• Nenhum resultado encontrado

Correspondência. 1º Dezena de milhar 0 a 4, 5, 6, 7, 8 ou 9. 2º Unidade de milhar 0 a 9. 3º Centena 0 a 9. 4º Dezena 0 a 9.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Correspondência. 1º Dezena de milhar 0 a 4, 5, 6, 7, 8 ou 9. 2º Unidade de milhar 0 a 9. 3º Centena 0 a 9. 4º Dezena 0 a 9."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

LOTERIAS

LOTERIA FEDERAL

1. Os sorteios da Loteria Federal são realizados na localidade programada para os sorteios, no Caminhão da Sorte, em locais de grande evidência pública, previamente escolhidos e divulgados (Sorteio Itinerante), no Espaço CAIXA Loterias no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo/SP e no Auditório da CAIXA, em Brasília/DF.

2. São utilizados 5 globos que sorteiam simultaneamente uma bola por vez, formando o milhar do prêmio, observando-se o universo de bilhetes emitidos para cada extração, conforme o quadro abaixo:

Ordem dos Globos Correspondência Bolas numeradas Extrações de 40.000 a 99.999 bilhetes 1º Dezena de milhar 0 a 4, 5, 6, 7, 8 ou 9 2º Unidade de milhar 0 a 9 3º Centena 0 a 9 4º Dezena 0 a 9 5º Unidade 0 a 9

3. A quantidade de bolas no globo correspondente à dezena de milhar é determinada pela quantidade de bilhetes emitidos para a extração, prevista no plano de sorteio.

4. Sendo sorteado um número superior à quantidade de bilhetes prevista para a extração ou 0 em todos os globos, procede-se novo sorteio.

(2)

5. Ao critério da CAIXA, os sorteios das extrações são realizados em 4 globos. sendo: Ordem dos Globos Correspondência Bolas numeradas Extrações de 40.000 a 99.999 bilhetes 1º Dezena de milhar 0 a 4, 5, 6, 7, 8 ou 9 2º Unidade de milhar 0 a 9 3º Centena 0 a 9 4º Dezena 00 a 99

5.1. Quando o sorteio for realizado em 4 globos, as bolas são carregadas em linha em 3 repositórios com capacidade para 10 bolas cada. E em colunas em 1 repositório para 100 bolas, que ficam acima dos globos.

5.2. Após o acionamento do globo, o repositório para 100 bolas é substituído por outro para 10 bolas, permitindo assim que as bolas sorteadas retornem ao globo para o sorteio do milhar seguinte.

6. Ao critério da CAIXA, o sorteio pode ser realizado em um único globo, utilizando-se 10 bolas numeradas de 0 a 9. O sorteio de cada bola corresponderá a um algarismo, até que se tenha sorteado 5 bolas, compondo o número completo do bilhete de cada prêmio. 6.1. A cada sorteio, a bola retorna ao globo para o sorteio do próximo número.

6.2. O sorteio inicia-se com a dezena de milhar e finaliza-se com a unidade do número. 6.3. Nessa situação, a CAIXA pode ainda utilizar 10 bolas numeradas de 00 a 09, desconsiderando-se, neste caso, o algarismo zero à esquerda.

7. As bolas são coloridas e cada terminação possui uma cor. As bolas terminadas em 1 são vermelhas, as terminadas em 2 são amarelas, as terminadas em 3 são verdes, as terminadas em 4 são marrons, as terminadas em 5 são azuis, as terminadas em 6 são rosas, as terminadas em 7 são pretas, as terminadas em 8 são cinzas, as terminadas em 9 são laranjas e as terminadas em 0 (zero) são brancas.

(3)

8. As bolas são carregadas em repositórios alinhados, com capacidade para 10 bolas cada, que ficam acima dos globos.

9. As bolas são inseridas automaticamente para o interior do globo no acionamento. Quando há o embaralhamento das mesmas para realização do sorteio.

10. Caso permaneça uma ou mais bolas nos repositórios durante o acionamento dos globos, acima dos mesmos, estas são liberadas manualmente antes do sorteio dos números.

11. É válida a repetição de número sorteado na mesma extração.

12. Todas as bolas sorteadas retornam aos seus respectivos globos, através dos repositórios acima dos mesmos, para sorteio do milhar seguinte.

13. O sorteio ocorre na ordem do prêmio de menor para o de maior valor.

14. São consideradas como bolas sorteadas somente aquelas ejetadas completamente do interior do globo para a caçapa, desde que este esteja em funcionamento e carregado com todas as bolas previstas para o sorteio.

15. Se algum globo ejetar mais de uma bola, vale a que cair em primeiro lugar. 16. Quando houver necessidade de intervenção no globo, esta será realizada por empregado da CAIXA ou por assistente de palco, integrantes da equipe de sorteio, acompanhado pelos auditores populares.

LOTERIAS DE PROGNÓSTICOS NUMÉRICOS E DE PROGNÓSTICO

ESPECÍFICA

1. Os sorteios da Mega-Sena, Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e Timemania são realizados na localidade programada para os sorteios no Caminhão da Sorte, em locais de grande evidência pública, previamente escolhidos e divulgados (Sorteio Itinerante), no Espaço CAIXA Loterias no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo/SP e no Auditório da CAIXA, em Brasília/DF

2. Para melhor identificação, as bolas são coloridas e cada terminação possui uma cor, ou seja, as bolas terminadas em 1 são vermelhas, as terminadas em 2 são amarelas, as terminadas em 3 são verdes, as terminadas em 4 são marrons, as terminadas em 5 são

(4)

azuis, as terminadas em 6 são rosas, as terminadas em 7 são pretas, as terminadas em 8 são cinzas, as terminadas em 9 são laranjas e as terminadas em 0 (zero) são brancas. 3. Para o sorteio de cada modalidade, as bolas são carregadas em colunas em

repositório com capacidade para 100, 80 ou 60 bolas - de acordo com o local de sorteio e a modalidade a ser sorteada - que fica acima do globo.

4. No acionamento do globo, as bolas são inseridas automaticamente para o interior do mesmo, quando então, há o embaralhamento das mesmas para realização do sorteio. 5. Se no acionamento do globo permanecer uma ou mais colunas de bolas no repositório acima do mesmo, estas são liberadas manualmente antes do sorteio dos números.

6. Não há repetição de número sorteado, pois cada bola carregada no globo possui uma numeração diferente.

7. As bolas sorteadas não retornam ao globo após o sorteio, pois ficam expostas no receptáculo a sua frente para posterior conferência.

8. São consideradas como bolas sorteadas somente aquelas ejetadas completamente do interior do globo para a caçapa, desde que este esteja em funcionamento e carregado com todas as bolas previstas para o sorteio.

9. Se o globo ejetar mais de uma bola, valem todas as bolas sorteadas, exceto, se for o último número sorteado, quando então vale a bola que cair em primeiro lugar.

10. Quando houver necessidade de intervenção no globo, esta será realizada por empregado da CAIXA ou por assistente de palco, integrantes da equipe de sorteio, acompanhado pelos auditores populares.

11. Caso não seja possível a utilização do conjunto de bolas previsto para a modalidade a ser sorteada, excepcionalmente, pode ser utilizado o conjunto de bolas de outra

modalidade, desde que contenha o universo de números previsto para o sorteio. 11.1. Não havendo possibilidade de utilização de bolas de outra modalidade para composição do universo de números, são utilizados 2 globos, com conjunto de bolas numeradas de 0 a 9.

(5)

11.2. Para os sorteios televisionados, além da montagem do globo principal, no qual será realizado o sorteio da modalidade do dia, será preparado um globo reserva, carregado com o mesmo número de bolas necessárias ao sorteio, para ser utilizado no caso de eventual impossibilidade de uso do primeiro equipamento.

11.3. Em caso de necessidade de utilização do globo reserva, serão consideradas válidas as bolas sorteadas no globo principal e o evento prosseguirá com o sorteio das quantidades de bolas restantes para finalização da modalidade (desconsideradas eventuais repetições de números).

LOTOMANIA

1. É utilizado 1 globo, carregado conforme quadro abaixo: Ordem dos

Globos Bolas numeradas Globo único 00 a 99

2. São sorteados 20 números diferentes, no universo de 00 a 99.

QUINA

1. É utilizado 1 globo, carregado conforme quadro abaixo: Ordem dos

Globos Bolas numeradas Globo único 01 a 80

2. O sorteio consiste na extração de 5 números diferentes, no universo de 01 a 80.

DUPLA SENA

1. São realizados 2 sorteios distintos, em cada concurso.

2. Cada sorteio consiste na extração de 6 números diferentes, no universo de 01 a 50 números.

(6)

3. São utilizados 2 globos, correspondentes ao primeiro e ao segundo sorteio, conforme quadro abaixo:

Ordem dos

Globos Bolas numeradas

1º 01 a 50

2º 01 a 50

4. Ao critério da CAIXA, é utilizado 1 globo para os dois sorteios, sendo que após o primeiro sorteio, todas as bolas sorteadas retornam ao globo para o sorteio seguinte.

MEGA-SENA

1. É utilizado 1 globo, carregado conforme quadro abaixo: Ordem dos

Globos Bolas numeradas Globo único 01 a 60

2. O sorteio consiste na extração de 6 números diferentes, no universo de 01 a 60.

LOTOFÁCIL

1. É utilizado 1 globo, carregado conforme quadro abaixo: Ordem dos

Globos Bolas numeradas Globo único 01 a 25

2. O sorteio consiste na extração de 15 números diferentes, no universo de 01 a 25.

TIMEMANIA

1. Concorrem ao sorteio 80 números inteiros, constituídos de 2 algarismos no universo de 01 a 80, contidos no volante, e 80 times de futebol brasileiros, contidos no volante como Time do Coração.

(7)

1.1. Para efeito de sorteio do “Time do Coração”, cada time é representado por um número constituído de 2 algarismos no universo de 01 a 80, atribuído pela área de loterias e exposto no local do sorteio.

2. São utilizados 2 globos, correspondentes ao sorteio dos prognósticos numéricos e ao sorteio do Time do Coração, conforme quadro abaixo:

Ordem dos

Globos Correspondência Bolas numeradas

1º Dezena e Unidade 01 a 80

2º Time do Coração 01 a 80

3. O sorteio dos prognósticos numéricos consiste na extração de 7 números diferentes, no universo de 01 a 80.

4. Após o sorteio desses 7 números, é sorteado mais um número no segundo globo, no universo de 01 a 80, para definir o “Time do Coração”.

4.1. O número sorteado para o “Time do Coração” pode ser igual a 1 dos 7 números sorteados anteriormente.

5. A definição do “Time do Coração” é dada pela correlação do número sorteado com a relação dos clubes de futebol contidos no banner.

5.1. O banner contendo a relação dos clubes de futebol brasileiros, com os respectivos números atribuídos, fica exposto nos locais dos sorteios, exceto em estúdio de TV, onde a relação dos clubes é exibida por meio digital.

6. Ao critério da CAIXA, é utilizado 1 globo para os dois sorteios, sendo que após o primeiro sorteio, todas as bolas sorteadas retornam ao globo para o sorteio do “Time do Coração”.

LOTERIAS DE PROGNÓSTICOS ESPORTIVOS

1. É utilizado para determinar o resultado de cada jogo incluído no concurso da LOTECA e para determinar o escore de cada jogo incluído no concurso da LOTOGOL não

(8)

2. Após a confirmação prévia, pela CAIXA, do cancelamento, antecipação ou adiamento de algum jogo do concurso programado, a data e o horário em que o sorteio será

realizado são divulgados pela CAIXA, que considera o horário de fechamento do concurso.

3. O sorteio é realizado no auditório da CAIXA, em Brasília ou no Espaço CAIXA Loterias no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo/SP às 16h do primeiro dia útil subseqüente ao último dia do período de programação dos jogos.

4. Para melhor identificação, as bolas são coloridas e cada terminação possui uma cor, ou seja, as bolas terminadas em 1 são vermelhas, as terminadas em 2 são amarelas, as terminadas em 3 são verdes, as terminadas em 4 são marrons e as terminadas em 0 (zero) são brancas.

5. Se houver necessidade, as bolas sorteadas retornam aos respectivos globos, através dos repositórios acima dos mesmos, para o sorteio seguinte.

6. São consideradas como bolas sorteadas somente aquelas ejetadas completamente do interior do globo para a caçapa, desde que este esteja em funcionamento e carregado com todas as bolas previstas para o sorteio.

7. Se algum globo ejetar mais de uma bola, vale a que cair em primeiro lugar. 8. Quando houver necessidade de intervenção no globo, esta será realizada por empregado da CAIXA, integrante da equipe de sorteio, acompanhado pelos auditores populares.

LOTECA

1. É utilizado 1 globo com 3 bolas numeradas de 0 a 2 ou 00 a 02, correspondentes às colunas “um, meio e dois”, conforme quadro abaixo:

Bolas

numeradas Coluna Correspondência

1 ou 01 1

0 ou 00 X (meio)

(9)

2. O sorteio consiste na extração simultânea de 1 bola numerada de cada globo, para determinar o escore de cada jogo não realizado no período programado.

LOTOGOL

1. São utilizados 2 globos, cada um correspondendo a um dos times, e 5 bolas em cada globo numeradas de 0 a 4 ou 00 a 04, representando a quantidade de gols para cada time, conforme quadro abaixo:

Bolas numeradas Correspondência / Quantidade de gols 0 ou 00 0 1 ou 01 1 2 ou 02 2 3 ou 03 3 4 ou 04 + de 3

2. O sorteio consiste na extração simultânea de 1 bola numerada de cada globo, para determinar o escore de cada jogo não realizado no período programado.

3. Ao critério da CAIXA, é utilizado 1 globo, sendo que após o sorteio da quantidade de gols do primeiro time, a bola sorteada retorna ao globo para o sorteio da quantidade de gols do segundo time.

3.1. Havendo mais de um sorteio utilizando 1 globo, a seqüência é a mesma descrita no item anterior para cada sorteio.

AUDITORES POPULARES

1. São 2 representantes do público, voluntários, escolhidos durante o preâmbulo, que não sejam empregados da CAIXA ou Empresário Lotérico, alfabetizados, maiores de idade, munidos de suas identidades e apresentando plenas condições emocionais e psíquicas, responsáveis pela validação de todos os procedimentos de sorteio.

(10)

1.1. Têm prioridade as pessoas que nunca participaram como auditores populares nos sorteios das Loterias CAIXA, oportunizando a participação de todos os presentes no evento, cabendo-lhes as seguintes atribuições:

• atestar as numerações corretas dos lacres de abertura e fechamento da maleta de bolas, que posteriormente serão anotadas no Relatório de Participação Diária (RPDIA) para assinatura, as quais estão anotadas em um dos três documentos abaixo:

a) RPDIA do sorteio anterior;

b) Laudo de aferição das bolas, emitido por instituto de metrologia que lacrará a maleta, sendo o lacre rompido somente quando da primeira utilização das bolas após a aferição;

c) Termo de Abertura e Fechamento da Maleta, utilizado quando da

necessidade de manutenção das bolas e quando da realização dos sorteios da CGU, que ocorrem exclusivamente em Brasília.

• conferir a colocação e a seqüência numérica correta das bolas no repositório;

• conferir e confirmar se o globo está vazio antes do carregamento das bolas, alertando caso não esteja;

• confirmar ou não os números sorteados, sendo que a não confirmação, caso haja erro de identificação, será quando da solicitação pelo locutor;

• validar todos os procedimentos de sorteio, com a assinatura da ata do sorteio e do RPDIA.

2. Os auditores populares ficam posicionados próximos ao globo utilizado no sorteio, possibilitando-os plena visão da numeração e da cor das bolas sorteadas.

2.1. Em caso de não validação de qualquer procedimento do sorteio pelo Auditor Popular, o locutor descreverá novamente os procedimentos adotados e esclarecerá eventuais dúvidas, até que o Auditor Popular possa confirmar, convictamente, a validade das ações realizadas.

2.2. Persistindo a situação de não validação de qualquer procedimento pelo Auditor Popular, mesmo este estando correto, será convidado para validar o procedimento outra pessoa do público para substituí-lo ou um representante de órgão oficial, investido de fé pública, caso esteja presente no evento.

3. Os auditores populares somente serão dispensados após a homologação da ata de sorteio e do RPDIA, pela Matriz da CAIXA, em Brasília/DF.

(11)

4. Nos sorteios em que houver a presença de auditor de órgão fiscalizador da União em cumprimento de seu dever oficial, fica ao seu critério sua participação em substituição ao auditor popular para validação de todos os procedimentos de sorteio.

Referências

Documentos relacionados

Vander Júnior de Mesquita Santos¹, Débora Machado de Lima², Felipe Isamu Harger Sakiyama 3 Recebido em 23 de maio de 2016; recebido para revisão em 19 de agosto de 2016; aceito em 20

Hlasovanie: všetci prítomní jednomyseľne súhlasili s udelením ocenenia Štatút Čestný člen SGS.. (Proti: 0, Zdržal

Nesta direção, meu objetivo geral de pesquisa é: analisar o livro ilustrado tátil como recurso pedagógico para o processo de letramento de crianças com deficiência visual e meus

15, a participação na Ação Estratégica garantirá a pontuação adicional de 10% (dez por cento) no processo de seleção pública para Programas de Residências em Saúde

Geomorfologia a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, enfatizando a aproximação entre os conhecimentos científicos e populares, especialmente das

O Estado de Minas Gerais, por meio do Decreto nº 48.107, de 29 de dezembro de 2020 (MINAS GERAIS, 2020), permitiu que a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU) seja

Entre os assuntos que podiam provocar avaliações consideradas “erradas” pelos integralistas estavam: a relação entre o integralismo e o fascismo; a questão do

Se a readmissão ocorreu no segundo ano após o desligamento, destaca- ram-se os jovens com menos de 17 anos, com a 8ª série concluída ou ainda em andamento, remuneração média de um