• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO SUB 14 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE MODALIDADES. FUTEBOL CAMPO (Adaptado)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO SUB 14 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE MODALIDADES. FUTEBOL CAMPO (Adaptado)"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

REGULAMENTO SUB 14

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE MODALIDADES

FUTEBOL CAMPO (Adaptado)

Artigo 1º – A modalidade a seguir será disputada com as seguintes bolas:

Categoria Sub 14 feminino: bola – Mirim Categoria Sub 14 masculino: bola – Infantil

Artigo 2º – No Futebol Campo serão adotadas as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol e as adaptações constantes neste Regulamento.

O CAMPO SERÁ REDUZIDO E CADA EQUIPE JOGARÁ COM 1 (um) GOLEIRO E 7 (sete) JOGADORES DE LINHA.

[ATENÇÃO, PROFESSOR] Parágrafo único – O uso de caneleiras é obrigatório.

Artigo 3º – A duração das partidas será a seguinte:

2 tempos de 15 minutos com intervalo de 5 minutos.

Parágrafo único – O tempo de jogo será corrido.

(2)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

Parágrafo 1º – Caso a partida termine empatada, haverá cobrança de 3 (três) pênaltis alternadamente, até que haja um vencedor. Caso permaneça ainda o empate, serão cobrados pênaltis alternados, por equipe, até que haja um vencedor. Persistindo o empate, após todos os atletas, inclusive os goleiros, terem cobrado um pênalti alternado – lembrando que prevalecerá o número de cobranças referentes à equipe que tiver o menor número de atletas inscritos em súmula –, será realizado sorteio para decidir qual das equipes é a vencedora.

Parágrafo 2º – Um jogador não poderá voltar a bater uma cobrança de pênalti.

Artigo 5º – A mecânica de jogo será a seguinte para todas as disputas:

Dos 8 (Oito) atletas que iniciarem jogando o primeiro tempo de cada partida, 3

não poderão ser utilizados no segundo tempo, ou seja, cada equipe deverá utilizar outros alunos, podendo realizar o segundo tempo com menos jogadores em campo, caso tenha número insuficiente de jogadores inscritos em súmula.

Artigo 6º – Haverá a perda por WO, em caso de número inferior a 10 (dez) alunos registrados em súmula, somente se o responsável pela equipe com número inferior declarar a entrega dos pontos à outra equipe, tudo devidamente registrado em súmula.

Artigo 7º – O não cumprimento do(s) artigo(s) 5º e/ou 6º acarretará a perda por WO. A partida será encerrada imediatamente, independentemente do placar do momento.

Parágrafo único – É vedado o início de uma partida sem que as equipes contenham um mínimo de 5 (cinco) atletas, nem será permitida a continuação ou prosseguimento da partida se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 5 (cinco) atletas. Não havendo o número mínimo de atletas exigido, será declarado o WO.

(3)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

A – entre duas equipes:

1. confronto direto

2. maior número de vitórias na fase 3. maior saldo de gols na fase 4. sorteio

B – entre três ou mais equipes:

1. maior número de vitórias 2. maior saldo de gols

3. maior número de gols nas partidas entre si na fase 4. sorteio

Artigo 9º – O critério de classificação será o seguinte:

• Vitória – 3 pontos • Derrota – 1 ponto

Artigo 10 – Cabe à mesa de controle apitar o final da partida, anulando toda e qualquer situação posterior ao sinal de término dos tempos e da partida.

HANDEBOL

Artigo 1º – A modalidade será disputada com as seguintes bolas:

Categoria Sub 14 feminino: bola – H1L Categoria Sub 14 masculino: bola – H2L

Artigo 2º – No torneio de Handebol, serão adotadas as regras oficiais da Confederação Brasileira de Handebol e as adaptações constantes neste Regulamento.

(4)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

Artigo 3º – Equipe

Parágrafo 1º – Uma equipe consiste de 14 (quatorze) jogadores. Não mais de 7 (sete) jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são substitutos. Durante todo o tempo do jogo, a equipe deve ter um dos jogadores na quadra designado como goleiro. Um jogador que está jogando na posição de goleiro pode se tornar jogador de quadra a qualquer momento. Do mesmo modo, um jogador de quadra pode se tornar goleiro a qualquer momento (ver, contudo, regra da federação). Uma equipe deve ter, pelo menos, 5 (cinco) jogadores na quadra, no começo do jogo. O número de jogadores da equipe pode ser aumentado até 14 (quatorze), a qualquer momento durante o jogo, incluindo o período extra.

Parágrafo 2º – À uma equipe é permitido usar um máximo de 4 (quatro) oficiais de equipe durante o jogo (representantes). Esses oficiais de equipe não podem ser substituídos durante o curso do jogo. Um deles deve ser designado como “oficial responsável pela equipe”. Somente a esse oficial é permitido se dirigir ao secretário/cronometrista e, possivelmente, aos árbitros.

Parágrafo 3º – A duração das partidas será a seguinte:

3 tempos de 10 minutos, com intervalo de 5 minutos, somente entre o segundo e o terceiro tempo.

.

Parágrafo 4º – O tempo de jogo será corrido, sendo paralisado nos pedidos de tempo (30”) ou quando o árbitro achar necessário.

Artigo 4º – Nas distintas fases do campeonato não haverá partidas empatadas.

Parágrafo 1º – Caso a partida termine empatada, haverá cobrança de 3 (três) sete metros alternadamente, até que haja um vencedor. Caso permaneça ainda o empate, serão cobrados sete metros alternados por equipe, até que haja um

(5)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

vencedor. Persistindo o empate após todos os atletas, inclusive os goleiros, terem cobrado um sete metros alternado – lembrando que prevalecerá o número de cobranças referentes à equipe que tiver o menor número de atletas inscritos em súmula –, será realizado sorteio para decidir qual das equipes é a vencedora.

Parágrafo 2º – Um jogador não poderá voltar a bater uma cobrança de sete metros.

Artigo 5º – A mecânica de jogo será a seguinte para todas as disputas:

Entre os 7 (sete) atletas que iniciarem jogando o primeiro tempo de cada partida, 3

(três) não poderão ser utilizados no segundo tempo, ou seja, cada equipe

deverá utilizar outros atletas, podendo realizar o segundo tempo com menos jogadores em quadra, caso tenha número insuficiente de atletas inscritos em súmula. No terceiro tempo, poderão ser utilizados quaisquer jogadores que já jogaram ou não, sem a obrigatoriedade de substituições.

Artigo 6º – Haverá a perda por WO em caso de número inferior a 5 (cinco) jogadores registrados em súmula, somente se o responsável pela equipe com número inferior declarar a entrega dos pontos à outra equipe. Tudo deverá ser devidamente registrado em súmula.

Parágrafo 1º – O não cumprimento do(s) artigo(s) 5º e/ou 6º acarretará a perda por WO. A partida será encerrada imediatamente, independentemente do placar do momento.

Parágrafo 2º – O jogo somente será realizado com o mínimo de 5 (cinco) jogadores registrados em súmula para o primeiro tempo. Não havendo o mínimo exigido, será declarado o WO.

Artigo 7º – Critérios de desempate na fase de classificação:

(6)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

1. confronto direto

2. maior número de vitórias na fase 3. maior saldo de gols na fase 4. sorteio

B – entre três ou mais equipes:

1. maior número de vitórias 2. maior saldo de gols

3. maior número de gols nas partidas entre si na fase 4. sorteio

Artigo 8º – O critério de classificação será o seguinte:

• Vitória – 3 pontos • Derrota – 1 ponto

Artigo 9º – Cabe à mesa de controle apitar o final da partida, anulando toda e qualquer situação posterior ao sinal de término dos tempos e da partida.

VOLEIBOL

Artigo 1º – Serão adotadas as seguintes bolas e alturas de rede por categoria e sexo:

Categoria Sub 14 feminino: bola – PRÓ-7.0 rede: 2,10 Categoria Sub 14 masculino: bola – PRÓ-7.0 rede: 2,15

Artigo 2º – No Campeonato de Voleibol, serão adotadas as regras oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol, das federações e as adaptações constantes neste Regulamento.

(7)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

Artigo 3º – Uma equipe pode ser composta por, no máximo, 12 (doze) jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico e um médico. Um dos jogadores é o capitão da equipe e, como tal, deve estar indicado na súmula do jogo. Somente os jogadores registrados na súmula podem entrar na quadra e participar do jogo. Após o capitão da equipe e o técnico terem assinado a súmula, o registro de jogadores continuará sendo permitido até o término do segundo set.

Artigo 4º – A duração das partidas será a seguinte: para todas as categorias fica instituído que os jogos serão disputados em melhor de 3 (três) sets, sendo os dois primeiros de 25 pontos, no sistema tie breaker, e o último de 15 pontos, no sistema de tie breaker.

Parágrafo único – Em todos os sets deverá haver uma diferença de 2 (dois) pontos.

Artigo 5º – É proibido usar objetos que possam causar lesões ou fornecer alguma vantagem para o jogador.

Parágrafo 1º – Os jogadores podem usar óculos ou lentes, por sua própria conta e risco.

Parágrafo 2º – O uniforme dos jogadores é constituído de: camisa, calção, meias e tênis. A cor e o modelo das camisas, calções e meias devem ser padronizados e limpos, para toda a equipe.

O capitão da equipe deve ter uma tarja no braço para sua identificação.

Artigo 6º – O sistema de jogo será o seguinte para todas as disputas:

Para cada equipe são permitidos, no máximo, 6 (seis) substituições em cada set. Um ou mais jogadores podem ser substituídos no mesmo momento. Um jogador substituto pode entrar no jogo, no lugar de um jogador da formação inicial,

(8)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

somente uma vez em cada set, mas ele só poderá ser substituído pelo mesmo jogador a quem substituiu.

Artigo 7º – Haverá a perda por WO em caso de número inferior a 6 (seis) alunos registrados em súmula e/ou presentes em quadra.

Artigo 8º – O não cumprimento do artigo 6º acarretará a perda por WO. A partida será encerrada imediatamente, independentemente do placar do momento.

Parágrafo único – É vedado o início de uma partida sem que as equipes contenham um mínimo de 6 (seis) atletas, nem será permitida a continuação ou prosseguimento da partida se uma das equipes, ou ambas, se reduzir a menos de 6 (seis) atletas. Não havendo o número mínimo de atletas exigido, será declarada a perda do set e/ou encerrada a partida.

Artigo 9º – Critérios de desempate na fase de classificação:

A – entre duas equipes:

1. confronto direto

2. maior número de vitórias na fase 3. maior saldo de sets na fase 4. sorteio

B – entre três ou mais equipes:

1. maior número de vitórias

2. maior saldo de sets nas partidas entre si na fase 3. maior saldo de pontos nas partidas entre si na fase 4. sorteio

(9)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

• Vitória – 3 pontos • Derrota – 1 ponto • WO – 0 ponto

Artigo 11 – Cabe à mesa de controle apitar o final do jogo, anulando toda e qualquer situação posterior ao sinal de término da partida.

STREET BASQUETE (TRIOS)

Artigo 1º – Serão adotadas as seguintes bolas e alturas de tabela por categoria e sexo:

Categoria Sub 14 feminino: bola – PRÓ-6.4 feminina Categoria Sub 14 masculino: bola – PRÓ-7.4

Artigo 2º – No torneio de Basquetebol serão adotadas as regras oficiais da Confederação Brasileira de Basquetebol, das federações e as adaptações constantes neste Regulamento.

Artigo 3º – Equipe

Parágrafo 1º – Uma equipe consiste de 5 (CINCO) jogadores. Não mais de 3 (TRÊS) jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são substitutos.

Parágrafo 2º – A equipe poderá ser completada até o início do segundo tempo, desde que a documentação de todos os atletas tenha sido entregue à mesa de controle no início da partida.

Artigo 4º – A duração das partidas será a seguinte:

2 tempos de 10 minutos, com intervalo de 5 minutos somente entre o primeiro e o segundo tempo.

(10)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

Parágrafo 1º – O tempo de jogo será corrido, sendo paralisado nos pedidos de tempo (30”), nos lances livres ou quando o árbitro achar necessário.

Parágrafo 2º – O último minuto da partida será cronometrado.

Artigo 5º – Nas distintas fases deste torneio não haverá partidas empatadas.

Parágrafo 1º – Caso a partida termine empatada, haverá 1 (um) minuto de prorrogação, até que haja um vencedor.

Artigo 6º – A mecânica de jogo será a seguinte para todas as disputas:

Sem a obrigatoriedade de substituições.

Parágrafo único – A participação de aluno nascido em 1996 está restrita à equiparação de alunos registrados em súmula por ambas as equipes. Critério de equiparação por tempo de jogo e de acordo com o artigo 5º do Regulamento Geral:

0=1 1=1 2=2

3=3, e assim sucessivamente.

Artigo 7º – Haverá a perda por WO em caso de número inferior a 3 (três) jogadores registrados em súmula, somente se o responsável pela equipe com número inferior declarar a entrega dos pontos à outra equipe. Tudo deverá ser devidamente registrado em súmula.

Parágrafo 1º – O não cumprimento do(s) artigo(s) 6º e/ou 7º acarretará a perda por WO. A partida será encerrada imediatamente, independentemente do placar do momento.

(11)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

Parágrafo 2º – O jogo somente será realizado com o mínimo de 3 (três) jogadores registrados em súmula para o primeiro tempo. Não havendo o mínimo exigido, será declarado o WO.

Artigo 8º – Critérios de desempate na fase de classificação:

A – entre duas equipes:

1. confronto direto

2. maior número de vitórias na fase 3. maior saldo de pontos na fase 4. maior número de pontos na fase 5. sorteio

B – entre três ou mais equipes:

1. maior número de vitórias

2. maior saldo de pontos nas partidas entre si na fase 3. maior número de pontos nas partidas entre si na fase 4. average

5. sorteio

Artigo 9º – O critério de classificação será o seguinte:

• Vitória – 3 pontos • Derrota – 1 ponto

Artigo 10 – Cabe à mesa de controle apitar o final da partida, anulando toda e qualquer situação posterior ao sinal de término dos tempos e da partida.

(12)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

Artigo 1º – A modalidade será disputada nos seguintes gêneros:

• masculino • feminino

Parágrafo único – Uma equipe pode ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) corredores.

Percurso da Prova

Artigo 2º – Toda a prova acontecerá dentro da área da Vila Olímpica, incluindo a subida na montanha e percursos em terrenos desnivelados, totalizando 12 km.

Parágrafo único – Os atletas terão um número oficial, que deverá ser afixado na frente da camiseta. Esse número não deverá ser dobrado ou rasurado.

Mecânica da Prova

Artigo 3º – A corrida de revezamento terá 2 (dois) pontos de revezamentos, onde ocorrerá a troca do corredor para o trecho seguinte.

Parágrafo 1º – Quando a equipe estiver com número inferior a 12 (doze) corredores, os alunos deverão correr mais de um trecho, e o corredor que tiver de percorrer dois trechos não poderá fazê-lo seguidamente.

Parágrafo 2º – Todo corredor pode receber durante a corrida de revezamento água ou outro suprimento de sua equipe ou público, contanto que a pessoa que oferecer o apoio faça-o em pé e do lado de fora de qualquer veículo.

Parágrafo 3º – Cada aluno desta categoria vai percorrer 1 km (um kilometro).

(13)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

Artigo 1º – A modalidade será disputada de formar única.

Apresentações:

Individual Dupla Trio Grupos:

Mais de 4 (quatro) pessoas

Serão avaliados com os mesmos critérios.

Gêneros:

Jazz (apresentações que seguem as linhas do Jazz e seus envolvimentos com a dança contemporânea);

Dança de rua (apresentações que seguem as linhas do Street Dance e suas variantes, como o Hip-Hop, o Funk e o Break);

Danças populares (apresentações que seguem as linhas de danças populares e seus envolvimentos com estilos como samba, bolero, forró etc.), danças de caráter inspirado no folclore e danças étnicas;

Ginástica rítmica (apresentações que seguem as linhas de movimentos ginásticos, com ritmos, acrobacias e música);

Contemporâneo (apresentações que seguem as linhas de interpretação dos movimentos);

Balé moderno (apresentações que seguem a linha Martha Graham); Balé clássico.

(14)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

podem participar de mais de uma modalidade e gênero.

Parágrafo 2º – Todas as apresentações, independentemente da modalidade / gênero, receberão da organização do evento um tema para montagem dos trabalhos.

Artigo 2º – Em todos os gêneros do Festival de Dança a participação fica limitada a um mínimo de 1 (um) integrante para a modalidade “Apresentações” e 4(quatro) para a modalidade “Grupos”. Na modalidade “Grupos” o máximo de integrantes é de 25 (vinte e cinco) pessoas.

Parágrafo único – Não serão permitidas apresentações com qualquer animal vivo, água, fogo ou objetos que possam prejudicar ou danificar o local da apresentação ou atingir a plateia.

O tempo máximo de apresentação será de 6 (seis) minutos.

Artigo 3º – As equipes somente poderão se apresentar após a chamada, que será feita pelo anfitrião do evento.

Parágrafo 1º – Todo grupo terá um prazo de 2 (dois) minutos após a chamada para entrar no palco. Caso não cumpra com o prazo estipulado, perderá pontos no critério de avaliação.

Parágrafo 2º – O grupo terá 2 (dois) minutos para colocar e, posteriormente à apresentação, retirar do palco todo o material usado. Em caso do não cumprimento do tempo estipulado, o grupo será penalizado pelo critério de avaliação.

Artigo 4º – Os participantes deverão trazer dois CDs (um para o ensaio e outro para a apresentação) contendo somente a música da apresentação gravada no início do lado A, com identificação da escola. Não será aceita gravação em fita cassete.

(15)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

Artigo 5º – Cada grupo deverá ter um responsável junto ao controle de som, no momento da apresentação.

Parágrafo 1º – A ordem de apresentação será determinada pelo Comitê Organizador do evento.

Parágrafo 2º – A organização não se responsabiliza por objetos deixados no local da apresentação.

Artigo 6º – Os ensaios serão determinados pela organização geral do evento, com data, local e hora.

Parágrafo 1º – O grupo que não ensaiar no horário estipulado perderá a vez.

Parágrafo 2º – Cada grupo terá três vezes o tempo de apresentação da sua coreografia, mais 5 (cinco) minutos, para esclarecimentos técnicos.

Parágrafo 3º – A organização do evento fornecerá local para os grupos participantes realizarem ensaios extras, sendo que compete ao grupo:

1. A confirmação dos horários desses ensaios.

2. Trazer equipamentos de som para realizar seu ensaio. 3. Zelar pela segurança, limpeza e conservação do local.

Artigo 7º – Jurados

Parágrafo único – Todas as apresentações serão analisadas por um grupo de 6 (seis) integrantes: 3 (três) Jurados técnicos e 3 (três) jurados artísticos.

Artigo 8º – Critérios de avaliação:

(16)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

Total de pontos: 10 pontos por jurado. Todas as notas serão somadas na primeira noite. Na segunda noite, as notas serão somadas, o resultado será multiplicado por 2 (dois) e somado à nota da primeira noite para obter o resultado final.

Exemplo: 1ª noite 10,0 ; 10,0 ; 10,0 ; 10,0 ; 10,0 ; 10,0 = 60,0 2ª noite 10,0 ; 10,0 ; 10,0 ; 10,0 ; 10,0 ; 10,0 = 60,0 x 2 = 120,0 Resultado final = 60,0 + 120,0 = 180,0

Parágrafo único – Serão conferidas premiações para as 3 melhores apresentações.

Serão 2 (duas) apresentações. Na primeira noite, todas as escolas inscritas na competição de Dança terão que apresentar uma coreografia de acordo com o tema apresentado pelo comitê organizador e na segunda noite a apresentação será livre.

Coreografia Tema Obrigatório:

Tema para 2014: Brasil País do Futebol (Utilizar apenas músicas nacionais)

Artigo 9º – Itens não abordados neste texto serão esclarecidos no congresso técnico.

(17)

Formatado: Fonte: 11 pt Formatado: Fonte: 11 pt

Referências

Documentos relacionados

e vazanteiros, e regionalmente são reconhecidos. Enquanto os primeiros vivem nas margens do grande rio, os segundos são grupos de gente habitando as vazantes dos outros rios

A aplicação tópica de diclofenaco sódico, em cães submetidos ou não à fonoforese, com intensidade de 0,4Wcm -2 , modo contínuo, frequência de 1MHz em tempo

Tabela 4: Famílias de macroinvertebrados bentónicos recolhidos segundo a metodologia preconizada por Alba Tercedor (1996) para o Local 3 e respectiva pontuação. Os resultados

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

Conhecimento teórico dos enfermeiros sobre parada e ressuscitação cardiopulmonar, em unidades não hospitalares de atendimento à urgência e emergência. Fatores envolvidos na

As entrevistas com os balconistas de farmácia ocorreram entre os meses de agosto de 2012 e maio de 2013. Foram realizadas por três pesquisadoras com formação em ciências sociais,

O Subitem citado não apresenta teor correlato com o da pergunta apresentada, contudo afim de esclarecer qualquer dúvidas, informamos que a Licitante deverá

particulares e especiais gerais, condições as com acordo de tudo seguro, do riscos dos decorrentes pecuniárias reparações as apólice, presente da integrante parte fazem que e