• Nenhum resultado encontrado

2ª INFORMAÇÃO SOBRE A ATIVIDADE E SITUAÇÃO FINANCEIRA DA JUNTA DE FREGUESIA DE AVINTES (de a )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª INFORMAÇÃO SOBRE A ATIVIDADE E SITUAÇÃO FINANCEIRA DA JUNTA DE FREGUESIA DE AVINTES (de a )"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 2ª INFORMAÇÃO SOBRE A ATIVIDADE E SITUAÇÃO FINANCEIRA

DA JUNTA DE FREGUESIA DE AVINTES (de 12-12-2017 a 13-04-2018)

De acordo com a alínea v), do nº 1, do artº 18º da Lei nº 75/2013 de 12 de Setembro, envio ao digníssimo Presidente da Assembleia de Freguesia de Avintes, para conforme a alínea e), do nº 2, do artº 9º da mesma Lei, “Apreciar, em cada uma das sessões ordinárias, uma informação escrita

do presidente da junta de freguesia acerca da atividade desta e da situação financeira”.

GOVERNAÇÃO

OBRAS E PAVIMENTAÇÕES DE RUAS

A Junta de Freguesia realizou uma intervenção profunda de reabilitação do tanque da rua de Além Ribeiro, do tanque da rua Cândido dos Reis e do tanque do Lugar do Forno.

Com o apoio técnico e logístico da empresa Águas de Gaia, a Junta de Freguesia tem vindo a realizar obras de reabilitação da linha de água que atravessa a rua Quinta de Fiães.

TRAVESSA DO CARRIL

Por administração direta, a Junta de Freguesia procedeu ao melhoramento do pavimento da travessa do Carril, junto ao rio Febros, com a colocação de material fresado.

CASAS MORTUÁRIAS

Foram colocados vidros no átrio das Casas Mortuárias de Avintes, tornando ainda mais confortável o espaço a quem está nos velórios.

TRILHO DO FEBROS

Os colaboradores da Junta de Freguesia realizaram novos trabalhos de limpeza e manutenção do Trilho do Febros.

Numa zona perto das traseiras da ETAR, passou a ser possível transitar de bicicleta percorrendo a rampa criada para o efeito, libertando assim as escadas para os caminheiros.

RUA ALMEIDA E SOUSA

A empresa Águas de Gaia, a pedido da Junta de Freguesia, colocou o coletor de águas pluviais na rua Almeida e Sousa, junto ao largo do Palheirinho.

RUA DO FC DE AVINTES

Na entrada desta rua, junto à Estação dos Correios foi colocada uma sarjeta de águas pluviais, numa zona em que sempre que chovia formava-se um charco.

RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTOS

O estado do tempo não tem permitido neste primeiro trimestre a realização de trabalhos de manutenção dos pavimentos, na rede viária secundária da freguesia.

(2)

2

Ainda assim e sempre que o tempo o permitiu realizamos trabalhos de manutenção nas seguintes ruas: Além do Ribeiro, Fontiela, Sr. do Padrão, Agraceira e Cunha.

Igualmente realizamos trabalhos nos pavimentos a cubos nas ruas de Gradouro, Miguel Bombarda, bem como arranjos em alguns passeios.

PLANTAÇÃO DE ÁRVORES NA RUA 5 DE OUTUBRO

A Junta de Freguesia de Avintes, com o apoio técnico do Parque Biológico, procedeu à substituição das árvores na rua 5 de Outubro, entre o Largo da Gândara e a Fundação J.O.Lopes. Na primeira fase foram retiradas as árvores que, segundo os técnicos, se encontravam doentes. Posteriormente foram plantadas novas árvores nos espaços em que tal foi possível.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE JARDINS E ESPAÇOS AJARDINADOS

Durante o primeiro trimestre do ano foram efetuados trabalhos em todos os jardins e espaços ajardinados da freguesia.

ESCOLA BÁSICA ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA

Os trabalhadores da Junta de Freguesia de Avintes realizaram, a pedido do Diretor do Agrupamento, a limpeza das caleiras da escola básica Adriano Correia de Oliveira. Embora a manutenção desta escola não seja da responsabilidade da Junta ou da Câmara, num espírito permanente de colaboração existente entre a Junta e o Agrupamento de Escolas, a Junta de Avintes comprometeu-se a realizar estes trabalhos por forma a que a escola pudesse reabrir rapidamente, após uma inundação provocada por uma tromba de água.

JOGOSJUVENIS

Já se iniciou a fase de freguesia dos Jogos Juvenis 2018 com os treinos de preparação para as equipas de Avintes.

Neste momento temos em preparação equipas nas modalidades de:

Futebol, badminton, atletismo, voleibol, andebol, natação, ginástica, xadrez, ténis de mesa e desporto adaptado.

COLOCAÇÃO DE SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA

Foi recolocado o sinal de proibição de virar à esquerda, no cruzamento da rua 5 de Outubro com a rua 1° de Maio, que devido à baía de estacionamento existente, em certas ocasiões ficava tapado.

PROTEÇÃO CIVIL - INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO RUA RIO DA AZENHA

Ocorreu uma derrocada na rua Rio de Azenha que interrompeu durante várias horas a circulação rodoviária nesta rua. A Junta de Freguesia colaborou nos trabalhos de remoção das pedras e acompanhou os trabalhos realizados até à abertura da rua ao trânsito.

CONSELHOCONSULTIVOPARAAEDUCAÇÃO

Realizamos mais uma reunião periódica da Junta de Freguesia com as Associações de Pais e Encarregados de Educação de Avintes.

(3)

3

Estiveram presentes na reunião representantes da: APEE da EB/JI Fernando Guedes; APEE da EB/JI Cabanões; e APEE da EB2/3 Adriano Correia de Oliveira.

A reunião contou ainda com a presença de: Prof.ª Isabel Carneiro, do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente; Dr. Serafim Silva, da associação Abrigo Seguro (entidade responsável pela implementação do programa Gai@prende+ na freguesia de Avintes) e Dr. Eduardo Ribeiro, da Fundação Joaquim Oliveira Lopes.

CONSELHO CONSULTIVO PARA O ASSOCIATIVISMO

Foi realizada uma reunião com as coletividades de Avintes, no âmbito da criação do Conselho Consultivo para o Associativismo.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PORTUGAL

A Junta de Freguesia esteve presente na sessão de esclarecimento sobre o Orçamento Participativo Portugal que se realizou no Arquivo Municipal Sophia Mello Breyner Andresen, com a presença da Srª. Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE LIMPEZA DE TERRENOS

Realizou-se no dia 20 de março uma Sessão de Esclarecimento sobre Limpeza de Terrenos, promovida conjuntamente pela Junta de Freguesia de Avintes, Câmara Municipal de Gaia e Guarda Nacional Republicana que decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia.

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Participamos em mais uma sessão ordinária do Conselho Municipal da Juventude de Vila Nova de Gaia.

PESSOAS

JANTAR DE NATAL DA AUTARQUIA AVINTENSE

Realizamos no dia 19 de dezembro o jantar de Natal da Junta de Freguesia de Avintes, com os trabalhadores, colaboradores e autarcas.

CANTINHO DO ESTUDO EM AVINTES

Na passada sexta-feira, dia 22 de dezembro, concluímos em Avintes o primeiro trabalho do programa Cantinho do Estudo (um programa que visa proporcionar melhores condições no local de estudo de alunos de famílias carenciadas).

Remodelamos uma habitação de um jovem aluno de uma das escolas EB1 de Avintes. O Cantinho do Estudo é uma parceria entre a Fundação Manuel António da Mota, a Gaiurb, a Câmara Municipal de Gaia e a Junta de Freguesia de Avintes (cada uma destas entidades contribui com 10 mil euros) e o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente que ajuda a selecionar os alunos. Neste primeiro projeto em Avintes, para além de várias outras pequenas intervenções, pintamos a

(4)

4

habitação, oferecemos uma secretária, um beliche, uma estante e toda a roupa de cama necessária.

FESTA DE NATAL NO CENTRO CONVÍVIO DR. ADELINO GOMES

No dia 21 de dezembro o Presidente da Junta participou no lanche de natal realizado no Centro Convívio Dr. Adelino Gomes.

JOSÉ MARIA MARTINS

Faleceu o sr. José Maria Martins, decano dos jornalistas avintenses.

Foi um dedicado cidadão, sempre empenhado em tudo o que dizia respeito a Avintes, tendo recebido o reconhecimento da Freguesia com a atribuição da Medalha de Honra.

PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR

Decorreu no passado dia 10 de fevereiro, no auditório dos Plebeus Avintenses, a cerimónia de entrega dos cerca de noventa Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2016/2017.

A cerimónia teve a colaboração da ACMA com duas demonstrações de dança e ginástica. Nesta mesma cerimónia foram ainda assinados, no âmbito da atribuição deste prémio, os protocolos de colaboração com as duas papelarias avintenses existentes (Papelaria Sofia e Papelaria Arco-Iris).

ESTÁGIOS ACADÉMICOS DE ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

No mês de fevereiro um jovem de Avintes, que frequenta o 11º ano do curso profissional de Multimédia na Escola Gaia Nascente realizou o seu estágio de 200horas na Junta de Freguesia, tendo realizado toda a cobertura fotográfica das comemorações do Mês de Avintes.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Estivemos presentes num almoço convívio comemorativo do Dia da Mulher realizado pelas utentes do Centro de Convívio Dr. Adelino Gomes.

Foram oferecidas a todas as mulheres que estiveram nesse dia na secretaria da Junta uma flor "elaborada" pelas utentes deste Centro de Convívio.

APOIO AO PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÕES IRS2017

A Junta de Freguesia está a prestar este serviço de apoio gratuitamente, na secretaria da Junta desde o dia 1 de abril até ao dia 31 de maio, às terças-feiras e quintas-feiras das 14h às 17h.

VISITA DE JOVENS AVINTENSES A COIMBRA

No dia 4 de abril o grupo de jovens que apresentou trabalhos no Fórum Avintense Jovem de 2017, na companhia do Presidente da Junta, realizaram uma viagem de comboio até Coimbra para efetuarem uma visita ao Museu Machado de Castro.

(5)

5 FESTA DE NATAL NAS ESCOLAS DE AVINTES

Nos dias 14 e 15 de dezembro, a Junta de Freguesia ofereceu a todos os alunos que frequentam o Pré-Escolar e Primeiro Ciclo na Freguesia, um espetáculo de Natal encenado pela Ilha Mágica. Muito atual a mensagem que esta peça levou às nossas crianças pela preservação da floresta.

ACMA – UNIVERSIDADE SENIOR DE AVINTES

Estivemos presentes no 4° Aniversário da Universidade Sénior de Avintes, uma das várias valências da ACMA.

ENCONTRO METROPOLITANO DE FREGUESIAS

A Junta de Freguesia esteve presente no 1° Encontro Metropolitano de Freguesias promovido pela Área Metropolitana do Porto no dia 22 de janeiro.

GRUPO MOTARD IRMANDADE DO AÇO

Estivemos presentes na inauguração da sede do grupo motard Irmandade do Aço. Desejamos as maiores felicidades a esta nova associação Avintense.

ANIVERSÁRIO GRUPO MÉRITO

Estivemos presentes, no dia 8 de fevereiro na Sessão Solene do 108.º aniversário do Grupo Mérito Dramático Avintense.

PLEBEUS AVINTENSES

Estivemos presentes no encerramento do 37º Encontro de Teatro, em dezembro de 2017. Esta prestigiada coletividade Avintense está a comemorar 100 anos de existência.

Integrado nas comemorações estivemos presentes no 6.° Fórum de Teatro Amador do Distrito do Porto, que decorreu no Auditório dos Plebeus Avintenses.

ANAFRE

Estivemos presentes na tomada de posse dos membros dos órgãos da Delegação Distrital do Porto da ANAFRE.

CONSELHO MUNICIPAL DA SEGURANÇA

No dia 15 de março realizou-se uma Assembleia Municipal onde decorreu a tomada de posse do Conselho Municipal da Segurança.

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Estivemos presentes, no dia 21 de março no Conselho Municipal da Juventude de Vila Nova de Gaia, que decorreu no Arquivo Municipal Sophia Mello Breyner Andresen.

(6)

6  VISIBILIDADE

AVINTES –UM NATAL ESPECIAL

No final do ano de 2017 realizaram-se diversas atividades integradas no programa “Avintes, Um Natal Especial”:

Mercadinho de Natal de Avintes. Desfile de Pais Natais de Avintes. Concurso "Montras de Natal 2017".

Foi sem dúvida uma iniciativa que animou as ruas da freguesia e promoveu o comércio local.

COMEMORAÇÕES DO MÊS DE AVINTES

Como vem sendo habitual, desde 2010, a Junta de Freguesia de Avintes tem vindo a comemorar o dia 21 de fevereiro como o Dia de Avintes. Em 2018, uma vez mais com a importante colaboração das associações e coletividades avintenses, as comemorações repartiram-se por todo o mês de fevereiro com iniciativas de cariz desportivo, cultural, musical e recreativo.

Foram diversas as atividades, desde a Gala de Abertura das Comemorações do Mês de Avintes e início do Festival iNstantes que decorreu no auditório dos Plebeus Avintenses, aos Rastreios Gratuitos que se realizaram no Centro de Convívio de Aldeia Nova e na antiga Escola do Palheirinho.

Destaque para a cerimónia que decorreu no dia 10 de fevereiro no auditório dos Plebeus Avintenses, de entrega dos Prémios de Mérito Escolar referentes ao ano letivo 2016/2017, uma organização da Junta de Freguesia de Avintes.

Tivemos ainda os tradicionais Cortejos de Carnaval em Avintes (diurno e noturno), organizados pelo Grupo Mérito Dramático Avintense, com o apoio da Junta de Freguesia de Avintes e participação de diversas associações e coletividades de Avintes. Nem o mau tempo que se fez sentir afastou os foliões e o público que quis assistir a esta grande festa da Vila de Avintes, este ano com Toy e Ana Filomena Amaral como Rei e Rainha do Carnaval.

Realizou-se ainda no dia 18 de fevereiro a prova “10km’s de Avintes”, organizada pelo Clube Atletismo de Avintes com o apoio da Câmara Municipal de Gaia e da Junta de Freguesia de Avintes.

No fim de semana seguinte, dias 23 e 24 de fevereiro decorreu no Salão Nobre o XXVIII Fórum Avintense, este ano com o tema principal "O Desporto em Avintes e os Desportistas Avintenses". Este evento contou ainda com a presença dos Vereadores Municipais Paula Carvalhal e Elísio Pinto.

Finalmente é de destacar a realização da Sessão Solene Comemorativa do Dia de Avintes onde foram entregues as medalhas de Honra da Freguesia aos 3 atletas olímpicos naturais de Avintes: José Rocha (a título póstumo) – Atleta Olímpico em Tóquio 1964 (Japão).

(7)

7

Carlos Monteiro – Atleta Olímpico em Barcelona 1992 (Espanha).

Foram ainda homenageados artesãos ourives e joalheiros e as lavadeiras.

iNstantes

Desde o ano passado integrados nas comemorações do Mês de Avintes, O INstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes - está cada vez mais reconhecido e prestigiado.

Avintes, já famosa pela broa e pelo teatro, é já hoje também uma referência no "mundo" da fotografia.

Durante todo o mês de Fevereiro estiveram patentes ao público 25 exposições em Avintes, Gaia, Porto, Grijó e Lourosa de fotógrafos oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Colômbia, Marrocos, Índia e Iraque.

GALA DO JORNAL AUDIÊNCIA

No dia 29 de janeiro, no decorrer da 13ª Gala do Jornal Audiência, na cidade da Ribeira Grande, Região Autónoma dos Açores, a Junta de Freguesia de Avintes e a Festa da Broa foram galardoadas com o prémio Audiência na categoria Tradição & Inovação.

É um prémio que a Junta de Freguesia partilha com todos aqueles que durante os últimos 30 anos idealizaram, iniciaram, mantiveram e apoiaram até aos dias de hoje a nossa Festa.

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

A Junta de Freguesia de Avintes, com a colaboração de associações e coletividades avintenses, está a promover as comemorações do 25 de Abril.

FESTA DA BROA

A Junta de Freguesia já iniciou os preparativos para a 31ª Festa da Broa que decorrerá, este ano, de 31 de agosto a 9 de setembro na Quinta do Paço.

RÁDIO M80 - PROGRAMA DA MANHÃ

A Rádio M80 por iniciativa própria falou e divulgou a nossa Broa, durante o seu programa da manhã. A Junta de Freguesia como agradecimento pela iniciativa e com o apoio dos 4 fabricantes enviou para Lisboa para as instalações da rádio 8 broas (2 de cada fabricante).

BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

A convite da Câmara de Gaia o Presidente da Junta esteve em Lisboa na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) a promover o que de melhor temos em Avintes, Broa, Velhotes e agora também a cerveja artesanal.

(8)

8 AVINTES FORA DE AVINTES – INSTANTES NOS AÇORES

"A Ribeira Grande (Açores) recebeu de 1 a 15 de abril de 2018 o “iN Ribeira Grande”, uma extensão do “iNstantes – Festival de Fotografia de Avintes”, evento que se estende pela primeira vez para além das fronteiras do município de Vila Nova de Gaia com o intuito de levar mais longe a paixão pela fotografia e aproximar fotógrafos radicados em diferentes zonas do país."

CÂMARA MUNICIPAL DE GAIA PAVILHÃO MUNICIPAL SALVADOR GUEDES

Continuam a decorrer as obras no Pavilhão Municipal de Avintes - Salvador Guedes. Conclusão da obra prevista para o mês de junho.

AREINHO DE AVINTES

Continua a intervenção de reabilitação da frente fluvial do Rio Douro - Areinho de Avintes 1.ª fase. Conclusão da obra prevista para o mês de junho.

ASSINATURA DE PROTOCOLOS

Estivemos presentes na cerimónia de assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal de Gaia e as associações avintenses: Bombeiros Voluntários de Avintes, ACMA e Abrigo Seguro- Associação de Solidariedade Social.

REABILITAÇÃO DAS ENCOSTAS DO DOURO

Foi adjudicada a obra de reforço da proteção da margem do Douro entre a Quinta dos Frades (Oliveira do Douro) e o Esteiro (Avintes), estando prevista para breve o arranque das obras.

PROGRAMA ESTRATÉGICO DE REABILITAÇÃO URBANA – AREINHO DE AVINTES

Entrou em vigor a Área de Reabilitação Urbana da área envolvente ao Areinho de Avintes bem como a Operação de Reabilitação Urbana, de acordo com o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.

Toda a área envolvente ao Areinho de Avintes já tem aprovado o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).

Um importantíssimo documento para o futuro de Avintes e muito especialmente para as zonas mais antigas de Avintes.

Este programa estratégico prevê para os próximos 10 anos um investimento, em toda esta área, superior a 13 milhões de Euros.

(9)

9

Está em curso a empreitada de reabilitação das áreas envolventes do empreendimento social Dr. Mário Cal Brandão, na freguesia de Avintes.

As obras incluem a reabilitação dos espaços verdes e da área envolvente, designadamente a colocação de mobiliário urbano (bancos e estendais) e a execução de uma escadaria.

P. A. T. A.

Iniciaram-se os trabalhos para a construção do projeto municipal P.A.T.A., Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal.

PRÉMIO PORTUGAL CITY BRAND RANKING

Gaia passou da 34.ª posição (em 2014) para a 9.ª (em 2018), entrando este ano, pela primeira vez, no top 10 nacional, validando o trabalho que tem sido desenvolvido pelo atual executivo municipal.

NOVA TRAVESSIA DO RIO DOURO

Estivemos presentes na apresentação pública da nova travessia do Rio Douro entre Gaia e Porto. Será a futura ponte D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto recentemente falecido, e irá ligar Oliveira do Douro a Campanhã.

(10)

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem