• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Atividades e Prestação de Contas do ano de 2015 Cosems RJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Atividades e Prestação de Contas do ano de 2015 Cosems RJ"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

Relatório de Atividades e

Prestação de Contas do ano de 2015

Cosems RJ

(2)

apresentação

O Cosems RJ, entidade que congrega os secretários municipais de saúde do ERJ, tem assegurado uma participação coletiva, associativa e combativa que tem valorizado e sedimentado a compreensão das outras entidades representativas dos gestores, dos diversos órgãos de classes e instituições ligadas à saúde, da importância exercida por seus dirigentes no cenário estadual e nacional.

Com uma conjuntura econômico-financeira totalmente adversa, em que ações tripartites se voltaram para garantir, no mínimo, a não redução de recursos para a área de saúde, 2015 ficou marcado pela dificuldade que as gestões municipais enfrentaram para cumprir as obrigações inerentes às suas atribuições normativas.

O envolvimento infatigável da diretoria nas instâncias municipais, regionais, estadual e nacional tem reafirmado a necessidade de maiores recursos direcionados para a área da saúde, sem a qual dificilmente se garantirá o sonho sanitário de construir um SUS com qualidade para toda população brasileira.

Nossa gestão, iniciada no ano de 2015, não tem poupado esforços no sentido de sustentar os avanços conquistados com a manutenção e ampliação de um corpo técnico de assessores e de apoiadores que, a despeito de toda esta crise, tem acompanhado muito de perto as gestões municipais no sentido de colaborar pelo fortalecimento e aperfeiçoamento das secretarias municipais de saúde.

(3)

Janeiro

1° assembleia ordinária

Assembleia Ordinária realizada em 22 de janeiro, com a presença de 43 participantes. Esta reunião ficou marcada por ser a última da então

Presidente do Cosems RJ, Maria Juraci de Andrade Dutra – Cici. Na pauta foram abordados assuntos como:

•Eleições Cosems RJ 2015/ edital, comissão, prazos; •Mais Médicos – novo edital;

•Calendário Anual (congresso, seminário, assembleias) •Repasses SES e MS;

•Siops;

•Portarias do Período; •Pauta Cib.

(4)

Fevereiro

Cosems RJ elege nova diretoria

1° assembleia extraordinária e 2° assembleia ordinária

O Cosems RJ elegeu sua diretoria para o período 2015/2017 no dia 26 de fevereiro em assembleia extraordinária. A diretoria eleita conta com a Secretária de Saúde de Piraí Maria da Conceição de Souza Rocha, como presidente e tem representantes de todas as regiões de saúde do Estado. A presidente eleita, afirmou que o processo de articulação da chapa se deu pela busca do consenso, de forma madura – fortalecendo o Cosems RJ e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seguida, iniciou-se a assembleia ordinária que contou com temas como Siops, portarias do período e repasses estaduais aos municípios.

(5)

Março

3° assembleia ordinária

A pauta da assembleia de 12 de março contou com os seguintes assuntos: reivindicação de regularização dos repasses de recursos estaduais aos municípios; desabastecimento de diversas vacinas; recomposição de cargo na diretoria; siops; portarias; apresentações da educação permanente e do planejamento e informes gerais.

• V Fórum de Atenção Básica

Ocorrido em Brasília DF, nos dias 25 a 27 de março, contou com a

presença da assessora técnica Marcela Caldas e da Presidente Maria da Conceição de Souza Rocha.

• Cit e Diretoria Conasems

A Cit de março e a reunião de diretoria do Conasems de março (25 e 26), contou com a representação do Cosems RJ com seu 1° Vice Presidente Rodrigo Oliveira

(6)

Abril

4° assembleia ordinária

Em destaque na pauta foi necessidade de regularização dos repasses de recursos estaduais para a Saúde e o remanejamento de recursos. A desvinculação de recursos financeiros da saúde que não foram executados entrou em debate. A desvinculação de recursos estaduais até o ano de 2013, e recursos federais até o ano de 2014, pode dar flexibilidade ao gestor.

Visita a Unicamp

No dia 10 de abril, Aparecida Barbosa, Carlos Vasconcellos, Rodrigo Lages e Manoel Santos estiveram em Campinas/ Unicamp onde participaram da avaliação do processo de regulação de uma região de saúde, para contribuição a Reuni.

I Congresso Regional Sul/Sudeste/Centro Oeste

O Congresso ocorreu em Foz do Iguaçú PR, nos dias 14 a 17 de abril. Representando o Cosems RJ, Maria da Conceição Rocha, Marta Magalhães, José Marcos Gois e Aparecida Barbosa.

Cit

A Cit de 30 de abril contou com a representação do então 2° Vice Presidente Luiz Antônio Teixeira Jr e da Secretária Executiva Aparecida Barbosa.

(7)

Maio

5° assembleia ordinária

Na 5ª assembleia ordinária do Cosems RJ debateu temas como a regularização dos repasses de recursos estaduais aos municípios.

O assessor técnico do Cosems RJ, Carlos Vasconcellos, fez um breve histórico do processo de construção da proposta de regulação que vem sendo estruturada por técnicos e gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) em parceria com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde da Capital, do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde e do Cosems RJ. A presidente do Cosems lembrou ainda que a organização do Complexo Regulador do Estado envolve a organização dos municípios e a organização regional; e pontuou que o atendimento à média e à alta complexidade são os setores que mais afligem os gestores municipais, porém, que é no ambulatório se dá a porta de entrada para a diagnose e o procedimento especializado.

Conares

A Presidente Maria da Conceição Rocha e a representante no Conares Marta Magalhães participaram da reunião do Conares/Conasems em Brasília no dia 22 de maio.

Cit

O 1° Vice Presidente Rodrigo Oliveira participou da reunião da Cit em 28 de maio.

(8)

Maio

(continuação)

Oficina de Planejamento do Cosems RJ

Técnicos e diretores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) participaram nos dias 6 e 7 de maio, no Centro do Rio de Janeiro, de uma oficina de planejamento para subdisiar a entidade no processo de formulação de seu plano de trabalho, com a revisão de diretrizes e implementação de estratégias para a atuação institucional. A condução da oficina ficou a cargo de Carmen Cecília de Campos Lavras e Domenico Feliciello, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com experiência direta na gestão municipal da Saúde e na organização da Atenção Básica. A pesquisadora propôs que os participantes pensassem como o Cosems RJ pode acompanhar, dinamizar e viabilizar as mudanças necessárias na gestão municipal, de forma a aprimorar e assegurar o SUS. Ela avaliou que um dos carros-chefes dessa atuação é o projeto Apoiadores Regionais, que deve ser encarado como um programa.

(9)

Maio

(continuação)

Seminário Estadual de Consórcios de Saúde do Rio de Janeiro

Com o objetivo do fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no estado do Rio de Janeiro, este seminário foi realizado pela SES em parceria com o Cosems RJ, contou com a presença de vários prefeitos, secretários municipais de saúde e técnicos, no dia 29 de maio em Niterói. Essa forma de cooperação possibilita superar dificuldades enfrentadas cotidianamente pelos gestores municipais, na busca pela garantia da atenção integral à saúde. O evento contou com a apresentação e debates sobre a legislação e financiamento e experiências de sucesso do estado do Rio de Janeiro (cisbaf, cismepa e ciscentrosul) e dos estados de Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul . O assessor jurídico do Cosems RJ – Mauro Silva explanou sobre legislação e financiamento e a Presidente Maria da Conceição Rocha abordou em sua fala os avanços e desafios dos consórcios. O governador e o secretário estadual de saúde estiveram no evento.

(10)

Maio

(continuação)

1° Fórum Perinatal da Região Metropolitana 1

Melhorar o cuidado materno-infantil e reduzir os riscos na hora do parto; com esse objetivo, foi lançado no dia 12/5, na sede do Ministério Público Estadual, o primeiro Fórum Perinatal da Região Metropolitana I. O evento propôs compartilhar conhecimentos e experiências, a fim de contribuir na assistência do período perinatal, que compreende desde o início da gravidez até o desenvolvimento da criança em seus dois anos de vida. Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde com apoio do Cosems RJ, em cumprimento as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde, como estratégia o projeto Rede Cegonha. O Fórum Perinatal conta com a participação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério Público Federal e das secretarias municipais de saúde da Região Metropolitana 1.

(11)

Junho

Reunião com o Ministro da Saúde, Secretário de Saúde Estadual e Diretoria do Cosems RJ

A diretoria e técnicos do Cosems RJ, estiveram reunidos, com o ministro da Saúde, e o secretário estadual de Saúde. Os diretores do Cosems RJ entregaram ao ministro Arthur Chioro um ofício em que a entidade apresenta as demandas mais urgentes dos municípios com relação às políticas federais para a área de Saúde no estado. Uma das solicitações registradas no documento entregue pelo Cosems RJ é o apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde ao processo de regulação. A presidente Maria da Conceição Rocha, primeiro vice-presidente Rodrigo Oliveira, segundo vice-presidente, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior, o secretário geral, Daniel Soranz, o diretor de Direito Sanitário Francisco Arthur Oliveira, o ​Diretor de Regionalização e Descentralização José Marcos Góes, o diretor Financeiro Luiz Alberto Barbosa, a representante do Cosems RJ no Conares/Conasems Marta Magalhães, a secretária executiva Aparecida Barbosa, e os técnicos Rodrigo Lages e Carlos Vasconcellos, participaram do encontro.

(12)

Junho

(continuação)

Inauguração da Central de Regulação Unificada - REUNI

Com o intuito de garantir um processo único de regulação no território e fortalecer o acesso aos serviços de saúde, ordenando as listas de espera por procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurada a REUNI no dia 8 de junho, após quase dois anos de esforços conjuntos entre SES RJ/ SMS Rio/ Cosems RJ/ DGH.

22° Fórum Permanente de Atenção Básica

No dia 23 de junho, SES/SAS/SAB promoveu a 22ª edição do Fórum Permanente de Atenção Básica, abordando a temática “Gestão da Atenção Básica no estado do Rio de Janeiro: Refletindo sobre Dados do 1º e 2º Ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ”. A presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha foi uma das palestrantes convidadas do evento.

Mais médicos – conclusão da especialização Unasus

A formatura da primeira turma de Especialização em Saúde da Família no âmbito do programa Mais Médicos aconteceu no dia 12 de junho. A cerimônia contou com a participação dos coordenadores, docentes e alunos, e do 1° vice presidente do Cosems RJ – Rodrigo Oliveira.

(13)

Julho

6° assembleia ordinária

No dia 16 de julho, a assembleia pactuou a institucionalização da Central Unificada de Regulação do Rio Janeiro. A Reuni-RJ assume a função estratégica de ordenar o acesso dos usuários dos municípios a serviços de saúde localizados na capital e constitui um importante avanço para garantir a equidade em saúde no Estado. A iniciativa é fruto de parceria do Cosems RJ com as secretarias estadual e municipal de Saúde do Rio de Janeiro e o Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde. A assembleia do Cosems RJ debateu assuntos relevantes para a saúde do estado e contou com a apresentação do desenvolvimento do programa Rede Cegonha no Estado do Rio de Janeiro.

Ciclo de debates em vigilância sanitária: Desafios e tendências – região sudeste

Em julho de 21 a 23, os assessores técnicos/ apoiadores regionais Manoel Santos, Dilian Hill, D´stefano Marcondes e Solange Cirico, participaram do evento promovido pela Anvisa em Belo Horizonte. Os grupos de trabalho contaram Eixo 1– A Visa e regulação no mundo contemporâneo; Eixo 2 - A Visa e suas relações Eixo 3 – Coordenação Federativa das Ações de Vigilância Sanitária; Eixo 4– O Trabalho e o Trabalhador em Visa. Também participaram representantes das regiões médio Paraíba; metropolitana 1 e 2 e baixada litorânea.

(14)

Agosto

31° Congresso das Secretarias Municipais de Saúde

O Cosems RJ esteve presente no 31º Conasems, realizado de 06 a 08 de agosto, em Brasília, participando ativamente da extensa programação, organizada em torno de plenárias, painéis, cursos, seminários e oficinas. A entidade esteve muito bem representada por seus técnicos e pelos secretários e secretárias de saúde, que participaram de diversas apresentações orais, de pôster e rodas de conversa nas mostras temáticas Brasil Aqui tem SUS; Mostra Nacional de Experiências dos Cosems e 1ª Mostra de Comunicação e Saúde. Foram 15 trabalhos na Mostra do ERJ

(15)

Agosto

(continuação)

8° Congresso Nacional dos Farmacêuticos

Manoel Santos representou o Cosems RJ no evento que aconteceu de 06 a 08 de agosto, como palestrante.

Ciclo de debates de Controle, avaliação e regulação do MS

O evento contou com a participação dos técnicos Solange Costa, Rodrigo Dias e Carlos Vasconcellos aconteceu no período 18 a 19 de agosto.

Posse da Diretoria Conasems

A cerimônia de posse da diretoria eleita no 31° congresso, aconteceu no dia 25 de agosto. O Cosems RJ esteve representado por Maria da Conceição Rocha, Marta Magalhães e Daniel Soranz.

7° assembleia ordinária

A assembleia de agosto contou com a apresentação do estado da arte da

Reuni feita pela Superintendente de Regulação Ana Raquel Bonder; Avaliação da participação do Cosems RJ no Congresso do Conasems; a Pauta CIB; Apresentação das Emendas Parlamentares 2014; Repasses SES; Portarias de Interesse e SIOPS .

(16)

Setembro

8° assembleia ordinária

A reunião aconteceu no dia 10 de setembro. Os representantes da SES-RJ apresentaram o elenco de especialidades a serem reguladas pela Reuni-RJ: Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia, em suas subespecialidades e nas variantes adulto e infantil. Foi apresentada, ainda, para apreciação dos gestores municipais, a minuta que seria pactuada em CIB. Também discutiu-se a necessidade de integração entre as centrais regionais e a Reuni-RJ para o melhor atendimento à população, garantindo desta maneira uma fila única para o Estado do Rio de Janeiro nessas especialidades.

Oficina de Trabalho – Residência Médica e Multidisciplinar

A oficina de trabalho sobre os programas de Residência Médica e Multidisciplinar, foi realizada dia 22 de setembro, no Rio de Janeiro. O objetivo, de promover um espaço de debate sobre a expansão e a qualificação de vagas de Residência Médica e Multidisciplinar, divulgar e estimular gestores municipais e instituições de nível superior a participarem dos editais Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional. Estiveram presentes 20 municípios e gestores de saúde e 12 instituições de ensino, além de representantes do MS, SES RJ e Cosems RJ.

(17)

Setembro

(continuação)

I Oficina de fortalecimento dos Cosems

O Cosems RJ participou da I Oficina de Fortalecimento dos Cosems, promovida pelo Conasems em 21, 22 e 23 de setembro, em Brasília DF. A oficina contou com dois eixos – O projeto apoiador e fortalecimento dos cosems á luz da lei 12.466/2011. Participaram a Presidente, a Secretária Executiva e a Coordenadora do Projeto Apoiadores do Cosems RJ.

Cit e Diretoria Conasems

A Cit de março e a reunião de diretoria do Conasems de setembro (23 e 24), contou com a representação do Cosems RJ com seu 1° Vice Presidente Rodrigo Oliveira.

(18)

Setembro

(continuação)

Documentário sobre o Projeto Apoiadores Regionais

O Projeto Apoiadores Regionais do Estado do Rio de Janeiro, uma parceria entre Cosems RJ, o Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC), o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) e o Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ, lançou em setembro um documentário que registra a história da iniciativa. O Projeto Apoiadores Regionais do COSEMS RJ é viabilizado através de uma Carta Acordo celebrada com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesta etapa, a produção científica foi o Documentário. O objetivo de registrar em vídeo é ampliar a visibilidade do projeto. Divulgar as ações em outro meio de comunicação, diferente do livro, e buscar novos espaços de divulgação deste trabalho. O documentário registra as ações dos apoiadores e constrói a memória de atuação do COSEMS RJ no âmbito da gestão do SUS .

(19)

Outubro

9° assembleia ordinária

Contou com a apresentação dos cursos tratam de dengue e outras doenças viroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O primeiro - O ciclo de treinamento em Manejo Clínico de Dengue no Estado do Rio, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para 600 profissionais de saúde e o segundo, pela Fundação Oswaldo Cruz que oferece capacitação sobre o tema com o seminário “Vigilância em saúde da febre Chikungunya, Zika vírus e Dengue. O representante da SES avisou que 170 veículos serão distribuídos pela subsecretaria de vigilância sanitária.

5° Congresso Fluminense de Municípios

No último dia 08 de outubro, a presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha, foi a palestrante convidada da mesa “Alternativas para modernização e qualificação da gestão do SUS”, durante o 5º Congresso Fluminense de Municípios, promovido pela Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro – AEMERJ, realizado entre os dias 08 e 09 de outubro.

(20)

Outubro

(continuação)

7° Conferência Estadual de Saúde

De 01 a 04 de outubro, mais de mil participantes estiveram reunidos no Maracanãzinho, para debater o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” durante a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. A presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha, participou da mesa de abertura do evento, representando os secretários municipais de saúde fluminenses. Foram quatro dias de palestras, debates, rodas de conversa, troca de experiências e informações. O objetivo foi o de avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde, previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, para que o acolhimento e a qualidade da atenção integral sejam garantidos. A conferência definiu diretrizes para que reforçar a Saúde como direito fundamental a todos.

(21)

Outubro

(continuação)

Seminário da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS e a Educação Popular

O Seminário aconteceu em Brasília nos dias 05 e 06 de outubro e contou com a participação da assessora técnica Dilian Duarte Jorge Hill.

Ciclo de Debates Anvisa

A etapa nacional aconteceu em Brasília nos dias 21 a 23 de outubro e contou com a participação dos apoiadores Solange Costa e D´Stephano Marcondes.

VI Fórum de Atenção Básica e I Seminário de Saúde Prisional

O Fórum e Seminário aconteceram em Brasília nos dias 21 a 23 de outubro e contou com a participação da assessora técnica Dilian Duarte Jorge Hill.

Seminário sobre a Política Nacional de Saúde da Criança

O Seminário aconteceu em Florianópolis nos dias 26 e 27 de outubro e contou com a participação da secretária executiva Aparecida Barbosa.

III Congresso das Prefeituras e Secretarias de Saúde do Maranhão

O Congresso ocorreu de 25 a 27 de outubro em São Luis, Maranhão, e contou com as presenças de Maria Conceição Rocha e Marta Magalhães, que participaram também do Conares na ocasião.

(22)

Outubro

(continuação)

CTBms 2015, - 20ª Conferência Internacional de Telemedicina e Telessáude, o 7º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e o Simpósio Rio Telessaúde

De 28 a 30 de outubro, foi realizado no Rio de Janeiro o CTBms 2015, promovido pelo Laboratório de Telessaúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A iniciativa reuniu em um só evento a 20ª Conferência Internacional de Telemedicina e Telessaude, o 7º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e o Simpósio Rio Telessaúde. O Cosems RJ esteve representado pelo seu primeiro vice-presidente Rodrigo Alves Torres de Oliveira que também representou o Conasems no evento como convidado do painel “ O Estado do Rio de Janeiro no uso das tecnologias como apoio às ações de saúde”, realizado na manhã do dia 28 de outubro. O Cosems RJ foi um dos diversos patrocinadores do evento.

(23)

Novembro

10° assembleia ordinária

A pauta desta assembleia realizada no dia 12 de novembro, contou com os seguintes temas: Apresentação de ferramenta para monitoramento da regulação; Apresentação de nova ferramenta da REUNI; apresentação do terceiro ciclo do PMAQ – AB; dificuldades de aquisição de medicamentos enfrentadas pelos municípios; informe da Publicação da Portaria nº 1.809/MS que aporta recursos para a Central de Regulação do SAMU da Região Serrana; relação dos municípios com informações em dia com o SIOPS; portarias de interesse publicadas no período e a discussão da pauta da 10ª Reunião Ordinária da CIB-RJ.

Seminário sobre Contratação de Serviços de Saúde no SUS

Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado no dia 18 de novembro, contou com a participação do assessor jurídico do Cosems Mauro Silva como palestrante.

(24)

Dezembro

15° conferência nacional de saúde

A conferência foi coordenada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, e teve comoo tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O Cosems RJ esteve representado por uma delegação formada por secretários municipais de saúde, membros da diretoria e corpo técnico. Com a participação de 4.322 pessoas, a conferência contou com 28 grupos de trabalho que debateram as propostas definidas nas etapas preparatórias da conferência, produzidas em plenárias populares regionais, em conferências municipais e estaduais e nas conferências livres realizadas desde abril em todo o país.

Seminário SIOPS

O seminário foi promovido pela região Serrana no dia 09 de dezembro e contou com a participação do Assessor Jurídico Antônio Júlio Dias como palestrante. •

(25)

Assessorias

Comunicação Social

• Mudança para plataforma word press em maio de 2015

• Atualização semanal das seções Notícias do Cosems RJ, Notícias da Saúde e SUS que dá Certo

• Divulgação das assembleias e cobertura de eventos realizados pelo Cosems RJ ou que contaram com a participação da entidade

• Elaboração de entrevistas com gestores, diretoria e corpo técnico sobre temas de interesse da gestão municipal de saúde, além de matéria jornalística com a retrospectiva das ações de 2015

• Mais de 15 mil visualizações no site do Cosems RJ, chegando a cerca de 6 mil usuários desde a mudança da plataforma

• Newsletter - Lançamento em setembro de 2015; Primeira edição: 5 mil destinatários; 644 visualizações; * o dobro da tiragem do boletim impresso • Foram elaboradas e enviadas 04 edições do Informe Eletrônico em 2015 -

Setembro, outubro, novembro e dezembro

• apresentou durante a mostra o trabalho “Comunicação para o fortalecimento da

gestão municipal de saúde no Estado do Rio de Janeiro”, que registra os

(26)

Assessorias

Assessoria Jurídica

Siops - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde

O Cosems RJ intensificou através de sua assessoria jurídica o apoio aos municípios para a alimentação dos dados no sistema. A alimentação destes dados é obrigatória. A cargo do Dr. Antônio Júlio Dias Jr que apresentou o tema em diversas assembleias do Cosems RJ e atendeu os municípios in loco, quando solicitado.

Portarias e Atos Normativos

O Cosems RJ intensificou seu apoio aos municípios com a interpretação jurídica dos atos normativos e suas consequências. O trabalho é muito elogiado e sempre faz parte da pauta das assembleias da entidade. Está a cargo do Dr. Mauro Lúcio Silva, que também atende os municípios quando solicitado.

Assistência farmacêutica

O Cosems RJ tem ressaltado em todos os fóruns que participa a necessidade urgente de definir e garantir uma Política Estadual para o setor que defina diretrizes e objetivos estruturais, estratégias, financiamento e critérios mínimos de organização e de estruturação dos serviços nas esferas estadual e municipal.

(27)

Assessorias

(continuação)

Educação em Saúde

Curso Caminhos do Cuidado

O Curso ministrado pelo MS, destinou-se aos ACS (100%) e 1 técnico de enfermagem por equipe. Fechamos o curso com 98% de participação.

Curso de especialização em Micropolítica Gestão e Trabalho em Saúde

O Curso ministrado pela UFF, pactuado pelo MS, Conasems e Cosems destinou-se a gestão municipal . No RJ foram 125 vagas preenchidas em todas as 9 regiões.

VerSUS

A versão de 2015 aconteceu em agosto, nos seguintes municípios: Rio Claro, Angra dos Reis e Rio de Janeiro.

Curso de Capacitação em Pré Natal de Risco Habitual

Pactuado para todas as regiões, em 2015 iniciou pelas regiões metro 1, metro 2 e serrana. Para as demais regiões será em 2016.

Telessaúde Redes

Programa de Valorização do Profissional – PROVAB e Mais Médicos

Participação nos fóruns, oficinas e seminários para o desenvolvimento da política nacional de educação e saúde

(28)

Assessorias

(continuação)

Atenção Básica

 Acompanhamento e assessoria dos diversos programas, projetos, comissões e grupos de trabalho prioritários em parceria tripartite:

 Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica PMAQ e Atenção Básica

 Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde Requalifica UBS  E-SUS

 Melhor em Casa, Academia da Saúde e Saúde na Escola

Participação nas comissões, grupos de trabalho e apoio nas ações intergestoras

Comissões Bipartites - CIB e CIR´s Câmaras Técnicas - CIB e CIR´s

Participação na REUNI

Participação em todas reuniões do grupo técnico e eventos

Participação nos grupos condutores das redes prioritárias cegonha, pessoa com deficiência, raps e rue

(29)

atividades realizadas em 2015

Projeto Apoiadores Regionais

Lançamento do documentário "Apoiadores Regionais Cosems RJ”

Programa Mais Médicos e Provab VerSUS

Pmaq

Requalifica UBS E-SUS

Melhor em Casa, Academia da Saúde e Saúde na Escola Congresso Nacional das SMS

Comunicação Social

Assistência Farmacêutica – Qualifar-SUS

Assistência Farmacêutica – Hórus

Levantamento das demandas assistenciais do interior Participação do Fórum Gestor

Curso de especialização em Micropolítica Gestão e Trabalho em Saúde

Curso de Capacitação em Pré Natal de Risco Habitual (pactuado para todas as

regiões de saúde do RJ)

Educação em Saúde - Curso Caminhos do Cuidado

Acompanhamento e assessoria dos diversos programas, projetos, comissões e

grupos de trabalho prioritários em parceria tripartite (REDES)

Participação nas comissões, grupos de trabalho e apoio nas ações intergestoras Participação na Reuni

Participação nas câmaras técnicas e CIR regionais das 9 regiões Participação nas câmaras técnicas e nas 11 Cib

(30)
(31)

BALANCETE

I - SALDO INICIAL DE DISPONIBILIDADES EM 31/12/2014 402.534,13

( + ) Caixa 24,65 ( + ) Banco Brasil S/A - c/c. 25724-9 (OPAS 2013) 36,00 ( + ) Banco Brasil S/A - c/c. 5658-8 402.473,48

II - ENTRADA DE RECURSOS

Recebimentos de Contr.Associativas e Aplicação Financeira 1.210.514,43

(+) Contribuição Associativas das Secr.Mun. Saúde 1.096.614,72 (+) Receita de Aplicação Financeira 27.532,05 (+) Receita Org. Panamericana Saúde – BB c/c.2668-X (OPAS 2014) 86.367,66

(-) Devolução do saldo - BB - c/c. 25724-9 (OPAS 2013) 1.676,66

SUB TOTAL (I + II) 1.613.048,56 III - SAIDA DE RECURSOS

(-)Pagamentos 1..311.938,03

(32)

Tipo de despesa valor %

(-) Diária e Ajuda de Custo 40.436,20 3,92 (-) Folha de Pessoal 213.879,96 31,47

(-) 13º Salário 9.459,86 0,61

(-) Férias 31.069,79 3,01

(-) Estagiário 7.748,96 0,75

(-) Vale Alimentação (para Funcionários COSEMSRJ) 24.352,00 2,36 (-) Correios e Postagens 1.226,98 0,12

(-) Telefone e Internet 56.898,28 5,51

(33)

Tipo de despesa valor %

(-) Honorários Contábeis (P.J.) 30.469,60 2,92

(-) Hospedagem + Despesas aéreas + condução

(Diretoria para participar de reuniões diversas) 39.979,28 3,87

(-) Despesas com Condução 7.271,97 0,71

(-) Despesas com viagens 22.133,51 2,14

(-) Serviços Prestados P. Fisica 229.674,13 17,91

(-) Serviços prestados P. Jurídica 346.294,64 33,54

(34)

Tipo de despesa valor % (-) Seguros 45,60 0,04 (-) Vale Transporte 890,80 0,09 (-) Propaganda e Publicidade 884,31 0,09 (-) Material de Escritório 7.172,30 0,69 (-) Reembolso de Despesas 435,00 0,08 (-) Despesas c/ Cópias 9.026,50 0,87

(35)

Tipo de despesa valor %

(-) Material de Expediente 819,50 0,08

(-) IR Retido s/ Folha 15.199,94 1,18

(-) Cartórios 1.295,58 0,13

(-) Máquinas, Equip. e Ferramentas 383,58 0,04

(-) Móveis e Utensílios 8.764,25 0,85

(-) Computadores e Periféricos 939,62 0,09

(36)

Tipo de despesa valor % (-) Refeições e lanches para Diretoria (Reuniões

Diretoria / SES / Assembleia / CIB) 28.433,82 2,75

(-) Material de Expediente de uso e Consumo 5.617,36 0,54

(-) Despesas Diversas 4.531,20 0,44

(37)

Tipo de despesa valor %

(-) IR Retido s/ Salários e Pro Labore 15.199,94 0,20

(-) Despesas Financeiras 446,03 0,04

(-) Juros e Multas 1.021,67 0,10

(-) IR Retido de Terceiros 25.959,92 0,17

(-) FGTS 19.923,70 0,22

(38)

Tipo de despesa valor % (-) INSS – Folha Pagto Funcionários +

Prestadores de Serviços P.F. e P. J. 111.925,02 1,39

(-) PIS - folha Pagto 2.116,19 0,20

(-) ISS Retido de Terceiros 1.500,00 0,01

TOTAL GERAL DAS SAÍDAS 1.311.938,03 100,00

(39)

EQUIPE COSEMS RJ

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no