• Nenhum resultado encontrado

MODELAGEM, FORMALIZAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE CONTRATOS UTILIZANDO O CONCEITO DE BPM (BUSINESS PROCESS MANAGEMENT)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MODELAGEM, FORMALIZAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE CONTRATOS UTILIZANDO O CONCEITO DE BPM (BUSINESS PROCESS MANAGEMENT)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MODELAGEM, FORMALIZAC

¸ ˜

AO E VERIFICAC

¸ ˜

AO DE

CONTRATOS UTILIZANDO O CONCEITO DE BPM

(BUSINESS PROCESS MANAGEMENT)

Henrique Gonc¸alves Rodrigues Medina1, Adilson Luiz Bonifacio12

1Departamento de Computac¸˜ao – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Caixa Postal 10.011 – CEP 86057-970 – Londrina – PR – Brasil

henriquegrm@hotmail.com, bonifacio@uel.br

Abstract. This research proposes the integration between the concept of busi-ness process management and the formalization, verification and validation of legal contracts to simplify and, possibly, optimize these processes. For this, existent models and notations made for business processes management and the possibility of customizing these models for legal contracts problems, will be stu-died.

Resumo. Esta pesquisa prop˜oe a integrac¸˜ao entre o conceito de gest˜ao de neg´ocios e a formalizac¸˜ao, verificac¸˜ao e validac¸˜ao de contratos legais, para facilitar e, possivelmente, otimizar estes processos. Para isso, ser˜ao estudados modelos e notac¸˜oes j´a existentes para os processos de neg´ocios, e a possibi-lidade de customizar estes modelos e notac¸˜oes para o problema de contratos legais.

(2)

1. Introduc¸˜ao

Neste trabalho queremos estudar a possibilidade de utilizar um conceito de gest˜ao de neg´ocios, com foco na formalizac¸˜ao de contratos para a eliminac¸˜ao de ambiguidades nas cl´ausulas, o que poderia levar `a rescis˜ao de contrato e desentendimentos entre as partes envolvidas. Estes problemas motivam a formalizac¸˜ao dos contratos com embasamento matem´atico, para que seja poss´ıvel a validac¸˜ao matem´atica e computacional.

2. Fundamentac¸˜ao Te´orico-Metodol´ogica

Esta sec¸˜ao apresenta os conceitos relacionados a BPM, modelagem e notac¸˜oes do BPM, contratos e algumas de suas caracter´ısticas, formalizac¸˜ao e l´ogica deˆontica para representac¸˜ao formal de sistemas. Fornecendo um conjunto de conceitos necess´arios para desenvolver a pesquisa proposta neste trabalho.

2.1. BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM)

O Business Process Management ´e um conceito de gest˜ao de neg´ocios com foco na otimizac¸˜ao dos resultados por meio da melhoria dos processos de neg´ocios, que ´e um conjunto de atividades estruturadas e relacionadas que produzem um servic¸o ou produto para seus clientes. Neste trabalho queremos estudar a possibilidade de utilizar esse con-ceito na formalizac¸˜ao de contratos.

2.1.1. BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION (BPMN)

Assim como o UML (Unified Modeling Language), temos o BPMN como uma das notac¸˜oes mais utilizadas para representac¸˜ao de processos de neg´ocios. Trata-se de uma s´erie de ´ıcones padr˜oes para a representac¸˜ao dos elementos e relac¸˜oes entre eles no pro-cesso, como um diagrama ou work-flow.

A modelagem ´e uma etapa muito importante pois ´e nela que os processos s˜ao representados e podem ser feitas alterac¸˜oes para otimizac¸˜ao.

2.1.2. Elementos

Na modelagem BPMN existem quatro grupos de elementos[10]:

1. F low Objects (Objetos de fluxo)

Objetos de fluxo representam os conceitos sendo modelados. Eles podem ser separados em trˆes ´areas: eventos, atividades e gateways.

Eventos podem ser customizados para representar detalhes espec´ıficos do processo, como mensagens ou tempo.

Atividades descrevem o tipo de trabalho que est´a sendo executado em uma determinada instancia. No BPMN existem 4 tipos de atividades: tarefas, sub-processos, transac¸˜oes e chamadas.

(3)

Gateways s˜ao s´ımbolos que controlam o fluxo de sequˆencia, separam e re-combinam fluxos em um diagrama.

2. Connecting Objects (Objetos de conex˜ao)

Objetos de conex˜ao s˜ao linhas que representam as conex˜oes no fluxo do di-agrama. Existem trˆes tipos diferentes de objetos de conex˜ao: fluxos de sequˆencia, fluxos de mensagem e associac¸˜oes.

3. Swimlanes

Swimlanes, ou simplesmente Lanes, s˜ao usadas para organizar um dia-grama no BPMN. Lanes distintas agrupam objetos facilitando a visualizac¸˜ao de cada aspecto do diagrama, e al´em disso, podem mostrar atrasos, ineficiˆencias, bem como, o respons´avel por cada tarefa do processo.

4. Artif acts

Artefatos representam informac¸˜oes relevantes para o modelo, mas n˜ao para elementos individuais do processo. Existem trˆes tipos: anotac¸˜oes, grupos e objetos dedos.

Anotac¸˜oes permitem descrever fluxos adicionais do modelo ou notac¸˜ao por quem est´a modelando.

Grupos organizam tarefas ou processos que s˜ao significantes.

Objetos de dados representam dados atribu´ıdos ao processo, resultantes do processo, que precisam ser coletados ou que devem ser armazenados.

2.1.3. S´ımbolos

A BPMN possu´ı muitos s´ımbolos e notac¸˜oes, cada forma tem um significado espec´ıfico. Abaixo est˜ao alguns dos s´ımbolos[7] que ser˜ao utilizados no exemplo da Figura 1. [11] na subsec¸˜ao de diagrama e modelagem.

S´ımbolos de eventos:

- Simbolo de in´ıcio do processo. - Simbolo de fim do processo.

(4)

- Simbolo de mensagem. - Simbolo de tempo ou data. S´ımbolos de Gateways:

- Simbolo de Gateway baseado em evento.

- Simbolo de Gateway que permite eventos em paralelo. Objetos de Conex˜ao:

- Representa a sequencia de fluxo entre os objetos. - Representa o fluxo de mensagens no processo. S´ımbolos de atividades:

- Representa uma tarefa que deve ser realizada. Pool e SwimLanes

-Pools e Lanes separam as diferentes partes do processo nos seus respectivos res-pons´aveis.

(5)

2.1.4. DIAGRAMA E MODELAGEM

Abaixo temos um exemplo de uma modelagem simples para um pedido e entrega de pizza. Este ´e um exemplo simples que demonstra a interac¸˜ao entre duas partes distintas, cliente e vendedor, eles est˜ao divididos em duas piscinas ou Pool.

Figura 1. Pizza Example[11]

O processo se inicia no cliente, pelo s´ımbolo Hungry f or pizza que representa o inicio do evento, em sequencia temos duas atividades, Select a pizza e Order a pizza respectivamente. A atividade Order a pizza dispara uma mensagem pizza order para a Pool P izza vendor, que inicia o seu processo recebendo a mensagem Order received, a tarefa Order a pizza segue para o s´ımbolo de Gateway baseado em evento, que aguardar´a at´e que um dos dois eventos subsequentes ocorram, ou o evento de tempo 60 minutes caso 60 minutos se passem, enquanto isso, na Pool P izza vendor, a Lane clerk, que representa o atendente, segue o processo pelo s´ımbolo de atividade paralela para a lane pizza chef , que inicia a tarefa Bake the pizza, enquanto isso o atendente fica pronto para receber uma mensagem where is my pizza?. Na lane do cliente, um dos dois eventos podem ocorrer, ou o evento 60 minutes caso 60 minutos se passem, ou pizza received caso receba a pizza, no primeiro caso, uma tarefa Ask f or the pizza dispara uma men-sagem para o atendente, que est´a pronto para responder com a tarefa Calm customer. Ap´os a tarefa Bake the pizza ser conclu´ıda, o processo segue para a Lane Delivery boy que executa a tarefa Deliver the pizza enviando uma mensagem pizza para o cliente, que libera o evento pizza received levando `a tarefa P ay the pizza que troca mensagens com a tarefa Receive payment, a qual ap´os enviar sua mensagem, termina o processo da Pool P izza vendor, que leva para pay the pizza e em seguida para a tarefa Eat the pizza finalizando o processo.

(6)

2.2. CONTRATOS

Um contrato pode ser definido como um conjunto de clausulas, que rege uma negociac¸˜ao entre duas ou mais partes, para que estes constituam, modifiquem ou extinguam v´ınculos jur´ıdicos. Os contratos s˜ao uma forma de manifestar e garantir as vontades destas partes sobre um determinado assunto, geralmente de natureza patrimonial.[2]

O contrato eletrˆonico ´e uma convers˜ao de contratos convencionais, em que duas ou mais partes possam expressar, ou n˜ao, suas declarac¸˜oes de vontade por meios digi-tais.Para que o contrato eletrˆonico tenha sua existˆencia e validade jur´ıdica, ´e necess´aria a observˆancia de requisitos que cabem aos contratos em geral. Al´em disso, ainda h´a abor-dagens que tratam da utilizac¸˜ao de contratos eletrˆonicos para formalizar regras de neg´ocio em work-flows [9], verificac¸˜ao de sistemas baseados em multi-agentes [14], verificac¸˜ao de arquiteturas baseadas em servic¸os e em nuvem [12], entre outras aplicac¸˜oes.

2.2.1. FORMALIZAC¸ ˜AO DE CONTRATOS

O processo de formalizac¸˜ao pode ser entendido como a depurac¸˜ao t´ecnica do vago ao pre-ciso [1], de forma a eliminar ambiguidades e imprecis˜oes que possam ser causadas pela linguagem natural, mediante a representac¸˜ao por s´ımbolos e definindo operac¸˜oes a serem executadas por artefatos formais sobre esses s´ımbolos. [4] Nos contratos a formalizac¸˜ao pode ser considerada como essencial, visto que ´e indesej´avel que haja ambiguidades nas clausulas, o que poderia levar `a rescis˜ao do contrato ou desistˆencia de neg´ocio por uma das partes, e para que isso n˜ao ocorra ´e necess´ario um alto grau de precis˜ao. A utilizac¸˜ao de formalismos em contratos tamb´em possibilita a verificac¸˜ao sistem´atica com apoio com-putacional. [5]

2.2.2. VERIFICAC¸ ˜AO DE CONTRATOS

Algumas das t´ecnicas mais comuns na verificac¸˜ao de contratos eletrˆonicos s˜ao[5]: Negociac¸˜ao: ´E um cen´ario em que pelo menos dois indiv´ıduos visam alcanc¸ar um acordo. Normalmente, cada parte inicia a negociac¸˜ao oferecendo a soluc¸˜ao preferida de seu interesse, a outra parte, caso n˜ao aceite, deve fazer contrapropostas de forma a convergir para que ambos aceitem a soluc¸˜ao proposta.

Detecc¸˜ao de Conflitos: Tem como objetivo detectar e eliminar conflitos em clau-sulas que se contradizem [6]. Esta situac¸˜ao invalida um contrato, visto que podem gerar uma violac¸˜ao. A verificac¸˜ao de conflitos deve ocorrer antes da execuc¸˜ao do contrato e, se for o caso, ap´os sua negociac¸˜ao.

Assinatura: O problema da assinatura digital dos contratos ocorre posteriormente a etapa de negociac¸˜ao e, se for o caso, detecc¸˜ao de conflitos. O problema pode ocorrer caso uma das outras partes se recuse a assinar depois de ter obtido a assinatura do primeiro indiv´ıduo, o que pode causar uma desvantagem indesej´avel para algum dos envolvidos.

Monitoramento: O monitoramento ocorre durante a execuc¸˜ao do contrato e busca verificar se as clausulas s˜ao respeitadas pelas partes. Um sistema de monitoramento de contratos precisa saber quais ac¸˜oes os indiv´ıduos podem tomar e, caso alguma clausula

(7)

seja violada, o sistema deve saber quem ´e o respons´avel. O monitoramento da execuc¸˜ao torna o relacionamento entre as partes mais confi´avel, eficiente e aceit´avel.

2.3. LOGICA DE ˆONTICA

A logica deˆontica ´e um tipo especial de l´ogica modal que aborda os conceitos norma-tivos, sistemas de normas e o racioc´ınio sobre estas normas. Os conceitos normativos incluem deveres, possibilidades e impossibilidades, representados respectivamente, pela obrigac¸˜ao, permiss˜ao e proibic¸˜ao de ac¸˜oes [16].

Operadores: O:Obrigat´orio F :Proibido P :Permitido Tabela de equivalˆencias[16]: Op ≡ F ¬p ≡ ¬P ¬p O¬p ≡ F p ≡ ¬P p ¬O¬p ≡ ¬F p ≡ P p ¬Op ≡ ¬F ¬p ≡ P ¬p

A partir do operador O, ´e poss´ıvel qualificar atos ou proposic¸˜oes como obri-gat´orios e a partir do operador de obrigac¸˜ao e da negac¸˜ao l´ogica (¬) ´e poss´ıvel definir os operadores de proibic¸˜ao (F ) e de permiss˜ao (P ):

Oα ≡ F ¬α ≡ ¬P ¬α

3. Objetivos

Este trabalho prop˜oe integrar um conceito de gerenciamento de processos de neg´ocios com a formalizac¸˜ao, validac¸˜ao e verificac¸˜ao de contratos, para que estas tarefas sejam realizadas de forma mais simples.

4. Procedimentos metodol´ogicos/M´etodos e t´ecnicas

Aprofundar os estudos das modelagens do BPM e das notac¸˜oes do BMPN, visando as pos-sibilidades de aplicac¸˜ao do modelo em contratos e, se necess´ario, customizar as notac¸˜oes para que se encaixem no problema.

5. Cronograma de Execuc¸˜ao

Atividades:

1. Estudo aprofundado sobre modelagem BPM e utilizac¸˜ao do BPMN; 2. Aprofundar estudos sobre l´ogicas de representac¸˜ao formal de sistemas; 3. Estudar as possibilidades de aplicac¸˜ao do modelo BPM em contratos.

4. Propor um modelo e, se for o caso, uma notac¸˜ao BPM para formalizac¸˜ao, validac¸˜ao e verificac¸˜ao de contratos;

(8)

Tabela 1. Cronograma de Execuc¸ ˜ao

jul ago set out nov Atividade 1 X X

Atividade 2 X

Atividade 3 X X

Atividade 4 X X X

6. Contribuic¸˜oes e/ou Resultados esperados

Simplificar e facilitar a formalizac¸˜ao, validac¸˜ao e verificac¸˜ao de contratos legais com a utilizac¸˜ao de um conceito em alto n´ıvel, buscando n˜ao perder a precis˜ao e at´e mesmo proporcionar uma otimizac¸˜ao nesses processos.

7. Espac¸o para assinaturas

Londrina, 26 de junho de 2017.

—————————————— ——————————————

(9)

Referˆencias

[1] P.E. AGRE. Formalization as a Social Project. Quarterly Newsletter of the Laboratory of Comaprative Human Cognition, 1992.

[2] Natalia Simoes Araujo. Peculiaridades dos contratos eletronicos, outubro.

[3] R. Boulic and O. Renault. 3d hierarchies for animation. In Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, editors, New Trends in Animation and Visualization. John Wiley & Sons ltd., 1991.

[4] Jo˜ao Porto de Albuquerque. Repensando processos de formalizac¸˜ao em sistemas infor-matizados: analisando a co-evoluc¸˜ao entre software e pr´aticas organizacionais. jun., 2009.

[5] Wellington Aparecido. Della Mura. Deteccao de conflitos em contratos multilaterais. Master’s thesis, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

[6] FENECH. S. Conflict Analysis of Deontic Contracts. mestrado — Department of Compu-ter Science and Artificial Intelligence. University of Malta, 2008.

[7] Lucid Software Inc. Bpmn diagram symbols and notation.

[8] Donald E. Knuth. The TEX Book. Addison-Wesley, 15th edition, 1984.

[9] P.; VONK J. KOETSIER, M.; GREFEN. Contracts for cross-organizational workflow management. Springer Berlin Heidelberg, 2000.

[10] Rhaissa Nogueira. Introducao ao business process modeling notation (bpmn). [11] Inc. (OMG) Object Management Group. Bpmn 2.0 by example. jun., 2010.

[12] C.; SCHNEIDER G. PACE, G.; PRISACARIU. Model checking contracts a case study. Springer Berlin Heidelberg, 2007.

[13] A. Smith and B. Jones. On the complexity of computing. In A. B. Smith-Jones, editor, Advances in Computer Science, pages 555–566. Publishing Press, 1999.

[14] M. P. UDUPI, Y. B.; SINGH. Contract enactment in virtual organizations: A commitment-based approach. AAAI Press, 2006.

[15] Raul Sidnei Wazlawick. Metodologia de Pesquisa para Ciˆencia da Computac¸˜ao. Elsevier, Campus, 1st edition, 2009.

Referências

Documentos relacionados

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam