• Nenhum resultado encontrado

SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOLOGIA EDITAL N.º 01 DA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO TURMA 2017/1º

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOLOGIA EDITAL N.º 01 DA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO TURMA 2017/1º"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOLOGIA EDITAL N.º 01

DA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO TURMA 2017/1º

A Comissão de Seleção de doutorandos e mestrandos da Turma de 2017/1º, do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal do Paraná,

composta pelos

Profs Drs. Paulo da Cunha Lana, Setuko Masunari e Vinícius Abilhoa (titulares) e Rosana Rocha (suplente), estabelece os seguintes procedimentos para o processo seletivo:

1. DA INSCRIÇÃO

Exclusivamente via online no sitio:

http://www.ppgzoologia.ufpr.br/

no período de 28 de novembro de 2016 a 9 de janeiro de 2017.

2. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

a) Uma cópia da carteira de identidade e CPF; para estrangeiros, uma cópia da(s) folha(s) do passaporte com identificação, número e validade;

b) Os candidatos ao mestrado devem apresentar cópia do diploma de graduação ou declaração formal do seu curso de origem, atestando que esta será finalizada até 28 de fevereiro de 2017. Os candidatos ao doutorado deverão apresentar cópia do diploma de Mestrado, ou certificado de conclusão, ou declaração de que estão finalizando o Mestrado, com data prevista para defesa até 28 de fevereiro de 2017. O título de mestre não é necessário.

c) Para atestar proficiência em língua inglesa, o candidato ao mestrado ou ao doutorado deve apresentar uma das declarações abaixo:

c.1) Uma cópia da declaração de aprovação em exame de suficiência em Língua Inglesa emitida por um programa de pós-graduação, pelo Núcleo de Concursos da UFPR ou por Departamentos de Línguas Estrangeiras de uma Instituição Federal de Nível Superior, com período de emissão não superior a 2 anos antes da data limite para inscrição.

c.2) Resultados do TOEFL (“Reading score” no nível “Intermediate” ou “High”). Não há prazo de validade para estes resultados;

(2)

c.3) Resultados do IELTS (categoria “Academic Training”, “Band” 6 ou superior para o quesito “Reading”). Não há prazo de validade para estes resultados;

c.4) Qualquer exame que qualifique o candidato na categoria “Independent” ou “ Proficient User” (B1 ou superior) de acordo com a CEFR (Common European Framework of Reference – http://www.cambridgeenglish.org/exams/cambridge-english-scale/). Período de emissão não superior a dois anos antes da data limite para inscrição no caso dos exames Cambridge Key, Preliminary e First, e sem prazo de validade para demais exames.

c.5) Certificado de aprovação no exame Michigan ECCE ou ECPE. Não há prazo de validade para este exame.

c.6) Certificado de proficiência em língua inglesa emitido por uma instituição de país anglófono na qual o candidato estuda ou estudou. Este certificado deve explicitamente informar que o candidato foi ou é aluno da instituição emissora. Caso contrário, deverá estar acompanhada de certificado de conclusão de curso, comprovante de matrícula ou histórico escolar.

d) O candidato que não apresentar nenhum dos certificados que satisfaçam os requisitos acima até a data de inscrição deverá submeter-se à prova de inglês, agendada para o dia 06 de fevereiro de 2017, com início às 09:00h e duração máxima de 3 horas, em todas as instituições em que o exame será oferecido. O candidato deverá portar documento de identificação original, com foto recente, preferencialmente carteira de identidade, carteira de habilitação ou passaporte. É facultada a utilização de qualquer dicionário impresso. A prova será eliminatória, com conceito satisfatório ou insatisfatório;

e) CANDIDATOS AO DOUTORADO: Projeto de tese (modelo disponível no sítio do Programa). Deverá ser feita indicação do orientador, cujo nome deverá obrigatoriamente constar do Anexo 1 deste Edital. Caso previsto, o co-orientador também deverá ser indicado; esta menção será objeto de avaliação na defesa pública do Projeto (item 4. DO PROCESSO SELETIVO);

CANDIDATOS AO MESTRADO: Plano de Trabalho para a dissertação, conforme modelo disponibilizado no sítio do PPGZOO, assinado pelo orientador;

f) Currículo no formato exato da planilha de avaliação curricular, disponibilizada no sítio de inscrição. Tanto a planilha de avaliação curricular quanto os comprovantes devem ser submetidos em arquivo pdf único, na exata ordem da numeração informada na planilha, (o site https://smallpdf.com/pt orienta como agrupar PDFs). No caso de candidatos ao doutorado, o currículo deverá demonstrar que o candidato é

(3)

autor ou co-autor de pelo menos um artigo publicado ou aceito para publicação, com Qualis em qualquer área.

3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

A homologação será feita até 19 de janeiro de 2017, pelo Colegiado do Curso. Caso a Comissão tenha dúvida quanto à compatibilidade entre o tema da proposta e a linha de pesquisa do orientador, poderá solicitar justificativa ou não homologar a inscrição.

O preenchimento incorreto do Formulário de Inscrição ou do Plano de Trabalho, ou a ausência de fotocópia de documento de identidade levarão à não homologação da inscrição, não cabendo recurso.

A lista das inscrições homologadas será divulgada no sítio do PPGZOO, afixada ao mural ao lado da secretaria da PPGZOO e enviada por e-mail para todos os inscritos. Somente serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem às exigências deste Edital, que estiverem com a documentação completa e que obedecerem ao prazo estabelecido neste Edital.

4. DO PROCESSO SELETIVO

No dia das provas, os candidatos devem trazer documento de identificação original, com foto recente. O documento deverá ser o mesmo cuja fotocópia tiver sido utilizada para a inscrição.

4.1. CANDIDATOS AO DOUTORADO

Será realizado em Curitiba, no Campus Centro Politénico da UFPR, Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Zoologia. Constará de:

4.1.1. Avaliação do Currículo pela Comissão de Seleção, considerando a produção técnico-científica dos últimos cinco anos 2012 a 2017, conforme tabela de pontuação disponível no sítio do Programa e a aderência com a área de Zoologia.

4.1.2 Apresentação do projeto de pesquisa pelo candidato e arguição por uma banca de composição fixa. A banca será formada por pelo menos dois membros da Comissão de Seleção e poderá incluir docentes do Colegiado do Programa. Docentes não arguirão ou avaliarão candidatos inscritos sob sua orientação. As defesas ocorrerão nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2017 e terão duração máxima de 40 minutos por candidato, com 20 minutos de apresentação e 20 minutos de arguição. Será avaliada a capacidade de expressão oral, de síntese e de objetividade, além do domínio sobre o tema do Projeto e da

(4)

proposta de investigação. As defesas dos projetos poderão ser conduzidas através de Skype em português, inglês ou espanhol, para candidatos estrangeiros e/ou não residentes em Curitiba.

4.2. CANDIDATOS AO MESTRADO

A lista de instituições em que as provas serão aplicadas será divulgada no sítio do programa após o término das inscrições e antes de 3 de fevereiro de 2017. Além da prova de inglês (se necessária, veja item 2), a seleção consiste em uma prova de conhecimentos em Zoologia e avaliação do currículo do candidato.

4.2.1. Prova de conhecimentos em Zoologia. No dia 07 de fevereiro de 2017, às 08:00h: Duração: quatro horas. Bibliografia sugerida: (i) Barnes, R. et al. 2008. Os invertebrados: uma nova síntese. 2ª Ed. 495p. (ii) Hickman, C. P. et al., 2013. Princípios integrados de Zoologia. 951p. - 15ª Ed. (iii) Pough, F. et al. 2008. A Vida dos Vertebrados. 4ª Ed., 596p. Prova eliminatória, nota mínima para aprovação: 5,0 (cinco inteiros).

4.2.2. Avaliação do currículo. A avaliação curricular ocorrerá mediante pontuação dos itens descritos e comprovados no currículo em modelo específico apresentado na inscrição. A pontuação dos itens curriculares observará tabela também divulgada no sítio do programa pela Coordenação do PPGZOO, gerando nota mínima 5,0 e máxima 10,0.

5. CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

A lista final de candidatos aprovados/habilitados só será divulgada após a homologação pelo Colegiado do PPGZOO, a ser feita até o dia 21 de fevereiro de 2017, no sítio do PPGZOO, e também afixada ao mural ao lado da secretaria de pós-graduação.

5.1. CANDIDATOS AO DOUTORADO

Serão considerados aprovados no Processo Seletivo os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7 (sete), no intervalo de zero a dez, tanto na avaliação do currículo como na avaliação do projeto. A nota final será a média ponderada entre a nota do currículo (peso 3) e a do projeto (peso 2). Serão admitidos para a turma de doutorandos 2017/1º os dez candidatos aprovados que obtiverem as

(5)

estabelecendo-se uma sequência de classificação em ordem decrescente em relação às notas atribuídas. Candidatos aprovados que não estiverem contemplados no número de vagas ofertadas pelo orientador não serão classificados para admissão. Os candidatos classificados que excedam o número previsto de bolsas poderão não receber bolsa de doutorado durante o curso. Estão previstas oito bolsas de doutorado para este processo seletivo, mas o número total final será definido pelas agências financiadoras.

5.2. CANDIDATOS AO MESTRADO

Candidatos que não obtiverem nota satisfatória na prova de inglês, ou que dela não tiverem sido dispensados, não estarão habilitados para a prova de conhecimentos em Zoologia. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0, sobre o máximo de 10,0, na prova de conhecimentos em Zoologia serão considerados HABILITADOS.

Serão CLASSIFICADOS para ingresso na Turma 2017/1º os dez candidatos que obtiverem maior média aritmética entre as notas da prova de conhecimentos em Zoologia e da Avaliação Curricular, ambas com o mesmo peso, mediante disponibilidade de vagas oferecidas pelos respectivos orientadores.

Se o número de candidatos habilitados exceder o número de vagas ofertadas por um mesmo orientador, a Comissão de Seleção poderá alocar o candidato excedente para outro orientador, desde que este tenha pleiteado vaga(s) neste processo seletivo, de acordo com a tabela anexa a este edital e desde que suas vagas não tenham sido inteiramente preenchidas pelos demais candidatos habilitados.

A Comissão de Seleção entrará em contato com o(s) orientador(es) potencial(is) e com o candidato excedente para que, de comum acordo, submetam uma nova proposta de dissertação, acompanhada de formulário de aceite pelo orientador, no prazo máximo de 5 (cinco) dias. Caso não haja acordo entre as partes, o candidato excedente será DESCLASSIFICADO, repetindo-se o procedimento até que 10 candidatos sejam classificados. O mesmo procedimento será adotado em caso de desistência entre os candidatos inicialmente classificados.

Estima-se a disponibilidade de 7 (sete) bolsas, para a turma 2017/1, alocadas de acordo com a média final obtida pelos candidatos classificados, em ordem decrescente. Não há garantias de concessão de bolsas para os candidatos excedentes.

(6)

6. DA MATRÍCULA

A matrícula dos candidatos classificados para admissão será feita nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2017, na Secretaria do Programa.

Curitiba, 25 de novembro de 2016.

_______________________________________ Prof. Dr. Paulo da Cunha Lana

(Presidente)

________________________________________ Prof. Dra. Setuko Masunari

________________________________________ Prof. Dr. Vinicius Abilhoa

________________________________________ Prof. Dra. Rosana Moreira da Rocha (suplente)

(7)

VAGAS/ORIENTADOR

ORIENTADOR Mestrado Doutorado

Antonio Ostrensky Neto 1 1

Carolina Arruda de Oliveira Freire 1 3

Eduardo Carneiro dos Santos 1 0

Emygdio L.de A. Monteiro Filho 2 1

Fábio Meurer 2 1

Fernando de Camargo Passos 1 0

Henry Louis Spach 1 2

Karla Magalhães Campião 1 1

Lilian Manica 0 1

Luis Amilton Foerster 2 1

Luís Fernando Fávaro 2 0

Marcio Roberto Pie 2 2

Marcos Soares Barbeitos 1 1

Maria Angélica Haddad 1 1

Mario Antônio Navarro da Silva 1 1

Nei Moreira 3 2

Paulo de Tarso da Cunha Chaves 2 1

Setuko Masunari 3 1

Referências

Documentos relacionados

Diagrama causal em cadeia mostrando, o inter- relacionamento dos efeitos diretos e indiretos das variáveis secundárias rendimento de raízes não-comerciais (RRNC), peso da

e CPF n.°..., ciente e de acordo com o conteúdo do Edital que divulga as normas do Processo Seletivo para Aluno Especial 2018/2, do Programa de Pós-Graduação em Zoologia, do

Os parâmetros reprodutivos representam fator fundamental no desenvolvimento do período estacional, assim, há a necessidade de conhecê-los para estabelecer um fluxo

Pessoas autodeclaradas quilombolas 01 01.. Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social PPGSS/ICSA/UFPA Edital Seleção 2021 – Turma 2022..

Portanto, devido a esse desconhecimento, o objetivo desta fase do estudo é investigar o entendimento dos professores da educação básica atuantes em sala de aula

Name Verein/*Ort NAT Gesamt AK Platz SWIM Platz BIKE Platz nach BIKE Platz RUN.. 3 KIENLE, Sebastian Tri-Team Heuchelberg

A Tabela 37 apresenta um resumo dos parâmetros das feições retas extraídas automaticamente da imagem digital 4217, sua parametrização e suas respectivas variâncias, bem como

âmbito da Atenção Básica do SUS, tendo como foco a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), a partir da publicação