• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA

EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N° 003/2018

FUNÇÃO: PROFESSOR II – NIVEL 2 – HISTÓRIA

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

 Este caderno de prova é composto de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

 05 (cinco) questões de Português

 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais

 10 (dez) questões de Conhecimentos Específicos;  Você recebeu:

 Caderno de Prova.

 Cartão-resposta.

 Caso o CADERNO DE PROVA esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, reclame ao fiscal da sala para que o substitua.

 Não serão aceitas reclamações posteriores.  Confira os dados que estão no cartão-resposta.

 Os números do cartão-resposta, de 01 (um) a 20 (vinte), correspondem rigorosamente à numeração sequencial atribuída às questões objetivas do Caderno de Prova.

 Na linha do cartão-resposta, que contém o número da questão, estão as letras: A, B, C, D e E que correspondem às alternativas da questão.

 Cada questão possui SOMENTE uma alternativa correta.

 Preencha o quadrículo, com caneta esferográfica AZUL ou PRETA, no espaço da letra que corresponde à alternativa correta no cartão-resposta.

 Não marque mais de uma alternativa na mesma questão, pois, se isso acontecer, ela será anulada.  Procure responder todas as questões.

 Assinale as respostas, primeiramente, ao lado das questões, no Caderno de Provas, para evitar possíveis erros no resposta. Revise suas respostas e, logo após, preencha o cartão-resposta.

 Ao concluir a prova, devolva ao fiscal o caderno de prova e o cartão-resposta.

BOA SORTE!

Universidade do Contestado - UnC Novembro/2018

- - - GABARITO

(2)

Português

01. “O pobre canarinho não abriu o olho. Jazia em um canto, caído, moribundo. É, esse está na última lona, e dói ver a lenta agonia de um pássaro tão vivaz, que sempre viveu para cantar”. Assinale a alternativa que apresenta o elemento de coesão que recupera o sentido do nome “canarinho”. a) Um artigo, em “dói ver a lenta agonia de um pássaro tão vivaz”.

b) Um verbo, em “que viveu para cantar”. c) Um pronome, em “que viveu para cantar”.

d) Uma elipse, em “Jazia em um canto, caído, moribundo”. e) Um substantivo, em “É, esse está na última lona”.

02. Os brasileiros, que acreditam na possibilidade de um governo sério, exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

Qual alternativa determina exatamente a mesma informação contida na frase acima?

a) Aqueles brasileiros que acreditam na possibilidade de um governo sério exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

b) Medidas imediatas contra os políticos corruptos são exigidas pelos brasileiros que acreditam na possibilidade de um governo sério.

c) A possibilidade de um governo sério é uma exigência daqueles brasileiros que querem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

d) Os brasileiros acreditam na possibilidade de um governo sério e exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

e) A possibilidade de um governo sério é uma crença daqueles brasileiros que exigem medidas contra políticos corruptos.

03. Complete as lacunas e indique a sequência correta. 1- ___________muitos fatos lamentáveis durante o comício. 2- Algum de nós nunca ____________chegou atrasado. 3- Mais de um candidato __________ de entregar a redação. 4- ____________ existir mais profissionais para atender os doentes. a) Ocorreu, chegou, deixou, Deveria.

b) Ocorreram, chegamos, deixou, Deveria. c) Ocorreu, chegamos, deixaram, Deveriam. d) Ocorreram, chegamos, deixaram, Deveriam. e) Ocorreram, chegou, deixou, Deveriam. 04. Leia o texto:

Ninguém sabia se haviam muitas mulheres assistindo o desfile no clube que ocorreu o assalto: Assinale a alternativa que obedece a norma culta da língua:

a) Ninguém tinha conhecimento se havia muitas mulheres assistindo ao desfile no clube, no momento onde ocorreu o assalto;

b) Ninguém sabia se havia bastantes mulheres assistindo ao desfile no clube em que ocorreu o assalto; c) Ninguém sabia se o desfile era assistido por bastante mulheres, no clube no qual o assalto ocorreu; d) Ninguém sabia se existia muitas mulheres vendo o desfile no clube onde ocorreu o assalto;

e) Ninguém estava ciente se existia bastante mulheres assistindo o filme em cujo o clube no qual o assalto aconteceu.

05. Leia a estrofe do soneto de Vinícius de Moraes “Soneto da fidelidade” De tudo ao meu amor serei atento

Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.

A palavra mesmo pode assumir vários significados. Assinale a alternativa em que o sentido de mesmo equivale ao apresentado no 3º verso do poema apresentado:

(3)

a) Para onde você for, irei trilhando os mesmos caminhos. b) Há aqui o mesmo contraste da vida interior com a vida anterior c) O remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis. d) Há mesmo necessidade de mandá-la embora?

e) Faremos a festa de qualquer maneira, mas vamos mesmo. Conhecimentos Gerais

06. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao conceito de História:

a) A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem será, portanto, o que será o homem no futuro.

b) O conceito de História, por natureza, consiste em estudar os vestígios fossilizados.

c) A história está para o meio natural assim como o estudo paleontológico está para o entendimento do desenvolvimento geomorfológico do Planeta Terra.

d) A história é a memória do gênero humano, o que lhe dá consciência de si mesmo, isto é, da sua identidade no tempo, desde a sua origem; é por consequência o relato do que, no passado, deixou marca na recordação dos homens.

e) Todas as alternativas estão corretas.

07. Com relação a possibilidades do trabalho com a História Local como estratégia de aprendizagem, podemos AFIRMAR:

a) O trabalho com a história local pode não inserir o aluno na comunidade da qual faz parte, afastando-o da historicidade e identidade.

b) O estudo com a história local ajuda a gerar atitudes investigativas, criadas com base no cotidiano do aluno, além de ajudá-lo a refletir acerca do sentido da realidade social.

c) Como estratégia pedagógica, as atividades com a história local dificultam o aluno na análise dos diferentes níveis da realidade: econômico, político, social e cultural.

d) O trabalho com a história local pode ser instrumento idôneo para a construção de um história mais plural, menos heterogênea, que silencie a multiplicidade de vozes dos diferentes sujeitos da história. e) As experiências dos fatos históricos vivenciados no dia a dia das crianças também são recursos possíveis, todavia, pouco interessantes para se aproveitar em sala de aula.

08. “Originalmente as terras de Rio Negrinho,[...] pertenciam a família do Brigadeiro Manoel de Oliveira Franco de Curitiba, e ainda, em 1902, eram devolutas. Os primeiros moradores do município, oriundo do Paraná, eram preposto do Brigadeiro Franco, a fim de garantir a guarda de extensas áreas de terras na região”. Assim é CORRETO afirmar que dentre as primeiras famílias fixadas na região por volta do ano de 1875 foram:

a) Ferreira de Lima – Simões de Oliveira - Antônio Tavares e Carvalho. b) Ferreira de Lima – Carlos Lampe - Jorge Zipperer – Cardoso e Álvares. c) Jorge Zipperer – Simões de Oliveira - Willy Jung – Cardoso e Tavares. d) Simões de Oliveira – Carvalho – Cardoso e Tavares e Ferreira de Lima. e) Frederico Lampe – Henrique Liebl – Simões de Oliveira e Carvalho.

09. Com a fundação de São Bento e a expansão de suas estradas, teve continuidade a construção da estrada Dona Francisca. A sua passagem por Rio Negrinho, deu-se por volta de 1880, rumo a Rio Negro (hoje Mafra) [...]. Instalando-se as margens do traçado da estrada, em construção, diversas famílias com a Scholz, Carlos Hantschel, José Brey e outros. A Estrada D. Francisca foi concluída no ano de 1892. Assim, com relação a comemoração do aniversário dos 138 anos do município de Rio Negrinho é CORRETO afirmar que a data escolhida foi:

a) Da emancipação política acontecida com a desanexação do então Distrito de Rio Negrinho, do município de São Bento do Sul, através da Lei Nº 25 de 13/12/1953 e a criação do Município de Rio Negrinho, através da Lei Estadual Nº 133 de 30 de dezembro de 1953.

b) Com a instalação do Município, ocorrido em 27 de fevereiro de 1954, com a posse do prefeito nomeado, Henrique Liebl.

c) Com a posse dos primeiro governante municipal eleito em 15 de novembro de 1954, com 1941 eleitores inscritos, sendo o primeiro prefeito o Sr. Frederico Lampe.

(4)

d) A data do aniversário de Frederico Lampe e o ano da abertura da Estrada D. Francisca. e) A data do aniversário de Jorge Zipperer e o ano da abertura da Estrada D. Francisca.

10. Neste ano de 2018 o povo brasileiro foi as Urnas para escolher seu novo Presidente da República, saindo vitorioso das urnas, em segundo turno, o candidato JAIR MESSIAS BOLSONARO. Assim, é CORRETO afirmar que o percentual de votos recebidos foi de:

a) 50,10% b) 55,13% c) 59,23% d) 65.31% e) 69,83% Conhecimentos Específicos

11. A República Velha foi um período da História política do Brasil cuja característica é o distanciamento do ideal republicano. O que deveria ser um governo para todos era, na prática, um governo de poucos. Podemos caracterizar como fatos da República Velha:

I- Para garantir o controle político de seu “curral eleitoral”, os coronéis manipulavam o poder político. Destacam-se o abuso de autoridade, a compra de votos ou a utilização da máquina pública;

II- Permitiu aos coronéis ampliar seus poderes, pois atuavam diretamente no arrebanhamento de votos para os candidatos que possuíam apoio do governo estadual ou mesmo federal.

III- A política do café com leite foi a alternância dos políticos de São Paulo e de Minas Gerais na presidência da República.

IV- O tenentismo foi um movimento político e militar organizado por jovens oficiais do exército brasileiro que contribuiu para consolidar os governos da Primeira República, pois apoiavam o domínio imposto pelas oligarquias.

V- Os coronéis costumam alterar votos, sumir com urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma. Este último consistia na falsificação de documentos para que pessoas pudessem votar várias vezes ou até mesmo utilizar o nome de falecidos nas votações.

Assinale a alternativa verdadeira: a) Apenas a alternativa I, está correta. b) As alternativas I, II, III estão corretas. c) As alternativas I, II, III e IV estão corretas. d) As alternativas I, II, III e V estão corretas. e) TODAS as alternativas estão corretas.

12. O processo de saída do nomadismo para o sedentarismo denominamos de Revolução Agrícola, pois o surgimento da agricultura é uma das maiores transformações da humanidade.

Sobre o surgimento da agricultura podemos afirmar que:

a) Ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se expandiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta para a América.

b) Teve sua origem na China e se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.

c) Ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Mesopotâmia e Egito), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).

d) De todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o imediato progresso material do homem.

e) Ocorreu depois do aparecimento do Estado e da escrita. 13. Sobre as cidades no período medieval:

a) Surgiram com a decadência do Império Romano no século V e as invasões bárbaras constantes que forçaram o surgimento de alguns aglomerados da população. O surgimento de uma nova classe social, a burguesia, favorecia ainda mais essa união. Enquanto juntos, povo e burguesia, o povo se protegia dos ataques inimigos e poderia desfrutar de algumas vantagens que não existiam até então.

b) Não eram diferentes das modernas, uma vez que ambas, além de serem cercadas por vultosas muralhas eram centros de comércio e manufatura e de poder, isto é, politicamente autônomas.

(5)

c) Eram afastadas da economia feudal, pois sendo esta incapaz de gerar qualquer excedente de produção, obrigava-as a importar alimentos e a exportar manufaturas fora do mundo feudal.

d) Se desenvolveram somente a partir do século XV, pois alguns fatores dificultaram e muito o surgimento de centros urbanos na Idade Média. Um deles, e provavelmente o principal, é o modo incipiente de produção agrícola que atrapalhava o plantio.

e) Diferentemente de suas precursoras greco-romanas eram independentes politicamente, dominando um entorno rural que lhes garantia o abastecimento, e diferentemente de suas herdeiras modernas, eram principalmente centro de comércio e manufatura.

14. Complete: A revolução industrial favoreceu o desenvolvimento do__________. a) Socialismo

b) Capitalismo c) Absolutismo d) Renascimento e) Pioneirismo inglês

15. Na sociedade romana a escravidão:

a) Eram povos conquistados somente na África.

b) Eram pessoas trocadas com os nativos da América do Sul. c) Pertenciam aos patrícios, sem influência política

d) Eram apenas gregos sem posses de terras.

e) Eram pessoas mantidas nesta condição que vinham de povos conquistados, convertidos em simples propriedades dos seus donos.

16. O império no Brasil costuma ser dividido em três períodos distintos: Primeiro Império ou Reinado (1822-1831); Período Regencial (1831 1840) e Segundo Império ou Reinado (1840-1889). Sobre os principais fatos que marcaram esses períodos, assinale a alternativa incorreta.

a) A primeira etapa da monarquia brasileira teve dificuldades para se materializar. Apesar do significado histórico dessa mudança, o processo emancipatório não permitiu a conquista de outras modificações mais amplas e expressivas. Importante afirmar que os privilégios das classes dominantes e a condição de miséria dos subalternos foram tacitamente preservados.

b) A primeira constituição do Brasil foi organizada em 1823, mas como o mesma limitava os poderes do imperador, D. Pedro I mandou fazer uma nova constituição, a qual foi outorgada em 1824. Nesta, o imperador detinha os poderes legislativo, executivo e judiciário nas suas mãos e incluía também o poder moderador.

c) A renúncia de Dom Pedro I ocorreu em 7 de abril de 1831, deixando o trono para Pedro de Alcântara, então com cinco anos de idade. Tal fato ocorreu por conta de diversos fatores que demonstram uma instabilidade do império no contexto do período.

d) Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra marcou o Primeiro Reinado, sendo a grande responsável pelo enfraquecimento do poder de D. Pedro I.

e) O Segundo Reinado foi um período de grande avanço cultural e de grande significado para o Brasil, com o crescimento e a concretização da nação brasileira como um país independente.

17. O neocolonialismo foi um movimento que ocorreu no século XIX, onde as nações industrializadas visavam o domínio, conquista e exploração econômica, principalmente do continente Africano e Asiático. Como forma de justificar a dominação dos referidos continentes, as potências europeias valeram-se de teses científicas da época que pregavam a superioridade da civilização europeia com relação às demais. Essas teses foram difundidas pela doutrina do(a):

a) Capitalismo b) Mercantilismo c) Darwinismo Social d) Liberalismo e) Escravismo

(6)

18. Em 2013 morre Hugo Chávez, presidente da Venezuela. As conflitos entre o governo de Nicolás Maduro, seu sucessor, e a oposição se intensificaram e o atual presidente está em dificuldade para dar continuidade às políticas do “socialismo bolivariano” de seu antecessor.

Escolha a alternativa que identifica um fator que vem agravando a recente crise política e econômica da Venezuela.

a) Em conformidade do avanço da demanda por fontes de energias renováveis no mercado internacional, ocorre uma queda nas exportações de petróleo.

b) O desabastecimento crônico, causado pela política de privatização dos setores básicos de produção e distribuição de alimentos e insumos.

c) O intervencionismo norte-americano, responsável pela instalação de bases militares no país e pelo patrulhamento do Pacífico pela quarta frota dos Estados Unidos.

d) A Organização Internacional para as Migrações, ligada à Organização das Nações Unidas, disse que o aumento do número de pessoas deixando a Venezuela a partir de 2014, por causa do colapso econômico hiperinflacionário, faz o momento de crise estar próximo do final.

e) A crise foi o resultado de políticas populistas que se iniciaram como parte da "Revolução Bolivariana" do governo de Hugo Chávez e se intensificou no governo de Maduro com a escassez de produtos básicos, o fechamento de empresas e a deterioração da produtividade e da competitividade.

19. O estudo e a escrita da História são realizados com base em pesquisas documentais e interpretações de fatos históricos. Como não é possível reconstruir o passado tal como aconteceu, os historiadores utilizam fontes, que podem ser interpretadas de maneiras diferentes, e, por isso, existe uma grande diversidade de produções historiográficas a respeito de um mesmo tema. No decorrer do tempo, o conceito, o uso e o critério de seleção das fontes históricas mudou. Assim,

a) Evitando trabalhar com mentiras e falsificações, o historiador se utiliza de documentos escritos, de preferência os oficiais, que transmitem um caráter de seriedade ao trabalho do historiador.

b) Com notória imparcialidade o historiador deve priorizar as fontes, como jornais e revistas, que retratam o cotidiano de uma cidade, um estado ou mesmo um país, da forma mais fiel possível.

c) Filmes, obras literárias e histórias em quadrinho não podem ser consideradas fontes históricas, pois não têm compromisso com a verdade.

d) Toda fonte histórica é necessariamente escrita.

e) A diversas manifestações artísticas, como escultura, pintura ou uma canção, podem ser consideradas fontes históricas, na medida em que retratam o espírito de um tempo.

20. Após o período da ditadura militar e da intensa campanha popular pelas DIRETAS JÁ em 1984, as eleições presidenciais de 1985 foram:

a) INDIRETAS, vencidas pelo general João Figueiredo, da Arena (Aliança Renovadora Nacional).

b) INDIRETAS, vencidas pela Aliança Democrática, que reunia o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), de oposição, e setores dissidentes do PDS.

c) DIRETAS, vencidas pelos partidos de esquerda que nasceram após a anistia política de 1979: PT (Partido dos Trabalhadores) e PDT (Partido Democrático Trabalhista).

d) Eleições DIRETAS, vencidas por José Sarney, candidato do PDS (Partido Democrático Social).

e) INDIRETAS, vencidas pelo PFL (Partido da Frente Liberal), que apoiara o regime militar e que, após a redemocratização, passou para a oposição.

Referências

Documentos relacionados

PAÍS ORGANISMO / INSTITUCIÓN GUBERNAMENTAL OTRO ORGANISMO INSTITUCIÓN COLABORACIÓN CON OTRAS INSTITUCIONES APOYO / COORDINACIÓN A LOS MUSEOS DEPENDIENTES NÚMERO ESTUDIOS

Ao adquirir o título de transporte com o Cartão TAP GOLD/CLASSIC ficam garantidos os riscos de Morte ou Invalidez Permanente da Pessoa Segura, superior a 50% nos termos da

Para a divergência do vento horizontal foi encontrado que, na maior parte do período simulado, as cidades na região central do Chile induzem um aumento na divergência, que por sua

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) estabeleceu uma parceria com a UNA-SUS para a oferta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização

Como a atmosfera é caracterizada como um fundamental meio de propagação de compostos de origem orgânica e inorgânica, este trabalho tem por objetivo investigar a emissão de

A mudança de combustível provocou variação no consumo específico do motor, sendo que o biodiesel de pinhão manso apresentou o maior consumo específico enquanto que o

No sistema de semeadura a lanço, o número de cápsulas por planta não se ajustou a nenhum modelo testado, não evidenciando efeito do adensamento das plantas, corroborando em parte

Soluções de Assistência as PME’s Serviços de acesso ao mercado as PME’s Programas de Apoio as MPME’s Serviço de acesso a financiamento as PME’s