• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

2016

1ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS

Aluno(a): Nº

Ano: 9º Turma: Data: 14 / 03 /16 Nota:

Professor(a): Letícia Silva Valor da Prova: 40 Pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

- Estrutura do texto dissertativo - Orações Subordinadas Adverbiais

- Interpretação de texto e redação dissertativa

1ª Questão: Uma fábrica de ilusões chamada Big Brother Brasil

Segundo a Rede Globo de Televisão, a final do BBB já contou com mais de 76 milhões de votantes, o que representa um número altíssimo se eliminarmos os que de alguma forma são “excluídos” da orgástica “Era da informação”. Mas o que leva tantas pessoas a consumirem o produto Big Brother Brasil? – E quando digo consumir o BBB, estou falando não apenas dos telespectadores, mas de todos que de alguma forma pagam e sustentam um dos maiores caixas da Rede Globo; dos que pagam para votar até o sujeito que compra ringtones, papéis de paredes e outros “brindes”.

Os consumidores em potenciais do BBB apresentam inúmeros sintomas que os afetam psicologicamente, socialmente e fisicamente. Mas todos são encobertos pelo manto da “normalidade”. Apenas quem não se enquadra na normalidade da sociedade é considerado doente, o problema é que, conforme apontado por Freud em “O mal-estar na civilização”, as civilizações podem ser patológicas. A ideologia da normalidade nos aponta que quem assiste BBB é um sujeito “descolado” que aprende a conviver com os outros na medida em que visualiza as vivências daqueles participantes. Aprende a competir? A trapacear? A naturalizar as diferenças sociais? A inventar causas e efeitos para comportamentos e sair psicologizando bobagens? A reduzir a vida apenas à competição desenfreada por status e dinheiro? A distorcer a própria imagem corporal em detrimento da imagem do outro apresentada na tv? …

Uma receita de sucesso do Capitalismo é manejar seres humanos através do manejo dos objetos. Melhor ainda quando os seres humanos são os próprios objetos, ou, quatorze objetos expostos em uma fantástica casa que vende de tudo. Uma vitrine reluzente que oferece desde bens materiais a padrões subjetivos espera-se que homens e mulheres ajustem suas condutas às representadas pelos objetos humanos ou “quase humanos”.

O ideal dessa lógica é transformar você em objeto, com data de expiração iminente para que o descontentamento seja constante, de modo que – até que a morte os separe –, os seus desejos estejam sincronizados ao curto tempo de sobrevivência dos desejos ideológicos.

Pedro Bial, Paulo Roberto Amorim, Daniela Cicarelli, Gugu, Faustão, Gasparetto, Emílio Zurita… difícil é dizer quem consegue mutilar mais ideais de vida humana pelos ideais do lucro.

Fonte: http://www.logdemsn.com/2008/03/27/uma-fabrica-de-ilusoes-chamada-big-brother-brasil/ – 29/11/2009 –

COLÉGIO XIX DE MARÇO

Educação do jeito que deve ser

(2)

a) Analisando o fragmento abaixo, conforme contexto do enunciado, CLASSIFIQUE, de acordo com a conjunção ‘se’ que a introduz, o tipo de oração subordinada destacada.

...76 milhões de votantes, o que representa um número altíssimo se eliminarmos os que de alguma forma são “excluídos” da orgástica “Era da informação”.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ b) EXPLIQUE a situação relacionada à oração principal.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(3)

2ª Questão:

O texto publicado na Galileu de abril mostra o que, ou melhor, quem causa, como o título sugere, a obesidade.

Analisando o infográfico acima, indique a alternativa que reúne o maior número de condutas que contribuem para esse mal.

a) Junk Food; herança genética; classe social e maternidade tardia. b) Falta de sono; poluição; alcoolismo e etnia.

c) fumo; etnia; herança gestacional e prática de exercícios. d) Poluição; ar condicionado; comida diet e falta de exercícios. e) doces; remédios; maternidade adolescente e fumo.

3ª Questão:

Observe os períodos:

• Quando ingerimos junk food, adquirimos problemas de saúde.

• Embora tenha parado de fumar, ainda demonstrava uma saúde precária. • As pessoas devem se alimentar bem, para que tenham mais saúde.

Os fragmentos em destaque cumprem sintaticamente a função de orações subordinadas adverbiais. Identifique, nas alternativas que seguem, as circunstâncias que essas orações acrescentam aos períodos em que estão inseridas.

a) tempo, causa e condição. b) concessão, finalidade e tempo. c) tempo, concessão e finalidade. d) conformidade, tempo e causa. e) consequência, proporção e tempo.

Leia, com atenção, o texto a seguir. Em seguida, responda às questões 4 e 5: A publicidade na TV

O pesquisador Jesus Martín Barbero diz que, através da publicidade, nossa sociedade constrói dia a dia a imagem que cada um tem de si. Para ele, a publicidade é u espelho, apesar de bem deformado, pois a imagem do lado de lá é muito mais bela que a imagem do lado real.

A publicidade, no passado, teve a função de vender produtos. Era sua razão de ser. Hoje, ela tem outra função muito especial: a de demonstração de modelos a serem seguidos, isto é, apresentação de padrões físicos, estéticos, sensuais, comportamentais, aos quais as pessoas devem se amoldar. A publicidade dita regras de reconhecimento e valorização social. (...)

Se no passado ela funcionava como a TV, as revistas A, o cinema, apresentando indiretamente esses modelos estéticos, hoje, a venda de mercadorias – sua aparente razão de ser – tornou-se secundária.

Em primeiro lugar, ela vende, define, idealiza os modelos estéticos¹, sexuais e comportamentais.

Além disso, a publicidade na sociedade industrial capitalista funciona como um reforço diário das ideologias², do princípio da valorização das aparências, da promoção de símbolos de status (carros, roupas, ambientes, bebidas, joias, objetos luxuosos de uso pessoal). De certa maneira, como no humor B, a publicidade reforça também tendências negativas, encobertas ou disfarçadas, da cultura. Ela confirma diferenças, segregações³, distinções, trabalhando em concordância com os preconceitos sociais e com as discriminações de toda espécie (...). Em suma, ela é produzida para estar de acordo e, portanto, para reforçar as desigualdades e os problemas sociais, culturais, étnicos ou políticos. Essa função reforçadora é seu suporte para a venda de mercadorias, pois, ao mesmo tempo que incita4 ao consumo, é o próprio veículo, o transporte dos valores e dos desejos que estão ancorados na cultura que as consome. As mercadorias trazem em si, incorporado, tudo aquilo que a sociedade (...)

A publicidade, especialmente a de TV, veicula valores: a raça branca (dominante) é transmitida, por exemplo, como a única bela, modelar5, válida. No Peru, na África, no Nordeste

(4)

brasileiro, a criança branca de olhos azuis, docemente cuidada por sua mãe loira, de cabelos sedosos e aveludados, é o tipo ideal de publicidade.

A pesquisadora alemã Karin Buselmeler realizou uma interessante pesquisa sobre a imagem da mulher na televisão. Ela constatou, em primeiro lugar, que a mistificação6 do trabalho doméstico ocorre de forma mais clara na publicidade, colocando os afazeres7 de casa como um "trabalho nobre" de mulher. A mulher aparece nesses quadros como a responsável pela

felicidade da família, felicidade só atingível pela aquisição de produtos oferecidos pela publicidade. O filho teria poucas chances de brincar, no parque infantil, se não cuidasse atentamente de seus cabelos; o marido, se não possuir a camisa branca, brilhante, será olhado de modo atravessado pelos colegas. De tudo isso a mulher tem de cuidar. (...)

Em resumo, concluímos então que a publicidade trabalha através da promoção de puras aparências: não se compram mercadorias por suas qualidades inerentes8, nem pelo seu valor de

uso9, mas pela imagem que o produto veicula no ambiente da vida do consumidor. Nenhuma dessas

mercadorias realiza de fato o que promete, isto é, nenhum cigarro propicia aventuras, nenhum carro traz vida luxuosa, nenhum uísque conquista mulheres. Em todos esses casos, o produto é inteiramente secundário: as pessoas são seduzidas por alguma coisa que está fora e muito além dele.

FILHO, Ciro Marcondes. Televisão — A vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1988. p. 77-80.

Vocabulário:

1. estético: relativo à beleza.

2. ideologia: o conjunto das ideias próprias de um grupo ou de uma classe social; reflete-se nos

seus valores, comportamentos e modo de ver o mundo.

3. segregação: discriminação. 4. incitar: estimular, instigar. 5. modelar: que serve de modelo.

6. mistificação: ato ou efeito de mistificar; elevar

a uma condição de destaque, envolver em mistério.

7. afazeres: trabalhos, ocupações.

8. inerente: próprio; que está naturalmente ligado a alguma coisa.

9. valor de uso: valor ou importância que tem a mercadoria para a pessoa que a consome. 4ª Questão:

No 1º parágrafo do texto, a "publicidade" é comparada a um espelho. Com base na leitura de todo o texto, responda:

a) Por que é feita essa comparação?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ b) Por que a imagem, oferecida pelo espelho, é distorcida?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(5)

c) O que, na "publicidade" atual, ganha mais importância do que o próprio produto oferecido? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 5ª Questão:

a) A "publicidade" tem cumprido um papel conservador ou transformador, em relação aos valores ideológicos da sociedade? Por quê?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ b) De acordo com o penúltimo parágrafo do texto, a publicidade demonstra a imagem de que os afazeres domésticos da mulher são “nobres”. Por quê?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ c) Indique o tema e o tipo de argumento utilizados no texto.

I)Tema: _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ II)Argumento: ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

6ª Questão: Classifique as orações subordinadas em destaque nos textos a seguir.

Texto 1 – Machismo enrustido

Você já notou que, na maioria das vezes, quando o produto é dirigido ao público feminino I, quem fala na tevê ou no rádio é um homem?

Segundo os especialistas, dessa forma fica mais fácil convencer a mulher a consumir o produto II, pois, mesmo sem ter consciência, ela associa a voz masculina à voz de um pai autoritário, ou à de um marido machista e não ousa desobedecer.

No caso do público masculino, a voz feminina é utilizada para transportar o consumidor a um mundo sensual, de conquista e prazer.

(6)

Texto 2 – Você sabia?

Por que há música ambiente em várias lojas e supermercados?

Por que as escadas de um shopping center costumam ficar nas extremidades de cada andar? Especialistas em marketing e psicossociólogos, que estudam o consumo, explicam que tudo é planejado para que o cliente consuma mais III. A música, por exemplo, tende a nos relaxar e reforça a sensação de prazer que temos no momento da compra. As escadas dos shoppings, estrategicamente instaladas nas extremidades dos pisos, nos obrigam a passar na frente de várias lojas e, inevitavelmente, comprar mais.

Texto 3

“Se no passado ela funcionava como a TV IV, as revistas, o cinema, apresentando indiretamente esses modelos estéticos, hoje a venda de mercadorias – sua aparente razão de ser – tornou-se secundária.”

I – _______________________________________________________________________ II – ______________________________________________________________________ III – _____________________________________________________________________ IV – ______________________________________________________________________ 7ª Questão: Produção de texto

Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: OS IMPACTOS

POSITIVOS E NEGATIVOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A APRENDIZAGEM.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM SALA DE AULA

A globalização é um fenômeno que possibilitou ao homem o desenvolvimento em inúmeros aspectos, dentre estes, a evolução da tecnologia, que vem auxiliando-o, por exemplo, na formação educacional. Os avanços tecnológicos que permeiam a educação vêm transformar as formas de trabalho pedagógico, ampliando o surgimento de novas competências e metodologias de ensino.

Neste contexto, é importante ressaltar que as tecnologias educacionais não substituem o professor, mas o auxiliam em suas aulas, como o caso de materiais on-line, vídeos, jogos, softwares, entre outros que promovem o compartilhamento de conhecimento e a autonomia dos alunos.

Novos tempos exigem novas atitudes e reflexões frente às tecnologias aplicadas ao ensino. Desta forma, destacam-se a necessidade de envolver o aluno na aprendizagem, estabelecendo um sentido ao conteúdo estudado, oferecendo situações práticas de ensino aprendizagem que maximizam as oportunidades de reflexão. A incorporação de tecnologias no ensino passa pela compreensão de suas potencialidades e limitações em relação às formas de interação e construção de significados. [...]

A tecnologia na sala de aula é um dos aspectos que podem mudar a situação da educação, fazendo com que o aluno se torne mais participativo, colaborador, construa opiniões críticas e questione. Porém, a tecnologia não é a redentora da educação, ela necessita do empenho do professor de querer mudar seus métodos de aula, necessita que o educador saiba ensinar seus discentes a manipular a internet, verificar o que é confiável, indicar sites, jogos, redes sociais que façam com que o aluno veja que o conteúdo que ele está aprendendo em aula, se aplica na prática. (FONTE: http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/7646_6015.pdf)

OBSERVAÇÕES:

Não se esqueça de atribuir um título ao seu texto. A redação NÃO será corrigida se for entregue a lápis. Escreva entre 20 a 30 linhas.

(7)

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(8)

Analise a charge a seguir e responda às questões 8 e 9 propostas.

Fonte: http://www.conteudojuridico.com.br/questao,analista-de-transito-gestao-2010-detranpe-funcab-portugues – 16/02/2016 – adaptado.

8ª Questão:

A ironia destacada na charge, quando o personagem do carro diz

‘legal’ ao assaltante que propõe

assaltá-lo, tem o objetivo de

a) alertar sobre o cuidado no trânsito.

b) exibir o golpe de um ladrão.

c) indicar harmonia nos diálogos.

d) mostrar o perigo dos furtos.

e) interagir de forma amigável com o interlocutor

9ª Questão:

Leia o trecho a seguir.

E como eu ia dizendo, é muito mais econômico (...).

A conjunção subordinativa ‘como’, destacada no trecho lido, segundo o seu contexto, tem o sentido que expressa um modo

a) aditivo. b) causal. c) comparativo. d) conformativo. e) concessivo.

(9)

Leia o texto abaixo para responder às questões 10 e 11. PONTOS DE VISTA

Como aproveitar oportunidades, ser criativo e transformar situações difíceis

Por Sérgio Savian* Quanto esforço! Quanta energia jogamos fora ao defendermos com unhas e dentes nosso próprio ponto de vista!

[...]

Se você quer viver bem, aceite outros pontos de vista, diferentes do seu. Relaxe diante da realidade. Não tente persuadir as outras pessoas para que elas assumam a sua forma de pensar e agir. Quando você permanece aberto a todos os pontos de vista, sem prender-se a nenhum deles, você vive muito melhor. Amplia sua visão de mundo. A existência é muito criativa e lhe proporciona um constante aprendizado. Quando se abre ao desconhecido, às novas informações, você se recicla, tudo fica mais fresco e a vida adquire um colorido fantástico.

A gente planeja algo, mas nem sempre as coisas acontecem da forma que imaginamos. Você pode ficar tenso e bravo com isso, mas pode também ter senso de humor e aceitar os fatos como eles se apresentam. Nada de ficar culpando os outros pelo que aconteceu. Se você assumir a responsabilidade a cada momento, sentir-se-á mais potente e senhor de seu próprio destino.

Todo problema traz em si uma oportunidade, portanto não o veja como algo que está contra você. Por isso, pare de lutar tanto, não há motivo. As coisas são como são. Tudo está certo e nada está errado.

*Sergio Savian é terapeuta e escritor especializado em relacionamentos, autor de dez livros. Fonte: http://www.maisde50.com.br/editoria_conteudo2.asp?conteudo_id=7835 – 19/2/2016 – adaptado.

10ª Questão:

.

Segundo o autor do texto, a sugestão para vivermos tranquilamente nas relações sociais é atuar de forma que o nosso ponto de vista seja

a) rejeitado. b) inexistente. c) interagido. d) autoritário. e) único. 11ª Questão:

‘Quando se abre ao desconhecido, às novas informações, você se recicla, tudo fica mais fresco e a vida adquire um colorido fantástico’.

O vocábulo destacado, inserido no contexto presente no discurso do escritor Sérgio Savian, nos apresenta uma maneira adequada de

a) rejeitar o ponto de vista do outro. b) restaurar nossa ação anterior.

c) reforçar ao outro o nosso argumento. d) recordar o nosso ponto de vista. e) relançar o nosso ponto de vista.

(10)

Analise o anúncio abaixo para responder às questões 12, 13 e 14:

12ª Questão:

A campanha publicitária acima apresenta o seguinte slogan “Com Skol, tudo fica redondo”. Relacionando-o com os recursos visuais e demais textos presentes na propaganda, pode-se considerar uma interpretação correta a que está na alternativa:

a) Se o inventor do sutiã bebesse a cerveja Skol, ele seria melhor inventor.

b) Se o inventor do sutiã bebesse a cerveja Skol, pensaria redondo e criaria um sutiã melhor. c) Se o inventor do sutiã bebesse a cerveja, o vestuário teria um fecho mais fácil de ser aberto. d) O sutiã seria mais moderno se seu criador bebesse Skol.

e) O sutiã seria mais atraente se seu criador bebesse Skol.

13ª Questão:

“Se o cara que inventou o sutiã bebesse Skol, ele não seria assim.” Sobre o período acima, é CORRETO afirmar que

a) Ele é uma frase oracional composta por coordenação e possui três orações. b) Ele é uma frase oracional simples e possui uma única oração.

c) Ele é uma frase oracional composta por subordinação e possui duas orações. d) Ele é uma frase oracional composta por coordenação e possui duas orações. e) Ele é uma frase oracional composta por subordinação e possui três orações.

14ª Questão:

As alternativas a seguir apresentam reescritas da frase oracional “Se o cara que inventou o sutiã bebesse Skol, ele não seria assim. Seria assim.”

Assinale a alternativa cujo sentido é EQUIVALENTE ao do enunciado original. a) Caso o cara que inventou o sutiã bebesse Skol, ele não seria assim, mas assim. b) O sutiã é assim e não assim, contanto que o cara que o inventou bebesse Skol. c) O sutiã é assim e não assim porque o cara que o inventou não bebia Skol. d) Como não bebia Skol o cara que inventou o sutiã, ele é assim e não assim.

(11)

15ª Questão: Analise a charge abaixo para responder à questão:

Dos recursos linguísticos presentes nos quadrinhos, o que CONTRIBUI de modo mais decisivo para o efeito de humor é a

a) pergunta que está subentendida no primeiro quadrinho. b) primeira fala do primeiro quadrinho.

c) falta de sentido do diálogo entre candidato e cabo eleitoral. d) utilização de Fulano, Beltrano e Sicrano como nomes próprios. e) ambiguidade que ocorre no uso da expressão pelas costas.

Referências

Documentos relacionados

Eu tenho um ermo enorme dentro do olho. Por motivo do ermo não fui um menino peralta. Agora tenho saudade do que não fui. Faço outro tipo de peraltagem. Quando era criança eu

Há maior concentração de índios na Região Norte, principalmente no Estado do Amazonas, onde existem cerca de 225 etnias ou sociedades indígenas, que falam 180 línguas

recém chegados àquele país. Baseando-se na charge abaixo, assinale a alternativa que mais se aproxima da realidade vivida por esses turistas. a) A ilustração mostra a

1) There are twenty-two players in this sports game. The ball is oval-shaped. We wear helmets and shoulders pads during the matches. My name is Roger. 2) There are twenty-two

a) Tanto Terena quanto Jaguaribe propõem ideias inadequadas, pois o primeiro deseja a aculturação feita pela “civilização branca”, e o segundo, o confinamento de tribos. b)

The magazine, called Roz (the Day) is printed in black and white, the best that Afghan technology can provide at the moment. The articles, in Pushtu and Dari—the main

a ascendência japonesa dos imigrantes permite que eles não venham a sofrer qual quer tipo de discriminação. c) O grande fluxo de brasileiros para o Paraguai ocorre em função do

produtivamente cada minuto da sua vida, claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos. Porque, se não sabem, disso é feita