• Nenhum resultado encontrado

Governador recebe o prefeito e comitiva. para tratar de investimentos em Sooretama

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Governador recebe o prefeito e comitiva. para tratar de investimentos em Sooretama"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LINHARES-ES | QUINTA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2021 | ANO XVI | EDIÇÃO Nº4.112: 08 PÁGINAS - WWW.CORREIODOESTADOONLINE.COM.BR

CMYK

Governador recebe o prefeito e comitiva

para tratar de investimentos em Sooretama

R$ 1,00

Foram discutidos uma série de investimentos nos campos da

agricultura, educação, esportes e mobilidade urbana

(pág. 08)

Alessandro Broedel, com os deputados Renzo, Janete de Sá e Renato Casagrande, no Palácio Anchieta

PREFEITURA DE SOORETAMA DIVULGAÇÃO/SECONT-ES

Dados do Estado:

934 pessoas com

documentação de

mortos vacinam

contra Covid

04

Povoação recebe mutirão

de melhorias técnicas da

EDP

05

Universitário produz

documentário

sobre pandemia em

comunidades indígenas

08

A checagem cruzou as bases de dados de

pessoas vacinadas com os cadastros de

servidores públicos estaduais e do sistema

de óbitos estadual

(2)

Fundado em 25/janeiro/2005 Diretor: Itagildo Marques

redacao@correiodoestadoonline.com.br/comercial@correiodoestadoonline.com.br/correiodoestado@correiodoestadoonline.com.br Redação, administração e gráfica: Avenida Cachoeiro de Itapemirim, 2161, CEP 29.901-617, bairro Shell - Linhares - ES

(27) 3371-3743 / 99984-0041 Conselho Editorial: Itagildo Marques Vanessa Bergamaschi Jornalista: Wilton Junior

Reg. Prof.: MTb 977/ES

Gerente Comercial:

Vanessa Bergamaschi

Diagramação/Finalização:

Márlinton dos S. de Oliveira

Impressão Off-Set

Carlos César Socorro Soeiro

Periodicidade:

Diário

Uma publicação de:

Editora e Gráfica Notícias CE Correio do Estado EPP CNPJ: 13. 085.524/0001-74

A Quatro Mãos

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 A Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Linha-res (CML) vai realiza hoje (17) às 10 horas, no Plenário Joaquim Calmon, uma Au-diência Pública para debater a Lei de Dire-trizes Orçamentárias (LDO) de 2022. Par-ticipa da discussão o secretário municipal de Finanças, Valdir Massucatti. Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 II A audiência será transmitida ao vivo pelas páginas do Fa-cebook e Youtube da CML. A participação do público será per-mitida, mas está res-trita ao número de 74 pessoas, devido à pandemia do Co-vid-19. Programa Wi-fi Comunitário Foi apresentado e aprovado por unani-midade pela Câmara

de Vereadores de Li-nhares o Projeto de Lei n° 2093/2021 que institui no município o “Programa Wi-fi Comunitário”. A ini-ciativa visa a instala-ção de pontos de aces-so gratuitos à internet em praças, praias, pontos turísticos e em pontos de táxi da

cidade, por meio de contratos, convênios e parcerias público-pri-vadas. Programa Wi-fi Comunitário II O objetivo é demo-cratizar a informação ampliando o acesso público às notícias, entretenimento,

bus-cas e pesquisas educa-tivas e demais formas de conhecimento e interação. O projeto, agora, segue para a sanção do Executivo.

Alimentando Esperanças Para minimizar os impactos sociais cau-sados pela pandemia

SECOM/PML

Repórter de Plantão

Gostou

Não Gostou

D

e saber que o

processo

ju-dicial que

en-volve os ex pastores

Georgeval e Juliana

será retomado na

próxima quarta-feira

(23), com o

julgamen-to virtual (on line)

dos recursos dos

acu-sados das mortes de

Joaquim e Kauã, em

abril de 2018, no

Cen-tro de Linhares.

D

e saber da

tra-gédia ocorrida

em São

Domin-gos do Norte, onde o

pedreiro Flávio

San-dro Olmo, 42 anos, se

enforcou, após matar

a esposa Eusivania

Marcelino de Souza,

40, e os três filhos: de

18, 8 e 4 anos. Os

cor-pos foram enterrados

ontem (16), com

gran-de comoção.

O secretário municipal de Finanças, Valdir Massucatti, participa da audiência hoje, às 10 horas, no Plenário Joaquim Calmon

do Coronavírus, a Prefeitura de Linha-res, por meio da Se-cretaria Municipal de Assistência Social, de-senvolveu o programa “Alimentando Espe-ranças”. O programa visa a distribuição de cestas básicas de ali-mentos e material de higiene pessoal aos usuários da política de assistência social. Alimentando Esperanças II De acordo com o Relatório Anual de Cadastro Único Mu-nicipal (CadÚnico) de 2020, há demonstra-ção de dados preocu-pantes em relação ao número de famílias em situação de pobre-za e extrema pobrepobre-za. Segundo o relatório, mais de 5.000 famílias sobrevivem com ren-da de até R$ 89,00.

Imunidade tributária religiosa

O projeto de emen-da à Lei Orgânica Mu-nicipal n° 2338/2021, aprovado em primei-ro turno pelos

verea-dores de Linhares amplia o instituto da imunidade tributária religiosa no municí-pio, desobrigando os templos religiosos de contribuições de cer-tos tribucer-tos, como o IPTU, fazendo cum-prir o mandamento constitucional que dá isenção tributária. No entanto, o projeto salienta que esta não tem sido uma prática comum no município, em que o IPTU tem sido arcado pela pró-pria instituição reli-giosa nos contratos de locação para funcio-namento de templos religiosos, casas pas-torais e outros.

Imunidade tributária religiosa II O projeto de emen-da com autoria dos vereadores Alysson Reis (DC); Egmar, o Guigui (PSC); Roque Chile (PSDB); There-zinha Vergna (PV) e Vicentini (Rede), ago-ra, segue para votação em segundo turno, com o prazo de 10 dias.

(3)

O

prefeito de Linha-res, Guerino Za-non, recebeu na manhã de ontem (16), o secretário municipal de Desenvolvimento Econô-mico de Colatina, Liemar José Pretti. O encontro ocorreu na Prefeitura de Linhares e também con-tou com a presença de Luiz Fernando Loren-zoni, secretário munici-pal de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares.

O objetivo da reunião foi o de criar um diagnós-tico regional que identifi-que as agendas identifi-que cada governo deve promover para melhorar a qualida-de qualida-de vida e potenciali-zar o desenvolvimento econômico da região.

O prefeito de

Linha-D

ando sequência a uma série de ações, desde que iniciou a pandemia da Covid-19, a Câmara de Dirigentes Lo-jistas (CDL) de Linhares lança mais uma

campa-res, Guerino Zanon, res-saltou que os estados e municípios passam por mudanças importantes, em que a criatividade e o planejamento são indis-pensáveis para os setores público e privado e, prin-cipalmente, em agendas integradas que promo-vam o desenvolvimento regional e diminuam as desigualdades.

“No século 21, gover-no, empresas, sociedade e universidade são inse-paráveis no esforço em prol do empreendedo-rismo inovador para o desenvolvimento e a me-lhoria da qualidade de vida da população. Va-mos apostar naquilo que as cidades e as regiões têm de melhor, com foco na geração de emprego e nha destinada à conscien-tização das pessoas para que tenham os cuidados necessários e assim evitar o contágio da doença.

O objetivo é reforçar o quanto é importante a

GERAL

Criatividade e planejamento em agendas

integradas para promover desenvolvimento

regional e diminuir as desigualdades

CDL lança campanha de conscientização

para manter o comércio aberto

Guerino Zanon recebe secretário de Colatina

visando desenvolvimento regional

O objetivo é garantir a saúde dos cidadãos e manter os empregos e a economia ativos

A presidente da CDL, Florises Zardo, apresentou a campanha ao prefeito Guerino Zanon, que parabenizou e abraçou a iniciativa

Guerino Zanon e os secretários de Desenvolvimento de Linhares e Colatina FELIPE REIS/SECOM-PMA

FELIPE REIS/SECOM-PML

renda. É a possibilidade de ter desenvolvimento social, através do desen-volvimento econômico, mas de forma regiona-lizada. É pensar nas ci-dades para as próximas gerações”, explicou Gue-rino.

Durante o diálogo entre o prefeito e os se-cretários municipais de Desenvolvimento, eles reforçaram a importân-cia dos gestores públicos em capitanear ações e projetos que promovam, de forma estratégica, o desenvolvimento regio-nal.

Diálogo entre gestores O secretário munici-pal de Desenvolvimento Econômico de Colatina, Liemar José Pretti, desta-cooperação de todos para garantir a saúde dos cida-dãos e manter os empre-gos e a economia ativos. A ação é idealizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas

cou que a iniciativa deste amplo diálogo entre ges-tores é prova que é so-mando forças para além das divisas que os mu-nicípios se tornam mais fortes.

“O objetivo deste en-contro é fortalecer o de-senvolvimento regional em diversas frentes, en-tre elas, o apoio ao em-preendedorismo das ci-(FDCL).

Na manhã de ontem (16), a presidente da en-tidade, Florises Zardo Salvador, e a diretora ad-ministrativa da CDL Li-nhares, Jussara Carvalho de Oliveira, estiveram apresentando a campa-nha ao prefeito de Licampa-nha- Linha-res, Guerino Zanon, que parabenizou e abraçou a iniciativa.

A campanha tem como mote principal “Quando você se cuida aí, nosso comércio abre as portas aqui. Quem trabalha aqui, sustenta famílias e depen-de do emprego para so-breviver”. A CDL Linha-res trabalha ainda com um mote secundário: “Se essas portas fecham, elas podem não abrir mais”.

Cooperação de todos O intuito, de acordo com a presidente da CDL, é mostrar que o comércio

dades, impulsionando as suas vocações. Estamos aqui para colocar em prá-tica uma ideia que tem tudo para ser vencedora, que se concretize e que, de fato, impacte na vida das pessoas com a entre-ga de serviços públicos eficientes, melhoria da renda, na criação de em-pregos e na qualidade de vida”, comentou.

precisa das pessoas. “So-mente com a cooperação de todos é que o nosso co-mércio continuará de por-tas aberpor-tas. Por isso, cada um deve fazer a sua parte, usando máscara, higieni-zando as mãos com fre-quência e evitando aglo-merações. Claro, se for do grupo de risco, deve evitar sair de casa. A luta contra o coronavírus é de todos nós”, alerta Flori-ses Zardo.

O prefeito Guerino Zanon enfatizou a im-portância de consumir produtos e serviços de Linhares. “Reconhece-mos e apoia“Reconhece-mos todas ações que motivam o desenvolvimento local. O consumidor teve seu desejo de consumo um pouco reprimido neste período da pandemia. Agora, aos poucos, e com todas as medidas de pre-venção, queremos que

O secretário de De-senvolvimento Econô-mico de Linhares, Luiz Fernando Lorenzoni, ex-plicou que o desenvolvi-mento regional é possível por meio de um grande diálogo com a sociedade, responsável por apontar caminhos e ações priori-tárias, sempre respeitan-do a aptidão e o planeja-mento de cada lugar. a vida volte ao normal. Comprando produtos nacionais e consumin-do na sua cidade, a eco-nomia sofrerá impactos menores e manteremos os empregos e os negó-cios prosperando”, disse. A diretora adminis-trativa da CDL, Jussara Carvalho, destacou a im-portância do empresário seguir todas as regras de prevenção no seu estabe-lecimento, como exigir que os colaboradores e clientes usem máscara e passem álcool gel antes de entrar.

A campanha é com-posta por outdoors, vídeo, spot em rádios, mídia em portais de notícias e diversos ma-teriais para as redes sociais. Todas as peças estão disponíveis aos as-sociados, no site da CDL Linhares, no endereço: http://cdllinhares.org.br/

(4)

A

auditoria na campanha de vacinação con-tra o novo Coronavírus, iniciada em março, pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont) em parceria com a equi-pe da Gerência de Au-ditoria em Saúde da Se-cretaria da Saúde (Sesa) constatou uma situação inusitada e estarrecedo-ra: quase 1.000 pessoas no Espírito Santo utili-zaram documentação de mortos para rece-berem doses da vacina contra a Covid-19.

A análise resultou na identificação de incon-sistências que serão en-caminhadas aos órgãos competentes, como a Polícia Civil, para uma averiguação detalhada. Entre os sinais de alerta encontrados estão 1.240 casos em que o registro aponta a aplicação de

2ª dose de laboratório diferente da 1ª dose re-cebida; e 70 doses regis-tradas como fabricadas por um laboratório sem vacinas disponíveis no Estado.

Foram identificadas ainda discrepâncias nas faixas etárias imu-nizadas. A auditoria constatou 11.582 doses aplicadas em cidadãos com idade inferior à faixa etária informa-da como justificativa para inclusão no gru-po prioritário que es-tava sendo vacinado a cada fase da imuniza-ção. Quando se exclui os vacinados com 60 anos ou mais, do total de 11.582 doses, 1.448 doses teriam sido rece-bidas por pessoas com menos de 60 anos, ou seja, em pessoas que não fariam parte deste grupo prioritário.

A checagem cruzou as bases de dados de pessoas

vacinadas com os cadastros de servidores públicos

estaduais e do sistema de óbitos estadual

Dados do Estado: 934 pessoas com documentação

de mortos vacinam contra Covid

A análise abrangeu um universo de 882.505 doses aplicadas, no período de 18 de janeiro a 12 de maio deste ano DIVULGAÇÃO/SECONT-ES Fraudes ou ações de “fura-fila” A checagem realiza-da pelos auditores do Estado apontou, ain-da, que os registros da aplicação de doses mos-tram 408 casos em que o portador de um mesmo número de CPF teria re-cebido mais de três do-ses de vacina, e outras 934 doses aplicadas em pessoas que, segundo o sistema de registro de óbitos, já teriam faleci-do na data de aplicação da vacina.

A averiguação de-talhada de cada caso é necessária para de-terminar o que levou à ocorrência das incon-sistências encontradas, já que elas podem ser resultado tanto de fa-lhas na alimentação do sistema de registro das doses aplicadas como de fraudes ou ações de

“fura-fila”.

O objetivo da audito-ria é acompanhar o pro-cesso de imunização em todos os 78 municípios capixabas, realizando uma ampla checagem na base de dados do

público imunizado no Espírito Santo.

A análise abrangeu um universo de 882.505 doses aplicadas, no pe-ríodo de 18 de janeiro a 12 de maio deste ano. A ação de controle visa

a identificar riscos nos procedimentos adota-dos e corrigir eventuais falhas que possam com-prometer a rapidez e a qualidade da campanha de imunização contra a Covid-19 no Estado. WETRANSFER.COM

BEM-ESTAR E ESTADO

Saúde em Pauta

@unimednortecapixaba - Unimed Norte Capixaba

O obstetra

Drª Ignez Antônia Pianca Obstetra CRM: 4490A

A

palavra obste-tra vem do la-tim “obstetrix”, que deriva do verbo “obstare”, e que signi-fica estar ao lado, signi-ficar próximo. É exatamen-te essa a incumbência que nos é dada; obser-var e acompanhar o que a natureza é capaz de desenvolver por si só.

Aconselhamos e acompanhamos a mu-lher antes da gravi-dez, durante a

gesta-ção, durante o parto e também no pós-parto, ajudando a prevenir e tratar eventuais pro-blemas de saúde para qualquer um dos dois.

Profissionais dessa área médica, diaria-mente, lidam com di-versas situações que envolvem não somen-te o lado físico da pa-ciente e do bebê, mas também os aspectos emocionais.

Ademais, é neces-sário que estejamos sempre em alerta, já que o momento da chegada de um bebê, em alguns casos, é to-talmente imprevisível.

É, sem dúvidas, uma profissão muito árdua, porém recompensado-ra.

“Há 30 anos atrás, resolvi me dedicar a essa área tão nobre da medicina e, hoje, vejo que fiz a escolha certa.

“Trazer milhares de vidas ao mundo e, até mesmo, de certa for-ma, ‘devolver a vida’ de algumas mulheres, faz de mim um ser hu-mano melhor.”

Para mais informa-ções, sigam nossas re-des sociais: Instagram: @unimednortecapixa-ba ou Facebook: Uni-med Norte Capixaba

(5)

Povoação recebe mutirão de

melhorias técnicas da EDP

A

EDP, distribuido-ra de energia elé-trica do Espírito Santo, realizou ontem (17), um mutirão de ma-nutenção nas redes de distribuição que atende o distrito de Povoação, no litoral de Linhares. Os serviços preventivos na rede elétrica são ne-cessários para garantir a qualidade e continuida-de do fornecimento. A ação beneficiou clientes residenciais e comer-ciais.

Para a realizar o tra-balho as equipes de campo atuaram em vá-rias frentes de trabalho. Foram executadas poda de galhos de árvores próximos da rede elé-trica, serviço essencial para eliminar qualquer

risco de contato de ga-lhos com a fiação e, também, uma possível falta de energia, além da substituição de equi-pamentos que conferem maior proteção do siste-ma elétrico, melhoran-do a confiabilidade melhoran-do sistema e a segurança e qualidade do forneci-mento de energia.

“No mutirão realiza-mos ações preventivas, que já executamos tam-bém no dia a dia, e que são fundamentais para a continuidade e qualida-de do fornecimento qualida-de energia e potencializar as melhorias ao servi-ço prestado pela EDP”, destacou o gestor opera-cional da EDP, Alisson de Oliveira.

Devido à

dificulda-Os serviços preventivos na rede elétrica

são necessários para garantir a qualidade e

continuidade do fornecimento

DIVULGAÇÃO/EDP

de de acesso na região onde foi executada a manutenção e, para a realização do trabalho com segurança, o forne-cimento de energia de parte do distrito ficou interrompido até a fina-lização do serviço no lo-cal que visam aprimorar a qualidade do forneci-mento de energia.

As informações de horários e data da ati-vidade são informadas com antecedência por correspondência aos clientes que tiveram o fornecimento interrom-pido durante o serviço da equipe em campo. Além disso, os dados ficam disponíveis no site da Distribuidora (https://www.edp.com. br/distribuicao-es/saiba

-mais/aviso-de-desliga-mento-es), para evitar qualquer transtorno du-rante o desligamento.

Investimento recorde A EDP fará um in-vestimento recorde de cerca R$ 3 bilhões no Es-tado entre 2021 e 2025.

Trata-se de, pratica-mente, o dobro do que foi investido entre 2016 e 2020. O aporte terá como foco a expansão da rede, preparando o sistema elétrico para o desenvolvimento das 70 cidades da área de atua-ção; melhorias

operacio-nais; redução de perdas, como o combate ao furto de energia; investimen-to em digitalização e atendimento ao cliente. Para isso, a Companhia entende ser necessária uma rede de distribui-ção segura, confiável, monitorada e flexível.

Q

uem reside ou trabalha próxi-mo às Ruas Pro-jetadas 100 e 200, tam-bém conhecidas como Rua das Flores, no dis-trito de Rio Quartel, no

interior de Linhares, em breve, terá muito que comemorar. É que as obras de infraestru-tura da região avançam e chegam à fase de pa-vimentação.

As intervenções na Rua das Flores integram o pacote de investimentos em infraestrutura do município

Obras de pavimentação avançam em Rio Quartel

As obras fomentarão o desenvolvimento socioeconômico da região, além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores

Manutenção na rede elétrica com equipes em várias frentes de trabalho

FELIPE TOZATTO/SECOM-PML

No local, as equi-pes de trabalho im-plantaram a rede de drenagem pluvial, que auxiliará na contenção e escoamento da água das chuvas, e executam

a pavimentação com blocos intertravados de concreto. As interven-ções na Rua das Flores integram o pacote de investimentos em in-fraestrutura do muni-cípio.

De acordo com o se-cretário municipal de Obras e Serviços Urba-nos, João Cleber Bian-chi, as obras fomenta-rão o desenvolvimento socioeconômico da re-gião, além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos morado-res.

“É um trabalho que proporciona desenvol-vimento e segurança às comunidades do interior, pois viabiliza melhorias na qualidade de vida da população, ampliando seu acesso ao saneamento básico e à mobilidade urba-na. Inclusive, estimula a proximidade entre o

campo e a cidade”, des-taca o secretário João Cleber Bianchi. Construção de escola em Baixo Quartel As obras da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Baixo Quartel continuam aceleradas. A unidade de ensino contará com mais de 2,1 metros quadrados de área construída. As intervenções integram o plano de investimen-tos da prefeitura, com o objetivo de requalificar a educação nas escolas de campo do municí-pio.

A obra contempla a construção de dez salas de aula; salas de leitu-ra, artes e de informáti-ca; área administrativa; depósito; banheiros; re-feitório; auditório; área para horta pedagógica; guarita; praça de

vivên-cia; playground; esta-cionamento para veícu-los, motos e bicicletas, e jardins. A nova escola de ensino fundamen-tal de Baixo Quartel terá 2.128,34 m² de área construída em um ter-reno com 5.610,66 m².

Ao todo, após a con-clusão das obras, 720 alunos que eram da rede estadual de en-sino, serão atendidos pelo município com um investimento anual de R$ 4,5 milhões. Por turno, a escola terá ca-pacidade de atender 270 alunos do ensino fundamental, além de 90 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo de municipalização da es-cola ocorreu em 2019. A obra está sendo exe-cutada pela prefeitura com recursos de R$ 7,1 milhões do Governo do Estado.

(6)

COMUNICADO

Derly Teixeira Lucas Junior torna público que ob-teve da SEMAM/ARACRUZ, através do Processo nº13.235/2020, Licença Ambiental de Regularização L.A.R. Nº: 013/2021, para exercer a atividade de La-vador de Veículos, na Rua Ernesto Maioli, 19 - Bela Vista Município de Aracruz/ES.

COMUNICADO REFERENTE A REABERTURA DO PREGÃO ELETRÔNICO FMS Nº 022/2021. A Pregoeira do Município de Linhares – ES, torna público para conhecimento dos inte-ressados, que fica REMARCADA nova data de abertura do Pregão Eletrônico FMS Nº 022/2021, do tipo menor preço por lote, para Registro de Preços, visando a aquisição de Uniformes, jalecos e outros para padro-nização e identificação dos servidores dos diversos setores da Secretaria de Saúde do Município de Linhares. Limite de acolhi-mento e Abertura das propostas: 30/06/2021 às 08h. Inicio da disputa: 30/06/2021 às 09h. O Edital poderá ser lido e obtido nos sítios oficiais do Banco do Brasil - www.licita-coes-e.com.br - e da Prefeitura Municipal de Linhares – www.linhares.es.gov.br - licita-ções.

Cód. CidadES Contratações: 2021.042E0500001.02.0013 Linhares, 16 de junho de 2021

Gesiani Araújo Pereira Pregoeira Oficial

RESULTADO DE LICITAÇÃO O Município de Linhares-ES, através de sua Pregoeira, torna público o resultado do PREGAO ELETRÔNICO Nº 003/2021, para Registro de Preços, visando a aquisição de material de consumo (didático), destinados a atender os Centros de Educação Infantil Creche, Pré-Escola, Escolas de Ensino Fun-damental, sede da Secretaria Municipal de Educação e UAB - Universidade Aberta do Brasil, deste Município.

Considerando a solicitação da DESISTÊN-CIA da proposta de preços da empresa MIX COMERCIO E SERVIÇOS EIRELI EPP nos lotes 19 e 27, passando a ser vencedoras as empresas: LINHARES INFORMATICA E SUPRIMENTOS LTDA no lote 19 no valor de R$ 107.000,00 (cento e sete mil reais) e a empresa ARGUS ATACADISTA LTDA no lote 27 no valor de R$ 112.860,00 (cento e doze mil, oitocentos e sessenta reais).

Cód. CidadES Contratações: 2021.042E0600008.02.0002.

Linhares, 16 de junho de 2021. Leonethe Braum Pereira

Pregoeira Oficial

PREGÃO PRESENCIAL Nº 002/2021. O Município de Linhares-ES, torna públi-co que fará realizar às 09 horas, do dia 01 de julho de 2021, licitação na modalidade de PREGÃO PRESENCIAL Nº. 002/2021, do tipo menor preço global, visando a con-tratação de prestação de serviços comple-mentares à modernização da administração tributária municipal, através da cobertura, geração ortofotocartas, cartografia digital, além do monitoramento e atualização do ca-dastro imobiliário, junto com a elaboração e atualização da planta de valores, destinado a atender as necessidades do Município de Linhares - ES. O edital poderá ser adquirido na sede da Prefeitura Municipal de Linha-res/ES através do Departamento de Licita-ções e Compras ou através do endereço ele-trônico www.linhares.es.gov.br.

Cód. CidadES Contratações: 2021.042E0600023.01.0003

Linhares, 16 de junho de 2021. Leonethe Braum Pereira

Pregoeira Oficial

RESULTADO DE LICITAÇÃO O Fundo Municipal de Assistência So-cial do Município de Linhares-ES, através de sua Pregoeira, torna público o resulta-do resulta-do PREGÃO ELETRÔNICO FMAS Nº 009/2021, para Registro de Preços, visando a aquisição de material de consumo (carne e outros), destinada a atender aos usuários durante a realização das ações nos serviços, programas, projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, empresas vencedoras: FORTCOM COMER-CIO E DISTRIBUIÇÃO LTDA ME nos lotes 01, 05, 10, 11 e 12 no valor de R$ 155.256,50 (cento e cinquenta e cinco mil, duzentos e cinquenta e seis reais, cinquenta centavos) e ROSSI ATACADISTA E DISTRIBUIDOR EIRELI nos lotes 02, 03, 04, 06, 07, 08, 09, 13 e 14 no valor de R$ 105.136,20 (cento e cinco mil, cento e trinta e seis reais e vinte centa-vos).

Cód. CidadES Contratações: 2021.042E0500003.02.0004

Linhares-ES, 16 de junho de 2021. Leonethe Braum Pereira

Pregoeira Oficial

RESULTADO DE LICITAÇÃO O Município de Linhares-ES, através de sua Pregoeira, torna público o resultado do PREGAO ELETRÔNICO Nº 019/2021, vi-sando a aquisição de material de consumo (marmitex), destinado para atender o Tiro de Guerra e setores da Secretaria Municipal de Segurança Publica e Defesa Social, em-presa vencedora: MAIS PAO PANIFICA-DORA LTDA ME no lote 01 no valor de R$ 74.000,00 (setenta e quatro mil reais).

Cód. CidadES Contratações: 2021.042E0600022.01.0001

Linhares, 16 de junho de 2021. Leonethe Braum Pereira

Pregoeira Oficial

CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO DA COMARCA DE LINHARES Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida

EDITAL DE INTIMAÇÃO

Acham-se neste Cartório, na Av. Comendador Rafael, 1440, Centro – Linhares/ES, CEP: 29.900-052, Tel: (27) 3264-1091, títu-los de responsabilidade das seguintes pessoas:

 ELETRO CLES - CNPJ: 28.437.994/0001-27  JOSE CARLOS MOURELLI - CPF: 451.330.427-87  JOSE ERNANDES BOELONE - CPF: 558.094.647-34  NELCIANA VENANCIO BUSTAMANTE - CPF: 096.626.717-65

Por não ter sido possível encontrá-la(s), intimo-as para os fins de direito e não sendo atendida a presente até o dia 18/06/2021, notifico-a(s) do protesto.

Linhares-ES, 16 de junho de 2021.

Helvécio Lacerda Junior – Tabelião Interino Site: www.1oficiolinhares.com.br Expediente: Seg. a Sex. de 09:00 às 18:00

(7)

Fundação Renova e WWF-Brasil mobilizam

produtores rurais para ação de reflorestamento

D

esde ontem (15), a Fundação Re-nova e o WW-F-Brasil começaram a mobilizar produtores rurais em 25 municí-pios da Bacia do Rio Doce, por meio do Edi-tal de Adesão de dutores Rurais aos Pro-gramas de Restauração Florestal, voltado para ações compensatórias de reflorestamento de áreas degradadas. As inscrições ficarão aber-tas até o dia 1º de de-zembro de 2021 no site. A adesão é gratuita e voluntária. A meta de engaja-mento do edital é de cerca de 4.500 produ-tores rurais. A Funda-ção Renova e o WW-F-Brasil devem atuar no reflorestamento de mais de 13 mil hectares nas bacias dos rios Ma-nhuaçu, Santa Maria do Doce, Bananal, Pan-cas, Corrente Grande e

Guandu. Além disso, a ação deve recuperar 960 nascentes nas ba-cias dos rios Bananal, Pancas, Corrente Gran-de, Rio Turvo Limpo, São João Grande e São João Pequeno.

A mobilização será remota devido aos riscos impostos pela pandemia de Covid-19 e terá o WWF-Bra-sil como parceiro no processo. A Fundação Renova será a respon-sável por executar a restauração ambiental com o fornecimento de insumos, mão de obra e a assistência técnica.

O produtor que se inscrever terá como vantagens a construção de bebedouros ou dis-ponibilização de área exclusiva para o gado; melhoria na produção e na qualidade de água e recebimento de Pa-gamento por Serviços Ambientais (PSA), após

Cerca de 4,5 mil produtores poderão aderir à

iniciativa para recuperar áreas degradadas antes

mesmo do rompimento da barragem de Fundão

A ação também deve recuperar 960 nascentes de várias bacias, como as dos rios Bananal, Guandu e Pancas, entre outros, no Estado

FREEPIK

um ano de implantação do projeto. A recom-pensa é para aqueles que se comprometem a recuperar as áreas dentro da propriedade, em especial nascentes, mananciais e fontes de água. Até o momen-to, R$ 424 mil foram pagos a produtores e produtoras rurais que se voluntariaram aos programas por meio da ferramenta de PSA na bacia do rio Doce, re-sultado da restauração de 892 hectares.

Manutenção dos ecossitemas De acordo com Fe-lipe Drummond Alves, engenheiro florestal da Fundação Renova, a restauração é uma ati-vidade fundamental para a manutenção dos ecossistemas, uma vez que a produção agro-pecuária, o esgoto e ou-tras fontes de

degrada-ção estão presentes há séculos na região.

As visitas de cam-po e ações do projeto estão previstas para ocorrer a partir do en-cerramento do período de inscrições do edital, podendo se estender até 2023. A parceria en-tre Fundação Renova e o WWF-Brasil teve iní-cio em maio de 2018, a partir de um projeto pi-loto de recuperação flo-restal em larga escala. A iniciativa integrou o

Serviço

Edital de Adesão de Produtores Rurais aos Programas de Restauração Florestal

Inscrições: Até o dia 1º/12

Local: Inscrições no site (https://www.fun-dacaorenova.org/paineis/edital-de-adesao-de -produtores-rurais-aos-programas-de-restau-racao-florestal-2021/)

Obs: A adesão é gratuita e voluntária.

MEIO AMBIENTE

Aracruz avalia projeto de recuperação

ambiental nas terras indígenas

O

prefeito de Ara-cruz, Dr. Couti-nho, afirmou na última terça-feira (15) que a Prefeitura de Ara-cruz está de ‘braços

aber-tos’ em relação à parceria florestal entre a empresa Suzano e os povos Tu-piniquim e Guarani do município.

Uma reunião, que

Parceria para o plantio de eucalipto e de árvores da Mata Atlântica em áreas degradadas do território demarcado

O prefeito Dr. Coutinho conduziu reunião com secretários, representantes de empresas privadas e lideranças indígenas do município de Aracruz

HUMBERTO DE MARCHI/SECOM-PMA

contou também com re-presentantes da Suzano e da Etno Consultoria e Assessoria, debateu on-tem (16), o assunto. O ob-jetivo foi dialogar sobre

o projeto que pretende viabilizar a recuperação e restauração ambien-tal nas terras indígenas. Trata-se de uma parceria entre a empresa e comu-nidades indígenas para plantio de eucalipto e de árvores da Mata Atlânti-ca em áreas degradadas do território demarcado.

A cada hectare de eu-calipto plantado será re-florestado meio hectare com árvores nativas. A expectativa, segundo a empresa, é ocupar 1.500 hectares com eucalipto e 750 hectares com floresta de Mata Atlântica.

Esse projeto é discu-tido há dez anos e todo processo tem sido feito em diálogo com as comu-nidades indígenas, que

se demonstram favorá-veis para a implantação. A intenção é também criar uma cooperativa indígena para executar todo o processo.

O vereador Tupini-quim, Vilson Jaguareté, disse que é possível ge-rar emprego com inicia-tiva, ocupação territorial equilibrada e proteção da natureza. Já o Coor-denador Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Minas Gerais e do Espírito San-to, André Sucupira, disse que este projeto coloca Aracruz na vanguarda da preservação ambien-tal, alinhando desenvol-vimento econômico com preservação dos recursos naturais. Ele também

disse que o projeto pode se tornar, inclusive, uma referência nacional e até mundial.

O secretário de Meio Ambiente, Aladin Cer-queira, falou que vê o projeto como uma alter-nativa para ocupação organizada do solo e cal-cula que a cobertura ve-getal nativa do município pode aumentar em até 13% com a área cuja pre-tensão é ser reflorestada. Já o secretário mu-nicipal de Agricultura, Mauro Demartha, que também participou da reunião, comentou que este projeto, desenvol-vido em diálogo com os povos indígenas, é o caminho para inclusão social.

desenvolvimento rural sustentável e a aborda-gem inclusiva das co-munidades da bacia do

Rio Doce. Ao todo, R$ 1,5 bilhão será destina-do para todas as ações destes programas.

(8)

PREFEITURA DE SOORETAMA

Governador recebe o prefeito e comitiva

para tratar de investimentos em Sooretama

Wilton Junior, com informações de Edilson Lopes

N

a manhã da última terça-feira (15), o Governador Rena-to Casagrande recebeu no Palácio Anchieta, em Vi-tória, o prefeito Alessan-dro Broedel, o vice-pre-feito Fernando Camiletti e os vereadores Oscar dos Santos, Igor do Salão, Ja-queline Gomes, Lobão, Klysmamm, Paulinho do Gás e Joceandro Macha-do. Também participaram da reunião a deputada Janete de Sá e os deputa-dos Renzo Vasconcelos e Hudson Leal. Em pauta, foram discutidos uma sé-rie de investimentos nos

campos da agricultura, educação, esportes e mo-bilidade urbana.

O tema mais impor-tante do encontro entre o governador Renato Ca-sagrande e a comitiva de Sooretama, liderada pelo prefeito Alessandro Broe-del, foi a construção da via que ligará o Centro da cidade ao bairro Córrego Alegre, uma demanda antiga que facilitará a cir-culação de todos que pre-cisam trafegar por essa região.

Outra demanda le-vantada durante a reu-nião com o governador também foi a construção de uma escola de Ensino Fundamental no bairro Salvador. “Oportuna-mente, daremos detalhes

Foram discutidos uma série de investimentos

nos campos da agricultura, educação, esportes

e mobilidade urbana

Governador Renato Casagrande, deputados estaduais, vereadores, vice-prefeito, Fernando Camiletti, e o prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel

de cada um dos projetos discutidos e viabilizados por meio dos convênios firmados com o Governo do Estado”, comentou o prefeito Alessandro Broe-del.

Otimismo com novos investimentos

Ele destacou ainda que está otimista quanto aos projetos do Governo do Estado previstos para serem implantados em Sooretama, e vê com oti-mismo a possibilidade de novos investimentos na sede e no interior do mu-nicípio.

O mesmo ocorre com os vereadores que parti-ciparam da reunião. Eles afirmaram que o Legis-lativo de Sooretama

tam-bém vem trabalhando para que os investimentos em infraestrutura, agri-cultura e demais setores da economia local sejam destravados, e que a po-pulação de Sooretama possa usufruir desses be-nefícios que devem

apor-tar no município, através de recursos públicos pro-venientes do governo es-tadual.

A participação dos de-putados Janete de Sá, Ren-zo Vasconcelos e Hudson Leal também reforçaram as necessidades de

no-vos projetos e empreen-dimentos na região de Sooretama, o que garante apoio político para a exe-cução de obras e o envio de mais recursos para dar melhores condições de in-vestimentos no município do Norte capixaba.

Universitário produz documentário sobre

pandemia em comunidades indígenas

A

pandemia de Co-vid-19, nas comu-nidades indígenas de Aracruz trouxe gran-des consequências no que se refere ao convívio social, cultural e psicos-social dentro das aldeias. Com essas alterações nas mudanças e readequação comunitária, e o avanço da proliferação do vírus, foram criadas alterna-tivas de bloqueio para tentar frear o aumento de novos casos dentro das aldeias.

Vivenciando e acom-panhando esses aconteci-mentos de perto, Lorran Coutinho Pereira, estu-dante do 5º período do curso de Enfermagem da FAACZ e indígena Tupinikim, notou ser re-levante documentar essa problemática de saúde pública no contexto

in-dígena, tendo em vista a dimensão da gravida-de social e cultural antes nunca vivenciada por seu povo em sua geração.

Lorran resolveu fazer um videodocumentário relatando essa trajetória de estratégia no enfrenta-mento à Covid-19, dentro das comunidades indí-genas, mais direcionado para aldeia de Caieiras Velha, onde vive. O docu-mentário “Efeitos e desa-fios no enfrentamento da pandemia da Covid-19 na população indígena Tupinikim e Guarani, na aldeia Caeiras Velha”, está disponível na plata-forma digital do YouTube e pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/ VmBsHD726J0

Segundo o universi-tário indígena, a propos-ta deste documentário

Videodocumentário relata a trajetória de

estratégia no enfrentamento à Covid-19 na

aldeia de Caieiras Velha, em Aracruz

O documentário está disponível na plataforma digital do YouTube e pode ser acessado pelo link: https:// youtu.be/VmBsHD726J0

MAURO LOZADA

é mostrar o processo de reorganização comuni-tária do povo Tupinikim da aldeia Caieiras Velha, através da perspectiva indígena, afim de visi-bilizar os impactos e as ações de enfrentamento a Covid-19 no território in-dígena, no município de Aracruz.

Relatos de vivência “Para a construção do vídeo considerei tra-zer relatos de vivência, na qual inicia com falas de Cacique, lideranças e gestor de saúde indí-gena, que trouxeram a abordagem do que foi feito de estratégia, ações e apoios no enfrentamen-to a Covid-19. Em segun-do momento, trouxe re-latos de profissionais da saúde local, com partici-pação da enfermeira e do

farmacêutico, que abor-daram a readequação es-trutural e os protocolos de saúde no contexto de pandemia, com relevân-cia aos atendimentos de indígenas com síndrome gripal”, explicou Lorran. Ainda de acordo com o estudante de

Enfer-magem: “Por fim, no terceiro momento o do-cumentário traz falas de indígenas que foram acometidos pelo vírus, que aceitaram de forma espontânea falar sobre a experiência vivida”.

O documentário e o projeto que deu origem

a ele foram divulgados em uma live de Cinema Indígena da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), na qual Lorran Coutinho par-ticipou, trazendo uma abordagem da pande-mia no campo da Saúde Indígena.

CMYK

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

[r]

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Microbial 692 interactions in the rhizosphere: Beneficial influences of plant growth- 693 promoting rhizobacteria on nutrient acquisition

1º Designar os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor a Comissão de Inventário Anual 2019 dos Bens Patrimoniais Móveis do Campus Marechal

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on