• Nenhum resultado encontrado

NOTA DE APRESENTAÇÃO. Por razões que os leitores certamente compreenderão, este é o livro que nunca gostaria de ter elaborado e ou publicado.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA DE APRESENTAÇÃO. Por razões que os leitores certamente compreenderão, este é o livro que nunca gostaria de ter elaborado e ou publicado."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

NOTA DE APRESENTAÇÃO

Por razões que os leitores certamente compreenderão, este é o livro que nunca gostaria de ter elaborado e ou publicado.

Com esta obra pretendo efectuar mais uma homenagem aos meus (nossos) Mestres da Contabilidade que, devido ao seu falecimento no curto espaço de pouco mais de um ano e meio, deixaram de nos transmitir o seu saber/conhecimento, sendo certo que o mesmo permanecerá por muitos anos como fonte de investigação para todos os profissionais da Contabilidade, da Fiscalidade e da Auditoria/Revisão de Contas.

Este livro constitui uma compilação de artigos/textos que elaborei antes e depois do falecimento dos quatro Mestres a seguir indicados, por ordem cronológica da data do seu falecimento:

- CAMILO CIMOURDAIN DE OLIVEIRA (1912 - 2008, falecido em 7 de Novembro de 2008, Fig. 1);

- ARMANDINO CORDEIRO DOS SANTOS ROCHA (1934 - 2009, falecido em 10 de Agosto de 2009, Fig. 2);

- ANTÓNIO LOPES DE SÁ (1927 - 2010, falecido em 7 de Junho de 2010, Fig. 3);

- ROGÉRIO FERNANDES FERREIRA (1929 - 2010, falecido em 12 de Julho de 2010, Fig. 4)

(Fig. 1) (Fig. 2) (Fig. 3) (Fig. 4)

Neste contexto, compilei, de uma forma agregada, as principais informações bibliográficas dos meus (nossos) Mestres, com os quais mantive contactos permanentes por escrito (v.g., e-mail, cartas) e pessoais (v.g., congressos, associações de profissionais, reuniões particulares).

O livro está dividido em dois capítulos:

I. CAPÍTULO I - OS MEUS (MESTRES) PROFESSORES; II. CAPÍTULO II - OUTROS MESTRES (PROFESSORES).

(2)

Conheci pessoalmente o Professor Camilo Cimourdain de Oliveira, salvo erro, no VI Congresso Internacional de Custos, realizado na Universidade do Minho (UM), em Braga, nos dias 15 a 17 de Setembro de 1999, organizado conjuntamente pela Associação de Docentes de Contabilidade e do Ensino Superior (ADCES), pelo Grupo de Contabilidade da UM e pelo Instituto Internacional de Custos. A partir daí o nosso contacto foi permanente, ao ponto de o Professor me ter dado o privilégio de endereçar convites pontuais para me deslocar a sua casa (residência) para conversas sem agenda. Foi um prazer enorme ouvir a sua história de vida particular e profissional.

O Professor Cimourdain deu-me, também, o grato prazer de aceitar o convite para apresentar os meus livros “História da Contabilidade em Portugal - Reflexões e Homenagens”, Ed. Áreas Editora, em sessão pública realizada no dia 28 de Janeiro de 2005, no Hotel Albergaria Quinta de Infias, em Braga, e “Técnicos Oficiais de Contas”, ed. INFOCONTAB Edições, Lda., em sessão pública realizada no dia 22 de Março de 2007, no Hotel Turismo, também em Braga .

Fig. 5 Fig. 6

Também a meu convite, o Professor Cimourdain participou no VIII PROLATINO, realizado nos dias 7 e 8 de Abril de 2007, no Europarque de Santa Maria da Feira, organizado pela então Câmara (actual Ordem) dos Técnicos Oficiais de Contas.

Julgo que essas terão sido as suas últimas aparições públicas.

O Professor Doutor Armandino Cordeiro dos Santos Rocha foi meu Professor das disciplinas de Contabilidade Geral e Contabilidade Analítica de Exploração na Licenciatura em Gestão de Empresas da Universidade do Minho, nos anos de 1981 e 1982, respectivamente, e, posteriormente, da disciplina de Novas Teorias da Contabilidade do Mestrado em Contabilidade e Auditoria da Universidade do Minho (ano de 1999). Além disso, convidou-me para assistente da Universidade do Minho, cargo que exerci durante 19 anos (de 1989 a 2008), e outras realizações (v.g., seminários) em universidades nacionais e estrangeiras.

Com muito orgulho sublinho que era publicamente considerado o seu “braço direito”, não só pelas relações pessoais e profissionais de amizade, como também pelo facto de concordar com a sua postura científica do ensino da Contabilidade, sempre preocupado em fazer a ligação entre a prática e a teoria (ciência).

(3)

António Lopes de Sá e Rogério Fernandes Ferreira), bem como os Mestres/Professores Jaime Lopes Amorim e Fernando Vieira Gonçalves da Silva, os quais também divulgo no presente livro.

Registo ainda a curiosidade de, periodicamente, “reunir à mesa” de um restaurante em Braga com o Professor Armandino e o Professor Doutor João Baptista da Costa Carvalho, também um dos seus alunos e, posteriormente, colega na Universidade do Minho (actualmente é o Presidente do Conselho Directivo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - IPCA, Barcelos), onde, como se diz na gíria popular, “partíamos pedra” ou “púnhamos a escrita em dia”.

Relativamente ao Professor António Lopes de Sá, tive o grato prazer de o conhecer pessoalmente nas VII Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade da APOTEC, realizadas nos dias 16 e 17 de Outubro de 1998, em Braga, e, desde aí, ficamos ligados, como “pai” e “filho” virtuais. Na verdade, a partir da uma certa altura, e depois de alguma consolidação da nossa relação de amizade, o Professor começou a tratar-me por “filho virtual” e “embaixador” (referia-o publicamente em Congressos e outras realizações afins), ao que eu retorquia com a expressão “Caro Mestre, Professor e Pai Virtual”. Posteriormente, em 1999, o Professor ministrou-me a disciplina de História e Filosofia da Contabilidade do Mestrado em Contabilidade e Auditoria da Universidade do Minho, cujas brilhantes lições apaixonaram todos os alunos, sendo que o convite para leccionar partiu do Professor Armandino Rocha. Estas “sementes” tiveram e continuam a ter o seu óbvio reflexo na investigação em História da Contabilidade em Portugal, como se comprova pelo facto de seis das treze dissertações de Mestrado em Contabilidade sobre temas de História da Contabilidade, apresentadas até agora, serem, precisamente, da autoria de ex-alunos dos Mestrados em Contabilidade da Universidade do Minho. Além disso, a única tese de doutoramento em História da Contabilidade é também da autoria de uma colega daquele Mestrado e docente da Universidade do Minho, a Professora Doutora Delfina Rosa da Rocha Gomes.

Foi neste contexto que, fazendo jus à minha condição de “embaixador”, promovi a ligação do Professor à Câmara (actual Ordem) dos TOC (OTOC), fazendo a “ponte” com o então Presidente da Direcção (actual Bastonário), António Domingues de Azevedo, aquando da realização do VII PROLATINO, em S. Salvador da Baía (Brasil), nos dias 5, 6 e 7 de Outubro de 2005. Desde essa data os contactos da OTOC com o Professor Lopes de Sá foram permanentes e tiveram o seu corolário com a realização dos VIII e IX PROLATINOS em Portugal e correr a apresentação do livro “Separados pelo Atlântico, Unidos pela Contabilidade”, editado pela OTOC, no 3.º Congresso dos TOC, realizado em Lisboa (Pavilhão Atlântico) nos dias 24 e 25 de Setembro de 2009, o qual foi elaborado em co-autoria pelos Professores Lopes de Sá e Rogério Fernandes Ferreira.

Ainda no que concerne às relações pessoais com o Professor Lopes de Sá, mantive contactos por e-mail, quase diários, sendo que, nos últimos cinco anos, o Professor distinguia-me com o envio dos seus artigos para divulgação e disponibilização para download nos meus Portais INFOCONTAB e INFOCONTAB-HISTÓRIA.

(4)

Registo, com esse debate, o seu último e-mail enviado algumas horas antes do seu falecimento:

“Afilhado amigo, Grato.

O artigo pode editar aonde desejar.

Atendi imediatamente ao que me havia pedido. As fotos são homenagem ao filho virtual Guimarães. Auguro-lhe ótima semana.

Cordialmente, seu colega e padrinho Lopes de Sá.”.

The last but not the least e quanto ao Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira, tive, primeiramente, conhecimento da sua vasta obra através da leitura dos seus artigos e livros, não podendo precisar há quantos anos nos conhecíamos (cerca de vinte).

As nossas relações de amizade consolidaram-se através da participação em duas Associações, como a seguir evidencio.

Em primeiro lugar, na Associação de Docentes de Contabilidade do Ensino Superior (ADCES), no mandato de 1997/1998 (o Professor era Presidente da Direcção e eu Vogal do Conselho Fiscal), e noutros mandatos seguintes (o último dos quais, 2007/2008, em que o Professor foi o Presidente da Mesa da Assembleia Geral e eu o Vice-Presidente do mesmo Órgão). Ou seja, participámos conjuntamente na Associação durante 12 anos (6 mandatos) e com muitas reuniões que tivemos no seu escritório na Avenida Estados Unidos da América, n.º 82, r/c esq., em Lisboa.

Posteriormente, ambos integrámos o Centro de Estudos de História da Contabilidade da Associação Portuguesa de Técnicos Oficiais de Contabilidade (APOTEC), constituído em Junho de 1996. O Professor foi Presidente do Centro desde essa data até à data do seu falecimento (tinha sido recentemente reeleito para um novo mandato de 2010/2013), sendo que exerci funções no Conselho Executivo e no Conselho Científico até 29 de Novembro de 2006, data a partir da qual solicitei exoneração das funções, em virtude de ter sido convidado para promover a constituição da Comissão de História da Contabilidade da OTOC, o que veio a concretizar-se em Abril de 2007.

(5)

Por minha iniciativa organizei um processo de “candidatura” do Professor a um prémio nacional a atribuir pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco

Silva, que mereceu de imediato apoio da família e das associações que o Professor foi sócio, dirigente ou apenas colaborador (OTOC, OROC, APOTEC, AFP, Ordem dos Economistas, Ordem dos Advogados). Felizmente a iniciativa teve pleno êxito tendo o Professor sido homenageado com a Ordem de Instrução Pública (Grande Oficial) no dia 10 de Junho de 2009 (Fig. 7).

De notar que o Professor foi objeto de diversas outras homenagens, das quais destacamos a que foi promovida em 25 de Junho de 1999 pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), de Lisboa, que para a consolidar publicou o livro “Ensaio de Homenagem a Rogério Fernandes Ferreira” (Fig. 8).

Também com o Professor Rogério Fernandes Ferreira mantive contactos permanentes através de e-mail e de reuniões sem agenda no seu escritório em Lisboa.

Recordo, com saudade, a última reunião, a qual teve um cunho de

despedida, não tendo conseguido conter a emoção provocada pela leitura de um texto que o Professor me entregou e pediu para ler na sua presença, que, obviamente, não poderei divulgar.

Desta forma, neste livro, além dos artigos técnicos e de homenagem/panegírico, incluo informações sobre os meus Portais INFOCONTAB e INFOCONTAB-HISTÓRIA, nomeadamente no que se refere à existência de menus específicos sobre a vida e obra de três dos Mestres/Professores (Camilo Cimourdain de Oliveira, António Lopes de Sá e Rogério Fernandes Ferreira), disponíveis no menu “Mestres/Professores”.

Homenagem a outros quatro Mestres/Professores

Depois da homenagem aos (meus) nossos quatro Mestres/Professores, com quem tive a felicidade de conviver e partilhar, tendo ficado muito devedor do seu conhecimento, julgo oportuno compilar nesta obra os artigos que elaborei sobre os quatro outros grandes Mestres/Professores do século passado:

- Ricardo José de Sá (1844 - 1912); - Martim Noel Monteiro (1916 - 1980); - Jaime Lopes Amorim (1891 - 1973);

- Fernando Vieira Gonçalves da Silva (1904 - 1990).

Ricardo José de Sá (Fig. 9), também identificado abreviadamente por Ricardo de Sá, terá sido, ao que tudo indica, o pioneiro no desenvolvimento da Contabilidade com cariz marcadamente científico (realço o seu livro “Tratado de Contabilidade”, ed. Typographia D' «Editora», com 632 páginas) e na luta pelo associativismo profissional da Contabilidade e na afirmação da profissão então designada de “guarda-livros”.

Fig, 7

(6)

Martim Noel Monteiro (Fig. 10) foi um contabilista autodidacta, destacando-se o lançamento dos seus livros sobre aplicações sectoriais da contabilidade e a sua intervenção na constituição da APOTEC, da qual foi um dos seus fundadores e membro n.º 1.

Jaime Lopes Amorim (Fig. 11) e Fernando Vieira Gonçalves da Silva (Fig. 12), por vezes identificados na sua época como representantes máximos da Escola do Porto e da Escola de Lisboa, respectivamente, foram, indiscutivelmente, os dois Professores que, no século passado, elevaram a contabilidade nos seus aspectos teóricos e históricos, incutindo-lhe um posicionamento de Contabilidade de nível superior.

Ainda relativamente a Jaime Lopes Amorim relevo a homenagem que promovi através da publicação do livro “A Influência de Jaime Lopes Amorim no Desenvolvimento da Contabilidade em Portugal”, da autoria do meu colega de Mestrado, Amândio Faustino Ferreira Tavares, editado pela INFOCONTAB Edições, Lda., da qual sou sócio, cujo lançamento foi efectuado em 15 de Janeiro de 2009 nas instalações da Representação Permanente da OTOC no Porto (Fig. 13). Finalmente, espero que este despretensioso livro constitua uma fonte de investigação para um melhor desenvolvimento e conhecimento e das

vidas e obras dos oitos Mestres/Professores da Contabilidade aqui apresentados. Os meus Portais INFOCONTAB e INFOCONTAB-HISTÓRIA

No menu “Mestres/Professores” dos meus Portais INFOCONTAB - O Portal da Contabilidade em Portugal, em www.infocontab.com.pt, e INFOCONTAB-HISTÓRIA - O Portal da História da Contabilidade em Portugal, em www.infocontab.com.pt/historia, disponibilizo diversas informações bibliográficas não só dos Mestres/Professores atrás referidos, como também de outros, sendo que o mesmo se encontra dividido nos seguintes submenus:

- Ricardo José de Sá (1844 - 1912); - Rodrigo Afonso Pequito (1849-1931); - Jean Dumarchey (1874/1946); Fig. 12 Fig. 11 Fig. 10 Fig.9 Fig. 13

(7)

- Fernando Vieira Gonçalves da Silva (1904 - 1990); - Guilherme Rosa (1906-1982);

- Camilo Cimourdain de Oliveira (1912 - 2008); - Martim Noel Monteiro (1916 - 1980);

- António Lopes de Sá (1927 - 2010)

- Rogério Fernandes Ferreira (1929 - 2010); - Outros;

- Informações Diversas.

Notas biográficas elaboradas pelo Professor Hernâni O. Carqueja

Ainda no que se refere à divulgação da obra dos Mestres/Professores e outros profissionais académicos ou não, não poderei deixar de relevar as notas biográficas elaboradas pelo Prof. Hernâni O. Carqueja, publicadas na revista Revisores & Empresas da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, algumas das quais dos oito Mestres/Professores destacados, que resumo no quadro seguinte:

Mestre/Professor Revista

N.º Data pp.

António Álvaro da Silva Dória 29 Abr/Jun de 2005 5-7 António Pedro Coelho d' Aça Castel-Branco 24 Jan/Mar de 200 5-7

António Tomé de Brito 31 Out/Dez de 2005 5-7

Eduardo Maria Baptista de Oliveira 27 Out/Dez de 2004 5-8 Fernando Vieira Gonçalves da Silva 18 Jul/Set de 2002 5-6 Francisco José Caetano Dias 23 Out/Dez de 2003 5-6

Francisco Xavier Antunes 28 Jan/Mar de 2005 5-7

Guilherme Rosa 26 Jul/Set de 2004 5-6

Jaime Lopes Amorim 19 Out/Dez de 2002 5-7

José António Sarmento 20 Jan/Mar de 2003 5-6

José Henrique Garcia 30 Jul/Set de 2005 5-7

Luís da Silva Viegas 25 Abr/Jun de 2004 5-7

Martim Noel Monteiro 21 Abr/Jun de 2003 5-6

Raul Monte da Silva Dória 22 Jul/Set de 2003 5-6

Ricardo José de Sá 16 Jan/Mar de 2002 5-6

Rodrigo Afonso Pequito 17 Abr/Jun de 2002 5-6

Justificação do Prefácio do Professor Hernâni O. Carqueja

O Prof. Hernâni O. Carqueja é também para mim um dos maiores Mestres/Professores com quem tenho tido o grato e distinto prazer de partilhar conhecimento, ignorância, ideias e amizade, em reuniões periódicas (quase uma por mês), debatendo assuntos relacionados com a nossa querida Contabilidade, a Profissão e o Associativismo da Contabilidade em Portugal. Sempre que tenho esse privilégio, regresso dessas reuniões cada vez mais “rico”, pois aprendo sempre mais qualquer coisa, seja de História da Contabilidade, seja da Teoria Contabilística e até da Prática Contabilística. Para mim, o Professor Carqueja é, indiscutivelmente, o investigador português com maior conhecimento sobre a teoria/ciência, a investigação e as práticas contabilísticas em

(8)

Portugal (que me desculpem os restantes colegas investidores, mas é a minha opinião pessoal que vale o que vale).

O trabalho do Professor foi reconhecido em 23 de Setembro de 2010 pela Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (AECA) atribuindo-lhe o Prémio de História da Contabilidade Enrique Fernández Pena da AECA (15.ª Edição), pela primeira vez concedido a um português, pelo seu livro “Arte da Escritura Dobrada que Dictou na Aula do Commércio João Henrique de Sousa e Copeada para Instrucção de Joze Feliz Venancio Coutº No Anno de 1765” (Fig. 14; Fig. 15 - Foto tirada com os membros do Júri; Fig. 16 - Foto tirada comigo).

Fig. 14 Fig. 15 Fig. 16

É neste contexto que embora não tenha elaborado qualquer artigo sobre o Professor (certamente que será uma das minhas investigações futuras), inclui o seu nome no menu “Mestres-Professores/Hernâni O. Carqueja (1937/…) daqueles dois meus Portais, com os seguintes submenus:

− Introdução; − Nota Biográfica; − Fotos;

− Entrevistas;

− Livros e Outras Publicações; − Diretor de Revistas;

− Prémios; − Artigos.

Face ao exposto, o Prof. Carqueja é o meu último Mestre/Professor que felizmente se encontra vivo (tem 74 anos), daí que se justifique o facto de lhe ter dirigido o convite para elaborar o prefácio, que amavelmente aceitou e agradeço.

Finalmente agradeço ao meu irmão e sócio, Mário da Cunha Guimarães e aos meus colaboradores João Gomes, José Carlos Henriques, Ricardo Carvalho, Emília Gomes, António Lamelas, Bruna Moreira, Ricardo Antas e Filipe Malheiro os seus contributos na revisão dos artigos deste livro.

(9)

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

O novo sistema (figura 5.7.) integra a fonte Spellman, um novo display digital com programação dos valores de tensão e corrente desejados, o sinal visual do

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -