• Nenhum resultado encontrado

Sermão ou Lição: Como Jesus Interagiu Com Dele Discípulos, Parte 4 (NVI-baseado) [Perguntas de lição são incluídas]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sermão ou Lição: Como Jesus Interagiu Com Dele Discípulos, Parte 4 (NVI-baseado) [Perguntas de lição são incluídas]"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sermão ou Lição: Como Jesus Interagiu Com Dele Discípulos, Parte 4 (NVI-baseado)

[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO: Ensinando Dentro De Situações De Adversidade Intencionalmente Grandes PASSAGENS: Mateus 14:22-33; Salmo 107:24-30; Marcos 4:35-41

--- INTRODUÇÃO: Você já entrou em uma situação de adversidade grande? Uma situação perigosa ou com risco de vida? Uma situação mentalmente e totalmente esmagadora? Uma situação fisicamente exaustiva? Se você consegue se lembrar, qual foi a tua consideração para Deus e tua fé durante o tempo em que esteve naquela situação de adversidade grande? Depois que a situação de adversidade grande

terminou, você conseguiu olhar para trás e identificar algum das lições espirituais que aprendeu?

Hoje, neste estudo de como Jesus interagiu com Dele discípulos, o foco será em estudando as dinâmicas de Jesus ensinando dentro das situações de adversidade grande, nas quais Ele intencionalmente colocou Dele discípulos.

--- LEIA: Mateus 14:22-33 de Jesus andando sobre a água, com referências cruzadas dos Marcos 6:45-52 e João 6:15-21

[Pergunta de Lição: Em ordem cronológica, liste cada aspecto do que está ocorrendo neste evento, particularmente notando as ações de Jesus, as condições do tempo e a hora do dia.]

PONTO DE SEÇÃO: Como parte de Dele técnica de ensino, Jesus intencionalmente permitiu e até mesmo causou que Pedro entrasse em uma perigosa situação de risco de vida.

Em ordem cronológica, uma lista de cada aspecto do que está ocorrendo neste evento, especialmente notando as ações de Jesus, as condições do tempo e a hora do dia, inclui:

- - Jesus instrui os discípulos a irem para o outro lado do lago (v.22), o qual eles

procedem a fazer na noitinha (v.23; rc. João 6:16-17).

- - Deles barco estava longe fora desde a costa na noitinha (vv.24,23); no meio do lago

(Marcos 6:47); 5.6 quilômetros (3.5 milhas) fora (João 6:19).

- - O vento estava fortemente contra o barco, golpeando-lo com ondas turbulentas.

(v.24; João 6:18)

- - Jesus viu eles puxando arduamente os remos. (Marcos 6:48)

- - Jesus espera até o quarto turno da noite, em algum momento entre as 3 e 6 da manhã, para andar no escuro sobre a água a eles. (v.25; desde Strong’s #5067, #5438, #3571 (omitida na NVI))

- - Jesus estava andando além os discípulos em deles barco, perto o suficiente para eles O verem no escuro. (Marcos 6:48)

- - Jesus espera e atrasa para anunciar Dele abordagem até depois que os discípulos O houveram visto, ficaram terrificados e gritaram de medo. (v.26)

(2)

- - Jesus chama fora com identificando tranquilização, e conversa com Pedro (vv.27-29)

enquanto o vento e as ondas continuam (v.30).

- - Jesus estende poder sobrenatural a Pedro, que provavelmente não sabia nadar, para sair do barco e mesmo se andar na água, fora na direção de Jesus. (v.29)

- - Jesus rescinde o poder sobrenatural para Pedro, que então começa a afundar na água. (v.30)

- - Jesus imediatamente resgata fisicamente Pedro e depois o repreende por dele dúvida e falta de fé. (v.31)

- - Jesus escolta Pedro para dentro do barco e depois o vento morre em queda. (v.31)

- - Deles barco deles chega imediatamente à costa de deles destino. (João 6:21)

--- LEIA: Salmo 107:24-30

[Pergunta de Lição: O que pode ser concluído sobre as atividades de Jesus neste evento na comparação a que está declarado no Salmo 107:24-30?]

PONTO DE SEÇÃO: Jesus intencionalmente manipulou o ambiente da situação em que Dele discípulos estavam, de modo que, como parte de deles treino, eles

experimentariam adversidades significativas em várias formas.

Conclusões sobre as atividades de Jesus neste evento na comparação a que é declarado no Salmo 107:24-30 são:

- - Jesus estava secretamente causando e manipulando as condições climáticas e a sincronização de tempo a fim de para ser adverso para os discípulos.

- - Jesus criou as condições e organizou a situação para os discípulos para remar arduamente a noite toda contra o vento forte e as ondas turbulentas, provavelmente causando que todos deles estarem muitos exaustos por a manhã cedo.

- - A ação de Jesus de andando sobre a água no escuro causado que os discípulos estarem terrificados.

- - As ações de Jesus de esperando a noite toda e depois andando além eles não retratam nenhum senso de urgência para aliviar deles situação adversa.

- - Jesus responde “imediatamente” quando pedido, mas apenas remedeia especificamente o que Ele foi pedido. (Mateus 14:31)

- - Jesus termina a adversidade aparentemente somente depois de todas as lições terem sido ensinadas experiencialmente.

--- LEIA: Marcos 4:35-41 de Jesus acalmando a tempestade, referências cruzadas com Mateus 8:23-27 e Lucas 8:22-25

[Pergunta de Lição: Novamente, em ordem cronológica, liste cada aspecto do que está ocorrendo neste evento, particularmente notando as ações de Jesus, as condições do tempo e a hora do dia.]

PONTO DE SEÇÃO: Durante o treino de Dele discípulos, Jesus repetidamente os colocou em situações extremamente perigosas, ameaçadoras à vida e terrificandos, e Ele não

(3)

tomou nenhuma ação para remediar deles situações adversas até que Ele foi pedido. Novamente, em ordem cronológica, uma lista de cada aspecto do que está ocorrendo neste evento, especialmente notando as ações de Jesus, as condições do tempo e a hora do dia, inclui:

- - Na noitinha, Jesus dá instruções para Ele e Dele discípulos irem para o outro lado do lago. (v.35)

- - Eles estavam navegando, presumivelmente com o vento. (Lucas 8:23)

- - Outros barcos estavam com eles. (v.36)

- - Jesus adormeceu na popa do barco em uma almofada. (v.38)

- - "Um forte vendaval levantou-se" (v.37) (ou "abateu-se sobre o lago" (Lucas 8:23)) "de repente", sem aviso (Mateus 8:24), e estava inundando o barco enquanto Jesus ainda

estava dormindo (vv.37,38) e aparentemente não sendo salpicado ou molhado desde baixo.

- - Os discípulos estavam em “grande perigo”. (Lucas 8:23)

- - Os discípulos despertam Jesus, declaram que vão afogar-se e alegam que Ele não se importa se estão prestes a se afogar. (v.38)

- - Jesus se levanta e repreende verbalmente o vento e as ondas a ficar quieto e calmo, o que ocorre (v.39). (Nota: Isto é muito parecido com a técnica de Deus durante a

criação como registrado em capítulo 1 de Gênesis que “Disse Deus:“ Haja… e houve…””.)

- - Jesus pergunta por que eles estão com medo e ainda não têm fé. (v.40)

- - Os discípulos estivessem terrificados (v.41), e com medo e assombro discutem a questão da natureza de Jesus (Lucas 8:25).

[Pergunta de Lição: O que pode ser concluído sobre as atividades de Jesus neste evento?]

Conclusões sobre as atividades de Jesus neste evento são:

- - Jesus estava novamente secretamente causando e manipulando as condições climáticas e a sincronização de tempo a fim de para ser adverso para os discípulos, até o extensão de colocá-los em perigo grande terrificando de afogamento.

- - Pessoas em qualquer dos outros barcos provavelmente estiveram do mesmo modo colocados em perigo grande de afogamento.

- - A conduta de Jesus parece ser tão indiferente sobre a situação grave dos discípulos que eles até comentam a Ele a respeito disso quando são forçados, em desespero, a acordá-lo.

- - Só quando Jesus é pedido, Ele responde imediatamente e termina a situação adversa.

- - No final desta experiência perigo, Jesus utiliza uma lição espiritual dentro de uma repreensão deles por deles lentidão em confiando na fé para negar o medo.

- - Parece que Jesus cumpriu a descrição no Salmo 107:24-30 nestes dois eventos com Dele discípulos.

--- IDEIA GRANDE: Desde desses dois relatos, uma conclusão razoável é que em ocasião e para propósitos ensino, Deus pode e faz intencionalmente colocar Dele discípulos em situações de grande perigo, aterrorizando ou exaustiva.

(4)

--- IMPLICAÇÕES:

- - Sendo um discípulo é não garantia de que Deus sempre protegerá o discípulo desde a exposição à adversidade, perigo, estresse, trabalho prolongado, exaustão e et cetera. - - O razão(ões) que motivam a Deus a expor Dele discípulos à adversidade pode ou não pode tornar-se claro, e pode ou não pode envolver disciplina para pecado pessoal anterior.

- - Deus tenciona para a adversidade para construir o caráter espiritual. (veja Romanos 8:28; Tiago 1:2-4)

- - Deus segura contabilizável cada discípulo para a quantidade de conhecimento espiritual e treino a que cada um deles há sido exposto.

- - Deus não aprova de fracassos dos testes quando conhecimento espiritual adequado e treinamento hão sido anteriormente aprendidos.

- - Deus pode permanecer inativo e se recusa para aliviar ou para acabar a

adversidade para Dele discípulo, mesmo se Deus é a causa disso e a adversidade traz terror, exaustão ou perigo grande de morte.

- - Deus espera aquelas pessoas que estão na adversidade para confiar a deles situação a Ele, e para não reagir com medo, dúvida, pânico, terror e etc. (veja 1 Pedro 2:23)

- - Como demonstrado pela crucificação de Jesus, o próprio Deus não está isento de intencionalmente sendo colocado em perigo grande ou situações de sofrimento. - - Deus tem uma história de colocando Dele discípulos em situações perigo grande, como Jó (veja Jó 1:6-2:10) e Paulo (veja 2 Coríntios 11:23-27) para exemplos.

--- APLICAÇÕES:

- - Como você responde em situações adversidade grande?

- - Você mantém uma fé inabalável e chora fora a Deus por alívio?

- - Ou você entra em pânico, ou desiste, ou torna-se terrificado, ou acusa Deus?

- - Você procura lições espirituais que Deus pode estar tentando ensinar-lhe em meio a situações adversidade grande?

- - Você então aplica essas lições aprendidas à tua vida ou, ao invés disso, você as ignora e continua com a vida?

- - Você segura uma perspectiva teológica defeituosa em que você se recusa a reconhecer a realidade que Deus faz, em ocasião, intencionalmente colocar Dele discípulos em situações de adversidades perigosas ou grandes?

- - Em consideração dessas passagens que acabamos de estudar, você vai continuar a se apegar a essa teologia defeituosa ou você vai corrigir-la - agora?

(5)

---

Obras citadas:

Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000. “Strong's Greek Dictionary”. The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

---

Direitos autorais:

Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®. Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.

Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro. Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®. Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®. Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em. Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

---

Nome do arquivo: ComoJesusInteragiuComDeleDiscipulos04-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf) Traduções usadas: NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em locais vários dentro deste documento Fonte: www.BelieverAssist.com

Referências

Documentos relacionados

Takeuchi e Nonaka (2008), apresentam a importância de se estimular e/ou proporcionar condição para a criação de conhecimento dos indivíduos, de modo que a organização

Quando esta unidade estiver conectada a um amplificador de potência com controle de nível de entrada, a função TA e EQ auto- máticos poderá não ser possível se você di- minuir

Com o propósito de diminuir o risco de lesões durante o período de trabalho ou, também, a insatisfação neste ambiente, existem métodos ergonômicos para avaliação das

Por último, as crianças olharão para os cinco desafios propostos e perceberão que devem falar aos outros sobre Jesus, fazer coisas para ajudar os outros, usar o dinheiro corretamente

Course Description: Portuguese 16A/B is a two quarters, fast-paced intensive track designed for speakers of other Romance languages which quickly covers basic Portuguese grammar

ADN - Acordo europeu relativo ao transporte internacional de mercadorias perigosas por via na- vegável interior; ADR - Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de

Em anos de eleições, entre 1953 e 1994, a taxa média anual de cres- cimento do PIB real foi de cerca de 6,8%, Fora do período eleitoral, essa taxa cai para 4,2%, Isso

• Tributar os recursos naturais; aplicar alíquotas elevadas para desestimular a poluição; incentivar condutas favoráveis ao meio ambiente.... RUMO A TRIBUTAÇÃO DOS RECURSOS