• Nenhum resultado encontrado

ASSUNTO: Recredenciamento do Curso de Pós-Graduação em Odontologia - área de concentração em Odontologia Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSUNTO: Recredenciamento do Curso de Pós-Graduação em Odontologia - área de concentração em Odontologia Social"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INTERESSADO/MANTENEDORA UF

Universidade Federal Fluminense - RJ

ASSUNTO:

Recredenciamento do Curso de Pós-Graduação em Odontologia - área de concentração em Odontologia Social

RELATOR: SR. CONS. Pe Laércio Dias de Moura,S.J. CÂMARA ou COMISSÃO

PARECER Nº APROVADO EM:

CESu

PROCESSO 2 3 0 3 8 . 0 0 1 . 7 0 7 - 9 3 - 7 5 1 . RELATÓRIO

0 Magnífico Reitor da Universidade Federal Fluminense encaminhou ao Presidente deste Conselho pedido de renovação de credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Odontologia - com área de concentração em Odontologia Social, no nível de Mestrado, ministrado por aquela Universidade.

Fizeram parte da Comissão Verificadora os professores Eymar Sampaio Lopes, da USP, e Hélio Wanderley Uchôa, da UFRJ, que visitaram a instituição nos dias 27 a 29 de setembro de 1993, apresentando posteriormente o seu Relatório.

Do Relatório de Comissão Verificadora, bem como do Relatório Técnico apresentado pela CAPES, com as fichas de avaliação dos anos 1987/88/89,emergem os seguintes dados.

1. Dados Gerais sobre o Curso

"0 Curso de Pós-Graduação em Odontologia Social, em nível de Mestrado, da Universidade Federal Fluminense, iniciou suas atividades em 1972, tendo sido credenciado pelo Conselho Federal de Educação mediante o Parecer 7.223/78 de 10 de novembro de 1978,

sendo renovado o credenciamento através do Parecer/CFE nº 32/85 de 31 de janeiro de 1985."

2. Estrutura Curricular

Observa da Comissão Verificadora que "o Curso mantém, praticamente, o programa anteriormente aprovado pelo CFE, com o mesmo elenco de disciplinas e carga horária, o que é plenamente justificável, uma vez que não ocorreram mudanças quer no ensino da odontologia ou das ciências médicas, quer nas condições prevalentes na área de saúde que recomendassem correções do rumo. Observou-se, porém, que foram

(2)

feitos ajustes de conteúdo com a finalidade de atualizar o programa de forma a oferecer ao aluno um panorama das recentes alterações ocorridas na área da prestação de serviços de saúde do setor público, principalmente quanto a Municipalização dos Serviços de Saúde - SUS."

3. Corpo Docente

"0 Curso dispõe de 21 professores permanentes. Destes, apenas três professores estão em regime de tempo parcial. Quinze professores apresentam título de doutorado ou pós-doutorado e seis de mestrado. Nove professores estão credenciados para orientação dos alunos no trabalho final do Curso, podendo, cada professor orientar de dois a três alunos. 0 Curso conta ainda com a colaboração de professores participantes/visitantes da UERJ, UNESP e USP.

4. Corpo Discente

"A partir de 1985 (data da última avaliação) foram matriculados no Curso de Mestrado em Odontologia Social da UFF 46 alunos, dos quais 32 apresentaram e defenderam o trabalho final do Mestrado e 5 estão em fase de conclusão, com o prazo estabelecido para apresentação e defesa entre dois ou três meses o que significa um total de 80% de alunos concluindo o Curso, sem considerar os outros alunos que ainda deverão iniciar a sua dissertação. Dos 46 alunos, 9 são oriundos da própria UFF e os demais da UERJ, UFPA, UFMA, UFGO, UFAM, USP, UFPB, UEL, Universidade Federal de Passo Fundo, Faculdade .de Odontologia de Nova Friburgo, Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, Faculdade de Odontologia de Campos, Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica -RS, Faculdade de Odontologia de Itaúna, Curso de Odontologia da Associação Fluminense de Ensino de Duque de Caxias.

Á grande maioria dos alunos tem concluído o Mestrado entre 2 e 4 • anos, com média de 2,56 anos.

Recente levantamento da localização dos 77 alunos egressos, desde o início do Curso até o corrente ano, feito pela Coordenação do Mestrado, mostrou o seguinte quadro: 60 deles(78%) estão vinculados ao ensino, como membros do corpo docente na área de odontologia social em diversas Faculdades de Odontologia do País; 12(15%) trabalham em serviços públicos; 3 (4%) desenvolvem atividades em clínica particular e apenas 2(3%) com destino ignorado. Estes dados mostram que o Curso vem alcançando, plenamente, seu objetivo de preparar recursos humanos para o ensino, os serviços e a pesquisa em odontologia social."

5. Pesquisa e Produção Científica i) Docente

(3)

Os dados disponíveis mostram que os membros do corpo docente do Curso publicaram 46 trabalhos científicos no período de 1985 a 1990. Outros 92 trabalhos foram realizados e apresentados em congressos, mesas redondas, jornadas e outras reuniões científicas. Treze outros trabalhos estão em andamento os quais estão inseridos nas seguintes linhas de pesquisa: Educação de Escolares para Saúde em Odontologia, Formação de Recursos Humanos em Odontologia, Administração de Serviços de Saúde em Odontologia, Políticas e Estratégias em Saúde Comunitária e Problemas de Saúde Oral em Ambiência Comunitária. Estas informações indicam o envolvimento do corpo docente na dinâmica de pesquisa e produção científica."

b) Discente

"O exame dos títulos das dissertações de Mestrado que, de maneira geral, se inserem na proposta do Curso com ênfase nas Ciências da Conduta, Formação de Recursos Humanos e Gerência de Serviços. De fato, do total de 82 dissertações, 23% delas estão voltadas para Administração de Serviços, 18% ã Formação de Recursos Humanos em Odontologia, 14% ã Prevenção de Doenças Bucais, 14% às Ciências da Conduta, 13% ao Ensino Odontológico, 10% ã Epidemiologia das Doenças Bucais mais prevalentes, e as demais ã vários assuntos, como por exemplo, Política de Saúde no Brasil. A Comissão considerou haver perfeita coerência da temática das dissertações apresentadas com a finalidade do Curso."

6. Infra-Estrutura

"Foi constatada a existência de salas suficientes para as aulas teóricas, seminários e reuniões de estudos, bem como instalações adequadas para as atividades administrativas e para a coordenação do Curso. Os laboratórios do Centro de Ciências Médicas vem sendo utilizados satisfatoriamente para as aulas práticas. As atividades 'de campo junto â comunidade são realizadas em Escolas, Centros

Assistenciais Comunitários e no Programa do Internato Rural desenvolvido pelei Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Uma variedade de bibliotecas estão disponíveis para consulta e levantamento bibliográfico pelos alunos do Mestrado, entre elas podem ser citadas: a Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde - UFRJ, a Biblioteca da Escola Nacional de Saúde Pública de Medicina e Ciências Básicas -UFF, a Biblioteca Setorial de Odontologia e Nutrição - UFF, a Biblioteca do Instituto de Medicina Social - UERJ, a Biblioteca Setorial de Economia e Administração - UFF, a Biblioteca da Fundação Getúlio Vargas - RJ. Além dessas bibliotecas, os alunos utilizam, também, através dos

serviços da BIREME, as Bibliotecas da Faculdade de Odontologia e da Faculdade de Saúde Pública da USP."

(4)

para o Curso, compreendendo um microcomputador modelo PC-AT 486, duas impressoras, sendo uma Epson 2.500 matricial e outra laser, e a contratação de um Técnico em Informática para organizar arquivos de dados com informações funcionais, acadêmicas e da produção científica do corpo docente, bem como do corpo discente, que já permitem a administração do Curso tomar decisões mais rápidas e com maior segurança.

Nos contatos com o pessoal de apoio e alunos não foram observadas queixas quanto ao fluxo dos processos administrativos e burocráticos, mantendo-se a estrutura administrativa sem alteração no período."

7. Intercâmbio

"O Curso mantém freqüentes atividades de colaboração e intercâmbio com outras UNIVERSIDADES, destacando-se: a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade de São Paulo, a Universidade Gama Filho e, no exterior, com a Universidade de Maryland, Universidade de Illinois e a Universidade de Havana. Um relacionamento estreito vem sendo mantido com outras Unidades da UFF, como o Centro de Tecnologia, o Centro de Estudos Sociais e o Centro de Estudos Gerais."

A Comissão Verificadora nas suas considerações finais nota o seguinte: "as informações colhidas bem como as observações realizadas sobre o Curso de Mestrado em Odontologia Social da UFF, indicam que o mesmo tem sido altamente produtivo e eficiente na formação do recurso humano necessário para atuar em Departamentos de Odontologia Social no campo do ensino e de serviços. Por outro lado, constata-se que, nesta área do conhecimento, existem poucos centros de preparação e onde a demanda por pessoal adequadamente . preparado é alta. O referido Curso de Mestrado, nestes vinte anos

de funcionamento, conquistou elevado conceito e muitos dos seus ex-alunos integram, hoje, o quadro de docentes de várias universidade; do país.Finalmente, a Comissão considera importante para manutenção do alto padrão do referido Curso que seja mantido o apoio que a CAPES vem oferecendo."

A Comissão conclui seu relatório "recomendando sem restrições, a renovação do credenciamento solicitado".

No seu Relatório Técnico a CAPES atribui ao Curso de Mestrado o Conceito A.

(5)

II - PARECER

Em virtude do exposto o Relator é de Parecer que seja concedida a renovação do credenciamento do curso de pós-graduação em Odontolo gia, com área de concentração em Odontologia Social, no nível de mestrado, da Universidade Federal Fluminense, pelo prazo de cinco anos a partir desta data, retroagindo os efeitos desta renovação à data da expiração do credenciamento anterior.

III - CONCLUSÃO DA CÂMARA

(6)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou a conclusão da Câmara, com abstenção do conselheiro

Cícero Adolpho Silva

(7)

NOME DO CONSELHEIRO

l MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO.

2. ERNANI BAYER

3. ADIS DOMIGOS JATENE 4. CÁSSIO MESQUITA BARROS

5. CÍCERO ADOLPHO DA SILVA

6. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR 7. EDSON MACHADO DE SOUSA

8. FÁBIO PRADO

9. GENARO DE OLIVEIRA 10.IB GATTO FALCÃO

l1.JORGE NAGLE

12.JOSÉ FRANCISCO SANCHOTENE

13.J0SÉ LUITTBARD MOURA FIGUEIREDO 14.LAÉRCI0 DIAS DE MOURA (PE) 15.LAURO FRANCO LEITÃO

l6.LAYRTON BORGES MIRANDA

17.LÊDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO 18.MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL. 19. PAULO A.L C A N T A R A G OM E S

20.RAULINO TRAMONTIN

21.SILVINO LOPES NETO 22.SYDNEI LIMA SANTOS

23.VIRGINIO CANDIDO TTOSTA DE SOUZA 2 4 . Y U G O O K I D A

:•• —

-SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCACÃO E DO DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO - CFE

FOLHA DE PRESENÇA REFERENTEÀ SESSÃO PLENÁRIA. NO DIA 08/06/1994 REALIZIADA AS 11 HORAS.

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

PARÁGRAFO ÚNICO: PARTICIPAÇÃO DE EVENTOS SINDICAIS - Ao empregado indicado pelo SINTTEL-MT para participar de Cursos, Palestras, Simpósios, Plenárias, Seminários e Congressos é

A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas,

Tanto no sistema futuro proposto, como o atual, a eficiência em distribuição de energia elétrica depende fortemente da escolha adequada dos níveis de tensão

Responsável Técnico: Arquiteto responsável pelo projeto (recomendamos que o responsável esteja presente nas etapas de montagem e desmontagem do estande), Dados do

Utilizamos neste trabalho a pesquisa aplicada, pois o trabalho objetiva gerar um padrão de modelo de Diagrama de Classe com Design by Contract sobre Classes e Aspectos que poderá

Lastly; although, the passion fruit flour presented a low inhibition of the AChE enzyme, this activity associated with its great antioxidant capacity points out its potential as