• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1ª PP de Português / 6º ano / Paula Querino / Pág. 1

2016

1ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS

Aluno(a): Nº

Ano: 6º Turma: Data: 14/03/2016 Nota:

Professor(a): Paula Querino Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais:

1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

- Textos, interpretação, redação - Elementos da Comunicação -Tipos de Frases

-Livro: As mil e uma noites

Leia os textos com calma e atenção e responda às questões de forma clara e objetiva. Bom trabalho!

Escolas dos EUA usam cachorros para combater bullying

Um colégio em Kansas City, nos EUA, resolveu inovar para diminuir os casos de bullying. Alguns educadores estão utilizando cachorros para ensinar às crianças que não é legal maltratar o coleguinha. Segundo os professores, as crianças se identificam com os cães. Assim, elas acabam percebendo que a dor de um colega pode ser comparada com a dor de um bicho de estimação. E ninguém quer maltratar um cachorro, né?

Nas aulas, os cães ajudam a passar lições de amor, respeito e compaixão aos alunos, que aprendem a ficar mais responsáveis.

Além disso, os animais fazem as crianças permanecerem mais atentas.

O programa, chamado de “No More Bullies”, é feito por educadores voluntários e acontece durante uma semana, uma hora por dia. Com o fim do ciclo, os cães descansam um pouquinho e já se preparam para ajudar crianças de outra escola.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1001067-escolas-dos-eua-usamcachorros- paracombater-bullying.shtml>. Acesso em: 22 jan. 2015.

COLÉGIO XIX DE MARÇO

(2)

1ª PP de Português / 6º ano / Paula Querino / Pág. 2 1ª Questão:

1) a) Explique, com suas palavras, o que é bullying. (0,5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Cite dois exemplos de casos de bullying. (0,5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2) Escreva duas vantagens, indicadas no texto, ao usar cães para combater o bullying nas escolas. (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3) Em que consiste o programa “No more Bullies”? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 4) A expressão facial do cão, na imagem utilizada, revela sentimento positivo (alegria, carinho, compaixão, amor) ou sentimento negativo (raiva, ódio, ferocidade)? Justifique sua resposta. (1,0) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2ª Questão:

(3)

1ª PP de Português / 6º ano / Paula Querino / Pág. 3 A expressão facial de Calvin, no segundo quadrinho, revela:

a) impaciência. b) nojo. c) frio. d) tristeza. e) raiva. 3ª Questão:

1)Ainda com relação à tirinha acima, responda:

a) Para indicar esta expressão, como ficaram a boca e os olhos de Calvin? (0,5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Por que ele ficou com essa expressão facial? (0,5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2) O desenvolvimento da tirinha gira em torno da resolução de um conflito (problema) vivido pela personagem. Como o garoto conseguiu solucionar o conflito? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3) Observe a camiseta abaixo e responda:

a) Quais recursos de linguagem foram usados para criar a mensagem da camiseta acima? (1,0) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Sabendo que Friends significa, em português, Amigos e Best Friends significa Melhores Amigos, como podemos interpretar a mensagem da camiseta? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(4)

1ª PP de Português / 6º ano / Paula Querino / Pág. 4 4ª Questão:

Numere a segunda coluna de acordo com as situações de comunicação apresentadas na primeira coluna:

1ª coluna

( 1 ) Quem coloca placas de sinalização, para que coloca? ( 2 ) Quem lê um livro didático, para que lê um livro didático?

( 3 ) Quem escreve um artigo de jornal ou revista, para que escreve? ( 4 ) Quem cria um cartaz de propaganda, para que cria?

( 5 ) Quem escreve um livro de contos, crônicas, poesias, para que escreve livros? 2ª coluna

( ) Para aprender matérias escolares, obter informações, desenvolver competências. ( ) Para informar as pessoas sobre um assunto ou acontecimento, formar opinião etc. ( ) Para proporcionar prazer aos outros pela leitura, relatar experiências, sentimentos. ( ) Para convencer as pessoas a comprarem um produto ou serviço.

( ) Para informar a localização de uma rua, sanitários, escadas, aeroportos, por exemplo. A sequência numérica correta é:

a) 1, 2, 3, 4, 5 b) 2, 5, 3, 4, 1 c) 2, 3, 4, 5, 1 d) 2, 3, 5, 4, 1 e) 3, 2, 4, 1, 5 5ª Questão:

Observe os emojis e emoticons (imagens).

Imagine que você vai enviar uma mensagem a alguém próximo dizendo que está muito feliz ou muito triste por algum motivo. Escreva uma mensagem curta e use no final, no mínimo, quatro das imagens anteriores para ilustrar a sua mensagem.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(5)

1ª PP de Português / 6º ano / Paula Querino / Pág. 5 ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Texto para questões 6 e 7: A história das letras

Luiz Carlos Cagliari.

Já imaginou um carteiro carregado de tabletes de barro, madeira e pedra, distribuindo essas encomendas pelas cidades? Há cerca de 5 mil anos talvez essa cena não seria tão estranha. Em vez de papel, as pessoas escreviam em pedaços de barro e outros materiais. A escrita também era bem diferente da atual, feita com desenhos.

A escrita foi inventada na Suméria, um país que existia onde hoje estão o Irã e o Iraque. Naquela época, cerca de 5 mil anos atrás, a escrita começou a ser feita em pequenas almofadas de barro. Mais tarde, usou-se também madeira, metal e pedra para escrever.

No começo, a escrita era feita com o desenho das coisas. Por exemplo: se a palavra era “casa”, fazia-se o desenho de uma casa. Mas logo vieram as dificuldades. Como escrever o nome de uma pessoa? Não bastava fazer o desenho de um homem ou de uma mulher! Então começaram-se a combinar os símbolos. Desse modo, para escrever algo sobre alguém chamado Coelho, bastava desenhar um homem e um coelho. Mas isso também nem sempre funcionava bem. Como a gente poderia representar alguém chamado Henrique? Para resolver esse tipo de problema, passou-se a escrever os sons das palavras e não mais as ideias. Para escrever “irmão”, desenhavam-se as pernas andando (ir) e uma mão. Um soldado era representado por um sol junto com um dado.

Ainda assim as dificuldades apareciam. Surgiu, então, uma maneira de escrever na qual eram observados os sons da fala. Deu-se o nome de vogais aos sons que ficam destacados e de consoantes aos sons que se sobressaem. Juntando os dois tipos de sons, temos umas unidades chamadas sílabas. Esse tipo de escrita que representa cada letra, é chamado alfabeto, que se mostrou tão interessante, útil e prático que hoje em dia todas as línguas do mundo podem ser escritas com esse sistema.

Texto adaptado. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-das-letras>. Acesso em 02 mar. 2015.

6ª Questão:

A finalidade principal desse tipo de texto é:

a) contar como era o trabalho dos carteiros há cerca de 5 mil anos. b) convencer sobre a importância da escrita.

c) informar como surgiu a escrita. d) sugerir novas formas de escrita. e) ensinar como se escreve na Suméria.

(6)

1ª PP de Português / 6º ano / Paula Querino / Pág. 6 7ª Questão:

1) A imagem utilizada, no início do texto “A História das Letras”, refere-se a que trecho do texto? Copie do texto este trecho. (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2) Com relação à invenção da escrita, indique:

a) Onde foi inventada? (0,5)

________________________________________________________________________________ b) Quando? (0,5)

________________________________________________________________________________ 3) Como pôde perceber no texto, no início, a escrita era feita com os desenhos das coisas. Que dificuldades surgiram com esse modo de escrita? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 4) De acordo com o texto, quando ainda não havia a escrita, para escrever “irmão”, desenhavam- se as pernas andando (ir) e uma mão. Um soldado era representado por um sol junto com um dado. Use o mesmo procedimento e represente como seria comunicada a palavra a seguir se não houvesse escrita: (1,0)

(7)

1ª PP de Português / 6º ano / Paula Querino / Pág. 7 8ª Questão:

De acordo com as expressões corporais da personagem Mônica e posição do rosto, qual das imagens a seguir completaria cada um dos rostos acima? (0,5)

Mônica 1 - rosto: __________ Mônica 2 - rosto: __________ Mônica 3 - rosto: __________ Mônica 4 - rosto: __________ A sequência correta é: a) A, B, D, C b) A, D, B, C c) D, A, C, B d) D, A, B, C e) C, D, B, A 9ª Questão:

(8)

1ª PP de Português / 6º ano / Paula Querino / Pág. 8 1) Se, no cartaz, não houvesse a informação “2º festival nacional de teatro infantil...”, teríamos como saber que o festival é destinado às crianças? Como chegamos a esta conclusão? (2,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2) Crie uma frase exclamativa para o festival. Use corretamente o sinal de pontuação para este tipo de frase. (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3) Agora crie uma frase imperativa convocando todas as crianças a comparecerem ao festival. Cuidado com a pontuação.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 10ª Questão:

A frase “desça já aqui!” indica: a) uma surpresa. b) um desejo. c) um convite. d) uma ordem. e) um conselho. 11ª Questão: 2,0 pontos

Atendo-se às imagens que seguem, relacione aos vários tipos de códigos nelas utilizados.

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (1) Cores (2) Palavras e símbolos (3) Gesto (4) Símbolo

A sequência correta é: a) 3,2,4,4,1 b) 3,4,4,2,1 c) 3,4,1,4,2 d) 3,4,2,4,1 e) 3,4,4,1,2 12ª Questão:

As mil e uma noites

Houve uma vez um reino muito feliz, até que seu jovem sultão resolveu casar-se. Pediu ao pai que escolhesse a noiva, como era de costume naqueles tempos, e alguns meses depois o casamento foi celebrado com muitas festas e banquetes. O sultão era um belo jovem, mas a princesa já estava apaixonada por outro quando se casou. Logo após o matrimônio, ela fugiu para encontrar-se com o antigo namorado. O jovem sultão a seguiu e descobriu que fora traído. Louco de ciúmes, ele a matou,

(9)

1ª PP de Português / 6º ano / Paula Querino / Pág. 9 mergulhando então numa fase de profunda infelicidade. Passou a desconfiar de todas as mulheres e a vingar-se da traição nas várias jovens com quem se casou depois: ao nascer do dia seguinte à cerimônia, mandava executar a noiva. Quando os pais das moças ficaram sabendo de sua loucura, começaram a esconder as filhas ou a enviá-las para longe.

Acontece que naquele mesmo reino havia uma moça muito formosa e inteligente que não temia o perigo. Seu nome era Xerazad. Desde pequena, ela se interessava por livros. O pai encomendava livros de países distantes aos mercadores, e a menina os lia sem parar. Um dia ela disse ao seu pai:

– Papai, quero me casar com o sultão. Sei que posso curá-lo de sua loucura.

No início, o pai tentou demovê-la de sua decisão, pois temia pela vida de Xerazad. Mas a jovem, que tinha um plano, insistiu e ele acabou concordando.

O sultão naturalmente aceitou a proposta, porque já ouvira falar da beleza e inteligência de Xerazad. Deu ordens para que a união se realizasse naquela mesma semana, com fartura e dança.

Assim que a festa terminou e Xerazad ficou sozinha com o sultão, disse-lhe que precisava despedir-se da irmãzinha caçula pela última vez.

O jovem concordou. A menina foi chamada ao aposento real e, logo que entrou, foi dizendo: – Por favor, Xerazad, conte-me uma história para que eu durma bem.

Com voz suave, Xerazad começou a contar histórias saídas de sua rica imaginação. Deliciado com as aventuras que ela narrava, o sultão se esqueceu do tempo, de sua loucura, de seu ódio e rancor.

Ao raiar do dia, Xerazad interrompeu a história, justamente na melhor parte, deixando o sultão curioso. E foi isso que ela fez durante muitas e muitas noites.

Quando haviam passado mil e uma noites repletas de histórias, o sultão, completamente apaixonado, disse:

– Minha amada, você me curou. Deixei de ser um monstro. Agora iniciarei um longo reinado de paz e felicidade.

E ele cumpriu sua promessa.

Adaptado por Heloísa Pietro. Lá vem história. Companhia das Letrinhas

13ª Questão:

Esta adaptação da história é contada: a) por Xerazad

b) pelo sultão c) por um narrador d) pelo pai de Xerazad e) pelo irmão do sultão 14ª Questão:

Xerazad é uma das personagens mais conhecidas da literatura mundial. Qual das características abaixo NÃO pode ser atribuída a ela?

a) inteligente b) triste c) confiante d) teimosa e) criativa 15ª Questão:

Ali Babá e os quarenta ladrõres

Cassim era irmão de Ali Babá. Ele descobriu que seu irmão possuía um tesouro. Com inveja, ameaçou denunciá-lo à justiça se ele não lhe contasse tudo o que acontecera.

Ali Babá acaba contando da caverna, e Cassim vai até lá. Como foi o seu fim? a) Disse as palavras mágicas “Abre-te, Sésamo!” e as portas da caverna se abriram. b) Entrou na caverna e se apoderou de parte do tesouro.

c) Saiu de lá tranquilamente antes que os ladrões retornassem. d) Tornou-se um dos homens mais ricos daquele reino.

Referências

Documentos relacionados

Eu tenho um ermo enorme dentro do olho. Por motivo do ermo não fui um menino peralta. Agora tenho saudade do que não fui. Faço outro tipo de peraltagem. Quando era criança eu

os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi a Teocracia na civilização egípcia. a) Os

A- No I período, afirma-se que todos os alunos desta escola querem aprender e prestam atenção nas aulas. B- Ainda no I período, afirma-se que só os alunos que querem aprender

A família de Manoel João (incluindo o negro Agostinho) mais José da Fonseca formam o núcleo mais importante da peça. Os outros personagens são roceiros que servem para apresentar

Por vezes barateamos o sentido do tempo, tornando-o uma espécie de vazio a preencher: é quando fazemos algo para “passar o tempo”, e apelamos para um jogo, uma

(CHAUÍ, Marilena. c) os valores morais são categorias essencialmente individuais, e não coletivas. d) é necessária uma educação moral para que se ajustem bem os meios e os fins. e)

a) os diálogos são transmitidos de acordo com o costume da linguagem que envolve a sociedade em cada país, conforme sentidos, classe e cultura, independente de uma percepção

(VINCI, Leonardo da. 5ª Questão: Quando o Papa João Paulo II foi a Jerusalém para comemorar os dois mil anos de Cristianismo, pediu perdão aos judeus e muçulmanos