• Nenhum resultado encontrado

Ministro da Defesa recebe presidente da Helibras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministro da Defesa recebe presidente da Helibras"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Ministro da Defesa recebe

presidente da Helibras

Brasília, 30/06/2016 – O ministro Raul Jungmann, reuniu-se nesta quarta-feira (29) à tarde, com presidente da Helibras, Richard Marelli.

Na ocasião, Richard fez uma apresentação para o ministro na qual falou sobre a criação e estrutura da empresa, evolução das vendas, modernização das aeronaves – incluindo sistemas de gerenciamento e processos de transferência de tecnologias.

FONTE: MD

(2)

Helibras entrega 11º Fennec

modernizado

A Helibras entregou, no mês de junho, o 11º Fennec modernizado à Aviação do Exército. O helicóptero ficará baseado em Taubaté, interior de SP, e será utilizado pelo CIAvEx – Centro de Instrução da Aviação do Exército.

A partir desta unidade, novos pilotos poderão ser treinamentos para operação, bem como familiarizados com as mudanças e novos s i s t e m a s q u e f o r a m i m p l a n t a d o s n a a e r o n a v e a p ó s a modernização.

Na fábrica da empresa, em Itajubá, outros 3 Esquilo/Fennec do Exército seguem em processo de modernização para entrega ainda este ano.

(3)

FONTE: Convergência Comunicação Estratégica

Corpo de Bombeiros de MG

usará pista da Helibras para

pousos e decolagens

Foto:Marcelo Sant’anna/ Imprensa MG

Parceria firmada entre a empresa e a Prefeitura de Itajubá facilitará a interação do transporte médico de urgência aéreo e terrestre

(4)

a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinaram um Termo de Compromisso que permite a utilização do heliponto da empresa para pousos e decolagens do helicóptero Esquilo do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

A pista da Helibras servirá de apoio para as missões de transporte aéreo de urgência médica e a interação terrestre com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. A base do Samu de Itajubá fica a menos de 1 km das instalações da empresa, facilitando o atendimento ao paciente e à população do Sul de Minas Gerais.

O Esquilo permanecerá baseado no posto do Corpo de Bombeiros do Sul de Minas, em Varginha. A frota da corporação, que atende todo o estado mineiro, é composta por dois Esquilos e um EC145. A Helibras é parceira da Secretaria Estadual de Saúde de MG, prestando suporte logístico a todos os helicópteros em operação.

(5)

Maria Goretti Oliveira, Secretaria Municipal de Saúde de Itajubá, assina o acordo na fábrica da Helibras. Crédito: Helibras/ Divulgação

Batizado de Arcanjo 02, o helicóptero foi recebido pela unidade dos Bombeiros do Sul de Minas em abril deste ano. A aeronave faz o transporte e resgate da população e vem operando também em atendimentos pré-hospitalares de alta complexidade em conjunto com o SAMU. Para essas missões, o Esquilo tem capacidade de transportar um paciente em maca e uma equipe composta por bombeiros, um médico e um enfermeiro. Equipada com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a aeronave transportará os profissionais nos atendimentos pré-hospitalares como: transferências inter-pré-hospitalares de urgência, captação de órgãos, transporte aeromédico, bem como, por parte do Corpo de Bombeiros, em atividades de prevenção aquática, salvamento em altura, incêndios florestais, transporte e resgate em locais de difícil acesso e transporte

(6)

de equipe especializada.

FONTE:Convergência Comunicação Estratégica

Airbus Helicopters avança no

projeto Clean Sky 2

Airbus Helicopters avança no projeto Clean Sky 2 com aeronave demonstradora eco-eficiente de alta velocidade

A Airbus Helicopters atingiu um importante marco no início deste ano no desenvolvimento de um helicóptero demonstrador de alta velocidade como parte do programa de pesquisa europeu Clean Sky 2, que visa encontrar soluções eficientes e sustentáveis para a aviação.

(7)

O protótipo com design inovador da fuselagem acaba de passar por ensaios em túnel de vento nas instalações da Airbus Helicopters. Os testes comprovaram a viabilidade do projeto escolhido em termos de eficiência, sustentabilidade e desempenho, abrindo o caminho para uma revisão preliminar do projeto, esperada para o final de 2016.

Enquanto isso, o desenvolvimento global registrou o seu primeiro marco oficial envolvendo todos os principais parceiros industriais, concluindo a fase de pré-projeto.

Com base na tecnologia do X3, projeto já consolidado pela empresa, o demonstrador Clean Sky da Airbus Helicopters vai ajudar a refinar as configurações aerodinâmicas em compostos e fazer um protótipo mais próximo do design operacional que possa atender aos requisitos futuros de maior velocidade, melhor relação custo-benefício e com reduções drásticas de emissão de poluentes e de ruídos. Os testes em voo do protótipo estão previstos para começar em 2019.

“É uma honra conduzir esse projeto em conjunto com a Clean Sky Joint Undertaking e o grande número de empresas europeias que participam desse desenvolvimento. A nossa ambição é nos tornarmos referência na indústria de helicópteros, de forma a projetar uma visão ousada para o futuro desse meio de transporte”, disse Jean-Brice Dumont, diretor técnico da Airbus Helicopters.

(8)

“Nosso demonstrador Clean Sky não será apenas o mais veloz, ele vai ajudar a utilizar a velocidade de forma mais inteligente, procurando a melhor equação entre custo-eficiência, sustentabilidade e desempenho de missão. Queremos quebrar a barreira do custo, geralmente associado com o aumento da velocidade e alcance, e abrir o caminho para novas missões a partir de 2030, fornecendo serviços essenciais de transporte de emergência ou transporte porta-a-porta para os passageiros”.

O desenvolvimento do demonstrador conta com uma ampla rede europeia de parceiros industriais que estão trazendo as suas capacidades técnicas e conhecimentos para o projeto. Enquanto as instalações da Airbus Helicopters na França, Alemanha, Espanha e Polônia estão envolvidas em atividade de design estrutural e mecânica, outros países como a Romênia, Itália e Reino Unido também contribuem amplamente com conhecimentos para os pacotes de design e a fabricação.

(9)

Ron Van Manen, gestor do programa Clean Sky, destacou que “o projeto do demonstrador LifeRCraft do programa Clean Sky 2 reunirá capacidades de pesquisa de toda a Europa, endereçando as lacunas tecnológicas em sistemas, estruturas e design geral, demonstrando a viabilidade de um helicóptero que pode trazer uma nova combinação de capacidade, alcance e velocidade para o mercado de aviação. Particularmente, em todas as missões que exijam uma resposta rápida ou que o alcance seja um requisito fundamental (como nas ações humanitárias, evacuação médica ou busca e salvamento), este conceito de aeronave poderá trazer benefícios importantes para o público e abrir novas oportunidades de mercado que irão fortalecer a posição competitiva já privilegiada do setor de aviação da Europa”.

(10)

H225M: Posição oficial das

Forças Armadas Brasileiras

Por Guilherme Wiltgen

Devido ao acidente com a a aeronave H225, que caiu perto de Turøy, na Noruega, em 29 de abril deste ano, a Autoridade de Aviação Civil da Noruega e da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) proibiram todos os voos com o Airbus Helicopters H225/EC225LP e AS332L2, inclusive os empregados nas operações de busca e salvamento (SAR), depois que os investigadores disseram ter encontrado provas da fadiga na MGB (Main Gearbox) do H225 prefixo LN-OJF.

(11)

H225 LN-OJF Foto: Flyprat

Defesa Aérea & Naval (DAN) entrou em contato com os centros de comunicação social das Forças Armadas Brasileiras afim de obter a posição oficial, quanto a situação operacional das aeronaves modelo H225M e também dos Super Puma e Cougar, utilizados pela Marinha e o Exército, respectivamente.

Abaixo, seguem na íntegra as respostas enviadas ao DAN:

Força Aérea Brasileira

“A FAB determinou, no dia 2 de junho, a paralisação imediata das aeronaves VH-36 e H-36, até que novas informações sejam fornecidas pela Airbus Helicopter (AH) ou European Aviation Safety Agency (EASA).

Atenciosamente,

_____________________________________________ CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA Assessoria de Imprensa“

(12)

Exército Brasileiro

“Em atenção à sua solicitação formulada por meio de mensagem eletrônica de 03 de junho de 2016, o Centro de Comunicação Social do Exército informa o que se segue:

1. Com relação às aeronaves HM-3 (COUGAR), a versão utilizada pelo Exército Brasileiro não se enquadra na versão indicada pela European Aviation Safety Agency (EASA), portanto, permanecendo em operação normal.

2. Com relação às aeronaves HM-4 (JAGUAR) (H225M), foram colocadas “on ground”, atendendo à recomendação do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP), órgão da Força Aérea Brasileira, atual Coordenador Logístico da frota das três Forças Armadas.

Atenciosamente,

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO EXÉRCITO BRASILEIRO

(13)

BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA“

Marinha do Brasil

“Em atenção à sua solicitação, participo a Vossa Senhoria que a frota de aeronaves UH-14, por não estar incluída dentro dos modelos relacionados com o acidente ocorrido na Noruega, em 29 de abril, está disponível para voo.

A Marinha do Brasil, em conjunto com o Exército e a Força Aérea Brasileira, realizou a revisão do relatório do acidente e, por questões de segurança, colocou a frota de aeronaves H225M (UH-15) da MB indisponível para voo, até que mais informações sobre a investigação do ocorrido sejam prestadas pelo fabricante da aeronave.

Atenciosamente,

FLÁVIO AUGUSTO VIANA ROCHA Contra-Almirante

(14)

NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece ao CECOMSAER, ao CCOMSEx e ao CCSM, pelo pronto atendimento à nossa solicitação, proporcionando ao DAN, informar de forma correta e oficial a seus leitores sobre o assunto.

Esquadrão HU-1 completa 55

anos

(15)

Por Guilherme Wiltgen

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), é primeira unidade aérea da Marinha do Brasil e foi criado através do Aviso Ministerial 1.003, de 06 de junho de 1961, tendo como primeiro Comandante o Almirante-de-Esquadra (AvN) José Maria do Amaral Oliveira.

O HU-1 vem desde a sua ativação em 17 de abril de 1962, participando de quase todas as operações aeronavais, tendo seus helicópteros presença constante nos exercícios e missões. O Esquadrão ocupou, inicialmente, as instalações do CIAAN, no Km 11 da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, que se encontravam desocupadas desde a transferência deste Centro para São Pedro da Aldeia.

Operacionalmente, o HU-1 começou a sua vida com cinco oficiais, trinta praças e três helicópteros WS-55 Whirlwind

(16)

Série I, sendo que apenas um tinha condição de voo.

Nestes 55 anos, o HU-1 operou com onze aeronaves diferentes, entre elas o UH-2A Wasp, carinhosamente chamada de “ABELHA”, que participou da primeira Operação Antártica a bordo do NApOc Barão de Teffé (H 42) em 1982, sendo também a primeira aeronave brasileira a pousar no continente gelado.

(17)

Hoje, o HU-1 possui no seu inventário nove helicópteros Helibras Esquilo monomotor (UH-12) e oito Esquilo biturbina (UH-13) para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento; lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; guarda de aeronaves diurna no NAe São Paulo (Pedro); busca e salvamento (SAR); apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de “O FAZ TUDO” ou somente “TUDÃO”.

No dia 31 de janeiro, uma aeronave UH-12 Esquilo embarcou na Fragata Independência (F 44) para, pela primeira vez, integrar o Destacamento Aéreo Embarcado da Operação Líbano IX.

(18)

” IN OMNIA PARATUS” (PREPARADO PARA TUDO)

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença