• Nenhum resultado encontrado

Guia de Amamentação PORQUE O LEITE MATERNO É O MELHOR ALIMENTO PARA O SEU BEBÉ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Amamentação PORQUE O LEITE MATERNO É O MELHOR ALIMENTO PARA O SEU BEBÉ"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Guia de Amamentação

PORQUE O LEITE MATERNO É O MELHOR ALIMENTO PARA O SEU BEBÉ

(2)

Este guia foi desenvolvido pela Milupa, uma sociedade Danone Nutricia Early Life Nutrition, em parceria com a Nutricionista Ana Margarida Simões e com a Enfermeira Ana Isabel Salgueiro.

Este guia consiste num material informativo de apoio à mãe, pelo que qualquer dúvida que surja deverá ser esclarecida junto do profissional de saúde. Tenha em consideração que este manual não constitui um instrumento de diagnóstico e não deve substituir conselhos médicos ou nutricionais individuais. Por outro lado, este livro não se destina a diagnosticar qualquer condição médica ou um problema de saúde, alterar, iniciar ou atrasar qualquer tratamento médico ou dietético.

 

NOTA IMPORTANTE: A amamentação é a melhor forma de nutrição para os bebés e oferece muitos benefícios aos bebés e às mães. É importante que, na preparação e durante a amamentação, tenha uma dieta saudável e equilibrada. A alimentação combinada entre amamentação e biberão nas primeiras semanas de vida pode reduzir o fornecimento do seu próprio leite materno e reverter a decisão de não amamentar é difícil. Consulte sempre o seu Profissional de Saúde para pedir conselhos sobre a alimentação do seu bebé. Se recorrer ao leite para lactentes, deve seguir cuidadosamente as instruções do fabricante quanto à utilização. As implicações sociais e financeiras da utilização de leite para lactentes devem ser consideradas. A utilização indevida de leite para lactentes ou de alimentos ou métodos de alimentação inapropriados apresenta riscos para a saúde. Se recorrer a um leite para lactentes, deve seguir cuidadosamente as instruções do fabricante quanto à utilização – o não cumprimento das instruções poderá fazer com que o seu bebé fique doente.

(3)

CONTEÚDOS

1.

Primeiros anos de vida do bebé e a importância

da amamentação

2.

Vantagens do leite materno

3.

Como amamentar - Indicações importantes

4.

A pega

5.

Dificuldades comuns na amamentação

6.

Apoio na amamentação

7.

Mais informação

8.

Perguntas & Respostas sobre o leite materno

9.

Próximos passos

(4)

Gravidez Amamentação Alimentação

complementar a partir de 1 anoInfância

PRIMEIROS ANOS DE VIDA DO BEBÉ E A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

1.

Os primeiros anos de vida do seu bebé (desde a sua concepção aos 3 anos de idade) são o período

em que o seu filho cresce mais rapidamente.

1

Sabe-se que uma grande parte da saúde futura depende do meio envolvente durante os primeiros anos de vida do seu filho, razão pela qual é tão importante que durante a gravidez e amamentação estabeleça uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.2 O LEITE MATERNO É O MELHOR ALIMENTO PARA O SEU BEBÉ e proporciona-lhe todos os benefícios da amamentação, tais como a imunidade e protecção. A OMS recomenda que os bebés devem ser exclusivamente amamentados até aos seis meses de vida, e se possível continuadamente até aos dois anos, em conjunto com a introdução de alimentos complementares adequados.3

1. World Health Organization (WHO). WHO child growth standards: Length/height-for-age, weight-for-age, weight-for-length, weight-for-height and body mass index-for-age: Methods and development. Geneva: WHO, Multicentre Growth Reference Study Group; 2006.; 2. Gluckman P. Hong Kong article in Medical Tribune: Impact of Early Nutrition on NCD development in adulthood. 2013; 3. World Health Organization (WHO). Infant and Young Child Feeding. Geneva: WHO, 2009.

(5)

VANTAGENS DO LEITE MATERNO

3-5

2.

O leite materno apresenta diversos benefícios comprovados para o bebé:

Existem também fortes benefícios da amamentação para a mãe:

3. World Health Organization (WHO). Infant and Young Child Feeding. Geneva: WHO, 2009; 4. Agostoni C et al. Breast-feeding: A Commentary by the European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2009 Jul; 49 (1); 5. Leonor Levy, Helena Bértolo. Manual do Aleitamento Materno. Comité Português para a UNICEF, Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés. 2012.

FORNECE TODOS OS NUTRIENTES QUE O BEBÉ NECESSITA; REFORÇA O SISTEMA IMUNITÁRIO;

DIMINUI O RISCO DE OBESIDADE E DIABETES; MELHORA O DESENVOLVIMENTO VISUAL; PROMOVE UMA MELHOR ARTICULAÇÃO DA FALA; FACILITA A ADAPTAÇÃO A OUTROS ALIMENTOS; FORTALECE A SUA LIGAÇÃO COM O BEBÉ.

FAVORECE A RECUPERAÇÃO E A PERDA DE PESO NO PÓS-PARTO; ALIMENTAÇÃO PRÁTICA E SEGURA PARA O SEU BEBÉ.

(6)

COMO AMAMENTAR - INDICAÇÕES IMPORTANTES

3.

A AMAMENTAÇÃO DEVE SER INICIADA NA 1ª HORA DE VIDA DO SEU BEBÉ;

AMAMENTE O SEU BEBÉ SEMPRE QUE ELE TENHA FOME (atenção que no primeiro mês de vida o bebé não deve estar mais de 3h sem mamar). Esteja atenta aos sinais de fome do seu bebé: fica mais agitado, abre a boca com frequência e chucha nas mãos; O SEU BEBÉ É QUE IRÁ DETERMINAR A DURAÇÃO DA MAMADA. Quando está satisfeito pode cerrar os lábios, virar a cabeça para o lado ou largar o mamilo. É também importante que distinga quando ele está efectivamente a mamar de quando está a fazer do peito uma chupeta. Quando o bebé está a mamar fica com as bochechas arredondadas, mama mais lentamente e ouve-se o bebé a engolir o leite;

O ESVAZIAMENTO DA MAMA É ESSENCIAL NA PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO, por isso deve garantir que o seu bebé esvazia o peito antes de lhe oferecer o outro, que ele aceitará se ainda tiver fome. Na mamada seguinte ofereça-lhe primeiro a mama em que o bebé não mamou na última refeição ou que mamou em último;

PONHA SEMPRE O SEU BEBÉ A ARROTAR APÓS CADA MAMADA.

A

B

C

D

E

3.

(7)

A PEGA

4.

O leite materno tem diversos benefícios e tem uma grande influência na ligação emocional criada entre si e o seu bebé. No entanto, o início deste processo pode ser difícil e exige paciência, calma e prática.

A PEGA (MODO COMO O BEBÉ AGARRA A MAMA) É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA AMAMENTAÇÃO, pois garante que o bebé recebe todo o leite de que necessita, facilita o esvaziamento da mama e previne problemas no peito.

Tendo isto em mente, partilhamos consigo algumas dicas que podem ajudá-la a si e ao seu bebé:

SENTE-SE NUM LOCAL CONFORTÁVEL E DE PREFERÊNCIA COM APOIO DE ALMOFADAS;

SEGURE O CORPO INTEIRO DO SEU BEBÉ QUE DEVE ESTAR VIRADO E JUNTO A SI, FICANDO A CABEÇA LIVRE PARA OS MOVIMENTOS NECESSÁRIOS;

LEVE-O AO PEITO E NÃO O CONTRÁRIO;

INCLINE UM POUCO A CABEÇA DO SEU FILHO PARA TRÁS DE FORMA A ABRIR A SUA BOCA;

A CARA DO SEU BEBÉ DEVE ESTAR JUNTO AO SEU PEITO COM O QUEIXO ENCOSTADO;

O SEU BEBÉ DEVERÁ ABRIR BEM A BOCA, FICANDO COM O LÁBIO INFERIOR VIRADO PARA FORA;

O SEU MAMILO DEVE APONTAR NA DIRECÇÃO DO CÉU-DA-BOCA DO SEU BEBÉ; O SEU BEBÉ DEVE AGARRAR NÃO SÓ O MAMILO COMO TAMBÉM A ZONA À VOLTA (ARÉOLA).

(8)

DIFICULDADES COMUNS NA AMAMENTAÇÃO

5.

MANTER A CALMA. SER PACIENTE.

PROCURAR O APOIO DE FAMILIARES E AMIGOS MAIS PRÓXIMOS.

PEDIR O CONSELHO E RECOMENDAÇÃO DO SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE ASSISTENTE.

Durante o período da amamentação podem surgir dificuldades (no início ou posteriormente). Existem, assim, alguns conselhos que a poderão ajudar:

Deste modo, se notar algum sinal, não fique alarmada mas fale com o seu profissional de saúde assim que possível, pois quanto mais cedo for tratada mais rapidamente resolverá a situação!

(9)

APOIO NA AMAMENTAÇÃO

6-8

6.

Este gráfico representa alguns dos intervenientes que poderão dar apoio à mãe durante o processo

de amamentação.

* CAM – Conselheiras em Aleitamento Materno

Pai CAM* Grupos de apoio Amigos Família Profissional de saúde Imagem 1 – Exemplos de intervenientes no apoio à amamentação:

6. Sousa A, Fracolli L, Zoboli E. Práticas familiares relacionadas à manutenção da amamentação: revisão da literatura e metassíntese. Rev Panam Salud Publica. 2013;34(2):127–34; 7. Monte G, Leal L, Pontes C. Rede Social de Apoio à Mulher na Amamentação. Cogitare Enferm. 2013;18(1):148-55; 8. Primo C, Dutra P, Lima E, Alvarenga S, Leite F. Redes Sociais que Apoiam a Mulher Durante a Amamentação. Cogitare Enfermagem.

(10)

O papel do Pai

Falamos agora para outra das pessoas mais importantes na vida do bebé: o Pai.

O PAI TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL E PODE FACILITAR MUITO A AMAMENTAÇÃO.

É o principal pilar de suporte da mãe, responsável por transmitir segurança e garantir o bem-estar da família. O Pai pode estabelecer uma ligação igualmente forte com o bebé participando noutros cuidados, como: dar banho, trocar a roupa, dar colo, trocar a roupa, passear, adormecer, entre outros.

Enquanto Pai pode estar envolvido de várias formas:

APOIO NA AMAMENTAÇÃO

6-8

6.

6. Sousa A, Fracolli L, Zoboli E. Práticas familiares relacionadas à manutenção da amamentação: revisão da literatura e metassíntese. Rev Panam Salud Publica. 2013;34(2):127–34; 7. Monte G, Leal L, Pontes C. Rede Social de Apoio à Mulher na Amamentação. Cogitare Enferm. 2013;18(1):148-55; 8. Primo C, Dutra P, Lima E, Alvarenga S, Leite F. Redes Sociais que Apoiam a Mulher Durante a Amamentação. Cogitare Enfermagem. 2015;20(2).

AUXILIAR NA AMAMENTAÇÃO: procurar informação em conjunto com a mãe, estar presente nas refeições, ajudando a posicionar o bebé para a mamada e a arrotar no final.

DAR CARINHO E ATENÇÃO À MÃE E AO BEBÉ.

FAZER AS COMPRAS PARA CASA, tarefas domésticas (cozinhar, limpar, arrumar, tratar da roupa). Ajudar a CUIDAR DE FILHOS MAIS VELHOS.

RECEBER AS VISITAS, garantindo o descanso da mãe e do bebé. PROTEGER A MÃE de críticas que possam vir de fora.

A B C D E F 7.

(11)

MAIS INFORMAÇÃO

7.

O Leite materno

O leite materno é considerado o alimento mais completo e indicado para o seu bebé.

ESTE CONTÉM MAIS DE 80 COMPONENTES!

O leite materno contém não só nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do seu filho, como também componentes que reforçam as defesas do seu pequeno organismo.

(12)

MAIS INFORMAÇÃO

7.

A alimentação durante a amamentação

Enquanto estiver a amamentar, é importante cuidar de si e da sua alimentação. Uma dieta equilibrada, variada e nutritiva durante a gravidez e ao longo da amamentação é essencial.

DESTA FORMA, PODE SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

• Faça várias refeições ao longo do dia, de forma diversificada, não estando mais de 3h sem comer; • Coma devagar e mastigue bem os alimentos;

• Inclua fruta e vegetais na sua alimentação diária;

• Consuma alimentos ricos em fibra como cereais integrais e legumes;

• Inclua alimentos ricos em cálcio na sua alimentação diária, como por exemplo lacticínios; • Beba pelo menos 2L de água por dia. A hidratação é muito importante durante a amamentação!

O QUE DEVE EVITAR:

• Alimentos com muito açúcar, gordura e sal; • Bebidas alcoólicas;

• Café – deve moderar o consumo (máximo 2 cafés regulares).

(13)

MAIS INFORMAÇÃO

7.

Curiosidades sobre o leite materno

O SEU LEITE MATERNO É ÚNICO E ESPECIAL PARA O SEU BEBÉ;

O SEU BEBÉ RECONHECE O CHEIRO DO SEU LEITE MATERNO, O QUE FAZ COM QUE A RECONHEÇA E PROCURE O SEU PEITO;

O LEITE MATERNO PODE AJUDAR O SEU FILHO A DORMIR MELHOR DURANTE A NOITE;

O CONTACTO COM O SEU BEBÉ É MUITO IMPORTANTE PARA A AMAMENTAÇÃO, POR ISSO SEMPRE QUE POSSA PEGUE O SEU BEBÉ AO COLO E DÊ-LHE CARINHO; O LEITE MATERNO NÃO É SEMPRE IGUAL! VARIA AO LONGO DO DIA, DA MAMADA E DO CRESCIMENTO DO BEBÉ.

(14)

PERGUNTAS & RESPOSTAS SOBRE O LEITE MATERNO

8.

1. O QUE POSSO FAZER PARA GARANTIR QUE O MEU BEBÉ RECEBE O LEITE NECESSÁRIO?

No geral deverá ter leite suficiente para alimentar o seu bebé. No entanto, para que o pequenino receba toda a nutrição de que necessita é importante que a amamentação seja iniciada na primeira hora de vida, que agarre correctamente o seu peito (leia mais sobre a pega na página 9) e que não sejam utilizados biberões ou chupetas. No entanto, se estiver preocupada fale com o seu profissional de saúde.

 

2. COMO POSSO AUMENTAR A PRODUÇÃO DO MEU LEITE?

Amamentar frequentemente (sempre que o bebé queira) e promover o esvaziamento da mama é sempre importante e poderá aumentar a produção de leite materno.

 

3. O MEU BEBÉ NÃO PÁRA DE CHORAR. PODE SER FOME?

O choro é a forma que o seu bebé tem para se manifestar. Por isso, pode chorar por várias razões, como: frio, calor, falta de atenção ou fome. Se está preocupada, fale com o seu profissional de saúde assistente.

 

4. O QUE DEVO COMER NO PÓS-PARTO?

A sua alimentação depois do parto deve ser cuidada e equilibrada, mas sem grandes restrições alimentares. Complemente uma alimentação saudável, com a prática de exercício físico adequado e com a própria amamentação, pois vai ajudá-la a voltar ao peso que tinha antes da gravidez!

 

(15)

PERGUNTAS & RESPOSTAS SOBRE O LEITE MATERNO

8.

5. DEVO EVITAR COMER ALGUM TIPO DE ALIMENTO, ENQUANTO AMAMENTAR?

Deve evitar sempre comer alimentos que não sejam saudáveis (doces, fritos, fastfood, entre outros). No entanto, não deve excluir alimentos saudáveis (legumes, leguminosas e fruta) da sua alimentação, pois estes fornecem-lhe nutrientes importantes. Caso tenha dúvidas sobre a exclusão de algum alimento, consulte primeiro o seu profissional de saúde assistente.

6. É NORMAL SENTIR DOR DURANTE A AMAMENTAÇÃO?

Nos primeiros dias os mamilos podem estar mais sensíveis, mas se sentir dor constante então pode significar que o seu bebé não está a fazer uma pega correctamente. Por isso, consulte o seu profissional de saúde ou conselheira em aleitamento materno, neste tipo de situações.

 

7. DEVO OFERECER ÁGUA AO MEU BEBÉ DURANTE A AMAMENTAÇÃO?

Salvo indicação contrária do seu médico, se a amamentação for exclusiva e em regime livre (sempre que o bebé queira) não é necessário oferecer água, pois o leite materno fornece toda a água de que ele necessita.

(16)

PRÓXIMOS PASSOS

9.

MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA COM A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO ADEQUADO E UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL;

A PARTIR DOS 6 MESES, SALVO INDICAÇÃO CONTRÁRIA DO SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE, PODERÁ INTRODUZIR OUTROS ALIMENTOS A PAR DA AMAMENTAÇÃO;

SE POR ALGUM MOTIVO CONSIDERAR ARMAZENAR O SEU LEITE, PARA QUE O POSSA CONTINUAR A OFERECER AO SEU BEBÉ, FALE COM O SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE QUE LHE RECOMENDARÁ AS CONDIÇÕES MAIS ADEQUADAS PARA O FAZER;

ESTEJA SEMPRE INFORMADA JUNTO DO SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE ASSISTENTE.

(17)

HORA

direita

Mama

esquerda

Mama

Tempo de

mamada

Tempo de

sono

Tem mais alguma observação?

Tabela 1: Esta tabela foi elaborada com o intuito de apoiar a mãe ao longo do processo de amamentação, para que possa anotar a hora de cada mamada, duração do período

(18)

REFERÊNCIAS

1. World Health Organization (WHO). WHO child growth standards: Length/height-for-age, weight-for-age, weight-for-length,

weight-for-height and body mass index-for-age: Methods and development. Geneva: WHO, Multicentre Growth Reference Study Group; 2006. 2. Gluckman P. Hong Kong article in Medical Tribune: Impact of Early Nutrition on NCD development in adulthood. 2013.

3. World Health Organization (WHO). Infant and Young Child Feeding. Geneva: WHO, 2009.

4. Agostoni C et al. Breast-feeding: A Commentary by the European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2009 Jul; 49 (1).

5. Leonor Levy, Helena Bértolo. Manual do Aleitamento Materno. Comité Português para a UNICEF, Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés. 2012.

6. Sousa A, Fracolli L, Zoboli E. Práticas familiares relacionadas à manutenção da amamentação: revisão da literatura e metassíntese. Rev Panam Salud Publica. 2013;34(2):127–34.

7. Monte G, Leal L, Pontes C. Rede Social de Apoio à Mulher na Amamentação. Cogitare Enferm. 2013;18(1):148-55.

8. Primo C, Dutra P, Lima E, Alvarenga S, Leite F. Redes Sociais que Apoiam a Mulher Durante a Amamentação. Cogitare Enfermagem. 2015;20(2).

9. British Nutrition Foundation Task Force. Nutrition and Development: short and long term consequences for health. Nutr Bull. 2013. 10. Hill PD, Johnson TS. Assessment of Breastfeeding and Infant Growth. J Midwifery Womens Health. 2007;52(6):571-578.

11. Koletzko B. Developmental origins of adult disease: Barker’s or Dörner’s hypothesis? Am J Hum Biol 2005;17(3):381–2.

12. McMullen S et al. Animal models for the study of the developmental origins of health and disease. Proc Nutr Soc. 2009; 68: 306-320. 13. Riordan J. Breastfeeding and Human Lactation, 3rd Ed. Boston: Jones & Bartlett; 2005.

14. Sánchez C L et al. The possible role of human milk nucleotides as sleep inducers. Nutr Neurosci. 2009; 12 (1).

15. Scientific advisory committee on Nutrition. The influence of maternal, fetal and child nutrition on the development of chronic disease in later life. London; 2011.

16. Vanhees K et al. You are what you eat, and so are your children: The impact of micronutrients on the epigenetic programming of offspring. Cell Mol Life Sci.2014;71(2):271–85.

(19)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desta palestra foi mostrar os princípios da Estética Dental, bem como definições e técnicas diferenciadas, além de focar na Odontologia Adesiva com

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

E Jesus conclui: se alguém que não é tão amigo quanto isso é capaz de nos ajudar se nós insistirmos, muito mais nos ajudará o nosso Pai do Céu, não só pela nossa

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

EM GERAL LTDA.. EM