• Nenhum resultado encontrado

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS ESTUDOS RELATIVOS ÀS DIFERENTES REGIÕES PARA APLICAÇÃO DE INJEÇÃO INTRAMUSCULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS ESTUDOS RELATIVOS ÀS DIFERENTES REGIÕES PARA APLICAÇÃO DE INJEÇÃO INTRAMUSCULAR"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

R E V I S Ã O B I B L I O G R Á F I C A DOS ESTUDOS R E L A T I V O S ÀS

D I F E R E N T E S R E G I Õ E S PARA APLICAÇÃO DE

INJEÇÃO I N T R A M U S C U L A R

Brigitta Elza Pfeiffer Castellanos * CASTELLANOS, B. K P. Revisão bibliográfica dos estudos relativos

às diferentes regiões para aplicação de injeção intra-muscular. Rev. Esc- Enf. USP, 11 ( 2 ) : 1977.

Efetuou-se uma revisão bibliográfica até 1975 da utilização das regiões deltóide, dorso-glútea, ventro-glútea e face ântero-lateral da coxa para administração de injeção por via intra-muscular. Estes estudos foram agrupados de acordo com as diferentes regiões e reu-nidos, num quadro, as indicações mais importantes relativas à cada uma das regiões.

R E G I Ã O D E L T Ó I D E

Na região deltóide ( D ) situa-se o músculo deltóide, o mais im-portante músculo da cintura escapular. HORTA & TEIXEIRA*6 acon-selham aplicar a injeção nesta região com o paciente sentado, braço flexionado com sua exposição até o ombro e angulação da agulha de 90 com a pele.

Mesmo competindo em popularidade com a região dorso glútea, a deltóide possui uma série de desvantagens e é passível de várias complicações.

HORTA & TEIXEIRA*6 fazem referência à pequena massa mus-cular dessa região cue não permite sejam injetados mais de que 4 ml de solução, não podendo por isto ser utilizada para grande número de aplicações consecutivas. Citam a possibilidade de lesão tissular de ramos do feixe vásculo-nervoso (artérias e veias circunflexas ventral e dorsal e nervo circunflexo) em casos de variações anatômicas in-dividuais e também por aplicação fora da área e mencionam lesão do nervo radial (que desce, inicialmente pela face mediai do terço superior do úmero e, logo a seguir, dirigir-se obliquamente para sua face lateral na altura do terço médio, ou seja, nas proximidades da borda látero-inferior do deltóide) se a injeão for aplicada na face

(2)

póstero-lateral do braço ou na borda inferior do deltóide. As lesões são graves podendo levar à paralisia dos mais importantes músculos do braço e antebraço.

HANSONio opina que esta região deve ser evitada, a não ser quando se usarem substâncias não irritantes, pois a massa muscular é pequena e injeções mal localizadas podem envolver o nervo radial com dor, sensibilidade maior nesta área e neuropatía parausante.

HORN!5 recomende esta região como última alternativa, somente para soluções pouco irritantes e doses não superiores a 1 ml. Cita o problema de ser uma área bastante dolorosa e o perigo de se atin-gir a artéria umeral e o nervo radial. ZELMAN39 comenta que inje-ções no deltóide são menos satisfatórias devido à pouca espessura e grande sensibilidade deste músculo. Na publicação do W Y E T H LAB.i? encontramos que "a região D deve ser evitada a não ser para subs-tâncias não irritantes; a massa muscular é pouco extensa e injeções mal localizadas poderão envolver o nervo radial; . . . dor e sensibi-lidade são mais notadas nos pacientes nesta área". TURNER36 mencio-na que "a região deltóide tem tantas desvantagens que deve ser abandonada".

RAUCH27 comenta que a pequena extensão do músculo pode per-mitir suficiente difusão da droga para irritar o epineurônio dos nervos radial e ulnar. Indica a utilização desta região unicamente para o caso de inoculações em massa e pacientes com extensas quei-maduras. Alerta que somente pode ser introduzida pequena quan-tidade e portanto não é viável para injeções repetidas. FORD? des-creve duas lesões do nervo radial após a utilização desta área. K O L B & G R A Y ! 9 relatam um caso de lesão dos nervos escapular e axilar. BROADBENT et al.3 citam três casos de lesões dos nervos ulnar e radial.

REGIÃO DORSO - G L Ú T E A ( D G )

Devido a sua extensão, a região glútea tem sido comumente utilizada para a administração de injeção intra-muscular. Seus três músculos glúteos — máximo, médio e mínimo são ativamente utili-zados em rotinas diárias como andar, sentar e ficar em pé; essas atividades estimulam a circulação e, conseqüentemente, a absorção do material injetado. Essa região parece gozar de uma preferência tradicional, mas com poucas justificativas.

Uma das desvantagens da região glútea é a grande variabilidade na espessura do tecido subcutáneo. Tal problema dificulta o acesso à profundidade da massa muscular glútea. . .

(3)

A maior desvantagem do uso da região glútea é ser ela muito vascularizada e inervada, sendo uma das suas mais sérias complica-ções o envolvimento do nervo ciático.

Outras complicações bem menos freqüentes são: embolias arte-riais e venosas, tromboses, lesões do nervo glúteo-caudal, do nervo glúteo-cranial e do nervo cutâneo femoral dorsal e hematomas

H O C H S T E T T E R 1 2 .

Um dos locais da região glútea que pode ser utilizado é o qua-drante superior externo ou região dorso-glútea ( D G ) , no qual o me-dicamento será introduzido no músculo glúteo máximo. Vários auto-res o indicam: B R A N D T2, HANSONio. H I L L " , H O R N ^ , H O R T A & T E I X E I R A1 6, JOHNSON & R A P T O W1^ R A U C H2 6 e 27, R E P O R T OF THE COMMITEE...29, SHAFFER32, SUTTON33, TURNER36, WOODHALL29 et al38 eZELMAN39, desde que se tomem certas precauções devido ao perigo de se lesar o nervo ciático que pode ser encontrado ainda nessa região. H A N S O N1 0, H O R T A & T E I X E I R A1 6, JOHNSON & R A P T O W1» , LACHMAN20, R A U C H2 6 e W E M P E 3 7 recomendam que a aplicação seja feita no ângulo externo do quadrante externo da região glútea; o seu ângulo interno não deve ser usado, pois em alguns individuos o nervo ciático é encontrado ainda nessa área. H I L L1 1, JOHNSON & R A P T O W1» REPORT OF THE COMMITEE. . . 2'J, S H A F F E R3 2, S U T T O N3 3 e ZELMAN39 mencionam a utilização dessa região indiferentemente da idade do cliente, ao passo que B R A N D T2, GILLES & FRENCH8, H A N S O N1 0, H O C H S T E T T E R1 3, H O R T A & TEI-X E I R A " , W Y E T H LAB1?, N O R M A N2 3 R A U C H2 6 e WOODHALL, BROADBENT & JAVER3» contra-indicam esta região para crianças menores de 2 anos ,pois nesta faixa estaria a região DG é composta primariamente de tecido adiposo e há somente um pequeno volume do massa muscular, o qual se desenvolve, posteriormente, com a lo-comoção, podendo por isso ser usado quando a criança já anda há um ano ou mais, geralmente na idade de 2 a 3 anos.

G I L L S & FRENCH^ fizeram uma revisão, no Hospital Johns Hop-kins, de 21 casos de lesão do nervo ciático associada com injeções dorso-glúteas, em pacientes pediátricos. Com base nessas observa-ções, sugerem que tal região deve ser abandonada para pacientes debilitados ou crianças, pois, "como a área é relativamente pequena nestes indivíduos e a espessura da camada protetora da pele, tecido subcutáneo e musculatura, é tal que, mesmo que a agulha seja colo-cada no quadrante superior externo, há grande possibilidade de atin-gir a região peri ou endociática". Relembra, ainda que, em caso do pequeno cliente estar esperneando há maior probabilidade de uma angulação inadequada da agulha, aumentando o risco de lesão neural.

(4)

C O M B E S et al.* desaconselha a utilização desta região e r e l e m b r a que o recém-nascido e especialmente o p r e m a t u r o estão mais sujeitos à lesão, pois a região é p e q u e n a em extensão e p r o f u n d i d a d e e o pequeno paciente g e r a l m e n t e está c h o r a n d o e n ã o coopera. C o m e n -ta que como o bebê é incapaz de r e l a t a r q u a l q u e r sintoma d u r a n t e ou após a injeção, h á m a i o r dificuldade e r e t a r d o do diagnóstico de possível lesão, impossibilitando u m reconhecimento precoce d a lesão nervosa e instituição de m e d i d a s p a r a prevenir ou m i n i m i z a r contra-turas, antes que o desequilíbrio muscular produza d e f o r m i d a d e s fixas. N O R M A N et al.23 t a m b é m contra-indicam a região DG p a r a crianças.

A delimitação d a região DG n ã o deve ser feita pelo método tradicional de interseccionar linhas perpendiculares, pois a ausência de fronteiras b e m definidas p a r a d e t e r m i n a r q u a l é a posição ver-tical pode levar a erros nessa localização, fazendo com que a zona escolhida esteja e m á r e a pertinente à localização do nervo ciático. A delimitação sugerida como mais segura usa fronteiras a n a t ô m i c a s definidas ( e s p i n h a ilíaca póstero-superior e g r a n d e t r a c a n t e r ) e a linha de conexão fica p a r a l e l a e lateral ao trajeto do nervo ciático; qualquer injeção a p l i c a d a no q u a d r a n t e superior externo delimitado dessa f o r m a terá g r a n d e p r o b a b i l i d a d e de se a f a s t a r do curso do nervo ciático ( H A N S O N io, H O R T A & T E I X E I R A1 6, J O H N S O N & R A P T O W1 8, L A C H M A N 2 0 , RAUCH26 e W E M P E 3 7 ) .

O u t r a s precauções a serem t o m a d a s n a utilização da região

DG são:

1 — a n g u l a ç ã o d a a g u l h a : J O H N S O N & R A P T O W i » realizaram-se tudos radiológicos em 13 cadáveres de recém-nascidos os quais revela-r a m que o m a t e revela-r i a l revela-r a d i o p a c o envolvia ou estava contíguo ao catéterevela-r que representava o n e r v o ciático q u a n d o a injeção e r a d a d a perpen-dicularmente à pele. Q u a n d o a a d m i n i s t r a ç ã o era p e r p e n d i c u l a r à superfície onde e s t a v a m os corpos e superior à l i n h a de conexão do g r a n d e trocánter e espinha ilíaca póstero-superior, o m a t e r i a l inje-tado n ã o e n t r a v a em contato com o nervo ciático. H I L L . U , RAUCH26, R E P O R T O F T H E C O M M I T E E . . .29 e SUTTON33, f a e m t a m b é m esta r e c o m e n d a ç ã o ;

2 — espessura do tecido subcutáneo: H O C H S T E T T E R 1 2 e Z E L -MAN39 a l e r t a r a m que ela deve ser levada em consideração n a escolha do comprimento da a g u l h a , a fim de evitar deposição i n a d e q u a d a de medicamento neste tecido;

3 — posição do cliente: SUTTON33 e LACHMAN20 a f i r m a r a m que no decúbito lateral h á distorção dos limites anatômicos d a região e conseqüente a u m e n t o da possibilidade de punções m a l localizadas. H A N S O N i o e ZELMAN39 c o n t r a - i n d i c a r a m a a d m i n i s t r a ç ã o de injeções n a região DG com o cliente em posição de pé, pois h á completa

(5)

con-tração dos músculos glúteos nesse decúbito. Segundo S U T T O N ^ e ZELMAN39 para conseguir-se o relaxamento dos músculos da região o cliente deve ser orientado a ficar em decúbito ventral, com a cabeça voltada para o aplicador (permitindo a fácil observação de qualquer manifestação facial de desconforto ou dor durante a aplicação), os braços ao longo do corpo e os pés virados para dentro.

Vários autores contra-indicam a região DG devido às possíveis complicações vasculares e nervosas (principalmente lesão do nervo ciático). As discussões a esse respeito datam de 1885 (Aitkens) *. Segundo H O C H S T E T T E R 1 2 e JOHNSON & R A P T O W1 8, a conseqüência

mais freqüente é lesão da ramificação lateral do nervo ciático (nervo peroneo comum), com paralisia do músculo dorsiflexor do pé, usual-mente acompanhada por déficit sensorial e anidrose. Menos comu-mente, ambas as ramificações do nervo ciático são envolvidas com completa paralisia abaixo do joelho e certa debilidade muscular. A deformidade paralítica que freqüquentemente é permanente, pode ser erroneamente atribuída a distúrbios congênitos ou poliomielite não diagnosticada (COMBES*, GILLES & FRENCH8, CURTISS &

TU-CKER5, LACHMAN20 e SCHEINBERG & ALLENSWORTH30). Crianças

podem apresentar encurtamento das pernas e deformidades dos pés (COMBES4).

HOSCHSTETTER13, JOHNSON & RAPTOW*8, LACHMAN20 e

PER-RET2* relatam três tipos de paralisia:

1 — neuropatía imediata com dor instantânea (16% dos casos); 2 — neuropatía imediata sem dor (75% dos casos) e

3 — paralisia sub-aguda ou tardia sem dor instantânea. Dor instantânea parece ocorrer quando o nervo foi puncionado ou a medicação foi introduzida endoneural ou perineuralmente. A dor pode iniciar-se na região glútea, irradiando-se para o pé através da face posterior da coxa e pantorrilha. O tipo mais comum de neuropatía é a paralisia imediata sem dor instantânea; a ausência da dor não é clara, mas é explicada com base na paralisia de fibras sensorias (LACHMAN20, P E R R E T2 4) . Na forma sub-aguda, a dor pode

demorar muitas horas ou diversos dias (9% dos casos) e o paciente geralmente tem dor inicial insignificante ou nenhuma. Como o depósito gorduroso dessa região é subdividido longitudinalmente por septos de tecido conetivo, eles impedem que o material injetado se espalhe por uma grande área e a introdução equívoca no tecido gor-duroso periciático pode ocasionar primariamente inflamação, necrose e escara, e só secundariamente afetar o nervo ciático, resultando o denominado tipo tardio de paralisia ciática.

Entre 1950 e inícios de 1960 foram publicados inúmeros artigos que citam lesões do nervo ciático (COMBES4, CURTISS & TUCKER5,

GILLES & FRENCH8, HANSONio. HOCHSTETTER12.13 JOHNSON &

* Citado em: HOCHSTETTER, A. Uber problem und technlk der tntraglutttalen lnjektlon. Schwelz. Med. Wuchr., U ; 1139, 195S.

(6)

R A P T O W1 8, KOLB & GRAY19, LACHMAN2©, LLOYD-ROBERTS & THO-MAS21, LÜTHY22, NORMAN et al.23, P I T E L & WEMETT25, RAUCH26.27 SCHEINBERG & ALLENSWORTH30, T E R L O V et al.35, TURNER36 e ZELMAN39), conseqüentes a injeções na região glútea, estudos esses que variaram de 1 (RAUCH26) a 91 casos ( H O C H S T E T T E R1 2, LLOYD-ROBERTS & THOMAS21). Esses resultados parecem estatisticamente insignificantes, mas deve-se considerar que essas lesões são irrepará-veis, podendo causar invalidez. R A U C H2 6 relata o caso de uma crian-ça internada para amidalectomia e que teve lesão do nervo ciático após administração de injeção I M , com conseqüente dor e formigamento da face posterior da perna e queda do pé. Comenta ainda: "tende-mos a esquecer que todos os dados da estatística de lesões do nervo ciático são referentes a pessoas cuja vida certamente foi afetada por este acidente; é necessário entender que toda esta tragédia poderia ter sido prevenida".

TURNER36, comentando que "se bem que nenhuma área é com-pletamente segura", contra-indica a utilização da injeção dorso-glútea devido ao riso de lesão de nervos. Salienta ainda que, na prática, existem muitas dúvidas quanto ao local exato e profundidade da punção por parte dos que administram injeções.

L A C H M A N2 0 chama atenção sobre a declaração de Bay (1964) de que "a difusão de material injetado através de grandes áreas é duvidosa e . . . baseado em experiência com numerosos casos de neuropatías do ciático após injeção acredito que elas sejam conse-qüentes à localização falha do medicamento injetado". O mesmo autor cita ainda como complicações na utilização desta área, lesões do nervo glúteo superior e inferior, póstero-femoral cutâneo e pu-dendo, e complicações resultantes de injeções em veias e artérias glúteas, entre as quais embolia pulmonar, necrose da área glútea, gangrena de vísceras pélvicas e mielite transversa.

COMBES* e TURNER36 também a contra-indicam pelas mesmas razões para qualquer idade e condição do cliente.

HOCHSTETTER14 relata danos do nervo glúteo craneal após inje-ção DG, bem como danos embólicos das artérias de sustentainje-ção. O mes-mo autora contra-indica a região DG não só devido à própria locali-zação de grandes nervos e vasos, mas principalmente devido a pos-síveis variantes morfológicas, em crianças e adultos. Fez um pro-fundo estudo das conseqüências das lesões ciáticas que, segundo ele, praticamente, não são devidas a injeções intraneurais, mas sim ao posicionamento paraneural do depósito de injeção de diferentes me-dicamentos. É sua opinião ainda que, juntamente com a reação direta da droga sobre as fibras nervosas, também espasmos, trom-boses e embolias dos vasos de sustentação dos nervos desempanham um papel causai.

Com referência à formação de nodulos e infiltrados subcutá-neos, a grande variabilidade da espessura do tecido subcutáneo dessa região é um dos fatores causais. O tecido adiposo pode variar de 9 cm, em indivíduos obeses, a 1 cm em lactentes, crianças e indivíduos

(7)

idosos e caquéticos ( H O C H S T E T T E H1 3, H O R T A & T E I X E I R A ^ , JOHN-SON & RAPTOW18, LACHMAN20. O panículo adiposo está firmemen-te aderido à fascia inferior por firmemen-tecido conetivo e isso contribui para a dificuldade de estimar-se sua espessura pela palpação. Isto permite deposição errônea do medicamento no subcutáneo — "uma ocorrência comum" (JOHNSON & R A P T O W1» ) . L A C H M A N2 0 lembra que se uma substância não lipossolúvel for injetada nesse depósito gorduroso, a droga poderá não ser absorvida e por isso ser ineficaz, agindo como um corpo estranho.

S C H M I D T3 1 na Universidade de Basel, Suíça, num estudo compa-rativo entre região D G e V G obteve, após injeções com contraste radiopaco na região DG de cadáveres, apesar de técnica acurada, certo depósito do material no tecido subcutáneo. RECHENBERG & SCHMIDT28 numa investigação em 7 3 cadáveres, quanto ao melhor método de injeção, localizaram o medicamento 6 vezes no tecido subcutáneo, ao utilizarem a região DG, e nenhuma vez ao usarem a região V G .

H A N S O N1 0, cita complicações tais como infiltrações dolorosas, nodulos, abcessos e necrose.

R E G I Ã O V E N T R O - G L Ú T E A

O outro local utilizável da região glútea é a região ventro-glútea ( V G ) . E M 1954, o anatomista suiço H O C H S T E T T E R1 2 e seus colabo-radores fizeram uma ampla investigação da anatomia da região glú-tea, com o objetivo de explicar os acidentes ocorridos na aplicação de injeção nessa região. Posteriormente, o mesmo autor fez um estudo pormenorizado da região ventro-glútea, concluindo ser essa região mais indicada por estar livre de estruturas importantes; a região V G prove uma espessura muscular grande (a zona central da musculatura tem uma espessura média de 4 c m ) , constituída pelos músculos glúteo médio e mínimo; não há nervos ou vasos significantes, pois a área é servida por múltiplos pequenos nervos e ramificações vasculares; na profundidade está selada por osso, das estruturas vitais aí situa-das. A direção dos feixes musculares é tal que previne o deslisamen-to do material injetado em direção ao nervo ciático, com o que também concorda Z E L M A N ^ .

S C H M I D T3 1 comprovou em investigação experimental a impossi-bilidade de qualquer vaso ou nervo importante, inclusive o ciático ser atingido mesmo em tentativas deliberadas de mal dirigir a agulha. S U T T O N3 3, a recomenda por sua segurança e porque seus músculos são freqüentemente utilizados em atividades diárias proporcionando completa absorção das drogras. H O C H S T E T T E R1 3 menciona que sua

(8)

epiderme é mais pobre de germes patogênicos, de a n a e r o b i o s , do que a região dorsal d a n á d e g a , pois é menos possível de ser c o n t a m i n a d a com fezes e u r i n a . O u t r a v a n t a g e m é poder ser utilizada com o paciente e m q u a l q u e r decúbito. T a m b é m é i n d i c a d a p a r a pacientes m a g r o s emaciados ( H O C H S T E T T E R1* , R E C H E N B E R G & S C H M I D T2 8, R E -P O R T O F T H E C O M I T E E . . . 2 9 ) . O u t r o v a n t a g e m de sua indicação é ser o seu tecido subcutáneo facilmente p a l p á v e l p a r a d e t e r m i n a r sua es^ pessura, de m o d o que a p r o f u n d i d a d e mais e x a t a n a introdução d a a g u l h a possa ser c a l c u l a d a ( H O R N ^ , H O C H S T E T T E R1 3, 14) e sua es-pessura ser m e n o r do que a d a região D G ( H O C H S T E T T E R1 2, R E P O R T O F T H E C O M M I T E E . . .29, ZELMAN39, W Y E T H L A B .1? ) . A região ventro-glútea, ou região de Hochstetter foi e s t u d a d a por diver-sos autores ( B R A N D T2, D E P R I Z I O6, H A N S O N ^ H O R N i s , H O R T A & T E I X E I R A1 6, L A C H M A N 2 0 , R E C H E N B E R G & S C H M I D T2 8, R E P O R T O F T H E C O M M I T E E . . .29, S C H M I D T ™ , SHAFFER32, SUTTON33, W E M -PE37, Z E L M A N 3 9 ) qUe a r e c o m e n d a m p a r a q u a l q u e r f a i x a etária, sendo que H O C H S T E T T E R1 4, R E C H E N B E R G & S C H M I D T3 8 e R E P O R T O F T H E C O M M I T E E . . . 29 m e n c i o n a m sua especial indicação p a r a crian-ças, devido à precisão d a localização e poder ser utilizada em qual-quer decúbito. O primeiro autor a f i r m a que "pode-se p e n s a r que u m a d e s v a n t a g e m é sua p e q u e n a a m p l i t u d e , entretanto j u s t a m e n t e esta característica lhe d á m a i o r s e g u r a n ç a , p r i n c i p a l m e n t e em indivíduos m a g r o s e crianças".

W E M P E3 7 m e n c i o n a as d e s v a n t a g e n s n a utilização dessa região: o paciente vê a a d m i n i s t r a ç ã o da injeção o que pode torná-lo apre-ensivo; os enfermeiros e outros profissionais que a p l i c a m a injeção, p o d e m resistir à m u d a n ç a pelo a p e g o às técnicas tradicionais e à i n s e g u r a n ç a .

R E C H E N B E R G & S C H M I D T2 8, e s t u d a n d o o fenômeno d a dor, rea-l i z a r a m u m a investigação crea-línica com 1000 injeções em 38 pacientes de a m b u l a t ó r i o s e 34 hospitalizados, n u m total de 500 injeções V G e 500 D G . Foi realizado u m questionário p a r a os pacientes e t a m b é m a n o t a d a a observação pessoal dos 20 médicos estagiários que realiza-r a m a investigação. D o s dados l e v a n t a d o s c o n c l u í realiza-r a m que não houve diferença significante q u a n t o à dor, em relação ao local.

G I L L E S & F R E N C H8 m e n c i o n a m "haver perigo definido em i n j e -ções n a articulação da bacia em crianças e infantes". C o m base nos estudos anatômicos de diversos autores e a n a l i s a n d o os limites d a região V G , refutamos q u a l q u e r possibilidade desse acidente acontecer, salvo se a localização for c o m p l e t a m e n t e equívoca. H O R T A & T E I -X E I R A1 6 m e n c i o n a m que essa região "deve ser evitada p a r a c r i a n ç a s menores de 10 anos", m a s sem q u a l q u e r referência aos motivos desta contra-indicação. C o n s u l t a m o s a b i b l i o g r a f i a por eles citada e tam-b é m n ã o encontramos referência que justificasse tal critério.

(9)

R E G I Ã O DA FACE A N T E R O L A T E R A L DA COXA

O uso da face ântero-lateral da coxa ( F A L O como local de es-colha para aplicação de injeção I M foi recomendado, já em 1920, por TURNER36 que, estudando as complicações após injeção I M , indicou a utilização desta região em vista das contra-indicações às regiões DG e D. O músculo vasto lateral é o maior dos componentes de músculo quadriceps femoral, na coxa ântero-lateral. Essa região foi in-dicada por diversos autores (BRANDT2, DE PRIZIOS, G I L L E S Sc

FRENCH8, H O R T A & T E I X E I R A1^ P I T E L «Sc W E M E T T2 5, R A U C H2 6, SUTTON33, T A L B E R T et al.34, W Y E T H L A B " ) , como sendo uma área livre de vasos ou nervos importantes e de fácil acesso, tanto para o profissional, como para o próprio paciente que dela poderá utilizar-se sozinho; é suficientemente grande para receber injeções repetidas, pode ser facilmente exposta e proporciona melhor controle de pacien-tes agitados ou crianças chorosas. COMBES* também a indica para crianças, afirmando que "pelo uso da F A L C lesões do nervo ciático e suas seqüielas podem ser prevenidas". HANSON") também a reco-menda especialmente para crianças, pois "os músculos desta região estão melhor desenvolvidos ao nascimento e estão afastados de qual-quer nervo importante"; indica-a também para adultos, com a res-salva de que é bem mais dolorida do que em crianças, opinião com-partilhada por H O R T A & T E I X E I R A1 6 e W Y E T H L A B . " , H O R T A & T E I X E I R A1 6 apresentam essa região como "tendo grande massa mus-cular, extensa área de aplicação e risco de trauma tissular mínimo"; GILLES & FRENCH8, revendo 21 casos de lesão do nervo ciático em pacientes pediátricos, recomendam que qualquer área da região glútea deve ser contra-indicada neste grupo etário e apresentam a FACL como opção. W Y E T H L A B . " , P I T E L & WEMETT25 e R A U C H2 6, 27 também a recomendam para crianças, sendo que a última autora refere que ela proporciona melhor controle de pacientes agitados, es-perneantes e chorosos. B R A N D T2 estudando os aspectos psicológicos e a dor com relação às injeções, em crianças pequenas e adolescen-tes, recomenda a FALC para menores de 2 anos. HORNis recomen-da-a como uma opção para o esquema de rodízio de injeções. H O R T A & T E I X E I R A1 6 e W Y E T H L A B . " aconselham aplicar a injeção com o cliente em decúbito dorsal, membros inferiores em extensão ou decúbito sentado com flexão da perna e exposição da área do joelho até a coxa. H I L L1 1, W Y E T H L A B . " e RAUCH26 aconselham segurar a coxa aprisionando com a mão o músculo a fim de estabilizá-lo e concentrar a massa muscular sendo a agulha introduzida na posição média do músculo.

(10)

Segundo GUNN», é de vital importância que a punção seja loca-lizada lateralmente à linha mediana da coxa anterior, ou seja, porção lateral da coxa anterior, pois esta área está distante da porção me-diana da coxa onde se encontram vasos e nervos importantes nas fasciais profundas do tecido muscular. G I L L E S & FRENCH? apresen-tam essa região como uma opção para a administração de injeção I M , ressaltando a impotância de ser o aspecto lateral da coxa, pois "a face média anterior não é aceitável devido a fácil punctura aci-dental de importantes estruturas neurovasculares que se encontram ânteromedialmente ao fêmur."

HOCHSTETTER13 menciona lesão do nervo ciático quando a apli-cação é muito dorsal ou muito próxima à zona da flexão da coxa.

HORN5 comenta que "devido à pequena área de absorção não deve ser utilizada para injeções repetidas, mas é local efetivo para ser incluído no esquema de rodízio de injeções".

N O R M A N et al.23 mencionam que o volume de solução é contra-indicado, pois a expansão muscular é limitada por fascias inelásti-cas, principalmente nos casos de crianças cuja massa muscular é pequena.

Estudos experimentais demonstraram a necessidade de ser a agulha de 2,5 cm e sua angulação na punção oblíqua ao eixo longitu-dinal da perna e em direção podálica. T A L B E R T et al.34 relatam um bloqueio completo da artéria femoral superficial esquerda por um trombo secundário a uma injeção de 600.000 U de penicilina pro-caína, na região da FALC de uma criança de 3 meses de idade; a agulha utilizada era de 3,8 cm. A artéria não foi puncionada; o trombo intra-arterial foi resultante da introdução da solução no es-paço proximal ao redor da artéria. O autor conseguiu retirar o trombo e restaurar a circulação da perna, mas o pé permaneceu gangrenoso e foi posteriormente amputado. JOHNSON & R A P T O W i » estudaram 13 cadáveres de crianças com o intuito de lançarem alguma luz nas reações indesejáveis de injeções nesta área. Com o auxílio de catéteres radiopacos e introdução de sulfato de bário por via I M , variando as técnicas e posição dos corpos, viram que com a agulha perpendicular à pele, apesar da agulha curta (2,5 c m ) , o material em algumas ocasiões esteve em contato com o nervo femoral.

(11)

H I L L1 1 relata suas experiências positivas com a introdução, em

seu hospital, da utilização da região da FALC, com agulha de 2,5 cm e em angulação oblíqua. W Y E T H LAB menciona os mesmos cuidados.

De acordo com ABERFELD et a U , GUNN», H O R N1 5, HORTA &

TEIXEIRA1 6, JOHNSON & R A P T O W1» , LLOYD-ROBERTS &

THO-MAS2* N O R M A M et al.23, SUTTON33, TALBERT et al.34, TERLOV

et al.35, essa região não está totalmente livre de riscos.

GUNN», LLOYD-ROBERTS & T H O M A S2 1 relatam casos de

con-tratura do quadriceps femoral após o uso da FALC em recém-nasci-dos e sugerem que infusões e injeções na região da FALC podem causar tais complicações. JOHNSON & R A P T O W1 8 concluem, de seus

estudos em 13 cadáveres de recém-nascidos, que essa região "não pro-vou ser aconselhada para pequenos bebês pois a posição do fêmur na coxa ântero-lateral não proporciona adequada massa muscular para injeção IM". NORMAN et al.23 também concluem que, em seus

trabalhos, tal região deve ser evitada em recém-nascidos e crianças pequenas, pois pode provocar contratura do quadriceps femoral.

HORTA & T E I X E I R A1 6 e KOLB GRAYÍ9 mencionam que pode

haver lesão acidental do nervo femoral cutâneo, que percorre a tela sub-cutânea, com inúmeros filetes que inervam toda a face lateral da coxa, com distúrbios sensoriais, causando dor momentânea, razão pela qual muitos clientes recusam injeções neste local. HORTA & T E I X E I R A1 6 referem-se ainda que "excluída a dor, a única

conse-qüência adicional mais séria é a anestesia da pele da região inervada pelo nervo lesado". SUTTON33 recomenda não dar injeção muito su-perficial pois as ramificações do nervo cutâneo femoral lateral estão localizadas superficialmente.

ABERFELD et al.1 citam fibrose local resultante de injeções

repe-tidas — auto-inoculação em toxicômanos.

Baseados nessa revisão bibliográfica, procuramos reunir, num quadro, as indicações mais importantes, relativas a cada uma das regiões para aplicação das injeções intra-musculares.

(12)

C P ¡3 o § E g . g-5 S p S S " 3 <* | s g-3 g > «o o P ¡3 c . a 8 §' t» OQ ° tS StTO . E 5 e> 3 o o P a g p •o _ g . o a "a-® * b o 5 i S i S S " 3 ^ 3 3 8 - 5 O P <B g 5 to t6 O 3 <B t J ~ I c c 2. w s- K « ò ñ Õ * w s- a s 3 ~ 3 8 " j > 3 3 2 3*oq ¡2. o o O ta g 3 3 * o p » £. •a 5"q-3 3 õ D 3 P £ O (o o" Pl D o ^ i, •3.3 > p. 3 _ 3 C •) • i (B ¿L p> o 0 5 3. S & £ ¿ ° " I s -O 03 1 o o o 3 o» § 1 p 2¡ 8o p p BS3,t? P o. ¡a S s i » g 3 o 5 • s i " » 3 « » & P S-2 1¾! »5 3'* " a- a N a o a1 Sí S"8 ° Pi T) S.-° 3.p 3 ° " ° (B H S5 _ " a " I 2. a> .w 5 P - S O - P 18-3 & O • jo 3 G. o S i * 2-P.& T p o 3 3.3^ BS.&S 3 3* § 03 85 p 3

g

**» 5" 3.3 3. 2.¾ 2 o c « " s o a 8* WO° 3 'es o 9 5 o o M 3 p pji S in n> tí » o a P o a c <B a 2. £ o g g » p p <?£ 3 ? P -2 o s ' I H (» 3 i ? " ? 3 M P •-I en D 8 5 o ¢, ET a o o E 3 t&í c¡ o 8 ? ? 8 8 S 3-3¾ i p p I B S ' H'tra P P< g & ü D3 o —a a ce p. 3* p _ E. 3. 5' £05 P | 3 3 Q. < m <t 3 S5 2 3 (B O 3 O W P (B 3 O 3 W ^ a è 2 o p 3- E o • P § ' " « I C . pi P o P ' Q , Sp „ Q. < S p a -§ 3 3 2 3 ® 9

(13)

CASTELLANOS, B. E. P. Bibliographic review of studies related with the different regions for application of intramuscular

injec-tions. Rev. Esc. Enf. USP. 11 ( 2 ) : 85 - 99. 1977.

A survey was performed of the literature published until 1975 about intramuscular injections and the utilization of deltoid, dorsogluteal, ventrogluteal and lateral thigh regions for their administration; the different studies has been grouped by regions, and supported by these bibliographycal review, a chart was

made with the most importants indications referring to each on of the regions for intramuscular injections.

R E F E R Ê N C I A B I B L I O G R Á F I C A

1. ABERFELD, D. C. et al. Diffuse myopathy mother and a daughter. Arch. Neurol.. 19: 384 - 89, oct. 1968.

2. BRANDT, P. A. et al. I . M . injections in children. Am. J. Nurs., 72: 1402 - 06, aug. 1972.

3. BROADBENT, T. R.; ODÓN, G. L.; WOODHALL, B. Periphe-ral nerve injuries from administration of penicillin. JAMA, 140: 1008 - 10, July, 1949.

4. COMBES, M . A. et al. Sciatic nerve injury in infants. JAMA, 173: 1336- 39, July 23, 1960.

5. CURTISS, P. H. & T U C K E R , H. J. Sciatic palsy in permature infants: a report anal follow-up of ten cases. JAMA, 174: 1586-88, nov. 19, 1960.

6. DE P R I Z I O , C. J. Liability and the buttocks. New Engl. J. Med., 280: 1186, may 22, 1969.

7. FORD, F. R. Diseases of the nervous system in infancy, childhood and adolescence. Springfield, Thomas, 1946. p. 671 apud SCHEINBERG, L. & ALLENSWORTH, M . Sciatic neuropathy in infants related to antibiotic injec-tions. Pediatrics. 19: 261-65, feb., 1957.

8. GILLES, F. H. & FRENCH, J. H. Post-injections sciatic nerve palsies in infants and children. J. Pediat., 38: 195, 1961.

(14)

9. GUNN, D. R. Contracture of the quadriceps muscle. J. Bone Jt. Surg., 46-B: 492 - 97, aug. 1964.

10. HANSON, D. J. Intramuscular injections injuries and com-plications. Am. J. Nurs., 63: 99 - 101, apr., 1963.

11. H I L L , L. F- Sites for I M injections. J. Pediat. 70: 158-9, jan, 1967.

12. HOCHSTETTER, A. über die intraglutáale injektion, ihre komplikationen und dereh verhiitung. Schweiz. Med. Wschr., 84: 1226-27, 1954.

13. über problem und technik der intraglu-táalen injektion. Schweiz. Med. Wschr., 85: 1139 -44, 1955. 14. Über problem und technik der

intraglu-táalen injektion. Schweiz. Med. Wschr., 86: 69 -76, 1956. 15. HORN, B. J. Intramuscular injections. Irish. Nurs. Hosp.

World, 34: 4, jan. 1968.

16. HORTA, W . A . & T E I X E I R A , M . S. Injeções parenterals, Rev. Esc. Enf. USP, 7 ( 1 ) : 46- 79, mar., 1973.

17. I N T R A M U S C U L A R injections. New York, Wyeth Laborato-ries, 1959.

18. JOHNSON, E. W. & R A P T O W , A. D. A study of intragluteal injections. Arch. Phys. Med. Rehabil., 46: 167 - 177, feb. 1965.

19. K O L B , L. C. & G R A Y , S. J. Peripheral neuritis as a compli-cation of penicillin therapy. J. Amer. Med. Ars., 132: 323, 1946.

20. LACHMAN, E. Applied anatomy of intragluteal injections. Amer. Surg., 29: 236- 41, mar. 1963.

21. L L O Y D — ROBERTS, G. C. & THOMAS, T. G. The etiology of quadriceps contracture in children. J. Bone Jt. Surg., 46-B: 498, 1964.

22. L ü T H Y , F. Die nervenschãdigungen nach intraglutáalen injektion von irgapyrin undein zu ihrer verhiitung. Schweiz. Med. Wschr., 85: 1065 - 92, 1955.

23. N O R M A N , M . G. et al. Infantile quadriceps — femoris con-tracture resulting from I M injections. New Engl. J. Med., 282: 964 - 66, apr. 23, 1970.

24. PERRET, W . Die nerven schaedigung nach einspritzungen am gesaess und dier frage der beweis last. Dtsch. Med.

(15)

25. PIXEL, M . & WEMETT, M. The intramuscular injections. Am. J. Nurs., 64: 104 -09, apr., 1964.

26. RAUCH, P. A. The prevention of sciatic nerve injuries re­ sulting from injections. J. New Neurosurg., 3: 45 -50, Jul., 1971.

27. Avoiding injuries from injections. Nurs' 72, 2: 12, may, 1972.

2 8 . RECHENBERG, H. K. Von & SCHMIDT, R. Untersuchungen zur intramuskulàren injektions technik (ventroglutàalen lnjektion). Schweiz. Med. Wschr., 88: 37 - 8, 1958. 29. REPORT of the commitee in intramuscular injections. RNABC

News 9-10, oct. - nov. 1972.

30. SCHEINBERG, L. & ALLENSWORTH, M. Sciatic neuropathy in infants related to antibiotic injections. Pediatrics, 19: 261 - 65, feb. 1957.

31. SCHMIDT, R. Von Beitrag zur intramuskulàren lnjektion. Helv. Med. Acta, 24: 561-86, 1957.

32. SHAFFER, L. W . The fate of intragluteal injections. Arch. Derm. Syph., 19: 347-63, 1929.

33. SUTTON, A. L. Bedside nursing tecniques in medicine and surgery. 2. ed. Philadelphia, Saunders, 1969.

34. TALBERT, J. L. et al. Gangrene of the foot following an I M Injection in the lateral thigh; a case report with recomen-dations to prevention. J. Pediat., 70: 110-14, Jan., 1967. 35. TERLOV, I. M.; PERLMUTTER, I. M.; BERMAN, A. J. Para­ lysis caused by penicillin injection: mechanism of com­ plication — a warning. J. Neuropath Exp. Neurol., 10: 158 - 76, apr., 1951.

36. TURNER, G. S. The site for intramuscular injections. Lancet, 2: 819, 1920.

37. WEMPE, B. W- The new and the old intramuscular injection sites. Am. J. Nurs., 61 ( 9 ) : 56-7, Sep., 1961.

38. WOODHALL, B.; BROADBENT, T. R.; JAVER, J. Proper angle of hypodermic may pervent sciatic nerve injury.

JAMA, 186: 42-3, oct., 1963.

39. ZELMAN, S. Notes on techniques of intramuscular injetions. Am. J. Med. Sei., 241: 563 - 66, 1961.

Referências

Documentos relacionados

E, por fim, o PSF também tem efeito marginal maior entre os mais carentes; neste caso, o fato de o domicílio ser cadastrado neste programa aumenta em 10% a probabilidade de

Nas ruas da cidade de Goiânia, o grupo cultural denominado Afoxé Axé Omo Odé, criado em 1990 e reestruturado em 2008, desfila no carnaval e também se apresenta em outras datas

Além de estruturar as histórias contatadas pela marca Lego através da Jornada do Herói e comprovar o engajamento, também foi possível identificar os arquétipos

Tendo em conta o perfil epidemiológico e nutricional da população infanto juvenil, a vulne- rabilidade e a escassez de autonomia para a realização de escolhas alimentares, esforços

Therefore, the purpose of this in vitro study was to evaluate the effect of different surface treatments on roughness, topography and shear bond strength (SBS) of resin cement

• Ο στεγανός θάλαμος να είναι ερμητικός (τσιμούχες, στυπειοθλίπτες καλωδίων κλπ.). • Για τον καθαρισμό του περιβλήματος, του πίνακα και των διακοσμητικών

[r]