• Nenhum resultado encontrado

A evolução da televisão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A evolução da televisão"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

A evolução da

televisão

(2)

As várias narrativas na TV

Qual TV?

A TV comercial aberta tem a programação definida principalmente pelos níveis de

audiência e pela concorrência. Nesta televisão, o público é o consumidor de

produtos do intervalo comercial, de conteúdo produzido num ritmo frenético. A TV pública (educativa, de caráter público) interage com um cidadão e não apenas com o consumidor. O objetivo é a construção de um espaço público de

diálogo entre diversos atores sociais e de diferentes comunidades culturais, num

ambiente de produção audiovisual com a articulação de culturas regionais e

locais, para a criação de um televisão plural e fundamentada na diversidade, com

espaço para diversos grupos e para os produtores independentes (Jesus Martín

(3)

A história da TV

A criação da televisão foi possível a partir das descobertas da modificação do selênio (elemento químico) com o uso de corrente elétrica (luz), a existência de ondas eletromagnéticas (hertz).

1920: o americano Charles Jenkins fabrica um disco perfurado para captação e transmissão de imagens. John Baird também conseguiu o mesmo feito na Europa. (PATERNOSTRO, 1987).

1923: Valdimir Zworykin criou e registrou a patente do tubo iconoscópico (tubo a vácuo que converte a imagem em sinais elétricos) - o olho da TV.

Em 1927, Zworykin transmite imagens numa distância de 45 km. Na Inglaterra, Baird teve avanços e em janeiro de 1926 fez a primeira demonstração para 50 cientistas. Ele conseguiu um contrato com a BBC.

(4)
(5)

Doodle homenageia em 2016 os 90 anos desde a primeira demonstração de TV

(6)

As primeira transmissões de TV

começam nos anos 30: em 1936 a

BBC faz a transmissão da

coroação do rei Jorge VI.

Em 1939, a NBC transmite a

inauguração da Feira Mundial de

NY. Mas ainda havia um

problema: a imagem reproduzida

era deficiente. A válvula (tubo de

raios catódicos - elétrons

projetados em tela fluorescente)

resolveu isso.

(7)

Desde o início dos anos 20 a proliferação mundial de emissoras de rádio foi vital para o desenvolvimento do modo de vida

contemporâneo.

A partir dos anos 50 a grande expansão da TV em muitos países, consolidou o principal meio de comunicação de massa.

(8)

A TV no Brasil

A mídia televisiva no Brasil tem vocação comercial e de entretenimento e nasceu num momento de crescimento dos centros urbanos.

A estreia aconteceu em julho de 1950 na TV de Assis Chateubriand (Diário da

Noite, Diário de São Paulo, revista O Cruzeiro, Rádio Tupi), com a apresentação do Frei José Mojica (suporte de técnicos da RCA) no canal que viria a ser a TV Tupi. O primeiro programa de TV foi transmitido em 1950: um show com direção de Cassiano Gabus Mendes para 200 televisores na cidade de São Paulo: “TV na Taba”, com 2 horas de duração e convidados famosos (PATERNOSTRO, 1987). O primeiro telejornal foi “Imagens do Dia” na Tv Tupi SP, no ano do nascimento da TV mas o primeiro sucesso foi “Repórter Esso” (1953) que ficou no ar 20 anos.

O Jornal de Vanguarda (Excelsior Rio, em 1962-1965) inovou com vários locutores (entre eles Cid Moreira) abandonando o estilo radiofônico.

(9)

➔ A programação da TV foi influenciada pelo rádio com debates, tele-teatros, humorísticos, música erudita na grade de programação e versões de

programas já consagrados: “Balança mas não cai”, “O Repórter Esso”,

“Chacrinha”. Foram criados programas de gêneros variados: Noite de Gala

(Flávio Cavalcanti - TV Rio), “Almoço com as Estrelas” (Rio e São Paulo), “O

Céu é o Limite” (Rio e SP): precursor de programas de perguntas e respostas e

criador do bordão do J.Silvestre “absolutamente certo!”, “Sítio do Picapau Amarelo”, gincana “Paulistas e Cariocas”.

A democratização do acesso aos aparelhos de televisão possibilitou a

ampliação da TV e da audiência, com a criação de novas necessidades de

consumo, impulsionadas pela publicidade e a briga pela audiência. Surgiam os programas com patrocínio: Grande Gincana Kibon, Teatro Walita...

(10)

A tv em cores

A TV em cores foi viabilizada nos EUA em 1950. Padrões mais utilizados: ● Americano NTSC (National System Committee)

● Francês SECAM (Séquentiel en Couleurs et à Mémoire)

● Alemão PAL (Phase Alternative Line). No Brasil foi utilizado o PAL-M (compatibilizado com o padrão preto e branco norte-americano).

Nos anos 60, os EUA tentavam alinhar toda a AL de acordo com seus interesses comerciais. Todo o continente americano aderiu à tecnologia NTSC com exceção

do que viria a ser o Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai utilizaram o PAL-N) e o

Brasil (PAL-M). (ALBORNOZ, LEIVA, 2012). A 1ª transmissão em cores no Brasil foi na TV Difusora de Porto Alegre, na Festa da Uva, em 1972.

➔ Era das telecomunicações globais: A primeira transmissão via satélite entre os EUA e Europa foi em 1962. O lançamento do primeiro satélite comercial

(INTELSAT I) foi em 1965. A Rússia criou o próprio sistema (INTERSPUTNIK) e no Ocidente foi formado consórcio com mais de 100 países (INTELSAT).

(11)

A revolução do VT

A utilização do videotape (VT) possibilitou a melhoria na eficiência da produção, economia de custo e tempo, melhor qualidade nos programas e mais investimento em novelas, com a produção de telenovelas diárias na TV Excelsior e TV Tupi

(PATERNOSTRO, 1987).

Na década de 60 surge a TV Globo, associada ao grupo americano Time Life, que implanta o esquema de rede (afiliadas espalhadas pelo país).

Surge a Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações) que interliga o Brasil através de linhas básicas de micro-ondas e adere ao consórcio Intelsat.

O primeiro programa em rede foi o Jornal Nacional, em 1º de setembro de 1969, transmitido ao vivo via Embratel para a rede, consolidando a liderança em um ambiente de repressão instaurado após o golpe militar em 1964 (censura prévia a todos os programas nos anos 70).

(12)

Incêndios, dívidas e os novos canais

Nos anos 70, Record e Bandeirantes tiveram o acervo queimado em incêndios. A TV Excelsior teve a concessão cassada pelo regime militar.

Em 1980 a concessão da TV Tupi foi cassada por problemas financeiros e as emissoras foram divididas entre Sílvio Santos e Adolfo Bloch. Em 1981 a TVS passou a integrar o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) com altos índices de audiência e programação popular.

A Rede Manchete foi inaugurada em 1983 com documentários e programas criados por produtoras independentes, marcando a terceira fase da TV brasileira.

No final dos anos 80 houve o desmonte da estrutura estatal de telecomunicações e o início do sucateamento das TVs educativas e públicas.

Em 2007 a EBC (Empresa Brasileira de Comunicações) tentou resgatar o espírito da TV pública mas tem transmissão restrita a grandes centros.

(13)

A era da TV digital: O legado da criação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre rompeu com a hegemonia americana e europeia de produção da tecnologia do setor televisivo,

consolidando uma liderança regional do Brasil na AL e em parte dos países da América Central.

O fim do sinal analógico consolida o desafio de uma TV com melhor qualidade de imagem num país de grandes dimensões geográficas e que respondeu rapidamente à mudança com a popularização da venda de telas de alta definição através de crediários de longo

prazo.

Mas a interatividade do sistema Ginga é incipiente.

As TVs comerciais interagem com o público na segunda tela (em mídias sociais e sites) em programas de entretenimento.

(14)

Conteúdo produzido pelo público

Os telejornais têm exibido conteúdo produzido pelo conteúdo como um efeito da convergência das mídias (TVTem e edição regional da Record).

➔ Vídeos produzidos pela audiência e utilizados como fonte da informação aproximam o telejornal do público com um ênfase em assuntos de interesse da população (chuva, acidentes de trânsito, denúncias).

Perfumaria: o apresentador do Jornal Nacional William Bonner começou no ano passado a postar selfies, a fazer vídeos direto da redação e a publicar fotos de bastidores. O JR começou também a publicar no FB vídeos da apresentadora Adriana Araújo com notícias de forma bastante descontraída. Os apresentadores gravaram vídeo com resposta ao internauta em vídeo sobre como é a vida deles fora das telas (5.727 views).

(15)

Selfie do Bonner durante a maquiagem em fevereiro: 31 mil curtidas

(16)

Entretenimento e jornalistas

O jornalismo se dilui em entetenimento e os jornalistas que antes apresentavam as principais notícias do dia agora vão apenas entreter o público na fusão do gênero jornalístico com gêneros cultural.

(17)

Novas narrativas jornalísticas na

internet e na tv

O estúdio Fluxo (Bruno Torturra, Mídia Ninja) lançou em fevereiro o programa Cortex, passeios em conversas sem cortes (2 horas de gravação). Na estreia o

professor Paulo Saldiva (Faculdade de Medicina da USP) falou de zica, medidas de urgência e da cidade como ecossistema e a necessidade de recompor a gestão pública da saúde.

★ Felipe Sian no JN grava reportagem em 360 em Bento Rodrigues.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Neste estudo utilizaram-se como variáveis independentes apenas o facto da classificação da EF contar ou não para a média, sendo pertinente conduzirem-se mais

O objetivo do presente estudo foi realizar uma avaliação do correto preenchimento do campo 34 identificando se está ocorrendo subnotificação dos casos de anomalia congênita visando a

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

As métricas por trás do Tomatometer, os seus diversos critérios de cálculo, o selo Certified Fresh, o conceito de Top Critic, como também a possibilidade que usuários cadastrados

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de