• Nenhum resultado encontrado

1.MENSAGEM DO CHEFE REGIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.MENSAGEM DO CHEFE REGIONAL"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)
(2)

1.MENSAGEM DO CHEFE REGIONAL

SER ECO, foi o tema do ano de 2015 deste projecto SER REGIÃO.

E foi de facto um ano em que literalmente o cuidar da nossa casa, da nossa região e do nosso viver, aconteceu.

Podemos relembrar que se concluiu a aquisição da nova sede, depois de passarmos por um Conselho Consultivo Regional, pela formalização da autorização de aquisição no Conselho Nacional, da alteração orçamental do Conselho Regional, da escritura assinada em 23 de Julho, de todas as pequenas e grandes mudanças, na preparação do espaço e a concretização da abertura oficial no dia 10 de outubro, em dia de aniversário e Dia da Região, bem cheio com 1600 escuteiros de Região de Coimbra.

Mas também tivemos de cuidar da nossa casa, dos nossos, nos nossos irmãos que partiram em Maio para o Eterno Acampamento. E a Região de Coimbra marcou presença.

Agosto recorda-nos as casas e os cuidados de duas actividades regionais, Descobertas e Pow-Wow, cada uma com cerca de 350 participantes, com “casa” montada em Ferreira do Zêzere, ou a inovação e a pertinência de lançar oportunidades de desafio internacional como o Explorer Belt em caminhos desconhecidos e a necessitar de serem trilhados.

Muitas pequenas oportunidades de construção desta casa e deste espaço podemos relembrar, desde a formação de adultos ao ambiente, no radio-escutismo ou nos parques escutistas. Considero que tivemos um ano de uma vida intensa, pois que muitos pequenos tijolos fomos fabricando e usando nesta casa e corpo regional do CNE, que somos, e que nos atravessa a todos, no serviço aos jovens que somos e em que nos afirmamos.

Pelo texto abaixo detalhamos a viagem deste ano, SER ECO, tentando relembrar estes passos, estes tijolos, relembrando neles e agradecendo muito, a enorme entrega das muitas mãos que partilharam connosco este barro.

Manuel Pedrosa

2. MENSAGEM DO ASSISTENTE REGIONAL

Ser Eco!

O escutismo na Região de Coimbra não pode ser mais do que Eco. Aliás, se o escuteiro não ajudar o irmão escuta a ser eco, é sinal que não dá voz. Todavia, é necessário dar voz às nossas palavras para ajudar o outro, pois se assim não o fizermos, as palavras não ecoam. Precisamos de olhar para a realidade, questioná-la e dar sentido ao mundo que pede vozes que ecoem bem alto.

Como escuteiros saibamos dar sentido às vozes que ecoam no nossos ouvidos.

Boa caça/pesca. Padre Filipe Diniz

(3)

3. INTRODUÇÃO

O Relatório e Contas é sempre uma oportunidade para as equipas de trabalho. É um momento de reflexão sobre a execução de um plano e respetivo orçamento, sobre os momentos altos e baixos, as dificuldades e as alegrias. É também altura de assumir erros, para se poder planificar o futuro e de se alegrar com os objetivos alcançados.

No CNE, os seus escuteiros trabalham o Método do Projeto, assim deve ser também para todas as equipas que trabalham nesta Associação. Não é diferente para a Junta Regional de Coimbra. Este é o momento da avaliação, que partilhamos com toda a região, com quem contamos sempre, para fazer este crescer e andar para a frente este projeto que é de todos: SER REGIÃO

4. A REGIÃO DE COIMBRA EM NÚMEROS

Invariavelmente precisamos de saber quantos somos, por onde nos repartimos, se crescemos ou decrescemos, e em que sentido e de que forma.

E depois de mais um momento censitário, vemos números da região, da dimensão que somos e refletida na aritmética.

A Região de Coimbra continua a ser uma região grande, num nível que se situa ao nível da quarta ou quinta região do Corpo Nacional de Escutas, num efetivo de 3451 elementos. E este novo total tem para nós a confirmação de uma perda suave, já presente na contagem de Janeiro de 2015. Baixámos nestes censos de 2016, 88 elementos.

Representa, para o nosso total, uma baixa de quase 2%, mas encaminha-nos para uma redução de efetivo em dois censos consecutivos, mostrando que na generalidade acompanhamos o comportamento demográfico da população em Portugal.

(4)

Particularizando para uma das nossas unidades, constamos os seguintes comportamentos: • A Alcateia continua a baixar efetivo, de uma forma constante;

• Os Exploradores/Moços voltam a perder efetivo;

• Pioneiros/Marinheiros invertem a tendência de crescimento; • Caminheiros/Companheiros ganham efetivo;

• A categoria de Dirigentes quase não altera, perde 7 elementos;

Abaixo podemos analisar as variações por secção que ocorreram, onde é patente a inversão do ganho da III Secção e a perca da IV Secção, de Janeiro 2015 para Janeiro 2016.

Neste enquadramento, torna-se importante rever a política de divulgação e de captação de novos elementos, e em consonância com todas as estruturas nacionais, regionais e de núcleo, desenvolver estratégias e dotar o Corpo Nacional de Escutas de ferramentas de trabalho que evitem ou minimizem a perda de dimensão do movimento.

Devemos realçar que esta realidade e preocupação está em cima da mesa de todas as juntas regionais e da junta central, sendo certo que cremos que há espaço para uma maior penetração do movimento nomeadamente com uma maior divulgação das unidades locais e com a formação de novas unidades onde efetivamente não haja presença escutista.

(5)

Como seria de esperar, a distribuição média de efetivo pelas secções não se alterou, mantendo-se como referência que o agrupamento médio da região tem quase 72 elementos e o rácio de associados por adulto é de 4,6.

Foi no passado dia 7 de Dezembro de 2014 que foram definidos os novos núcleos, e a esta data, com dois censos ultrapassados, podemos começar a olhar a sua evolução.

Em todos eles há um decréscimo de efetivo, portanto as razões que assistem a esta perda julgamos serem estruturais e não particulares de determinada zona ou núcleo.

Estamos todos portanto em presença de uma tendência, de situação de risco, em que se torna importante acompanhar e intervir.

(6)

Durante o ano de 2015 foram admitidos ao movimento 574 elementos.

E destes, 51 saíram no mesmo ano, ou seja, não correspondemos às espectativas que criámos ou esses elementos verificaram que não era o escutismo o movimento que procuravam.

Poderemos dizer que é uma percentagem pequena, foram quase 9%, mas num tempo de recursos mais limitados, será de pensar na minimização destas passagens precoces à condição de inactivo.

Acreditamos que a gestão do efetivo, o índice de penetração, o captar e a manutenção de elementos, serão temas a abordar e a trabalhar, sendo que apenas com uma oferta de qualidade na aplicação do método, podemos garantir o dar resposta a quem nos procura, fazendo um verdadeiro escutismo e uma escola de vida, de educação não formal.

(7)

5. PLANO 2015

Foi aprovado, no Conselho Regional do dia 07 de dezembro de 2014, o Plano e Orçamento para o ano de 2015. Apresentamos o quadro resumo das atividades, aprovado nesse documento:

2015

JANEIRO 10 FORMAÇÃO DE TUTORES TUTORES DOS

FORMANDOS FGPE

18 MÓDULO PRÁTICO FORMANDOS FGPE E

DIRIGENTES

18 ENCONTRO INICIAL- EI FORMANDOS FGPE

24 – 25 ERGUE-TE IV GUIAS DE TRIBO E ARRAIS

DE COMPANHA

25 DIA DA CONVERSÃO DE SÃO

PAULO

CAMINHEIROS E

COMPANHEIROS

FEVEREIRO 8 MÓDULO PRÁTICO FORMANDOS FGPE E

DIRIGENTES

8 INICIAÇÃO À PEDAGOGIA

ESCUTISTA – IPE

FORMANDOSFGPE

8 ENCONTRO DE TUTORES – ET1 TUTORES

27 – 28 – 1 ARCNEC FORMANDOS FGPE E

DIRIGENTES

*1 DAS DEZ ÀS DEZ CHEFES DE CLÃ E

COMUNIDADE (IV)

MARÇO 13 – 14 – 15 CENÁCULO REGIONAL DE COIMBRA CAMINHEIROS E COMPANHEIROS 21 INICIAÇÃO À PEDAGOGIA ESCUTISTA – IPE2 FORMANDOS FGPE

21 ENCONTRO DE TUTORES TUTORES

28 – 29 LIMPEZA DO PEPP PIONEIROS,

CAMINHEIROS E

DIRIGENTES

ABRIL 11 e 12 *2 FIELD DAY TODOS

11 – 12 MINI-ENCONTRO REGIONAL DE LOBITOS

LOBITOS

18 – 19 FGPE - FORMAÇÃO GERAL EM PEDAGOGIA ESCUTISTA – 1.ª SESSÃO

(8)

24 – 25 – 26 ENCONTRO REGIONAL DE

CAMINHEIROS E

COMPANHEIROS – ERCC

CAMINHEIROS E

COMPANHEIROS

MAIO 16 – 17 FGPE - FORMAÇÃO GERAL EM

PEDAGOGIA ESCUTISTA – 2.ª SESSÃO

FORMANDOS FGPE

16 ENCONTRO DE TUTORES – ET1 TUTORES

16 – 17 LIMPEZA DO PEPP PIONEIOS, CAMINHEIROS

E DIRIGENTES

JUNHO 6 ATIVIDADE REGIONAL DO

AMBIENTE

TODOS

... COMITÉ PEDAGÓGICO

REGIONAL

NÚCLEOS E DR

20 ENCONTRO DE TUTORES – ET2 TUTORES

27 CONCERTO SOLIDÁRIO TODOS

JULHO AGOSTO 31 JULHO A 4 DE AGOSTO ENCONTRO REGIONAL DE PIONEIROS E MARINHEIROS PIONEIROS E MARINHEIROS 8 A 12 ENCONTRO REGIONAL DE EXPLORADORES E MOÇOS EXPLORADORES E MOÇOS

10 – 25 EXPLORER BELT CAMINHEIROS E

COMPANHEIROS

SETEMBRO ... COMITÉ PEDAGÓGICO

REGIONAL

NÚCLEOS E DR

19 REUNIÃO DE AVALIAÇÃO FGPE FORMANDOS FGPE

OUTUBRO 10 DIA DA REGIÃO TODOS

16 – 17 – 18 JOTA / JOTI TODOS

… ARCNEC FORMANDOS FGPE E

DIRIGENTES NOVEMBRO EI, Azimute e Indaba foram todos na data de 8 Novembro

8 ENCONTRO INICIAL- EI FORMANDOS FGPE

13 – 14 AZIMUTE ANIMADORES ADULTOS

15 INDABA DIRIGENTE

28 ENCONTRO DE DELEGADOS DA

PROTEÇÃO CIVIL

DELEGADOS DE

PROTEÇÃO CIVIL

DEZEMBRO ... IPE - INICIAÇÃO À PEDAGOGIA ESCUTISTA

(9)

6. ATIVIDADE DA JUNTA REGIONAL

6.1. CHEFE REGIONAL

O ano de 2015 representou para a Região de Coimbra um ano pleno de um sentido de cuidar da sua casa, de SER ECO.

Como Chefe Regional, a atividade desempenhada passou pelo acompanhamento da equipa da Junta Regional nas suas múltiplas valências e o desempenhar das responsabilidades que estão atribuídas a este cargo.

A aquisição da Sede Regional, ocupou um espaço importante, não apenas em toda a preparação, escolha, justificação e concretização, mas também na ocupação que representou a mudança dos serviços, do recheio e dos materiais que se encontravam nas antigas instalações, e que culminou na abertura oficial no Dia da Região em 10 de Outubro de 2015.

Mas o cuidar da nossa casa, dos nossos, ficou também patente quando dissemos presente, após o trágico acidente com os nossos irmãos escutas de Mortágua. Relembramos esse tempo, e hoje ainda, com um grande constrangimento dentro de nós, num sentir que somos também na região, um Corpo, unido da alegria de vivermos vidas em conjunto em todo e qualquer momento.

Será de destacar neste ano, todos os contactos que internamente foram realizados, nas deslocações aos agrupamentos e às reuniões com os responsáveis dos núcleos, pois que para se SER REGIÃO, é preciso partilhar transmitir e ouvir quem está ao nosso redor.

Salienta-se de forma individual a contínua preocupação com os agrupamentos em formação com um acompanhamento direto ou através das respectivas juntas de núcleo a que pertencem.

Neste campo, destacamos a filiação do agrupamento em formação das Alhadas, que passou a ser o 1385 Alhadas, num trabalho de estreita colaboração com a direção de agrupamento e respectivo núcleo.

Como Chefe Regional, estive presente em todos os Conselhos Nacionais de 2015 e em alguns Conselhos de Núcleo, onde naquela data se dava continuidade ao processo de formação de núcleos aprovada em Conselho Regional.

Neste ano de 2015 foram efetuadas duas reuniões entre todas as regiões e a Junta Central, uma na Madeira e outra em Setúbal. Considero que foram ocasiões importantes de trabalho, numa perspetiva mais global para o CNE e que, na minha opinião, urge serem ainda mais valorizadas.

Estou certo que este trabalho realizado em 2015, foi sentido e vivido por todos como um SER ECO, de uma casa sã e em boa viagem de cruzeiro, percorrendo milhas e milhas para um novo ano de SER RESPOSTA.

6.2. CHEFE REGIONAL ADJUNTO

O ano 2015 foi repleto de atividade e muito haveria de referir sobre o trabalho desenvolvido pelo Chefe Regional Adjunto, Cláudio Silva, mas neste relatório vamos apenas destacar o que mais relevante há a apontar em tantas áreas e tarefas desenvolvidas.

O Chefe Regional Adjunto esteve presente em variadas atividades regionais, principalmente, em diversas reuniões e atividades de todos os seus departamentos.

Acompanhou o Chefe Regional no suporte e acompanhamento a diversos agrupamentos, nomeadamente com visitas e reuniões com as direções.

Durante os meses de setembro e outubro, houve, por parte do Chefe Regional Adjunto, grande envolvimento na mudança para a nova Sede Regional.

No relacionamento com o exterior da associação, o Chefe Regional Adjunto esteve em diversas reuniões com a Confraria da Rainha Santa e Junta de Freguesia de Coja, na busca de resolução de problemas e/ou novas parcerias.

(10)

A atividade do Chefe Regional Adjunto passa também pelo suporte ao Chefe Regional, como seu verdadeiro subguia, tanto em reuniões como em atividades, nos diversos níveis da Associação e em representação institucional.

Reuniões

15 jan - Reunião da JRC com os Núcleos e as Mesas

11 abril - Conselho Consultivo Regional na Pedrulha, com os antigos chefes regionais 23 maio - Conselho Nacional de Representantes em Fátima

09 set - Reunião em Coja com a direção e Junta de Freguesia 22 set - Na reunião em Mira com a direção

21 nov - Conselho Nacional de Representantes em Fátima 27 nov - Na reunião alargada na Sede Regional

Atividades

16 jan - Atividade de preparação do Explorer Belt, em Santa Comba Dão 01 mar - Seleção dos elementos do Explorer Belt

11 abril - Field Day em Serpins

19 abril - EPI em Cavaleiros, (Barcouço) 31 maio - Dia Diocesano em Coimbra

06 jun - Dia Regional do Ambiente, Prais de Mira, com a presença da Secretária Nacional da SNAP, Ana Costa e sua equipa do Ambiente

31 jul - No inícioPow-Wow (Regional de Pioneiros) em Ferreira do Zêzere

19 set - Encontro da SNAP no CES, quando da entrega do Campo de Excelência, com equipa nacional da SNAP, da Chefe Ana Costa e do Chefe Nacional Norberto Correia

10 out - Dia da Região

11 out - Apresentação final do Explorer Belt no Justiça e Paz com o Secretário Internacional Joaquim Freitas e Secretário Pedagógico Nacional Adjunto João Sousa

17 out - Jota Joti em Serpins

25 out - Mercado Internacional no Porto, na entrega dos cintos aos primeiros caminheiros do CNE, todos, participantes oriundos da Região de Coimbra, com toda departamento regional internacional e nacional internacional com Secretário Nacional Joaquim Freitas

06 nov - Azimute em Condeixa 08 nov - Indaba em Condeixa

20 dez - -Entrega regional da Luz de Belém no Seminário Maior em Coimbra

Representações:

27 set - Cerimónia de filiação do 1385 Alhadas

10 out - Inauguração da Sede Regional, com os antigos chefes regionais e chefe nacional Norberto Correia

29 nov - Inauguração da Sede do Agrupamento de Mira

13 dez - Entrega nacional da Luz de Belém em Lisboa e transporte para a nossa Região de Coimbra

Promessas

17 jan - Na promessa de Dirigente Ana Paula na Palheira 22 mar - Na promessa de Dirigente nas Meãs do Campo

(11)

6.2.1. DEPARTAMENTO REGIONAL INTERNACIONAL

O Departamento Regional Internacional centrou muita da sua actividade no desenvolvimento, preparação e execução do Explorer Belt. De realçar que tratou-se de uma actividade piloto que servirá de referência à sua aplicabilidade no nível nacional, ficando mais uma vez a Região de Coimbra ligada à inovação e ao empreendedorismo.

Para além deste trabalho o departamento acompanhou a dinâmica dos Interlocutores Internacionais promovida pela Junta Central, esteve presente no Mercado Internacional no Porto e no Dia da Região em Coimbra.

6.2.2. DEPARTAMENTO REGIONAL DE RADIOESCUTISMO

De um modo cronológico registaram-se as seguintes atividades deste departamento: 22 fev - Pequena homenagem ao nosso fundador Baden Powell na Rotunda de Jericó onde

está um busto de BP.

11 e 12 abr - Field Day – Atividade a nível Nacional de 24 horas em campo com energias alternativas e como preparação para o Jota/Joti. Participaram nesta atividade 120 escuteiros no Campo Escola de Serpins.

18 abr - Dia do Radioamador

31 mai - Celebrações do Dia da Igreja Diocesana 6 jun - Dia Regional de Ambiente, em Mira

31 jul a 4 ago - Mega Pow Wow (Encontro Regional de Pioneiros e Marinheiros), Ferreira do Zêzere.

O Departamento participou dando apoio logístico a nível das comunicações, nomeadamente durante o grande raid.

8 a 12 ago - Descobertas 2015 (Encontro Regional de Exploradores e Moços), Ferreira do Zêzere.

O Departamento deu apoio logístico, nomeadamente a nível das comunicações. 19 e 29 set - Participou na Atividade Nacional da Secretaria Nacional para o Ambiente e

Prevenção – SNAP network 2015 com o tema “Quebrando Barreiras”, no Campo Escola de Serpins

10 out - Dia da Região

Participou nas Comemorações dos 89 anos da Região de Coimbra com três stands, chaves de Morse, mostra de Equipamentos, estúdio Música ambiente;

16 a 18 out - Jota Joti

Dinamizou o Jamboree no Ar e na Internet com a instalação a nível Regional de uma Estação de Radiocomunicações e alguns computadores com ligação à Internet no Centro Escutista de Serpins, onde participaram mais de 150 escuteiros

21 e 22 Nov - Participou nas Jornadas Nacionais de Radioescutismo no Porto 29 nov - Visitou a Feira de material de radiocomunicações de amador em Moscavide 13 dez - Esteve presente à chegada da Luz da Paz de Belém à Junta Regional de Coimbra 20 dez - cerimónia de partilha da Luz da Paz de Belém aos Agrupamentos da Região de

Coimbra, no Seminário Maior da Sagrada Família

Reuniões:

28 jun - reunião com o Departamento Nacional de Radioescutismo no Campo Escola de Serpins

(12)

6.2.3. DEPARTAMENTO REGIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL Mês de Março:

07/08: participação no Encontro Nacional de Delegados Regionais e de Núcleo de Protecção Civil e Segurança - Fátima

Mês de Abril:

Participação do DRPC na elaboração e validação dos Planos de Prevenção e Segurança das actividades regionais de Páscoa.

Mês de Maio:

Preparação e informação acerca das Equipas de Apoio de Retaguarda (EAR).

Mês de Julho/Agosto:

Participação do DRPC na elaboração e validação dos Planos de Prevenção e Segurança das actividades Regionais de Verão (Mega Pow Wow – Ferreira do Zêzere; Descobertas 2015 – Ferreira do Zêzere).

Mês de Setembro:

19/20: SNAP network “Quebrando Barreiras”, actividade da Secretaria Nacional para o Ambiente e Prevenção – Centro Escutista de Serpins.

Mês de Outubro:

Dia da Região: Montagem de “stand” alusivo à temática da Protecção Civil, nomeadamente “Suporte Básico de Vida”

Mês de Novembro:

Dia 06: Divulgação e participação da Região no exercício nacional sobre a temática dos sismos “A Terra Treme”;

Dia 08: participação no “Indaba” com atelier formativo sobre SBV;

Preparação final do IIº Encontro Regional de Protecção Civil “Servir Salvando”, dedicado a actividades no âmbito da protecção civil e socorro e encontro de Delegados de Protecção Civil, agendado para dia 28, apesar da preparação não se realizou, por falta de inscrições, já que a actividade coincidiu com outras actividades na mesma data.

NOTAS FINAIS

Os objetivos estratégicos para este ano foram parcialmente alcançados, sendo de lamentar a não realização do IIº Encontro Regional de Protecção Civil. Reforçamos a divulgação e formação em SBV, embora seja de incrementar a sua implementação nos Agrupamentos.

Para 2016, pretende-se um ainda maior acompanhamento e controlo do grau de execução dos PPS nas actividades escutistas de Núcleo e Agrupamento.

Pretende-se ainda, continuar o desenvolvimento do programa de treino em Suporte Básico de Vida e reforçar a monitorização e acompanhamento dos planos de segurança das sedes de Agrupamento.

6.2.4. DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMBIENTE

O Departamento Regional de Ambiente reúne mensalmente, tendo realizado, durante o ano de 2015, mais seis reuniões extraordinárias e quatro saídas de campo.

Participou também em reuniões promovidas pelo Departamento Nacional de Ambiente, em simultâneo com outras regiões, via Skype.

Durante todo o ano o departamento deu apoio a vários agrupamentos no desenvolvimento e execução de atividades e projeto, como a IMA (Insígnia Mundial do Ambiente), o “coastwatch” e o “Trees for the World”. Este último teve uma grande adesão por parte dos agrupamentos da região de Coimbra.

(13)

No seguimento do trabalho do ano anterior, aproveitando a rede de contactos de e-mail, a página do facebook do Departamento Regional de Ambiente, o Dia da Região e a Atividade Regional de Ambiente, foram divulgadas diversas iniciativas e atividades:

- Insígnia Mundial do Ambiente

- Fichas de atividades e Programas Ambientais

O Departamento esteve presente no Conselho Regional, em dezembro, onde lançou a atividade Regional de Ambiente 2016, e informalmente, apresentou uma proposta de ecopontos para os edifícios da Junta Regional e Campo Escutista de Serpins.

De um modo geral, consideramos que foi executo o plano que tínhamos traçado para 2015. 06 Jun - Atividade Regional do Ambiente, Praia de Mira e Lagoa com cerca de 200

participantes.

19 e 20 Set - SNAP network – Encontro da Secretaria Nacional para o Ambiente e Prevenção, Campo Escola em Serpins.

Participação

10 Out - Dia da Região 2016, Coimbra

Dinamização de um Workshop de promoção dos vários projetos educativos, e especialmente a divulgação do projeto “Trees for the World”.

08 out - INDABA, Condeixa

Dinamização de um Workshop de promoção dos recursos do departamento, mas com especial foco a divulgação do projeto “Trees for the World”.

6.3. SECRETARIA REGIONAL DOS ADULTOS

A Secretaria Regional de Adultos, com a equipa nomeada (Dirigentes Joaquim Ferreira dos Santos, Filipe Silva e Cristina Pedrosa) sob a alçada de Paulo Valdez, centrou o seu trabalho na continuidade da implementação do novo Sistema de Formação de Adultos – Percurso Inicial de Formação – num processo mais formal e regulamentar, conforme os novos procedimentos aprovados em Conselho Nacional e após o período transitório de adaptação dos Cursos.

Gestão de Adultos

CURSO DE TUTORES

Para efeito do acompanhamento dos candidatos a dirigentes pelos tutores locais, foi este ano implementado o Curso de Tutores, o primeiro de dois cursos a promover na Região, que teve a sua primeira sessão regional em 28 de Novembro de 2015 (Curso de Tutores – “D. Pedro, Duque de Coimbra” – 2015), por delegação de competências da Equipa Nacional Pedagógica para as Regiões. Este curso foi orientado pelo dirigente Nuno Canilho, na qualidade de formando do Curso de Diretores de Formação (CDF), promovido ao nível nacional, e com o apoio e acompanhamento dos Tutores Nacionais.

O Curso de Tutores visa dar ferramentas e complementar a informação disponibilizada pelos representantes nacionais Olga Cunha, Secretária Nacional Pedagógica, e José Teixeira, elemento da Equipa Nacional, numa primeira ação de esclarecimento que ocorreu na Região em 2014, tendo por base o Regulamento de Formação aprovado em 2012;

Esta sessão de esclarecimento deu origem a um acompanhamento (ao nível regional) com os Dirigentes/ Formadores António Cardoso, Filipe Silva e Joaquim Ferreira dos Santos;

Com este Curso pretende-se reforçar uma maior proximidade, apoio e esclarecimento de dúvidas para os tutores locais, neste seu papel de acompanhamento aos candidatos.

(14)

FORMAÇÃO DE FORMADORES

Com o objetivo de reforçar a Região com novos Formadores de Adultos, de acordo com a intenção da Secretaria Regional e aproveitando a proposta lançada, para todas as regiões, pela Equipa Nacional Pedagógica, foram convidados dirigentes para frequentar as últimas formações de formadores realizadas no atual formato de Cursos (CAF, CCF e CDF), formato esse que também em breve será atualizado para o novo sistema, referente ao novo Percurso de Formadores.

Assim, após as sessões presenciais, aguardam a conclusão do seu processo, os dirigentes: CCF – Curso Complementar de Formação:

João Paulo Pimenta; João Marta; Mafalda Vicente; Joaquim Ferreira dos Santos; Nuno Travassos Cruz; Samuel Fernandes; Ana Pinto

CAF – Curso de Adjuntos de Formadores:

João Nuno Meireles; Pedro Alberto; Filipe Silva CDF – Curso de Diretores de Formação:

Nuno Canilho; Pedro Monteiro

SECRETARIA NACIONAL PEDAGÓGICA

O Secretário Regional Paulo Valdez participou também nas ações lançadas pela Secretaria Nacional Pedagógica, nomeadamente “Comité Nacional do Programa Educativo e Adultos” e “ENFORMA”, acompanhado por alguns formadores da Região, onde são geridas as políticas de gestão e as dinâmicas nacionais de implementação do Sistema de Formação e de Recursos Adultos;

Para além de reuniões de trabalho com Pedro Duarte Silva, Secretário Nacional Pedagógico e sua Adjunta Olga Cunha, no âmbito da implementação da transversalidade da formação entre regiões, foi também convidado para diretor de curso “CDF – Curso de Diretores de Formação”, integrado numa Equipa Nacional, participando na organização, implementação e homologação do mesmo.

Gestão da Formação

Para além das formações correspondentes ao ano de Discernimento, nomeadamente os EI – Encontros Iniciais, e os IPE – Iniciação à Pedagogia Escutista, foram calendarizados para este período de 2015 os fins-de-semana de FGPE – Formação Geral de Pedagogia Escutista, correspondentes ao ano de Estágio, no 2º ano do Percurso;

No entanto, por falta de inscrições suficientes que permitissem o pedagógico desenrolar da Formação, através do Sistema de Patrulhas (apenas 8 candidatos inscritos pelos agrupamentos), esta formação (FGPE) teve de ser adiada, assim como a sessão de Fevereiro de IPE, por idêntico motivo.

Interessa referir que, no âmbito da transversalidade da Formação ao nível nacional, dado pelo novo Sistema de Formação, e por solicitação dos respectivos tutores, foram aceites na nossa Região, para as formações de EI e de IPE, cinco elementos de outras Regiões (1 de Lisboa e 4 de Santarém), e foi encaminhado um candidato da nossa Região para a formação FGPE (1ª e 2ª sessões), na Região do Porto.

O espaço de formação preferencial da Região continua a ser o Campo de Serpins, com o apoio de voluntários para confecionar refeições em cada Curso, e do Staff do Campo em permanência.

As formações de um só dia, nas ações que não implicavam dormida, foram sendo realizadas na zona de Coimbra, com a disponibilização dos espaços do Instituto Missionário Sagrado Coração (Missionários Dehonianos) e do Instituto Universitário Justiça e Paz, da Diocese, por questões de gestão de deslocações e de custos da formação, dado ser mais centralizado.

A exceção verificou-se na atividade conjunta “Indaba/ Azimute/ Encontro Inicial”, que se realizou em 8 de Novembro no Centro Educativo de Condeixa-a-Nova - Escola Básica nº 2, por ter de se gerir um número de pessoas e de formações em sala, em simultâneo, que as instalações de Serpins, bem como as outras referidas, não comportavam. Por outro lado, deu-se sequência ao

(15)

iniciado no ano anterior com a localização do Indaba/Azimute em Pombal, deslocando-se a ‘centralidade da Região’ nesta atividade para novo ponto, em Condeixa-a-Nova.

ENCONTRO INICIAL

A formação presencial de EI – Encontro Inicial, ao longo de 2015, contou com 121 candidatos inscritos, sendo 4 da Região de Santarém, ultrapassando todas as expectativas desta Secretaria Regional face aos números anteriormente obtidos (por consulta online e direta aos Chefes de Agrupamento, e como aliás já tinha sucedido em final de 2013, por ocasião do primeiro EI realizado na Região);

Tendo presente este número, houve necessidade de tomar as medidas necessárias para permitir o acesso ao maior número de candidatos, sem no entanto colocar em causa a qualidade e a relação de proximidade pretendida para a formação, nas datas já definidas em Plano Regional; assim, dos 121 candidatos, 98 foram selecionados para as formações EI, em Janeiro e em Novembro;

No EI de Novembro optou-se – por questões de estratégia – pelo desdobrar dos ‘tempos de formação’ para duas turmas em alternância no mesmo espaço, tendo cada turma o número adequado de elementos divididos em patrulhas, permitindo assim a implementação pedagogicamente correta do ‘Sistema de Patrulhas’.

Dadas as condicionantes – a disponibilidade limitada de Formadores para garantir as duas turmas; a necessidade de espaço físico disponível e com salas suficientes para albergar o elevado número de formandos, em simultâneo, com condições adequadas para as dinâmicas de formação pretendida – foram usados critérios de seleção dos candidatos inscritos.

Assim, atendeu-se a critérios tais como:

- a quota “elementos/ dirigente”, baseadas nos números obtidos nos censos, que relacionam em percentagem o ‘número de elementos por dirigente’ em cada agrupamento e dando prioridade aos mais desfavorecidos;

- a antiguidade do elemento, em termos de ‘anos escutistas’ de vivência no agrupamento, já com funções de acompanhamento e de animador adulto;

- a distribuição das vagas, de forma a permitir o acesso ao maior número de agrupamentos.

INICIAÇÃO À PEDAGOGIA ESCUTISTA

A formação de IPE – Iniciação à Pedagogia Escutista contou, nas sessões ao longo de 2015, com 89 candidatos da Região, sendo 1 da Região de Lisboa.

As ações de formação desenvolveram-se em Serpins, contando cada Sessão com um Imaginário diferente das restantes, permitindo assim uma posterior troca de experiências entre formandos das diferentes sessões, em avaliação de satisfação como experiência pedagógica única. Foram sendo utilizados imaginários proporcionados por alguns dos formandos dos cursos para Formadores, atrás referidos, no âmbito do trabalho de estágio que tinham de desenvolver para a sua própria homologação.

Em algumas das sessões pôde-se contar com a presença simultânea de Tutores locais, em ação de formação ou de acompanhamento, verificando-se um grau de satisfação elevado por parte dos candidatos, por assim se sentirem acompanhados no seu Percurso.

PERCURSO DE MATURIDADE CRISTÃ

O curso ARCNEC, promovido pela Assistência Regional, realizou-se de 27 Fevereiro a 1 de Março, no âmbito do Desenvolvimento Espiritual dos candidatos a dirigente e no sentido de complementar todo o sistema de formação, contando com cerca de 35 participantes e o staff, constituído por dirigentes e caminheiros, para apoio na logística e cozinha.

Por questões de disponibilidade pessoal do Assistente Regional, Pe. Diniz, dada a sua recente colocação como Pároco, nas paróquias de Miranda do Corvo, e tendo em conta a prévia

(16)

marcação de compromissos paroquiais inadiáveis, houve necessidade de adiar o 2º curso Arcnec do Plano, para data posterior.

PERCURSO DE ENRIQUECIMENTO

Estando a fazer a implementação de conteúdos de enriquecimento da formação do Percurso Inicial, a Junta Regional, através da Secretaria dos Adultos, tem vindo a desenvolver com o AZIMUTE e o INDABA, ações de formação dirigidas não apenas a candidatos mas também a dirigentes, no âmbito de uma formação contínua.

Verificou-se uma forte participação nas ações disponibilizadas a 8 de Novembro, com 55 participantes inscritos, distribuídos nomeadamente por:

SIIE – formação base de utilização da ferramenta de gestão; Suporte Básico de Vida – Noções e conceitos práticos Avaliação - Métodos e práticas

Animação da Fé – dinâmicas pessoais e para grupo

Estas formações foram animadas por pessoas convidadas, não sendo forçosamente formadores regionais, mas com valências adquiridas tanto interna como externamente ao Movimento, e com aplicação demonstrada em cada um dos temas, entre caminheiros, dirigentes e formadores de outras Regiões.

É de referir que estas ações foram complementadas, durante o fim-de-semana de 8 de Novembro, com o Fórum de Chefes de Agrupamento e com os trabalhos desenvolvidos pelas Equipas Pedagógicas dos Departamentos das 4 Secções e do Ambiente.

6.4. SECRETARIA REGIONAL ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

Apresenta-se abaixo a execução orçamental que resulta do exercício de 2015.

Da análise à execução apresentada, evidencia-se de um modo muito discreto a diminuição do efetivo regional, de qualquer maneira, consegue-se ver essa diminuição nos valores referentes às Quotizações regionais.

Devemos ressalvar o resultado positivo na Campanha do Calendário 2016, que se traduziu numa receita favorável para os Agrupamentos e para a Região.

Em relação aos valores obtidos do PAAJ, deveremos referir que no ano 2015 foram executaram todas as ações a 100%, sendo o valor total do subsídio 13.616,25€, ficando por transferir para o Núcleo Centro Norte e para o 235 – Fig. Da Foz, um total de 6.663,47€.

Nas despesas de funcionamento, queremos referir que ainda não se evidenciam os aumentos causados pela mudança para a nova sede e os custos que daí advêm. Notamos, no entanto, que as despesas de representação são mais elevadas do que o previsto, em parte pelo facto de incluir o custo da participação do Chefe Regional no Encontro de Chefes Regionais realizado na Madeira, bem como, a participação de diversos membros da Junta Regional em formações desenvolvidas pela Junta Central. O valor mais elevado no âmbito dos salários, deve-se à necessidade de um contrato de substituição para o tempo de ausência da funcionária por motivos de gravidez e prorrogação do mesmo contrato por mais algum tempo, por forma a apoiar as tarefas resultantes da mudança de sede regional.

(17)

1.1 Quotizações Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado 1.1.1 Quota Internacional 4 688,00 4 688,00 - 4 449,00 4 449,00 - - 239,00 - 239,00 - 1.1.2 Quota Nacional 28 128,00 28 128,00 - 28 130,00 27 741,00 389,00 2,00 - 387,00 389,00 1.1.3 Quota Regional 23 400,00 1 750,00 21 650,00 22 911,10 1 218,25 21 692,85 - 488,90 - 531,75 42,85 1.1.4 Quota Núcleo 3 623,00 3 623,00 - 1 134,00 1 134,00 - - 2 489,00 - 2 489,00 - 1.1.5 Seguro Dirigente 8 805,00 8 805,00 - 12 135,00 12 030,00 105,00 3 330,00 3 225,00 105,00 1.1.6 Seguro Associado 12 303,00 12 303,00 - 11 958,00 11 631,00 327,00 - 345,00 - 672,00 327,00 1.1.7 Cartões 930,00 930,00 - 761,00 759,00 2,00 - 169,00 - 171,00 2,00 1.1.8 Flor de Lis 15,00 - 15,00 8 640,00 8 625,00 15,00 8 640,00 8 610,00 30,00 1.1.9 Derrama Nacional 4 219,20 4 219,20 4 004,10 - 4 004,10 - 215,10 - - 215,10 1.1.10 Derrama Núcleo 3 516,00 - 3 516,00 - 3 259,25 - 3 259,25 - - 256,75 256,75

1.2 Campanhas Financeiras Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.2.1 Calendários 5 270,00 5 270,00 14 806,00 8 174,00 6 632,00 9 536,00 8 174,00 1 362,00

1.2.2 Campanha da T-shirt Trienal 1 500,00 1 500,00 666,00 - 666,00 - 834,00 - - 834,00

1.2.3 Cedências de material / veículos 350,00 - 350,00 90,60 - 90,60 - 259,40 - - 259,40

1.2.4 *Café 250,00 250,00 109,90 105,98 3,92 - 140,10 105,98 - 246,08

1.3 Subsídios Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.3.1 PAAJ 2014 - - - 1 728,92 1 438,55 290,37 1 728,92 1 438,55 290,37 1.3.2 PAAJ 2015 5 000,00 - 5 000,00 13 616,25 2 702,15 10 914,10 8 616,25 2 702,15 5 914,10 1.3.3 Donativos / Outros 2 000,00 - 2 000,00 - - - - 2 000,00 - - 2 000,00 1.3.3.1 *Agrupamentos 42 873,54 42 873,54 - 42 873,54 42 873,54 - 1.3.3.2 *Km 1 292,96 - 1 292,96 1 292,96 - 1 292,96 1.3.3.3 *Penalização Censos 1 015,20 - 1 015,20 1 015,20 - 1 015,20

1.4 Funcionamento Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.4.1 Sede regional | Condomínio | Donativo| Eletricidade - 1 500,00 - 1 500,00 - 1 134,44 - 1 134,44 - - 365,56 365,56

1.4.2 Comunicações e internet 1 000,00 - 1 000,00 - 907,90 - 907,90 - - 92,10 92,10 1.4.3 Material de Escritório - 300,00 - 300,00 - 454,01 - 454,01 - 154,01 - 154,01 1.4.4 Ferramentas e Utensílios - 300,00 - 300,00 - 62,24 - 62,24 - - 237,76 237,76 1.4.5 Combustíveis - 2 500,00 - 2 500,00 - 901,76 - 901,76 - - 1 598,24 1 598,24 1.4.6 Despesas de Representação 1 000,00 - 1 000,00 - 2 818,07 - 2 818,07 - 1 818,07 - 1 818,07 1.4.7 Deslocações e Estadias - 500,00 - 500,00 - 262,75 - 262,75 - - 237,25 237,25 1.4.8 Higiene e Limpeza - 1 770,00 - 1 770,00 - 1 718,43 - 1 718,43 - - 51,57 51,57 1.4.9 Manutenção / Conservação - 1 500,00 - 1 500,00 - 1 201,11 - 1 201,11 - - 298,89 298,89 1.4.10 Impostos - 250,00 - 250,00 - 93,72 - 93,72 - - 156,28 156,28 1.4.11 Seguros - 1 400,00 - 1 400,00 - 765,66 - 765,66 - - 634,34 634,34 1.4.12 Despesas Bancárias - 100,00 - 100,00 36,00 172,84 - 136,84 36,00 72,84 - 36,84 1.4.13 Salários - 11 200,00 - 11 200,00 7,20 19 264,71 - 19 257,51 7,20 8 064,71 - 8 057,51 1.4.14 Serviços de contabilidade - 2 700,00 - 2 700,00 - 2 583,00 - 2 583,00 - - 117,00 117,00

1.4.15 *Correcções relativas a anos anteriores 108,05 42,00 66,05 108,05 42,00 66,05

1.4.16 *IUC Agrupamentos (e multas associadas) 1 218,67 1 218,67 - 1 218,67 1 218,67 -

1.4.17 * Diplomas Mérito 135,00 135,00 - 135,00 135,00 -

1.4.18 * Dísticos Via Verde 112,50 157,50 - 45,00 112,50 157,50 - 45,00

1.4.19 * Despesas Funerais 1241 Mortágua - 3 166,60 - 3 166,60 - 3 166,60 - 3 166,60

1.5 Investimentos a efectuar Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.5.1 Equipamentos diversos - 1 000,00 - 1 000,00 - - - - - 1 000,00 1 000,00

1.5.2 Sede Regional - 130 000,00 - 130 000,00 - 150 000,00 - 150 000,00 - 20 000,00 - 20 000,00

1.5.3 * Despesas Implementação - 2 559,24 - 2 559,24 - 2 559,24 - 2 559,24

1.6 Outras Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.6.1 Utilização dos fundos de investimento 125 000,00 - 125 000,00 97 868,19 - 97 868,19 - 27 131,81 - - 27 131,81

1.6.2 Transferência do DMF 17 750,00 - 17 750,00 52 520,00 - 52 520,00 34 770,00 - 34 770,00

1.6.3 Juros bancários 3 500,00 - 3 500,00 4 748,71 - 4 748,71 1 248,71 - 1 248,71

1.7 Actividades Gerais Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.7.1 Festival Solidário - 1 250,00 - 1 250,00 - - - - - 1 250,00 1 250,00

1.7.2 Dia da Região 2 000,00 2 000,00 - 1 563,00 3 455,05 - 1 892,05 - 437,00 1 455,05 - 1 892,05

1.7.3 Conselhos Regionais 250,00 - 250,00 - 96,25 - 96,25 - - 153,75 153,75

1.7.4 Comissão Eleitoral Regional 250,00 - 250,00 - - - - - 250,00 250,00

1.7.5 Conselho Nacional de Representantes 500,00 - 500,00 - 328,80 - 328,80 - - 171,20 171,20

1.7.6 Fóruns de Chefes de Agrupamento 158,20 - 158,20 - - - - - 158,20 158,20

1.7.7 * S. Jorge - 30,75 - 30,75 - 30,75 - 30,75

1.7.8 *SNAP Network - 263,03 - 263,03 - 263,03 - 263,03

1.8 Assistência Regional Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.8.1 Gastos Gerais 500,00 - 500,00 - 122,50 - 122,50 - - 377,50 377,50

1.9 Departamento Regional da Protecção Civil Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.9.1 Gastos Gerais - 500,00 - 500,00 - 30,00 - 30,00 - - 470,00 470,00

1.9.2 *Servir Salvando - ERPC - - - - - -

1.10 Departamento Regional do Radioescutismo Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.10.1 Gastos Gerais - 500,00 - 500,00 - 333,47 - 333,47 - - 166,53 166,53

1.10.2 Field Day 100,00 100,00 280,00 197,36 82,64 180,00 97,36 82,64

1.10.3 * JOTA | JOTI 685,00 560,29 124,71 685,00 560,29 124,71

1.11 Departamento Regional do Ambiente Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.11.1 Gastos Gerais - 500,00 - 500,00 - 305,31 - 305,31 - - 194,69 194,69

1.11.2 Atividade Regional de Ambiente 1 000,00 1 000,00 716,00 779,69 - 63,69 - 284,00 - 220,31 - 63,69

1.12 Departamento Regional Internacional Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

1.12.1 Gastos Gerais - 500,00 - 500,00 - 164,72 - 164,72 - - 335,28 335,28

1.12.2 EXPLORER BELT 2015 6 250,00 6 250,00 - 4 000,00 225,26 3 774,74 - 2 250,00 - 6 024,74 3 774,74

1.12.3 *EPI - Encontro Preparação Internacional 72,00 - 72,00 72,00 - 72,00

21 030,00

11 739,04 - 9 290,96

(18)

Destaca-se ainda o valor associado às despesas dos funerais dos dois escuteiros do Agrupamento 1241 – Mortágua. Esta despesa corresponde ao valor pago pelos funerais, por decisão da Junta Regional, para apoiar os familiares. Como o processo judicial se encontra em curso, não sabemos quando poderá ser reavido o valor, no entanto, foi uma decisão da Junta apoiar os familiares assumindo pelo tempo que assim for exigido, este custo.

Da restante execução, queremos ainda referir que por decisão do Conselho Regional de Julho de 2015, foram os valores de aquisição da nova sede, alterados em 20.000,00€, passando o valor de investimento na aquisição da Sede para 150.000,00€. A esta aquisição acresceram as despesas de implementação identificadas, referindo estas a mudança das chaves, as despesas com o notário, instalação de contadores e outras, necessárias para realização da mudança. Neste ano, não houve despesa com o seguro da nova sede, face ao mesmo ter sido salvaguardado pelos anteriores donos do edifício.

Respeitantes às despesas apresentadas, queremos referir que o Dia da Região apresentou um valor de despesas mais elevado por ter sido associado à inauguração da Sede Regional.

Por fim, justificamos que o Explorer Belt terá as suas despesas refletidas no próximo ano, para finalização da regularização das mesmas.

SECRETARIA REGIONAL DO PROGRAMA EDUCATIVO

De um modo global, a Secretaria Regional do Programa Educativo realizou pelos seus diferentes departamentos as atividades previstas para as diferentes secções com exceção das destinadas às Equipas de animação, como se evidencia nas despesas não apresentadas.

Os diferentes departamentos também não apresentaram gastos gerais pedagógicos, excetuando o Departamento Regional dos Caminheiros e Companheiros que tem um maior número de atividades realizadas. Como as atividades para Caminheiros e Companheiros têm um menor número de participantes, traduz-se num custo superior por participante.

As atividades regionais destinadas para Exploradores e Moços e Pioneiros e Marinheiros tiveram um maior número de participantes do que o inicialmente previsto, justificando assim as receitas e despesas superiores.

3.1 Departamento Regional dos Lobitos Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

3.1.1 Gastos Gerais Pedagógicos - 500,00 - 500,00 - - - - - 500,00 500,00

3.1.2 Mini Encontro Regional de Lobitos 3 750,00 3 750,00 - 3 222,00 1 783,52 1 438,48 - 528,00 - 1 966,48 1 438,48

3.2 Departamento Regional dos Exploradores e MoçosReceita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

3.2.1 Gastos Gerais Pedagógicos - 500,00 - 500,00 - - - - - 500,00 500,00

3.2.2 Encontro Regional de Exploradores e Moços 8 500,00 8 500,00 - 14 231,60 14 973,86 - 742,26 5 731,60 6 473,86 - 742,26

3.3 Departamento Regional dos Pioneiros Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

3.3.1 Gastos Gerais Pedagógicos 500,00 - 500,00 - - - - - 500,00 500,00

3.3.2 Encontro Regional de Pioneiros e Marinheiros 5 960,00 5 960,00 - 15 463,65 16 418,99 - 955,34 9 503,65 10 458,99 - 955,34

3.4 Departamento Regional dos Caminheiros e CompanheirosReceita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

3.4.1 Gastos Gerais Pedagógicos 500,00 - 500,00 - 540,00 - 540,00 - 40,00 - 40,00

3.4.2 Ergue-te IV 750,00 750,00 - - 14,90 - 14,90 - 750,00 - 735,10 - 14,90

3.4.3 ERCC 1 000,00 1 000,00 - 890,00 1 116,26 - 226,26 - 110,00 116,26 - 226,26

3.4.4 CUC 100,00 - 100,00 - 57,91 - 57,91 - - 42,09 42,09

3.4.5 Cenáculo Regional 200,00 - 200,00 624,00 882,62 - 258,62 624,00 682,62 - 58,62

3.4.6 Das 10 às 10 150,00 150,00 - - - - - 150,00 - 150,00 -

3.5 Equipas de Animação Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

3.5.1 Encontro de Equipas de Animação 650,00 650,00 - - - - - 650,00 - 650,00 -

3.5.2 Comite Regional Pedagógico 100,00 - 100,00 - - - - - 100,00 100,00 -

3.6 Departamento Regional da Inclusão Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

3.6.1 Gastos Gerais - 250,00 - 250,00 - - - - - 250,00 250,00

3.7 Equipa Projecto para Pedagogia dos Parques EscutistasReceita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

3.7.1 Preparação do Projecto - 250,00 - 250,00 - - - - - 250,00 250,00 2 900,00

- - 1 356,81 1 543,19 Orçamento Execução Desvio

(19)

SECRETARIA REGIONAL DOS ADULTOS

A Secretaria Regional dos Adultos utilizou o orçamento previsto para execução das suas atividades de uma forma mais integrada, ou seja, a rubrica Gastos Gerais de Formação inclui despesas em material pedagógico utilizado em várias das ações de formação para adultos que foram realizadas.

É de referir que não se realizou a Formação Geral em Pedagogia Escutista como era previsto por não existir número suficiente de inscritos. No entanto, o departamento realizou diversas ações com duração curta com um elevado número de participantes, que não tendo o custo tão elevado exigem a disponibilização de outros recursos, como o Encontro / Curso de Tutores, o Azimute ou o Zénite.

CENTROS DE ACTIVIDADES

No ano 2015, os centros de atividades tiveram uma ocupação além da esperada, que muito se deveu à divulgação efetuada em 2014 bem como nos contactos estabelecidos com outros escuteiros que já tinham estado em Coimbra. Esta traduziu aumento dos rendimentos obtidos com a ocupação de Serpins e do Palheirão, ou seja, numa receita de 7.258,87€.

4.1 Equipa regional de Formação Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

4.1.1 Encontro Inicial 100,00 100,00 - 253,50 31,05 222,45 153,50 - 68,95 222,45

4.1.2 Formação Geral em Pedagogia Escutista 5 000,00 5 000,00 - 150,00 - 150,00 - 4 850,00 - 5 000,00 150,00

4.1.3 ARCNEC 1 250,00 1 250,00 - 369,10 496,69 - 127,59 - 880,90 - 753,31 - 127,59

4.1.4 Módulos Práticos 450,00 450,00 - - - - - 450,00 - 450,00 -

4.1.5 Iniciação à Pedagogia Escutista 100,00 100,00 - 740,00 399,72 340,28 640,00 299,72 340,28

4.1.6 *Encontro/Curso Tutores 82,10 160,45 - 78,35 82,10 160,45 - 78,35

4.2 Actividades Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

4.2.1 INDABA 250,00 250,00 - 261,00 9,49 251,51 11,00 - 240,51 251,51

4.2.2 ENFORMA - 250,00 - 250,00 - - - - - 250,00 250,00

4.2.3 *AZIMUTE - - - 508,00 588,95 - 80,95 508,00 588,95 - 80,95

4.2.4 *ZÉNITE 33,38 292,68 - 259,30 33,38 292,68 - 259,30

4.3 Funcionamento Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

4.3.1 Gastos Gerais de Formação - 500,00 - 500,00 - 1 195,50 - 1 195,50 - 695,50 - 695,50 750,00

- - 777,45 - 27,45

Orçamento Execução Desvio

Utilização do espaço Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

2.1 Utilização do espaço 3 500,00 - 3 500,00 7 744,46 269,13 7 475,33 4 244,46 269,13 3 975,33 2.1.1 *CES 5 549,50 269,13 5 280,37

2.1.2 *PEPP 2 050,00 - 2 050,00 2.1.3 *Cernache - - - 2.1.4 *Donativos ao CES 144,96 - 144,96

2.2 Funcionamento Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

2.2.1 Comunicações - 230,00 - 230,00 - 349,66 - 349,66 - 119,66 - 119,66 2.2.2 Material de Escritório - - - - 81,08 - 81,08 - 81,08 - 81,08 2.2.3 Ferramentas e Utensílios - 500,00 - 500,00 - 414,00 - 414,00 - - 86,00 86,00 2.2.4 Combustíveis - 500,00 - 500,00 - 757,30 - 757,30 - 257,30 - 257,30 2.2.5 Deslocações e Estadas - 1 000,00 - 1 000,00 - 160,09 - 160,09 - - 839,91 839,91 2.2.6 Manutenção e Reparação - 250,00 - 250,00 - 580,82 - 580,82 - 330,82 - 330,82 2.2.7 Salários/*Despesas Staff - - - - 364,05 - 364,05 - 364,05 - 364,05 2.2.8 Divulgação/Merchandising - 500,00 - 500,00 - 29,52 - 29,52 - - 470,48 470,48 2.2.9 Despesas Gerais de Funcionamento - 1 400,00 - 1 400,00 - - - - - 1 400,00 1 400,00 2.2.9.1 *Vazamento de fossas - 350,12 - 350,12 - 350,12 - 350,12 2.2.9.2 *Limpeza - 699,60 - 699,60 - 699,60 - 699,60 2.2.10 *Electricidade - 1 000,72 - 1 000,72 - 1 000,72 - 1 000,72 2.2.11 *Água - 64,70 - 64,70 - 64,70 - 64,70 2.2.12 *Despesas Bancárias 24,00 132,00 - 108,00 24,00 132,00 - 108,00 2.2.13 *Seguros 3,60 329,08 - 325,48 3,60 329,08 - 325,48 2.2.14 *Correções relativas a anos anteriores - - - - - - 2.2.15 *Aluguer de Sanitários - - - - - - 2.3 Investimento Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

2.3.1 Obras - 14 000,00 - 14 000,00 - 2 927,41 - 2 927,41 - - 11 072,59 11 072,59 2.3.2 Equipamentos Diversos - 2 500,00 - 2 500,00 - - - - - 2 500,00 2 500,00

17 380,00

- - 737,22 16 642,78

(20)

O facto de termos os campos com escuteiros durante o verão, traduziu-se na necessidade de melhor adequação dos espaços à afluência de pessoas. Em Serpins identificou-se a necessidade de dotar o campo de um maior número de sanitários, efetuar o vazamento da fossas, arranjos em termos das reparações de pequenas infraestruturas e ainda a necessidade de novas estruturas. Também no Palheirão houve a necessidade de assegurar o abastecimento de água do campo, que graças aos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e à Câmara Municipal de Cantanhede, permitiu a realização do grande acampamento de dois grupos de escuteiros espanhóis. Estes custos refletiram-se também no aumento dos custos de funcionamento e no aumento das despesas realizadas pela Junta Regional e pelo Staff dos Campos.

Este Staff foi essencial para a permanente adequação do espaço à sua ocupação, bem como, a reunião de condições para realização das atividades de formação em Serpins.

Embora se tenham previsto realizar aproximadamente 14.000,00€ de investimento em Serpins, foi realizado somente o investimento na pintura do salão e recuperação da chaminé. Foram adiadas as obras nas fossas e no abrigo de montanha, consequência da ocupação do Centro e das perspetivas de mudança da sede regional.

O resultado operacional dos Centros de Atividades foi de 1.820,02€ traduzindo-se depois do investimento realizado no campo, num resultado negativo de 1.107,39€.

DMF

No ano 2015, o Depósito de Material e Fardamento esteve encerrado durante os meses de agosto e setembro, para férias mas também para permitir a mudança das instalações, contagem de stocks e adequação ao novo espaço.

A diminuição do valor das vendas (17,65%) em relação ao inicialmente orçamentado deveu-se esdeveu-sencialmente a esta decisão, mas também à redução do efetivo da região (108 elementos a menos).

De um modo global, identificamos que existem algumas alturas do ano em que a afluência ao DMF é maior. O mês de fevereiro e os meses de maior proximidade às atividades de Verão, refletem-se num período de maior fluxo de encomendas e afluência de escuteiros à procura de material e fardamento. Encontramos oportunidades de melhoria, na disposição do novo espaço e na tentativa de o tornar mais agradável a quem aqui se dirige. Procuramos ainda melhorar a redução do tempo de espera no atendimento pois ainda não é o desejado.

Os valores de compras desceram além da redução das vendas (23,19%) traduzindo-se ainda no consumo de parte do stock existente, proporcionando a rotação dos artigos disponíveis e de uma tentativa de redução de artigos mais antigos. Verificou-se assim um Custo das Mercadorias Vendidas e Matérias Consumidas de 76.822,66€.

As despesas de funcionamento mantiveram-se de algum modo estáveis, adequando-se agora ao novo espaço enquadrando ainda as despesas associadas com a instalação de novos

5.1 Cedências a associados Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

5.1.1 Cedências a associados/*Devoluções 115 000,00 - 115 000,00 98 741,41 4 036,75 94 704,66 - 16 258,59 4 036,75 - 20 295,34

5.2 Custos de funcionamento Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado Receita Despesa Resultado

5.2.1 Compras - 94 000,00 - 94 000,00 100,40 72 304,11 - 72 203,71 100,40 - 21 695,89 21 796,29 5.2.2 Comunicações - 300,00 - 300,00 - 4,22 - 4,22 - - 295,78 295,78 5.2.3 Material de Escritório - 300,00 - 300,00 - 210,43 - 210,43 - - 89,57 89,57 5.2.4 Manutenção / Conservação - 500,00 - 500,00 - 225,45 - 225,45 - - 274,55 274,55 5.2.5 Despesas Bancárias - 400,00 - 400,00 36,00 668,08 - 632,08 36,00 268,08 - 232,08 5.2.6 Salários - 3 600,00 - 3 600,00 1,92 3 620,82 - 3 618,90 1,92 20,82 - 18,90 5.2.7 Seguros - 200,00 - 200,00 2,07 184,13 - 182,06 2,07 - 15,87 17,94 5.2.8 Reserva - - - - - - -

5.2.9 Outras despesas de funcionamento - - - - 48,00 - 48,00 - 48,00 - 48,00

5.2.10 Transferência para a JRC - 17 750,00 - 17 750,00 - - - - - 17 750,00 17 750,00

5.2.11 Juros Credores 2 050,00 - 2 050,00 1 986,00 - 1 986,00 - 64,00 - - 64,00

5.2.12 *Impostos - - - - - - - -

5.2.13 *Correcções Relativas a anos Anteriores 78,59 - 78,59 78,59 - 78,59

5.2.14 * Campanha T-Shirt - 606,00 - 606,00 - 606,00 - 606,00 -

19 038,40 19 038,40 Orçamento Execução Desvio

(21)

dispositivos como os TPA’s, bem como a aquisição de alguns pequenos materiais necessários para a mudança.

Assim, o DMF obteve um resultado positivo de 15.025,45€.

Por forma a contribuir para a aquisição da nova sede regional, O DMF liquidou parte das suas aplicações no valor de 52.520,85€ que transferiu para Junta Regional. Esta redução das aplicações refletiu-se ainda na redução do valor de juros obtidos a partir das mesmas mas não afetando o resultado positivo do DMF.

6.5. SECRETARIA REGIONAL COMUNICAÇÃO E IMAGEM

Durante o ano que decorreu a Secretaria Regional da Comunicação e Imagem (SRCI) continuou a sofrer alterações devido à disponibilidade dos membros da sua equipa com implicações fortes ao nível do projeto que se pretendia desenvolver principalmente por falta de recursos.

Consequentemente, o trabalho foi desenvolvido sobretudo no sentido de acompanhar o dia-a-dia da Região, e menos no acompanhamento do projeto global de comunicação e imagem, que se pretendia coerente e fluido, e a implementar junto dos agrupamentos, núcleos e departamentos na Região de Coimbra.

Ao nível do site e facebook a atitude foi de colaboração perante as necessidades de informação, divulgação e preparação de atividades e iniciativas regionais, com o apoio dos vários departamentos, mas também nacionais, dos núcleos e dos agrupamentos.

A divulgação das atividades realizadas teve como base o material de suporte (fotos) recolhido, não apenas por elementos da equipa regional que se deslocaram aos diferentes locais de realização, mas também pelo envio efectuado a partir dos muitos locais onde as atividades foram sendo realizadas.

Em 2016 contamos continuar a apoiar a divulgação do Escutismo na nossa Região.

6.6. SECRETARIA REGIONAL PARA A GESTÃO

Esta secretaria regional deu continuidade à gestão do património que lhe está afeto e efetuou a gestão dos campos escutistas da região.

Na sua alçada está igualmente a gestão do DMF regional e realizou o seu acompanhamento ao nível das encomendas e gestão de stocks.

Foi importante o trabalho desta secretaria na fase de mudança de sede regional, em particular na montagem e preparação da área do novo espaço destinado ao DMF regional na nossa nova sede.

6.7. SECRETARIA REGIONAL DO PLANO E AÇÃO

A Secretaria Regional do Plano e Ação continuou a sua ação transversal na atividade da Junta Regional, dando apoio no muito trabalho necessário.

Da sua atividade anual destacamos alguns dos pontos que consideramos importantes:  Acompanhamento da documentação necessária à aquisição da Sede Regional;  Apoio na resolução de problemas de legalidade da ocupação do Campo da Praia do

Palheirão em acampamentos ocasionais;

 Apoio logístico nas atividades regionais de Agosto, Descobertas e POW-WOW, em Ferreira do Zêzere;

(22)

6.8. SECRETARIA REGIONAL DA PROGRAMA EDUCATIVO

De acordo com a estratégia definida e plasmada no Plano Trienal, à Secretaria Regional do Programa Educativo cabe a coordenação da promoção de oportunidades pedagógicas ao nível regional. Estas oportunidades são, acima de tudo, concebidas e concretizadas pelos Departamentos de cada uma das secções e equipas criadas no sentido de fomentar a coerência e o conjunto o mais perfeito possível.

Ao Secretário Regional do Programa Educativo, Nuno Castela Canilho, coube, então, a coordenação de todos os departamentos conexos com esta secretaria e zelar pelo bom ambiente e sintonia dos recursos humanos – apoiando e consolidando alguma renovação e substituição nas equipas, bem como algum reforço avaliado como necessário, nomeadamente para organização das grandes atividades promovidas pelo DREM e pelo DRPM. Naturalmente aos responsáveis regionais coube velar pela organização e apoio no sentido de ser cumprido o plano e de ser avaliada toda a acção com vista à sua melhoria.

A Secretaria Regional do Programa Educativo (SRPE) em conjunto com a Secretaria Regional dos Adultos (SRA) levou a cabo a terceira sessão do Comité Pedagógico Regional, no dia 16 de maio, na Casa de Retiros de Penacova. Dada a avaliação feita ao Comité Pedagógico Regional nos anos anteriores, entendeu a SRPE e a SRA, juntamente com a Junta Regional de Coimbra, promover algumas adaptações ao modelo e implementar uma nova dinâmica a esta estratégia regional. Nesse sentido, decidiu abrir-se o Comité à participação de caminheiros e companheiros que, através de um ‘open-call’ decidiram oferecer-se para participar neste fórum regional. A adesão dos caminheiros e companheiros foi interessante e preencheram-se as seis vagas estipuladas. Para além destes, foram, ainda, convidados a participar os caminheiros das equipas projecto do Cenáculo Regional do 11.º e 12.º ciclo. Os caminheiros selecionados pelo ‘Open-Call’ foram Tomás Cruz, Ivan Carrington, Ana Laura Precatado, Rafael Carvalho, Hugo Rodrigues e Mariana Cera.

Com o alargamento à participação dos caminheiros e companheiros, o Comité Pedagógico Regional passou a designar-se ‘Harambee’. Contou com a participação de 20 elementos - da Junta Regional, das equipas e departamentos regionais, do núcleo Mondego Sul e da equipa Cenáculo Regional do 12.º ciclo e ainda dos caminheiros selecionados através de ‘open call’. O objetivo de fazer a avaliação regional do Programa Educativo do CNE foi concretizado num debate interessante e bastante profícuo e intenso.

Apesar da participação dos caminheiros, verifica-se, em relação a esta estrutura criada pelo plano trienal em vigor, que há pouco interesse (ou se calhar mesmo interesse nenhum) por parte dos titulares de responsabilidades pedagógicas ao nível dos núcleos, facto que não se compreende. Na maior parte dos casos apenas o Chefe de Núcleo participou nesta reunião, verificando a ausência dos responsáveis pedagógicos e das equipas de secção. Deve-se a esta falta de interesse o cancelamento de várias sessões anteriores do Comité Pedagógico Regional, de modo a dar continuidade ao trabalho de implementação cooperativa de uma estratégia regional do Programa Educativo. Em seis sessões programadas do Comité Pedagógico Regional realizaram-se metade delas e a participação desta terceira sessão contou com 20 presenças do lote de 126 que foram pessoalmente convidadas a participar.

Avaliando o trabalho global desenvolvido pela SRPE e pelas suas equipas e departamentos, ao longo do ano de 2015, consideram-se amplamente alcançados os objetivos gerais e específicos identificados para este período. No que diz respeito aos índices de participação dos escuteiros nas atividades regionais, verifica-se a manutenção do aumento significativo verificado nos últimos dois anos, o que demonstra bem a avaliação que vai sendo feita das oportunidades pedagógicas – promotoras de um escutismo de referência, com o condutor, ritmo, conteúdo e propósito – dirigidas aos lobitos e escuteiros, mas também aos dirigentes e animadores adultos. Há, ainda, muito a fazer, considerando que seis agrupamentos – no ano anterior haviam sido nove – não participaram em nenhuma das treze actividades regionais levadas a cabo no ano de 2015.

Referências

Documentos relacionados

Foram utilizadas amostras de cascas Croton urucurana Baillon comercializadas por três raizeiros, escolhidos aleatoriamente, no Mercado Municipal Antonio Valente (Mercadão

Artigo 5. Os Estados-Membros verificam se a quantidade máxima de 0,25 litros referida no n. No caso dos produtos das categorias II a V do anexo I, são utilizadas para a

Assim sendo, Davies (2002) refere no seu estudo o reconhecido cientista Albert Einstein, este que concluiu com a teoria da relatividade restrita que “o tempo é

O objetivo deste trabalho é a aquisição de Licença Ambiental Prévia para implantação de um empreendimento que irá impactar de forma positiva uma extensa

A seguir, apresentamos os modelos de sinalização que serão utilizadas durante o período de execução das atividades desenvolvidas no Consórcio Marquise/ Normatel

 Saída de Emergência, Rota de Fuga, Rota de Saída ou Saída: Caminho contínuo, devidamente protegido e sinalizado, proporcionado por portas, corredores,

Este documento tem por objetivo estabelecer e descrever o Plano de Encerramento das Obras, visando atender os procedimentos do Consórcio Marquise/ Normatel, necessários para a

Não são necessárias precauções especiais, todavia, como para a movimentação de qualquer outro produto de pedra, recomenda-se de utilizar equipamentos de