• Nenhum resultado encontrado

Exemplo 2. As Figuras 1.1 e 1.2 apresentam grafos como uma rede hipotética de computadores entre algumas cidades. Figura 1.1: Rede de Computadores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exemplo 2. As Figuras 1.1 e 1.2 apresentam grafos como uma rede hipotética de computadores entre algumas cidades. Figura 1.1: Rede de Computadores"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Cap´ıtulo 1

Aula 1

1.1

Grafos

Defini¸c˜ao 1. Um grafo G = (V, E) consiste de um conjunto n˜ao vazio V e um conjunto de arestas (caminhos) E. Cada arestaliga um ou dois v´ertices chamados pontos finais um do outro. Exemplo 2. As Figuras 1.1 e 1.2 apresentam grafos como uma rede hipot´etica de computadores entre algumas cidades.

Figura 1.1: Rede de Computadores

(2)

Figura 1.3: Rede de Computadores com Links de Diagn´osticos

Se s´o existir, para cada par de v´ertices, uma ´unica arestas os conectando, e o for dessa forma para todos os v´ertices de um grafo ele ser´a chamado grafo simples (Figura 1.1). Do contr´ario, se existirem v´ertices conectados por mais que uma aresta dizemos tratar-se de um grafo m´ultiplo (Figura 1.2).

Nossa abordagem se restringir´a aos chamados grafos orientados, isto ´e, dados dois v´ertices e uma aresta os ligando haver´a uma dire¸c˜ao indicando o v´ertice inicial e o v´ertice final (Figura 1.4). Caso contr´ario, o grafo recebe a denomina¸c˜ao de pseudografo.

Figura 1.4: Rede de Computadores Unilateral com M´ultiplos Links entre Centrais de Dados

Defini¸c˜ao 3. Um grafo orientado (ou digrafo) (V, E) consiste de um conjunto n˜ao vazio de v´ertices V e um conjunto de arestas orientadas (ou arcos) E. A aresta orientada associada ao par (u, v) ´e dita come¸car em u e terminar em v

Observando a Figura 1.5 percebemos dois caminhos sentido Denver(u) - Chicago(v). Neste caso, dizemos que o par ordenado (u, v) tem multiplicidade 2.

(3)

Figura 1.5: Rede de Computadores Unilateral com M´ultiplos Links

T ipo Arestas M ultiplas Arestas? Loops?

Graf o Simples N ao Orientado N ao N ao

Graf o M ultiplo N ao Orientado Sim N ao

P seudograf o N ao Orientado Sim Sim

Graf o Simples Orientados Orietado N ao N ao

Graf o M ultiplo Orientado Orientado Sim Sim

Graf o M isto Orientado e nao Orientado Sim Sim

Tabela 1.1: Terminologia.

1.2

Modelos

Vejamos a seguir alguns modelos para situa¸c˜oes pr´aticas da vida real. Exemplo 4. Grafos de Amizade e Relacionamento

Podemos usar um grafo para representar se duas pessoas se conhecem, isto ´e, se est˜ao fami-liarizadas ou se s˜ao amigas. Cada pessoa em um grupo particular de pessoas ´e representada por um v´ertice. Uma aresta n˜ao orientada ´e usada para conectar duas pessoas quando essas pessoas se conhecem, quando estamos apenas preocupados com conveniˆencia, ou se s˜ao amigos. N˜ao s˜ao utilizadas multiplas arestas ou loops. A Figura 1.6 apresenta um exemplo de rede de relacionamentos.

Exemplo 5. Redes de Influˆencia

Em certo estudos de grupos sob uma ´otica behaviorista s˜ao observados que algumas pessoas sofrem influˆencias de certos indiv´ıduos enquanto consegue influenciar uma outra parte. A Figura 1.7 ilustra tal situa¸c˜ao.

(4)

Figura 1.6: Rede de Relacionamento

Figura 1.7: Grafo de Influˆencia Exemplo 6. A Rede Mundial de Computadores

A rede mundial de computadores pode ser modelada como um grafo direcionado onde cada p´agina ´e representada por um v´ertice e uma aresta com¸ca na p´agina da Web A e termina na p´agina da Web B se houver um link para B. Porque novas p´aginas da Web s˜ao criadas e outras removidas em algum lugar na Web quase a cada segundo, o grafo da Web muda quase que continuamente. Muitas pessoas est˜ao estudando as propriedades do grafo da Web para entender melhor sua natureza.

Exemplo 7. Torneios de Elimina¸c˜ao Simples (Mata-Mata)

Trata-se de um campeonato onde cada competidor ´e eliminado ap´os uma ´unica perda. Torneios de elimina¸c˜ao ´unica s˜ao frequentemente usados nos esportes, incluindo campeonatos de tˆenis, basquete etc. N´os podemos modelar tal torneio usando um v´ertice para representar cada jogo e uma borda direcionada para conectar um jogo para o pr´oximo jogo em que o vencedor deste jogo jogou. O Figura 1.7 representa os jogos disputados por 16 equipes finais em certo torneio.

(5)

Figura 1.8: Torneio Eliminat´orio Simples

1.3

Exerc´ıcios

Exerc´ıcio 1. Desenhe modelos de grafos, indicando o tipo de gr´afo (da tabela 1.1) usado, para representar rotas a´ereas onde todos os dias h´a quatro vˆoos de Boston para Newark, dois vˆoos de Newark a Boston, trˆes vˆoos de Newark a Miami, dois vˆoos de Miami para Newark, um vˆoo de Newark para Detroit, dois voos de Detroit para Newark, trˆes vˆoos de Newark a Washington, dois vˆoos de Washington para Newark e um voo de Washington para Miami, com

a) uma aresta entre os v´ertices representando as cidades com vˆoos entre elas (em qualquer dire˜ao).

b) uma aresta entre v´ertices representando cidades para cada vˆoo que opera entre eles (em qualquer dire¸c˜ao).

c) uma aresta entre v´ertices representando cidades para cada vˆoo que opera entre elas (em qualquer dire¸c˜ao), mais um loop para uma viagem especial de turismo que decola em Miami. d) uma aresta de um v´ertice representando uma cidade onde um vˆoo come¸ca com o v´ertice representando a cidade onde termina.

e) uma aresta para cada vˆoo a partir de um v´ertice representando cidade onde o vˆoo come¸ca para o v´ertice representando a cidade onde o vˆoo termina.

Exerc´ıcio 2. Para os As Figuras 1 − 4, determine se o gr´afo mostrado possui arestas direciona-das ou n˜ao direcionadas, se tem v´arias arestas, e se tem um ou mais loops. Use suas respostas para determinar o tipo de gr´afo na Tabela 1.1 este gr´afo ´e.

(6)

representam dois conjuntos se esses conjuntos tiverem uma interse¸c˜ao n˜ao vazia. Construir o gr´afico de interse¸c˜ao dessas cole¸c˜oes de conjuntos.

a) A1 = {0, 2, 4, 6, 8}, A2 = {0, 1, 2, 3, 4}, A3 = {1, 3, 5, 7, 9}, A4 = {5, 6, 7, 8, 9}, A5 = {0, 1, 8, 9} b) A1 = {· · · , −4, −3, −2, −1, 0}, A2 = {· · · , −2, −1, 0, 1, 2, · · · }, A3 = {· · · , −6, −4, −2, 0, 2, 4, 6, · · · }, A4 = {· · · , −5, −3, −1, 1, 3, 5, · · · }, A5 = {· · · , −6, −3, 0, 3, 6, · · · } c) A1 = {x|x < 0}, A2 = {x| − 1 < x < 0}, A3 = {x|0 < x < 1}, A4 = {x| − 1 < x < 1}, A5 = {x|x > −1}, A6 = R.

Exerc´ıcio 4. Construir um gr´afo de sobreposi¸c˜ao de nicho para seis esp´ecies de aves, onde o tordo eremita concorre com o robin e com o jay azul, o robin tamb´em compete com o mockingbird, o mockingbird tamb´em compete com o o gaio-azul e o nuthatch competem com o pica-pau peludo.

Exerc´ıcio 5. Construa um gr´afo de influˆencia para os membros da diretoria de um empresa se o Presidente puder influenciar o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, o Diretor de Marketing e o Diretor de Opera¸c˜oes; o Diretor de Pesquisa e O Desenvolvimento pode influenciar o Diretor de Opera¸c˜oes; o Diretor de Marketing pode influenciar o Diretor de Opera¸c˜oes; e ningu´em pode influenciar ou ser influenciado pelo Diretor Financeiro.

Exerc´ıcio 6. Em um torneio round-robin the Tigers venceu os Blue Jays, os Tigers venceram os Cardinals, os Tigers venceram os Orioles, os Blue Jays venceram os Cardeais, os Blue Jays venceram o Orioles e os cardeais bateram os Orioles. Modele isso resultado com um gr´afo direcionado.

Referências

Documentos relacionados

Desde que haja número mínimo de 3 cantores, será formada uma categoria por idade, caso contrário, o cantor concorrerá com cantores de mesmo nível técnico com cantores de

This study aimed at enhancing the knowledge on the diversity and distribution of Oomycetes within Parque Natural Municipal Lagoa do Sambico, in Timon municipality, Maranhão

«Em memorando que enviamos em anexo, damos conta da reunião que ocorreu entre os membros dos órgãos da Concelhia do PSD de Coruche e a CNA (Confederação Nacional de

No entanto, no que se refere aos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã e Ourilândia, o grau de urbanização para estas localidades se encontra em um patamar inferior ao

dispõe sobre a organização e o funcionamento da Câmara, a ser mantida por esta ORDEM, resolve dar ciência aos Advogados, que estejam devidamente registrados e

A academia CARLSON GRACIE PE, em parceria com a FPEJJE e a FJJOCE, tem o prazer de convidar todos os dirigentes e os seus respectivos atletas, de todas as agremiações esportivas

No segundo capítulo apresentamos alguns pontos de vista sobre o nosso tema de investigação, o orçamento familiar, tomando como referência a visão de economistas e

Quanto à identificação de como o usuário de uma HIS da Faixa 1 do PMCMV avalia sua moradia quanto às condições de conforto térmico, há situações em que