• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

- - - GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA

EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N° 003/2018

FUNÇÃO: MÉDICO GINECOLOGISTA / OBSTETRA

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

 Este caderno de prova é composto de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

 05 (cinco) questões de Português

 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais  10 (dez) questões de Conhecimentos Específicos;  Você recebeu:

 Caderno de Prova.

 Cartão-resposta.

 Caso o CADERNO DE PROVA esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, reclame ao fiscal da sala para que o substitua.

 Não serão aceitas reclamações posteriores.  Confira os dados que estão no cartão-resposta.

 Os números do cartão-resposta, de 01 (um) a 20 (vinte), correspondem rigorosamente à numeração sequencial atribuída às questões objetivas do Caderno de Prova.

 Na linha do cartão-resposta, que contém o número da questão, estão as letras: A, B, C, D e E que correspondem às alternativas da questão.

 Cada questão possui SOMENTE uma alternativa correta.

 Preencha o quadrículo, com caneta esferográfica AZUL ou PRETA, no espaço da letra que corresponde à alternativa correta no cartão-resposta.

 Não marque mais de uma alternativa na mesma questão, pois, se isso acontecer, ela será anulada.

 Procure responder todas as questões.

 Assinale as respostas, primeiramente, ao lado das questões, no Caderno de Provas, para evitar possíveis erros no resposta. Revise suas respostas e, logo após, preencha o cartão-resposta.

 Ao concluir a prova, devolva ao fiscal o caderno de prova e o cartão-resposta.

BOA SORTE!

Universidade do Contestado - UnC Novembro/2018

(2)

Português

01. “O pobre canarinho não abriu o olho. Jazia em um canto, caído, moribundo. É, esse está na última lona, e dói ver a lenta agonia de um pássaro tão vivaz, que sempre viveu para cantar”. Assinale a alternativa que apresenta o elemento de coesão que recupera o sentido do nome “canarinho”.

a) Um artigo, em “dói ver a lenta agonia de um pássaro tão vivaz”. b) Um verbo, em “que viveu para cantar”.

c) Um pronome, em “que viveu para cantar”.

d) Uma elipse, em “Jazia em um canto, caído, moribundo”. e) Um substantivo, em “É, esse está na última lona”.

02. Os brasileiros, que acreditam na possibilidade de um governo sério, exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

Qual alternativa determina exatamente a mesma informação contida na frase acima?

a) Aqueles brasileiros que acreditam na possibilidade de um governo sério exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

b) Medidas imediatas contra os políticos corruptos são exigidas pelos brasileiros que acreditam na possibilidade de um governo sério.

c) A possibilidade de um governo sério é uma exigência daqueles brasileiros que querem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

d) Os brasileiros acreditam na possibilidade de um governo sério e exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

e) A possibilidade de um governo sério é uma crença daqueles brasileiros que exigem medidas contra políticos corruptos.

03. Complete as lacunas e indique a sequência correta. 1- ___________muitos fatos lamentáveis durante o comício. 2- Algum de nós nunca ____________chegou atrasado. 3- Mais de um candidato __________ de entregar a redação. 4- ____________ existir mais profissionais para atender os doentes. a) Ocorreu, chegou, deixou, Deveria.

b) Ocorreram, chegamos, deixou, Deveria. c) Ocorreu, chegamos, deixaram, Deveriam. d) Ocorreram, chegamos, deixaram, Deveriam. e) Ocorreram, chegou, deixou, Deveriam.

04. Leia o texto:

Ninguém sabia se haviam muitas mulheres assistindo o desfile no clube que ocorreu o assalto: Assinale a alternativa que obedece a norma culta da língua:

a) Ninguém tinha conhecimento se havia muitas mulheres assistindo ao desfile no clube, no momento onde ocorreu o assalto;

b) Ninguém sabia se havia bastantes mulheres assistindo ao desfile no clube em que ocorreu o assalto;

c) Ninguém sabia se o desfile era assistido por bastante mulheres, no clube no qual o assalto ocorreu;

d) Ninguém sabia se existia muitas mulheres vendo o desfile no clube onde ocorreu o assalto;

e) Ninguém estava ciente se existia bastante mulheres assistindo o filme em cujo o clube no qual o assalto aconteceu.

05. Leia a estrofe do soneto de Vinícius de Moraes “Soneto da fidelidade” De tudo ao meu amor serei atento

Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.

A palavra mesmo pode assumir vários significados. Assinale a alternativa em que o sentido de mesmo equivale ao apresentado no 3º verso do poema apresentado:

(3)

c) O remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis. d) Há mesmo necessidade de mandá-la embora?

e) Faremos a festa de qualquer maneira, mas vamos mesmo.

Conhecimentos Gerais

06. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao conceito de História:

a) A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem será, portanto, o que será o homem no futuro.

b) O conceito de História, por natureza, consiste em estudar os vestígios fossilizados.

c) A história está para o meio natural assim como o estudo paleontológico está para o entendimento do desenvolvimento geomorfológico do Planeta Terra.

d) A história é a memória do gênero humano, o que lhe dá consciência de si mesmo, isto é, da sua identidade no tempo, desde a sua origem; é por consequência o relato do que, no passado, deixou marca na recordação dos homens.

e) Todas as alternativas estão corretas.

07. Com relação a possibilidades do trabalho com a História Local como estratégia de aprendizagem, podemos AFIRMAR:

a) O trabalho com a história local pode não inserir o aluno na comunidade da qual faz parte, afastando-o da historicidade e identidade.

b) O estudo com a história local ajuda a gerar atitudes investigativas, criadas com base no cotidiano do aluno, além de ajudá-lo a refletir acerca do sentido da realidade social.

c) Como estratégia pedagógica, as atividades com a história local dificultam o aluno na análise dos diferentes níveis da realidade: econômico, político, social e cultural.

d) O trabalho com a história local pode ser instrumento idôneo para a construção de um história mais plural, menos heterogênea, que silencie a multiplicidade de vozes dos diferentes sujeitos da história. e) As experiências dos fatos históricos vivenciados no dia a dia das crianças também são recursos possíveis, todavia, pouco interessantes para se aproveitar em sala de aula.

08. “Originalmente as terras de Rio Negrinho,[...] pertenciam a família do Brigadeiro Manoel de Oliveira Franco de Curitiba, e ainda, em 1902, eram devolutas. Os primeiros moradores do município, oriundo do Paraná, eram preposto do Brigadeiro Franco, a fim de garantir a guarda de extensas áreas de terras na região”. Assim é CORRETO afirmar que dentre as primeiras famílias fixadas na região por volta do ano de 1875 foram:

a) Ferreira de Lima – Simões de Oliveira - Antônio Tavares e Carvalho. b) Ferreira de Lima – Carlos Lampe - Jorge Zipperer – Cardoso e Álvares. c) Jorge Zipperer – Simões de Oliveira - Willy Jung – Cardoso e Tavares. d) Simões de Oliveira – Carvalho – Cardoso e Tavares e Ferreira de Lima. e) Frederico Lampe – Henrique Liebl – Simões de Oliveira e Carvalho.

09. Com a fundação de São Bento e a expansão de suas estradas, teve continuidade a construção da estrada Dona Francisca. A sua passagem por Rio Negrinho, deu-se por volta de 1880, rumo a Rio Negro (hoje Mafra) [...]. Instalando-se as margens do traçado da estrada, em construção, diversas famílias com a Scholz, Carlos Hantschel, José Brey e outros. A Estrada D. Francisca foi concluída no ano de 1892. Assim, com relação a comemoração do aniversário dos 138 anos do município de Rio Negrinho é CORRETO afirmar que a data escolhida foi:

a) Da emancipação política acontecida com a desanexação do então Distrito de Rio Negrinho, do município de São Bento do Sul, através da Lei Nº 25 de 13/12/1953 e a criação do Município de Rio Negrinho, através da Lei Estadual Nº 133 de 30 de dezembro de 1953.

b) Com a instalação do Município, ocorrido em 27 de fevereiro de 1954, com a posse do prefeito nomeado, Henrique Liebl.

c) Com a posse dos primeiro governante municipal eleito em 15 de novembro de 1954, com 1941 eleitores inscritos, sendo o primeiro prefeito o Sr. Frederico Lampe.

d) A data do aniversário de Frederico Lampe e o ano da abertura da Estrada D. Francisca. e) A data do aniversário de Jorge Zipperer e o ano da abertura da Estrada D. Francisca.

(4)

10. Neste ano de 2018 o povo brasileiro foi as Urnas para escolher seu novo Presidente da República, saindo vitorioso das urnas, em segundo turno, o candidato JAIR MESSIAS BOLSONARO. Assim, é CORRETO afirmar que o percentual de votos recebidos foi de:

a) 50,10% b) 55,13% c) 59,23% d) 65.31% e) 69,83% Conhecimentos Específicos

11. Segundo BRASIL (2000), considera-se retardo do crescimento intra-uterino (RCIU) quando o peso ao nascer estiver abaixo do percentil 10 (p 10) da curva de peso neonatal para idade gestacional. I - A frequência de RCIU é estimada entre 15% a 40% de todas as gestações.

II - Dentre os fatores restritivos e facilitadores fetais destacam-se: desnutrição materna, nível sócio econômico cultural, uso de drogas lícitas e ilícitas, doenças maternas obstétricas e intercorrentes, medicamentos, radiações, gemelaridade.

III - Na RCIU atuam também os fatores placentários como: placenta circunvalada, tumores, artéria umbilical única e anomalias de implantação.

IV - Entre os facilitadores destacam-se a insulina, somatomedinas e fatores específicos do crescimento.

a) As assertivas I, II, e III estão corretas. b) As assertivas II, III, e IV estão corretas. c) As assertivas I, III, e IV estão corretas. d) As assertivas I, II, e IV estão corretas. e) As assertivas II e III estão corretas.

12. Segundo BRASIL (2003) sobre o fórcipe e em estudo de metanálise comparando-se o fórcipe ao vacuo-extrator chegou aos seguintes resultados:

I - O vácuo-extrator está associado a menor morbidade materna, reduzindo traumas, dor perineal, o uso de anestesia geral e regional e os índices de cesárea.

II - O fórcipe esteve mais associado à cefalohematomas e hemorragias retinianas nos neonatos. III - O fórcipe baixo é menos requerido atualmente que há 40 anos, diante da comprovada eficácia em evitar a hipóxia fetal, abreviando o período expulsivo e minimizando os riscos de sequelas neurológicas.

a) As assertivas I e II estão incorretas. b) As assertivas I e III estão incorretas. c) As assertivas II e III estão incorretas. d) A assertiva II está incorreta.

e) A assertiva III está incorreta.

13. BRASIL (2003) em relação à contracepção no puerpério é incorreto afirmar:

a) A lactação e Amenorréia como método necessita de amamentação exclusiva a livre demanda até seis meses do parto e a ausência de menstruação neste período. Obedecidas essas exigências, a efetividade é de até 98%.

b) No puerpério recomenda-se a utilização do preservativo lubrificado, para evitar o desconforto ocasionado pelo ressecamento da mucosa vaginal.

c) O DIU pode ser inserido logo após a eliminação da placenta, tanto no parto normal como na cesárea. Quando sua introdução é feita nesta ocasião, as mulheres referem diminuição do sangramento e das cólicas. Quando não inserido dentro das 48 horas pós-parto, recomenda-se inserí-lo apenas na sexta semana pós-parto, independente do retorno da menstruação.

d) A utilização da minipílula (progestogênios) deve ser iniciada após a 6ª semana do parto, e seu uso é contínuo, sendo eficaz quando associada à amamentação.

e) O Anticoncepcional Oral Combinado está indicado nas mulheres que estão amamentando, pois o componente estrogênico não interfere com a produção do leite.

14. BRASIL caderno da Atenção Básica 32 (2012) o objetivo primário de um sistema de classificação de risco é agrupar mulheres em categorias diferentes, para as quais podem ser planejadas, recomendadas e implementadas ações específicas. No pré-natal surgem vários desafios na

(5)

aspectos na história familiar da mulher, história médica pregressa, história obstétrica pregressa ou achados observados ao exame físico e laboratorial podem aumentar o risco de sequelas graves. Não são fatores relacionados às condições prévias:

a) Cardiopatias, pneumopatias graves (incluindo asma brônquica), nefropatias graves (como insuficiência renal crônica e em casos de transplantados); ginecopatias (malformação uterina, miomatose, tumores anexiais e outras).

b) Endocrinopatias (especialmente diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo); doenças hematológicas (inclusive doença falciforme e talassemia).

c) Hipertensão arterial crônica e/ou caso de paciente que faça uso de anti-hipertensivo (PA>140/90mmHg antes de 20 semanas de idade gestacional – IG); Portadoras de doenças infecciosas como hepatites, toxoplasmose, infecção pelo HIV, sífilis terciária (USG com malformação fetal) e outras DSTs (condiloma).

d) Doenças neurológicas (como epilepsia); doenças psiquiátricas que necessitam de acompanhamento (psicoses, depressão grave etc.); doenças autoimunes (lúpus eritematoso sistêmico, outras colagenoses); alterações genéticas maternas; antecedente de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar.

e) Hanseníase; tuberculose; dependência de drogas lícitas ou ilícitas; qualquer patologia clínica que necessite de acompanhamento especializado; morte intrauterina ou perinatal em gestação anterior, principalmente se for de causa desconhecida.

15. Assinale a alternativa correta. Segundo BRASIL caderno da Atenção Básica 32 (2012), a hipertensão arterial sistêmica (HAS) na gestação é classificada nas seguintes categorias principais: a) Pré-eclâmpsia: caracterizada pelo aparecimento de HAS e proteinúria (> 100 mg/24h) após a 20ª semana de gestação em mulheres previamente normotensas.

b) Eclâmpsia: corresponde à pré-eclâmpsia complicada por convulsões que não podem ser atribuídas a outras causas.

c) Pré-eclâmpsia superposta à HAS crônica: definida pela elevação aguda da PA, à qual se agregam proteinúria, trombocitopenia ou anormalidades da função hepática, em gestantes portadoras de HAS crônica desde o início da gestação.

d) Hipertensão arterial sistêmica crônica: é definida por hipertensão registrada antes da gestação, no período que precede à 30ª semana de gravidez ou além de doze semanas após o parto.

e) Hipertensão gestacional: caracterizada por HAS detectada após a 10ª semana, sem proteinúria, podendo ser definida como “transitória” (quando ocorre normalização após o parto) ou “aguda” (quando persistir a hipertensão).

16. BRASIL caderno da Atenção Básica 32 (2012) quanto à indicação, vantagens e desvantagens da cesariana, assinale a alternativa incorreta:

a) São indicações absolutas: desproporção céfalo-pélvica, apresentação pélvica, cicatriz uterina prévia corporal, situação fetal transversa, herpes genital ativo, prolapso de cordão, placenta prévia oclusiva total, morte materna com feto vivo.

b) São indicações relativas: feto não reativo em trabalho de parto, gestante HIV positivo (dependendo da carga viral), descolamento prematuro de placenta (dependendo do estágio do parto), apresentação pélvica, gravidez gemelar (depende da relação entre os fetos), cesárea prévia, macrossomia fetal, cérvice desfavorável à indução do parto, psicopatia.

c) Os benefícios da cesárea planejada incluem: conveniência, maior segurança para o bebê e menos trauma no assoalho pélvico da gestante, que, além disso, conta com a vantagem de não passar pela dor do parto.

d) As potenciais desvantagens descritas em estudos observacionais incluem: maior morbimortalidade materna, efeitos psicológicos adversos, problemas em futuras gestações (como ruptura da cicatriz uterina), maior risco de feto morto no nascimento e morbidade neonatal.

e) Período de recuperação mais longo; aumento da morbidade materna: um dos maiores estudos sobre o tema mostrou severa morbidade de 27,3 e 9,0/1000 partos para cesárea e parto vaginal respectivamente (OR 3,1, 95% CI 3,0-3,3), risco de parada cardíaca (OR 5,1), hematoma de parede (OR 5,1), histerectomia (OR 3,2), maior infecção puerperal (OR 3,0), complicações anestésicas (OR 2,3), tromboembolismo venoso (OR 2,2) e hemorragia que requer histerectomia (OR 2,1).

(6)

17. BRASIL caderno da Atenção Básica 32 (2012) a gravidez ectópica corresponde à nidação do ovo fora da cavidade uterina, sendo mais frequente a prenhez tubária na sua porção ampolar. São sinais e sintomas relacionados a essa intercorrência:

a) A mulher, frequentemente, apresenta história de atraso menstrual, teste positivo para gravidez, perda sanguínea uterina e dor pélvica intermitente, na fase inicial, evoluindo para dor contínua e intensa, com sinais de irritação peritoneal.

b) As repercussões hemodinâmicas podem ser discretas, apenas com lipotímia, até quadros graves com choque hipovolêmico, na dependência do volume de sangramento intracavitário.

c) No exame físico, avaliam-se as condições gerais e os sinais de irritação peritoneal. O exame especular pode mostrar a presença do sangramento. Pelo toque vaginal, verifica-se o amolecimento do colo e a presença ou não de aumento uterino. A palpação das zonas anexiais pode provocar dor e demonstrar presença de tumor.

d) As alternativas A e B estão corretas. e) Todas alternativas estão corretas.

18. BRASIL caderno da Atenção Básica 32 (2012) a diabetes mellitus gestacional (DMG) é definida como uma alteração no metabolismo dos carboidratos, resultando em hiperglicemia de intensidade variável, que é diagnosticada pela primeira vez ou se inicia durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto. (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2004; WHO, 2006). Quanto a DMG é correto afirmar:

a) É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 13% e 23% das gestações.

b) A prevalência estimada de DMG no Brasil é de 17,6% entre as gestantes com mais de 20 anos (REICHELT, 1998). Fora do período gestacional, estas pacientes, na maioria dos casos, não são classificadas como portadoras de DMG, mas como pessoas com tolerância diminuída à glicose. c) Na mãe, a hiperglicemia pode aumentar a incidência de pré-eclâmpsia na gravidez atual, além de aumentar a chance de desenvolver diabetes e tolerância diminuída a carboidratos no futuro.

d) No feto, a DMG está associada às possíveis morbidades decorrentes da macrossomia (como a ocorrência de distócia durante o parto), e má formações neurológicas.

e) A DMG está associada às possíveis morbidades no bebê, como à hipoglicemia, à icterícia, ao sofrimento respiratório, à policitemia, à hipocalcemia e ao hipotireoidismo.

19. BRASIL caderno da Atenção Básica 32 (2012) a cistite aguda se diferencia da bacteriúria assintomática pela presença de sintomas como disúria, polaciúria, urgência miccional, nictúria, estrangúria, dor retropúbica, suprapúbica ou abdominal. Normalmente, é afebril e sem evidência de sintomas sistêmicos. A análise do sedimento urinário pode evidenciar leucocitúria (acima de 10 leucócitos por campo) e hematúria. A urocultura apresenta mais de 100 mil colônias por ml. Em geral, o tratamento das pacientes grávidas com cistite aguda é iniciado antes que o resultado da cultura esteja disponível. A escolha do antibiótico, como na bacteriúria assintomática, deve estar direcionada para cobertura de germes comuns e pode ser modificada após a identificação do agente e a determinação de sua susceptibilidade. Qual a melhor possibilidade terapêutica para a gestante? a) Fosfomicina Trometamol.

b) Nitrofurantoína. c) Sulfonamidas. d) Quinolonas. e) Tetraciclinas.

20. BRASIL caderno da Atenção Básica 32 (2012) qual a interpretação para o teste não treponêmico com títulos baixos?

a) O VDRL tende a se negativar em 6 a 12 meses, podendo, no entanto, permanecer por longos períodos de tempo ou até por toda a vida; é o que se denomina memória ou cicatriz sorológica da sífilis.

b) Pode representar uma reação falsa positiva, que pode ser uma reação cruzada com as alterações inflamatórias das doenças do colágeno.

c) Pode ainda ser representado por sífilis muito recente, cujos títulos estão em ascensão.

d) Pode ainda ser representado por sífilis muito antiga, tratada ou não, cujos títulos tendem a apresentar declínio naturalmente independente de tratamento.

Referências

Documentos relacionados

infra-estrutura para coroas e prótese parciais fixas. Este material, durante a primeira sinterização, produz uma estrutura porosa e frágil. Posteriormente, esta recebe a cobertura

Efeito da aplicação de vinhaça na emissão de gases do efeito estufa e na comunidade desnitrificante e metanogênica do

Como a atmosfera é caracterizada como um fundamental meio de propagação de compostos de origem orgânica e inorgânica, este trabalho tem por objetivo investigar a emissão de

A mudança de combustível provocou variação no consumo específico do motor, sendo que o biodiesel de pinhão manso apresentou o maior consumo específico enquanto que o

No sistema de semeadura a lanço, o número de cápsulas por planta não se ajustou a nenhum modelo testado, não evidenciando efeito do adensamento das plantas, corroborando em parte

V S S S S S P P G Chs VALE Rego Pena Pase Cruz Mota Lama Laje Laje Lago Inha Goim GIsO Vinhl Torre Tojal Pomar Gaeta Corga Metal LOBeO Leira Lagoa Casal Beira Arosa Areal Serrlo

Soluções de Assistência as PME’s Serviços de acesso ao mercado as PME’s Programas de Apoio as MPME’s Serviço de acesso a financiamento as PME’s

Devemos, portanto, tratar da inclusão de pessoas com deficiência no sistema bancário de maneira responsável e consciente, enxergando esta questão não como uma obrigação legal, mas