• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO / REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO / REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Itapecerica da Serra, 02 de maio de 2016.

CIRCULAR Nº 001/2016

Prezados,

Diretores de Escola Equipe Escolar

Com o intuito de ampliar o diálogo entre a Diretoria de Ensino e as Escolas, inauguramos, a partir desta data, a Circular. Nela estarão contidas tarefas, lembretes, informações, datas e prazos referentes às demandas de todos os setores da D.E., para ciência inequívoca por parte da equipe gestora.

A Circular será publicada, semanalmente, no site da Diretoria de Ensino, sempre às segundas-feiras.

Solicitamos especial atenção e cumprimento das demandas.

Atenciosamente

Reinaldo Inácio de Lima Dirigente Regional de Ensino

Lembramos que no dia 22/04/2016 foi considerado suspensão do expediente, conforme Decreto 61.911 de 07/04/2016, D.O.E. 08-04-2016, Seção I, página 1. Atentar-se ao Art. 2º - Os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas, à razão de 1 (uma) hora diária, à partir do dia 11/04/2016.

Não esquecer de efetuar os devidos registros no livro ponto.

(2)

O Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura (CAF), através dos Núcleos de Administração (NAD), Finanças (NFI), Compras e Serviços (NCS), Obras e Manutenção Escolar (NOM), coloca-se à disposição dos senhores Diretores das Unidades Escolares, para orientar e esclarecer dúvidas no que se refere a:

Área Administração:

Fluxo das comunicações administrativas (Protocolo) Controle dos bens patrimoniais (GEMAT)

Logística de Materiais Didáticos (Caderno do Aluno, Kit Escolar e outros) Zeladoria

Acervo Documental

Área Financeira:

Execução da Despesa e Prestação de Contas.

Área de Infraestrutura

Contratações e/ou aquisições de materiais, serviços, equipamentos e demais suprimentos;

Prestação de serviços ao aluno, referentes, em especial, a alimentação, transporte e segurança, sejam oriundos de contratos e/ou convênios;

Gestão de contratos de terceirizadas e convênios;

Execução do Plano de Obras e de manutenção preventiva dos prédios escolares.

(3)

Baixa de Recebimento de Materiais - Matpedagógico

Para conhecimento e controle, informamos que estão sendo publicados no site do matpedagógico os contratos que foram entregues. Lembramos que tais equipamentos e mobiliários já foram recebidos pela unidade escolar e a inclusão no site é apenas para regularização. Dessa forma, as unidades escolares deverão realizar o devido recebimento para regularização do sistema.

Link: http://matpedagogico.fde.sp.gov.br/ASPX/logon.aspx.

Doação de Material (inservível) em ano eleitoral

Em atendimento ao disposto no Artigo 6º da Resolução SE 83, de 17 de dezembro de 2013, as doações em 2016 (ano de eleições municipais) ficam suspensas, exceto para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP.

“Artigo 6º - No ano em que se realizar eleição municipal, estadual ou federal, a doação, de que trata o artigo 4º desta resolução, deverá ser suspensa, por força do parágrafo 10 do artigo 73, da Lei federal nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, devendo ser retomada no ano subsequente, exceto no caso de doação ao FUSSESP.”

Registro de Recebimento Material Didático na Secretaria Escola Digital - SED

Unidades Escolares: EE Jornalista Paulo de Castro Ferreira, EE Matilde Maria Cremm, EE Sophia Maria Januária de Amaral.

Solicitamos que efetuem o registro de recebimento de Material didático na SED, conforme orientado via email em 29 e 30 de março. Para realizar o procedimento, acesse a Plataforma SED, procure pelo menu Material Didático, clique em “Recebimento Escola" e , em seguida, em " Registrar Recebimento".

(4)

MERENDA ESCOLAR

1.Entregas Ciclo 4º

As entregas para atender ao ciclo ocorrerão entre os dias 02/05 e 06/05. Solicitamos a todas as unidades escolares que verifiquem se as quantidades recebidas serão suficientes para suprir o ciclo inteiro (considerar para fins de cálculo o número de comensais cadastrados para a U.E. e o Per Capita).

A falta ou insuficiência de itens para cumprir o cardápio deverá ser comunicada de imediato ao Núcleo de Compras e Serviços, via Ofício.

2.SAESP II

À partir do dia 18/04/2016, a função de “Editar Produtos do Estoque” foi desabilitada no sistema SAESP II, passando a vigorar a tela “Alteração do

Estoque da Escola”.

Conforme orientações encaminhadas às unidades escolares e Manual disponibilizado no site da Diretoria de Ensino, qualquer alteração necessária deverá ser solicitada via SAESP II, devendo a justificativa ser encaminhada por e-mail para o deitsncs@educacao.sp.gov.br para que seja aprovada a alteração.

CUIDADOR

O Relatório Mensal de Cuidador deverá ser entregue sempre no primeiro dia útil do mês subsequente à prestação dos serviços.

Solicitamos a todas as escolas que se atentem ao prazo e ao preenchimento correto do relatório, certificando-se da quantidade correta de dias trabalhados pelo cuidador, descontando as faltas e os dias em que não houveram aula (feriados).

(5)

LIMPEZA ESCOLAR

As unidades escolares que possuírem serviço de limpeza terceirizado, deverão encaminhar o Formulário de Avaliação da empresa terceirizada referente ao mês de Abril/2016, até terça-feira (03/05/2016).

Prestações de Contas

 Cartões de Compras do Governo, até 09/05/2016;  Verba PEME, até 16/05/2016;

 Manutenção do Prédio – 02/2015, até 15/05/2016.

Recurso PEME

Encaminhamos Ofício Circular CEPAE/CENUT nº 01/2016 pelo link Informamos que o CENUT não enviará mais comunicados PEME junto aos cardápios de cada ciclo, pois o documento já contempla todas as informações necessárias.

 Ressaltamos que o cálculo de repasse da verba PEME é automático, levando em conta as baixas diárias de cada unidade escolar (número de comensais);

 Informamos que os repasses serão mensais a partir de abril/2016. CNPJ – APMs/Banco do Brasil

 Atualização da Razão Social

NFI - NÚCLEO DE FINANÇAS

(6)

Limpeza de caixas d’água

Informamos que está sendo providenciada a contratação por meio de licitação para os serviços de limpeza de caixas d’água/reservatórios das unidades escolares, com previsão de atendimento a partir de maio/2016.

Capinagem

Em virtude das reiteradas solicitações, informamos que permanece indisponível a destinação de recursos financeiros à Diretoria de Ensino para a contratação periódica dos serviços de roçada e capinagem dos terrenos escolares.

Considerando se tratar de serviço essencial em algumas unidades – devido à infestação de insetos, roedores e animais peçonhentos, dentre outros inconvenientes – reforçamos a recomendação de que a escola priorize os recursos recebidos pela APM para eventuais contratações do serviço.

Na ausência de recursos, meios alternativos de se viabilizar a limpeza do terreno, tais como parcerias com órgãos das prefeituras municipais e com a comunidade também poderão ser considerados.

Assunto: Transporte Escolar na SED – Secretaria Digital

É essencial que a escola mantenha atualizado o Cadastro do Aluno no Transporte Escolar, verificando com frequência os dados relacionados à mudança de endereço, por exemplo. Vale ressaltar que, o aluno que utiliza o transporte escolar, necessariamente contempla os critérios estabelecidos na Resolução

NOM - NÚCLEOS DE OBRAS E MANUTENÇÃO

(7)

27/2011. Portanto, quando deixa de atender tais critérios, deverá ser excluído do transporte escolar.

Nos casos de eventuais inclusões de alunos no cadastro de transporte, a escola deverá informar este CIE, para que possamos proceder à homologação das mesmas. (4668-9855).

Assunto: Boletim Semanal da SED

Semanalmente a Secretaria Digital envia para todos os servidores o Informativo SED. Nesta semana, o informativo foi enviado na segunda-feira, dia 25/04, com o título: Informativo SED 015 - 2016 - Tutorial Módulos Fechamento 2016 e Avaliações.

Fiquem atentos!

Assunto: Dica do Dia

Além do Informativo, a SED disponibiliza diariamente, por e-mail, a Dica do Dia, trazendo dicas importantes para os seus usuários.

Importante verificar os e-mails várias vezes ao dia para manter-se atualizado!

Assunto: Página Acessa Escola

Foi desenvolvida uma página nova para o Programa Acessa Escola onde estão reunidas todas as informações pertinentes ao Programa. A nova página fica hospedada no portal da Secretaria de Educação e reúne informações como relatórios, sistema de indicação de responsáveis, sistema de abertura de chamados e dados sobre as salas do Acessa.

(8)

Segue o endereço para acessar a página oficial do Programa Acessa Escola:

http://www.educacao.sp.gov.br/acessa-escola

Dentre as informações disponíveis na página, destacamos o Sistema de Indicação de Responsáveis.

O Sistema de Indicação de Responsáveis será acessado por meio da página do Acessa Escola http://www.educacao.sp.gov.br/acessa-escola

O Sistema de Indicação de Responsáveis é o canal oficial que o (a) Diretor (a) de Escola deverá utilizar para fazer a indicação, edição e troca de responsáveis e

dinâmicas das salas do Programa Acessa Escola.

É fundamental que os responsáveis indicados pelo (a) Diretor (a) estejam atualizados no sistema.

Reiteramos que, de acordo com a Resolução SE 17/2015 todas as escolas que fazem parte do Programa Acessa Escola e aquelas que fizeram parte do Aventuras Currículo+ em 2015, devem indicar pelo menos dois responsáveis e uma dinâmica de abertura e fechamento das salas.

Assunto: Base do Conhecimento Secretaria Escolar Digital

Você já conhece a Base do Conhecimento da SED?

Nessa biblioteca digital, você encontrará todos os boletins, comunicados e manuais disponíveis para o uso da plataforma.

(9)

Para acessar, os servidores devem utilizar a conta de e-mail institucional @professor ou @educacao.

Clique aqui

Assunto: Tutorial Fechamento – 2016 Avaliações

O módulo Fechamento foi redesenhado. A partir de agora, não há mais Fechamento do Bimestre, somente Fechamento do Conselho. Foi disponibilizado para os professores um novo módulo chamado “Avaliações”, que possui algumas funcionalidades para auxiliar o professor no fechamento das notas. Seu uso é facultativo. Para utilização desse módulo, veja as instruções no final do tutorial. Caso o professor não utilize o módulo “Avaliações”, recomenda-se efetuar a digitação no Fechamento somente após a reunião do conselho, pois, a partir do momento em que as notas forem salvas no Fechamento do Conselho, serão migradas automaticamente para o Boletim Escolar, possibilitando a visualização pelos alunos.

O tutorial referente aos módulos fechamento 2016 e avaliações foi encaminhado as Unidades Escolares através do email institucional, estando o mesmo também disponível no link acima.

Assunto: Reclassificação 2016

Informamos que o prazo, para a Escola / Diretoria de Ensino registrar a reclassificação no Sistema de Cadastro de Alunos por meio da opção 10.4.1 - INCLUSÃO DA RECLASSIFICACAO DO ALUNO - POR R.A. será no último dia

letivo do 1º Bimestre, segundo Calendário Escolar (HOMOLOGADO). Após

essa data o Sistema estará indisponível para essa operação.

Esclarecemos que as solicitações incompletas ou recebidas após essa data não serão registradas no Sistema de Cadastro de Alunos.

(10)

Situação

Reclassificação disponível

para a Escola - casos

comuns de avanço de

apenas 1 (UM) Ano (Ensino Fundamental) Série ( Ensino Médio). Reclassificação não disponível para a escola: a) Reclassificação cujo avanço do aluno é para mais de uma série/ano; b) Outros casos. Procedimento Registrar a reclassificação no Sistema de Cadastro de

Alunos por meio da

opção 10.4.1

A solicitação deve ser encaminhada, a Diretoria de Ensino acompanhada dos seguintes documentos: 1) Ofício com a solicitação da escola para a reclassificação do aluno com informações sobre número da classe, número da chamada da nova classe e data da reclassificação, 2) Parecer circunstanciado favorável da supervisão de ensino; 3). De acordo do Dirigente Regional. 4) Encaminhamento ao CIE. Prazo

Último dia letivo do 1ª bimestre, segundo o CALENDÁRIO ESCOLAR

HOMOLOGADO.

Lembramos que este comunicado, já foi encaminhado através de E-mail institucional.

Assunto: Sistema Educacenso – 2ª etapa – Situação Final do Aluno 2015

Não tem previsão para abertura do período de verificação/conferencia/correção. Estamos aguardando novas orientações do INEP para realizar a convocação, conferências e imprimir os recibos (fiquem atentos ao e-mail).

(11)

Assunto: Cadastro do Profissional Escolar em Sala de Aula – Censo Escolar 2016

Informamos que no período de 19/04 a 13/05/2016 estará disponível no Sistema de Cadastro de Alunos (JCAA,008) a opção 08 - CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR EM SALA DE AULA para inclusão das informações do Profissional Escolar em Sala de Aula.

Em caso de dúvida, favor entrar em contato com o responsável pelo atendimento da DE.

Guia: Cadastro de Profissional em sala de aula

Assunto: EDUCACENSO 2016

Lembramos que a data base CENSO será na última quarta-feira do mês de maio, este ano em 25/05/2016.

Solicitamos que todas as solicitações/inclusão de alunos/inclusão de profissional em Sala/Projetos que são indicados no sistema cadastro de Alunos/Coleta de Classes/Turmas de Educação Física Noturna/ Sala de Recurso/Itinerância estejam todos no sistema para que seja espelhada a realidade de todas as unidades e que sejamos transparentes nas informações que compõe as nossas atribuições.

Informação - 01

Parecer 95/2015

CUMPRIMENTO DE DECISÃO INTERLOCUTÓRIA PROFERIDA EM MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO

A Assistência Técnica – AT/CGRH comunica a concessão de medida liminar, em sede de Mandado de Segurança Coletivo – Processo nº:

(12)

56.2016.8.26.0053, da 14ª Vara da Fazenda Pública, impetrado pela Udemo - Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo em face da Sra. Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos/SEE.

A decisão interlocutória CONCEDE a “liminar parcialmente para suspender a

aplicação do parecer PA n. 95/2015, da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, quanto ao determinar que se faça constar em prontuário do servidor, com desconto de vencimentos, como falta injustificada sua ausência ao trabalho se e enquanto inexistir decisão final do DPME acerca de requerimento de licença-saúde, anotação em prontuário e desconto de vencimentos que somente poderão ser efetuados a partir da publicação do Diário Oficial da decisão final referida ainda que, a respeito, pendam de apreciação eventuais requerimento de reconsideração ou de recurso, visto não terem efeito suspensivo, ficando, ainda, suspensa a aplicação de aludido parecer no que colidir ou ilidir a aplicação do art. 42, parágrafo único, do Decreto Estadual n. 29.180/88.”

Diante da liminar concedida, e, conforme orientação do Procurador do Estado responsável pelo feito, informamos a adoção dos seguintes procedimentos:

1. A medida liminar somente será aplicada a partir de 11/03/2016 (data da impetração do Mandado de Segurança), bem como é cabível apenas aos associados da Udemo - Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo;

2. A unidade escolar ou administrativa não deverá lançar falta injustificada no BFE, no período compreendido entre o protocolo do pedido de licença para tratamento de saúde e a decisão final publicada pelo Departamento de Pericias Médicas do Estado de São Paulo – DPME, cabendo o registro de frequência regular, por meio do código 001, para fins de liberação do pagamento devido;

(13)

3. Caso haja publicação de decisão favorável de concessão de licença para tratamento de saúde pelo DPME, o órgão de controle de exercício deverá manter o registro de frequência regular;

4. Na hipótese da publicação da decisão final denegatória, a unidade escolar ou administrativa deverá retificar o BFE para registrar falta injustificada e encaminhar a folha de pagamento para o devido desconto, bem como adotar as providencias elencadas no Boletim Informativo CGRH nº 1/2016.

Quanto à decisão de suspender a aplicação do PA 95/2015 no que ilidir ou colidir com o parágrafo único do artigo 42 do Decreto nº 29.180/88, informamos que não se caracteriza essa possibilidade, pois o citado dispositivo foi revogado pela LC nº 1.123/2010, que deu nova redação ao artigo 185 da Lei nº 10.261/68.

O parágrafo único do artigo 42 do Decreto nº 29.180/88 estabelecia que se a decisão final do DPME sobre o pedido de prorrogação de licença for pela sua degeneração, as faltas registradas no período, compreendido entre a data de término da licença anterior e a data de publicação do despacho denegatório, serão consideradas como de licença, independentemente de novo pronunciamento daquele órgão.

Ocorre que a LC nº 1.123/2010, que deu nova redação ao artigo 185 da Lei nº 10.261/68 dispondo que as licenças saúde não serão concedidas em prorrogação, portanto houve a revogação tácita do parágrafo único do artigo 42 do Decreto nº 29.180/88, não havendo possibilidade da aplicação do PA 95/2015 ilidir ou colidir com esse dispositivo.

(14)

Informação - 01

Reconsideração da Inscrição Concurso de Remoção QAE/Sup. Pedagógico 2016

Sr. (a) Diretor (a) de Escola

Pertinente ao Concurso de Remoção em epígrafe, informamos que se encontra previsto para 29/04/2016, a publicação da Classificação Geral, o Despacho das inscrições indeferidas e o Comunicado estabelecendo o período de 29/04 a 03/05, para que os candidatos inscritos solicitem, se necessário, RECONSIDERAÇÃO da inscrição. Assim, solicitamos atenção especial para as seguintes informações:

Candidato - Procedimentos:

A partir das 8h do dia 29/04/2016 até às 18h do dia 03/05/ 2016, o candidato poderá consultar no Sistema – GDAE, através da guia “Consultas”, acessando a opção “Documento de Confirmação de Inscrição”, por meio do qual será possível visualizar a Avaliação de Títulos e verificar se os dados ali contidos pertinentes à avaliação, deferimento, dados pessoais, funcionais e classificação de sua inscrição encontram-se corretos.

Para ao acesso ao sistema, o candidato deverá registrar no sistema GDAE o mesmo login e senha utilizados para inscrição. Caso necessário, gerar nova senha clicando em “Obter Acesso ao Sistema”.

Caberá reconsideração contra indeferimento por União de Cônjuges, pontuação pertinente à avaliação de títulos e correção de dados funcionais (somente após a alteração no cadastro funcional PAEF).

Assim, caso necessite de reconsideração, deverá na guia “Cadastro”, clicar em “Pedido de Recurso/Reconsideração (Inscrição)”, e no campo “Motivo” redigir a solicitação pleiteada. Para finalizar, clicar em “Confirmar”.

(15)

Alertamos que depois de gravada a solicitação, não mais será possível o candidato acessar ou alterar a reconsideração.

Efetivada a solicitação de reconsideração, o candidato deverá se for o caso, entregar documentos ao superior imediato – órgão de classificação na qual tem o cargo classificado, no prazo determinado em Comunicado.

Obs. – Não será possível deferir solicitações de desistência do Concurso, assim como exclusão e alteração de indicações.

Informação - 02

Atribuição de Classes e Aulas/2016 – Acolhimento de Docentes eventuais da categoria “S”

Pertinente ao Processo de atribuição de classe e aulas/2016, conforme Boletim enviado, Edição 4 de 11/04/2016, informação 3, página 5, item 3, informamos que os docentes da categoria “S” detectados pelo sistema foram contatados através de e-mail automático enviado pela PRODESP, e desta forma, as Unidades Escolares passarão a receber o contato destes docentes.

Uma vez que o docente poderá contatar uma Unidade Escolar que não seja a sua, por não saber muitas vezes onde sua Portaria foi aberta, solicitamos recebê-lo e orientá-recebê-lo, através de consulta ao sistema, qual é sua Unidade Escolar, a fim de encaminhá-lo à mesma.

Caso pertença à sua Escola, fazer os devidos encaminhamentos e confirmar sua inscrição no GDAE, para fins de posterior pagamento.

Informação - 01

Atribuição de Classes e Aulas/2016 – PA, PAA e Apoio Escolar

Pertinente ao processo de atribuição de classes e aula/2016, ainda não há autorização para atribuição dos projetos PA, PAA e Apoio Escolar.

(16)

Solicitamos que não realizem a atribuição dos mesmos, o que acarretará em prejuízo financeiro ao docente cuja atribuição será tornada sem efeito.

Concurso “Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti”

Divulgamos a seguir o Concurso “Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes

aegypti,” promovido pelo Ministério da Educação, que escolherá vídeos de 90

segundos que apresentem de forma criativa o trabalho desenvolvido nas escolas brasileiras para o combate do mosquito Aedes aegypti. O concurso é voltado

para unidades de ensino da Educação Infantil a Graduação (contemplando, portanto, Anos Iniciais e Finais do EF e Ensino Médio) das redes pública e

privada, e receberá vídeos que deverão considerar o trabalho desenvolvido a

partir da Semana de Mobilização Família na Escola, que ocorreu de 04 a 09 de

abril. Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria e

nível de ensino. O vídeo deverá ser produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável, e até três alunos. Os trabalhos

vencedores de cada unidade da federação concorrerão na etapa nacional que elegerá dois vencedores: um escolhido pela Comissão Julgadora e um indicado por júri popular. Os vencedores das etapas regionais serão agraciados com certificados a serem entregues em cerimônia realizada na unidade da federação de origem. Os vencedores da etapa nacional serão agraciados com certificados que serão entregues em cerimônia a ser realizada em Brasília e participarão de um curso de formação a ser realizado na capital.

O Regulamento completo do concurso está disponível no endereço eletrônico http://zikazero.mec.gov.br/?pagina=concurso e as inscrições devem ser feitas

de 23 a 31 de maio de 2016 no mesmo site. Em caso de dúvidas, e para ter

mais informações, acesse o site do concurso ou entre em contato através do e-mail pesquisareconhecer@mec.gov.br.

(17)

Etapas Finais do Processo Eleitoral dos Grêmios Estudantis

Prezados Diretores/Vice-Diretores de Escola

A SEE/SP encaminha para que respondam a pesquisa da posse das chapas vencedoras até o dia 04/05/2016. O acesso se dará pela Secretaria Escolar Digital- SED, somente no perfil do diretor ou do vice-diretor.

Obs. Quando acessarem a Secretaria Escolar Digital aparecerá o banner do Grêmio Estudantil, só clicar no banner e este conduzirá os passos para o questionário.

Currículo em Foco: Ciências da Natureza

A ação Currículo em Foco: Ciências da Natureza visa intensificar e acompanhar o trabalho junto às Diretorias de Ensino e Unidades Escolares, tendo como foco o desenvolvimento orientado de habilidades do Currículo de Ciências da Natureza.

A finalidade é compor as ações que já são desenvolvidas nas Diretorias de Ensino e garantir um espaço para atividades formativas e de acompanhamento. Para isso, serão disponibilizados materiais de apoio que irão complementar as estratégias e propostas já utilizadas pelos PCNPs, a fim de apoiar o trabalho dos

professores de Ciências, Biologia, Química e Física nas UEs.

Esta ação é composta por um plano de trabalho trienal que discutirá os seguintes temas:

 2016: Currículo de Ciências da Natureza e Metodologia da Pesquisa

Científica

 2017: História da Ciência e Linguagem Científica  2018: Ensino por Investigação

Além destes temas, todo o trabalho será articulado às etapas da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo – FeCEESP e às ações que já ocorrem sobre os Temas Transversais, principalmente Educação em Saúde e Educação Ambiental.

(18)

Abril:

 Lançamento da ação.

 Videoaula “Ensino de Ciências – Reflexões e Perspectivas 2016”.

Maio

 Devolutiva da ação, pelos professores, através do formulário eletrônico, após assistir a videoaula (até 16/maio).

 Documento Orientador “Habilidades do Currículo de CN”

 Videoaula “Ensino de Ciências – Metodologia da Pesquisa Científica”  Lançamento da 4ª FeCEESP

Festival de Animação

O 6º Festival de Animação Animando o Ambiente já está com suas inscrições abertas. Este ano o tema é a ser focado é “Fora Aedes” e tem por objetivo mostrar, através da animação audiovisual, as maneiras de combate ao mosquito Aedes aegypti. Para conhecer mais sobre o projeto e fazer a inscrição de suas animações acesse www.animandooambiente.com.br

11ª AAP- AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO

As Erratas da 11ª AAP- AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO, se

encontram na intranet pelo seguinte link:

https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/CGEB/AAP11aedicao1 obimestre2016/Errata%2020_04_2016.pdf

Os resultados das provas deverão ser inseridos no SARA, da Secretaria Escolar Digital, que se encontrará aberto para esta finalidade no período de 28 de abril a 13-05-2016.

Lembramos que lançamento dos resultados no SARA – Sistema de Acompanhamento dos Resultados de Avaliações, poderá ter início no dia 28/04/2016 e, atendendo solicitação da rede, fica prorrogado até 20/05/2016.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

O canal do crédito comercial teria sido, segundo estes autores, proposto por Alan Meltzer (1960). 7) afirmam, também, que as empresas com acesso aos mercados financeiros podem

Se você tiver alguma doença hereditária rara, como intolerância a galactose, deficiência de lactase de Lapp ou má absorção glicose-galactose, você não deve tomar Zyrtec ®

O seu médico também necessita saber se você está tomando suplementos de potássio ou certos diuréticos usados para a insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e doença

A expressão desse poder criativo em matéria penal se perfectibilizou por meio da legislação, que garantiria os valores da liberdade, igualdade e segurança (condição