• Nenhum resultado encontrado

CPI da Covid: Pazuello culpa Governo do Amazonas por crise de oxigênio em Manaus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CPI da Covid: Pazuello culpa Governo do Amazonas por crise de oxigênio em Manaus"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CPI da Covid:

Pazuello culpa

Governo do

Amazonas por

crise de

oxigênio em

Manaus

CPI da Covid:

Pazuello culpa

Governo do

Amazonas por

crise de

oxigênio em

Manaus

Parceria entre Prefeitura de

Manaus e TCE oferece curso

na área de fiscalização

Daniela

Nascimento

agita sexta-feira

musical da

Espetaria do

Largo

CNP J 28.321.31 5/000 1-50

Política

Curiosidades

Entretenimento

Educação

2

5

7

4

MANAUS-AM, SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2021 * Ano 3 * Nº 982 /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Rara e gigante: a

impressionante

(2)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

CPI da Covid: Pazuello culpa Governo do

Amazonas por crise de oxigênio em Manaus

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello culpou a empresa White Martins e o Governo do Amazonas pelo colapso de oxigênio no estado em janeiro des-te ano. No segundo dia de depoimento à CPI da Pan-demia, Pazuello disse que a companhia não prestou informações claras ao po-der público e a Secretaria da Saúde não fiscalizou o nível de estoque do insu-mo. Para o ex-ministro, o governo federal não teve responsabilidade no epi-sódio.

“A empresa White Mar-tins, que é a grande forne-cedora, já vinha

consumin-do sua reserva estratégica e não fez essa posição de forma clara. O contraponto disso é o acompanhamen-to da Secretaria de Saúde, que não o fez”, disse.

O senador Eduardo Bra-ga (MDB-AM) rebateu. O

parlamentar lembrou que apresentou um pedido formal de intervenção no sistema de saúde do Ama-zonas. Mas o pedido foi negado pela União.

O ex-ministro admitiu que o tema foi levado ao

Palácio do Planalto. Se-gundo ele, a possibilidade de intervenção foi discu-tida com o presidente da República, Jair Bolsona-ro, o governador do Ama-zonas, Wilson Lima, e um grupo de ministros.

“Essa decisão não era minha. Foi levada na reu-nião de ministros com o presidente. O governador se explicou. Foi decidi-do pela não intervenção. A argumentação em tese do governador era de que o estado tinha condição de continuar fazendo a resposta dele. Ele teria de continuar fazendo frente à missão”, afirmou.

Pazuello teria mentido 14 vezes na

CPI da Covid-19, diz Renan Calheiros

“Serei candidato contra Bolsonaro”,

diz Lula sobre candidatura em 2022

O relator da CPI da Co-vid, senador Renan Ca-lheiros (MDB-AL), apontou mentiras no depoimento do ex-ministro Eduardo Pazuello e pediu ao presi-dente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), para “con-tratar um serviço para fa-zer uma procura online, uma varredura das men-tiras ou verdades pronun-ciadas”.

“Já tivemos uma primei-ra amostprimei-ragem das con-tradições. O depoente em 14 oportunidades mentiu flagrantemente”, afirmou Renan na tarde desta

quin-ta-feira (20).

Mais cedo, Aziz pediu a conclusão de um relatório preliminar da comissão, com base nos depoimen-tos realizados até o mo-mento. “Com 30 dias de trabalho, faço um apelo para que o [relator] Renan Calheiros apresente um relatório preliminar”, dis-se Omar. A hipótedis-se de um relatório preliminar havia sido sugerida inicialmen-te pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), que de-fendeu a iniciativa em en-trevista ao jornal Folha de S.Paulo.

O ex-presidente da Re-pública Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou pela primeira vez que é pré-candidato à eleição de 2022 após ter recuperado os direitos políticos por decisão do Supremo Tri-bunal Federal. “Serei can-didato contra Bolsonaro”, disse Lula à revista france-sa Paris Match.

“Se estiver na melhor posição para ganhar as eleições e estiver com boa saúde, sim, não hesita-rei”, disse o ex-presidente, questionado se será can-didato no ano que vem. “Penso que fui um bom presidente. Criei laços for-tes com a Europa, Améri-ca do Sul, ÁfriAméri-ca, Estados Unidos, China, Rússia. Sob meu mandato, o Brasil tornou-se um importan-te ator no cenário mun-dial, notadamente criando pontes entre a América do Sul, África e os países

ára-bes, com o objetivo de es-tabelecer e fortalecer uma relação entre países do Hemisfério Sul e demons-trar que o predomínio ge-opolítico do Norte não era imutável.”

Na terça-feira, Lula usou o Twitter para fazer afagos ao Centrão e até fazer co-mentários elogiosos so-bre adversários políticos, como Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Ciro Go-mes (PDT).

Também falou de ban-deiras que defende para o Brasil, mas ainda sem citar uma eventual candidatu-ra.

(3)

ON Política

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Deputado Sinésio Campos denuncia

instalação de novo aterro sanitário, na BR-174

Nesta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Siné-sio Campos (PT) apresen-tou proposta, por meio de ofício, cobrando esclare-cimentos ao Instituto Am-biental do Amazonas (Ipa-am) sobre a instalação de um novo aterro sanitário, no ramal do Itaúba, com acesso pela BR-174, Km 13, próximo ao igarapé do Leão. O principal questio-namento é sobre o impac-to ambiental que o aterro pode ocasionar à área.

“Quero que o Ipaam es-clareça à sociedade quais tecnologias serão aplica-das neste projeto porque bem próximo existe o iga-rapé do Leão, nascente do rio Tarumã, com

aces-so pelo quilômetro 10, da BR-174, o que pode gerar danos ambientais irre-paráveis. Não queremos que área seja degradada pelo lixo como o igarapé da ponte da Bolívia, onde hoje se encontra a barreira das estradas AM-010 e BR-174”, criticou Sinésio Cam-pos, presidente da Comis-são de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamen-to da Aleam.

O deputado lembrou ainda, que o atual aterro sanitário, implantado há pouco mais de 30 anos, em Manaus, está próximo de atingir seu limite. Por esse motivo, os estudos técni-cos do Ipaam sobre a exe-cução de um outro aterro são essenciais.

Tony Medeiros cobra investimentos

de P&D no interior do Amazonas

Wilker Barreto convoca secretário da

SES por negar direitos

de Técncios de Enfermagem

A obrigatoriedade de investimento de 0,14% da verba de P&D para o in-terior do Amazonas é um grande fator de desenvol-vimento do Estado. Esta é a opinião do deputado Tony Medeiros (PSD) que, ontem (20), se pronun-ciou a respeito do investi-mento que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está fazendo nos municípios de Parintins (distante 369.21 km de Manaus em linha reta) e Tefé (distante 523 Km de Manaus)

“Em cinco anos serão 50 milhões de reais na cons-trução de laboratórios técnicos. Se uma empre-sa vai investir esse valor, imagina se conseguirmos ampliar para que outras empresas possam inves-tir no interior? Será a in-teriorização dos recursos de P&D”, disse Tony.

O discurso do parlamen-tar vem após uma visita que ele fez à Escola Supe-rior de Tecnologia (EST) da UEA. Acompanhado do Reitor Cleinaldo de Almei-da Costa, Medeiros co-nheceu toda a estrutura da escola e os novos pro-jetos e iniciativas que es-tão sendo desenvolvidos pela instituição para po-tencializar o aprendizado e o conhecimento entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Durante a visita, o Rei-tor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, destacou que teve a oportunidade de mostrar ao deputado os diversos laboratórios de inovação, ciência e tec-nologia. Laboratórios pro-duzidos por meio de pes-quisa e desenvolvimento, com recursos das empre-sas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

No Dia Nacional do Téc-nico e Auxiliar de Enfer-magem, comemorado dia 20 de maio, um grupo de profissionais contratados no Regime Especial Tem-porário (RET) compareceu à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na manhã desta quinta-fei-ra, para reivindicar direi-tos trabalhistas não pagos pelo Governo do Estado. Um dos principais defen-sores da categoria no Par-lamento estadual, o de-putado estadual Wilker Barreto (Podemos) reper-cutiu o apelo dos traba-lhadores, que cobram o recebimento de pericu-losidade, ticket alimenta-ção e pagamento integral dos plantões por parte do Executivo. O parlamen-tar criticou a forma que o Governo vem tratando os trabalhadores da

saú-de e cobrou soluções para a garantia dos direitos trabalhistas da categoria RETS, que conta com 3,5 mil trabalhadores. No caso dos plantões, os profissio-nais estão cumprindo 13, mas o Estado está honran-do apenas 10. “Neste exa-to momenexa-to, mais de 3 mil técnicos de enfermagem e enfermeiros estão sem re-ceber o seu risco de vida e ticket alimentação, esse é o tratamento vexatório que o Governo oferece”, afirmou Barreto, em Ses-são Ordinária híbrida des-ta quindes-ta. Como resposdes-ta à manifestação da classe, Wilker solicitou a convo-cação do secretário de Es-tado de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, para prestar esclarecimentos sobre as reivindicações dos temporários, já deferi-da pela Mesa Diretora.

(4)

ON Educação

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2021

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Parceria entre Prefeitura de Manaus e TCE

oferece curso na área de fiscalização

A Prefeitura de Manaus firmou parceria com o Tri-bunal de Contas do Esta-do (TCE-AM) e vai oferecer curso na área de fiscali-zação e controle social de contas públicas, para ser-vidores da Secretaria Muni-cipal de Educação (Semed). A capacitação faz parte das ações do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac) do TCE-AM, que tem como objetivo possibilitar à so-ciedade civil condições de participação nos processos de fiscalização e controle social das contas públicas.

O curso terá 192 horas de carga horária e será dividi-do em seis módulos, com atividades transmitidas ao vivo, com auxílio de pla-taformas digitais e

conte-údos disponibilizados em ferramentas da web, como tarefas, questionários e materiais, para massificar o que será abordado durante a formação. Ele será dispo-nibilizado para servidores da esfera pública municipal e estadual. As aulas

aconte-cerão no período de 31/5 a 9/7, na modalidade Ensino a Distância (EAD), pela pla-taforma Google Meet, de 8h às 12h e das 13h às 17h.

O curso abordará o con-trole popular de receitas e despesas vinculadas à saú-de e à educação, suporte à

utilização das plataformas digitais, controle popular sobre licitação e contratos da administração pública e noções gerais sobre Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a da Lei Orçamen-tária Anual (LOA).

Estão abertas pré-inscrições para

Escola Sesc de Ensino Médio

Professora da Manaus representa

a região Norte em evento nacional

sobre educação

Estudantes de todo país que quiserem cursar o ensino médio na Escola Sesc de En-sino Médio, em 2022, podem fazer suas pré-inscrições pelo site www.escolasesc.com.br até as 18h do dia 26. Serão 90 vagas, sendo 52 para regime residencial, destinadas a jo-vens de todas as unidades da Federação, e 38 para o regime externo, exclusivas para o Rio de Janeiro, onde a instituição está sediada. Nos dois regi-mes, as aulas são em horário integral. Todo o processo se-letivo será remoto, gratuito e sem taxa de inscrição.

O processo seletivo é

aber-to a estudantes de escolas públicas e privadas e é fei-to por sorteio. A escolha por sorteio é feita “para garantir equidade dos nossos alunos, que é muito importante no período da pandemia”, dis-se responsável pelo proces-so seletivo no Rio de Janei-ro e nas regionais do Serviço Social do Comércio (Sesc), a psicóloga Alessandra Ramos. Os jovens selecionados terão bolsa de estudo integral com validade para os três anos do ensino médio, com cobertura das despesas relativas a ins-trução, livros didáticos e ali-mentação.

Vencedora do prêmio na-cional “Educação Infantil: Boas Práticas de Professo-res Durante a Pandemia”, a educadora da Prefeitura de Manaus, Maria Raquel dos Santos, representou a região Norte em evento virtual que expôs os me-lhores projetos do Brasil. A servidora da Secretaria Mu-nicipal de Educação (Se-med) apresentou o projeto “Quinta Literária: Leitores de Fraldas no Contexto das Aulas Remotas”, que foi de-senvolvido na creche Mag-dalena Arce Daou, no bair-ro Santa Luzia, na zona Sul. A premiação, que es-colheu os cem melhores educadores do Brasil no Prêmio Educação Infantil de 2020, é uma iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parce-ria com a União Nacional

dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Itaú Social. Mais de 700 professores de todo o Brasil participaram e os vencedores foram divulga-dos no último dia 31/3, de forma virtual.

O projeto é executado pelos professores, que con-tam histórias de clássicos infantis, como Branca de Neve, Chapeuzinho Ver-melho, Cinderela, entre ou-tros. São histórias que as crianças já estavam habitu-adas a trabalhar na creche.

Para deixar as aulas não presenciais mais interes-santes, as professoras se fantasiaram de persona-gens, criavam um cenário na creche, onde gravavam o material, que depois de editado era enviado aos pais, sempre às quintas-fei-ras.

(5)

ON Curiosidades

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2021

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Rara e gigante: a impressionante

mariposa da Austrália

Não se pode negar que o tamanho da chamada mariposa de madeira gi-gante (Endoxyla cinereus) faz jus a seu nome: ela pode alcançar uma en-vergadura de até 27 cen-tímetros, e pesar mais de 30 gramas. A espécie, que é natural da Austrália (o lar de alguns dos animais mais incomuns conheci-dos) e da Nova Zelândia, é tão grande e pesada que, na verdade, não é capaz de voar.

Uma característica que torna os avistamentos do inseto ainda mais impres-sionantes, é a raridade em que eles acontecem. Isso pois essa mariposa imponente vive durante somente uma semana, fa-zendo com que, ao menos na Austrália, ela seja avis-tada no máximo uma

dú-zia de vezes por ano. Uma dessas empolgan-tes ocasiões foi relata-da pelo New York Times no último dia 7 de maio, quando o artrópode foi encontrado por pedreiros

que faziam obras em uma escola infantil australiana chamada Mount Cotton State.

Eles tiraram fotos para registrar o momento úni-co na presença da uma

das maiores espécies de mariposa do mundo, e posteriormente as ima-gens foram enviadas para as crianças que estudam no local e ficaram admira-das pelo acontecimento.

‘Verme do mar’: conheça os curiosos

‘peixe-pênis’

Mr. Blobby: o animal considerado o

mais ‘feio’ do mundo

O oceano é repleto de cria-turas de características sin-gulares. Uma delas é o “pei-xe-pênis”, como é conhecido popularmente. O apelido, to-davia, embora seja uma boa descrição de sua aparência excêntrica, pode induzir a um leve engano: isso pois o ser dos mares não é peixe coisa nenhuma, e sim um verme.

“Ele é um anelídeo, ou seja, o parente mais próximo de uma minhoca”, explicou o biólogo Marcelo Bezerra em entrevista ao NE10. O gênero científico do animal de for-mato indiscreto é Urechis, e ele é mais frequentemente encontrado na costa de pa-íses da Ásia, com a China, o Japão e as duas Coreias.

Todavia, existe uma classe específica de “peixe-pênis” que vive nas praias da Amé-rica do Norte: é o Urechis

caupo. Esses vermes maríti-mos costumam possuir entre 10 e 30 centímetros de com-primento, e vivem por até 25 anos. Eles se alimentam de detritos orgânicos que ficam depositados no fundo do mar, e não oferecem nenhum peri-go para humanos.

Outro fato interessante é que já foram encontradas evi-dências fósseis que indicam que Urechis já habitam o pla-neta há mais de 300 milhões de anos.

Em 2003, um total de 20 cientistas decidiu iniciar uma busca nas profunde-zas do oceano. A pesqui-sa propôs a descoberta de novas espécies de peixes e invertebrados que foram encontrados no Mar da Tasmânia, a 2 mil metros de profundidade.

O resultado foi bem sa-tisfatório, sendo possível ter cadastrados diversas espécies marítimas, e mui-tas peculiares. Entre eles, um peixe ficaria famoso: começava a saga de Mr. Blobby (ou Senhor Bolha), como foi denominado o animal da espécie Psy-chrolutes marcidus.

Todavia, foi apenas em 2013, dez anos depois de sua descoberta, que o

peixe começou a ganhar fama. Com uma aparência insólita, ele entrou em uma competição internacional promovida pela Ugly Ani-mal Preservation Society’s (Sociedade Internacional para a Preservação do Ani-mal Feio).

Mr. Blobby, na verdade, não é tão feio quanto pa-rece. Em seu habitat natu-ral, de 600 a 1,2 mil metros abaixo da superfície do mar, ele parece um pei-xe comum, entretanto, ao ser tirado das profunde-zas e ter sido trazido para a superfície, o seu corpo - que possui ossos flexíveis e uma carne “molenga” -, começou a inchar devido a baixa pressão atmosféri-ca.

(6)

ON Justiça

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2021

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Presidente da Federação Internacional de Vôlei é

acusado de desviar recursos do Banco do Brasil

A polícia Civil do Rio de Ja-neiro e o Ministério Público do Estado (MP-RJ) realizam uma operação conjunta nes-ta quinnes-ta-feira nas sedes da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema (RJ) e na capital fluminense, e em endereços ligados ao ex -presidente da entidade Ary Graça, que atualmente co-manda a Federação Interna-cional de Vôlei (FIVB, na sigla em inglês). Além dele, outras nove pessoas são investiga-das e tiveram mandados de busca e apreensão autoriza-dos pela Justiça, incluindo o ex-prefeito de Saquarema Antonio Peres Alves e ex-fun-cionários da CBV.

Batizada de “Operação Des-mico”, a ação apura crimes de lavagem de dinheiro e

orga-nização criminosa. Os agen-tes da Polícia Civil cumpriram ontem (20), 20 mandados de busca e apreensão nos bair-ros do Leblon, Barra da Tiju-ca, Copacabana, Ilha do Go-vernador e Vargem Grande, na capital fluminense, além

do município de Saquarema. Contra Ary Graça, a denún-cia do MP-RJ afirma que o ex-presidente da CBV mane-java recursos de patrocínio do Banco do Brasil à entida-de em favor entida-de si próprio e do grupo criminoso, celebrando

contratos com empresas re-cém-criadas.

Desta forma, apesar de possuir sede na capital, a CBV celebrou contratos que não foram devidamente executa-dos com empresas estabele-cidas em Saquarema.

Rio é condenado a indenizar família

de dançarino da Rede Globo morto

pela polícia

MPAM investiga crime ambiental na

construção de hotel em Barcelos

A juíza Aline Maria Go-mes, da 10ª Vara da Fazen-da Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, condenou o Estado a pa-gar indenização de R$ 250 mil à família de Douglas Rafael da Silva Pereira, que foi morto durante opera-ção da Unidade de Polí-cia Pacificadora, em 2014, na comunidade Pavão -Pavãozinho. Conhecido como ‘DG’, Douglas tinha 26 anos à época e traba-lhava na Rede Globo como dançarino do programa ‘Esquenta’, apresentado pela atriz Regina Casé.

A magistrada considerou que o Estado tem a

res-ponsabilidade de reparar os danos causados à filha de Douglas, hoje com 11 anos, ‘pela dor moral de-corrente da morte prema-tura e injusta de seu pai’, e à mãe dele, ‘pela perda precoce de um filho’. Além da indenização, a juíza de-terminou o pagamento, à filha do dançarino, de uma pensão correspondente a 2/3 do salário recebido em vida por Douglas, a partir da morte dele até a idade de 25 anos. A menina e a avó ainda terão ainda tra-tamento médico psiquiá-trico e psicológico assegu-rado. A decisão é datada do último dia 11.

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Barcelos, instaurou Inquérito Civil para apurar denúncia de eventual crime ambiental co-metido por um empresário do setor de pesca esportiva. O IC dá prosseguimento às investi-gações de notícia de fato apre-sentada ao Ministério Público Federal e posteriormente en-caminhada ao MPAM.

Conforme a denúncia, além da realização de pesca preda-tória, o “explorador da ativida-de turística” teria provocado desmatamento na Região do Rio Jufaris, nas comunidades Caburis e Caju, localizadas no limite de Barcelos com o Mu-nicípio de Caracaraí, em

Ro-raima.

“A proteção do patrimônio público e social é função ins-titucional do Ministério Pú-blico. No caso, verificados indícios de cometimento de ilícitos contra esse patrimô-nio, a instauração do inquérito visa colher outros elementos de informação que auxiliem a apuração de eventual co-metimento de ilícitos pelo se-nhor Vítor Vilanova”, declarou a Promotora de Justiça Karla Cristina da Silva Sousa.

Segundo informações pres-tadas pelo Instituto de Prote-ção Ambiental do Amazonas (Ipaam) ao Ministério Público, o senhor Vítor Vilanova não possui licenças ambientais es-taduais para operar na região.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

(7)

ON Entretenimento

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2021

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Daniela Nascimento agita sexta-feira

musical da Espetaria do Largo

Nesta sexta-feira (21), a Espetaria do Largo rece-be a cantora amazonense Daniela Nascimento, em show a ser protagonizado em parceria com o violo-nista Igor Azevedo, a par-tir das 19h.

Com o repertório, Da-niela garante homena-gear alguns dos maiores nomes da música brasi-leira fazendo um passeio pelo Samba, MPB e Bos-sa Nova, para isso, apre-sentando obras de nomes como Cartola, Pixingui-nha, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Tim Maia, Zé Ramalho, dentre outros, estilos que firmaram a base musical da cantora, que em agosto deste ano fará dez anos de carreira na cena musical do

Ama-zonas. Também fará um momento de Rock (nacio-nal e internacio(nacio-nal), seg-mento no qual também atua de forma paralela, em seu trabalho com as bandas The Kobe e Cen-tury Rock.

“Eu e o Igor Azevedo fa-remos uma homenagem à música brasileira, essa que é tão miscigenada quanto seu povo, e tão admirada, lá fora, quanto nossa força diante das ad-versidades”, diz a cantora.

A Espetaria do Largo está localizada no Largo de São Sebastião (Centro de Manaus) e maiores in-formações podem ser ob-tidas pelo telefone (92) 98114-8814 ou pelas re-des sociais do estabeleci-mento.

A Prefeitura Municipal de SÃO PAULO DE OLIVENÇA/AM, atra-vés da Comissão Permanente de Licitação torna público a realização de licitação na modalidade Tomada de Preços do tipo menor preço global, cujo objetivo é a eventual contratação de pessoa jurídica na Execução de Obra e serviços de engenharia para remendo profundo em concreto e tapa buraco em asfalto nas vias urbanas da sede do Município de São Paulo de Olivença, a realizar-se às 09h:00 do dia 07.06.2021, na sede oficial da Prefeitura Municipal, na Rua Getúlio Vargas 1556 – Centro – Cep. 69.600-000.

O EDITAL está disponível a partir do dia 21.05.2021, no endereço acima citado e poderá ser adquirido, gratuitamente ou diretamente no local no horário das 08:00 às 12:00, situação em que a licitante deverá portar mídia (pen-drive, CD e outros) para a gravação dos arquivos, custo de sua reprodução é de 0,60 (sessenta centavos de real), por folha impressa.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei nº 8.666/93, e de suas alterações posteriores, Lei Complementar 123 de 2006 e de suas alterações posteriores.

São Paulo de Olivença/AM, 20 de abril de 2021. CARMEM KARLA BALIEIRO ROCHA

Presidente da Comissão de Licitação Decreto Nº. 038/2021

AVISO DE LICITAÇÃO PÚBLICA

TOMADA DE PREÇO N. 011/2021 - PROCESSO N. 065/2021

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença

Gabinete do Prefeito

MODALIDADE: Dispensa Licitatória

DATA DA ASSINATURA: 11 de maio de 2021 PRAZO: 30 (trinta) dias.

PARTES: PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUÁ e a EMPRE-SA: EF DA SILVA COMÉRCIO – ME – CNPJ: 08.747.965/0001-54.

OBJETO: AQUISIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS

VALOR CONTRATADO: R$ 350.000,00 (trezentos e cinquen-ta mil reais);

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

Projeto Atividade: 02.05.01.2.031 – Manutenção da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social

Natureza de Despesa: 33.90.32 – Material de Distribuição Gratuita

Fonte: 100 – Recursos Próprios.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUÁ, em 11 de maio de 2021.

JOSÉ MARIA RODRIGUES DA ROCHA JUNIOR Prefeito Municipal de Juruá/ Contratante

EXTRATO DA CARTA CONTRATO 007/2021

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de Juruá

(8)

Atos Legais ON

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2021

8

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

A ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA HIEN KAN, filiada a Associação Amazo-nense de Karatê, vem, por meio de sua Presidente, consoante o artigo 17, inciso “I”, do Estatuto Social vigente, e de acordo com as deliberações da Diretoria, CONVOCAR ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA PARA ELEI-ÇÕES a ser realizada na Sede da ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA HIEN KAN , situada na RUA SANTA HELENA, N.º 802, CASA A, BAIRRO CRESPO, Manaus-Amazonas, no dia 29 de maio de 2021, em primeira convocação às 9:00 horas com metade mais um do total dos associados em pleno gozo de seus direitos, e em segunda convocação às 9:30 horas, com qualquer número de associados presentes, a fim de eleger e empossar os seguintes cargos da Diretoria e Conselho Fiscal, cujo mandato quadrienal terá início a partir de 31/05/2021: - Presidente, Vice-presidente e Conselho Fiscal: Três membros titulares e três membros suplentes

MOTIVO: ADEQUAÇÃO DO MODELO ELEITORAL AS EXIGÊNCIAS PRECONIZADAS NA LEI Nº 9.615, DE 24 DE MARÇO DE 1998.

NORMAS E PRAZOS PARA O PROCEDIMENTO DE VOTAÇÃO 1. ASSOCIADOS ELEITORIES E ELEGÍVEIS

1.1. Poderão votar e ser votados todos os filiados no gozo de seus pe-rante a HIEN KAN.

2. RECEBIMENTO DE INSCRIÇÕES DE CHAPAS

2.1. As chapas que desejam concorrer para a diretoria da ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA HIEN KAN (maio/2021 a maio/2025) devem se inscrever en-tre 17/05/2021 a 21/05/2021 por meio de mensagem eletrônica/inscrição, bem como indicar a sua composição (cada um dos Diretores, Vice-Direto-res e Conselho Fiscal), podendo também designar a chapa por um nome que a identifique.

A inscrição deve ser enviada ao Presidente da Comissão Eleitoral no endereço eletrônico hienkan_am@hotmail.com, que confirmará o recebi-mento, valendo esta comunicação enquanto ato de inscrição de chapa.

2.2. Junto ao requerimento de inscrição da chapa, poderá ser enviada proposta da chapa na forma de um texto (Word, A4, Arial 12, máximo 20 linhas – textos fora deste padrão serão desconsiderados), que se apresen-tada, será posteriormente amplamente divulgado entre os associados para conhecimento.

2.3. Também deverá ser anexado no ato da inscrição, documento assi-nado por cada um dos candidatos afirmando seu interesse em compor a chapa e o cargo correspondente.

2.4. Ainda, no ato da inscrição por e-mail, cada chapa poderá indicar até 2 (dois) fiscais, dentre associados da ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA HIEN KAN, que não integrem nenhuma das chapas, os quais poderão acompa-nhar a votação e apuração, com indicação do nome completo e número do RG.

2.5. Não serão aceitas inscrições de candidatos à Presidência ou qual-quer outro cargo da Diretoria ou Conselho Fiscal isoladamente.

2.6. A ausência de cumprimento dos itens acima desclassificará auto-maticamente a chapa, salvo quanto à ausência de designação de chapa, indicação de fiscal e apresentação de proposta, que são facultativas.

3. DA DIVULGAÇÃO DAS CHAPAS

3.1. A divulgação da composição de cada chapa e sua designação, se houver, bem como suas propostas, será realizada pela Comissão Eleitoral em dois dias úteis após a sua inscrição, no sítio eletrônico da ASSOCIA-ÇÃO ESPORTIVA HIEN KAN (https://associacaohiekan.org.br).

3.2. Na hipótese de impugnação da chapa ou de algum de seus inte-grantes pela Comissão Eleitoral, que poderá ocorrer em 24 horas da data da inscrição, esta será comunicada pela Comissão Eleitoral ao Presidente que a compõe, sendo concedido o prazo de 24 horas para regularizar in-tegrante da chapa que não esteja associado ou apresentar recurso à Co-missão Eleitoral, que decidirá também em 24 horas, comunicando-o(a) do resultado na mesma data.

3.3. Havendo impugnação da chapa pela Comissão Eleitoral, e não apresentado recurso, ou sendo este indeferido, as propostas enviadas e a composição da chapa serão retiradas do sítio eletrônico da Reviver. 3.4. A regularização da associação de candidato somente poderá ocorrer até o 5º dia útil antes da eleição, na forma do parágrafo único do artigo 15 do Estatuto.

4. DAS VEDAÇÕES

4.1. Não é permitida a utilização de qualquer ato de campanha eleitoral, que venha a denegrir a imagem da chapa concorrente ou de qualquer de seus integrantes.

4.2. Durante a assembleia de eleição não será permitido fazer qualquer tipo de propaganda eleitoral, nem tão pouco, qualquer ato que possa de-negrir a imagem da chapa concorrente ou de qualquer de seus integrantes.

5. DA ASSEMBLÉIA

5.1. A eleição ocorrerá em Assembleia Geral no dia 29/05/2021 (sába-do), em primeira convocação às 9:00 horas com metade mais um do total dos associados em pleno gozo de seus direitos, e em segunda convoca-ção às 9:30 horas, com qualquer número de associados presentes. Os ho-rários se referem à hora oficial de Brasília. Os trabalhos serão abertos pela Presidente da ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA HIEN KAN, que na sequência passará a palavra ao Presidente da Comissão Eleitoral, para condução dos trabalhos. Será eleita a chapa que obtiver o maior número de votos, na forma do artigo 17 do Estatuto Social.

5.2. A votação ocorrerá entre 9 horas e 11:00 horas, do dia 29/05/2021.

6. DA VOTAÇÃO

6.1. É vedado o voto por Procuração, nos termos do Estatuto Social. 6.2. O voto é secreto, mediante colocação de cédula na urna. Antes do início da votação, a Comissão eleitoral verificará na presença de todos, se a urna está vazia.

6.3. Antes de cada eleitor preencher sua cédula, os integrantes da Co-missão eleitoral deverão verificar se seu nome consta da lista de associa-dos previamente impressa.

6.4. Para a conferência do nome na lista de associados, deverá ser en-tregue o documento de identidade do associado, que, sendo menor ou incapaz, poderá ser representado por um representante legal, que apre-sentará seu próprio RG e também o RG ou certidão de nascimento do associado.

6.5. Cada associado receberá uma cédula contendo o nome de todas as chapas que tiverem sua candidatura homologada. O associado votante deverá escolher apenas uma chapa e marcar um X na cédula de votação. Se o associado votante marcar em sua cédula mais de uma chapa, o voto será anulado. Serão descartadas as cédulas em branco.

6.6. Será assegurada a votação não presencial

6.7. Havendo somente uma chapa, as eleições poderão ocorrer por aclamação.

7. APURAÇÃO

7.1. A apuração será realizada imediatamente após o último eleitor co-locar sua cédula na urna, e será eleita a chapa que obtiver maior núme-ro de votos, na forma do Estatuto. Em caso de empate, a Presidente da ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA HIEN KAN deverá convocar nos próximos 02 (dois) dias úteis seguintes, nova assembléia para eleições, permanecendo a mesma Diretoria exercendo suas funções até o novo escrutínio.

8. PROCLAMAÇÃO DA CHAPA ELEITA

8.1. O resultado do escrutínio, após encerrada a votação e a respectiva apuração, será proclamado pela Comissão Eleitoral.

8.2. Mediante essa proclamação do resultado, a Assembléia dará posse aos Diretores e Conselho Fiscal em seus respectivos cargos.

9. EVENTUAIS CASOS OMISSOS

9.1. As eleições serão regidas pelo capitulo III do Estatuto social da AS-SOCIAÇÃO ESPORTIVA HIEN KAN e os eventuais casos omissos, la-cunas, respostas a requerimentos formulados pelas chapas ou eleitores serão deliberados pela Comissão Eleitoral, responsável pela condução do pleito.

10. MEMBROS DA COMISSÃO ELEITORAL: - Fábio Cunha da Silva

- Presidente – Carlos Alberto Roque de Faria Júnior – 1ª Secretário - Alan Pavin - 1º Secretário – Kerfson Souza da silva – Suplente

Manaus /AM , 17 de maio de 2021 WAGHYNTON LUIZ CARNEIRO DE MELO Presidente da Associação Esportiva Hien kan

RG 1101049-5/SSP AM CPF 444448692-91

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES/2021 DA ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA HIEN KAN

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA HIEN KAN

FILIADA A FEDERAÇÃO AMAZONENSE DE KARATE

C.N.P.J 10.809.826/0001-50

Referências

Documentos relacionados

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo