• Nenhum resultado encontrado

Atividades a realizar no mês de novembro 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades a realizar no mês de novembro 2017"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Atividades a realizar no mês de novembro 2017

Hora do Conto

Atividades de Promoção e Mediação da Leitura

(Quartas e sextas-feiras - sempre que solicitado e mediante disponibilidade) Destinatários: alunos do jardim de infância

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Histórias com Arte

Atividades de Expressão Plástica e Escrita Criativa

(Terças e quintas-feiras - Sempre que solicitado e mediante disponibilidade) Destinatários: alunos do jardim de infância

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Viagem ao Mundo dos Descobrimentos

Esta atividade destina-se a dar a conhecer alguns dos descobridores portugueses, suas descobertas e a vida quotidiana da época

Destinatários: alunos do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Projeto Internet Sénior

O Projeto Internet Sénior tem por objetivo possibilitar um primeiro contato com o mundo dos computadores, sobretudo no que diz respeito à Internet. Decorre na Biblioteca-sede (Loulé), Pólo de Quarteira e Pólo de Salir.

Destinatários: maiores de 55 anos Autores da Semana

Semanalmente a Biblioteca-sede destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores no átrio da Biblioteca.

30 de outubro a 04 de novembro – José Saramago 06 a 11 de novembro – Ramalho Ortigão

13 a 18 de novembro – Maria Teresa Horta 20 a 25 de novembro – Vítor Nogueira

(2)

Noite das Bruxas com Histórias de Gritos Dia 02 – quinta-feira – 21h00

Esta atividade tem como finalidade assinalar o Dia das Bruxas. Miúdos e graúdos são convidados a assistir a uma sessão de contos na companhia da Bruxa Mimi e do seu gato Rogério.

Destinatários: público em geral Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Projeto LEIA

O Projeto LEIA - Leitura Assistida, visa a inclusão social, facilitando e promovendo a aplicação de ferramentas inclusoras orientadas para uma população em isolamento que não efetue leituras autónomas.

Dia 03 – 11h00 - Existir (Loulé)

Dia 08 – Associação Social e Cultural da Tôr / 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada (Almancil)

Dia 10 – Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve (Loulé)

Dia 15 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00 – ASCA-Associação Social e Cultural de Almancil

Dia 17 – 11h00 - Existir (Loulé)

Dia 22 – 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada (Almancil)

Dia 24 – Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve (Loulé)

Dia 29 – 15h00 – ASCA-Associação Social e Cultural de Almancil

Livros Abertos com Miguel Madeira: apresentação do livro “Vingança” Dia 03 – sexta-feira – 18h00

“Vingança” relata a história do inspetor Ângelo Simões que após um casamento falhado em França e a morte do pai, associado à condição de filho único, ditam a necessidade de regressar a Portugal, e de abandonar uma carreira internacional promissora na Interpol, para que pudesse apoiar a sua mãe. Coincidentemente, ocorre nessa mesma altura a aposentação do inspetor Pedro Mesquita, investigador principal da Diretoria da Polícia Judiciária de Faro, o que lhe oferece a oportunidade de ser colocado próximo da sua casa, na cidade de Loulé. Concorre à vaga e é escolhido, mas passado pouco tempo arrepende-se

(3)

da decisão tomada. A tipologia da criminalidade da região algarvia afasta-o do trabalho de campo e empurra-o para a formação e para o trabalho administrativo. Mas tudo muda quando decorridos cerca de dois anos sobre o seu regresso, numa sexta-feira, pela manhã, o mesmo liga a televisão e o noticiário dá conta do desaparecimento do aposentado inspetor Pedro Mesquita, após este ter ido pescar sozinho no seu barco, e logo depois recebe um telefonema de serviço a dar-lhe conta de uma jovem encontrada morta no interior da Igreja Matriz, e lhe pedem que se desloque ao local. Responsável pela investigação de ambos os casos, que à partida se julgavam perfeitamente distintos, o inspetor Ângelo Simões percebe após algumas diligências da existência de pontos em comum. E tudo se adensa ainda mais quando a principal suspeita dos crimes é uma pessoa dada como morta e cuja cerimónia fúnebre tinha decorrido, anos antes, na cidade de Loulé…

Entrada livre

“Leituras com Mimos” por Rita Moriés Dia 04 – sábado

10h00 – Bebés dos 6 aos 18 meses acompanhados por um adulto 11h00 – Bebés dos 19 aos 36 meses acompanhados por um adulto

Esta iniciativa pretende dar a conhecer o objeto livro acompanhado de dinâmicas e práticas de leitura que despertem em cada bebé o desejo de abrir um livro.

Em simultâneo, pais e bebés aprendem que um livro proporciona momentos privilegiados de leitura partilhada e interativa.

Utilizando livros, imagens e objetos, adequados ao público, desenvolvem-se as competências linguísticas das crianças.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 40 minutos. Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Hora do Conto para Pais e Filhos Dias 04, 18 e 25 – sábado – 15h30

Depois de ouvir uma estória, graúdos e miúdos são convidados a participar em atividades em família.

04 – “Aqui há gato!” De Rui Lopes e Renata Bruno

18 – “Uma cadela amarela e vários amigos dela” de Manuel Castro Neves e Madalena Matoso

(4)

As Estórias de…

Dias 07, 14, 21 e 28 – terças-feiras – 18h00

As estórias são fontes maravilhosas de experiências. Ampliam os horizontes das crianças e aumentam o seu conhecimento em relação ao mundo que as rodeia. Pretende-se que as terças-feiras passem a ser dia de estória, despertando nos mais pequenos o gosto pelo livro e o prazer da leitura.

Dia 07 – As Estórias da Ana Costa: “O peixe Baltazar” de Manuel Jorge Marmelo e Jorge Afonso Marmelo

Dia 14 – As Estórias da Teresa: “Não abras este livro” de Andy Lee Dia 21 – As Estórias da Ana: “A Árvore” de Britta Teckentrup

Dia 28 – As Estórias da Paula: "Alex e o ratinho de corda" de Leo Lionni Destinatários: famílias

Magusto na Biblioteca Dias 07, 08, 09 e 10 - 10h30

Uma lenda, uma tradição… e eis que chegamos ao magusto de S. Martinho, costume antigo que se perde nas brumas do tempo.

Atividade de Promoção e Mediação da Leitura. Destinatários: alunos do jardim de infância e 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

“Contos Marinhos” por Sofia Maul Dia 10 – sexta-feira - 09h30 e 11h00

Uma sessão de contos para fazer descolar a imaginação e mergulhar nas histórias que nos trazem as ondas do mar.

Sofia Maul é uma contadora de histórias. Cresceu na Ilha da Madeira a ouvir o que os seus quatro avós, todos de origem diferente, lhe contavam (inglês, alemão, sueco e californiano). As suas histórias vêm de perto e de longe, mas as que mais gosta de partilhar são as que vêm da pequena ilha no meio do Atlântico.

Destinatários: alunos do jardim de infância e 1º ciclo Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Sessão de contos “Da Ilha fiz Jangada” por Sofia Maul Dia 10 – sexta-feira - 21h00

Um serão de contos vulcânicos e atlânticos que nos fazem sobrevoar a Ilha da Madeira e as gentes que por lá passaram e as histórias que por lá deixaram.

(5)

Sofia Maul é uma contadora de histórias. Cresceu nesta bela ilha a ouvir o que os seus quatro avós, todos de origem diferente, lhe contavam (inglês, alemão, sueco e californiano). As suas histórias vêm de perto e de longe, mas as que mais gosta de partilhar são as que vêm da pequena ilha no meio do Atlântico.

Entrada livre

Música para Bebés e Crianças Dia 11 - sábado

10h00 - Bebés dos 0 aos 2 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos 11h00 - Crianças dos 3 aos 5 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos

Nas primeiras fases de vida, bebés e crianças, estão especialmente recetivos a absorver tudo o que os seus sentidos possam captar. Melodias, ruídos, simples vocábulos, ritmos, cadências e movimentos são um mundo novo por descobrir.

Nestas sessões pretende-se demonstrar alguns instrumentos e sonoridades tradicionais ancestrais, dando a conhecer às crianças através de momentos de confraternização e de uma forma descontraída e harmoniosa, educativa e pedagógica uma aproximação ao mundo da música étnica.

Todos os instrumentos e equipamentos serão cedidos pelo formador, tais como, o digeridoo (instrumento de sopro), a marimba africana balafon, o djambé, o tambor percutido com as mãos e a arpa africana kora.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 40 minutos. Formador: Sérgio Almeida

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

“O livro de papel” pela Associação Cultural Teatro Alternativo Dia 14 – terça-feira - 10h00 e 11h00

A partir do conto de Isabel Santos Moura, “O anjo Gabriel, o Miguel e o livro de papel” da Editora Edições Esgotadas, este espetáculo retrata a importância da preservação do livro de papel e todos os locais que os albergam. Apesar das vantagens dos dispositivos eletrónicos existentes hoje em dia, estes nunca terão as mesmas qualidades de um livro de papel. Miguel, a personagem principal, descobre que afinal um livro em papel nunca avaria e que até o toque da folha ao virar a página é mágico.

Destinatários: alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

(6)

Histórias Geográficas Dias 15, 16 e 17 – 10h30

Pretende-se dar a conhecer histórias e tradições de outras regiões do Planeta. Destinatários: alunos do 1º ciclo

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Estórias em Família – “Todos de pijama!” Dia 17 – sexta-feira – 21h00

Pretende-se com esta iniciativa incentivar, desenvolver e valorizar o gosto pela leitura em família.

Porque os livros são fundamentais para desenvolver competências, estimular a imaginação, a criatividade e a sensibilidade, em cada sessão daremos oportunidade aos pequenos leitores de contarem e animarem uma estória.

Sendo a família o principal educador, contamos com o seu apoio para auxiliar na maravilhosa viagem pelo imaginário dos livros.

Destinatários: público em geral (dos 0 aos 100)

Luísa Ducla Soares e Daniel Completo apresentam “Quem dá Asas às Palavras” e “Dos Pés à Cabeça”

Dia 21 – terça-feira – 10h00 e 11h00

“Dos Pés à Cabeça” pretende sensibilizar as crianças para o conhecimento do corpo humano, de uma forma lúdica e divertida como é habitual nos poemas de Luísa Ducla Soares. “Quem dá Asas às Palavras” é um livro CD, dedicado a Luísa Ducla Soares, que reúne algumas das suas canções que, decerto, vão conquistar um vasto público de miúdos e graúdos. Trata-se de um instrumento de trabalho original, divertido e com muitas potencialidades didáticas.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 45 minutos Destinatários: alunos do 1º e 2º ciclos

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Estendal de Rimas e Adivinhas Dias 21 e 22 – 10h00

Um livro de adivinhas e rimas, um estendal vazio e uma caixa cheia de imagens vão estimular o imaginário dos mais novos.

(7)

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Livros Abertos com Ruivinho Brazão: apresentação do livro “Palavras com que Brinco e Aprendo 10-13 anos”

Dia 22 – quarta-feira – 18h30

Palavras com que Brinco e Aprendo 10-13 anos, edição da APEOralidade e número 3 da trilogia do mesmo título, é um florilégio breve dos dados publicados ou a publicar, resultantes do projeto de investigação do Património Oral, que teve o seu início em 1994 e que assentou, privilegiadamente, nos micro-campos de Paderne e Boliqueime (concelhos de Albufeira e Loulé). Na cor laranja dominante, cativa-nos, ao primeiro olhar, a sensibilidade que transparece da ilustração de Inês Gonçalves. O livro é apoiado pelas CM de Albufeira e Loulé, pela JF de Paderne, pela UAlg / ESEC e pela DRCAlg. Tem por autor o investigador da oralidade J. Ruivinho Brazão que abre com um ternurento Prefácio, seguido de Palavras de Gratidão.

A publicação dirige-se à generalidade dos jovens do Ensino Básico que se sucedem ao 1.º Ciclo. Vem na sequência das sessões de Pedagogia da Oralidade, que ao ritmo da investigação têm vindo a realizar-se nas bibliotecas escolares e municipais da Região do Algarve, com relevância para Albufeira e Loulé.

Entrada livre Contos em Linha Dias 23 e 28 – 10h00

Com um jogo de perguntas e uma história vamos estimular a memória, a atenção e o imaginário dos mais novos.

Destinatários: alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube de Leitura Júnior Dia 25 – sábado – 10h00

O Clube de Leitura Júnior pretende promover o livro e a leitura junto de jovens com idades compreendidas entre os 9 e 12 anos. Este projeto tem como finalidade criar hábitos de leitura autónoma através do diálogo orientado com os jovens sobre o livro lido, complementado com a realização de atividades de caráter lúdico, devidamente programadas, sobre a obra que foi debatida. Pretende-se, igualmente, que os membros deste clube consigam exprimir opinião crítica sobre os livros lidos.

(8)

As sessões do clube decorrem uma vez por mês, aos sábados, pelas 10h00 e contam com um máximo de 12 participantes.

Livro em discussão: “O cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Oficina “Ler (con)vida” por Jacinta Maciel

Dia 25 – sábado - 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00

Ler (con)vida é uma ação, de cariz eminentemente prático, que tem como objetivo incentivar os mediadores de leitura a utilizar as palavras para transportar as crianças e os jovens para a leitura. Nesta ação são apresentados diversos textos, e técnicas, adaptados às crianças e jovens, tendo em conta a faixa etária, as origens, as nacionalidades, as vivências, as desigualdades sociais, as especificidades de cada família: na doença, na morte de um familiar, na separação e, também, na festa e na alegria. Um objetivo basilar é a aquisição de hábitos de leitura consistentes e regulares.

Destinatários: Público adulto (maiores de 18 anos) Inscrição Prévia – Vagas Limitadas

Confere-se diploma de participação Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Clube de Leitura de Loulé

Dia 29 – quarta-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “Montedor” de José Rentes de Carvalho Destinatários: adultos

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

BIBLIOCASA - Serviço Domiciliário de Apoio à Leitura

Serviço domiciliário de apoio à leitura para munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias.

Este é um serviço que garante às pessoas condicionadas por limitações de mobilidade, ainda que temporárias, um serviço de leitura pública que facilita o acesso à informação e uso da documentação.

(9)

O BIBLIOCASA disponibiliza os seguintes recursos: empréstimo de livros, DVDs, VHS, CDs, jogos e CD-Roms, serviço de entrega e recolha de livros e outros documentos, e serviço de informação à comunidade.

Os utilizadores podem (autonomamente ou apoiados por funcionários da Biblioteca através da internet) consultar nas suas casas a base de dados da Biblioteca Municipal e selecionar os documentos que desejam para empréstimo.

Para aderir a este serviço os interessados deverão preencher e fazer chegar à Biblioteca Municipal (via email biblioteca@cm-loule.pt ou correio para Rua José Afonso-8100 Loulé) um inquérito para se poder proceder à avaliação e seleção dos leitores que o BIBLIOCASA integrará. Estes inquéritos estão disponíveis na Biblioteca ou nos seus Polos, através de correio eletrónico ou por telefone (289 400 850).

Ciclo de Ateliês Saber + a Ler – Restauração da Independência / 1 de dezembro Dias 29 e 30 – 10h00 e 14h00

No âmbito das comemorações das várias datas importantes que marcam a História de Portugal, a Biblioteca Municipal realiza um ciclo de ateliês temáticos. Este ciclo focará o Dia da Restauração da Independência.

Destinatários: alunos do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Polo de Quarteira Autores da semana

Semanalmente o Polo de Quarteira destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores em evidência.

30 de outubro a 04 de novembro – Manuel Jorge Marmelo 6 a 11 de novembro – António Salvado

13 a 18 de novembro – Rosa Lobato Faria 20 a 25 de novembro – Mary Higgins Clark 27 a 2 de dezembro – Mário Cláudio Hora do conto

Segundas e quartas-feiras – 10h30 e 15h00

(10)

Destinatários: alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Oficina Contos na Pele com Mara Guerreiro Dia 04 - sábado

10h00 - crianças dos 3 aos 4 anos acompanhadas por um adulto 11h00 - crianças dos 5 aos 6 anos acompanhadas por um adulto

Projeto lúdico-pedagógico destinado a pais e filhos que pretende promover a leitura e o toque positivo e os afetos e mimos em família.

Serão ensinadas técnicas de relaxamento e com magia e muita ternura, historias e músicas serão transformadas em massagens entre pais e filhos.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 50 minutos, sendo necessário a utilização de vestuário prático e peúgas.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Conta-me um Conto

Dia 18 – sábado – 16h00

História: “A bruxa Mimi e a varinha mágica” de Korky Paul Destinatários: famílias

Clube de Leitura Júnior Dia 18 – sábado - 10h00

O Clube de Leitura Júnior pretende promover o livro e a leitura junto de jovens com idades compreendidas entre os 9 e 12 anos. Este projeto tem como finalidade, criar hábitos de leitura autónoma e de utilização de todos os recursos que a Biblioteca Municipal disponibiliza. As sessões do clube decorrem uma vez por mês, aos sábados, pelas 10h00 e contam com um máximo de 12 participantes. Haverá lugar a diálogo orientado com as crianças sobre o livro lido, e atividades de carácter lúdico devidamente programadas sobre a obra que foi debatida.

Livro em discussão: “A árvore” de Sophia de Mello Breyner Andresen

Música para Bebés e Crianças Dia 25 – sábado

10h00 – Bebés dos 0 aos 2 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos 11h00 – Crianças dos 3 aos 5 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos

(11)

Desde a primeira infância a criança encontra-se no seu melhor momento para desenvolver as suas capacidades, sendo a experiência musical, utilizada com conteúdos adequados, um dos métodos mais apropriados para que o bebé adquira um desenvolvimento equilibrado. É necessário o contacto do bebé com um universo de vivências que o estimulem. Observar, imitar, experimentar, constituem estímulos multi-sensoriais que contribuem para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 40 minutos. Formador: Ricardo Jorge

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Clube de Leitura de Quarteira Dia 29 – quarta-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “A amiga genial” de Elena Ferrante Destinatários: adultos

Informações e inscrições: Polo da Biblioteca em Quarteira Horários

Biblioteca Municipal de Loulé

Horário de Inverno (de 15 de Setembro a 15 de junho) Segunda-feira das 14h30 às 19h00

De terça a sexta-feira das 9h30 às 19h00 Sábado das 10h00 às 17h30

Horário de Verão (de 16 de junho a 14 de setembro) De segunda a sexta-feira das 09h30 às 19h00

Pólo de Quarteira

Segunda e sábado - 13h00 às 19h00 De terça a sexta - das 09h00 às 19h00 Pólo de Salir

De segunda a sexta-feira

Das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

(12)

Biblioteca Municipal de Loulé – Rua José Afonso 8100-592 Loulé Telefone: 289 400 850

Pólo de Quarteira – Largo do Mercado nº 3 – 8125 Quarteira Telefone: 289 400 846

Pólo de Salir - Rua José Viegas Gregório – Salir - 8100 Loulé Telefone: 289 489 194

E-mail: biblioteca@cm-loule.pt Realizam-se visitas orientadas. (É necessária marcação prévia)

Referências

Documentos relacionados

Após caracterizar a balança comercial do Oriente Médio com o mercado internacional e apresentar a classificação dos produtos comercializados entre ambos e fazer a mesma

“A Comissão adotou hoje um novo e ambicioso pacote da economia circular para estimular a transição da Europa para uma economia circular, que reforçará a competitividade a

Dessa forma, nota-se que essa relação pode ser afetada por duas forças com efeitos contrários: (i) o efeito demanda conduz a uma relação positiva entre governança e custos

Neste estudo é provado a apostasia da liderança adventista, para quem ama a Verdade não restam duvidas, vamos alertar as pessoas dentro da igreja, vamos estudar mais a Bíblia

Issakar Lima Souza solicita a inclusão de um ponto de pauta, assim como a 15.. Professora Juliane Mendes Rosa La Banca, ambos

Pode-se concluir que a Talidomida é considerada pelas agências de saúde nacional e internacional como um agente teratogênica, entretanto a liberação do fármaco tem

Agora que você tem o aplicativo (webserver.py) que deve ser executado em seu recipiente, é hora de construir o recipiente do estivador. Um recipiente é definido em

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,