• Nenhum resultado encontrado

Acupuntura no tratamento da Dor no Tornozelo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acupuntura no tratamento da Dor no Tornozelo"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

Acupuntura no tratamento da Dor no Tornozelo

Maria Inês Muniz Crusino 1 Dayana Priscila Maia Mejia2 e-mail: laboratoriosaojoseita@hotmail.com Pós-graduação em Acupuntura – Faculdade Ávila

Resumo

Presume-se que a acupuntura já era conhecida e praticada por volta de cinco mil anos atrás. Com a evolução da humanidade surgiu o aperfeiçoamento das técnicas de acupuntura como os materiais de acupuntura e de acordo com a medicina chinesa o tratamento através da acupuntura visa à normalização dos órgãos doentes por meio de um suporte funcional que exerce, assim, um efeito terapêutico. A acupuntura evoluiu de ponto único para teoria dos meridianos para o tratamento de diversas doenças. Sendo assim o presente projeto procurando qual a eficácia da acupuntura no tratamento da dor no tornozelo? Procurando propor a utilização da acupuntura no tratamento da dor no tornozelo. Tendo como objetivo Estudar a acupuntura. Estudar a articulação do tornozelo. Verificar eficácia da acupuntura na dor. Sendo Assim o presente projeto de pesquisa justifica-se pela necessidade de identificar um novo tratamento para pacientes que apresentam dor no tornozelo, onde é de suma importância os profissionais da área de saúde o conhecimento de novos tratamentos, podendo assim proporcionar uma melhora da qualidade de vida ao paciente. Os novos conhecimentos nessa área esclareceram dúvidas no campo da eletroneurofisiologia, estimulando futuras pesquisas com o auxílio da moderna tecnologia, estão sendo feitas muitas pesquisas sobre a função e o mecanismo de ação da Acupuntura.

Palavras-chave: Acupuntura; Articulação do Tornozelo; Dor.

1. Introdução

Com a evolução da humanidade surgiu o aperfeiçoamento das técnicas de acupuntura como os materiais de acupuntura e de acordo com a medicina chinesa o tratamento através da acupuntura visa à normalização dos órgãos doentes por meio de um suporte funcional que exerce, assim, um efeito terapêutico. A acupuntura evoluiu de ponto único para teoria dos meridianos para o tratamento de diversas doenças. Sendo assim o presente projeto procurando qual a eficácia da acupuntura no tratamento da dor no tornozelo? Procurando propor a utilização da acupuntura no tratamento da dor no tornozelo. Tendo como objetivo Estudar a acupuntura. Estudar a articulação do tornozelo. Verificar eficácia da acupuntura na dor. Sendo Assim o presente projeto de pesquisa justifica-se pela necessidade de identificar um novo tratamento para pacientes que apresentam dor no tornozelo, onde é de suma importância os profissionais da área de saúde o conhecimento de novos tratamentos, podendo assim proporcionar uma melhora da qualidade de vida ao paciente.

1

Pós-graduando em acupuntura

2

(2)

2

A Medicina Tradicional Chinesa constitui um vasto campo de conhecimento, de origem e de concepção filosófica, abrangendo vários setores ligados à saúde e à doença. Suas concepções são voltadas muito mais ao estudo dos fatores causadores da doença, à sua maneira de tratar, conforme os estágios de evolução do processo de adoecer, e, principalmente, aos estudos das formas de prevenção, na qual reside toda a essência da filosofia e da medicina chinesa. Yamamura (2001).

Ma (2006) A acupuntura chinesa, desenvolvida há milhares de anos, teve um impacto duradouro sobre a área da saúde e tem sido uma causa significativa da ampla apreciação internacional do brilho da civilização chinesa.

Yamamura (2001) A acupuntura, o recurso terapêutico mais conhecido da medicina tradicional chinesa no ocidente, é o meio pelo qual, mediante inserção de agulhas, são feitos a introdução, a mobilização, a circulação e o desbloqueio da energia, além da retirada das energias turvas (Perversas), promovendo a harmonização, o fortalecimento dos órgãos, das vísceras e do corpo.

Marques (2009) fala que estes conceitos remontam a aproximadamente 5.000 anos atrás, surgindo da observação, por parte dos chineses, da natureza em comparação com o homem a fim d entender os princípios que regem os universos, externo e interno do ser humano.

Yamamura (2001) a acupuntura constitui um dos ramos desta medicina e tem, antes de tudo, finalidade terapêutica baseada em diagnósticos precisos.

Ma (2006) A terapia com acupuntura chegou ao século XXI arrastando ainda consigo uma coleção de fatos empíricos, os quais, embora valiosos, se encontraram indissoluvelmente combinados com antigos conceitos e métodos e com todas as más interpretações que surgiram durante sua longa história.

Yamamura (2001) fala que a Medicina Tradicional Chinesa concentra-se na observação dos fenômenos da natureza e nos estudos e compreensão dos princípios que regem a harmonia nela existente. Na concepção chinesa, o Universo e o Ser Humano estão submetidos às mesmas influências, sendo partes integrantes do Universo como um todo. A acupuntura evolui por milhares de anos e continua a crescer vigorosamente. Durante a sua longa história, os antigos doutores formulavam a teoria do “canal” (“meridiano” ou Jingluo) para explicar a descoberta clínica de inter-relação especificas entre diferentes partes do corpo. Ma (2006).

Segundo Yamamura (2001) o Chen-Chuí ou a acupuntura, como é conhecida no Ocidente, é um antigo método terapêutico chinês que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com agulha (Chen) ou com fogo (Chuí), a fim de restaurar e manter a saúde.

(3)

3

Ma (2006) A acupuntura pode ser definida como terapia fisiológica coordenada pelo cérebro, que responde à estimulação dos nervos sensoriais periféricos pela inserção de agulhas por via manual ou elétrica.

Marques (2009) fala que a filosofia chinesa observou e desenvolveu conhecimento sobre três pilares básicos da natureza nos quais se apóia toda s teoria da medicina chinesa. São eles: yin e yang, cinco movimentos e zang-fu.

A concepção filosófica chinesa a respeito do universo está apoiada em três pilares básicos: a teoria do Yin e Yang, dos cinco movimentos e dos Zang Fu (órgãos e vísceras). O conceito do yin e yang conceito básico e fundamental de todas as ciências orientais que corresponde à condição primordial e essencial para a origem de todos os fenômenos naturais, como, por exemplo, o princípio da energia e da matéria. O conceito dos cinco movimentos por meio desse conceito, procuram-se explicar os processos evolutivos da natureza, do universo, da saúde e da doença. O conceito do Zang Fu (órgão e víscera) aborda a fisiologia energética dos Órgãos, das Vísceras e das Vísceras Curiosas do Ser Humano, que constitui o alicerce para a compreensão da fisiologia e da propedêutica energética e da fisiopatologia das doenças e seu tratamento. Yamamura (2001). Segundo Marques (2009) Yin e Yang, neste conceito está a base de toda a existência do universo e de tudo que o compões. Em tudo existe a forma bipolar em que as energias yin e Yang são necessariamente componentes presentes e complementares para que o próprio universo.

Marques (2009) fala que por meio dos cinco movimentos é possível entender e explicar como ocorrem os fenômenos de geração, controle de desenvolvimento e destruição de toda a natureza, inclusive do homem, no que diz respeito a nascimento, vida, saúde / doença e morte.

Yamamura (2001) fala que a Energia (Qi) é a forma imaterial que promove o dinamismo, a atividade do ser vivo. Manifesta-se sob dois aspectos principais, um de característica Yang, que representa a Energia que produz o calor, a explosão, a ascensão, a claridade, o aumento de todas as atividades, e o outro de característica Yin, a Energia que produz o frio, o retraimento, a descida, o repouso, a escuridão, a diminuição de todas as atividades.

Segundo Yamamura (2001) a acupuntura visa restabelecer a circulação da energia (Qi) nos canais de Energia e dos Órgãos e das Vísceras e, com isso, levar o corpo a uma harmonia de energia e de matéria.

Ma (2006) fala que a inserção de agulhas e as lesões induzidas por essa técnica são invasores em nosso corpo que estimulam e aumentam o número e a atividade das células imunes e controla o processo inflamatório o que reduz tanto a inflamação aguda quanto a crônica.

(4)

4

Quando a agulha penetra nos tecidos mais profundos, especialmente nos músculos, o paciente tem sensações não dolorosas (de qi), isso indica que o Qi (ou seja, o fluxo de energia vital) foi obtido ou chegou ao local. Cerca de 90% das inserções de agulhas produzem algum tipo de sensação de qi, dependendo das fibras nervosas encontradas pela agulha e pelo ambiente tecidual circunvizinho, como mediadores de perfusão tecidual e inflamatórios. Ma (2006).

Segundo Yamamura (2001) o reconhecimento dos principais pontos de acupuntura não foi um mero achado experimental, mas deriva-se de todo o conceito do Yang e do Yin e dos princípios dos cinco movimentos, que são os alicerces da filosofia chinesa. Assim, a origem dos pontos shu antigos nos canais de energias principais representa a relação Yang ∕ Yin, Alto ∕ Baixo, Superficial ∕ Profundo e Esquerda ∕ Direita, enquanto o dinamismo funcional desses pontos de acupuntura depende dos princípios que regem os Cinco Movimentos.

Ma (2006) relata que as modernas agulhas de acupuntura de aço inoxidável, esterilizadas e com guia plástico asseguram o processo de inserção de agulha, tornando-o tecnicamente fácil e ptornando-ouctornando-o dtornando-oltornando-ortornando-ostornando-o. Ntornando-o entanttornando-o, a inserçãtornando-o de agulhas sempre prtornando-oduz alguma sensação. As sensações não dolorosas são tradicionalmente denominadas de Qi (deh tchi) na Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Durante o tratamento de acupuntura os pacientes podem ter uma resposta diferente já que existe uma diferença fisiológica de cada paciente, onde a inserção de agulhas proporciona uma melhora tanto local como sistêmica com a liberação de endorfinas e agindo como um antiinflamatório no local da lesão, onde a diferença dos pacientes e a previsão do prognóstico são importantes durante o tratamento com acupuntura.

Yamamura (2001) fala que os Canais de Energia desempenham o importante papel de relacionar os cinco Órgãos e as seis Vísceras com o Exterior (parte somática), e vice-versa. É por meio dos Canais de Energia Principais que o Qi (Energia) e o Xue (Sangue) se dirigem para o tronco assim como aos membros superiores e inferiores. Os Canais de Energia funcionam como vias de penetração das Energias Celestes da superfície (pele) até o interior (Zang Fu).

Zang-fu, este conceito permite entender formação, função e funcionamento dos órgãos e vísceras, pode-se ainda, a partir do conhecimento dos sintomas de cada órgão, fazer o diagnóstico e conduzir o tratamento necessário para o restabelecimento da harmonia do organismo. Cada órgão / víscera em si apresenta vários sintomas e sinais que ocorrem a partir da existência de desequilíbrio em relação ao yin e ao yang, o que permite fazer um diagnóstico de qual ou quais sistemas estão comprometidos em um determinado momento da vida do ser humano. Marques (2009).

(5)

5

Segundo Ma (2006) os pontos-gatilhos assim definidos se referem claramente às áreas sensíveis somente em músculos esqueléticos. Os acupontos clássicos são encontrados não apenas nos músculos esqueléticos, mas em outras estruturas de tecidos moles, como tendões e fáscias.

Yamamura (2001) fala que os pontos de acupuntura situam-se nos Canais de Energia e se projetam na pele, cuja dimensão não ultrapassa alguns milímetros quadrados, representam o mais exterior da relação Interior-Exterior dos Órgãos e das Vísceras, que se comunicam com os membros por meio dos Canais de Energia Principais, e estes por sua vez, por intermédio dos Pontos de acupuntura com a pele.

Acupontos de diversas partes do corpo humano têm características anatômicas diferentes. Todos os acupontos, entretanto, possuem algo em comum: são capazes de se tornar sensíveis, levemente doloridos ou até muito doloridos quando expostos a um distúrbio patológico. Os acupontos sensíveis se desenvolvem gradualmente quando a homeostase declina. Esses acupontos sensíveis, portanto, são definidos como acupontos homeostáticos, os acupontos homeostáticos se desenvolvem simetricamente no corpo humano porque a distribuição dos nervos periféricos é bilateralmente simétrica. Ma (2006).

Segundo Yamamura (2001) no homem, cada órgão e víscera têm dentro de si a energia correspondente aos cinco movimentos que é transmitida ao longo dos canais de energia principais e, destes, para a superfície da pele através de pontos de acupuntura específicos, denominados Shu antigos.

Ma (2006) Na pratica de acupuntura, a palpação cuidadosa dos músculos e a inserção adequada das agulhas ajudam a localizar e dissolver os pontos sensíveis por meio do relaxamento os músculos, da remoção das tensões mecânicas e químicas das estruturas do joelho e da promoção de um ambiente fisiológico de cura que aumenta a nutrição e o suprimento de oxigênio para promover uma circulação melhor.

O ser humano é constituído de energia (Yang) e matéria (Yin), em que a energia irá formar o corpo energético e a matéria formará o corpo material; esses dois níveis devem estar em harmonia para que o indivíduo possa estar em equilíbrio. Sempre lembrando que o equilíbrio se dá pela razão direta da harmonia existente entre o yin e o Yang de cada um. Marques (2009).

(6)

6

Yamamura (2001) as três regiões do tornozelo que mais freqüentemente manifestam dor são a região anterior, conseqüente ao acometimento do Canal de Energia Principal do Wei (Estômago), a região lateral, pelo acometimento do Canal de Energia Principal do Dan (Vesícula Biliar), e a região posterior, pela estagnação da Energia do Canal de Energia Principal do Pangguang (Bexiga).

Yamamura (2001) fala que as dores de tornozelo são decorrentes da estagnação de Qi, pela presença de Energia Perversa, ou devido ao vazio de Qi nos Canais de Energia. Dependendo do grau de estagnação de Qi e de Xue (Sangue), a região do tornozelo torna-se edemaciada ou com hipercelularidade dolorosa, e, quando ocorre a estagnação de Xue (Sangue), a área acometida torna-se congesta e dolorosa, principalmente o ponto VB40 (Qiuxu), que é o ponto Yuan do Canal de Energia Principal do Dan (Vesícula Biliar), formando edema doloroso pré-maleolar lateral.

Ma (2006) as lesões do tornozelo provenientes de uso excessivo ou impróprio são as mais comuns da articulação do tornozelo, tanto em decorrência de atividades diárias quanto de prática esportiva, como basquete e vôlei. Grande parte dessas lesões decorre de inversão excessiva, e as lesões variam de simples distensão do ligamento (um mero alongamento dos ligamentos acompanhado de microtraumas) até lesão significativa com dilaceramento grave ou ruptura completa das fibras ligamentosas.

Quando ocorre lesão no tornozelo por uso excessivo ou impróprio, a pessoa sente uma dor súbita e aguda. Essa dor inicialmente pode diminuir rapidamente, de forma que a pessoa não procura tratamento imediatamente. No entanto, se for possível aplicar imediatamente o tratamento com acupuntura após a lesão, a reação inflamatória pode ser controlada com êxito e o processo de cura, acelera imensamente. Ma (2006). Kisner (2005) fala que as articulações, os ligamentos e os músculos do tornozelo e do pé são projetadas para prover estabilidade bem como mobilidade às estruturas distais do membro inferior.

Ma (2006) o tornozelo compreende três ossos e duas articulações. As extremidades distais de tíbia e fíbula formam a articulação tibiofibular; as suas extremidades inferiores se articulam com a parte superior do talo e formam o tornozelo ou a articulação talocrural.

Kisner (2005) a articulação do tornozelo é uma articulação sinovial em dobradiça suportada por um encaixe estruturalmente forte, feito pelas superfícies articulares distais da tíbia e pelos maléolos tibial e fibular. A tíbia e a fíbula são mantidas unidas por uma membrana interóssea e pelos ligamentos talofibulares anterior e posterior.

Ma (2006) a articulação do tornozelo é apoiada pelo forte ligamento colateral medial e pelo fraco ligamento colateral lateral. O LCM é conhecido como ligamento deltóide. No aspecto súpero-inferior, o ligamento se insere na margem e na extremidade do maléolo medial.

(7)

7

O tornozelo, junto com a articulação talocalcâneo, é suportado medialmente pelo ligamento deltóide (ou ligamento colateral medial) e lateralmente pelos ligamentos talofibular anterior e posterior e calcaneofibular. Kisner (2005)

Ma (2006) os LCL possuem três bandas distintas, que se inserem deste o maléolo lateral até o talo e o calcâneo: ligamentos talofibulares anterior e posterior, que são curtos, e um ligamento longo e em forma de corda, que se localiza entre esse dois ligamentos, o calcaneofibular.

2. Métodos

Pode-se utilizar também no tratamento de dor na articulação do tornozelo os pontos da acupuntura sistêmica que podem ser os pontos VB40, B62, B61, B60, VB34, E36, e uma dupla de vasos maravilhosos sendo ID3 – B62.

Na medicina tradicional (MTC) chinesa o tornozelo é regido pelo fígado e juntamente com os meridianos que estão passando pela região. Sendo três yang e três yin, totalizando seis meridianos. Dos três yang temos Estômaga, Vesícula Biliar, Bexiga e os meridianos yin são Fígado, Rim e Baço-pâncreas. Na MTC esses meridianos são responsáveis pelo tornozelo, deste o movimento, quanto nervos e circulação de sangue. Yamamura (2001) fala que os pontos locais para o tratamento de dor no tornozelo seriam os pontos Estômago 41 (E41), Estômago 42 (E42), Vesícula biliar 39 (VB39), Baço pâncreas 6 (BP6), Bexiga 60 (B60). Canal do Estômago acrescentar E44 e E43, no canal da vesícula biliar acrescentar VB41 e VB43 dispensar VB40. Se for no canal da bexiga acrescentar B65, B66, B62.

Segundo Casado (2008) o ponto Vesícula biliar 40 (VB40) localiza-se antes e abaixo do maléolo externo, na depressão da face lateral do tendão do músculo extensor longo dos dedos com indicação de dor e inchaço do maléolo lateral e doenças do tornozelo. O ponto Bexiga 62 (B62) localiza-se na depressão logo abaixo do maléolo externo, com indicação dor nos membros inferiores. O ponto da Bexiga 61 (B61) encontra-se após e abaixo ao maléolo externo, logo abaixo do ponto B60, na depressão do calcâneo na junção da pele vermelha com a branca e tem indicação de calcanhar dolorido, dor e parestesia na lateral do pé. O ponto da Bexiga 60 (B60) localiza-se na depressão do maléolo externo e o tendão do calcâneo com indicação inchaço e dor no calcanhar. Já o ponto da Vesícula Biliar 34 (VB34) encontra-se na depressão anterior e inferior à cabeça da fíbula com indicação dor e dormência das extremidades inferiores. O ponto do estômago 36 (E36) encontra-se a três tsun abaixo do E35, lateralmente a borda tibial anterior, na altura da borda distal da tuberosidade anterior da tíbia e com indicação de fraqueza dos membros inferiores. Já o ponto do intestino delgado 3 (ID3) quando o punho é fechado com pouca força, o ponto fica no lado ulnar, proximal a quinta articulação metacarpofalangiana, na extremidade da prega transversal e na junção da pele vermelha com a branca. O ponto da Bexiga 62 (B62) localiza-se na depressão logo abaixo do maléolo externo.

(8)

8 3. Discussão

Segundo Ma (2006) a integração da acupuntura com a medicina convencional, principalmente no controle da dor em condições musculoesqueléticas, não é capaz de acontecer sem a biomedicalização.

Segundo Yamamura (2001) os mecanismos de ação da acupuntura ainda não foram suficientemente explicados. Estudos recentes, aliando-se ao conhecimento dos antigos chineses, levam a crer que ação da inserção (acupuntura) se faz em três níveis, ora predominando um fator, ora outro fator, mas sempre atuando de maneira sinérgica. Yamamura (2001) fala que a eficácia da acupuntura como método terapêutico, praticada durante milênios, no Oriente e, mais recentemente, sua aplicação na analgesia cirúrgica motivam pesquisas com objetivos de encontrar alguma explicação cientifica de seu modo de ação.

Marques (2009) fala que os estímulos nocivos das mais variadas origens (internos, externos ou mistos), ao agredirem uma parte do organismo, determinam o processo de estagnação da energia levando à formação de desarmonia entre Yin e Yang. Essa desarmonia propiciará o aparecimento de alteração nas polaridades positivas (yang) e negativas (yin) daquele local. Essa alteração de cargas elétricas estimulará os receptores de dor presentes no local e estes, por sua vez, vão determinar um estímulo que, de forma aferente, atingirá os centros cerebrais, responsáveis por perceber a dor, que estão localizados no córtex cerebral.

Ma (2006) fala que o alivio da dor é obtido pelo equilíbrio homeostático e pela cura dos tecidos moles na maioria dos casos, enquanto o alívio imediato da dor quase sempre acorre antes mesmo da cicatrização dos tecidos.

Segundo Ma (2006) a inserção de agulhas promove e acelera a cura dos tecidos moles – nervos, músculos tecidos conectivos (tendões, ligamentos, cápsulas articulares, cobertas fasciais dos músculos) algumas estruturas funcionais, como sangue e vasos linfáticos. Segundo Marques (2009) os fatores patogenos podem ser divididos em internos, externos, mistos e ancestrais. Fatores internos são as emoções internas, prolongadas ou reprimidas, vivenciadas pelos seres humanos em sua vida diária. Como fatores externos são reconhecidos os ataques que as energias climáticas oriundas da natureza, tais como vento, frio, calor, umidade e secura processam sobre cada indivíduo em particular. Yamamura (2001) fala que os mecanismos da acupuntura estão intimamente relacionados com a origem de nosso corpo energético e de nossa forma física. O nosso corpo mental e físico formam-se à custa da interação de duas Essências, o Lin Tai e o Yin Chao, que geram o Qi Ancestral Essencial e que, sucessivamente, formarão as Energias, os Zang Fu, o Xue Qi (sangue), os Jing Lou (canais de energia e colaterais), a Energia mental e a forma física.

Ma (2006) relata que a inserção de agulhas de acupuntura relaxa os músculos, aumentando a circulação sangüínea e reduz inflamação e edema de músculos, ligamentos, cápsulas e bolsas, e isso ajuda a restaurar a função normal da articulação patelofemoral. Depois de as tensões do edema e da inflamação serem removidas, o processo de degeneração fica mais lento e pode-se esperar recuperação parcial ou completa da função, dependendo do grau de capacidade de cura das causas da dor.

(9)

9

Segundo Yamamura (2001) durante milênios, acreditou-se que o mecanismo de ação de acupuntura fosse puramente energético, ou seja, aceitava-se apenas a concepção dos canais de energia. No entanto, com a difusão de Medicina Tradicional Chinesa no Ocidente e, muitos pesquisadores começaram a questionar sobre a participação de estruturas orgânicas no mecanismo da ação da acupuntura, e o desenvolvimento de pesquisas cientificas nesta área, principalmente nas ultimas décadas, evidenciou estreita relação entre os efeitos da acupuntura e o sistema nervoso central e periférico, bem como vários tipos de neuro-hormônios (neurotransmissores).

Segundo Ma (2006) acupuntura pode ser definida como terapia fisiológica coordenada pelo cérebro, que responde à estimulação dos nervos sensoriais periféricos pela inserção de agulhas por via manual ou elétrica.

Marque (2009) fala que os fatores mistos envolvem os erros alimentares em qualidade, quantidade e horários de ingestão, traumas, tóxicos, exercícios físicos ou sexual intenso, etc. Todos esses fatores podem desencadear um desequilíbrio energético, proporcionando o aparecimento de alterações tipo deficiência, estagnação ou ainda, estado de plenitude com a penetração e o acumulo de energia perversa.

Ma (2006) Os pontos-gatilhos compartilham algumas, mas não todas, as características dos acupontos, enquanto os acupontos incluem todas as características dos pontos-gatilhos. Isso significa que os pontos-gatilhos têm alguns parâmetros inclusivos, porém não exclusivos dos acupontos clássicos.

Yamamura (2001) relata que com base em pesquisas realizadas no campo da eletrofisiologia, sabe-se, hoje, que algumas áreas da pele, comparadas com regiões adjacentes, apresentam melhor condutibilidade elétrica por diminuição de resistência. Essas áreas são coincidentes com a descrição clássica dos pontos de acupuntura.

Marques (2009) relata que nos fatores ancestrais, encontram-se as desarmonias oriundas das energias que o ser humano recebe de seus pais; desde a formação do indivíduo já podem surgir doenças chamadas, nos dias atuais de patologias congênitas.

Ma (2006) A inserção de agulhas e as lesões induzidas por essa técnica são invasores em nosso corpo que estimulam e aumentam o número e a atividade das células imunes e controla o processo inflamatório o que reduz tanto a inflamação aguda quanto a crônica. Segundo Yamamura (2001) os estímulos que as agulhas de acupuntura desencadeiam nos diferentes receptores nervosos podem explicar os múltiplos efeitos observados, pois o sistema nervoso é especifico em relação à via de condução dos estímulos e, conseqüentemente, as respostas também são especificas.

Ma (2006) relata também que o alivio da dor é obtido pelo equilíbrio homeostático e pela cura dos tecidos moles na maioria dos casos, enquanto o alívio imediato da dor quase sempre acorre antes mesmo da cicatrização dos tecidos.

Marques (2009) fala que deve-se investir o tempo necessário para a localização precisa da dor, pois isso levará a um perfeito diagnóstico do canal de energia envolvido, por intermédio do estudo do local em comparação como trajeto dos canais.

(10)

10

Ma (2006) fala que devemos ter em mente que a terapia com acupuntura ativa o mecanismo de sobrevivência intrínseco do nosso corpo: o potencial de autocura. Portanto, é eficaz contra sintomas passíveis de serem curados completamente ou parcialmente pelo corpo.

Ma (2006) relata que os mecanismos neuroquímicos proporcionam analgesia (alivio da dor) e também promovem a homeostase e cura do tecido, melhorando os sistemas imune, endócrino, cardiovascular e outros, com sistema digestório e o ajuste psicológico.

Ma (2006) a inserção de agulhas melhora a circulação sangüínea local e aumenta o suprimento de oxigênio, acelerando a cura do tecido. A acupuntura é capaz de reparar tecidos moles lesados e restaurar a função articular. A inserção de agulhas de acupuntura também desacelera o processo degenerativo em caso de artrite.

Ma (2006) a acupuntura elétrica ou eletroacupuntura (EA) estimula os nervos periféricos, especialmente as grandes fibras A-beta, que enviam impulsos fortes para a medula espinhal e para o cérebro. Com freqüências diferentes de estimulação, a EA pode induzir diferentes endorfinas em diversos níveis do sistema nervoso central (SNC). A estimulação com EA resulta em aceleração da autocura.

Marques (2009) fala que os canais tendinomusculares são muito importantes, pois são facilmente comprometidos por ataques de energia perversas externas e também promovem com facilidade o alívio de sintomas de quadros agudos.

Ma (2006) afirma que a característica comum compartilhada por todos os diferentes tipos dessa terapia é o uso de agulhas para fazer lesões nos tecidos moles (acupuntura). As agulhas e as lesões provocadas pelas agulhas ativam os mecanismos de sobrevivência incorporados que normalizam a homeostase e o promovem a autocura. Segundo Marques (2009) diagnosticar quanto a ação de frio, calor, umidade, secura, vento, obtendo a informação do agente perverso e, assim, algumas vezes obter a indicação de drenar e eliminar o Qi perverso, auxilia no processo de restabelecimento d paciente.

Segundo Ma (2006) A inserção de agulha reduz o estresse físico estimulando a secreção de endorfinas, relaxando os sistemas cardiovascular e muscular e restaurando os equilíbrios físicos e autônomo (homeostase), o que inclui normalização das funções viscerais prejudicadas durante a agressão estressante através dos trajetos neuro-hormonais.

Yamamura (2001) fala que as fibras A - delta, ou grupo III, e as fibras C ou grupo IV, são os principais tipos de fibras relacionadas coma condução do estimulo da agulha de acupuntura.

Ma (2006) fala que os mecanismos da dor e do seu alívio na analgesia por acupuntura são complexos e a ciência ainda não mostrou disso nenhuma explicação fisiológica convincente. Embora a acupuntura tenha sido usada por muitos séculos, ainda não foram estabelecidas evidências científicas para a fisiologia e a eficácia do tratamento da dor.

(11)

11

Segundo Yamamura (2001) estudos realizados em coelhos e gatos, nos quais foi feita anestesia com novocaína de pontos de acupuntura, seguidas pelas fibras C e, em menor proporção, pelas fibras do grupo II ou A - gama.

Marques (2009) relata a possibilidade de paralisia total ou parcial de uma parte do corpo é muito comum em acometimentos álgicos; deve-se, analisar com detalhe esse acometimento para que possa ser revisto o grau de movimentação ou deficiência conseguido após o tratamento realizado.

Marques (2009) fala ainda que quanto ao movimento, deve-se, ainda, observar que muitas queixas podem melhorar ou piorar; esse fato propiciona o conhecimento da natureza da patologia do ponto de vista da qualidade energética Yin ou Yang.

Ma (2006) fala que embora as explicações científicas rigorosas sejam raras e outras evidências sejam principalmente experimentais, há relatos de que a acupuntura consegue obter êxito no tratamento de muitas classes de doenças e de que é especialmente eficaz para o controle da dor.

4. Conclusão

Portanto o tratamento com acupuntura mostra-se um mecanismo adicional para o tratamento de pacientes com dor no tornozelo devido a algum problema articular ou ligamentar, devido a uma resposta antiinflamatória e em alguns casos até deixando o processo mais lento. Assim o paciente retornando as suas atividades diárias normalmente sem apresentar algum problema dependendo do poder de autocura do paciente pode-se observar uma grande melhora na dor na região do tornozelo.

(12)

12 5. Referência

BALDRY, Peter E. Acupuntura, Pontos-gatilho e dor musculoesquelética: enfoque

cientifico da acupuntura para ser usado por médicos e fisioterapeutas no diagnostico e controle da dor de ponto-gatilho miofascial. São Paulo, Ed. Roca,

2007.

CASADO, Heitor, SÁ, Fernando Cavalcanti. Atlas de ouro de acupuntura. São Paulo. Ícone, 2008.

CARBALLO, Floreal. Acupuntura y auriculoterapia. 1ª ed. Buenos Aires: Kier, 2010.

CUNHA, Antônio Augusto. Acupuntura japonesa: decifrando o tsubo (acuponto) 1ª ed. São Paulo, Ícone, 2010.

FERNANDES, Fernando, A. C. Acupuntura estética e no pós operatório de cirurgia

plástica. São Paulo. Ícone, 2008.

FORNAZIERI. Luiz Carlos, Tratado de acupuntura estética. São Paulo: Ícone, 2007. KAPANDJI, Adalbert Ibrahin, Fisiologia articular: Esquemas comentados de

mecânica Humana. 5 ed. São Paulo, Guanabara Koogan, 2000.

KISNER, C.; COLBY, L. A. Exercícios terapêuticos – Fundamentos e Técnicas, São Paulo. Manole, 2005.

MA, Yun-tao; Ma, Mila; Cho, Zang Hee. Acupuntura para controle da dor: um

enfoque integrado. São Paulo, Ed. Roca, 2006.

MACIOCIA. Giovanni. Os fundamentos da medicina tradicional chinesa: um texto

abrangente para acupuntura e fitoterapeutas. 2 ed. São Paulo: Roca, 2007.

MARQUES FILHO, ARNALDO. Ponto-atendimento em acupuntura – Tirando a

dor com um único ponto. São Paulo: Roca, 2009.

MENEZES, M.S. Anatomia e fisiopatologia da dor. In: MANICA, J. et al. Anestesiologia. Princípios e técnicas. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MORI. Hiderato. Introdução à Acupuntura. Tradução Adalberto de Oliveira Couto, Takashi Jojima; supervisão técnica da tradução Takashi Jojima. 2ª ed. São Paulo: Ícone, 2011.

RIZZO. Márcia V. Bechara. Gervásio Henrique. Acupuntura: bases científicas e

aplicações. Ciência Rural, Santa Maria, v.31, n.6, p.1091-1099, 2001 doi:

10.1590S0103-84782009000900002 acessado em: 09-set-2011.

SAIDAH Rassen et al. Acupuntura em relação a dor, atividade física e a necessidade de apoio para a marcha, no pós-operatório das cirurgias artroscópicas no joelho. ACTA ORTOP BRAS 11(1) - JAN/MAR, 2003. doi 10.1590S1413-78522003000100001 acessado em 09-set-2011.

Seoane E. Caldero´n. Acupuntura en la cefalea: una herramienta valiosa. Revista de La Sociedad Española Del Dolor.2010;17(8):357–358 doi 10.1016/j.resed.2010.09.004 acessado em 09-set-2011.

SOBOTTA, Atlas de Anatomia Humana. 21º Rio de Janeiro, Ed. Ganabara Koogan. 2007.

(13)

13

THOMPSON. Floyd, Manual de Cinesiologia estrutural. 12º São Paulo, Ed. Manole, 2002.

YAMAMURA, YSAO. Acupuntura tradicional: A Arte de Inserir. 2 Ed. Ver. E ampl. São Paulo. Roca, 2001. CASADO, Heitor, SÁ, Fernando Cavalcanti. Atlas de ouro de acupuntura. São Paulo. Ícone, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Para os sistemas de pastejo bovinos, ovinos e simultâneo, foram utilizados quatro piquetes e, no alternado, cinco, o que permitiu a rotação da pastagem com sete dias de ocupação e

Este estudo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica do crescimento, desenvol- vimento e maturação em crianças e adolescen- tes, além de analisar os dados obtidos em

➢ Anexe a documentação comprobatória de renda familiar bruta mensal (ver lista de possíveis comprovantes no Anexo 3 do edital).. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

A transformação logarítmica também é recomendada neste caso (ver Harvey, 1976). Um problema, nesta abordagem, é que os resíduos só fornecem informações confiáveis

Um trabalho desenvolvido pela equipa do plano, em coordenação com a Câmara, em que a concertação de posições com outros agentes locais foi preponderante na

O grupo de trabalho, denominado Equipa EQAVET, tem como âmbito ou função o processo de alinhamento da Educação e Formação Profissional (EFP) da Escola com o

As testemunhas convencionais foram as cultivares Pérola e BRS Pontal, usadas como genitores recorrentes para o desenvolvimento das linhagens RMD, e a cultivar IPR

 Seção-Tipo (Assembly)  Corredor (Corridor)  Superfície de Projeto  Volumes  Seções Transversais Criando os elementos necessários para o projeto da