou autorizada a fazer os reparos do veículo.

(26)

11. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O RESSARCIMENTO DE PREJUÍZOS

11.1 - Caso o associado venha sofrer prejuízo material no seu veículo cadastra-do, o ressarcimento dos valores correspondentes ou a reposição do bem ficará condicionado à apresentação dos seguintes documentos a seguir relacionados: 11.1.1 - Em caso de Eventos - PESSOA FÍSICA:

• Cópia do CPF e RG do associado;

• Cópia Comprovante de endereço (última conta de telefone, água ou de luz); • Cópia autenticada do boletim de ocorrência;

• Cópia de Carteira Nacional de Habilitação do condutor do veículo; • Cópia do CRLV (Certificado do Registro e Licenciamento do Veículo);

• Cópia dos 2 últimos boletos bancário da Soluções Mais Assistência & Benefícios

devi-damente quitados;

• Declaração de próprio punho do associado com a narrativa sobre a ocorrência. 11.1.2 - Em caso de Eventos - PESSOA JURÍDICA:

• Cópia do Contrato Social e Última Alteração Contratual do associado; • Cópia do Cartão do CNPJ atualizado do associado;

• Cópia Comprovante de endereço (última conta de telefone, água ou luz); • Cópia autenticada do boletim de ocorrência;

• Cópia da Carteira Nacional de Habilitação do condutor do veículo; • Cópia do CRLV (Certificado do Registro de Licenciamento do Veículo);

• Cópia dos 2 últimos boletos bancário da Soluções Mais Assistência & Benefícios

devidamente quitados;

• Declaração de próprio punho do associado com a narrativa sobre a ocorrência. 11.1.3 – Documentos Suplementares (check-list) para indenização de Roubo/Furto/ Perda, os quais serão requeridos pela associação conforme a necessidade para o res-sarcimento e somente deverão serem entregues pelo associado após requerimento por parte da associação:

Pessoa física:

• Original ou cópia autenticada do Registro de Ocorrência (R.O);

• Original do Certificado de Registro Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano de ocorrência do evento;

• Em caso de Furto ou Extravio do CRLV - Registrar em Boletim de Ocorrência Policial (original ou cópia autenticada na Delegacia);

• Original do Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou Documento Único de Trans-ferência (DUT), com verso preenchido em favor da associação, com firma reconheci-da por autenticireconheci-dade acompanhado de procuração por instrumento público; (OBS: EM CASO DE LEASING, NÃO PREENCHER O CRV O QUAL DEVERÁ SER PREENCHIDO

PELA FINANCEIRA).

• Carta de Anuência, quando o Associado e o Proprietário do Veículo não forem a mesma pessoa;

(27)

• Original dos Comprovantes de Quitação do IPVA/DPVAT e prováveis MULTAS pen-dentes sobre o veículo;

• Autorização da Dedução de Autuações em Aberto (Modelo em anexo, autenticar em Cartório); • Cópia legível do comprovante de residência do proprietário/arrendatário e Asso-ciado, (somente conta de consumo: Agua, Luz, Telefone Fixo, recente);

Obs.: caso o proprietário/arrendatário e associado não possuam comprovante de

ende-reço, terá que ser providenciada declaração de ausência de comprovante de residência com assinatura simples, juntamente com comprovante de endereço do responsável. • Original da Autorização para Pagamento em Conta Corrente (TED) - Termo de Res-ponsabilidade, com firma reconhecida - anexar junto ao Termo, comprovante de do-micilio bancário, exemplos: cópia da folha do cheque, cartão, extrato bancário, etc.; • Chaves originais e reservas do veículo e Manual, sendo que na falta de algum deverá ser apresentada justificativa através de declaração (chave reserva anexada no processo); • Copia legível da CNH do Condutor Pessoa Física: (Associado e Proprietário); • Cópia legível, frente e verso, da Carteira de Identidade;

• Cópia legível, frente e verso, do CPF Formulário de Perda/Extravio, CRV/CRLV; • Procuração por Instrumento Público Original;

• Procuração Legal (caso o recibo do veículo esteja preenchido em nome de outra pessoa); • Comprovante Original de pagamento dos impostos de Isenção do Veículo (IPI, ICMS e outros) quando o veículo for TÁXI.

Pessoa Jurídica:

• Cópia legível do CNPJ; Cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) • Cópia legível do RG e CPF do representante Legal da Empresa associada/Proprie-tária do Veículo;

• Cópia autenticada do Contrato Social e da sua última alteração, ou do Estatuto Social e da sua última alteração;

• Nota Fiscal de Venda do Ativo Imobilizado à Soluções Mais Assistência & Benefí-cios - Arquivo XML, ou, carta de isenção da NF quando for o caso.

Leasing em Andamento:

• Original do Recibo de Quitação do Leasing;

• Cópia autenticada da Procuração Pública da Financeira; • Original da Carta de Desistência da Opção de Compra; • Original da Carta de Saldo Devedor.

Financiamento ou Consórcio:

• Original da Baixa de Alienação/Original de instrumento de liberação; • Cópia do contrato de financiamento;

• Comprovante de Quitação, caso o mesmo tenha sido quitado e não tenha sido dado baixa na alienação.

Kit Gás instalado:

(28)

instalação/Cer-tificado de garantia/ Homologação Kit Gás (Original);

• Em caso de Falta destes Documentos, registrar em declaração de próprio punho com firma reconhecida por autenticidade.

Proprietário falecido:

• Original ou cópia autenticadas: da Certidão de óbito, Alvará Judicial e do Formal de Partilha.

Veículos de Transporte de Carga:

• Original da Nota Fiscal da Carga Transportada ou original da Declaração Sobre as Últimas Cargas.

Veículos blindados:

• Original do Certificado de Registro de Blindagem de Veículo (CRBV); • Original da Garantia da Blindagem;

• Original da Nota Fiscal de Blindagem;

Outros documentos específicos:

• Original da Nota Fiscal de Revenda - Veículo 0 km; Veículos recuperados antes do pagamento da indenização: • Original do Auto de Entrega e Constatação de Danos; • Original do Auto de Exibição e Apreensão;

• Original da Autorização de Liberação de Veículos;

11.3 – Para efetivação do pagamento da indenização referente ao evento, é indispen-sável a entrega dos documentos suplementares (check-list) solicitados pela associação.

EM CASO DE ROUBO E FURTO

11.4 – Acionar imediatamente a Central de Monitoramento e Assistência 24 horas da Soluções Mais Assistência & Benefícios pelo telefone 0800 770 2000 e para co-municação do evento.

11.5 - Caso exista algum impedimento judicial, ou qualquer outro impedimento no veículo (DETRAN, IPVA), ou qualquer outra dívida do bem, o direito ao recebimento do reembolso será suspenso até a solução do caso com a efetiva baixa do gravame, ficando a Soluções Mais Assistência & Benefícios a isenta de qualquer responsabili-dade dessa situação.

11.6 – Em caso de extravio ou roubo do CRV e CRLV devem constar em boletim de ocor-rência, sendo que a Soluções Mais Assistência & Benefícios poderá solicitar a segunda via do documento ao associado para que seja finalizado o processo de reembolso. 11.7 - Para o devido ressarcimento dos prejuízos ocasionados por roubo, furto, incêndio e colisão são imprescindíveis a apresentação do boletim de ocorrência, sendo o mesmo válido se feito no momento da ocorrência, sendo exceção apenas os casos atípicos sob justificativa aceita pela diretoria executiva da Soluções Mais Assistência & Benefícios.

É de total responsabilidade do associado encaminhar toda a documentação solicita-da pela Soluções Mais Assistência & Benefícios no prazo de 05(cinco) dias após o

Imagem

Referências

temas relacionados :