• Nenhum resultado encontrado

PP-57. OS DESAFIOS DA INFORMÁTICA PARA OS ALUNOS DA TERCEIRA IDADE DA UNATI - UNESP/SOROCABA, BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PP-57. OS DESAFIOS DA INFORMÁTICA PARA OS ALUNOS DA TERCEIRA IDADE DA UNATI - UNESP/SOROCABA, BRASIL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PP-57. OS DESAFIOS DA INFORMÁTICA PARA OS ALUNOS DA TERCEIRA IDADE DA UNATI - UNESP/SOROCABA, BRASIL

THE CHALLENGES OF COMPUTING FOR SENIOR STUDENTS OF UNATI - UNESP/SOROCABA, BRAZIL

Prof. Dr. Márcio A. Marques1; Profa. Dra. Marilza A. de Lemos1; José Ricardo dos

Santos Bairral1; Gianni D. Sasso1; Pedro L. M. Marques1; Dr. Augusto V. do

Nascimento2; Prof. Dr. Galdenoro Botura Jr.1; Profa. Dra. Luiza A. P. Cantão1 18QLYHUVLGDGH(VWDGXDO3DXOLVWD³-~OLRGH0HVTXLWD)LOKR´-UNESP/Sorocaba/Brasil 2Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo ± HFMO/São Paulo/Brasil

marciomq@sorocaba.unesp.br RESUMO

O aprendizado e a manipulação dos computadores, dos dispositivos móveis sensíveis ao toque como os tablets e de softwares específicos para comunicação pela internet pelos idosos pode ser menos intuitiva do que se espera. Pensando neste grupo de pessoas, o Núcleo Local da Universidade Aberta à Terceira Idade - UNATI/Sorocaba vem oferecendo desde 2008, cursos de Informática Básica, Internet, Redes Sociais e Tablets para esta parcela da população, com a finalidade de ajudá-los a se familiarizarem com a informática, tanto para tarefas do seu dia-a-dia como para lazer e entretenimento. Assim, objetivou-se: a) realizar a interação dos idosos com as tecnologias da informação e da comunicação, ensinando os princípios básicos da informática, desmistificando o computador para quem nunca teve acesso a recursos tecnológicos; b) ensinar os conceitos fundamentais da internet para quem já teve acesso a um computador, através do aprendizado de um software de navegação e de comunicação pela internet (Skype), utilização de correio eletrônico e uso de redes sociais (Facebook); c) auxiliar os idosos a configurar e a manipular dispositivos móveis sensíveis ao toque (tablets). A UNATI/Sorocaba já ofereceu aproximadamente 27 cursos de informática envolvendo por volta de 350 idosos, com a participação de 25 alunos da graduação. Por intermédio desses cursos, mostramos a importância da democratização do acesso às tecnologias da informação e da comunicação através da rede mundial de computadores e das redes sociais, o que proporcionou aos alunos a chance de ampliarem seus conhecimentos e de realizarem troca de experiências com colegas e bolsistas, quebrando assim, barreiras.

Palavras-chave: UNATI, Cursos de informática, Idoso, Computador, Tablet, Facebook, Terceira Idade

ABSTRACT

Learning about and using computers, touch screen based mobile devices as tablets and specific software for communication over the Internet by seniors citizens may be less intuitive than expected. Regarding this group of people, the local office of the Open University of the Third Age - UNATI/Sorocaba has been offering introductory computer

(2)

courses focusing on Internet usage, social networks and portable devices. Established in 2008, these courses are oriented to help them familiarize with the computer when used on daily regular tasks as well as a means for leisure and entertainment. The main objectives were a) to incorporate the interaction of the elderly with information and communication technologies, teaching the basics of computers, demystifying the machine for those who never had access to technological resources; b) to teach the fundamental concepts of the internet to anyone who has had access to a computer by learning to use a web browser and communication software (Skype), as well as email and social networks (Facebook); c) to teach how to configure and use touch screen based devices (tablets). The UNATI/Sorocaba has offered about 27 computer courses involving around 350 seniors, with the participation of 25 undergraduate students. Through these courses we show the importance of democratizing access to information and communication technologies through the world wide web and social networks, giving the students a chance to broaden their knowledge and to exchange experiences with colleagues and fellows, breaking down barriers.

Keywords: UNATI, Computer Courses, Elderly, Computer, Tablet, Facebook, Third Age.

INTRODUÇÃO

Estudos indicam um aumento na expectativa de vida da população mundial e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em 2013 a esperança de vida ao nascer no Brasil era de 74,9 anos (74 anos, 10 meses e 24 dias), um incremento de 3 meses e 25 dias em relação a 2012 (74,6 anos). Para a população masculina, o aumento foi de 3 meses e 29 dias, passando de 71,0 anos em 2012 para 71,3 anos em 2013. Já para as mulheres, o ganho foi um pouco menor (3 meses e 14 dias), passando de 78,3 anos para 78,6 anos. Isso se deve ao fato de que a qualidade de vida das pessoas da terceira idade tem melhorado muito, garantindo um crescimento significativo do número de idosos na sociedade (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], (2014)).

Por outro lado, atualmente, o avanço das tecnologias da informação, em especial, com a expansão e a popularização da internet associada a ferramentas computacionais, tem permitido fácil acesso a informações, comunicação à distância, execução de trabalhos corriqueiros de maneira automatizada e mais criativa, entre outros. Apesar do avanço das tecnologias da informação e da popularização da internet, dos telefones celulares (smartphones) e dos tablets com telas sensíveis ao toque (touchscreen), muitas pessoas da terceira idade não puderam acompanhar toda esta evolução e poucos conseguem usufruir de todos os recursos disponíveis. Além disso, a manipulação dos computadores e o aprendizado de softwares específicos para comunicação pela internet, bem como dos smartphones e dos tablets sensíveis ao toque por pessoas da terceira idade pode ser menos intuitiva do que se espera (MARQUES et al., 2010; MARQUES, 2011). Por outro lado, a utilização de dispositivos móveis (tablets) são de manipulação mais simples e intuitivos quando comparados com os computadores. As

(3)

telas sensíveis ao toque (touchscreen) também apresentam vantagens aos idosos em relação ao uso do mouse (GRAÇAS, 2013; JAYROE, 2012; NICOLAU, 2012).

Assim, objetivou-se: a) realizar a interação dos idosos com as tecnologias da informação e da comunicação através do oferecimento de cursos presenciais e práticos de Inclusão Digital e Informática Educativa aos alunos da UNATI/Sorocaba, ensinando os princípios básicos da informática e a manipulação de um editor de texto, desmistificando o computador para quem nunca teve acesso a recursos tecnológicos; b) ensinar os conceitos fundamentais da internet para quem já teve acesso a um computador, através do aprendizado de um software de navegação e de comunicação pela internet (Skype), utilização de correio eletrônico e uso de redes sociais (Facebook) (CANTAO et al., 2012, MARQUES et al., 2012a, MARQUES et al., 2012b). c) auxiliar os idosos a configurar e a manipular dispositivos móveis sensíveis ao toque (tablets). Fora o oferecimento desses cursos de informática, os alunos bolsistas participantes do projeto de extensão também realizaram atendimentos aos idosos com dúvidas, dificuldades e problemas na utilização de computadores e de dispositivos móveis. Logo, temos ainda como foco prestar uma assistência ao público da terceira idade além do conteúdo formal de cada aula dos cursos oferecidos.

Além da difusão do conhecimento dos novos meios de comunicação, a didática, o rigor e a disciplina exigidas nos cursos, auxiliam os idosos a manterem e desenvolverem habilidades, desde as motoras, como familiarização com o mouse RX³WRTXHV´QDVWHODV dos tablets, até a memória, como lembrar passo a passo os procedimentos para manipulação dos softwares. Assim, este projeto também possui um caráter social pois, promove além da inclusão destes no meio digital, um estímulo a expandir seus horizontes e as suas chances de começarem a aprender algo novo.

Desenvolvimento

Nos cursos ministrados na UNATI/Sorocaba apresentamos a informática através de uma linguagem de fácil compreensão, com um direcionamento adequado para este público, além de fornecermos apostilas e nas aulas, utilizarmos um datashow para que os tópicos das aulas possam ser ilustrados (MARQUES et al., 2012a).

Desde 2008 quando houve inicio o oferecimento dos cursos de informática na UNATI/Sorocaba eles foram sendo organizados e adaptados de acordo com a demanda dos alunos. Atualmente os cursos são denominados: ³Informática Básica e Internet´, ³Internet e Redes Sociais´ H³7DEOHWV´ e foram implementados para realizar a inclusão digital de alunos que nunca tiveram acesso a um computador e também atender outros que já possuem conhecimentos básicos de informática e internet. Além dos cursos utilizando computadores, outros para configuração e manipulação de dispositivos com telas sensíveis ao toque (tablets) também são oferecidos atualmente. Desta forma, os cursos contemplam desde o ensino dos conceitos fundamentais da informática, funções básicas dos dispositivos do computador, informações sobre hardware e software até o uso da internet, ensinando aos alunos como criar e

(4)

LPSOHPHQWDUSHUILVHPUHGHVVRFLDLV³QDYHJDU´HPVLWHVGHEXVFDVRXGHYtGHRVHWF., além de demonstrar como configurar e utilizar tablets.

Todos os cursos foram elaborados da seguinte forma: os bolsistas prepararam (i) o material didático de apoio para cada curso (apostilas); (ii) as aulas (slides) com o conteúdo elaborado especificamente para este público, de forma a facilitar a compreensão do contexto de cada aula, e com isso, auxiliar os alunos no acompanhamento de cada tópico das aulas práticas. Eles foram preparados em módulos com duração média de 10 semanas, uma aula semanal de 2 horas e aproximadamente 15 alunos em cada turma. As aulas foram presenciais, práticas e ministradas nos laboratórios de informática da UNESP/Sorocaba.

O professor (aluno bolsista) estava sempre atento analisando a necessidade de cada aluno, percebendo seu nível de conhecimento nos assuntos tratados e tentando trabalhar com cada aluno de forma individual para conseguir transmitir a informação de modo que todos conseguissem assimilar o conteúdo das aulas. Assim, há uma maior probabilidade de se familiarizarem e se motivarem com o curso, vislumbrando suas aplicações e, com isso, vencendo as dificuldades de ingressar no meio digital.Além dos cursos, os bolsistas também realizaram atendimentos individuas aos idosos com dúvidas e problemas com seus computadores, notebooks e dispositivos móveis.

Todas as atividades e os cursos foram organizados e ministrados por alunos bolsistas dos cursos de graduação da UNESP/Sorocaba que também estão encarregados da divulgação dos mesmos, das inscrições dos alunos e da adequação das apostilas e das aulas, uma vez que o conteúdo precisa ser continuamente atualizado (MARQUES et al., 2012b). Estas etapas foram integralmente realizadas sob a supervisão de um professor orientador e o projeto conta com o apoio financeiro da PROEX e da FUNDUNESP. Resultados e Discussão

Desde 2008, o Núcleo Local da UNATI/Sorocaba vem oferecendo cursos de informática TXH LQLFLDOPHQWH IRUDP GHQRPLQDGRV GH ³,QIRUPiWLFD %iVLFD H :RUGŠ´ ³,QWHUQHW %iVLFD´ H ³:RUGŠ $YDQoDGR´, porém com o avanço das mídias sociais, houve a necessidade de reformulações, onde passaram a ser oferecidos RVFXUVRV³,QIRUPiWLFD %iVLFD´ H ³,QWHUQHW H 5HGHV 6RFLDLV´ A partir de 2013, os cursos passaram a ser oferecidos na UNATI/Sorocaba DWUDYpV GR SURMHWR GH H[WHQVmR ³,QFOXVmR 'LJLWDO H ,QIRUPiWLFD (GXFDWLYD´ H IRUDP GHQRPLQDGRV de ³Informática Básica e Internet´, ³Internet e Redes Sociais´ H³7DEOHWV´sendo que os dois primeiros foram divididos em dois módulos cada um (Nível I e Nível II), pois há alunos sem conhecimentos de informática e internet e outros com noções de internet e que pretendem melhorar as suas experiências.

Especificamente em 2014, foram oferecidos no primeiro semestre dois cursos de ³,QIRUPiWLFD Básica e Internet´ 1tYHO , H 1tYHO ,,  H XP GH ³7DEOHWV´ -i QR VHJXQGR semestre foram um curso de ³,QWHUQHWH5HGHV6RFLDLV´XPGH³,QIRUPiWLFDH,QWHUQHW´ 1tYHO,, HXPGH³7DEOHWV´Como dito anteriormente, durante as aulas ou em horários

(5)

alternativos, os bolsistas também fizeram atendimentos individuais dos alunos que tinham dúvidas sobre a manipulação de computadores, de notebooks e de dispositivos móveis com telas sensíveis ao toque. A Figura 1 apresenta imagens de algumas aulas dos cursos de informática que foram oferecidos na UNATI/Sorocaba.

Figura 1: Aulas dos cursos de Informática ministradas na UNATI/Sorocaba. (Fonte: acervo pessoal.)

Desde a sua implantação, a UNATI/Sorocaba já ofereceu aproximadamente 27 cursos de informática envolvendo diretamente por volta de 350 idosos, com a participação de 25 alunos da graduação. Além dos idosos que frequentaram os cursos, a expectativa é que os conhecimentos adquiridos pelos alunos da terceira idade possam ser replicados, seja na comunidade onde moram ou mesmo entre seus familiares e amigos, beneficiando indiretamente muito mais pessoas.

De acordo com as informações registradas em formulários preenchidos pelos alunos, os cursos de informática tiveram um nível de satisfação e aproveitamento bom entre os participantes, além deles também poderem usufruir do benefício de interação com um público diferente do seu convívio diário. Os alunos da UNATI ficaram satisfeitos com a possibilidade de participarem dos cursos, pois alguns tiveram, pela primeira vez, a

(6)

oportunidade de acesso a um computador, utilização de dispositivos móveis sensíveis ao toque (tablets) e outros puderam atualizar seus conhecimentos na área de informática através dos novos cursos oferecidos. O feedback dos alunos foi muito positivo, sendo que eles estavam sempre dispostos a darem dicas, realizarem críticas e sugestões, sendo que estas foram continuamente levadas em consideração para melhorar a didática dos bolsistas e para o aperfeiçoamento dos cursos.

Deste modo, estes cursos habilitaram os idosos a utilizarem mais facilmente o computador, o notebook, o tablet, o smartphone e a replicarem os conhecimentos adquiridos, além da possibilidade deles poderem usufruir dos benefícios que as ferramentas computacionais estudadas oferecem. Além disso, os bolsistas puderam desenvolver suas habilidades didáticas e de comunicação durante as aulas ministradas. Conclusões

Conclui-se que o Núcleo Local da UNATI/Sorocaba busca, por meio dos cursos de LQIRUPiWLFD LPSOHPHQWDGRV DWUDYpV GR SURMHWR GH H[WHQVmR ³,QFOXVmR 'LJLWDO H ,QIRUPiWLFD (GXFDWLYD´ UHDOL]DU D LQFOXVmR GLJLWDO GRV LGRVRV H atender outros com conhecimentos básicos de informática e com isso, possibilitar uma melhor qualidade de vida, uma vez que o uso de um computador permite a comunicação entre familiares distantes e a utilização da internet para outras finalidades como localizar amigos através das redes sociais, criar novos círculos de amizade e também usufruir dos benefícios de serviços digitais. Além disso, o uso de dispositivos móveis sensíveis ao toque como os tablets, tem se mostrado um excelente equipamento para utilização pelos idosos, uma vez que alguns consideram a sua manipulação mais simples do que os computadores.

Outrossim, através dos cursos oferecidos, vem ocorrendo a quebra de barreiras quando se trata da integração dos alunos da terceira idade, principalmente, com relação à sua inserção às mídias sociais, ao uso da internet e dispositivos móveis. Dispostos e curiosos, eles têm suas habilidades desenvolvidas ao longo dos cursos, finalizando-os animados e com anseio de aprender cada vez mais.

Por outro lado, o processo de aprendizagem em qualquer idade, sempre nos retira da FKDPDGD³]RQDGHFRQIRUWR´Hestimula o desenvolvimento de outras áreas do cérebro, o que por sua vez retarda ou até mesmo inibe doenças degenerativas. Constatou-se que a participação nos cursos, por si só, traz ao idoso uma oportunidade a mais de interação com a sociedade, incrementando seu convívio social através da troca de experiências vividas nas aulas, aumentando seu grupo de amigos e sua autoestima. Do ponto de vista dos bolsistas, pode-se notar uma evolução no que diz respeito à didática. Todo um trabalho de pesquisa e execução foram realizados durante os cursos para que o conhecimento fosse ensinado de modo claro e eficiente, para que uma maior assimilação das informações acontecessem naturalmente. Ao mesmo tempo, há a necessidade de se estimular o aluno a não desistir, a enxergar que a informática é

(7)

apenas uma nova ³porta´ para aprender muito mais, e que isso é um grande e prazeroso desafio. Por outro lado, aliado ao feedback positivo dos alunos, é criado um estimulo ainda maior nos bolsistas para ministrarem as aulas nos cursos e participarem do projeto.

Assim, a UNATI/Sorocaba vem cumprindo o seu papel de educar e compartilhar com a comunidade os conhecimentos acadêmicos, além de disponibilizar recursos pessoais e de infraestrutura. Os alunos da UNESP/Sorocaba, em especial os bolsistas, também se beneficiam da interação com os idosos, pois suas experiências nos ensinam a direcionar e remanejar, sempre que necessário, o oferecimento de cursos, entre outras questões pertinentes a este público.

Finalmente, devido a presença da comunidade dentro da Universidade, esta vem cumprindo o seu papel no que tange a extensão universitária, democratizando o conhecimento acadêmico e permitindo a participação da sociedade na vida universitária, facilitando o relacionamento entre a universidade e a comunidade e, assim a quebra de barreiras.

Referências Bibliográficas CANTAO et al., 2012

CANTAO, L. A. P.; MARQUES, M. A.; STARK, F. S.; SILVA, F. L.; FERREIRA, M. Y. da S. (2012). Informática para a Terceira Idade através do núcleo local da Universidade Aberta à Terceira Idade: UNATI ± Sorocaba. In: CONGRESSO PAULISTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFESP, 1., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: UNIFESP, 2012.

GRAÇAS, 2013

GRAÇAS, G. G. da S. S. das; 3G Facebook ± Social Networks for the Elderly. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Informática) - Departamento de Informática, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.

IBGE, 2014

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Em 2013, esperança de vida ao nascer era de 74,9 anos. 2014. Disponível em: <http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&idnoticia=2773&busca= 1&t=2013-esperanca-vida-nascer-era-74-9-anos>. Acesso em: 20 jan. 2015.

JAYROE, 2012

JAYROE, T. J.; WOLFRAM, D. Internet searching, tablet technology and older adults. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, v. 49, n. 1, p. 1±3, 2012.

MARQUES et al., 2010

(8)

Oferecidos na Universidade Aberta à Terceira Idade - UNATI do Campus de Sorocaba da UNESP. In: CONGRESSO PAULISTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 1., CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNICAMP, 3., 2010, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2010. p.138.

MARQUES, 2011

MARQUES, M. A. Desvendando a Informática na Melhor Idade Através da Inclusão Digital e Redes Sociais. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP, 6., 2011, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: UNESP, 2011, p.448. MARQUES et al., 2012a

MARQUES, M. A.; BOTURA JUNIOR, G.; CANTAO, L. A. P.; DINIZ, A. C. (2012a). UNATI-Sorocaba e os Desafios da Informática Para a Terceira Idade. In: DEL-MASSO, M. C. S.; AZEVEDO, T. C. A. M. de. UNATI Espaço aberto ao ensino e à criatividade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012c. v.1, p. 217-226.

MARQUES et al., 2012b

MARQUES, M. A.; BOTURA JUNIOR, G.; LEMOS, M. A.; DINIZ, A. C. (2012b). Núcleo Local da Universidade Aberta à Terceira Idade UNATI do Campus de Sorocaba com Ênfase aos Cursos de Informática. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR ± UNIVERSIDAD, 8., 2012b, Havana. Anais... Havana, 2012b.

NICOLAU, 2012

NICOLAU, H.; JORGE, J. Elderly text-entry performance on touchscreens. In: INTERNATIONAL ACM SIGACCESS CONFERENCE ON COMPUTERS AND ACCESSIBILITY, 14., 2012, 1HZ<RUN1<3URFHHGLQJV«1HZ<RUN2012.

Referências

Documentos relacionados

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Este artigo possui a seguinte estrutura: na se¸ c˜ ao II s˜ ao explanados os Fundamentos da Termodinˆ amica aplicados ` as m´ aquinas t´ ermicas; a se¸ c˜ ao III exp˜ oe o