• Nenhum resultado encontrado

JUNGBECK, Micaela 2 ; FERREIRA, Ana Paula Alf Lima 3; MORAES, Maria Christina Schettert 4 RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JUNGBECK, Micaela 2 ; FERREIRA, Ana Paula Alf Lima 3; MORAES, Maria Christina Schettert 4 RESUMO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MODELO EUROPEU DE SATISFAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM

DISCENTES DO CURSO DE AGRONOMIA, DE UMA UNIVERSIDADE

COMUNITÁRIA, COM RELAÇÃO A ÁREA EXPERIMENTAL DO

CURSO – Resultados parciais

1

.

JUNGBECK, Micaela2; FERREIRA, Ana Paula Alf Lima3; MORAES, Maria Christina Schettert4

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo, apontar o nível de satisfação dos discentes do curso de Agronomia da Universidade de Cruz Alta, com relação à área experimental, a qual encontra-se junto a Escola Fazenda da IES. Como método de pesquisa, foi utilizado o modelo de Vieira; Milach e Huppes (2008) adaptado a realidade do objeto de estudo. Sendo que a pesquisa foi aplicado a 182 discentes, nos meses de julho a agosto de 2017. O instrumento de pesquisa foi transcrito para uma planilha do google doc e enviada por e-mail e redes sócias aos discentes. A partir das respostas coletadas, foi realizado os seguintes testes estatístico:

Kaiser-meyer-okin (KMO) e de esfericidade de Barlett, Alpha de Cronbach e regressão linear,

a fim de responder ao problema de pesquisa. Assim, pode-se concluir, que as variáveis pertinentes para a satisfação dos discentes com relação a área experimental da Escola Fazenda são: 1ª Imagem da área experimental; 2ª Valor Percebido; 3ª Qualidade percebida, 4ª Imagem da Universidade e a 5ª expectativa da qualidade.

Palavras-Chave: Área Experimental. Discentes Agronomia. Modelo Europeu de Satisfação. ABSTRACT

The present research had as objective, to indicate the level of satisfaction of the students of the course of Agronomy of the University of Cruz Alta, in relation to the experimental area, which is next to the IES School of Finance. As a research method, the Vieira model was used; Milach and Huppes (2008) adapted to the reality of the object of study. The research was applied to 182 students, from July to August, 2017. The research instrument was transcribed into a google doc worksheet and sent by e-mail and partner networks to the students. From the collected answers, the following statistical tests were performed: Kaiser-meyer-okin (KMO) and Barlett sphericity, Cronbach's Alpha and linear regression, in order to respond to the

1 Projeto PIBIC, aprovado edital 2017.

2 Discente do curso de Medicina Veterinária e bolsista do Projeto PIBIC- mycaelajungbeck@hotmail.com 3

Docente da Universidade de Cruz Alta e Coordenadora do Projeto PIBIC – alima@unicruz.edu.br

(2)

research problem. Thus, it can be concluded that the relevant variables for students' satisfaction with the experimental area of Escola Fazenda are: 1st Image of the experimental area; 2nd Value Perceived; 3ª perceived quality, 4th Image of the University and the 5th expectation of quality.

Keywords: Experimental Area. Agronomy students. European Model of Satisfaction.

INTRODUÇÃO

As instituições de ensino superior, estão cada vez mais preocupada em satisfazer a necessita de seus clientes, bem como de criar um ambiente cada vez mais propício para formação profissional e troca de experiência durante o período que os mesmos encontram-se junto as IES.

Faz-se necessário ressaltar que a busca por qualidade e satisfação junto aos alunos tornou-se pauta junto ao MEC, expressa pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a qual alterou o panorama nacional de ensino, criando, entre outras itens ferramentas, mecanismos que permitem à sociedade fazer comparações de desempenho entre as instituições, o que induz, as instituições a se preocuparem, cada vez mais, com a qualidade do serviço prestado, bem como a satisfação dos seus alunos.

Coda e Silva (2004) entre outros autores, defendem que a satisfação dos alunos é um fator fundamental para o sucesso das Instituições de Ensino Superior (GONÇALVES FILHO; GUERRA; MOURA, 2003; SOUKI; PEREIRA, 2004; WALTER; TONTINI; DOMINGUES, 2005; DE TONI et al., 2006), uma vez que satisfação envolve o atendimento das expectativas dos acadêmicos e seu atendimento é condição determinante para a qualidade e perpetuidade das Instituições de Ensino Superior (IES).

Desta forma, a presente pesquisa buscou evidenciar qual o nível de satisfação dos discentes do curso de Agronomia da Unicruz, com relação a área experimental disponibilizada para as aulas práticas e que tem como escopo aproximar os aluno da vivência profissional, junto a fazenda escola da IES.

(3)

A presente pesquisa, foi aplicada com os discentes do curso de Agronomia da Unicruz, sendo que buscou-se atingir os alunos desde o 1º até o 10 semestre, buscando-se assim ter a percepção desde os semestres iniciais (como eles veem a mesma hoje) e os semestre finais (ter o feedback do que está dando certo e do que precisa ser melhorado).

Bem como, entende-se de extrema relevância, ter a percepção dos semestres iniciais, uma vez que futuramente será possível replicar a pesquisa e apontar resultado preciso de quem acompanhou a mesma desde o inicio .

Com relação ao tamanho da amostragem, para calcular o número de entrevistas necessário, seguiu-se os preceitos apontados por Malhotra (2006) o qual apresenta uma alternativa para o cálculo do tamanho da amostra que será demostrada através da equação (1): n = (S2.p.q) / e2. Onde se tem n= tamanho da amostra; S2 = nível de confiança escolhido, expresso em número de desvios-padrão; p = percentagem com a qual o fenômeno se verifica;

q = percentagem complementar (100 –); e2 = Erro máximo permitido.

A amostra da referida pesquisa, foi calculada com dois desvios padrão (95% de confiança), onde se admitirá um erro amostral de 3,0%, sendo assim serão entrevistados aproximadamente 300 discentes.

O instrumento utilizado para verificar a satisfação dos discente foi baseado n o modelo de Vieira; Milach e Huppes (2008), o qual sofreu alterações a fim de se enquadrar com a realidade do objeto de estudo, área experimental da Fazenda escola da UNICRUZ, sendo que o mesmo foi transcrito junto a plataforma online do Google Doc, e posteriormente enviada por e-mail e redes sócias para os discentes do curso, durante os meses de junho à agosto de 2016.

Por se tratar de projeto de pesquisa o qual tem como período de execução de Março à fevereiros de 2017, os resultados aqui apresentados, não apontam para o número total de, mas sim de 182 entrevistas retornadas até o dia 20/08/2017.

Entre as analise realizada, com o auxílio do programa estatístico SPSS 2.0, foi realizada uma análise fatorial confirmatórias, que segundo Stewart (1981), é utilizado para se testar hipótese a respeito da estrutura de um conjunto de dados, pois a referida analise torna-se vital para a construção e validação de teorias. Também para verificar se a analise fatorial foi aplicada os testes de Kaiser-meyer-okin (KMO) e de esfericidade de Barlett, os quais indicaram o grau de suscetibilidade ou ajuste dos dados à analise fatorial, isto é, qual é o nível

(4)

de confiança que se pode esperar dos dados quando do seu tratamento pelo método Multivariado de análise fatorial seja empregado com sucesso (HAIR et al,2005).

E para avaliar a confiabilidade dos fatores gerados a partir da Análise Fatorial, utilizou-se o teste de Alpha de Cronbach que aponta o grau de consistência interna entre os múltiplos indicadores de um fator, referindo-se à extensão na qual um mesmo instrumento de medida produz resultados coerentes a partir de diversas mensurações, e que segundo com Hair et al. (2005), o Alpha de Cronbach deve possuir um valor superior a 0,7. A fim de responder ao problema de pesquisa, foi utilizada regressão linear.

RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base nas respostas dos 182 entrevistados, foi realizada: a analise fatorial o teste

Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e de esfericidade de Bartlett para a amostra total, sendo que os

resultados destes serão apresentado nos quadros 01,02 e 03.

Quadro 01: Teste KMO and Bartlett's Test

Kaiser-Meyer-Olkin Measure of Sampling Adequacy. ,985

Bartlett's Test of Sphericity

Approx. Chi-Square 1932,85

df 28

Sig. 0,0001

Fonte: Pesquisa de campo,2017.

Os Testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e de Esfericidade de Bartlett, apresentados junto ao quadro 02, indicam qual é o grau de suscetibilidade ou o ajuste dos dados à análise fatorial, isto é, qual é o nível de confiança que se pode esperar dos dados quando do seu tratamento pelo método multivariado de análise fatorial seja empregada com sucesso (Hair et al, 1998), sendo que o teste de (KMO) foi de 0,985, o que nos mostra uma boa adequação de possibilidades de tratamento dos dados com o método citado.

O segundo teste, o de Esfericidade de Bartlett é baseado na distribuição estatística de “chi quadradro” e testa a hipótese (nula H0) de que a matriz de correlação é uma matriz

identidade (cuja diagonal é 1,0 e todas as outras as outras iguais a zero), isto é, que não há correlação entre as variáveis (Pereira, 2001).

(5)

No caso em questão o valor da significância do teste de Bartlett, mostrou-se menor que 0,0001, o que permite mais uma vez confirmar a possibilidade e adequação do método de análise fatorial para o tratamento dos dados.

Quanto o modelo de determinação do coeficiente R2 conforme quadro 02, o mesmo apresenta um valor de R2 0,726, pode-se afirmar que o presente modelo explica 72,6% da variação da variável satisfação dos discentes com relação a área experimental da fazenda Escola da UNICRUZ.

Quadro 02: Model Summary

Model R R Square Adjusted R Square Std. Error of the Estimate

1 ,914a ,726 ,789 1,352

a. Predictors: (Constant), H1, EX1, G1, E1, Q1, I1, NP1 Fonte: Pesquisa de campo,2017.

Assim a partir dos dados obtidos junto a pesquisa pode-se apontar equação do modelo proposto, para verificar a satisfação dos discentes do curso de agronomia, com relação à área experimental da Escola Fazendo, no ano de 20117, como sendo: F1= 0,522 – 0,008Ex1+0,157I1+0,174Q1+0,067NP1+0,273E1+0,106G1+0,138H1.

Com relação as correlações entre as variáveis investigadas, pode-se apontar as seguintes, conforme quadro 03:

Quadro 03: Correlação Correlação E X1 I1 Q1 NP1 E5 F1 G3 H1 EX 1 Expectativas do aluno 1 ,400 ** ,439 ** ,374 ** ,283 ** ,344 ** ,298 ** ,291 **

I1 Imagem da área experimental 1 ** ,726

,670 ** ** ,604 ,700 ** ,554 ** ,582 ** Q1 Qualidade Percebida **1 ,718 ,606 ** ,690 ** ,545 ** ,568 ** NP 1 Expectativa da qualidade 1 ,632 ** ,670 ** ,541 ** ,600 **

(6)

E1 Valor Percebido **1 ,760

,616

**

,586

**

F1 Satisfação Global do Aluno

com relação à área experimental 1

,606 ** ,632 ** G1 Imagem da Universidade 1 ,657 ** H1 Permanência do Aluno 1

Fonte: Pesquisa de campo,2017.

Sendo que a partir de tais índices de correlação, pode afirmar que:

1. A Satisfação global dos discentes com relação à área experimental, está fortemente correlacionada com a Imagem da própria área experimental e o valor percebido pelos mesmos; 2. Satisfação global dos discentes com relação à área experimental, está ligada de forma mais discreta com relação expectativa da qualidade e a qualidade percebida que os mesmos possuem.

3. Imagem da área experimental, na percepção dos discentes esta moderadamente correlacionada com a Expectativas dos mesmos;

4. A Qualidade Percebida está altamente ligada a imagem da universidade;

5. O Valor percebido pelo discente esta correlacionado moderadamente com: Imagem da Universidade, qualidade percebida e a expectativa de qualidade dos discentes;

6. A permanência do aluno esta correlacionada de forma moderada com as variáveis: Imagem da Universidade, Qualidade Percebida, Expectativa da qualidade, Valor Percebido, Satisfação Global do Aluno e a Reclamações.

7. As Expectativas do aluno esta correlacionada de forma moderada com a Imagem da universidade e a qualidade percebida da mesma.

Logo, pode-se concluir, tomando-se por referência as análises estatístico, que as variáveis pertinentes para a satisfação dos discentes com relação a área experimental da Escola Fazenda são: 1ª Imagem da área experimental; 2ª Valor Percebido; 3ª Qualidade percebida, 4ª Imagem da Universidade e a 5ª expectativa da qualidade;

Outro ponto importante, que os dados apontaram mesmo que de forma moderada, é que a satisfação Global/Geral dos discentes, qualidade percebida e a expectativa de qualidade, influência a permanência dos discentes na instituição.

(7)

REFERÊNCIAS:

AITKEN, N.D. College Student Performance, Satisfaction and Retention: Specification and Estimation of a Structural Model,Journal of Higher Education, 53 (1), 32-50, 1982.

CARVALHO, A. P; BARBIERI, J. C. Inovação para a sustentabilidade: ultrapassando a produtividade do sistema convencional no setor sucroalcooleiro. In: SEMINARIO LATINO-IBEROAMERICANO DE GESTIÓN TECNOLÓGICA, 8, 2009, Colômbia: ALTEC, 2009.

CASHIN, W. E. Student ratings of teaching: a summary of the research. IDEA Paper, n. 20, Kansas State University, 1988. Student ratings of teaching: the research revisited. IDEA Paper, n. 32, Kansas State University, 1995.

CLAYSON, D. E.; HALEY, D. A. Student evaluations in marketing: what is actually being Measured. Journal of Marketing Education, v. 12, n. 3, p. 9-17, 1990.

CODA, R.; SILVA, D. Sua escola de administração é uma excelente escola para se estudar? In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 28., 2004, Anais.ENANPAD 2004.

CRONIN JR, J.J.; TAYLOR, S. A., A . Measuring Service Quality: a reexamination and an extension. Journal of Marketing, New York: American Marketing Association, v. 56, p. 55-68, Jul. 1992.

DAVIES, L. E. The design of jobs. Industrial Relations, October, 2008.

DE TONI, D. et al. Análise da satisfação com instituições de educação superior e imagem: comparando instrumentos. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais... Salvador: ENANPAD 2006. CD ROM.

GONÇALVES FILHO, C.; GUERRA, R. S.; MOURA, A. Mensuração de satisfação, qualidade, lealdade, valor e expectativa em instituições de ensino superior: um estudo do modelo ACSI através de equações estruturais. In: ENCONTRO NACIONAL DOS

(8)

PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais. Atibaia: ENANPAD 2003. CD ROM.

GIL, A. C.. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

LEE, G. ; JOLLY, N.; KENCH, P.; GELONESI, B. Factors Related to Student Satisfacti on with Universit. In: First year in Hi gher Education Conference: Creating future for a new millennium, 5-7 Julho, 2000.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MORSTAIN, B. R. An Analysis of Students’ Satisfaction with Their Academic Program. Journal of Higher Education, 48 (1), 1-16, 1977.

NATIONAL QUALITY RESEARCH CENTER. American Customer Satisfaction Index:

methodology report. Ann Arbor: University of Michigan, 2005.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L.L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.

PASWAN, A. K.; YOUNG, J. A. Student evaluation of instructor: a nomelogical investigation using struuctural euation modeling. Journal of Marketing Education, v. 24, n. 3, p. 193-202,2002.

PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para ciências sociais: A complementaridade do S. P. S. S., 3ª Ed., Lisboa: Sílabo, 2003.

ROSSI, C. A. V.; SLONGO, L. A. Pesquisa de satisfação de clientes: o estado-da-arte e proposição de um método brasileiro. Disponível em:. Acesso em: 13 fevereiro 2013.

(9)

SOUKI, G. Q.; PEREIRA, C. A. Satisfação, motivação e comprometimento de estudantes de administração: um estudo com base nos atributos de uma instituição de ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2004, Anais: ENANPAD 2004.

STEWART, D. W. The Application and Misapplication of Factor Analysis in Marketing Research. Journal of Marketing Research, Chicago, p. 51-62, Fev.1981.

VIEIRA, K. M.; MILACH, F. T.; HUPPES, R. D. Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista de Contabilidade e Finanças da USP. vol.19, n.48, pp. 65-76, setembro/dezembro 2008.

WALTER, S.; TONTINI, G.; DOMINGUES, M. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: Encontro Nacional de Programas de Pós-graduação em Administração. 29. 2005, Anais... Rio de Janeiro: ENANPAD 2005. CD ROM.

Referências

Documentos relacionados

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

To help filling the two above-mentioned knowledge gaps for South American tropical forests (firstly, the region unrepresentativeness, and secondly, the lack of studies in

diversos são os fatores que corroboram para que o professor assuma a postura de rejeição ao trabalho com os alunos incluídos: despreparo profissional para trabalhar com

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)

A excepción dos contratos xa mencionados da Secretaría Xeral de Calidade e Avaliación Ambiental, da Dirección Xeral de Conservación da Natureza, así como un do IGAPE (de novembro