• Nenhum resultado encontrado

CARDIOLOGIA CLÍNICA. 1. Com relação a sangramentos do trato gastrointestinal, assinale a alternativa INCORRETA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARDIOLOGIA CLÍNICA. 1. Com relação a sangramentos do trato gastrointestinal, assinale a alternativa INCORRETA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE ENSINO - COREME

INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL 04/2020/2021

PROVA TEÓRICA CONCURSO DE SELEÇÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA:

CARDIOLOGIA CLÍNICA

1. Com relação a sangramentos do trato gastrointestinal, assinale a alternativa INCORRETA

(A) As causas mais frequentes de hospitalização por sangramento gastrointestinal alto são úlceras, seguidas de varizes esofágicas.

(B) A presença de úlceras de base limpa na endoscopia digestiva alta indica baixa probabilidade de ocorrer novo sangramento. (C) Na presença de úlceras gástricas de alto risco de sangramento, o uso de inibidores da bomba de prótons reduz a incidência

de novo sangramento e de mortalidade.

(D) Em pacientes com doença cardiovascular estabelecida, o ácido acetilsalicílico só deve ser reiniciado após transcorrida ao menos uma semana do sangramento.

(E) Pacientes com sangramento por úlcera não relacionados a AINEs ou a H.pylori devem ser mantidos com inibidores da bomba de prótons indefinidamente.

2. Sobre a sarcoidose, considere as alternativas abaixo:

I- A sarcoidose é mais incidente em países nórdicos e a maior parte dos casos de sarcoidose é esporádico (sem origem familiar).

II- Os sintomas mais comuns são respiratórios, seguido dos cutâneos e oculares. III- A hipocalcemia é uma importante pista diagnóstica para esta patologia.

IV- O tratamento sistêmico é capaz de aliviar os sintomas respiratórios e cutâneos, mas não influencia na cardiomiopatia sarcóide.

Estão corretas: (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e IV. (C) Apenas II e III. (D) Apenas II e IV. (E) Todas estão corretas.

3. Os betabloqueadores são medicações frequentemente utilizadas para tratar diferentes patologias cardíacas. A respeito destas medicações, qual das seguintes tem maior taxa de excreção renal:

(A) Atenolol. (B) Propranolol. (C) Bisoprolol. (D) Metoprolol. (E) Carvedilol.

4. Para realizar punção lombar em um cenário de infecção de SNC, está indicado realizar de exames de neuroimagem antes da punção, nas seguintes situações:

I – Quando houver convulsões ou alterações neurológicas focais ao exame neurológico. II – Quando houver antecedente de lesão em SNC;

III – Quando houver rebaixamento do nível de consciência. Estão corretas:

(A) Apenas a I. (B) Apenas a II.

(2)

(C) Apenas a III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

5. A doença renal crônica pode apresentar curso progressivo de perda de função renal. Entre as alternativas abaixo, qual o principal fator de progressão da doença renal crônica? Assinale a alternativa correta:

(A) Rins de tamanho reduzido. (B) Anemia.

(C) Proteinúria. (D) Acidose metabólica. (E) Hematúria.

6. Considerando o tratamento farmacológico da dislipidemia, qual a combinação abaixo promove o maior potencial para ocorrência de rabdomiólise, mesmo em doses habituais:

(A) Ezetimiba + ácido nicotínico. (B) Pitavasatina + ezetimiba. (C) Sinvastatina + genfibrozila. (D) Rosuvastatina + fenofibrato. (E) Ácido nicotínico + pitavastatina.

7. Paciente de 16 anos vem à consulta ambulatorial com relato de síncope. Encontra-se hipertenso e há redução de amplitude de pulsos nos membros inferiores. Assinale a alternativa correta no que diz respeito às alterações identificadas no exame de imagem e ao diagnóstico deste paciente.

(A) Raio X se tórax: trama vascular reduzida; estenose pulmonar.

(B) Ecocardiograma: volume sistólico do ventrículo esquerdo acima de 60 ml/m2; insuficiência aórtica. (C) Rx de tórax: normal; tetralogia de Fallot.

(D) Rx de tórax: infiltrado pulmonar em cunha com base pleural; embolia pulmonar. (E) Rx de tórax: erosões de arcos costais; coartação de aorta.

8. Sobre a doença de Chagas, é INCORRETO afirmar:

(A) Aproximadamente 60-70% dos portadores de Chagas possuem a forma indeterminada da doença e nunca irão apresentar manifestações clínicas da doença.

(B) A confirmação diagnóstica depende da fase da doença, podendo ser através da detecção do parasita na fase aguda ou através da positividade de dois testes sorológicos com técnicas diferentes, na fase crônica.

(C) As manifestações clínicas mais comuns incluem alterações digestivas e cardiovasculares.

(D) O tratamento com benzonidazol é indicado em todos os pacientes com diagnóstico de miocardiopatia chagásica, visto estar comprovado que reduz mortalidade e progressão da lesão miocárdica.

(E) As manifestações eletrocardiográficas mais comuns são: bloqueio de ramo direito, hemibloqueio anterior esquerdo e extrassístoles ventriculares.

9. Sobre o tratamento da fibrilação atrial no setor de emergência, é correto afirmar:

(A) Em pacientes com fração de ejeção reduzida, deve-se usar bloqueadores de canal de cálcio para controle de frequência cardíaca pelo risco de choque cardiogênico com betabloqueadores endovenosos.

(B) A droga de escolha para a cardioversão química em pacientes com cardiopatia estrutural é a propafenona.

(C) Se o tempo do início dos sintomas não é claro, recomenda-se anticoagulação oral 3 semanas antes e por 4 semanas após a cardioversão química ou elétrica para prevenir complicações tromboembólicas.

(D) Para a cardioversão elétrica, devem ser usados 150 a 200 J em desfibrilador bifásico, tendo sua eficácia de reversão de ritmo estimada em torno de 50%.

(3)

10. Paciente de 39 anos, apresentando dor tipo neuropática em polegar e indicador bilateralmente além de diminuição da força de pinça. Ao exame físico, apresenta manobra de Phalen positiva e os exames laboratoriais revelam TSH 53,4 µUI/ml (VR 0,5 - 4,5

µUI/ml) e T4 Livre 0,2 ng/dl (VR 0,7 – 2,0 ng/dl). Sobre o caso é correto afirmar:

I. A paciente é portadora de hipotireoidismo primário, sendo a principal causa doença autoimune.

II. As queixas da paciente são compatíveis com síndrome do túnel do carpo, tendo provável relação causal com o hipotireoidismo.

III. A realização de cintilografia tireoidiana é fundamental para o diagnóstico e tratamento. (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

11. Sobre a cetoacidose diabética (CAD), assinale a alternativa INCORRETA:

(A) É uma acidose metabólica que ocorre pelo acúmulo de cetonas devido à diminuição intensa dos níveis de insulina. Seus principais fatores desencadeantes são infecções e omissão da insulinoterapia.

(B) Os casos não complicados e leves, podem ser eficazmente tratados com hidratação e uso de análogos de insulina de ação ultrarrápida por via subcutânea.

(C) Pode manifestar-se com importante leucocitose com desvio à esquerda, na ausência de infecção.

(D) Entre os hormônios contrarreguladores da glicemia, o glucagon desempenha o menor papel na patogênese da CAD, uma vez que os seus níveis estão suprimidos nessa condição.

(E) O quadro clínico pode simular abdome agudo.

12. Vinte e quatro horas após ser submetida à tireoidectomia total devido à doença de Graves, paciente evolui com câimbras e parestesias de forte intensidade. Apresenta sinal de Trousseau e Chvostek positivos. Qual a alteração eletrocardiográfica esperada em um caso como este?

(A) Prolongamento do intervalo QT. (B) Encurtamento do intervalo QT.

(C) Achatamento da onda T e presença de onda U. (D) Onda T apiculada e intervalo PR prolongado. (E) Prolongamento do QRS.

13. O uso ilícito de andrógenos por atletas pode levar aos seguintes efeitos adversos, EXCETO: (A) Infertilidade.

(B) Redução do colesterol HDL. (C) Anemia.

(D) Hepatotoxicidade. (E) Lesões de tendões.

14. Em relação a insuficiência adrenal, é correto afirmar:

(A) O diagnóstico de crise adrenal é clínico, devendo o tratamento ser iniciado rapidamente sempre que houver a suspeita da doença.

(B) A hiperglicemia é um achado frequente.

(C) A dosagem de cortisol basal sempre define o diagnóstico.

(D) Hiperpigmentação cutânea, astenia, perda de peso e hipotensão sugerem o quadro de insuficiência adrenal secundária. (E) A dosagem de ACTH é fundamental para definir o melhor modo de tratamento.

15. Quanto ao tratamento farmacológico do diabetes mellitus tipo 2, marque a INCORRETA:

(A) Os inibidores da DPP-4 e análogos de GLP-1 exercem efeitos semelhantes sobre a secreção de insulina e sobre o peso corporal em pacientes diabéticos.

(4)

(B) O uso de glitazonas em mulheres aumenta o risco de fraturas, principalmente em extremidades distais, onde fraturas osteoporóticas não são comuns.

(C) Nateglinida e repaglinida são usadas para controle de glicemia pós-prandial, tendo pouco efeito na glicemia de jejum. (D) A ingestão de bebidas alcoólicas aumenta o risco de hipoglicemias em usuários de sulfoniureias.

(E) A metformina é capaz de reduzir os riscos de doença cardiovascular e os índices de mortalidade. 16. São alterações cardíacas atribuídas ao hipotireoidismo, EXCETO:

(A) Diminuição do débito cardíaco.

(B) Diminuição da contratilidade miocárdica. (C) Disfunção diastólica.

(D) Diminuição da resistência vascular periférica. (E) Hipertensão.

17. Paciente de 70 anos, tabagista (> 30 cig/dia), procura a emergência com história de tremores e calafrios iniciados 3 horas antes. Vinha com tosse produtiva e sibilos na semana anterior. Sabia ser portadora de DPOC, usava broncodilatador de longa duração e corticóide inalatório. Não apresentava outras comorbidades. Estava lúcida, orientada, FR 22 irpm, FC 90 bpm, Temperatura axilar: 38◦C e Saturação de O2: 94%. Com relação a este caso, podemos dizer que:

(A) Por ser portadora de DPOC, a paciente deve obrigatoriamente ser internada no hospital.

(B) A história clínica e os calafrios tremulantes são compatíveis com o diagnóstico de exacerbação aguda da DPOC.

(C) Em se tratando de uma pneumonia adquirida na comunidade num paciente com DPOC, os critérios de gravidade poderiam definir o melhor local de tratamento.

(D) Caso a opção seja por tratamento domiciliar, não há necessidade de reavaliação em 72 horas. (E) Nenhuma das respostas acima.

18. Assinale, dentre as opções abaixo, a alternativa que contém apenas patologias que podem cursar com consolidação na radiografia ou na tomografia de tórax mimetizando pneumonia infecciosa:

(A) Poliangeite granulomatosa e tumor carcinoide. (B) Adenocarcinoma lepídico e bronquiolite respiratória. (C) Pneumonia organizante e adenocarcinoma lepídico. (D) Bronquiolite constritiva e pneumonia de hipersensibilidade. (E) Nenhuma das respostas acima.

19. Em pacientes usuários de ácido acetilsalicílico associado ao clopidogrel, quanto à prevenção de sangramento digestivo: I. Deve ser usada terapia protetiva, especialmente se tiverem outros fatores de risco para sangramento gastrointestinal. II. Altas doses de bloqueadores H2 são tão efetivos quanto os inibidores da bomba de prótons na redução de

sangramentos.

III. O uso dos inibidores da bomba de prótons a longo prazo é sempre contraindicado nos pacientes acima de 65 anos. IV. O uso de omeprazol é contra-indicado nessa situação, devendo-se optar por outros inibidores de bomba de prótons. Em relação às afirmações acima, estão corretas:

(A) Apenas I. (B) Apenas I, II e IV. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) Apenas III e IV.

20. Paciente masculino de 54 anos, 70kg, portador de insuficiência cardíaca com fração de ejeção de 32%, encontra-se em tratamento com enalapril 20 mg e carvedilol 25 mg, ambos duas vezes ao dia. Relata dispneia aos esforços pouco maiores que o habitual. Ao exame físico, apresenta edema de membros inferiores 1+/4+ e estertores crepitantes em bases pulmonares, sem mais particularidades. A pressão arterial é de 130x80 mmHg e a FC de 58 bpm. A creatinina é 1,95 mg/dl e o potássio 4,8 mEq/L. Qual das medicações abaixo deveria ser associada neste momento?

(5)

(A) Ivabradina. (B) Hidralazina. (C) Espironolactona. (D) Digoxina. (E) Losartana.

21. Sobre síncope, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) A prevalência de um primeiro episódio de síncope é particularmente elevada entre os 10 e 20 anos de idade. (B) Pacientes com síncope respondem por 1% das hospitalizações e por 3% das visitas a prontos-socorros.

(C) A maior incidência de morte súbita e de mortalidade geral ocorre entre os pacientes com síncope no cenário de doença cardíaca estrutural ou doença elétrica primária.

(D) Distúrbios metabólicos, epilepsia e uso abusivo de álcool constituem algumas das principais causas de síncope. (E) A taquicardia ventricular é a taquiarritmia mais comumente associada a episódios de síncope.

22. Em relação ao quadro clínico de isquemia mesentérica aguda, é correto afirmar:

(A) A mortalidade é cerca de 20%, sendo o diagnóstico precoce o maior indicador de sobrevida. (B) A presença de sangue nas fezes afasta o diagnóstico.

(C) A dor costuma ser severa, intermitente e desproporcional aos achados de exame físico.

(D) Com frequência, a decisão por intervenção cirúrgica se faz por alto grau de suspeição pela história e exame físico, independente de achados laboratoriais.

(E) O achado radiológico de ar na parede intestinal (pneumatosis intestinalis) é precoce.

23. São causas a serem consideradas em pacientes com episódios recorrentes de pancreatite aguda sem causa aparente, EXCETO: (A) Doença oculta de via biliar com microlitíase.

(B) Uso abusivo de álcool. (C) Hiperuricemia. (D) Hipercalcemia. (E) Câncer pancreático.

24. Em relação à infecção por Giardia lamblia, é verdadeiro afirmar:

(A) Pode cursar de forma assintomática, como também ocasionar diarreia aguda ou crônica e síndrome de má absorção. (B) Pode causar infecção com disseminação hematogênica em imunossuprimidos.

(C) A infecção pode ocorrer através de alimentos ou água contaminada, mas a cloração da água evita a contaminação. (D) Intolerância à lactose e eosinofilia são achados frequentes.

(E) O tratamento com tinidazol em dose única pode ser utilizado, mas é menos efetivo que o tratamento duas vezes ao dia, por cinco dias, com metronidazol.

25. Em relação ao acidente vascular cerebral cardioembólico, é INCORRETO afirmar:

(A) Trombólise com alteplase pode ser realizada em até 4h30min após início dos sintomas, se a tomografia não mostrar edema em área superior a um terço do território da artéria cerebral média.

(B) O acometimento da artéria cerebral anterior é infrequente.

(C) Infarto agudo do miocárdio pode ser a causa, especialmente se houver acometimento da parede ântero-apical. (D) Prolapso de válvula mitral é causa frequente.

(E) Embora presente em 15% da população, forâmen oval patente não é causa frequente. 26. Em relação à leucemia mielocítica crônica (LMC), é INCORRETO afirmar:

(6)

(B) Não tratada, a doença cursa com uma fase indolente (crônica), seguida por uma fase acelerada e uma fase terminal blástica. (C) O uso de inibidores específicos da tirosina quinase BCR-ABL1 podem aumentar a sobrevida em 10 anos de 30% para 85%. (D) Esplenomegalia é o achado do exame físico mais frequente.

(E) A documentação do cromossoma Filadélfia ocorre em apenas 30% dos casos.

27. Homem de 56 anos, hipertenso, dislipidêmico, etilista social e sem hepatopatias conhecidas. Queixa-se de distensão abdominal progressiva e leve desconforto abdominal. Encontra-se afebril e normotenso. No momento do atendimento apresenta-se com ascite, hepatomegalia, desconforto leve à palpação de hipocôndrio direito e alterações discretas de enzimas hepáticas. Realizado paracentese diagnóstica com dosagem de albumina de 2,0 g/dl no líquido ascítico, contagem de neutrófilos de 150 /mm3 e cultura negativa. Dosagem concomitante de albumina sérica de 3,5 g/dl. Considerando o caso descrito, assinale a alternativa que apresenta a causa mais provável do quadro deste paciente?

(A) Peritonite bacteriana espontânea. (B) Carcinomatose peritoneal. (C) Síndrome de Budd-Chiari. (D) Peritonite tuberculosa. (E) Ascite pancreática.

28. Mulher de 50 anos com relato, há cerca de 1 mês, de diarreia aguda resolvida e de dificuldade de marcha há 15 dias, progredindo, em uma semana, para incapacidade de deambular. O exame neurológico mostra fraqueza em membros inferiores (grau zero) e membros superiores (grau 2 distal e 3 proximal). A PA estava em 70/40 mmHg, a FC 130 bpm e a FR em 32 irpm. Considerando-se o diagnóstico mais provável desta paciente, é INCORRETO afirmar que:

(A) Manifesta-se como paralisia motora arrefléxica de evolução rápida, com ou sem alterações sensoriais. O padrão habitual é de paralisia ascendente.

(B) A variante mais comum desta doença é a polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda.

(C) Cerca de 70% dos casos ocorrem 1 a 3 semanas após processo infeccioso agudo, em geral respiratório ou gastrintestinal, sendo os agentes infecciosos mais comuns o Campylobacter jejuni, o herpesvírus humano, o citomegalovírus e o Epstein-Barr. (D) Pode-se instituir como primeira escolha de tratamento a imunoglobulina intravenosa (IgIV) em altas doses ou plasmaférese,

uma vez que ambas são igualmente efetivas.

(E) Os glicocorticoides são uma boa opção de terapia, com resultados comparáveis aos da plasmaférese e da imunoglobulina.

29. Sobre o protocolo de morte cerebral é INCORRETO afirmar que:

(A) Considera-se morte cerebral a parada total e irreversível das funções encefálicas de causa conhecida e constatada de modo indiscutível, caracterizada por coma aperceptivo, ausência de resposta motora supra-espinhal e apneia.

(B) O diagnóstico independe da possibilidade de doação. (C) Não é necessário notificação da suspeita de morte encefálica. (D) O tempo para repetição do exame em adultos é de 6 horas.

(E) Os exames complementares válidos para o diagnóstico são aqueles que tem como objetivo mostrar ausência de circulação sanguínea intracraniana, ausência de atividade elétrica cerebral ou ausência de atividade metabólica cerebral.

30. A prevalência de espondilite anquilosante entre pessoas positivas para HLA B27, na população geral, é: (A) Menos de 10%.

(B) 20 a 30%. (C) 50 a 60%. (D) 70 a 80%%. (E) Acima de 90%.

(7)

31. Delirium ou estado confusional agudo ocorre frequentemente em idosos hospitalizados e é uma causa importante de mortalidade e de aumento do tempo de permanência hospitalar. Sobre Delirium é correto afirmar:

(A) Após a recuperação de um quadro de Delirium, os pacientes recuperam totalmente as funções cognitivas que estavam afetadas no episódio agudo.

(B) A ferramenta de rastreio Mini Exame do Estado Mental auxilia a identificar os componentes diagnósticos do Delirium: início agudo, flutuação do nível de consciência, desatenção e pensamento desorganizado.

(C) A principal causa de Delirium são lesões isquêmicas cerebrais agudas.

(D) O diagnóstico de Delirium se faz à beira leito, com a observação atenta do paciente e a anamnese e exame físico detalhados. (E) Ao identificar um paciente com Delirium, o primeiro passo do tratamento é sedá-lo com neurolépticos para diminuir a auto e

a heteroagressividade.

32. O ACR (American College of Rheumatology) e a EULER (European League Against Rheumatism) lançaram em 2010 um novo critério conjunto de classificação para Artrite Reumatoide, para a fase inicial da doença, a ser utilizado em pacientes com presença de sinovite em ao menos uma articulação. Qual dos seguintes pontua para a classificação como artrite reumatoide, neste novo critério?

(A) Monoartrite.

(B) Rigidez matinal de mais de 30 minutos.

(C) Duração dos sintomas articulares por mais de 6 semanas. (D) HLA B27 negativo.

(E) Nódulos reumatoides.

33. A Síndrome de Felty consiste na associação de artrite reumatoide com: (A) Leucocitose e esplenomegalia.

(B) Aplasia medular e hepatomegalia. (C) Esplenomegalia e nódulos subcutâneos. (D) Hepatoesplenomegalia e linfopenia. (E) Esplenomegalia e neutropenia.

34. Em relação às doenças cardiovasculares (DCV) em pacientes com artrite reumatoide (AR), assinale a afirmação INCORRETA: (A) DCV são a principal causa de morte em pacientes com AR.

(B) A incidência de doença arterial coronariana é maior em pacientes com AR em comparação com a população geral.

(C) A incidência de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada é maior em pacientes com AR do que na população geral.

(D) A incidência de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida é semelhante em pacientes com AR comparativamente com a população em geral.

(E) A presença de marcadores inflamatórios elevados parece conferir um risco cardiovascular aumentado em paciente com AR. 35. Em relação à endocardite de válvula nativa:

I. Febre e sopro cardíaco são manifestações características, porém incomuns da doença, estando presentes individualmente em menos de 50% dos casos.

II. A sensibilidade dos critérios de Duke modificados é superior a 80% para casos de endocardite confirmados. III. A especificidade do ecocardiograma transtorácico é baixa, inferior a 70%.

Assinale a correta. (A) Apenas a I é verdadeira. (B) Apenas a II é verdadeira. (C) II e III são verdadeiras.

(D) Todas afirmativas são verdadeiras. (E) Todas afirmativas são falsas.

(8)

36. Qual dos métodos abaixo, considerando sensibilidade e especificidade, pode ser considerado o padrão ouro para diagnóstico de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada?

(A) Medida dos níveis séricos do BNP (brain natriuretic peptide). (B) Cintilografia miocárdica.

(C) História clínica e exame físico.

(D) Avaliação hemodinâmica das pressões de enchimento durante o esforço. (E) Ecodopplercardiograma com strain.

37. Em relação a enxaqueca, qual das alternativas abaixo é INCORRETA? (A) É mais comum em mulheres.

(B) Alterações dietéticas têm evidência comprovada de benefício no tratamento. (C) Caracteriza-se por uma dor unilateral, pulsátil e agravada pela atividade física. (D) Frequentemente é acompanhada por náusea, vômitos, fotofobia e fonofobia. (E) A aplicação subcutânea de sumatriptano é forma mais efetiva para obter alívio da dor. 38. Em relação ao Covid-19, qual das alternativas abaixo é INCORRETA?

(A) A principal forma de transmissão é através da inalação de aerossóis (virions suspensos no ar).

(B) O SARS-CoV-2 penetra nas células humanas através do receptor da enzima conversora de angiotensina 2. (C) O RNA viral pode ser encontrado nas fezes e no sangue.

(D) O SARS-CoV-2 pode permanecer na superfície plástica e no aço inoxidável por dias. (E) Infectados pré-sintomáticos podem transmitir a doença.

39. Assinale a alternativa correta a respeito da fibrose pulmonar idiopática. (A) É mais comum em mulheres.

(B) Costuma ter as primeiras manifestações clínicas na quarta década de vida. (C) Baqueteamento (hipocratismo) digital é um achado raro ao exame físico. (D) Oxigênio suplementar está indicado em todos os casos com PaO2 <60 mmHg. (E) O tempo médio entre o diagnóstico e o óbito é de 3 anos.

40. Em relação ao suicídio, quais alternativas são verdadeiras? I. O risco é maior em mulheres jovens.

II. História familiar de comportamento suicida é um fator de risco mais forte que privação socioeconômica. III. Praticamente não há variação regional: diferentes continentes e culturas apresentam taxas semelhantes. (A) Apenas a I.

(B) Apenas a II. (C) I e II.

(D) Todas afirmativas são verdadeiras. (E) Todas afirmativas são falsas. 41. Qual das seguintes afirmações é correta:

(A) O uso de Ezetimiba associado às estatinas não mostrou benefício clínico adicional na redução do LDL-C. (B) O uso de estatinas pode piorar a função hepática em pacientes com esteatose hepática.

(C) O uso de fenofibrato adicional a estatinas demonstrou redução da mortalidade em pacientes diabéticos com triglicerídeos elevados e HDL-C baixo.

(D) O uso de estatinas, na prevenção primária, em pacientes de alto risco reduz não só a mortalidade cardiovascular, mas também a mortalidade total.

(9)

42. -Qual dos seguintes dados indica gravidade na estenose aórtica valvar:

(A) Velocidade do jato > 3,0 m/seg. (B) Área valvar < 1,5 cm2/m2. (C) Gradiente médio < 25 mmHg. (D) Presença de sintomas. (E) Nenhuma das anteriores.

43. Qual a afirmação é INCORRETA sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS):

(A) A HAS é um fator de risco para doença arterial periférica, doença renal crônica e fibrilação atrial.

(B) Os benefícios do tratamento da HAS devem-se mais à redução da pressão arterial por si do que ao tipo de medicação utilizada.

(C) As mensurações da pressão arterial fora do ambiente de consultório geralmente são inferiores às do consultório. (D) Não deve ser recomendada uma dieta rica em potássio para hipertensos.

(E) A associação de diuréticos tiazídicos e betabloqueadores pode aumentar a incidência de diabete mellitus, e, portanto, deve ser evitada.

44. Um paciente de 46 anos procura a emergência com queixa de febre há 2 dias e dispneia.

Realizou os seguintes exames: Sódio 134 mEq/l; Potássio 4,2 mEq/l; creatinina 1,29 mg/dl; Leucócitos 5290 /mm3; Eosinófilos 0,4% (21/mm3) Basófilos 0,2% (11 mm3), Neutrófilos 73% (3888 mm3), Linfócitos 5% (264mm3), Monócitos 14% (741/mm3).

Teste sorológico rápido para COVID-19: negativo Tomografia computadorizada de tórax:

Sobre o caso acima é possível afirmar:

(A) Trata-se de uma pneumonia bacteriana comum. Como o paciente é jovem, pode receber amoxicilina e ser liberado para casa. (B) O diagnóstico de infecção pelo SARS-CoV-2 não pode ser descartado.

(C) A probabilidade de ser COVID-19 é baixa, pois a sorologia teve resultado negativo e o paciente não possui linfopenia. (D) Os achados da tomografia são irrelevantes para o diagnóstico de COVID-19, frente a um teste negativo.

(E) O paciente deve repetir o teste para COVID-19 em 4 dias e, por ser jovem e não ter leucocitose no hemograma, poderá receber tratamento apenas após a confirmação do teste.

45. Qual das afirmativas abaixo está INCORRETA?

(A) Plaquetas < 50.000/µl tornam a indicação para anticoagulação plena desaconselhável.

(B) A maioria dos sangramentos em pacientes com doença hepática é de origem gastrointestinal e pode ser atribuída a varizes, gastropatia hipertensiva portal, úlcera péptica e malformações arteriovenosas.

(C) O sangramento gastrointestinal é mais frequente em pacientes com insuficiência hepática grave (Child-Pugh C).

(D) A esteatose hepática está associada a um risco aumentado de cirrose e hepatocarcinoma, além de aumento de eventos cardiovasculares.

(10)

46. O diagnóstico diferencial de elevação do segmento ST ao eletrocardiograma deve considerar: (A) Síndrome de Takotsubo.

(B) Síndrome de Brugada. (C) Repolarização precoce. (D) Hipercalemia. (E) Todas as acima.

47. Sobre a nefropatia diabética, uma temida complicação crônica do diabetes mellitus, marque a INCORRETA:

(A) O bom controle da glicemia tem influência sobre a progressão natural da doença renal, mesmo nos estágios mais avançados da doença.

(B) Em paciente que apresenta uremia sem proteinúria, deve-se suspeitar de outra etiologia que não o diabetes para a lesão renal.

(C) Infecção urinária de repetição e uso de drogas nefrotóxicas são fatores de risco para progressão da doença renal.

(D) O uso de inibidores da enzima de conversão da angiotensina está indicado em pacientes nos estágios 3 e 4, mesmo se normotensos.

(E) O tratamento com inibidores da SGLT2 pode ajudar a preservar a função glomerular em pacientes com doença renal crônica. Para as próximas 3 questões, considere o seguinte caso clínico:

Homem de 71 anos, com histórico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) em tratamento com atenolol 25 mg, apresenta-se na emergência com afasia e hemiparesia direita. Seus sinais vitais na chegada são: pressão arterial 160/95 mmHg, frequência cardíaca 110 bpm, temperatura axilar 36.8oC. Os sintomas neurológicos iniciaram há 3 horas.

48. Com relação ao nível pressórico apresentado, qual afirmativa é verdadeira? (A) O atenolol é uma medicação de primeira linha para tratamento da HAS.

(B) O fato de o paciente estar com pressão arterial de 160/95 mmHg, dentro do cenário clínico descrito, indica que seus níveis pressóricos estão fora do alvo.

(C) Dentro do contexto apresentado, é mandatório reduzir imediatamente a pressão arterial, preferencialmente através do uso de vasodilatadores parenterais.

(D) O uso do atenolol é atrativo para pacientes com transtornos de ansiedade associados, uma vez que ele cruza a barreira hematoencefálica.

(E) A HAS é o principal fator de risco para o quadro clínico apresentado. 49. Em relação ao manejo deste paciente, quais medidas são recomendadas?

(A) Cálculo do National Institutes of Health Stroke Scale (NIHSS), realização de exame de imagem para descartar hemorragia intracraniana e, possivelmente, utilização de trombolítico.

(B) Se a terapia com trombolíticos for aventada, a pressão deve ser reduzida para níveis inferiores a 140/90 mmHg antes da infusão de alteplase.

(C) O tempo de apresentação torna a chance de obter benefício com alteplase mínima e o paciente deve obrigatoriamente ser submetido à ressonância nuclear magnética para melhor avaliação.

(D) Considerando o quadro clínico, é provável que o escore NIHSS apresente valores entre 0 e 5. (E) Caso não seja candidato à trombólise, o paciente deve ser imediatamente anticoagulado.

50. Em relação a investigação etiológica do AVC e posterior manejo do caso, assinale a afirmativa INCORRETA: (A) Está indicada a realização de um ecocardiograma.

(B) Pacientes com AVC isquêmico prévio e fibrilação atrial apresentam alto risco de recorrência e devem ser anticoagulados. (C) O benefício da endarterectomia independe do tempo decorrido do AVC.

(D) Avaliações para vasculite raramente são úteis neste contexto.

Referências

Documentos relacionados

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

meio de apresentação de algumas das questões que as entidades portuárias se deparam na gestão de uma cadeia marítima, uma vez que através do mesmo foi

Observou-se que os servidores da UFPA apresentam dificuldades para entender qual o real objetivo da avaliação de desempenho (AD). A partir da análise da temática negociação

A resposta a essa pergunta é complexa, principalmente por que depende de qual representação estamos considerando. Se partirmos do princípio de que o Congresso

A Seção 4.1.2 mostrou que a proposta de melhoria Fading introduz três parâmetros de entrada novos ao algoritmo EDIST2, que são: a quantidade de distâncias entre erros

A acção do assistente social não se fundamenta em intuições ou suposições sobre a leitura e diagnóstico do problema em análise /estudo, suporta-se no método que orienta