• Nenhum resultado encontrado

As comunicações entre o local da prestação de serviço, o Fórum e a Promotoria de Justiça poderão ser feitas por telefone, fax, ou outro meio.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As comunicações entre o local da prestação de serviço, o Fórum e a Promotoria de Justiça poderão ser feitas por telefone, fax, ou outro meio."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - INTRODUÇÃO

É uma pena restritiva de direito imposta pela Justiça que substitui a pena privativa de liberdade inferior a quatro anos, no caso da prática de crime sem violência ou, em qualquer hipótese, se o crime for culposo (não intencional). Antes dessa substituição o juiz analisa as condições pessoais do acusado, pois não deverá concedê-la se ele for reincidente ou a personalidade, os antecedentes, a conduta social, entre outras circunstâncias, forem desfavoráveis.1

A prestação de serviços à comunidade consiste na atribuição de tarefas gratuitas, isto é, sem remuneração, a ser cumprida em entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos etc. Elas serão impostas levando-se em consideração a aptidão do condenado e cumpridas em dias e horários que não prejudiquem a jornada normal de trabalho do prestador de serviço.2

A pessoa encaminhada para prestar serviço, portanto, poderá ser apresentada depois processada e condenada.

O encaminhamento também pode ser resultado da obrigação de prestar serviços comunitários diante da celebração de um acordo, denominado transação penal. Essa medida é aplicável à pessoa primária, detentora de bons antecedentes e que mereça essa proposta, no caso da prática de infração penal cuja pena máxima não ultrapasse dois anos de prisão, desde que não beneficiada pela mesma medida nos cinco anos anteriores. A proposta será feita pelo Promotor de Justiça durante a audiência judicial ao autor da infração e seu advogado.3

É cabível a fixação de prestação de serviço como condição imposta pelo juiz, no caso da suspensão condicional do processo.4

O infrator encaminhado para prestar serviços comunitários, no sistema da Lei 9.099/1995 que trata dos Juizados Especiais Criminais, não foi condenado e, portanto, não deverá ser tratado como réu ou sentenciado, pois não sofreu condenação definitiva. Em síntese, a prestação de serviços comunitários é medida punitiva fixada pela Justiça, dotada de caráter educativo e socialmente útil, imposta ao acusado envolvido com crimes menos graves em substituição à pena privativa de liberdade ou é aplicada mediante acordo celebrado entre o infrator e seu advogado, mediante proposta do Promotor de Justiça feita durante audiência judicial, também nos casos da prática de crimes punidos com pena leve.

O Programa de Prestação de Serviços aplicado pela Promotoria de Justiça Criminal de Santana em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo é desenvolvido a partir de encaminhamentos feitos com emprego das regras da transação penal e suspensão do processo, previsto pela Lei 9.099/1995.

II – MARCAÇÃO DA ENTREVISTA INICIAL

As comunicações entre o local da prestação de serviço, o Fórum e a Promotoria de Justiça poderão ser feitas por telefone, fax, e-mail ou outro meio.

1

Art. 43 e 44, do Código Penal.

2 Art. 46, do Código Penal. 3

Art. 76, L. 9.099/1995.

4

(2)

É necessário que o local que receberá o prestador de serviço designe funcionário para atender aos chamados dos servidores do Fórum ou da Promotoria de Justiça, especialmente para marcar dia, horário e indicar o profissional responsável pela entrevista inicial, além de prestar outros esclarecimentos.

Se necessário, o local que receberá o prestador de serviço poderá organizar-se de outro modo. Sugere-se manter prévio entendimento com o Fórum ou a Promotoria de Justiça e, conjuntamente, designar dia, horário e profissional para receber o prestador de serviço.

A entrevista inicial deverá ser realizada no menor espaço de tempo possível. Nela o responsável pelo programa de prestação de serviços ou aquele designado para realizar a entrevista, verificará a aptidão da pessoa encaminhada, indicará o local efetivo do serviço (prédio, andar, sala, etc.) e o apresentará ao responsável pelo setor específico, fornecendo-lhe informações e instruções.

III – DOCUMENTOS ENCAMINHADOS

O infrator deverá se apresentar ao local de prestação de serviço munido de ofício judicial5 ou cópia do termo da audiência preliminar,6 devendo portar documento de identificação pessoal.

O prazo de duração da prestação de serviço (meses, semanas ou dias) e a quantidade de horas de trabalho deverão constar no documento apresentado pelo infrator.

Se houver dúvida recomenda-se consultar o Fórum ou a Promotoria de Justiça, independentemente, do encaminhamento do infrator para iniciar as atividades.

IV – ENTREVISTA INICIAL

Ao chegar ao local da prestação de serviço, no dia e horário marcado, o infrator será encaminhado ao profissional habilitado para entrevistá-lo.

O conteúdo da entrevista é variado,7 mas esse instrumento será útil ao responsável pelo programa de prestação de serviço ou pessoa por ele designada, para conhecer o infrator, identificar o modo, o local e o horário adequados para que ele cumpra as tarefas.

Por vezes, durante a entrevista inicial, o infrator demonstra dificuldades de ordem diversa para cumprir as tarefas, cabendo ao profissional ressaltar que o acordo judicial celebrado deverá ser cumprido.

V - APRESENTAÇÃO AO SETOR DE TRABALHO

O profissional entrevistador encaminhará o prestador de serviço ao responsável pelo setor de cumprimento das tarefas que supervisionará os trabalhos.

Nessa oportunidade, o responsável pelo setor receberá e controlará a folha de freqüência, que servirá como referência para elaboração do ofício remetido ao Fórum mensalmente.

5 Ver modelo de ofício. 6

Ver modelo de termo de audiência.

7

(3)

VI – ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO

Durante a execução da tarefa, o prestador de serviço será supervisionado pelo responsável do setor, que transmitirá quaisquer informações úteis ao responsável pelo Programa de Prestação de Serviços.

É necessário o envio mensal de ofício simples, contendo pelo menos o nome do setor da prestação de serviço, o número do processo e vara. Neste ofício deverá constar o número de dias ou horas trabalhadas, faltas, abandonos ou quaisquer irregularidades, podendo conter dados relevantes relativos ao desempenho e comportamento do prestador de serviço.8

Eventuais faltas, no máximo duas a cada mês ou cinco no total do período, deverão ser compensadas ao final, mediante entendimento do prestador com o responsável pelo programa.

Ausências injustificadas, atrasos freqüentes, abandonos, condutas incompatíveis praticadas no local da prestação de serviço ou em razão dela, além de outros fatos graves, serão comunicados ao juízo. Se a conduta caracterizar crime (dano, agressão, ameaça, etc) o fato também deverá ser comunicado à Policia.

Os documentos deverão ser encaminhados à Promotoria de Justiça Criminal de Santana ou diretamente ao Fórum Criminal de Santana.

VII – ENCERRAMENTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Ao concluir o período imposto pela Justiça, o prestador será encaminhado ao responsável pelo Programa de Prestação de Serviço, que conferirá a documentação e horas trabalhadas, oportunidade em que deverá ser recolhido crachá, credenciais ou instrumentos que lhe foram confiados.

Essa ocasião é apropriada para avaliação das tarefas realizadas pelo prestador de serviço. Trata-se de procedimento interno, cuja viabilidade e emprego do resultado será discutido pelo responsável pelo Programa.

Além da avaliação a aferição periódica dos dados é desejável, para conhecer a quantidade de infratores recebidos, os horários e dias da semana mais procurados, o tipo de tarefas executadas, etc. e outros dados úteis para planejar as ações futuras.

VIII – ARQUIVO DE DOCUMENTOS

O responsável pelo Programa de Prestação de Serviços deverá organizar arquivo individual em papel ou informatizado. Esse arquivo deverá conter cópia da apresentação, freqüência e conclusão ou abandono, para eventuais confrontos e confirmações. Essa documentação deve ficar arquivada mesmo depois do término da prestação de serviço.

8

(4)

IX – COMUNICAÇÕES

A comunicação constante entre o local da prestação de serviço, o Fórum Regional de Santana e a Promotoria de Justiça Criminal de Santana é imprescindível para sanar dúvidas, buscar soluções para casos simples ou que exijam decisões imediatas.9

Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

X – ANEXOS:

9

(5)

a) Modelo de encaminhamento do fórum à entidade:

PODER JUDICIÁRIO

JUIZO DE DIREITO DA ____ VARA CRIMINAL E DO JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER DO REGIONAL I – SANTANA

DA COMARCA DE SÃO PAULO/CAPITAL

Av. Eng. Caetano Álvares, 574 – 3º andar – salas ____/_____ – Casa Verde

Processo nº ___________ Controle ______/20__. Art. _____

São Paulo, ____ de ____________ de ________.

Ilustríssima Senhora

Pelo presente, nos autos da Ação Penal nº ____ que a Justiça Pública move contra __________, apresento a Vossa Senhoria o autor do fato supra, R.G. nº _________ filho de_________________ e ____________, nascido aos_______ em ________, residente na __________________________, para prestação de serviços à comunidade junto a esse hospital, pelo prazo de ________, durante ___________, à entrevista marcada para o dia _______, às _____ horas, munido de R.G., C.I.C e Título de Eleitor.

Apresento a Vossa Senhoria, protestos de elevada estima e distinta consideração.

Juiz de Direito

Á

Ilustríssima Senhora

(6)

b) Modelo de termo de audiência:

PODER JUDICIÁRIO

____ VARA CRIMINAL E DO JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER DO FORO REGIONAL DE SANTANA

TERMO DE AUDIÊNCIA

PROCESSO Nº __________ CONTROLE Nº __________ INQUÉRITO POLICIAL OU J. COMUM

Acusado __________ Artigo ____

Em _____ de ___________ de 20___, nesta cidade de São Paulo, na sala de audiência da ____ VARA CRIMINAL E DO JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER DO FORO REGIONAL I – SANTANA, onde presente se encontrava o MM. Juiz de Direito, Dr. ___________________, comigo Escrevente a seu cargo e ao final nomeada e assinada, à hora designada teve início a audiência supra, sendo apregoadas as partes, comparecendo o Promotor de Justiça Dr. _____________________, o autor do fato acompanhado do Advogado constituído Dr. _________________- OAB/SP nº __________, com endereço sito na __________________________ . Iniciados os trabalhos foi dada a palavra ao(a) Dr. (a) Promotor (a) de Justiça, que assim se manifestou: MM Juiz, proponho ao (a) acusado(a), á vista do disposto no art. 89 da Lei Federal 9099/95, a suspensão do processo, por dois anos, nas seguintes condições; 1) reparação do dano, salvo impossibilidade de fazê-lo; 2) proibição de ausentar-se da comarca onde reside, por mais de trinta dias, ou mudar de endereço sem autorização do Juiz; 3) comparecimento pessoal e obrigatório a Juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades; 4) prestação de serviço á comunidade pelo prazo de doze (12) semanas por sete (07) horas semanais, no Hospital do Mandaqui. Dada a palavra ao (a) acusado(a), através do (a) Advogado (a), pelo (a) mesmo(a) foi dito que aceitava referida proposta, comprometendo-se a cumpri-la. A seguir, pelo MM. Juiz foi dito que suspendia o processo, nas condições propostas pelo Ministério Público, saindo o (a) advertido (a) das condições do processo, devendo comparecer todos os dias sete (7) de cada mês, levando consigo cópia deste termo. Expirando o prazo sem revogação, será declarada extinta a punibilidade. Oficie-se. Nada mais. Lido e achado conforme segue devidamente assinado. Eu, _______(_________) Escrevente, subscrevi.

JUIZ DE DIREITO:

PROMOTOR DE JUSTIÇA: ACUSADO:

(7)

c) Modelo de ofício expedido pela da entidade recebedora comunicando a apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

COORDENADORIA DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO PAULO

CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI

PROGRAMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Á COMUNIDADE

Ofício nº ______/___

São Paulo, __ de __________ de ______.

MM Senhor Juiz

Informamos que o Sr.(a) _________________, Processo nº ____ Controle nº ____, apresentou-se para prestação de serviço á comunidade deste Hospital, e está prestando serviços no ARQUIVO, a partir de _____________ comparecendo às ____ª e ____ª feiras, das ______ ás _______ horas.

Salientamos que mensalmente, enviaremos a Vossa Excelência, relatório de freqüência e ocorrências.

Nesta oportunidade, renovamos nossos protestos de elevada estima consideração.

Coordenadora do Programa de Prestação de Serviços á Comunidade

Excelentíssimo Senhor Doutor

(8)

d) Modelo de ofício expedido pela entidade recebedora comunicando freqüência/ausência do prestador:

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

COORDENADORIA DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO PAULO

CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI

PROGRAMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Á COMUNIDADE

Ofício nº ______/___

São Paulo, ____ de _____________ de ______.

MM Senhor Juiz

Informamos que no mês de _______/__ o Sr.(a) _________________, Processo nº ____ Controle nº ____, cumpriu suas atividades junto ao Conjunto Hospitalar do Mandaqui nos dias e horários estabelecidos.

Opcional : compareceu para prestação de serviço á comunidade, tendo apresentando faltas, que deverão ser cumpridas no final do prazo estabelecido).

Nesta oportunidade, renovamos nossos protestos de elevada estima consideração.

Coordenadora do Programa de Prestação de Serviços á Comunidade

Excelentíssimo Senhor Doutor

MM JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CRMINAL DO FORO REGIONAL I – SANTANA

(9)

e) Modelo de ofício expedido pela entidade recebedora comunicando conclusão/abandono do prestador:

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

COORDENADORIA DE SAÚDE DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO PAULO

CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI

PROGRAMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Á COMUNIDADE

Ofício nº ______/____

São Paulo, ____ de ___________ de ______.

MM Senhor Juiz

Pelo presente informamos que o Sr.

__________________, processo nº _________controle nº __________ encerrou a Prestação de Serviço á Comunidade no mês ____________, tendo cumprido integralmente as horas estabelecidas por vossa Excelência.

Sendo o que nos cumpre informar neste momento. Respeitosamente.

Coordenadora do Programa de Prestação de Serviços á Comunidade

Excelentíssimo Senhor Doutor

(10)

f) Modelo de entrevista psicossocial:

Data: ___/____/___

1- Dados do Processo:

- nº do processo: ______________Vara de Origem ___________ - artigo (s) ___________________ Data do Delito ___/___/____ Pena:

Suspensão Processual ( ) Transação Penal ( )

Práticas de atos infracionais anteriores: _______________________________

2- Identificação

- Nome: ________________________________________

- RG.:_______________________CPF__________________________ - Pai: _______________________________________

- Mãe _______________________________________

- Data de Nascimento ____/____/____ sexo: masculino ( ) feminino ( ) -Naturalidade:____________Nacionalidade:____________Cor:_________ - Estado civil: __________

- Endereço residencial: ____________________

Bairro: ______________ Cidade/Estado _________________

3- Escolaridade

- Atualmente estuda e/ou faz curso profissionalização?

Sim ( ) Qual ? ________________________________________

Não ( ) Porque? ______________________________________________

4- Profissional

- Trabalha sim ( ) não ( ) Profissão: _______________________ - Em caso de emprego formal

- Local de trabalho: _____________________________________ -Função___________________________quanto tempo:__________ - Endereço do trabalho _______________________tel. __________ - Em caso de ser autônomo

- Local de trabalho: _____________________________________

-Função________________________________quanto tempo: _________ - Endereço do trabalho _______________________tel: _________ - Telefone ou ponto de referência: ______________________ Aposentado: sim ( ) não ( )

(11)

5- Saúde

- Apresenta problemas de saúde? ( ) não ( ) sim - Doenças na família ( ) não ( ) sim

6- Uso de álcool de outras drogas psicoativas? ( ) não ( ) sim Em caso de uso:

Droga de escolha: ______________ Quando iniciou:______________

Fatores motivadores: ________________ Desejo parar: ( ) sim ( ) não

Tentativa de para/reduzir ( ) sim ( ) não Procura de ajuda: ( ) sim ( ) não

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Based on a preliminary literature review combined with previous knowledge, as explained above, the starting point for the present research is the possibility of the existence of a