• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE TRABALHO DOCENTE MATEMÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE TRABALHO DOCENTE MATEMÁTICA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELLOZO

PLANO DE TRABALHO

DOCENTE

MATEMÁTICA

ENSINO MÉDIO

Professora :

Elena Maria Piva Marin

(2)

A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

JUSTIFICATIVA

A Matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. É uma área do conhecimento essencial para o desenvolvimento atual da ciência e da tecnologia, considerada como um saber vivo, dinâmico, construído historicamente para atender às necessidades sociais e teóricas. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para a formação do futuro cidadão que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas.

O Ensino da Matemática para o Ensino Médio, deve ter como desafio a busca de um currículo que possibilite ao estudante condições tanto de inserir no mundo do trabalho quanto uma formação humanista consistente, desempenhando seu papel de formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio do aluno, para que, pelo conhecimento do conteúdo matemático, possa apropriar-se de conhecimentos que possibilita a capacidade de agir com autonomia suas relações sociais.Alem disso, a Matemática do Ensino Médio deve auxiliar o aluno a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo e também a adquirir algumas ferramentas úteis à execução das atividades do dia a dia.

Resumindo, o ensino Médio assume um caráter conclusivo,preparando o aluno para a vida e a cidadania. Dessa maneira, não é somente um preparo para outra etapa escolar ou para o exercício profissional, mas um período responsável por complementar a e4ducação básica, capacitando o aluno para um aprendizado permanente, que pode estar relacionado ao prosseguimento dos estudos ou diretamente ao mundo do trabalho.

A educação matemática entendida desse modo terá como função desenvolver a consciência crítica do aluno, provocando alterações de concepções e atitudes, permitindo a interpretação do mundo e a compreensão das relações sociais.

A finalidade da Educação Matemática deve ser de capacitar o estudante para:

 aplicar conhecimentos matemáticos para compreender, interpretar e resolver situações-problema do cotidiano ou do mundo tecnológico e científico;

 estabelecer relações, conexões e integração entre os diferentes campos da Matemática, para resolver problemas, interpretando-os de várias maneiras e sob diferentes ponto de vista;

 usar estruturas de pensamento que sejam suporte para o conhecimento da própria Matemática e de outras ciências;

 valorizar o raciocínio abstrato e a linguagem simbólica como fonte de interpretação de situações reais;

(3)

 Compreender a construção do conhecimento matemático como um processo histórico relacionando com as condições sociais, políticas e econômicas de determinada época;

METODOLOGIA

Diante das constantes mudanças ocorridas na sociedade, o papel do professor

ganha uma nova dimensão: possibilitar que, ao acessar informações, o aluno seja capaz de decodificá-las, interpretá-las e, a partir disso, emitir um julgamento. O

professor é, então, considerado o mediador entre o conhecimento e o aluno, bem como o facilitador, o incentivador e o avaliador do processo ensino-aprendizagem. As inter-relações em sala de aula, em torno de objetivos comuns, serão valorizadas por seu potencial de sucesso para a aprendizagem de conteúdos e de comportamentos sócio- afetivos e morais.

O professor deverá promover um ensino contextualizado, integrado a outros conhecimentos para a formação dos conceitos, criando estratégias que possibilitam ao aluno atribuir sentido e construir significado às idéias matemáticas de modo a tornar-se capaz de estabelecer relações justificar, analisar, discutir e criar.

Assim, o ensino, para ser bem sucedido, precisa fazer uso de estratégias variadas para tornar possível a adequação aos estilos diferenciados de aprender.

 Trabalho em dupla ou em grupo na sala de aula. (tirar dúvidas e verificar a aprendizagem)

 Retomadas dos temas (garantem a memorização e reelaboração dos conhecimentos adquiridos, que vão aprofundando a compreensão);

 Desenvolvimento de atividades que aproximem a teoria e a prática;

 Atividades com jornais e revistas (tratamento da informação)

 Correção coletiva das avaliações, discutindo as dúvidas e as diversas formas de resoluções obtidas pelos alunos.

(4)

RECURSOS DIDÁTICOS e TECNOLÓGICOS

Modelagem Matemática: a aprendizagem pode ser potencializada quando se problematizam situações do cotidiano;

Resolução de problemas: oportunidade do estudante de aplicar conhecimentos matemáticos já adquiridos, desenvolvendo seu raciocínio. Os problemas devem ser diversificados e contextualizados em relação às experiências do aluno. É necessário que tenham significado, que façam sentido.

Etnomatemática: reconhecer e registrar questões de relevância social que produzem o conhecimento matemático, permitindo o exercício da critica e a análise da realidade, das mais diversas áreas que emergem dos ambientes culturais.

Mídias Tecnológicas:

-Uso da calculadora – recurso útil para verificação de resultados, correção de erros. - Computador – ferramenta para realizar determinadas atividades – uso de planilhas, editores de textos, apresentações gráficas e banco de dados.

-Internet: - pesquisas, encontrar sites sobre os conteúdos trabalhados. Softwares de produtividade

Os conteúdos História e cultura afro-brasileira,africana e indígena, prevenção

ao uso indevido de drogas e sexualidade humana serão trabalhados em todas as

séries no conteúdo Estatística com as seguintes atividades:

- Análise dos dados do IBGE sobre a composição da população brasileira pela cor, renda e escolaridade no país e no município;

-Casos de AIDS, faixa etária mais atingida, consumo de drogas psicotrópicas no Brasil (álcool, tabaco, maconha,cocaína,etc.)

- número de gravidez na adolescência no país e no município.

- Análise , interpretação e construção de gráficos relacionando os dados obtidos. - Realização com os alunos de pesquisas de dados no município

(5)

AVALIAÇÃO

A avaliação é um instrumento fundamental para fornecer informações sobre como está se realizando o processo ensino-aprendizagem como um todo – tanto para o professor e a equipe escolar conhecerem e analisarem os resultados de seu trabalho como para o aluno verificar seu desempenho. A avaliação vista como um diagnóstico contínuo e dinâmico torna-se um instrumento fundamental para repensar e reformular os métodos, os procedimentos e as estratégias de ensino para que realmente o aluno aprenda. Ela deve ser entendida pelo professor como processo de acompanhamento e compreensão dos avanços dos limites e das dificuldades dos alunos em atingir os objetivos da atividade de que participam.

A ação avaliativa não deve se reduzir a um único instrumento, a um só momento ou a uma única forma. É necessário haver uma diversidade de instrumentos a serem utilizados durante todo o processo ensino-aprendizagem, tais como:

 Provas dissertativas e objetivas – nota somativa, sendo duas por bimestre, com valor 4,0 cada uma. (total : 8,0)

 Trabalhos em grupo, análise de conteúdos, tarefas, e atividades em sala de aula- somando 2,0 pontos.

 Total: 10,0 pontos

Estes devem ser encarados como oportunidades para perceber os avanços ou dificuldades dos alunos, ou seja, verificar a evolução do pensamento matemático, as capacidades e competências desenvolvidas na resolução de problemas, a criatividade, a organização, o desenvolvimento do raciocínio e da análise.

 Auto-avaliação

É preciso que o aluno exercite a reflexão sobre seu próprio processo de aprendizagem, permitindo a ele reconhecer e superar suas dificuldades.

RECUPERAÇÃO

A recuperação dos conteúdos não atingidos pelos alunos será feita bimestralmente, contemplando os conteúdos dados nas duas avaliações. Todos os alunos terão oportunidade de fazer a recuperação. A recuperação terá valor 10,0 e será substitutiva, prevalecendo a nota maior.

(6)

CONTEÚDOS

1º ANO

1º BIMESTRE

Conteúdo Estruturante: NÚMERO E ÁLGEBRA Conteúdo específico :CONJUNTOS

- Noções básicas

-Conjuntos unitário, vazio e universo - Subconjuntos

- Operações com conjuntos -Problema envolvendo conjuntos - Conjuntos Numéricos

-Intervalos

Conteúdo específico: FUNÇÕES

- Definição de Função

-Domínio, contradomínio e imagem de uma função - Representação gráfica de uma função

- coordenadas cartesianas

2º BIMESTRE

Conteúdo Estruturante: FUNÇÕES

Função Afim

-Estudando função afim -Gráfico de uma função afim -Função crescente e decrescente - Sinal de uma função afim

- Inequação do 1º grau

- Sistemas de Inequações do 1º grau

Função Quadrática

-Estudando função quadrática

- Gráfico de uma função quadrática -Valor máximo e valor mínimo - Sinal de uma função quadrática - Vértice de uma Parábola

(7)

3º BIMESTRE

Conteúdo Estruturante: NÚMEROS E ÁLGEBRA Conteúdo básico:POTÊNCIA

- Potência com expoente natural

-Potência com expoente inteiro - Propriedades das potências -Potência com expoente racional - Notação científica

Conteúdo Estruturante: FUNÇÕES Função Exponencial

- Equações e Inequações Exponenciais - Conceito de função exponencial - Gráfico da função exponencial

Função Logarítmica

- Conceito da função logarítmica

- Propriedades operatórias dos logaritmos - Raiz de uma função logarítmica

Progressão Aritmética ( P.A.)

- seqüência Numérica - Termo Geral de uma P.A. - Interpolação aritmética - Propriedades de uma P.A. - Soma dos n termos de uma P.A.

4º BIMESTRE Progressão Geométrica (P.G)

- Conceito de P.G.

- Termo Geral de uma P.G. - Propriedades de uma P.G. - Soma dos n termos de uma P.G.

Conteúdo Estruturante Grandezas e Medidas Conteúdo básico: TRIGONOMETRIA

- Triângulos – quanto aos lados -Trigonometria no Triângulo retângulo -Cálculo de seno,cosseno e tangente

(8)

2ª ANO

1º BIMESTRE

Conteúdo Estruturante: Grandezas e Medidas

Conteúdo básico:Trigonometria

- Trigonometria no triângulo retângulo -Razões trigonométricas

- Cálculo do Seno, Cosseno e Tangente - Ângulos Notáveis: 30º, 45º e 60º

- Relações trigonométricas

- Redução ao 1º quadrante - Equações trigonométricas - Inequações trigonométricas

Conteúdo Estruturante: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Conteúdo básico: Matemática financeira

- Juros

-Porcentagem

Conteúdo básico: Estatística

- estudando a Estatística

--Medidas de tendência central - Gráficos e tabelas

2º BIMESTRE

Conteúdo Estruturante: NÚMEROS E ÁLGEBRA

Conteúdo básico:Matrizes e Determinantes

- Definição - Representação

- Classificação de matrizes - Igualdade de matrizes - Operações com matrizes - Matriz Inversa

(9)

- Determinantes de matrizes de 1ª, 2ª e 3ª ordens - Teorema de Laplace

- Regra de sarrus

- Propriedade dos determinantes

básico: Sistemas Lineares

- Equação linear - Sistema linear - regra de cramer

- classificação de um Sistema linear -Escalonamento

3º BIMESTRE

Conteúdo Estruturante: GEOMETRIAS

Conteúdo Estruturante: Tratamento da Informação

Conteúdo básico: Análise Combinatória

- Princípio fundamental da contagem - Fatorial de um número natural -Arranjo -Permutação - Combinação 4º BIMESTRE , Binômio de Newton

- Termo geral do binômio de Newton

Probabilidade

- Experimento Aleatório - Espaço amostral

- Evento de um espaço amostral

- Probabilidade com união ou intersecção de dois eventos - Probabilidade condicional

- eventos independentes

(10)

3º ANO

1º BIMESTRE

Conteúdo Estruturante: GEOMETRIAS

Conteúdo Básico:Geometria Plana -Ângulos (reto, agudo, obtuso)

- Retas (paralelas, perpendiculares, concorrentes) -Triângulos quanto aos lados

- Teorema de Pitágoras

- Área e perímetro de figuras planas - Circunferência

- Área do Círculo e do setor circular

Conteúdo básico:Geometria espacial

- Poliedros

-Poliedros convexo e não convexo - Relação de Euler

-Poliedros de Platão - Poliedros Regulares

2º BIMESTRE Contudo básico:Geometria espacial

- Prismas - Pirâmides

- corpos redondos - Cilindros

- cones

- Tronco de cone reto - Esferas

Conteúdo Estruturante: Tratamento da Informação Conteúdo Básico:Matemática Financeira

- Porcentagem -Juros

(11)

3º BIMESTRE

Conteúdo Estruturante: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Conteúdo Básico:Estatística

- Coleta de dados - População e amostra

- Organização de dados em tabelas

- Tipos de gráficos: análise e interpretação - Distribuição de frequência

- Medidas de Posição ( média, moda e mediana)] - Medidas de dispersão ( amplitude e variância)

Conteúdo Estruturante: Geometrias Conteúdo Básico:Geometria Analítica

- Sistema Cartesiano Ortogonal - Distância entre dois pontos

- Coordenadas de um ponto médio de um segmento de reta - Condição de alinhamento de três pontos

- Área de um triângulo

4ª BIMESTRE Conteúdo Básico:Geometria Analítica

- Equação Geral da reta

- Posição relativa entre duas retas - Distância entre ponto e reta - Ângulo formado por duas retas

Conteúdo Estruturante:Números e Álgebra Conteúdo Básico: Polinômios

- Grau de um polinômio

Valor numérico

- Operações com polinômios - Equações algébricas

Conteúdo Básico:Números Complexos - Conjunto dos números complexos

- Forma algébrica

- Operações com números complexos - Módulo de um número complexo

(12)

Referências bibliográfica

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado

do Paraná. Curitiba, 2006

DANTE, L. R. Matemática, volume único; São Paulo: Ática 2005 GIOVANNI, J. R. etal. Matemática Completa. São Paulo: FTD, 2002

RUBIÓ,Angel P., FREITAS, Luciana M. T. Matemática e suas tecnologias. São Paulo,Editora Universidade, IBEP,2005

Sites recomendados

http:// www.somatematica.com,br

http:// www.gregosetroianos.mat.br

http:// www.p-esquisaescolar.com.br

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Desenvolveram-se atividades didáticas adaptadas do livro “Descobrindo Matemática na Arte: atividades para o Ensino Fundamental e Médio”, do ano de 2011, das autoras Estela Kaufman

escola particular.. Ainda segundo os dados 7 fornecidos pela escola pública relativos à regulamentação das atividades dos docentes participantes das entrevistas, suas atribuições

Estratégias (Plano de Ações Prioritárias): estas estratégias estão relacionadas com o crescimento da organização. Os sócios que não estivem dispostos a investir,

The chemical composition of elephant grass and dehydrated cashew bagasse used in silage are shown in Table 1.. The regression equations, determination coefficients, and

As viagens tinham como principal razão: principal razão: as peregrinações/ culto dos lugares as peregrinações/ culto dos lugares

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for