• Nenhum resultado encontrado

A nova cristandade global

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A nova cristandade global"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)Franklin Ferreira.

(2) A nova cristandade global  Em que países e continentes os quatro principais ramos da cristandade – catolicismo, ortodoxo, protestante e pentecostal – têm crescido?  Qual o perfil doutrinal e ético dessa nova cristandade?  Quais as implicações desse renovado crescimento para o planejamento missionário?.

(3) África.

(4) África  Um dos bastiões do cristianismo primitivo, especialmente o Egito e a Tunísia  Séculos VII e VIII: a igreja cristã praticamente deixou de existir ali  Séculos XV e XVI: os católicos chegaram à África  Século XX: expansão da igreja católica  Fé dos católicos fortemente conservadora e tradicional, mas frequentemente carismática e às vezes profética.  Em 2009: cerca de 120 milhões de africanos ligados ao catolicismo e à ortodoxia oriental..

(5) África  Século XIX: a fé protestante cresceu enormemente na. África abaixo do Saara  As primeiras igrejas que surgiram nessa região descendem das missões oriundas dos países que colonizavam a África. A partir de 1950 foram fundadas muitas igrejas independentes. A maioria dessas é pentecostal, com forte ênfase em curas e exorcismos.  Em 1900: entre oito e dez milhões de cristãos na África, mas em 2000 havia cerca de 380 milhões de protestantes espalhados em 53 países, o que dá o total de cerca de 40% da população africana. Em termos quantitativos, este é o maior crescimento religioso que já ocorreu em todos os tempos..

(6) África  O evangelista pentecostal alemão Reinhard Bonnke (1940-) tem pregado o evangelho para audiências imensas no continente africano desde 1967. Em 2000, numa única noite, ele pregou para uma multidão calculada em 1,6 milhões.  Os anglicanos na Nigéria chegam hoje a vinte milhões de membros batizados, enquanto há quase três milhões nos Estados Unidos. E o pastor anglicano mais conhecido do mundo é o arcebispo Desmond Tutu (1931-), que ganhou o prêmio Nobel da paz em 1984 por sua luta contra o apartheid na África do Sul..

(7) Oriente Médio. Principal característica: Perseguição islâmica.

(8) Iraque.  Emigração forçada dos cristãos para o norte, após a invasão norte-americana e britânica de 2003  Estabeleceram-se entre os curdos, na fronteira com a Turquia.. Irã  Igrejas invadidas  Prisões  Confiscos de Bíblias.

(9) Síria  Cristãos ortodoxos: 10% da população  Muitos têm imigrado por falta de perspectivas econômicas e perseguições..

(10) Líbano  Os cristãos foram majoritários, e as atuais forças políticas são sunitas ou xiitas.. Egito  Confrontos entre cooptas e muçulmanos se tornam cada dia mais comuns em Alexandria e no Cairo.  Num processo começado há quinze anos, 125.000 cristãos armênios deixaram o Irã, 500.000 cristãos deixaram o Iraque e 10.000 cristãos árabes saíram de Israel e dos territórios palestinos..

(11) Ásia.

(12)  Séculos XVI e XVII: chegada dos missionários católicos portugueses e espanhóis na China, Índia, Malásia, Japão e Vietnam  Em 1700: duzentos mil católicos na China, muitos deles em posições políticas de destaque  Sudoeste da Índia: Igreja Mar Tomé, em Kerala, o único estado cristão na Índia.  Quando os católicos portugueses aportaram ali em 1498 encontraram uma igreja firmemente estabelecida e organizada. Hoje conta com um milhão de fiéis..

(13) Índia  Cerca de 3% da população é cristã: aproximadamente 23 milhões de fiéis  Perseguidos severamente pelos hindus  Vítimas são, na maioria das vezes, cristãos convertidos das castas baixas, os dalits.  Representam 90% dos membros da Igreja Protestante da Índia Meridional, metade da Igreja da Índia Meridional e 60% dos dezesseis milhões de católicos.  Em alguns estados da Índia há leis proibindo a conversão e a mudança de religião..

(14) Birmânia  Atual Myanmar  Século X: chegada do cristianismo nestoriano  Século XVI: chegada do catolicismo romano  1813: chegada do protestantismo  Atualmente: o cristianismo tem crescido rapidamente, mas sofrendo perseguição e limitações impostas pela junta militar que governa o país..

(15) Vietnam  Muitos refugiados que saíram em 1975 ao fim da guerra que começou em 1964 eram católicos, embora ainda reste no país uma significativa comunidade cristã..

(16) Indonésia  Evidências apontam para a presença de cristãos já em 671-679, provavelmente vindos da Índia  Em 1546: chegada dos católicos portugueses  No fim do século XVI: chegada dos missionários reformados holandeses  Entre 1965 e 1971: um avivamento ocorrido em Java conduziu quase dois milhões de pessoas à fé cristã, o maior número de muçulmanos se tornando cristãos em toda a história..

(17) Indonésia  Atualmente: as comunidades cristãs são fortes e oficialmente toleradas  A partir de 2006: cristãos passaram a ser perseguidos pelos muçulmanos, com o assassinato de pessoas e a destruição de igrejas  1999-2002: Os confrontos entre muçulmanos e cristãos causaram, só nas ilhas Molucas, mais de seis mil vítimas e 750 mil deslocados internos..

(18) Coréia do Sul  Crescimento espantoso na segunda metade do século XX  A maioria dos cristãos, 18,3%, é evangélica  Só fica atrás dos Estados Unidos no envio de missionários para o estrangeiro.  A maior congregação do mundo: a Igreja do Evangelho Pleno, em Seul, com cerca de 830.000 membros.

(19) Filipinas  A maior população católica da Ásia, com 61 milhões de membros.

(20) Japão  Meados do século XV : com a chegada do catolicismo, centenas de milhares se batizaram  Antes de 1596: bispado na cidade de Nagasaki  Em 1601: ordenação dos primeiros sacerdotes japoneses  Um surto de nacionalismo ceifou milhares de cristãos, e o país se fechou para o ocidente, só abrindo seus portos em 1854.  Hoje: somente cerca de 2% da população professa a fé cristã.

(21) China  Século XIX: chegada dos missionários protestantes  Em 1949: proclamação da República Popular  Em 1966: revolução cultural comunista  Resultado: o cristianismo católico e protestante foi. obrigado a refugiar-se na clandestinidade, ainda que haja igrejas oficiais sob o controle do estado.  Movimento das igrejas em casa, que cresceu rapidamente.

(22) China  O número de cristãos. praticantes é dificil de calcular. Segundo os dados do governo, são 25 milhões de cristãos (19 milhões de protestantes e 6 milhões de católicos).  Meados de 2006: inúmeros casos de perseguição e. abusos contra os cristãos..

(23) Oceania.

(24) Papua Nova Guiné  Mais de mil diferentes grupos tribais  Cerca de 800 idiomas e dialetos  Maior diversidade linguística em todo o mundo  Mais de 95% da população considera-se cristã.  Desde a chegada de missionários protestantes e católicos no século XIX, muitas ilhas da Oceania se tornaram solidamente cristãs..

(25) Ilhas do Pacífico Sul  66 idiomas  Partes da Escritura estão sendo traduzidas para 24 idiomas  Mais de 95% dos habitantes afirmam-se cristãos  Tuvalu, Samoa e Tonga: mais de 95% de cristãos  Vanuatu: 109 idiomas e mais de 90% de cristãos. Tradução. de partes da Escritura para 44 desses idiomas e dialetos.  Ilhas Marshall, situadas na Micronésia, no Pacífico Norte: grande proporção de cristãos  Cook, Niue, Tokelau e Pitcairn: população majoritariamente cristã há cerca de 150 anos.

(26) América Latina.

(27) América Latina  Colonizada por católicos. espanhóis, só recebeu missionários protestantes no século XIX.  Uma síntese religiosa: na falta de sacerdotes e do acesso aos sacramentos, os fiéis concentraram-se em aspectos da devoção que não precisavam de clero, como a devoção aos santos e à Maria.  Atualmente: 424 milhões de católicos batizados, ou 42% do total global..

(28) Chegada do protestantismo Anglicanos. Presbiterianos. Metodistas. Luteranos. Batistas. Menonitas. Argentina (1824). Argentina (1836). México (1871). Venezuela (1834). Venezuela (1834). México (1872). Antilhas (1890). Argentina (1845). Chile (1837). Guatemala (1882). Costa Rica, Panamá e Bolívia (fim do século XIX). Chile (1848). Equador, Colômbia, Chile Peru (fim do século XIX). México Bolívia Argentina Belize Brasil e Paraguai (a partir de 1926). Uruguai (1840) Costa Rica (1848) Peru (1849).

(29) América Latina  A partir de 1960 acelerou-se o crescimento das igrejas protestantes, especialmente dos grupos pentecostais, sobretudo no Brasil, no Chile, no México e na Guatemala.  Atualmente: região onde as igrejas pentecostais têm crescido mais, sendo as Assembleias de Deus a maior delas.  70 milhões de protestantes e pentecostais professos.

(30) Os novos rumos do cristianismo global.

(31) A próxima cristandade Em cerca de um século, o eixo do cristianismo mudou. Se no começo do século XX aproximadamente 70% da população cristã mundial vivia na Europa no fim do século XX, esse total caiu para 28%. Atualmente: a América Latina e a África combinadas contam com cerca de 40% dos cristãos no mundo..

(32) O perfil do cristianismo global “O cristianismo deverá ter uma explosão de crescimento mundial nos próximos cem anos, mas a vasta maioria dos fiéis não será branca nem europeia, nem tampouco euroamericana”..

(33) Embora surjam sinais de “índices fenomenais de crescimento populacional nos países muçulmanos”, o fato é que “índices similares ou até mais altos também são encontrados em países cristãos já populosos, sobretudo na África. Ao lado da eflorescência muçulmana (...), haverá também uma explosão populacional cristã, amiúde nos mesmos países ou em nações adjacentes”..

(34) “Nos últimos cem anos, o centro de gravidade do mundo cristão deslocou-se inexoravelmente para o Sul, para a África, a Ásia e a América Latina. Já em nossos dias, as maiores comunidades cristãs do planeta encontram-se na África e na América Latina. Se quisermos visualizar um cristão contemporâneo ‘típico’, deveremos pensar numa mulher residente numa aldeia da Nigéria ou numa favela brasileira”. O cristianismo no começo do século XXI está não apenas sobrevivendo, mas se expandindo..

(35) As maiores comunidades cristãs, 2025 e 2050 (em colchetes a estimativa para o tamanho da população). Nação. Estados Unidos Brasil México Filipinas Nigéria Zaire/República Democrática Congo Etiópia Rússia China Alemanha. População estimada de cristãos (em milhões) 2000 2025 2050. [276] [173] [100] [81] [123] [52] [64] [146] [1262] [83]. 225 164 95 77 50 34 36 90? 50? 58. [338] [201] [134] [122] [205] [105] [115] [136] [1464] [85]. 270 190 127 116 83 70 65 85 60 61. [404] [206] [153] [154] [304] [182] [188] [118] [1471] [80]. 330 195 145 145 123 121 79 80 60 57.

(36) Perfil da nova cristandade “Essas novas igrejas pregam uma fé pessoal profunda e uma ortodoxia comunal, assim como o misticismo e o puritanismo, todos calcados na clara autoridade das Escrituras”. Mas “os integrantes de uma nova Igreja dominada pelo Sul tenderão a estar entre as mais pobres do planeta, num contraste marcante com o antigo mundo dominado pelo Ocidente”..

(37) Ainda assim, “à medida que continuar a se expandir e amadurecer, o cristianismo meridional certamente desenvolverá um espectro teológico mais amplo do que hoje, e é possível que emerjam tendências liberais ou secularizantes mais fortes. No futuro previsível, porém, a corrente dominante do cristianismo mundial emergente será tradicionalista, ortodoxa e voltada para o sobrenatural”..

(38) Contingentes das denominações cristãs em 2000 Denominações cristãs. Adeptos (em milhões). Católicos romanos Independentes Protestantes Ortodoxos Anglicanos Cristãos marginalizados. 1057 386 342 215 79 26. TOTAL. 2105.

(39) Desafios para o século 21  A fé cristã se encontra em franco declínio em muitos dos países europeus, cada vez mais secularizados.  Portugal, Espanha, França, Itália, Grã-Bretanha, Suíça, Holanda e República Tcheca, tradicionalmente países cristãos se tornaram hoje campos missionários..

(40)  Em 2008, na Alemanha, 62.8% da população se identificou como cristã, sendo que este total se divide quase igualmente entre protestantes e católicos, com grupos minoritários das igrejas batistas, metodistas, evangélicas livres, russo-alemãs, carismáticas e pentecostais. 24,9% de alemães se declararam não religiosos ou ateus, e grande parte desse número se encontra nos estados do leste, na antiga Alemanha oriental..

(41)  O fim do século XX e o início do novo século viram um recrudescimento das perseguições e crimes de ódio contra os cristãos..

(42)  Em 1970: martírio de aproximadamente 230.000 cristãos de todas as denominações  Em 1988: o número cresceu para 300.000  Em 1999: o número decresceu para 164.000 cristãos martirizados.  Continuam as perseguições aos cristãos, especialmente em áreas em que o totalitarismo islâmico, o hinduísmo político e ditadores tomaram o poder, na América Latina, na África e na Ásia..

(43)  Os países que mais tem perseguido e cerceado a liberdade de culto e pregação são Afeganistão, Argélia, Egito, Indonésia, Irã, Iraque, Líbano, Malásia, Paquistão, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Turquia, Iêmen, Índia, Nigéria, Filipinas, República Popular da China, Cuba, Coréia do Norte e Vietnam..

(44)  No ocidente o radicalismo iluminista luta para privatizar a fé cristã, gerando intolerância e discriminação.  Hoje o cristianismo tem crescido entre os pobres e os perseguidos, enquanto se atrofia entre os ricos e seguros, ainda que comece a experimentar crescimento entre as classes médias, sobretudo na Ásia e nos Estados Unidos..

(45) O equilíbrio religioso de poder entre as maiores nações do século XXI 1. Maciçamente muçulmanos: Paquistão Bangladesh Arábia Saudita Turquia Irã Iêmen 2. Predominantemente muçulmanos, com minorias cristãs significativas: Indonésia Egito Sudão 3. Maciçamente cristãos: Estados Unidos Brasil. México. Rússia. 4. Predominantemente cristãos, com minorias muçulmanas significativas: Filipinas Congo Alemanha 5. Cristãos e muçulmanos, nenhum com maioria significativa: Nigéria Etiópia Tanzânia 6. Outras nações, não dominadas pelo cristianismo nem pelo islamismo: Índia China Vietnam Tailândia Japão.

(46)

Referências

Documentos relacionados

• Conhecer as manifestações plásticas mais recorrentes da cultura popular tradicional no Brasil; • Aplicar os conhecimentos sobre a cultura popular brasileira no trabalho

This framework comprises the following steps: (1) signal is acquired during the DBS surgery for a group of patients, i.e., the training set; (2) features are extracted from

Apesar da Constituição Federal de 1988 e as leis educacionais afirmarem que a educação é para todos, observa-se que as escolas regulares não estão preparadas

A acção do assistente social não se fundamenta em intuições ou suposições sobre a leitura e diagnóstico do problema em análise /estudo, suporta-se no método que orienta

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

É importante ressaltar que, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional- DPN, existem apenas 58 presídios exclusivamente femininos, a maioria ainda é misto e

arbitrário para conseguir implantar com sucesso uma retórica opressiva e atrair seguidores (STENNER; HAIDT, 2018). Ao analisarmos a sociedade, portanto, entendemos